Livraria Leitura inaugura sua 131ª loja, a 5ª unidade em Fortaleza-CE

A capital cearense se consolida ainda mais como polo cultural com a chegada de mais uma unidade da Livraria Leitura, a maior rede de livrarias físicas do país. A inauguração vai acontecer na segunda quinzena de novembro, no Shopping Parangaba, e será a 131ª loja da rede em âmbito nacional e a 5ª em Fortaleza (CE). 

O novo espaço, com 272m2 mais 157m2 de mezanino, está pronto para se tornar um local de encontro essencial para os amantes de livros, leitores assíduos e para aqueles em busca de cultura e entretenimento. A loja está  localizada em um ponto estratégico: Parangaba é conhecido por abrigar a segunda maior lagoa da cidade e um importante terminal de integração de ônibus, além de ser uma área em crescimento com projetos recentes de requalificação urbana e novas obras de mobilidade

 A nova unidade da Leitura oferecerá também um portfólio completo que vai muito além dos livros, abrangendo até uma vasta seção de quadrinhos, mangás, itens de informática, produtos voltados ao universo geek, papelaria e presentes. Excelente opção para as compras de final de ano, período em que o grupo estima um aumento de cerca de 11% nas vendas das lojas físicas e 16% no comércio online em relação ao mesmo período de 2024. 

A inauguração em Parangaba faz parte do plano de expansão da rede, que prevê mais uma loja na capital cearense até o final deste ano, no Nortão Fortaleza, e outra no Rio de Janeiro, no Norte Shopping, encerrando o ano de 2025 com 133 unidades. O CEO da rede, Marcus Teles, lidera a estratégia de crescimento com a convicção de que “o encantamento de explorar uma livraria, participar de um evento cultural ou tomar um café enquanto folheia livros é uma experiência que nenhuma tela pode substituir,” defendendo o papel complementar e não ameaçador do livro digital. 

Uma ação que promete fazer sucesso na nova unidade é a parceria com a Panini. Em uma collab especial com a marca, a Leitura lança um incrível álbum da Disney, recheado de personagens que fazem parte do imaginário de várias gerações. São 60 figurinhas, sendo 20% delas especiais e metalizadas, com imagens de franquias amadas como FrozenToy StoryStitchOs IncríveisMoanaCarrosDisney Princesa e, claro, Mickey & Amigos. A proposta é proporcionar momentos de encantamento, além de resgatar a nostalgia que muitos adultos têm das aventuras Disney de sua infância. O álbum estará à venda até o final de dezembro

Mais Informações: @livrarialeitura e seliganaleitura.com.br

Faec articula implantação do Conseleite no Ceará para fortalecer a cadeia do leite

Iniciativa busca fortalecer a cadeia leiteira e promover equilíbrio entre produtores e indústrias no Ceará

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) recebeu nesta sexta-feira (7) o médico veterinário Ronei Volpi, fundador do Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite (Conseleite) do Paraná, para discutir a criação do conselho no Ceará.

O encontro, realizado na sede da Faec, reuniu representantes de produtores, indústrias e instituições de ensino, incluindo o presidente da Faec, Amílcar Silveira, o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Ceará (Sindlacticinios), José Antunes Mota, o vice-presidente regional da Faec e representante do Movimento dos Produtores de Leite do Ceará (Movleite), Francisco Almir Severo, além de representantes da indústria e do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

O Conseleite é uma associação paritária entre produtores e indústrias de laticínios, criada para definir critérios técnicos de precificação do leite, promovendo transparência e equilíbrio na cadeia produtiva. Segundo Amílcar Silveira, a proposta é aproximar produtores, indústria e academia, reduzindo conflitos e estimulando o consumo. “Queremos buscar harmonia entre todos os elos da cadeia, aumentar a produtividade e divulgar com clareza quanto o produtor recebe e quanto o consumidor paga”, afirmou.

Ronei Volpi destacou que a experiência paranaense pode contribuir para o avanço do setor no estado. “Estamos à disposição para ajudar na melhoria da cadeia do leite no Ceará”, disse. A Faec deve conduzir as próximas etapas de articulação para formalizar a implantação do Conseleite cearense.

