Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e CIEE abrem processo seletivo de estágio para estudantes do ensino superior, médio e técnico

As inscrições são gratuitas pelo Portal CIEE e a bolsa auxílio chega a R$ 1.125,69 por mês

O Centro de Integração Empresa-Escola- CIEE e o INSS estão com vagas de estágio de cadastro reserva para estudantes do nível superior, médio e técnico para atuação em cidades de todo o Brasil. Para participar do processo seletivo e verificar os requisitos e cursos de cada vaga, é necessário consultar e se inscrever no link https://pp.ciee.org.br/vitrine/12795/detalhe até às 12h do dia 15/01/2025.

Os contratados para as vagas de nível médio e técnico receberão bolsa auxílio nos valores de R$ 694,36 por mês (para a jornada de 30h semanais) e R$ 486,05 por mês (para a jornada de 20h semanais)  Para o ensino superior, a bolsa auxílio é de R$ 1.125,69 por mês (jornada de 30h semanais) e R$ 787,98 por mês (jornada de 20h semanais). Além disso, os estagiários contam ainda com R$10,00 de auxílio transporte por dia estagiado.

Investimento em estruturas de governança é alicerce para expansão de médias empresas

Apesar dessa demanda do mercado, um estudo mostrou que a área não aparece entre as prioridades de investimentos das organizações

Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral apontou que as “estruturas de governança corporativa” estão entre as menores prioridades de investimento das médias empresas, ao lado de “relacionamentos colaborativos com parceiros externos” e “internacionalização”. O foco desses negócios se volta a “melhorias na eficiência empresarial”, “treinamento dos colaboradores” e “inovação dos processos”.

Apesar de não aparecer em destaque no relato de seus gestores, a governança corporativa se tornou uma necessidade para a expansão das organizações, incluindo as consideradas pequenas e médias. Ressalta-se que, no segundo quadrimestre de 2024, o Brasil contava com 21,1 milhões de empresas ativas no país, de acordo com o Mapa das Empresas, coordenado pelo governo federal. Desse total, 93,4% são empresas de pequeno porte e cerca de 1,5% se enquadram no conceito de porte médio.

“A governança corporativa é um pressuposto para as médias empresas, especialmente pela profissionalização da gestão. Elas chegam a um determinado ponto em que não conseguem crescer mais sem uma governança corporativa adequada”, analisa Jorge Coutinho, advogado especialista em Direito Tributário. “Há a necessidade de obter dados de diferentes áreas e avaliá-los para tomar boas decisões. Torna-se uma exigência necessária para um crescimento saudável dessas empresas”, ressalta.

Essas demandas se tornam ainda mais importantes para negócios que vendem ou que estão em processo de expansão para mercados estrangeiros, sobretudo a Europa. O continente está estabelecendo diversas normas que exigem das empresas brasileiras a capacidade de monitorar toda a cadeia produtiva – incluindo os seus fornecedores – e de respeitar as legislações sociais, seguindo o conceito de ESG.

Como profissionalizar a governança

Muitas organizações de porte pequeno e médio sentem dificuldade em estruturar a área de governança corporativa. Isto é ainda mais difícil em organizações consideradas de perfil familiar. Coutinho sugere que as empresas adotem um tripé de medidas para iniciar o processo de governança: a criação de um conselho, a profissionalização dos gestores e a departamentalização.

“Há uma frase do mundo dos negócios que diz: ‘Se você não está fazendo um planejamento, você é parte do planejamento de alguém’. Isso acaba sendo uma medida de competitividade e de sobrevivência no longo prazo”, ressalta Coutinho.

Conforme o especialista em Direito Tributário, a característica das empresas pequenas e médias é de que os acionistas e sócios majoritários estejam envolvidos no dia a dia do negócio. “Por isso, a formalização de assembleias, que é uma exigência legal, é importante, assim como a criação de conselhos consultivos, com definição clara de papéis e de responsabilidade”, esclarece.

Além disso, há aspectos voltados a gerenciar os conflitos internos, caso de códigos de conduta, criação de canais de denúncias em prol de mais transparência. “Isso é fundamental para a atratividade para os investidores e para a futura contratação de colaboradores”, completa Coutinho.

