Data Favela está em campo com a maior pesquisa já feita nas favelas brasileiras

No Ceará, mais de 200 pesquisadores voluntários irão escutar os moradores das favelas de Fortaleza sobre hábitos, comportamentos e realidades das comunidades brasileiras

O Data Favela está em campo com o maior levantamento já realizado sobre a realidade das favelas do país. No Ceará, a pesquisa é conduzida em comunidades da capital, com o apoio de mais de 200 pesquisadores voluntários, todos treinados especialmente para essa ação, que acontece de hoje (04) até domingo (06).

Fundado por Celso Athayde e Renato Meireles, o Data Favela mobilizou milhares de pessoas em todo o Brasil para coletar informações diretamente nas ruas, promovendo um mapeamento inédito que abrange hábitos, costumes, preferências e comportamentos dos moradores de favelas em todos os estados brasileiros.

Os primeiros resultados nacionais serão apresentados em uma coletiva de imprensa no dia 18 de julho, em São Paulo. A partir dessa data, cada estado começará a divulgar seus recortes regionais, oferecendo uma visão aprofundada e segmentada sobre a vida nas favelas do Brasil.

A iniciativa conta com a parceria da Cufa (Central Única das Favelas), que já atuou ao lado do Data Favela em projetos como o “Favela no Mapa” — responsável por mapear comunidades em todo o território nacional em colaboração com o IBGE, no último Censo.

“Essa pesquisa será histórica, e não vamos parar por aqui. Em outubro, vamos expandir o mapeamento para 70 países”, afirma Celso Athayde. Renato Meireles complementa explicando que “realizar uma pesquisa dessa magnitude é sempre um desafio, mas a Cufa tem experiência, é nossa parceira de longa data, e teremos equipes de supervisão atuando diretamente nos territórios. Adoramos desafios.”

Com sua vasta capilaridade e experiência acumulada em milhares de favelas, o Data Favela garante que o levantamento alcance domicílios historicamente invisibilizados, fortalecendo a participação popular como elemento central deste diagnóstico social.

Complexo gastronômico sustentável impulsiona economia em Jericoacoara com franquias nacionais

Com circulação de 2 mil pessoas por dia, local teve investimento de mais de  10 milhões de reais 

A economia do litoral cearense ganha um novo impulso com a expansão do complexo gastronômico Parking Novo Horizonte, em Jericoacoara. O espaço sustentável tem reunido franquias de renome nacional e promete movimentar ainda mais a geração de empregos e o consumo na região. No mês de junho, o projeto também inaugurou uma unidade da rede Bob’s, que já está em pleno funcionamento.

Instalado em uma área estratégica, o Parking Novo Horizonte é o único espaço que possui um terminal privado de ônibus, com capacidade atual para estacionar 40 ônibus, podendo expandir para 75. Em média, no local, circulam  diariamente cerca de  2 mil pessoas. 

Para o empresário Paulo Patrício, “o Parking Novo Horizonte representa uma convergência entre desenvolvimento econômico, sustentabilidade e estratégia de longo prazo, posicionando Jericoacoara não apenas como destino turístico, mas também como polo de investimento”. 

Estrutura sustentável

Além da infraestrutura logística diferenciada, o complexo gastronômico se destaca pela sustentabilidade. Toda a construção foi feita com containers reutilizados, reduzindo significativamente o impacto ambiental e o custo da obra. O investimento total já ultrapassa os R$10 milhões, incluindo a aquisição dos terrenos e toda a infraestrutura.

A abertura da unidade do Bob’s marca também um impacto direto na empregabilidade local, com 25 vagas diretas apenas na operação da franquia Bob’s. No total, o complexo já envolve cerca de 50 trabalhadores, divididos em franquias nacionais como Açaí no Grau e Patroni. “Estamos criando oportunidades reais de emprego e oferecendo à população o acesso à marcas nacionais consolidadas no setor de alimentação”, reforça Paulo. 

Público

Nos arredores do Parking, o público-alvo é amplo e diverso, se diversificando entre moradores e empreendedores locais, como bugueiros e hoteleiros, até turistas nacionais e internacionais que visitam Jericoacoara. Segundo Patrício, o projeto é apenas o início de um ecossistema de negócios que poderá atrair novas franquias e estimular o crescimento do comércio regional.

