15 anos movendo o futuro: Aeris Energy marca trajetória com inovação, sustentabilidade e valorização das pessoas

Uma das maiores produtoras de pás eólicas do mundo, companhia escolheu o mote “15 anos de energia que move o futuro” para a data, realizando ações especiais com foco em seus colaboradores
Líder na fabricação de pás e serviços para aerogeradores na América Latina e uma das maiores produtoras do mercado mundial, a Aeris Energy completará 15 anos de atuação no mercado em agosto. Para comemorar a data, a companhia vai realizar um conjunto de iniciativas que reforçam seu compromisso estratégico e visão de futuro. Sob o mote “15 anos de energia que move o futuro”, as ações planejadas vão incluir valorização dos colaboradores, integração entre divisões, fortalecimento da liderança no setor e impacto real em sustentabilidade, refletindo a grandiosidade do negócio e o propósito que orienta sua trajetória.

Ao longo desses anos, a Aeris Energy já produziu mais de 18 mil pás eólicas e diversificou seu portfólio com a Aeris Services – que completa, na mesma data, 12 anos de trajetória, realiza serviços especializados e foi responsável por 11% da receita líquida da companhia no último ano. Também enxergando oportunidades no segmento, a Aeris possui ainda a Tooling Solutions, divisão estratégica criada com o propósito de desenvolver soluções industriais avançadas, especialmente voltadas ao setor eólico. A Aeris opera em um complexo industrial no Porto do Pecém, no Ceará, estrategicamente localizado, com mais de 2 milhões de m² de área total, sendo 206 mil m² de área construída, e capacidade instalada para produzir mais de 6 mil pás por ano.

As ações em comemoração ao aniversário incluem o lançamento de uma identidade visual comemorativa em alusão à data. A partir dessa primeira iniciativa, haverá diversos desdobramentos, como uma campanha voltada aos colaboradores, com aplicações em lona de corredor, wallpapers para desktop e mobile, banners na intranet e e-mail marketing. Também estão previstas ações nas redes sociais internas e externas da companhia, bem como uma edição especial do jornal mural e uma programação comemorativa da rádio interna.

No dia 13 de agosto, será realizado o plantio de mudas de Ipê Amarelo por funcionários, que vai acontecer na área de reflorestamento da empresa. Signatária do Pacto Global da ONU desde 2018, a Aeris vem consolidando sua atuação como empresa comprometida com os princípios da responsabilidade social e da sustentabilidade corporativa.

A empresa também envolverá seus colaboradores por meio do Espaço Gratidão, uma ação que visa reconhecer e agradecer o empenho de todos que contribuíram para a construção do legado da Aeris Energy e Aeris Services ao longo dos anos. Nos dias 18 e 19 de agosto, serão realizadas refeições especiais em diferentes horários, fortalecendo o vínculo com os funcionários. Na ocasião, será exibido um vídeo com fatos marcantes da trajetória da companhia e histórias de seus colaboradores. A projeção acontecerá dentro de um dos galpões da empresa, utilizando como tela o maior modelo de pá já produzido pela Aeris — a V163, com 84 metros de comprimento.

A Aeris Energy abrirá ainda suas portas aos familiares de funcionários no dia 16/08 para o “Open House”. Cerca de 40 colaboradores e suas famílias viverão uma experiência imersiva nas instalações, em Caucaia.
“Temos como missão não apenas fabricar produtos, mas entregar soluções que conectam propósito, tecnologia e impacto positivo — em cada projeto, em cada território, em cada futuro possível. Chegar aos 15 anos nos enche de orgulho e nos motiva a buscar ainda mais. Nada disso seria possível sem as pessoas que constroem diariamente a companhia com sua dedicação e qualidade. Por isso, escolhemos não apenas comemorar a data, mas envolver os principais responsáveis por chegarmos até aqui”, explica Lidianne Dantas, diretora de Jurídico, Compliance e Comunicação Institucional.

Mais sobre a Aeris Energy

A Aeris Energy é uma empresa brasileira líder na fabricação de pás e serviços para aerogeradores na América Latina e uma das maiores produtoras no mercado mundial. Fundada em 2010 por um grupo de engenheiros oriundos do setor de aeronáutica, a empresa atua em uma localização estratégica no Nordeste brasileiro, com três unidades fabris no município de Caucaia, Ceará, na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Foi fundada para atender à crescente demanda por soluções sustentáveis no mercado de energia. A empresa conta com uma equipe de alta performance, que executa processos com simplicidade, permitindo um ambiente de trabalho seguro e limpo, tendo como objetivo a alta qualidade, a eliminação de desperdícios e a satisfação dos clientes.