Moleska: rebranding marca nova fase do primeiro gastrobar do Brasil

Após 10 anos de história, o Moleskine Gastrobar adota oficialmente o nome pelo qual sempre foi carinhosamente chamado por seus frequentadores: Moleska. A mudança representa uma nova fase que reforça a essência acolhedora e a conexão com seus clientes. Segundo Geraldo Plutarco, sócio do gastrobar, o reposicionamento simboliza um gesto de aproximação. “Adotar o nome Moleska é uma forma de refletir o carinho e a proximidade que sempre tivemos com nossos clientes”, destaca.

Fiel à sua proposta de unir alta gastronomia, coquetelaria criativa e uma atmosfera musical única, o Moleska segue como um ponto de encontro onde histórias e memórias são construídas. A nova marca reafirma o compromisso do gastrobar em continuar oferecendo experiências diferenciadas em um ambiente intimista e inspirador.

Para celebrar essa transformação, o Moleska promoveu nesta terça-feira, 3, um evento exclusivo de lançamento da nova identidade, reunindo convidados e clientes. A ocasião marcou o início de um novo capítulo para o primeiro gastrobar do Brasil, que mantém sua essência inovadora e seu legado de uma década.

Entre os destaques da noite, um mergulho na história da casa vanguarda para o público cearense e os turistas visitantes, entre eles, o alcance de mais de 800 mil coquetéis criados, mais de 900 mil experiências gastronômicas, mais de 350 mil celebrações e uma movimentação de 1 milhão e 400 mil clientes em uma década. “Os números consolidam a nossa trajetória, a responsabilidade com a excelência e o empenho para entregar sempre o que há de mais moderno para o consumidor. Para os próximos anos, nosso desejo é continuar criando e fazendo parte da história do nosso público”, conclui Plutarco. 

Com representantes do Ministério da Fazenda e Comsefaz, Sefaz-CE realiza seminário na segunda-feira,16

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realiza, na próxima segunda-feira (16/12), o evento “Reforma tributária: avanços para o Brasil e o Ceará”. A programação inclui uma mesa redonda com os seguintes debatedores: Manoel Procópio Júnior, diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária; Carlos Eduardo Xavier, presidente do Comsefaz; Wilson José de Paula, secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco; com mediação de Fabrízio Gomes, secretário da Fazenda do Estado do Ceará.

O momento também contará com uma apresentação conduzida pela secretária executiva da Receita Estadual, Liana Machado, sobre como a Sefaz-CE está se estruturando para o novo modelo tributário. Na ocasião, haverá, ainda, o lançamento do portal do IBS Ceará, destinado a cidadãos, empresas, municípios e estados.

Aberto à sociedade, as inscrições podem ser feitas por meio deste link.

IBS Ceará
A transição para o novo sistema de tributação brasileiro começará em 2026 e seguirá um modelo semelhante ao Imposto sobre Valor Agregado (IVA), utilizado em vários países.

Com a mudança, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto Sobre Serviços (ISS), de âmbito estadual e municipal, respectivamente, serão substituídos de maneira integrada pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Serviço
Reforma tributária: avanços para o Brasil e o Ceará
Data: 16 de dezembro de 2024 (segunda-feira)
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Secretaria da Fazenda – Av. Alberto Nepomuceno, nº 06
Inscrições: https://forms.gle/U518FJqfEs8yFSdh6

Festas de fim de ano no Grupo Geppos já têm 25% das reservas preenchidas

O Grupo Geppos, reconhecido por sua gastronomia de excelência e ambientes acolhedores, já alcançou 25% de adesão antecipada para as celebrações de Natal e Réveillon nos restaurantes Geppos Italiano e Cabaña Del Primo, localizados no Jardins Open Mall. As festividades já fazem parte do calendário de muitos fortalezenses e turistas que buscam momentos únicos, com cardápios exclusivos e espaços preparados com cuidado para a ocasião.

No Geppos Italiano, a noite de Natal contará com a banda Mavericks, que se apresentará das 20h30 às 23h30. Já no Réveillon, a banda Mobydick comandará a celebração, das 21h30 à 01h. As reservas podem ser feitas para:

  • Ambiente externo: R$ 200 por pessoa, com R$ 150 revertidos em consumo e couvert artístico incluso;
  • Ambiente interno: R$ 200 por pessoa, com valor integral revertido em consumo, sem música ao vivo.

No Cabaña Del Primo, conhecido por seus cortes nobres, a proposta é de uma noite mais reservada, ideal para quem prefere um ambiente tranquilo. O valor de R$ 250 por pessoa é totalmente revertido em consumo.

