Mastercard aproxima consumidores de sua paixão pela gastronomia com nova parceria com Guia MICHELIN Brasil

Parceria reforça o compromisso da empresa com experiências gastronômicas que não têm preço e com o desenvolvimento de novos talentos

Com esta parceria, a Mastercard passa a deter a exclusividade na categoria de Serviços Financeiros e Meios de Pagamento, além da designação oficial: Parceira Oficial do Guia MICHELIN.

A Mastercard tem o orgulho de anunciar sua nova atuação como Parceira Oficial do Guia MICHELIN no Brasil, reforçando seu compromisso com a oferta de experiências gastronômicas que não têm preço (Priceless) e com o incentivo ao desenvolvimento de novos profissionais do setor. A parceria marca um passo importante na missão da Mastercard de conectar consumidores às suas paixões — como a gastronomia, um dos interesses mais relevantes para os brasileiros.

A parceria foi anunciada durante a cerimônia de premiação do Guia MICHELIN, no hotel Rosewood São Paulo, que contou também com a estreia do “Prêmio Jovem Chef”, reconhecimento dedicado a talentos emergentes da culinária brasileira, destacando criatividade, dedicação e um futuro promissor para a excelência gastronômica no país. Na ocasião, o prêmio foi entregue pela Mastercard ao Iago Jacomussi (Jacó, São Paulo), que abriu seu próprio restaurante com apenas 26 anos.

“A gastronomia é uma paixão que transcende culturas, evoca memórias e cria conexões emocionais profundas — especialmente na América Latina e no Caribe”, afirma Carlos Quintero. “Temos orgulho em apoiar a nova geração de chefs, reforçando nosso compromisso com experiências que vão além das transações e proporcionam memórias que não têm preço, ao mesmo tempo que ampliamos nosso portfólio de parcerias e valorizamos a cultura local”, completa.

Clientes Mastercard poderão aproveitar os benefícios dessa parceria por meio do portal Priceless.com, onde terão acesso a experiências exclusivas como jantares em restaurantes estrelados, aulas com chefs renomados e conteúdos especiais nas plataformas digitais.

De acordo com estudos conduzidos pela própria Mastercard, 64% dos brasileiros se consideram muito ou extremamente apaixonados por gastronomia, e 68% cozinham ou se envolvem com atividades culinárias diariamente ou várias vezes por semana — dados que reforçam a relevância e o potencial dessa parceria.

Gastronomia como expressão de paixão

A parceria com o Guia MICHELIN Brasil complementa a estratégia de marketing multissensorial da Mastercard, que reconhece a gastronomia como uma de suas principais plataformas para conexão emocional com os consumidores. Um exemplo é o Espaço Priceless, no centro de São Paulo, que oferece experiências culinárias exclusivas e abriga o restaurante Notiê, recomendado pelo Guia MICHELIN em 2024 — reforçando o compromisso da marca com vivências autênticas e inesquecíveis.

A Mastercard é patrocinadora do Guia MICHELIN desde 2022 em outros mercados, e 2025 marca o início dessa atuação na América Latina, com o Brasil como ponto de partida. Inicialmente, a parceria está prevista para durar até 2026 no país.

Essa nova colaboração com o Guia MICHELIN reforça a proposta de valor da Mastercard e deve apoiar futuros projetos que ofereçam experiências únicas e que não têm preço aos portadores dos seus cartões. Ao se conectar com as paixões dos consumidores, a Mastercard segue criando experiências significativas e memoráveis que vão além da transação.

Para saber mais sobre as experiências oferecidas, acesse: www.priceless.com

Sobre a Mastercard

A Mastercard impulsiona economias e empodera pessoas em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Junto aos nossos clientes, estamos construindo uma economia resiliente onde todos possam prosperar. Oferecemos uma variedade de soluções de pagamento digital, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis. Nossas redes, tecnologia, inovação e parcerias se unem para fornecer um conjunto único de produtos e serviços que ajudam pessoas, empresas e governos a alcançar seu maior potencial.

Crédito da foto: Tulio Vidal

www.mastercard.com

WR Engenharia consolida atuação como incorporadora e empreiteira de referência no Ceará

Nos últimos cinco anos, a WR Engenharia tem se destacado no mercado da construção civil cearense tanto pelo volume de obras entregues quanto pela diversidade de frentes em que atua. Entre 2020 e 2024, a empresa finalizou 16 empreendimentos, sendo cinco de incorporação própria e onze construídos sob contrato para outros parceiros, modelo que tem se tornado cada vez mais comum no setor, à medida que grandes marcas optam por terceirizar a execução de seus projetos a empresas com estrutura técnica consolidada.