Congresso de sustentabilidade da Cimento Apodi acontece nesta quarta e quinta-feira em Fortaleza e Russas

Segunda edição do evento reúne especialistas de renome nacional para debater práticas de ESG, inovação e impacto social

A Cimento Apodi, referência na produção de cimento, concretos e argamassas, promove nos dias 13 e 14 de agosto a segunda edição do seu Congresso de Sustentabilidade e ESG – Conectando pessoas. Transformando o Futuro. O evento reunirá especialistas e lideranças para discutir práticas sustentáveis e os caminhos para uma indústria mais consciente.

O primeiro dia do congresso será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza, das 14h às 17h30. Pela manhã, no mesmo local, haverá um pré-evento com a realização de minicursos voltados para os pilares do ESG, das 8h30 às 12h. Já o segundo dia acontece no campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Russas, com programação das 10h às 16h45.

Entre os palestrantes confirmados estão nomes de destaque nacional, como Edilberto Pontes, presidente do Instituto Rui Barbosa e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE); Mônica Abreu,doutora em administração de empresas e coordenadora do Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade (LECOS/UFC); e Haroldo Rodrigues, CEO da plataforma de créditos de reciclagem Recybacks e fundador da empresa de investimentos de impacto INTR3S.

Durante os dois dias, os convidados discutirão avanços e desafios da agenda ESG, abordando temas como gestão de riscos, economia circular e negócios de impacto social. A programação, voltada exclusivamente para convidados, será estruturada em três eixos: Ambiental, Social e Governança.

Entre os assuntos em destaque estão descarbonização, uso de inteligência artificial na produção de cimento, indicadores ESG, economia circular, código de ética e LGPD, tópicos fundamentais para o futuro do setor industrial, para uma boa governança. 

“A construção de um mundo mais sustentável é um dever coletivo. Empresas, governos, academia e sociedade civil precisam atuar de forma integrada para transformar desafios ambientais e sociais em oportunidades de inovação e desenvolvimento. A indústria tem um papel fundamental nesse processo, mas o progresso real só acontece com a colaboração de todos”, destaca Sergio Mauricio, CEO da Apodi. 

Programação

Dia 13/08 (Quarta-feira), na Fiec – Fortaleza

8h30 -12h: Pré-evento – Minicursos nos pilares ESG ministrados por lideranças e especialistas da Apodi

Ambiental
– Indicadores esg
– Descarbonização e produtos sustentáveis
– IA na produção de cimento

Social
– Economia circular e o impacto socioambiental
– Gestão de jornada como aspecto de garantia dos direitos humanos
– Engajamento e cultura

Governança
– Código de ética e processo de gestão
– ABNT-PR 2030
– LGPD

14h: Abertura oficial do II Congresso Apodi de Sustentabilidade 

14h30: Palestra Magna – “Empresa privada, responsabilidade pública: Transparência e confiança”, com Edilberto Pontes (Presidente do Instituto Rui Barbosa e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE). Também pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, doutor em Economia pela Universidade de Brasília e mestre na mesma área pela UFC e especialista em Políticas Públicas pela George Washington University (EUA).

15h30: Debate

16h: Intervalo

16h15: Mesa redonda – “Cultura de governança e risco: Fundamentos para empresas sustentáveis”, com a participação da Apodi e empresas convidadas

17h30: Encerramento

Dia 14/08 (Quinta-feira), na UFC, no campus de Russas

10h: Abertura

10h15: Palestra Magna – “Do linear ao circular: rotas tecnológicas para a descarbonização”, com Mônica Abreu, coordenadora do Laboratório de estudos em competitividade e sustentabilidade. A profissional é pós-doutora pelo Instituto de Produção da Universidade de Cambridge e professora da faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará.