7ª edição do Estética In Nordeste promete movimentar o setor e gerar R$ 48 milhões em negócios

Com congressos nacionais e internacionais, o maior evento de saúde e bem-estar da América Latina deve reunir cerca de 36 mil pessoas

Chega a Fortaleza, de 8 a 10 de novembro, a 7ª edição do Estética In Nordeste, o maior evento de saúde, beleza e bem-estar da América Latina. A programação acontece no Centro de Eventos do Ceará e deve reunir mais de 36 mil participantes, movimentando cerca de R$ 48 milhões em turismo de negócios e consolidando a capital cearense como um dos principais polos do setor no país.

O evento reunirá os principais players da indústria estética e de bem-estar, promovendo networking, atualização profissional e geração de negócios. Serão mais de 120 marcas expositoras e 50 workshops gratuitos, além de grandes congressos nacionais e internacionais que abordarão as tendências mais avançadas em ciência, tecnologia e inovação estética.

A 7ª edição também deve impulsionar toda a cadeia do turismo de negócios no Ceará, abrangendo setores como hotelaria, transporte, alimentação, agências de viagens e serviços especializados em eventos.

Segundo Fátima Facuri, diretora do Grupo Estética In, o evento representa um marco para o setor: “O Estética In Nordeste é o ponto de encontro dos profissionais da estética e do bem-estar. É o espaço ideal para se conectar com indústrias, fechar parcerias e atualizar-se com conhecimento técnico e científico de ponta. Também é uma excelente oportunidade para quem deseja abrir ou expandir seu negócio na área”, ressalta Facuri.

Congressos e Programação Científica

A programação inclui o 7º Congresso Internacional Científico Multidisciplinar em Estética, que trará uma grade completa de palestras sobre as mais avançadas técnicas e inovações em saúde e bem-estar. Entre os temas estão:

  • Sinergia Estética, com radiofrequência monopolar de alta intensidade e perfusão inteligente de ativos por microchip de eletroporação no tratamento da flacidez;
  • Reset Facial & Bioreconexão, abordando harmonização sem agulhas, precisão, regeneração profunda e biotecnologia;
  • Talk Show – Ressignificação do Envelhecimento, sobre o poder da fala nos negócios;
  • Do Centro Cirúrgico à Estética Avançada, com evidências científicas do ultrassom micro e macrofocado;
  • Estética em Alta, voltado aos pilares para o sucesso profissional;
  • E outros temas como reversão de células senis, mecanobiologia cutânea, rejuvenescimento 360°, estética personalizada com IA, criolipólise, cosmetologia multinível, endolaser e potencialização biofotônica.

Já o 4º Congresso Internacional de Estetas e Harmonizadores abordará a integração de tratamentos na harmonização orofacial pós-emagrecimento, fios de sustentação, inteligência artificial aplicada à harmonização, protocolos integrativos de nutrição e longevidade, terapia capilar personalizada, laser Nd Yag, lifting e reversão da atrofia celular, harmonização glútea, técnicas corporais avançadas, ultrassom e laser de CO₂, além de harmonização masculina com tecnologias inovadoras. O congresso garantirá aos participantes atualização científica, prática e tecnológica de ponta.

Lançamentos e Inovações

Entre as marcas presentes estão: ADCOS, Aj Fisio, Alur Medical, Bel Col, Bioage, Biomelan, Extrato da Terra, Ícone Medical, Fiber Deep, Q Clean, Lakma, Estek, Fismatek, Ibramed, IEWW, Bioset, Cosmobeauty, Medical San, Medstart, Mezzo, PHD do Brasil, Pontual Estética, Samana, HTM Eletrônica, PharmaVie, Smart GR, Smart BR, Souleve e Tinex, entre outras.

ADCOS PRO

Referência em dermocosméticos profissionais, a ADCOS PRO apresenta o Kit LHA Peel, um tratamento de alta performance e zero downtime, desenvolvido com tecnologia coreana adaptada à pele brasileira.

O protocolo combina três etapas — Sabonete LHA + Microbolhas, LHA Peel Fase 1 e LHA Peel Fase 2 — que atuam de forma integrada para esfoliar suavemente, uniformizar o tom da pele, reduzir poros e estimular a defesa celular, preservando a barreira cutânea. Indicado inclusive para peles sensíveis, o LHA Peel oferece luminosidade imediata, ação antioxidante potente e resultados visíveis sem tempo de recuperação.

Medical San

A Medical San, fabricante 100% nacional de tecnologias para saúde estética, apresentará seis lançamentos exclusivos durante o evento. Com foco em tratamentos faciais, corporais e íntimos, a empresa também realizará workshops gratuitos em seu estande.

