Evento aborda como iniciar métricas e estratégias sociais com impacto positivo e mensurável nas empresas

Programação, gratuita, contará com a participação de Nathanee Batista (Instituto Qair Brasil), Marília Dantas (COBAP), Jojo Pagy (NINNA Hub), Cybelle Souza (Cimento Apodi) e Anagélia Ferreira (Ateliê Colaborativo Feito por Mulher)

No dia 29 de maio, o Social Brasilis e o NINNA Hub realizam o evento “O S do ESG: como iniciar métricas para gerar impacto socioambiental positivo na sua empresa” com o objetivo de desmistificar o “S” da sigla ESG e mostrar como é possível aplicá-lo na prática de forma mensurável para as empresas que desejam fortalecer suas estratégias de responsabilidade socioambiental. 

Com uma programação que une teoria e prática, o evento trará fundamentos do “S” e cases reais, além de promover conexões entre negócios e fomentar o início de um plano ESG com foco no social.

Entre as convidadas do evento estão Nathanee Batista, coordenadora de Projetos Sociais no Instituto Qair Brasil, Marília Dantas, engenheira ambiental e sanitarista formada pela Universidade de Fortaleza, atualmente atua na COBAP — empresa especializada em soluções sustentáveis em embalagens de papelão ondulado —, onde trabalha diretamente com o Sistema de Gestão Integrada, Jojo Pagy, Head de Inovação Corporativa no NINNA Hub, e Anagélia Ferreira, fundadora do Ateliê Colaborativo Feito por Mulher,  projeto que capacita mulheres para a confecção de acessórios, como brindes corporativos feitos a partir de materiais reutilizados.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no link: https://encurtador.com.br/AgOLY. A programação acontece na sede do NINNA Hub, na Av Dom Manuel, 1020. Centro. Fortaleza/CE.

Confira a programação completa: 

13h30 – Abertura e boas-vindas

14h00 – Falas institucionais

14h30 – Painel Construindo o ESG

15h30 – Estudo de caso corporativos em ESG

16h20 – Partilhas e dúvidas

16h45 – Apresentação de produtos + chamada para ação

17h00 – Encerramento com coffee break

SERVIÇO

Evento gratuito aborda como iniciar métricas para gerar impacto socioambiental positivo nas empresas

Data: 29 de maio de 2025

Horário: a partir das 13h30 

Local: NINNA Hub, Av. Dom Manuel, 1020 – Centro, Fortaleza – CE, 60060-090

Inscrições: https://encurtador.com.br/AgOLY 

Solenidade Medalha Protetora Diol, na Câmara Municipal de Fortaleza

A vereadora Tia Francisca (PSD) homenageará o vereador e secretário da Proteção Animal do Ceará, Erich Douglas, pelos serviços prestados em defesa da causa animal, no município de Fortaleza

A honraria da Medalha Protetora Diol atribuída pela vereadora, Tia Francisca (PSD), reconhece o destaque do vereador e secretário da Proteção Animal do Ceará, Erich Douglas, nas relevantes ações e serviços prestados em defesa da causa animal, no município de Fortaleza. A Solenidade de entrega será no dia 6 de junho, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza. 

“É uma honra entregar, com muito carinho, a Medalha Protetora Diol ao Erich Douglas, em reconhecimento a sua luta pela causa animal. Ele é uma pessoa que há mais de dez anos se dedica com amor e coragem a cuidar dos animais e garantir o bem-estar deles aqui em Fortaleza. Essa medalha é uma forma de agradecer por todo esse trabalho tão bonito e necessário. Quem cuida e se compadece de um animal, certamente, também ama e respeita as pessoas,” relata Tia Francisca.

Erich Douglas foi eleito vereador de Fortaleza (2025-2028), pelo partido PSD, com 13.250. Em 40 dias de mandato, protocolou mais de 45 matérias em prol do bem-estar animal, direito dos idosos e das crianças (entre projeto de lei, projeto de indicação e requerimento). Logo foi nomeado secretário da Proteção Animal do Ceará (Sepa). 