“Estamos com uma grande procura e queremos reforçar a importância de garantir a reserva antecipadamente e garantir a celebração das festas. Desejamos proporcionar momentos memoráveis”, declarou Sabine Martins, diretora do Grupo Geppos.

Serviço

Geppos Italiano – Avenida Desembargador Moreira, 1011 – Aldeota, no Jardins Open Mall – reservas: (85) 99114-9217 | (85) 3300-1845; 

Cabaña del Primo – Rua Maria Tomásia, 503 – Aldeota, no Jardins Open Mall – reservas: (85) 99218-1362 | (85) 3244-3691.

Cerus Bank debate inadimplência e gestão financeira no CondoExpert 2024

Diretora comercial da instituição apresenta estratégias para otimizar a saúde financeira de condomínios

O Cerus Bank participou do CondoExpert 2024, evento realizado no último sábado, 07, na Bahia, que reuniu especialistas do mercado condominial para discutir desafios e soluções voltados à gestão de empreendimentos residenciais e comerciais. Representando a instituição, Sarah Castro, diretora comercial do Cerus Bank, apresentou a palestra “Desafios e Soluções da Gestão Financeira e Inadimplência em Condomínios”.

Em sua apresentação, Sarah abordou estratégias práticas para minimizar inadimplências, otimizar fluxos financeiros e garantir a sustentabilidade dos condomínios. “Participar do CondoExpert foi uma oportunidade valiosa para compartilhar o know-how do Cerus e propor soluções que impactam diretamente a qualidade de vida nos empreendimentos. Nosso compromisso é oferecer tecnologias e serviços que simplifiquem a rotina de gestores e síndicos”, destacou.

Além da palestra do Cerus Bank, o evento incluiu painéis temáticos e atividades interativas, promovendo uma rica troca de experiências entre profissionais do setor. A participação no CondoExpert reforça a posição do Cerus Bank como referência em inovação e suporte financeiro para o mercado condominial, alinhado às demandas crescentes de um setor em expansão.

Aluna de gastronomia da Wyden é campeã em competição de culinária na etapa Norte-Nordeste 

Etapa final do Chef Show foi realizada na Bahia e a estudante da Wyden conquistou o 1ª lugar no reality 

A culinária criativa, sensível e que conta histórias também é uma forma de cuidado. Pensar a arte de cozinhar com olhares para o regional e valorização cultural funciona como estímulo para o crescimento da área, sobretudo no Piauí. A aluna de Gastronomia da Wyden, Amandha Silveira, compreende bem esses desafios e, recentemente, foi a campeã da etapa Norte-Nordeste do Chef Show Band, que foi realizada na Bahia. Com o tema “Afetividade, Regionalidade e Criatividade”, a vencedora deu vida e sabor ao prato “Abraço”, que transmitiu seu preparo, profissionalismo e sensibilidade.  

Para a etapa final, Amandha preparou um filé de carneiro com molho de castanha, creme de fava verde, esferas de cajuína e mel, vinagrete de maxixe. Para a sobremesa, um acréscimo ao seu menu que fez total diferença, a cozinheira apostou em um requeijão Cardoso caramelizado com açúcar, compota de bacuri, mel intocado e raspas de limão. Todos os insumos e cerâmicas utilizadas foram regionais, sem contar que a apresentação visual fez jus ao sabor indescritível e aprovado pelos jurados, o que lhe garantiu o troféu da competição. 

Sem dúvida, a vencedora, desde muito nova, esteve rodeada de pessoas que amam cozinhar. “A culinária sempre esteve, ainda que não como um conhecimento estruturado, presente na minha vida. Minha mãe sempre cozinhou no dia a dia e, em dias de churrasco e feijoada, meu pai tomava de conta. Quando íamos para casa da minha avó eu que preparava a sobremesa. Sempre gostei e vivenciei isso: estar à mesa, preparar com cuidado”, externa. 

E esse gesto de cuidar veio com a Amandha desde a sua primeira graduação. Formada em Enfermagem, trabalhou 12 anos na área, mas não esqueceu sua paixão pela culinária. “Protelei bastante para começar uma segunda faculdade”, confessa. Com o resultado da competição, percebe que “as coisas começaram acontecer de forma despretensiosa, mas tenho investido tempo e me capacitado. Queremos dar visibilidade para a Gastronomia do estado. Fui muito feliz e abençoada nessa competição”, afirma. 