Entre as novidades estão:

  • Ultramed MPT, única plataforma de ultrassom micro e macrofocado com tecnologia micro-pulsada;
  • Andrômeda, que utiliza termofrequência estacionária para estimulação multicamada;
  • Magni, tecnologia de endermologia positiva, apresentada pela primeira vez no Brasil;
  • Ultramed Intimy, voltado à saúde íntima feminina;
  • Aplicador Lips, para harmonização labial;
  • E o Ultra Block, que melhora o conforto durante tratamentos com ultrassom facial.

A empresa também exibirá equipamentos de referência, como o Velaryan (laser para lipedema), o Pisom (primeiro BB Laser brasileiro), o Ômer Premium (laser de picossegundos para remoção de tatuagens), o Hegon (único laser CO₂ fracionado produzido no país), o Ptolomeu (microagulhamento robótico com agulhas de ouro) e o Escalibur, sistema de reconstrução 3D com inteligência artificial.

Sobre o Grupo Estética In

Presente em várias regiões do Brasil, o Grupo Estética In atua para atualizar e capacitar profissionais das áreas de estética, beleza, saúde e bem-estar, conectando-os às principais tendências globais.
O grupo também é responsável pela revista Negócio Estética, referência em conteúdo técnico e de mercado sobre saúde, beleza, marketing, negócios e inovação.

Serviço – Estética In Nordeste 2025

Data: 08 a 10 de novembro de 2025
Horário: 10h às 19h
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza (CE)
Mais informações: www.esteticainnordeste.com.br
Instagram: @esteticainnordeste

Diamantes relança o “Sutiã Melhor Amigo” com campanha interativa nas redes sociais

Sucesso em coleções anteriores, o “Sutiã Melhor Amigo” está de volta às lojas da Diamantes. O modelo, que conquistou o público pela combinação perfeita entre conforto, sustentação e design, retorna ao mercado com uma campanha de marketing, reforçando o conceito de um produto que acompanha a mulher em todos os momentos do dia.

De acordo com a coordenadora de Marketing da Diamantes, Janniny Noca, a iniciativa foi estruturada a partir do desempenho positivo do modelo em coleções anteriores. “O ‘Sutiã Melhor Amigo’ é um modelo que teve forte repercussão entre as nossas clientes e, por isso, passou a integrar novamente o portfólio dentro de uma estratégia mais ampla, com foco em engajamento e presença digital. O resultado tem sido expressivo em todas as lojas”, afirma.

Inspirada no nome do produto, a marca desenvolveu uma ação interativa nas redes sociais. Os seguidores estão sendo convidados a fazer parte da lista de “Melhores Amigos” do perfil oficial da Diamantes, onde são divulgados conteúdos exclusivos sobre o produto e bastidores da campanha. Segundo a empresa, a proposta tem ampliado a interação e o alcance das publicações.

O “Sutiã Melhor Amigo” está disponível em todas as lojas da Diamantes e integra as ações da nova campanha da marca.

ibis Styles Giga Mall registra alta ocupação em outubro

Com pouco mais de dois meses de funcionamento, o Giga Mall comemora os resultados positivos de seu complexo hoteleiro. No mês de outubro, o ibis Styles Fortaleza Giga Mall registrou dias de ocupação total, resultado que reflete o fortalecimento do empreendimento como ponto estratégico de hospedagem, compras e lazer na Zona Sul da capital cearense.

Com 120 quartos temáticos, restaurante aberto ao público, recepção 24 horas, auditório, área de convivência e acesso direto ao Shopping Giga Mall, o hotel tem atraído um público cada vez mais diversificado  de representantes do setor atacadista a viajantes de negócios e turistas em passagem pela cidade.

O perfil atual dos hóspedes é predominantemente de negócios, especialmente das indústrias locais, e também de lazer. Para a superintendente do Giga Mall, Laura Dantas, o desempenho do hotel evidencia o potencial do complexo como um centro multifuncional que integra conveniência, turismo e negócios. “Nosso objetivo é oferecer uma estrutura completa, capaz de atender tanto aos lojistas quanto aos visitantes a negócios e a lazer, garantindo conforto e praticidade durante a estadia em Fortaleza”, destaca.