O secretário da Sepa, Erich Douglas, relata: “É uma satisfação receber a honraria da Medalha Protetora Diol. Sempre estive conectado às demandas da cidade de Fortaleza e agora com atuação no estado do Ceará, para que seja implantada uma nova cultura sobre o bem-estar animal nos municípios, por meio de campanhas, equipamentos de assistência veterinária e suporte aos protetores dos animais, regulamentados e independentes, que gritam por socorro todos os dias”, afirma.  

Ao longo da sua trajetória na causa animal, Erich Douglas acumulou uma ampla experiência na vida pública, atuando como assessor parlamentar do atual deputado federal, Célio Studart, tanto na Câmara Municipal de Fortaleza quanto na Câmara dos Deputados. Junto ao Célio Studart, fundaram o Instituto Politizar, uma iniciativa de formação política que atua em todo o Ceará. Vale lembrar, também, que já exerceu cargo de secretário-executivo da Sepa, contribuindo para a implementação de políticas voltadas ao bem-estar animal no estado.

Serviço
Solenidade Medalha Protetora Diol
Dia: 06.06.
Hora: 18h.
Local: Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza. 

CEO da Apodi será painelista no Fórum O Otimista Brasil – Edição Brasília

Sergio Mauricio participa do painel “Caminhos para a Educação no Brasil” no evento que reúne lideranças nacionais para debater o desenvolvimento do país

O CEO da Cimento Apodi, Sergio Mauricio, será um dos painelistas do Fórum O Otimista Brasil – Edição Brasília, que acontece nesta quarta-feira, dia 28, no Teatro do Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP). O evento reunirá representantes do Legislativo, Executivo, setor produtivo, educação, comunicação, entre outros, em um amplo debate sobre soluções e estratégias para o desenvolvimento do país.

Com uma proposta de diálogo plural e construtivo, o Fórum avança na construção de pontes entre diferentes visões e setores da sociedade, consolidando uma agenda propositiva iniciada em 2023, com edições em Fortaleza e São Paulo.

Sergio Mauricio participará do painel “Caminhos para a Educação no Brasil”, destacando a importância do envolvimento do setor produtivo na transformação educacional do país. Segundo ele, a Cimento Apodi tem buscado ir além da capacitação interna, estendendo seu compromisso à comunidade.

“Na Apodi, acreditamos que o desenvolvimento começa pela educação. Por isso, investimos não apenas na qualificação dos nossos colaboradores, mas também promovemos programas voltados à comunidade, incentivando a conclusão do ensino fundamental e médio, entre outras ações”, afirma o CEO.  “Participar de eventos como o Fórum O Otimista Brasil é fundamental, pois promove um espaço aberto de diálogo entre lideranças dos mais variados segmentos — do poder público ao setor privado — todos unidos pela convicção de que a educação é a base para a inclusão, a autonomia e a construção de novas oportunidades para o país”, complementa Sérgio Maurício. 

Sobre a Cimento Apodi

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com quatro centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

Somapay e Bee Vale apresentam soluções integradas no RH Rio 2025 para transformar a gestão de pessoas

Empresas destacam inovação em folha de pagamento e benefícios flexíveis

A Somapay, fintech cearense especializada em folha de pagamento digital, e a Bee Vale, empresa carioca de benefícios flexíveis, marcam presença na 49ª edição do RH Rio – o maior congresso de Recursos Humanos do estado – que acontece nos dias 27 e 28 de maio, na Marina da Glória (RJ). As parceiras apresentam, em um estande tecnológico e interativo, suas soluções integradas e inovações nas áreas de gestão de folha de pagamento e benefícios flexíveis.

Os CEOs Nayana Branco (Somapay) e Diogo Alves (Bee Vale) participarão da programação oficial do evento e das interações com os visitantes no estande. A proposta da participação conjunta é reforçar como a colaboração entre empresas brasileiras de tecnologia pode impulsionar o RH a um novo patamar — mais estratégico, conectado e centrado na experiência do colaborador.