Profissionalização, incentivos e apoios fizeram a diferença em sua vida 

Amandha acrescenta que ao iniciar na confeitaria sentiu necessidade de encontrar o conhecimento técnico. “Nesse processo, busquei o curso de Gastronomia na Wyden. A partir do 2º período começamos um movimento legal: práticas, eventos com parceiros, em supermercados, fora da faculdade mesmo. Isso deu um gás em todos os alunos e muita visibilidade para o curso”, pontua.  

Ruth Franco, professora do curso reconhece a importância de incentivar os alunos a aceitarem os desafios na área. “Voltar os olhos à nossa profissão é essencial. Estamos muito felizes e toda a faculdade parabeniza”, compartilha. Ela reitera, também, que é “muito importante para a Instituição participar desse evento. Fornecemos o nosso laboratório para a execução do reality na etapa Piauí. É uma agitação, pois os alunos ficam curiosos e muito satisfeitos. É muito bom ter essa visibilidade enquanto curso e Gastronomia”, ressalta a docente. 

Primeira etapa: sabores e encantos do Piauí 

Para chegar à etapa final na Bahia, Amandha concorreu na fase Piauí, realizada no laboratório de gastronomia do Unifacid Wyden, com mais quatro candidatos. Na disputa, em que também saiu vitoriosa, seu prato foi composto por selim de carneiro, com vinagrete de feijão verde e farofa de castanha de caju e esferas de cajuína. Além disso, repetiu a sobremesa apresentada na fase final. Localmente, o tema da competição foi “Sabores e encantos do Piauí”.

Emanuelle de Brito concorre ao Prêmio de Melhor Espaço no Voto Popular da CASACOR Ceará 2024

A arquiteta Emanuelle de Brito concorre ao Prêmio de Melhor Espaço no Voto Popular da CASACOR Ceará 2024 com o ambiente ‘De Presente, Fina Casa’. O projeto, que esteve em exibição até 8 de dezembro, foi marcado pelo uso de design biofílico e elementos naturais, com o objetivo de valorizar o momento presente e as relações familiares. A votação está aberta ao público para escolher o ambiente mais apreciado da mostra. Para votar, basta baixar o aplicativo oficial da CASACOR e favoritar ‘De Presente, Fina Casa’. “Cada detalhe do espaço foi pensado para criar uma conexão com a natureza e proporcionar acolhimento. Estou muito feliz em ver que ele tem tocado as pessoas de forma tão especial”, afirma Emanuelle de Brito.

Com 77 m² dedicados às áreas integradas de estar, jantar e cozinha, o ambiente projetado por Emanuelle de Brito alia o minimalismo a toques orgânicos, com a presença de uma oliveira natural que ocupa o centro do espaço e simboliza a conexão com a natureza. O conceito de “De Presente, o Agora” convida à reflexão sobre a importância de viver o momento presente e valorizar as relações familiares. “Cada segundo é uma semente que brota, e as relações familiares devem ser apreciadas ao máximo, pois são essenciais para criar um ambiente que transmite afeto e calor humano”, afirma a arquiteta.

O projeto também busca criar uma experiência sensorial única, com elementos como água corrente, iluminação indireta e paisagismo integrado, que unem natureza e design de forma fluida. “Este projeto foi uma celebração da vida no presente, onde o ambiente físico e a experiência sensorial caminham juntos para criar um espaço que nos remete à importância de vivermos o agora”, complementa Emanuelle de Brito.

As paredes e tetos curvos, feitos de pedra e madeira, juntamente com a iluminação cuidadosamente planejada, valorizam os materiais e reforçam o conceito de um lar que une estética contemporânea e funcionalidade. O resultado é um ambiente que, além de sofisticado e acolhedor, se conecta com a natureza e convida à introspecção, proporcionando uma verdadeira sensação de pertencimento e harmonia.

Saiba mais sobre Emanuelle Brito

A arquiteta e urbanista Emanuelle de Brito, formada pela Unifor, possui 21 anos de experiência na área. Especializada em projetos de arquitetura e ambientação de casas de alto padrão, ela é reconhecida por suas fachadas contemporâneas, sofisticadas e ousadas, que priorizam a ventilação e o conforto térmico.