Ao todo, a empresa soma mais de 1,6 milhão de metros quadrados de área construída, considerando tanto o que já foi finalizado quanto o que está em fase de execução. Já são mais de 3.300 unidades habitacionais entregues e quase 700 comerciais, em um portfólio que envolve desde conjuntos residenciais até empreendimentos de uso misto e centros empresariais.

Essa atuação em duas frentes, como incorporadora e como prestadora de serviços para terceiros, tem ajudado a ampliar a presença da WR no setor. A empresa tem atendido incorporadoras como BSPAR Incorporações, Terrabil Mall, Fiuza Educacional, Dasart, Harmony e a Fundação Habitacional do Exército. Segundo executivos do setor, a demanda por empresas que unam capacidade técnica, cumprimento de prazos e controle de custos tem crescido à medida que o mercado se torna mais competitivo e os riscos de execução se tornam mais relevantes nos projetos de médio e grande porte.

A WR também se insere em um contexto de expansão do mercado imobiliário cearense, que voltou a crescer após os anos mais agudos da pandemia. De acordo com dados da construção civil local, o setor tem contribuído de forma significativa para a geração de emprego e para a movimentação da economia regional. A empresa estima que suas obras gerem atualmente cerca de 1.500 postos de trabalho diretos e indiretos, número que varia de acordo com o porte e a fase de execução dos projetos.

Cada obra também impacta economicamente o entorno em que está inserida, ao ativar cadeias de fornecedores, serviços terceirizados, transporte, alimentação e comércio local. O modelo adotado pela WR privilegia mão de obra local e fornecedores regionais, o que, segundo a empresa, contribui para o fortalecimento da economia cearense de forma descentralizada.

Entre os empreendimentos mais conhecidos executados pela empresa estão o residencial Verdi, localizado no bairro Guararapes em Fortaleza, e o complexo Pátio Cariri, em Juazeiro do Norte, que reúne unidades residenciais, empresariais, um centro comercial e um hotel da rede Ibis. A escolha por atuar em diferentes regiões se dá pelos novos mercados consumidores.

Em termos de projeção, a WR estima entregar cinco novos empreendimentos em 2025 e lançar outros dois. Os contratos atualmente em andamento somam cerca de R$ 637 milhões em valor geral de vendas (VGV) e contratos de execução, um indicativo do porte da operação.

Para Mauro Clark Jr., diretor de Vendas e Marketing da empresa, o crescimento recente está diretamente ligado a uma reestruturação no modelo de gestão e à busca por eficiência operacional. Segundo ele, há uma preocupação constante com a racionalização de processos e com a adoção de soluções construtivas que tragam mais eficiência aos projetos. “Cada decisão ao longo do processo é tomada com base em dados, análise de comportamento do consumidor, olhar voltado para o cliente e um time especialista, com competência para atuar em diversos segmentos”, afirma.

Com presença ativa em Fortaleza e na região do Cariri, a WR Engenharia é hoje uma das empresas que simbolizam a nova configuração do setor da construção civil no Ceará, mais técnica, mais especializada e menos concentrada exclusivamente na incorporação imobiliária. A tendência de dissociar a figura do incorporador da do executor da obra ganha força, e a experiência da WR nesse campo mostra como esse modelo pode se sustentar em escala.

Acordos para solucionar litígios abre encontro sobre desafios do Processo do Trabalho, quarta, 21, 10h, no YouTube

A Comissão Nacional de Direito e Processo do Trabalho (CNDPT) da Associação Brasileira de Advogados faz a sua primeira edição do Conexão Trabalhista deste ano para expor quais são os Desafios Contemporâneos do Processo do Trabalho, na quarta-feira, 21/05, 10h, ao vivo, no canal pelo Youtube em https://www.youtube.com/@ABANACIONAL/featured.