11h15: Debate

11h30: Intervalo

11h45: Mesa redonda “Tecnologia a serviço do clima: economia circular e descarbonização
em foco”, com representantes da Apodi e empresas convidadas

12h45: Almoço

14h: Reinício das atividades 

14h15: Palestra magna – “Negócios de impacto na promoção do desenvolvimento sustentável”, com Haroldo Rodrigues, fundador da empresa Intr3s, investidora de negócios de impactо, e CEO da plataforma de créditos de reciclagem Recybacks.

15h15: Debate

15h30: Intervalo

15h45: Mesa redonda: “Negócios que transformam: investimento social na prática”, com representantes da Apodi e empresas convidadas

16h45: Encerramento

Sobre a Cimento Apodi 

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

Prefeitura de Canindé entrega mochilas e kits escolares para mais de 13 mil alunos da rede municipal

A Prefeitura de Canindé iniciou, nesta segunda-feira, 11, Dia do Estudante, a entrega de mochilas e kits escolares completos para todos os alunos da rede municipal de ensino. A ação, realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação, beneficia mais de 13 mil estudantes da educação infantil ao ensino fundamental e marca o cumprimento de mais uma promessa de campanha do prefeito Professor Jardel Sousa.

Os kits incluem materiais essenciais para o bom desempenho em sala de aula, como cadernos, lápis, canetas, apontador, borracha, régua, cola, entre outros itens. As mochilas foram pensadas de acordo com a faixa etária dos estudantes: os alunos menores receberão modelos com rodinhas e os maiores, mochilas de alça, garantindo conforto, funcionalidade e organização no dia a dia escolar.

O prefeito Professor Jardel Sousa destacou o significado do momento.

“É um dia inédito, é um sonho que, desde vereador, desde a época em que me candidatei, eu tinha guardado no sentimento: levar dignidade e esperança para todas as nossas crianças. Hoje, entregar a tão sonhada mochila de rodinhas é ter a certeza de que estar na política vale a pena. Vale a pena quando se tem o propósito de levar novos horizontes para aqueles que representam o nosso futuro: as nossas crianças. Estamos entregando material de qualidade, e é o que sempre digo à minha equipe, ao secretariado e à sociedade: tudo que nossa gestão faz, faz com amor.”, afirmou.

A entrega simboliza mais um avanço no compromisso da gestão com a valorização da educação pública. A secretária de Educação, Géssica Muniz, ressaltou o cuidado com os detalhes.

“Os kits estão lindos, foram escolhidos e elaborados com muito carinho para as nossas crianças da rede municipal de Canindé. Toda a nossa equipe da Secretaria Municipal de Educação está empenhada, em mutirão, para organizar o mais rápido possível todos os kits e entregá-los aos estudantes. Assim como o professor Jardel, nosso prefeito, falou, nós vamos separar por faixa etária. Estamos tentando organizar da melhor forma possível para que a entrega seja tranquila e, o quanto antes, as nossas crianças estejam com os kits escolares e as mochilinhas de rodinhas em mãos”, afirmou. 

A ação fortalece o compromisso da administração municipal com uma educação inclusiva, de qualidade e transformadora, que acolhe e estimula o potencial de cada criança e adolescente de Canindé.

Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem aos 60 anos da Apiguana

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza nesta terça-feira, 12 de agosto, às 17h, no Plenário 13 de Maio, uma sessão solene em homenagem aos 60 anos da Apiguana — uma das empresas mais tradicionais do setor de máquinas, ferramentas e materiais para construção civil do Ceará.

A solenidade, proposta por meio de requerimento do deputado estadual Sérgio Aguiar (PSB), reconhece a contribuição da empresa para o desenvolvimento econômico do Estado, sua trajetória empreendedora e o impacto gerado na geração de emprego e renda ao longo de seis décadas.

Fundada em 1965 por Francisco Lavanery Sampaio Wanderley, a Apiguana surgiu como Autopeças Industrial Guanabara, com uma pequena loja no Centro de Fortaleza. O que começou com vendas de porta em porta, se transformou em um dos maiores grupos do segmento no Norte e Nordeste.

Atualmente, a Apiguana conta com quatro lojas em Fortaleza, um centro de distribuição em Maracanaú, assistência técnica especializada, posto de combustíveis e diversos canais de vendas — presencial, vendas especiais, e-commerce e atacado. São mais de 20 mil itens comercializados e cerca de 400 colaboradores.