Com mais de 100.000 m² projetados em todo o Brasil, Emanuelle também é a criadora da mentoria e metodologia Casa dos Sonhos, que orienta clientes na construção de seus lares. Seu grande diferencial é o atendimento humanizado, que busca criar ambientes com significado e afetividade. Sua vasta experiência profissional e o acompanhamento eficiente das obras garantem a execução de projetos com alta satisfação, sempre defendendo que a realidade deve ser ainda melhor que a expectativa.

Serviço: 

Votação: Baixe o aplicativo CASACOR 

Mais informações: arquitetaemanuellebrito

Sine Municipal oferta 2.177 vagas de trabalho em Fortaleza


O Sine Municipal está disponibilizando 2.177 de trabalho em Fortaleza, incluindo Pessoas com Deficiência (PcD) e reabilitados pelo INSS. Mulheres vítimas de violência doméstica também têm atendimento prioritário na busca por emprego. A medida atende a Lei 14.542/23 sancionada pelo Governo Federal, que estabelece a reserva de 10% das vagas para as vítimas. Todas as oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento. Confira as principais oportunidades:

  • teleoperador/telemarketing (637)
  • vendedor em geral (145)
  • corretor de imóveis (80)
  • atendente de lojas (42)
  • cumin (42)
  • garçom (41)
  • ajudante de carga e descarga (34)
  • servente de obras (30)
  • açougueiro (28)
  • pedreiro (25)
  • balconista de açougue (24)

A Prefeitura de Fortaleza realiza atendimento presencial nas unidades do Sine Municipal dos bairros Aldeota, Parquelândia e Siqueira. Estão sendo disponibilizados os serviços de busca de vagas de emprego e habilitação para o seguro-desemprego. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico disponibiliza atendimento remoto pelo e-mail sinemunicipal@sde.fortaleza.ce.gov.br, por telefone (85) 3771-6655 e WhatsApp (85) 9.8513-4385 (não recebe ligações).

Por meio dos canais de atendimento é possível ter acesso a todas as informações necessárias sobre os benefícios ofertados pelo Sine Municipal, consultoria para elaboração de currículo, assim como prazos, documentações e formas de acesso aos serviços on-line. O trabalhador poderá conversar diretamente com um atendente, enviar documentação e realizar o cadastro do seguro-desemprego no sistema. Já o empregador pode contactar o Sine de Fortaleza por meio do WhatsApp (85) 9.8970-3532 (não recebe ligações) para ofertar vagas de trabalho.

Serviço:
Sine Municipal de Fortaleza
Atendimento: segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h

Sine Municipal Parquelândia – Av. Jovita Feitosa, 1264
Sine Municipal Siqueira – Av. Augusto dos Anjos, 2466
Sine Municipal Aldeota – Av. Santos Dumont, 2500 – loja 17 (entrada pela rua Tibúrcio Cavalcante)

Postos piratas: especialista explica como identificar sinais de fraude ao abastecer

Com o aumento no número de denúncias sobre fraudes em postos de combustíveis, cresce a preocupação dos consumidores em relação à procedência. Conhecidos como “postos piratas”, esses estabelecimentos irregulares comercializam produtos adulterados ou operam sem licenças obrigatórias, colocando em risco o desempenho dos veículos e a segurança dos consumidores.

Conforme Antonio José Costa, assessor de assuntos econômicos do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE), há sinais claros que podem auxiliar os motoristas a identificar possíveis irregularidades. “Os consumidores devem ficar atentos à estrutura do posto, ao preço dos combustíveis e às informações de licenciamento exibidas no local. Um preço muito abaixo da média de mercado é um dos principais alerta de fraude”, explica.

Entre os sinais mais comuns de irregularidade, Antonio José destaca ausência de selo de certificação da ANP; preços muito baixos; falta de informações visíveis sobre a bandeira; e problemas no desempenho do veículo.

Antonio José reforça que a fiscalização por parte do consumidor é essencial, mas também cabe aos órgãos competentes intensificar as inspeções. “Além de prejudicar os motoristas, os postos piratas geram perdas significativas ao setor, comprometendo a concorrência leal e a arrecadação de impostos”, pontua.

Para denúncias, os consumidores podem recorrer à ANP, Procon ou aos sindicatos locais. Manter a atenção e optar por postos confiáveis são as principais formas de evitar prejuízos e garantir um abastecimento seguro.