O primeiro tema será sobre “Convenções Processuais no Direito Processual do Trabalho”, pelo professor da Faculdade de Direito da UERJ Bruno Freire e Silva, sócio em Bruno Freire Advogados. Os palestrantes e temas da programação são Elaine Molinaro, que vai abordar a “Pejotização em Curso (Tema 1389): a Suprema Corte e o Desmonte Institucional do Trabalho Protegido”; Diogo Pereira cuidar de “Reflexos do Tema 932 do STF no Processo do Trabalho” e Lirian Cavalhero apresentará “Como os advogados e a Justiça do Trabalho podem atuar diante dessas novas relações contratuais?”.

O encontro terá participação ainda de Elaine Molinaro, presidente da CNDPT; de Esdras Dantas, Presidente ABA Nacional; e Bia Castro, Vice-Presidente, CNDPT.

Deputado Acrísio Sena propõe reunião técnica para discutir inspeção predial em edifícios com mais de 50 anos no Ceará

Durante entrevista nesta segunda-feira, 19, na sede do CREA, o deputado estadual Acrísio Sena propôs a realização de uma reunião técnica para discutir a inspeção e prevenção predial em edificações com mais de 50 anos no Ceará.

A iniciativa busca mobilizar entidades como o CREA-CE, CAU/CE e o Sindicato dos Engenheiros, com o objetivo de fortalecer a cultura da manutenção preventiva e garantir a segurança das edificações mais antigas do estado.

“Só temos a ganhar com uma campanha educativa. E é fundamental atualizar a lei: temos novos profissionais, novas tecnologias e legislações municipais que mudaram nos últimos anos”, destacou Acrísio.

A proposta se soma ao anúncio feito recentemente pelo deputado, após reunião com o prefeito Evandro Leitão, sobre o lançamento de uma campanha educativa em Fortaleza. A ação, voltada à conscientização de síndicos e moradores sobre a importância da manutenção predial, é um desdobramento do projeto de lei aprovado em 2012, de autoria de Acrísio Sena, quando ele ainda exercia o mandato de vereador da capital.

Paralisação e vandalismo já causam R$ 18 milhões em prejuízos à construção civil, aponta Sinduscon Ceará

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon Ceará) alerta para os prejuízos crescentes provocados pela paralisação deflagrada pelo sindicato laboral. De acordo com a entidade, os danos ao setor já somam R$ 18 milhões, grande parte resultante de atos de vandalismo que depredaram canteiros de obras e estandes de vendas de empresas associadas.

Atualmente, Fortaleza e Região Metropolitana somam cerca de 180 canteiros de obras ativos. O Sinduscon Ceará estima que até 40% desses canteiros foram impactados pela greve, que segue sem perspectiva de encerramento após o rompimento das negociações por parte do sindicato dos trabalhadores.

“O principal entrave é o auxílio combustível, que não tem respaldo legal e pode trazer encargos trabalhistas imprevisíveis para as empresas”, explica o vice-presidente da área trabalhista do Sinduscon Ceará, Marcelo Pordeus. Ele destaca que o setor patronal mantém proposta de reajuste salarial com ganho real, benefícios garantidos em convenção coletiva e participação nos resultados, mas pondera que o auxílio combustível é diferente do vale-transporte — que possui legislação própria, isenções e regras claras.

Por decisão judicial, o sindicato laboral está proibido de se aproximar a menos de 200 metros dos canteiros de obras, bem como de impedir o acesso dos trabalhadores aos locais de trabalho ou incitar atos que resultem em danos materiais, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

Além dos prejuízos financeiros, o Sinduscon Ceará expressa preocupação com a segurança dos profissionais que desejam seguir trabalhando. Circulam em aplicativos de mensagens áudios intimidatórios, com ameaças contra operários que não aderiram à paralisação.

A última audiência de mediação entre as partes, conduzida pela Justiça do Trabalho, ocorreu no dia 9 de maio, sem avanço. O processo está agora nas mãos do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), que deverá julgar o pedido de abusividade da greve apresentado pelo sindicato patronal. Enquanto aguarda a decisão da Justiça, o Sinduscon reitera sua disposição para o diálogo e afirma que busca uma solução célere e equilibrada que preserve os empregos e os direitos dos trabalhadores.

Perigo real: uso de medicamentos irregulares coloca a saúde em risco

Impulsionado pelo roubo de cargas farmacêuticas, que somou R$ 283 milhões em 2024, o mercado ilegal cresce e pode elevar o custo dos medicamentos distribuídos de forma regular

O uso de medicamentos adquiridos de forma irregular – seja por meio de sites não autorizados, redes sociais ou mercados paralelos – representa um risco grave à saúde da população. Além da possibilidade de ineficácia terapêutica, esses produtos podem estar adulterados, vencidos, armazenados de forma inadequada ou mesmo serem falsificações.