Segundo a gerente de contas do ibis Style Fortaleza Giga Mall, Luana Sebe, o bom desempenho é resultado de um trabalho contínuo de relacionamento e promoção da marca. “Realizamos ações em colaboração com agentes de viagem,empresas e indústrias da região, promovendo visitas técnicas ao nosso hotel para que conhecessem as instalações e, assim, fortalecessem nossa rede de contatos e parcerias. Esses resultados refletem o esforço conjunto de toda a equipe e o potencial do complexo Giga Mall como referência na cidade”, afirma.

O hotel é fruto de uma parceria entre o Giga Mall, a Accor, uma das maiores redes hoteleiras do mundo, e a Atrio Hotel Management, responsável pela operação da unidade. Seguindo os padrões da bandeira Ibis Styles, o empreendimento alia design criativo, conforto e funcionalidade, atendendo a diferentes perfis de viajantes.

O Giga Mall se consolida como um complexo estratégico de moda e atacado no Norte e Nordeste, reunindo marcas reconhecidas do setor e oferecendo infraestrutura completa com estacionamento coberto para carros e ônibus, praça de alimentação, praça de eventos, elevadores, escadas rolantes e salas comerciais, tudo em ambiente climatizado e pensado para proporcionar bem-estar, praticidade, negócios e oportunidades.

Apagão no Castelão durante o Clássico-Rei era ação de marketing da Romazi

A Romazi, referência nacional em soluções elétricas, levou a emoção do “Clássico-Rei” a um novo patamar na última quinta-feira, dia 6, com uma ação de marketing impactante na Arena Castelão, antes da partida entre Ceará e Fortaleza.

Em um momento estratégico, a empresa promoveu um “apagão relâmpago” de 20 segundos, mergulhando o estádio na escuridão. O silêncio momentâneo foi quebrado com a exibição de um vídeo no telão, que culminou no acender das luzes. Para esse grande momento, a Romazi convidou a torcida do Ceará a seguir a trilha sonora e cantar o contagiante cântico que domina os estádios mundiais, baseado no clássico do rock “Seven Nation Army”. A reação em massa da torcida transformou o retorno da energia em uma verdadeira celebração, eletrizando o ambiente para o clássico.

A ação destaca a forte presença da Romazi nos gramados cearenses. Recentemente, a empresa anunciou o patrocínio ao Fortaleza, juntando-se à parceria já existente com o Ceará. Com isso, a Romazi marca sua presença nos dois principais times do Estado, reforçando seu compromisso com o esporte e a comunidade local.

Segundo Thalita Lopes, gerente de marketing da Romazi, a iniciativa foi cuidadosamente planejada para gerar uma movimentação do público: “A Romazi é muito mais do que materiais elétricos, queremos surpreender, gerar identificação e tornar experiências como essas memoráveis pra quem ama sentir essa energia dentro e fora dos estádios”.

Eduardo Bismarck integra pela quinta vez a Elite Parlamentar Brasileira, segundo ranking da Arko Advice

Mesmo licenciado do mandato de deputado federal, o cearense Eduardo Bismarck voltou a figurar entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Ele foi reconhecido pela quinta vez na Elite Parlamentar Brasileira, levantamento anual elaborado pela consultoria política Arko Advice.

A lista identifica os congressistas que mais se destacaram pela capacidade de articulação, relevância nas discussões legislativas e influência nas pautas de interesse nacional. Em 2024, Eduardo ocupa o cargo de secretário do Turismo do Ceará, mas permanece incluído no ranking entre os parlamentares licenciados que exerceriam papel de destaque caso estivessem em atividade na Câmara dos Deputados.

“Este reconhecimento é resultado do esforço de todos que acreditam na boa política e na força do diálogo. Continuo com o mesmo compromisso de contribuir para o desenvolvimento do Ceará e do Brasil”, afirmou.

De acordo com a Arko Advice, a Elite Parlamentar reúne nomes que demonstram desempenho consistente e representatividade política ao longo do tempo. O levantamento é referência no acompanhamento da atuação parlamentar e é utilizado por instituições públicas, entidades do setor privado e veículos especializados em análise política.

Cerus anuncia nova gerente de novos negócios e reforça expansão no crédito condominial

Com mais de 20 anos de experiência no setor financeiro, Fabiana Gonçalves chega para impulsionar inovação e crescimento da instituição

O Cerus, instituição financeira especializada em soluções de crédito voltadas ao setor condominial, anuncia a chegada de Fabiana Gonçalves como nova gerente de novos negócios. A contratação reforça a estratégia de expansão e inovação da instituição, que busca consolidar sua presença nacional e ampliar o portfólio de produtos voltados a condomínios residenciais e comerciais.