Mais sobre a Somapay
Fintech especializada em soluções digitais para gestão de folha de pagamento, benefícios corporativos e inclusão financeira, atua desde 2014 como parceira estratégica de empresas em todo o Brasil. Contando com mais de 2 mil empresas atendidas e 200 mil contas abertas, é uma Sociedade de Crédito Direto (SCD) autorizada pelo Banco Central. A fintech também é reconhecida pelo selo RA1000 do Reclame Aqui e certificada pelo Great Place to Work (GPTW). 

SERVIÇO
Evento: RH Rio 2025 – Feira e Congresso da ABRH-RJ
Data: 27 e 28 de maio
Local: Marina da Glória – Rio de Janeiro
Mais informações: www.rhrio.com.br

Canindé participa do Dia do Desafio com programação gratuita para a população

Nesta quarta-feira, 28, Canindé se junta a centenas de cidades do mundo inteiro na mobilização do Dia do Desafio, iniciativa internacional que promove a prática regular de atividades físicas e a adoção de hábitos saudáveis pela população.

Com o tema “Se joga no desafio!”, a programação local começa às 8h da manhã, em frente à sede da Prefeitura, com atividades físicas gratuitas e abertas ao público. O encerramento será marcado por uma grande caminhada, com concentração às 17h30 na Praça Azul, e percurso até a Praça Dr. Aramis.

O evento é uma realização da Prefeitura de Canindé, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Patrimônio (FUNCEP), em parceria com o SESC, e reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde e da qualidade de vida da população.

“O Dia do Desafio é mais do que uma ação simbólica. É um chamado à população para cuidar de si, do seu corpo e da sua mente. Nossa gestão valoriza iniciativas que aproximam o poder público da comunidade e incentivam o bem-estar coletivo”, destaca o prefeito Jardel Sousa.

A população está convidada a participar, movimentar o corpo, desafiar os próprios limites e incentivar amigos e familiares a fazerem o mesmo.

Serviço

Dia do Desafio – Canindé 2025

Data: 28/05

Horário: 8h

Local: Em frente à Prefeitura de Canindé – R. Dr. Gerôncio Brígido Neto, 617-555 – Imac. Conceição, Canindé – CE

Caminhada de encerramento 

Horário: 17h30

Local: Concentração na Praça Azul, com trajeto até a Praça Dr. Aramis

Aberto ao público e gratuito

PEC Nordeste 2025 deve movimentar R$ 150 mi em negócios e atrair 100 mil visitantes

Consolidado como o maior evento do agro do Norte e Nordeste, o PEC Nordeste 2025 — que será realizado de 5 a 7 de junho, no Centro de Eventos do Ceará — deverá movimentar cerca de R\$ 150 milhões em negócios. Essa é a estimativa do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, que espera um público de 100 mil pessoas durante os três dias de evento.

A feira reunirá mais de 600 empresas e instituições, distribuídas em aproximadamente 1.400 estandes de exposição. Os seminários técnico-científicos, que abrangem mais de 15 segmentos do agronegócio, já contam com mais de 10 mil inscritos. Além disso, são esperadas 200 caravanas de produtores rurais, vindas do interior do Ceará e de outros estados.

“Este não será apenas o maior PEC Nordeste da história. Será o maior evento já realizado no Centro de Eventos do Ceará — e, certamente, um dos maiores eventos indoor do Brasil”, afirma Amílcar Silveira. “Essa é a maior demonstração da força do agronegócio cearense.” A edição de 2025 ocupará uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados.

A cerimônia de abertura, marcada para quinta-feira, dia 5, contará com a presença do governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; do ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula; e do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, entre outras autoridades. O encerramento da solenidade será marcado por um show da cantora Roberta Miranda.