Um fator que agrava ainda mais a circulação de medicamentos irregulares é a origem de parte desses produtos: o roubo de cargas farmacêuticas. Em 2024, esse tipo de crime gerou perdas de R$ 283 milhões, segundo dois estudos encomendados pela ABRADIMEX (Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Medicamentos Especializados). As análises foram conduzidas pela consultoria Deloitte e pela Overhaul, plataforma global especializada em gerenciamento e prevenção de riscos no transporte. O panorama é alarmante: mais da metade dos especialistas em risco ouvidos pela Deloitte (52%) acredita que os roubos de medicamentos devem crescer ainda mais em 2025.

“Esse contexto obriga as distribuidoras a aumentarem os investimentos em segurança, o que inevitavelmente pode levar a um repasse nos preços dos medicamentos ao consumidor final. Isso penaliza ainda mais uma população já sobrecarregada com os altos custos de saúde”, destaca Maurício Filizola, diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma) epresidente da Rede de Farmácias Santa Branca, que conta inclusive com uma distribuidora.

A busca por soluções rápidas e acessíveis para perda de peso tem levado muitos brasileiros a recorrer a canais não oficiais para adquirir medicamentos para emagrecer, categoria altamente visada por criminosos e frequentemente presente em cargas roubadas.

“Estamos extremamente preocupados com o crescimento da comercialização irregular de medicamentos para emagrecimento. São produtos de alto custo, o que torna o mercado paralelo atrativo, mas esse tipo de compra coloca a vida das pessoas em risco. Não há qualquer controle sobre procedência, armazenamento ou validade”, alerta Mauricio Filizola.

O profissional reforça que medicamentos devem ser adquiridos exclusivamente em farmácias, drogarias ou canais online autorizados pela Anvisa. O consumidor deve desconfiar de preços muito abaixo do mercado, embalagens sem lacre ou com dados rasurados, e sempre exigir nota fiscal.

Sobre a Rede de Farmácias Santa Branca  

Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 21 lojas, três franquias, seis farmácias independentes associadas ao SB Conecta, uma distribuidora e um centro de distribuição. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em oito municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Laura Paiva e Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo. 

Homem do Sapato apresenta a marca “Estúdio HS”, uma celebração de legado e reinvenção

Referência por sua tradição em calçados, a Homem do Sapato promoveu, na última quinta-feira, 15,  o “Baile Estúdio” para celebrar o lançamento de sua nova marca: Estúdio HS. O evento, realizado em parceria com a Chivas Regal, aconteceu em alusão à Semana do Whisky, que tem sua data internacional comemorada no terceiro sábado de maio.

A Estúdio HS nasce com o propósito de levar arte por onde for, buscando reinventar a moda masculina sem perder de vista suas raízes. A marca reconhece que toda criação significativa se baseia em uma história, em um legado construído ao longo do tempo. Localizada na flagship da Homem do Sapato, a Estúdio se apresenta como uma linha de luxo, que inicia sua trajetória com calçados, bolsas e acessórios.

“Para a Estúdio, respeitar as raízes não significa se apegar ao passado, mas sim reconhecer sua força e transformá-la. A marca valoriza o que permanece, assim como a energia contida na transformação, buscando criar formas de expressão que carreguem significado, traduzam valores e estabeleçam um diálogo entre tempo e identidade”, explica o sócio-fundador e diretor criativo, Jhonatan Rêgo.

A Estúdio HS se apresenta como uma extensão do legado construído pela Homem do Sapato, honrando os valores que consolidaram a marca. “Ela não precisa de explicação, ela fala por si só… ela é! E neste baile, Chivas e Estúdio celebraram o lançamento em uma parceria extraordinária”, finaliza Jhonatan.

OAB Amapá celebra acordo de cooperação internacional com Guiana Francesa e Suriname

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amapá (OAB-AP), celebrou, neste final de semana, um marco histórico para a advocacia do norte do país: a assinatura de um acordo de cooperação internacional com a Ordem dos Advogados da Guiana Francesa e a Ordem dos Advogados do Suriname.