Referência nacional, a empresa é reconhecida como uma das principais revendedoras de marcas como Bosch, Gedore, Stihl, Schulz e Menegotti, mantendo parcerias sólidas com fabricantes nacionais e internacionais.

A solenidade reunirá autoridades, empresários, representantes do setor produtivo, familiares do fundador e colaboradores da empresa.

Serviço
Sessão Solene – 60 anos da Apiguana
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Plenário 13 de Maio
Data: Terça-feira, 12 de agosto
Horário: 17h
Requerimento: Deputado Sérgio Aguiar (PSB)

Seminário Elas Mandam Bem incentiva o empreendedorismo feminino e a igualdade de gênero no ambiente empresarial

Inspirar e conectar mulheres como forma de promover o desenvolvimento do empreendedorismo no Ceará é o objetivo do Seminário “Elas Mandam Bem”, evento promovido pela ArcelorMittal e Sebrae/CE. O grande encontro de mulheres empreendedoras aconteceu na tarde desta sexta-feira, 8/8, na sede estadual do Sebrae/CE.

O seminário contou com palestras inspiradoras de mulheres que desafiaram padrões, romperam fronteiras e transformaram sonhos em negócios de sucesso. São relatos reais que mostram que empreender vai muito além das ideias e planilhas. Exige coragem, mas, acima de tudo, visão. Ouvir quem já trilhou esse caminho é muitas vezes aquele impulso que faltava para quem está em busca de novos horizontes.

“Quando falamos de sustentabilidade falamos também de construir negócios que respeitam o meio ambiente, que valorizam as pessoas e que geram impacto positivo duradouro. É por isso que a ArcelorMittal está junto com o Sebrae nesse evento. A gente investe em empreendedorismo, principalmente, por meio do Programa Território Empreendedor, no qual já beneficiamos mais de 3 mil empreendedores nas nossas capacitações. Na ArcelorMittal, temos a convicção de que diversidade e inclusão são pilares de atuação e estratégias fortes de inovação”, destaca Patricia Colaferro, gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal unidade Pecém.

Para Mônica Arruda, articuladora da Escola de Negócios Sebrae Experience e gestora do Programa Sebrae Delas, o evento reforça uma pauta fundamental. “O ‘Elas Mandam Bem’ já está no calendário do Sebrae junto com a ArcelorMittal, para promover ideias, conteúdo, informação e conexão entre mulheres empreendedoras. As mulheres representam mais de 50% da população brasileira e mais de 35% dos negócios formalizados. Quando uma mulher empreende, ela transforma não só o próprio negócio, mas a família e a comunidade, gerando empregos e atuando em rede”, disse.

Reconhecimento feminino

Além de painéis temáticos e momentos de networking, criando um ambiente acolhedor para troca de experiências e construção de parcerias, o seminário também foi palco da entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN).

Entre as premiadas, Vanessa Santana, idealizadora da “Trem de Minas Paracuru” e participante da trilha “Começar Bem” do Território Empreendedor, conquistou o segundo lugar na categoria Microempreendedora Individual. “A trilha foi um divisor de águas na minha empresa. Quando entrei, tinha medo de crescer, mas recebi orientações valiosas que mudaram minha visão. Já aumentamos nossa produção em 300% e esperamos crescer mais de 100% até o final do ano. Esse conhecimento não tem fim, e vou continuar participando das próximas ações”, afirmou Vanessa.

Sobre a ArcelorMittal

Maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 127 mil empregados, sendo 20 mil no Brasil, e atende a clientes em 140 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta. A empresa tem unidades industriais em oito estados (MG, ES, RJ, SC, CE, BA, SP e MS), além da maior rede de distribuição do País. Foi a primeira empresa das Américas com uma unidade certificada pelo ResponsibleSteel, uma das certificações em ESG mais respeitadas no mundo. No Ceará, a ArcelorMittal unidade Pecém está localizada em São Gonçalo do Amarante, na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE). Para mais informações, siga @arcelormittalbrasil nas mídias sociais e visite nosso website em https://brasil.arcelormittal.com.

Salão de Moda Ceará une moda, responsabilidade social e sustentabilidade em sua 7ª edição

Mais do que um evento de moda, a 7ª edição do Salão de Moda Ceará, momento promovido pela Agência New Faces Conceito, que acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, aposta em ações de responsabilidade social como parte central da programação. Um dos destaques é o apoio à campanha Ceará Sem Fome, que incentiva a doação de 1kg de alimento não perecível para famílias em situação de vulnerabilidade. 