Com mais de 20 anos de experiência em gestão comercial, liderança de equipes e desenvolvimento de operações financeiras, Fabiana construiu uma trajetória sólida em instituições como HSBC, Losango, PDG, CashMe (Grupo Cyrela) e Banco Inter.

Formada em Direito pela PUCRS e em Processos Gerenciais pela Uniasselvi, a executiva também possui diversos cursos de aperfeiçoamento em crédito, relacionamento, análise financeira, negociação e liderança, características que reforçam seu perfil estratégico e orientado a resultados.

Ao longo da carreira, Fabiana foi responsável por abrir novas regionais no Sul e Nordeste, implantar esteiras comerciais e liderar equipes de alta performance, atuando desde a prospecção até o fechamento de contratos. Entre suas especialidades estão a expansão comercial, a gestão de parcerias com condomínios e administradoras e a estruturação de processos B2B e B2C.

No Cerus, Fabiana será responsável pela estruturação e crescimento do portfólio de crédito condominial, com o objetivo de ampliar a atuação da instituição em todo o país e implementar novas soluções financeiras voltadas ao segmento. O planejamento estratégico prevê, inclusive, o lançamento de novos produtos e serviços em 2026, consolidando o Cerus como uma plataforma completa de soluções financeiras para condomínios.

“A chegada da Fabiana representa um passo importante na consolidação do Cerus como referência nacional em crédito condominial. Sua experiência em expansão de negócios e gestão de equipes de alta performance reforça nosso compromisso com a inovação, a excelência e o crescimento sustentável”, destaca Sarah Castro, diretora comercial do Cerus.

Pacto Contra a Fome divulga vencedores da terceira edição do Prêmio PcaF e lança projeto “CEASA Desperdício Zero”

Seis iniciativas foram premiadas com R$ 100 mil cada nas categorias promoção da segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos. Cerimônia também marcou o lançamento do projeto “CEASA Desperdício Zero”

O Instituto Pacto Contra a Fome revelou na última terça-feira (4) as seis iniciativas vencedoras da terceira edição do Prêmio Pacto Contra a Fome, que reconhece projetos e organizações que atuam no combate à fome e na redução do desperdício de alimentos em todo o Brasil.

A cerimônia foi realizada no Teatro do SESI, em São Paulo, e contou com a apresentação do ator Luis Miranda, em uma celebração que reuniu lideranças do terceiro setor, gestores públicos e especialistas em segurança alimentar e desperdício de alimentos.

Realizada pelo Instituto Pacto Contra a Fome, a premiação tem cooperação de cinco agências das Nações Unidas — UNESCO, FAO, WFP, UNICEF e PNUMA — e conta com o apoio institucional da Fiesp, por meio do programa Alimentar o Futuro, e coordenação técnica da ponteAponte.

Cada uma das seis iniciativas premiadas recebeu R$ 100 mil e o Troféu Pacto Contra a Fome, assinado pelo artista Vik Muniz. 

Iniciativas premiadas em 2025

Na categoria Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, os vencedores foram:

● Sabores do Quilombo – Associação Mulheres Quilombolas em Ação Dandara dos Palmares – (Salvador/BA)

● Agentes Populares da Alimentação – Centro de Estudos Apolônio de Carvalho (São Paulo/SP)

● Gastronomia Periférica – Gastronomia Periférica (São Paulo/SP)

Categoria Redução e/ou Reversão do Desperdício de Alimentos:

● Angu das Artes  – Instituto Casa Amarela Social (Recife/PE)

● Ajeum – Instituto Cultural Bantu (Salvador/BA)

● Projeto Alimento de Axé – Instituto Terreiro Sustentável (Rio de Janeiro/RJ)

A escolha dos vencedores foi realizada por um júri formado por especialistas de diferentes áreas do conhecimento, entre representantes do poder público, das Nações Unidas e da sociedade civil organizada.

Lançamento do “CEASA Desperdício Zero”

Durante a cerimônia, o Pacto Contra a Fome também lançou o material orientador do projeto “CEASA Desperdício Zero”, desenvolvido em cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN), com apoio técnico do SESC Mesa Brasil e de consultores especialistas no assunto.