O pacto, realizado sob a liderança do presidente da OAB- AP, Israel da Graça, representa mais do que uma parceria institucional. Trata-se de um passo significativo na integração jurídica e profissional dos países que compõem o Platô das Guianas. “Estamos construindo pontes. Essa união é fruto de um esforço coletivo por uma advocacia mais forte, conectada e preparada para os desafios da nossa região fronteiriça”, destacou Israel da Graça.

Com o novo acordo, as instituições se comprometem a dialogar sobre questões comuns da prática jurídica em territórios vizinhos, promover o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas, além de criar um ambiente propício para o fortalecimento da advocacia transfronteiriça.

A iniciativa também simboliza a valorização da diplomacia regional, o respeito às particularidades jurídicas de cada país e a busca conjunta por soluções que beneficiem tanto os profissionais do direito quanto os cidadãos atendidos por esses sistemas.  “Seguimos avançando, conectando territórios e unindo forças em defesa da nossa classe. Essa cooperação internacional é mais um passo em direção ao futuro da advocacia no norte do Brasil e na região das Guianas”, concluiu o presidente.

Com essa parceria, a gestão de Israel da Graça reafirma seu compromisso com o protagonismo da OAB Amapá no cenário internacional e com a valorização de uma advocacia forte, unida e integrada às dinâmicas sociais e jurídicas da América do Sul.

Primeiro Seminário de Integração Regional da Rota das Falésias do Ceará promove união e desenvolvimento sustentável no litoral leste

Nos dias 28 e 29 de maio, a praia de Águas Belas, no município de Cascavel, será palco do Primeiro Seminário de Integração Regional da Rota das Falésias do Ceará, um evento inédito que visa reforçar a cooperação entre os municípios da região litorânea cearense, com foco na sustentabilidade, na valorização da identidade local e na geração de emprego através do turismo.

A Rota das Falésias é composta pelos municípios de Eusébio, Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati, Pindoretama e Icapuí, formando um importante corredor turístico que reúne praias paradisíacas, falésias coloridas, gastronomia típica e uma rica diversidade cultural.

A programação do seminário está dividida em dois momentos principais no dia 28 de maio: pela manhã, haverá uma palestra com autoridades convidadas, abordando diretrizes para o desenvolvimento turístico regional. Já à tarde, será realizado um fórum de debate entre os secretários municipais de turismo.

No dia 29 a programação segue durante o período da manhã, com palestras de apresentação das oportunidade que a Rota das Falésias proporcionam, além de uma roda de conversa e apresentação de cases de sucesso.

Entre os nomes confirmados para o evento, destacam-se Eduardo Bismarck, secretário de Turismo do Estado do Ceará; Joaquim Cartaxo, supertendente do Sebrae/CE; e Ana Afif, prefeita de Cascavel. As suas presenças reforçam o compromisso com a articulação institucional e com o fortalecimento da região como destino turístico integrado.

“Este seminário marca um novo ciclo de cooperação entre os municípios da Rota das Falésias. Ao alinharmos estratégias e prioridades, estamos não só a promover o turismo, mas também a garantir que ele gere impacto positivo e duradouro nas comunidades locais”, afirma Lusiario Batalha, presidente da IGR ADETURF e coordenador do Seminário.

O seminário promete não apenas fortalecer laços entre as administrações municipais, mas também construir uma visão coletiva de futuro para o turismo do litoral leste cearense.

Unilink marca presença na 6ª edição do projeto ANTAQ na Escola 

A Unilink participou, nessa quinta-feira, 15, da 6ª edição do projeto ANTAQ na Escola, uma iniciativa da Agência Nacional de Transportes Aquaviários que tem como objetivo aproximar jovens estudantes do curso técnico de portos, da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Ângela da Silveira Borges, do universo portuário e logístico, promovendo conhecimento e despertando o interesse por esse setor estratégico para o desenvolvimento do país.

O evento foi realizado no Porto do Pecém, importante hub logístico do Nordeste, e contou com a presença de diversas autoridades, instituições públicas e empresas que atuam no setor. Representando a Unilink, a Gerente Administrativa Cristianne Ribeiro conduziu uma palestra especial com o tema “Desafios e Oportunidades da Logística”, abordando a importância da inovação, da sustentabilidade e da qualificação profissional para o crescimento do setor.

“Acreditamos que iniciativas como o Projeto ANTAQ na Escola são fundamentais para construir pontes entre o presente e o futuro da logística no Brasil”, destacou Cristianne durante sua fala.