Este ano, o evento traz como tema “Sustentabilidade em [R]evolução”, reforçando o compromisso com práticas mais conscientes, dentro e fora da passarela. Além disso, o Desfile Pet, realizado em parceria com o grupo Bigodinhos e Peludinhos, dará destaque a cães resgatados disponíveis para adoção, que desfilarão na passarela para sensibilizar o público sobre a causa animal.

Complementando as ações sociais, o evento reúne mais de 50 expositores, 20 desfiles, palestras, shows musicais, concursos, rodas de conversa e praça de alimentação, conectando marcas, influenciadores e profissionais da moda.

“A moda pode e deve dialogar com temas urgentes. Ao abrir espaço para campanhas como o Ceará Sem Fome e para a adoção de animais, transformamos o evento em uma plataforma de engajamento social”, afirma Gladson Edller, idealizador do projeto e CEO da Agência New Faces Conceito.

Saiba mais sobre o Salão de Moda Ceará

O Salão de Moda Ceará é um projeto da New Faces, uma agência que atua há 25 anos em todo o território nacional com o objetivo de selecionar, preparar e divulgar novos modelos para o mercado. A agência trabalha com uma ampla gama de perfis, incluindo baby, kids, infanto, adultos e plus size, abrangendo idades de 05 meses a 60+. A New Faces se especializa em modelos, eventos e ações, destacando-se pelo seu grande diferencial: uma equipe de profissionais altamente capacitados e dedicados a alcançar as metas e objetivos estabelecidos com seus clientes.

Serviço

Local: Centro de Eventos do Ceará – Entrada – Portão A

Data: 31 de outubro e 1º de novembro

Horário : a partir das 15h

Informações: (85) 99928-4571

Instagram:@newfaces_conceito | @salaodemodacearaoficial

Pesquisa Ibope aponta liderança da FM 93 na audiência de rádio em Fortaleza

Os dados de audiência de rádio em Fortaleza e Região Metropolitana, divulgados pelo Kantar Ibope Media no período de maio a julho, mostram que a FM 93, rádio do Sistema Verdes Mares, desponta na liderança entre todas as rádios da Capital e municípios da Grande Fortaleza.

A primeira colocada no ranking alcançou 60.173 ouvintes por minuto, com tempo médio de permanência de duas horas e trinta e oito minutos (2h38). O alcance total, que mensura a quantidade de ouvintes por mês, foi de 956.630 pessoas. O resultado engloba o comparativo entre todas as rádios da região, o que inclui o segmento popular, jornalístico, religiosos entre outros.

“Chegar ao topo é muito especial para todos nós que fazemos a FM 93 todos os dias, mas ter nosso ouvinte sempre ao nosso lado é o que nos motiva. Fazemos rádio para gerar identificação, confiança e proximidade. Estamos no dia-a-dia das pessoas, levando alegria, conexões e informações e pretendemos ampliar o espaço para o público em nossa emissora”, avalia o coordenador de programação, Kleber Dias.

A FM 93 existe há 48 anos e oferece programação musical, informativa para o público cearense. A linha editorial da rádio valoriza a cultura regional e o contato direto com o público por meio de canais de interatividade e ações promocionais nas ruas.

FONTE: KANTAR IBOPE MEDIA| EASYMEDIA 4 | FM 93 FM/WEB| MAIO A JULHO 2025| 05H- 00H|AMBOS| T. DIAS| OPM# TMED# ACLM#| GRANDE FORTALEZA

Sobre o Sistema Verdes Mares


O Sistema Verdes Mares foi criado em 1960 e é um dos mais sólidos e completos conglomerados de mídia do país, pertencente ao Grupo Edson Queiroz. Formado pela TV Verdes Mares, TV Verdes Mares Cariri, jornal Diário do Nordeste, TV Diário, Verdinha FM, FM 93, Recife FM, de Pernambuco, portal G1 Ceará, e GE, o grupo se consolida pela qualidade do conteúdo e pela abrangência de sua rede de transmissão, estando presente em todos os municípios do estado do Ceará. Desde 2018, o SVM funciona em uma redação integrada, reunindo todo o jornalismo do grupo, materializando um projeto pioneiro no Brasil que o coloca na vanguarda da imprensa mundial e representa um marco no jornalismo da América Latina.