Instituto Nelson Wilians abre inscrições para a segunda edição do Programa Pro Bono NW 2025

O Instituto Nelson Wilians (INW), em parceria com o Nelson Wilians Advogados (NWADV), está com as inscrições abertas para a segunda edição do Programa Pro Bono NW 2025. A iniciativa oferece apoio jurídico gratuito e especializado para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam nas áreas de educação, inclusão social, produtiva e cidadania. Com mais de 290 organizações já impactadas em edições anteriores, o programa aceita inscrições até o dia 3 de julho de 2025, exclusivamente pelo site do INW.

O Pro Bono NW visa fortalecer OSCs que enfrentam desafios jurídicos e institucionais. Segundo dados do IPEA, três em cada dez organizações encerram suas atividades por falta de suporte técnico adequado. Para combater essa realidade, o programa oferece capacitação mensal, consultorias jurídicas, plantões com especialistas, cartilhas técnicas e revisão do Estatuto Social, com duração total de sete meses.

Durante o programa, as OSCs selecionadas participam de uma série de módulos temáticos que abordam desde a legislação do Terceiro Setor até estatutos, certificações, contratos e leis de incentivo. Após a capacitação, as organizações recebem suporte para implementar as melhorias necessárias, culminando com a concessão do Selo Pro Bono NW. Esse selo reconhece a boa governança e a gestão jurídica das organizações participantes.

Podem se inscrever OSCs sem fins lucrativos, que possuam CNPJ ativo, orçamento anual de até R$ 600 mil e atuação comprovada nas áreas indicadas pelo edital. É importante destacar que organizações que já possuem CEBAS ou título de OSCIP não são elegíveis para esta iniciativa. A inscrição exige a apresentação de documentos como: cartão CNPJ atualizado, estatuto social registrado, ata de posse da diretoria, demonstração do resultado do último exercício e relatório de atividades.

Além do suporte jurídico direto, o Pro Bono NW visa ampliar a capacidade das organizações para a obtenção de isenções fiscais e para o aumento da competitividade em editais públicos. Dessa forma, o programa contribui significativamente para a sustentabilidade e o impacto social das OSCs beneficiadas.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Instituto Nelson Wilians. O prazo final é 3 de julho de 2025, às 17h59. Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site oficial: https://inw.org.br/pro-bono-nw-2025-edital-oscs/.

Shopping Parangaba traz experiência jurássica nas férias com parque temático e exposição gratuita

Durante o período de férias escolares, o Shopping Parangaba, sob administração da Allos, uma das maiores operadoras de shoppings do Brasil, promoverá uma programação voltada ao público infantil e familiar com a chegada do Dino Scape, parque temático de dinossauros que une entretenimento pago e exposição gratuita espalhados pelo shopping. A programação vai de 4 de julho a 24 de agosto e inclui. Aos sábados e domingos de julho, acontece a Caça aos Dinos, uma atividade gratuita para crianças, com mapas para marcar os dinossauros encontrados pelo caminho.

A proposta é oferecer uma alternativa de lazer para o período de recesso escolar, com opções que integram entretenimento e conhecimento. A exposição gratuita inclui réplicas de diferentes espécies de dinossauros e conta com um mapa de localização espalhado pelo shopping, permitindo que os visitantes façam um percurso completo durante o passeio.

“O Dino Scape foi criado para estimular a imaginação e o encantamento, transformando cada visita em uma verdadeira aventura para toda a família”, explica Cristina Oliveira, gerente de marketing do Shopping Parangaba. 

Já o parque temático, voltado especialmente para o público infantil, reúne ambientações inspiradas no universo jurássico e atividades interativas, funcionando como uma extensão da experiência educativa iniciada na exposição. A atração é paga e conta com desconto para pessoas PCDs.

Serviço – Férias no Shopping Parangaba

Dino Scape

Parque Temático (pago):
Local: Piso L1 – Praça Principal

  • R$ 45,00 (40 minutos)
  • R$ 60,00 (1 hora)
  • R$ 1,00 por minuto adicional
  • Pessoas PCDs têm 50% de desconto

Exposição (gratuita):

  • Dinossauros espalhados pelo shopping 

Período: 04 de julho a 24 de agosto

Caça aos Dinos

Aos sábados e domingos de julho, o shopping realiza a Caça aos Dinos, uma atividade gratuita e interativa para crianças. A ação inclui a entrega de mapas ilustrados para que os pequenos marquem os dinossauros encontrados ao longo do percurso.