Novidades para 2025

Entre as principais novidades do PEC Nordeste 2025, destacam-se a “Feira dos Municípios” e o “Concurso Leiteiro”. A “Feira dos Municípios” reunirá mais de 30 prefeituras cearenses, que terão a oportunidade de expor e comercializar produtos locais em diversos segmentos, como agricultura, pecuária, agroindústria e artesanato.

Já o “Concurso Leiteiro” — que será o maior do Brasil — contará com a participação de cerca de 100 vacas leiteiras, que produzirão aproximadamente 4 mil litros de leite por dia. A competição será realizada em um espaço dedicado no subsolo do Centro de Eventos, que passará por adaptações para abrigar a atividade, recebendo produtores de vários estados do Nordeste.

Além dessas novidades, o PEC Nordeste 2025 contará com espaços tradicionais, como a “Expocamarão”, voltada à carcinicultura, o “Mundo Somoscoop”, dedicado à agricultura familiar e às cooperativas, e o “Espaço PET”, dedicado a animais de estimação. O evento também será palco de encontros importantes, como o “Encontro das Mulheres do Agro”, com a participação de cerca de 2 mil pessoas, e o “Encontro de Jovens do Agro”, que reunirá mil jovens produtores rurais.

O PEC Nordeste é uma realização do Sistema Faec/Senar, em parceria com o Sebrae Ceará.

Serviço — PEC Nordeste 2025

Datas: 5, 6 e 7 de junho de 2025

Local: Centro de Eventos do Ceará

Entrada para a feira: Gratuita

Mais informações: https://pecnordeste.com.br

Acordo entre sócios evita conflitos e protege empresas em tempos de crise

Em um país com alto índice de fechamento de negócios, o respaldo jurídico é uma ferramenta que garante os direitos de todos os envolvidos

O cenário empresarial brasileiro acende um alerta: entre 2024 e 2025, o número de empresas fechadas cresceu 25%. Hoje, em média, quatro negócios encerram suas atividades por minuto no país. Diante desse panorama, especialistas reforçam a importância do respaldo jurídico para garantir a segurança e a continuidade das operações, especialmente em sociedades empresariais.

Nas estruturas de Sociedade Limitada (LTDA) e Sociedade Anônima (S/A), onde dois ou mais sócios dividem responsabilidades, lucros e riscos, o Acordo de Sócios surge como ferramenta essencial para manter a saúde da empresa. Mais do que um documento formal, o acordo é visto como um instrumento estratégico que define direitos, deveres e a dinâmica de convivência entre os sócios. “O contrato social define aspectos básicos da empresa, como nome, endereço e atividade. Já o Acordo de Sócios trata da relação entre os sócios, com regras específicas para tomada de decisões, entrada e saída de sócios, e gestão do capital”, explica o advogado Marcus Coelho, especialista em negociação empresarial.

Segundo o especialista, o acordo funciona como uma espécie de manual interno da empresa. Em casos de sucessão familiar, por exemplo, pode garantir uma transição tranquila de comando, mantendo os valores e a visão que deram origem ao negócio. “Quando bem redigido, com cláusulas claras, o acordo evita disputas e assegura a continuidade da empresa mesmo em momentos de mudança”, afirma.

Entre os pontos fundamentais que devem constar no Acordo de Sócios estão as cláusulas de governança, que definem como serão tomadas as decisões e quem tem poder de voto; as cláusulas de saída, que determinam as condições para a retirada de um sócio; e as cláusulas de capital, que estabelecem regras para aportes ou reduções no capital social.

Para Coelho, outro elemento essencial é a inclusão de mecanismos de resolução de conflitos, como mediação, arbitragem ou negociação extrajudicial. “Esses métodos são mais rápidos, menos custosos e ajudam a preservar a harmonia entre os sócios e a continuidade do negócio”, reforça o especialista. “Diante da instabilidade econômica e do aumento no número de empresas que encerram suas atividades, investir na formalização da relação societária pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento”, complementa Coelho.