Sobre o GEQ


Desde 1951, o Grupo Edson Queiroz está presente em diversos momentos da vida dos brasileiros, com um portfólio diversificado que inclui energia (Nacional Gás), eletrodomésticos (Esmaltec), bebidas não alcoólicas (Minalba Brasil) e comunicação (Sistema Verdes Mares). Com mais de 9 mil colaboradores, o grupo mantém uma cultura de ética, inovação e compromisso com o desenvolvimento do país. Em 2025, celebramos o centenário de Edson Queiroz, fortalecendo a conexão do legado do fundador com o futuro.

Ansiedade na volta às aulas é comum? Especialista recomenda a escuta nesse processo de retomada

A retomada das aulas após as férias mexe com a rotina das famílias e também com o emocional de muitas crianças e adolescentes. Recomeçar atividades, retomar a convivência no grupo, reencontrar professores, tudo isso exige reorganização, e nem todos atravessam esse momento com naturalidade. Para a psicopedagoga Manoela Abreu, diretora da Ways Bilingual School, nem todo desconforto é sinal de algo grave, mas merece atenção.

Segundo a especialista, a ansiedade na volta às aulas pode aparecer como irritabilidade, resistência para ir à escola, alterações no sono, ou até queixas físicas sem motivo aparente. O ponto de partida, afirma Manoela, é o vínculo. “Quando a criança tem um adulto de confiança, seja em casa ou na escola, ela encontra mais segurança para atravessar as inseguranças típicas de qualquer recomeço. Por isso, mais do que preparar o material escolar, é essencial preparar o emocional”, aconselha.

Manuela alerta que frases como “isso é besteira” ou “tem que ir” desconsideram a subjetividade da criança e interrompem a possibilidade de conversa. Para a psicopedagoga, o ideal é ouvir com presença, validar o que ela sente e construir, junto com ela, caminhos possíveis.

Outro fator que influencia muito esse retorno é o quanto a rotina foi desregulada nas férias. “Sono trocado, alimentação bagunçada, excesso de tela… Tudo isso pode deixar o corpo e a mente desorganizados. Por isso, a orientação é simples e prática: retomar, ainda que gradualmente, os horários e limites que organizam a vida escolar”, indica.

O papel da escola

Manoela reforça que escola tem papel fundamental nesse processo de retomada das aulas. Não se trata de medicalizar sentimentos ou criar diagnósticos apressados, mas de oferecer uma escuta atenta. Para ela, uma escola bem preparada entende que a aprendizagem acontece melhor quando o aluno se sente seguro, respeitado e parte do grupo. E isso passa pelo acolhimento diário, pela observação dos comportamentos e por uma parceria verdadeira com as famílias.

“A escola precisa ser lugar de confiança. Quando os adultos caminham juntos, a criança sente que está protegida e pode aprender com mais tranquilidade”, conclui.

Sobre a Ways Bilingual School 

A Ways Bilingual School é uma escola de formação integral com currículo nacional e bilíngue integrados, formação socioemocional, financeira e maker.  A rede faz parte da Arco Educação, maior grupo de educação básica da América Latina, presente em mais de 10 mil escolas. Com unidades em Fortaleza e São Paulo, a rede oferece, na capital cearense, o segmento de ensino infantil e fundamental (early childhood e elementary years), enquanto em São Paulo conta também com o ensino médio (High School).

Empresas são responsáveis por atos de terceirizadas?

Especialista alerta: “omissão na escolha ou no controle de terceirizadas pode gerar danos milionários e crise de imagem”

A terceirização de serviços cresceu no Brasil nos últimos anos, impulsionada por mudanças legislativas e pelo ganho de eficiência operacional. No entanto, com essa expansão, também se intensificaram os riscos legais e reputacionais enfrentados pelas empresas contratantes. Quando uma empresa terceirizada comete erros ou viola direitos, quem responde? O prestador do serviço ou a marca contratante?

O advogado Assis Neto, especialista em direito empresarial, explica que, embora a terceirização seja prática comum e permitida inclusive para atividades-fim, a contratante não está isenta de responsabilidade caso haja falhas ou abusos cometidos por seus parceiros. “A empresa tomadora pode ser responsabilizada, sim, tanto civil quanto trabalhista e, em alguns casos, até criminalmente se ficar comprovado que houve omissão na escolha ou na fiscalização da terceirizada. Isso é o que chamamos de culpa in eligendo e culpa in vigilando”, afirma o advogado.