O material é uma proposta nacional que nos guia para a implementação das melhores práticas do país, e oferece modelos replicáveis de infraestrutura, gestão, operação e mensuração de impacto social para bancos de alimentos de todas as centrais brasileiras. O objetivo é reverter parte das 340 mil toneladas de alimentos desperdiçadas anualmente, o equivalente a R$ 1,5 bilhão em perdas, e ampliar a redistribuição desses alimentos para 102 mil toneladas, o que representa cerca de 700 mil refeições completas todos os dias.

A urgência do tema foi ilustrada por uma feira montada no local e pela ferramenta Desperdiçômetro, que exibiu o volume de alimentos perdidos no país durante a realização do evento: 20 milhões de quilos de alimentos desperdiçados no Brasil em três horas.

O Prêmio

Desde sua criação, em 2023, o Prêmio Pacto Contra a Fome já recebeu mais de 1.100 inscrições de todos os 27 estados brasileiros, premiando 18 iniciativas com um total de R$ 1,8 milhão em recursos.

“Mais do que reconhecer boas práticas, o Prêmio Pacto Contra a Fome é um convite à ação coletiva. Cada iniciativa premiada mostra que é possível transformar realidades, conectar territórios e reduzir desigualdades por meio da alimentação. Nosso compromisso é fortalecer e ampliar essas redes de transformação, valorizar quem está fazendo a diferença na ponta e assim perseguir nossa missão de chegar em 2030 em um Brasil sem fome”, destaca Geyze Diniz, cofundadora e presidente do Conselho do Instituto Pacto Contra a Fome.

A terceira edição consolida o prêmio como uma das principais plataformas de incentivo à inovação social e ao fortalecimento de políticas públicas e comunitárias voltadas à segurança alimentar e à sustentabilidade no Brasil.

Sobre o Pacto Contra a Fome

O Pacto Contra a Fome é uma coalizão suprapartidária e multissetorial que atua no engajamento da sociedade  para erradicar a fome, promover alimentação adequada e reduzir o desperdício de alimentos de forma estrutural e permanente. Sua missão é contribuir para erradicar a fome até 2030 e ter todos os brasileiros alimentados adequadamente até 2040. Para isso, o Pacto atua sob três pilares: articulação, inteligência estratégica e incentivo.

“Temos convicção de que a meta é possível de ser cumprida se todos somarmos nesta causa. Governos, setor empresarial, terceiro setor e sociedade civil são imprescindíveis nesta jornada e é unindo essas forças que estamos atuando”, conclui a cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz.

Quando o corpo fala: dor de lesão ou dor de esforço? Médico do esporte orienta sobre identificar os sinais de alerta do corpo

Na rotina de atividades físicas, a dor é frequentemente vista como um sinal de adaptação muscular. No entanto, o limite entre essa dor de esforço e uma lesão real é tênue e crucial para a saúde esportiva. Ignorar essa distinção pode levar a afastamentos prolongados e danos graves. A questão central é: como saber até onde o corpo aguenta?

O médico do esporte e especialista em lesões esportivas, Dr. Abaeté Neto, enfatiza que a chave para a longevidade no esporte é diferenciar a Dor Muscular Tardia (DMT), que é um processo fisiológico de fortalecimento, de uma resposta inflamatória de dano. De maneira geral, a DMT é difusa, surge após 24 a 72 horas e melhora com o movimento; já a dor de lesão é um alarme imediato.

Dr. Abaeté alerta que a cultura do “sem dor, sem ganho” pode ser prejudicial. A dor de lesão é tipicamente localizada (uma fisgada ou pontada) e piora com a continuidade da atividade. Sinais como inchaço, calor ou a dificuldade repentina para executar movimentos habituais indicam que o limite seguro foi ultrapassado.

Os fatores de risco mais comuns incluem o aumento inadequado de carga ou volume, a falta de tempo de recuperação e o desequilíbrio muscular. Ao desconsiderar o aviso de dor de lesão, o corpo entra em compensação, sobrecarregando outras estruturas e aumentando o risco de lesões crônicas ou overtraining.

O especialista reitera que a prevenção exige uma observação atenta. “Se a dor for aguda, localizada, se piorar com o movimento ou se houver inchaço, isso é um indicativo de dano tecidual, e não de esforço. Nesses casos, a atitude correta é cessar a atividade e buscar uma avaliação profissional,” orienta o Dr. Abaeté.

Ele conclui que a alta performance sustentável depende do equilíbrio entre estímulo e recuperação. O cuidado preventivo é um componente essencial do treino que garante não apenas a longevidade esportiva, mas também a qualidade de vida.