Feira na Rosenbaum retorna a Fortaleza em evento na Estação das Artes 

Entre os dias 10 e 15 de junho, Fortaleza recebe uma nova edição do projeto Feira  pelo Brasil, que leva a diferentes cidades uma curadoria de arte, artesanato, design contemporâneo e tradicional, bem-estar, moda, culinária e experiências. A Estação das Artes, espaço emblemático da cidade, será o ponto de encontro entre criadores de várias regiões do país e artistas cearenses convidados especialmente para esta edição. A força da Feira está em promover conexões entre diferentes territórios criativos do Brasil, destacando a diversidade de expressões e saberes que compõem a produção autoral do país. 

A proposta é criar um ambiente onde o público possa se aproximar do fazer manual, dos processos e das histórias que moldam a produção autoral brasileira. Tudo parte de um gesto: do desenho de uma cerâmica ao corte de um tecido, da madeira entalhada à renda tramada com tempo e cuidado. É nessa relação íntima com a matéria e a memória que a Feira constrói sua experiência. 

“O Ceará tem um papel essencial na formação da identidade da arte e do artesanato brasileiro. É uma terra de tradição profunda e expressão viva, onde o saber popular e a criação contemporânea se encontram com naturalidade. Voltar a Fortaleza é reconhecer essa força e criar pontes que inspiram e transformam”, afirma Cris Rosenbaum, curadora e cofundadora da Feira. 

A escolha da Estação das Artes, instalada na antiga Estação João Felipe, reforça o diálogo entre passado e presente. Hoje, o local abriga museus, ateliês, mercado gastronômico e espaços dedicados à cultura e ao design, e reflete o espírito da Feira: múltiplo, colaborativo e enraizado na valorização do que é feito com alma. 

Depois da primeira edição realizada em 2024 no Museu da Indústria e do Comércio, a Feira retorna à cidade em um novo momento, reafirmando seu compromisso com a cultura brasileira e com os territórios que alimentam essa criação. Com entrada gratuita, o evento convida o público a vivenciar a potência do encontro entre histórias, mãos e matérias. 

SOBRE A FEIRA NA ROSENBAUM 

Em formato de plataforma criativa, desde 2012 a Feira na Rosenbaum traz como propósito “expor a alma brasileira”. Por meio de suas edições que reúnem artistas e artesãos, desde comunidades criativas tradicionais até designers independentes, leva ao público criações autorais que ajudam a contar e promover a rica diversidade cultural, em uma atmosfera multissensorial, que inclui uma narrativa visual, sabores, música, cheiros, cenários e encontros, em uma energia de casa aberta e acolhimento.     

Reconhecida pelo esforço voltado à sustentabilidade social e ecológica, recebeu o “Prêmio Muda” das Edições Globo Condé Nast na categoria “Gente”, em 2019. Desde 2018, assumiu o compromisso em reduzir o impacto ambiental de suas edições, por meio da máxima redução de seus dejetos e da correta destinação de seus resíduos orgânicos e materiais recicláveis a fim de enviar a mínima fração possível de lixo para o aterro sanitário, conceito “Lixo Zero”. Essas ações contam com a consultoria ambiental da empresa social Roda Ambiental e em edições passadas com as ações da Comida Invisível.    

Inscrições para a 7ª Conferência da Cidade de Fortaleza encerram nesta semana

A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento, segue com inscrições abertas até este sábado, 31, para a 7ª Conferência da Cidade de Fortaleza. O evento será realizado nos dias 27 e 28 de junho, na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). 

A Conferência é um espaço democrático que reúne representantes da sociedade civil, movimentos sociais, setor empresarial, entidades profissionais, universidades e poder público. O objetivo é promover o debate sobre os principais desafios urbanos e construir propostas que contribuam para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, além de fortalecer a gestão participativa e o planejamento da cidade.

Interessados em participar devem se inscrever em uma das três modalidades (sociedade civil, observador e poder público), no site do Ipplan Fortaleza. Podem participar como delegados os inscritos como sociedade civil e poder público.