•      Horário: das 17h às 19h

•      Início: Parque Dino Scape – Piso L1

•      Participantes: um caçador de dinossauros e dois personagens temáticos, que conduzirão as crianças pelo shopping

Mais sobre Shopping Parangaba 

Terceiro shopping mais lembrado pelos cearenses, segundo a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025, realizada pela Fundação Demócrito Rocha e pelo Grupo O Povo, o Shopping Parangaba se destaca pela localização estratégica e pelo projeto arquitetônico assinado pelo renomado escritório Botti Rubin. Único do Ceará com acesso direto a ônibus, metrô e VLT, é fruto da parceria entre Allos, Grupo Marquise e CEI Shopping Centers.

Conta com cerca de 230 lojas, 8 âncoras, 6 salas de cinema (3 em 3D), 1.300 vagas de estacionamento e uma ampla praça de alimentação com 29 operações. Abriga marcas como C&A, Renner, Riachuelo, Magazine Luiza, Natura, McDonald’s, Vivara Life e a academia Selfit.

Comodidade, segurança e variedade fazem do Parangaba um centro completo para compras e lazer.

Sobre a ALLOS  

Uma das maiores administradoras de shoppings do Brasil, a companhia conta com um portfólio de 58 shoppings próprios e administrados, distribuídos por várias regiões do país. Atuando como hubs de serviços, entretenimento, lifestyle e comércio, os empreendimentos funcionam como espaços de convivência e experiência física e digital. A empresa também é reconhecida como uma importante plataforma para empreendedores do varejo e de serviços. Recentemente, integrou o Novo Mercado da B3, segmento que exige o mais alto nível de governança corporativa no país.

Informações gerais:
Shopping Parangaba – Rua Germano Franck, 300 – Parangaba – Fortaleza/CE
Site: www.shoppingparangaba.com.br

Horário de funcionamento: 10h às 22h
Instagram: @shoppingparangaba

Pet Ceará Móvel chega a Caucaia; agendamento já está disponível

A unidade do Pet Ceará Móvel, serviço de castração gratuita oferecido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Animal (Sepa), tem um novo destino a partir da próxima semana. A partir de terça-feira, 08, o equipamento estará estacionado na Secretaria de Patrimônio e Transporte de Caucaia, com atendimento a partir das 8h.

O atendimento será de terça-feira a sábado, e o agendamento deve ser feito previamente on-line. No dia marcado, o animal será examinado e castrado. Após o procedimento, ele receberá os cuidados pós-operatórios, incluindo medicação, colar elizabetano e microchip.

Para agendar o atendimento, acesse o site www.protecaoanimal.ce.gov.br. No portal, o tutor deve informar seus dados e os do animal, além de selecionar, com antecedência, a data e o horário desejados para o procedimento.

Sobre o Pet Ceará Móvel

Lançado em maio de 2024, o Pet Ceará Móvel é um programa itinerante que já realizou mais de 89 mil procedimentos até abril de 2025. A iniciativa já percorreu 23 bairros de Fortaleza, 15 municípios do interior do estado e também atendeu instituições protetoras de animais.

Serviço
Pet Ceará Móvel em Caucaia
Data: 8 a 12 de julho
Endereço: Secretaria Municipal de Patrimônio e Transporte, Rua Coronel Correia, 2214 – Centro, Caucaia

Unifor realiza Colação de Grau do semestre 2025.1 no dia 4 de julho

No dia 4 de julho, a Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz — promove  a cerimônia de Colação de Grau do semestre 2025.1. O evento, que celebra a conclusão da formação de cerca de 1.500 alunos dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, acontecerá às 20h, na praça central do campus, em frente ao Centro de Convivência (CC).

A solenidade representa um marco na trajetória acadêmica dos estudantes e é um momento compartilhado com familiares, colegas, professores e colaboradores da Universidade.

O evento contará com apresentação artística dos grupos culturais da Unifor, hasteamento das bandeiras com execução do hino nacional, discursos de representantes da comunidade acadêmica e o tradicional juramento oficial. 

Além disso, serão entregues o Certificado de Desempenho Acadêmico para os concludentes com as melhores médias por curso, e a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz para os destaques de cada Centro de Ciências.

Serviço

Colação de Grau Unifor 2025.1
Data: 4 de julho (sexta-feira), às 20h
Local: Praça central, em frente ao Centro de Convivência (CC)
Mais informações: Clique aqui! 

Pequenos negócios ganham protagonismo nas exportações; Ceará acompanha o movimento

Quatro em cada dez empresas brasileiras que exportam são de pequeno porte. O dado, divulgado em levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base em números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), mostra que o percentual de micro e pequenas empresas exportadoras de bens saltou de 28,6% em 2014 para 39,6% em 2024. Também houve avanço significativo nas importações feitas por esse grupo: de 37,6% para 50% no mesmo período.Esse crescimento reflete uma transformação importante no cenário do comércio exterior brasileiro — e o Ceará é um dos protagonistas desse novo momento. 