A reforma trabalhista de 2017 (Lei 13.429/2017) ampliou o escopo da terceirização no Brasil, permitindo que empresas contratassem prestadores externos até para funções estratégicas e atividades-fim. Apesar disso, a responsabilização subsidiária — e, em alguns casos, solidária — continua sendo uma realidade, especialmente em casos envolvendo direitos trabalhistas ou danos a consumidores e terceiros.

“A contratante tem o dever de diligenciar a regularidade da prestadora de serviços. Isso inclui checar licenças, capacitação dos profissionais, regularidade fiscal e trabalhista e, sobretudo, monitorar como esses serviços estão sendo executados. É uma obrigação permanente”, completa o especialista da GMP | G&C.

Além dos custos judiciais, a exposição pública pode afetar de maneira duradoura a imagem da empresa. Em todos os casos citados, as marcas contratantes sofreram boicotes, protestos e impactos financeiros, mesmo quando não houve dolo direto. A percepção da sociedade é clara: a responsabilidade não pode ser terceirizada. “No cenário atual, a gestão de riscos com terceirizados deve ser parte da governança corporativa. Não basta assinar contrato: é preciso acompanhar, auditar e corrigir rotas constantemente”, orienta Assis.

Casos recentes reacendem o debate

Diversos episódios chamaram atenção da opinião pública para a responsabilidade das empresas em relação a seus prestadores de serviço terceirizados:

  • Caso Muffato (2025, Curitiba): um segurança de empresa terceirizada aplicou uma técnica de contenção proibida (mata-leão), resultando na morte de um jovem acusado de furto. A contratante foi pressionada social e judicialmente a responder pelo caso, ainda que a ação tenha ocorrido fora da loja.
  • Caso Carrefour (2020, Porto Alegre): um cliente negro foi espancado e morto por seguranças terceirizados. O episódio gerou repercussão internacional e levou o Carrefour a firmar um acordo de R$ 120 milhões com o Ministério Público para medidas de reparação e inclusão racial.
  • Setor hospitalar e condominial: ações judiciais envolvendo falhas de enfermeiros e porteiros terceirizados também vêm aumentando. Em muitos casos, as empresas contratantes foram condenadas por não fiscalizarem adequadamente a execução dos serviços.
Banco do Nordeste e APIMEC Brasil realizam seminário sobre Mercado de Capitais no Nordeste 

O Banco do Nordeste (BNB) e a APIMEC Brasil promovem, neste mês de agosto, o seminário “Mercado de Capitais para o Nordeste – Desafios e Oportunidades”, voltado à discussão sobre o papel do mercado de capitais no financiamento do desenvolvimento regional. O evento será realizado no dia 27, das 8h às 12h30, no auditório José Flávio Costa Lima, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza (Av. Barão de Studart, 1980).

A programação reunirá especialistas do setor financeiro, representantes de instituições reguladoras, executivos de empresas e lideranças regionais. Os painéis abordarão produtos e instrumentos do mercado de capitais disponíveis para empresas, além de caminhos práticos para acesso a essas ferramentas, com apresentação de experiências de empresas nordestinas que já utilizam esse tipo de financiamento.

Apesar da relevância econômica da região, a participação do Nordeste nas estatísticas de emissões no mercado de capitais ainda é limitada. A iniciativa visa contribuir para a ampliação do acesso das empresas do Nordeste a mecanismos modernos de financiamento, por meio da difusão de informação técnica e articulação institucional. “Esse evento é fruto de uma cooperação técnica que firmamos com a Apimec Brasil para desenvolver o mercado de capitais da região, numa iniciativa que está muito em linha com a missão do BNB”, explica a Superintendente de Operações Financeiras e de Mercado de Capitais do BNB, Sandra Lisbôa.

A APIMEC Brasil, entidade nacional de referência na qualificação de profissionais de análise e investimentos, reforça, com o seminário, sua atuação voltada à expansão do mercado de capitais no país. O Banco do Nordeste, por sua vez, soma-se à iniciativa com sua missão institucional de apoiar o desenvolvimento da região.