Os delegados representam a sociedade, formulam e elegem propostas e escolhem os delegados representantes para as próximas etapas. São agentes fundamentais para garantir que o evento não seja apenas um espaço de fala, mas também de escuta, construção coletiva e efetiva influência nas políticas públicas. A Conferência de Fortaleza ocorre após hiato de 9 anos. Já a Nacional, após mais de uma década.

Vale destacar que Fortaleza está realizando cinco pré-conferências em diferentes regiões da cidade, com o objetivo de aprofundar os debates e preparar as propostas a serem debatidas na etapa municipal. Podem participar dos encontros preparatórios todas as pessoas já inscritas na Conferência de Fortaleza. As próximas datas são: 31 de maio, e 7 e 14 de junho.

A Conferência Municipal é organizada pela Prefeitura de Fortaleza, com coordenação do Ipplan, e pelas seguintes organizações: Central de Movimentos Populares; Associação Comunitária É Tempo de Vencer; Associação de Mulheres Empreendedoras do Bairro Damas e Jardim América; Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas; Frente de Luta por Moradia Digna; Fórum Nacional de Mulheres do Movimento Hip-Hop; Levante Popular da Juventude/ Mãos Solidárias; Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará; Sindicato dos(as) Assistentes Sociais do Estado do Ceará; Associação Beneficente Menino Jesus de Praga; Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará; e Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará.

Serviço

7ª Conferência da Cidade de Fortaleza

Período de inscrições: até 31 de maio

por meio do site do Ipplan Fortaleza

https://www.ipplan.fortaleza.ce.gov.br/conferencia-da-cidade

Pré-Conferências

Sempre das 8h às 12h

31/5 | Cuca Mondubim
Rua Santa Marlúcia, s/n – Mondubim

7/6 | Cuca Jangurussu
Av. Castelo de Castro esq. Av. Contorno Leste, s/n – Jangurussu

14/6 | Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
R. Manuel Dias Branco, 80 – Cais do PortoConferência
Dias 27 e 28 de junho
Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace)
R. Barbosa de Freitas, 2709 – Aldeota

Assistentes virtuais ganham espaço em fintechs e revolucionam atendimento com inteligência artificial

Somapay lança SARA, solução que automatiza interações com empresas e usuários

O uso de inteligência artificial para automatizar o atendimento ao cliente tem se consolidado como uma tendência entre fintechs e empresas inovadoras. A mais recente iniciativa nesse cenário vem da Somapay, que lançará, em maio, a SARA — sigla para Sistema de Atendimento Rápido e Automatizado. A assistente virtual foi criada para agilizar a comunicação com empresas e colaboradores, oferecendo respostas rápidas, suporte financeiro e redução de demandas operacionais.

Integrada aos canais digitais da empresa, a SARA pode atuar de forma autônoma tanto no atendimento B2B (gestores de RH e empresas parceiras) quanto no B2C (colaboradores com contas). Entre as funções, há a resolução de dúvidas recorrentes, consulta de saldos, organização financeira e suporte para solicitações de crédito. Com isso, a solução contribui para a eficiência dos departamentos de recursos humanos e promove mais autonomia aos usuários.

“A SARA chegou para simplificar ainda mais a vida do cliente, com um jeito fácil de conversar e um tom super acolhedor. Queremos reforçar que somos uma fintech que não só oferece tecnologia avançada, mas também tem um cuidado genuíno com quem usa nossos serviços, tudo isso por meio de uma experiência digital mais fluida e resolutiva”, explica Nayana Branco, CEO da Somapay.

O lançamento da assistente virtual reforça uma tendência crescente no setor: o uso de inteligência artificial tanto para reduzir custos,  quanto proporcionar uma experiência de atendimento mais fluida, personalizada e centrada no usuário. No caso da Somapay, a iniciativa está alinhada ao compromisso da empresa com a inovação em gestão de pessoas e bem-estar financeiro, ampliando o acesso a serviços por meio de um canal digital acessível e empático.