As exportações cearenses totalizaram US$ 770,48 milhões entre janeiro e maio de 2025, representando um crescimento de 49,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte do estudo Ceará em Comex, elaborado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

O resultado reforça a retomada da competitividade dos produtos do estado no mercado internacional e consolida novos destinos estratégicos. Apenas no mês de maio, o Estado exportou US$ 269,79 milhões, com alta de 77,7% frente a abril e crescimento expressivo de 176,2% na comparação com maio de 2024.Com investimentos consistentes em infraestrutura logística e o fortalecimento de hubs como o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará), o Estado se tornou mais atrativo e competitivo para empresas de todos os portes, inclusive os pequenos negócios.

Essas estruturas oferecem benefícios fiscais, localização estratégica e apoio logístico, criando condições favoráveis para que o empreendedor local tenha acesso aos mercados internacionais de forma mais eficiente.

Para Augusto Fernandes, especialista em comércio exterior, esse movimento é também resultado de um trabalho de desmistificação e orientação junto aos pequenos empresários.

“Muitos pequenos negócios ainda têm uma ideia equivocada de que exportar ou importar é algo exclusivo para grandes indústrias. Mas o processo é mais acessível do que parece. Com o suporte certo, é possível fazer negócios internacionais com segurança e competitividade”, afirma.

Segundo ele, há hoje uma cadeia robusta de profissionais preparados para atender essas empresas, desde despachantes aduaneiros até agentes de carga e consultorias especializadas.

“O Ceará conta com um ecossistema cada vez mais profissionalizado para o comércio exterior. Temos estrutura, agilidade nos processos e rotas estratégicas, como a nova ligação direta entre o Porto do Pecém e a China, que coloca o Estado no centro das atenções de importadores e exportadores do mundo inteiro”, completa.

Além da infraestrutura portuária, o fortalecimento do setor de serviços e a diversificação da pauta exportadora cearense também contribuem para que os pequenos negócios encontrem espaço. Itens como frutas frescas, castanha de caju, mel, confecções, produtos químicos, artigos de decoração e equipamentos para academias — muitos deles produzidos por pequenas empresas — já ganham presença constante nos mercados norte-americano, europeu e asiático.

O crescimento da participação dos pequenos negócios nas exportações e importações têm impacto direto na economia local: gera emprego, renda e aumenta a competitividade do Estado no mercado global. Com um ambiente mais favorável, apoio institucional e acesso à informação, cada vez mais empreendedores cearenses devem ver o comércio exterior não como uma barreira, mas como uma estratégia real de crescimento e expansão.

Band leva o calor do Nordeste para todo o Brasil com cobertura especial dos festejos juninos

Ação multiplataforma contou com patrocinadores nacionais, presença em Caruaru e programação especial até julho

O São João da Band Nordeste é sinônimo de tradição, alegria e muita festa, e a Band não poderia ficar de fora dessa celebração. Em mais um ano de sucesso, as emissoras realizam o projeto “São João Nordeste – Band Baião, Band São João”, uma ampla cobertura jornalística, promocional e cultural das principais festas juninas da região, com foco na valorização da cultura nordestina e no fortalecimento de conexões entre marcas e o público.

A campanha, que reúne filiadas e afiliadas da Band em todo o Nordeste, teve início no dia 19 de maio com reportagens exclusivas nos telejornais e nas plataformas digitais de todas as emissoras envolvidas. Em 5 de julho será exibido um programa especial de uma hora, com a compilação dos destaques da temporada.

Além da presença na programação da Band, o projeto conta com chamadas temáticas, dicas culturais, merchandising e uma série de reportagens que retratam as tradições e os personagens que mantêm viva a essência do São João.

Imersão em Caruaru

Os patrocinadores da campanha tiveram a oportunidade de vivenciar o São João no seu epicentro: Caruaru (PE), considerada a capital do forró. No último final de semana, a Band Nordeste levou todos os parceiros para uma imersão cultural no município, proporcionando uma experiência autêntica do festejo nordestino.

“Momentos como este são fundamentais para oferecer aos patrocinadores uma vivência autêntica do que representa, em sua essência, o São João para o Nordeste: uma celebração democrática, que abraça todos os gêneros, todas as idades, — um verdadeiro encontro de gerações. Mais que festa, o São João é um símbolo vivo da nossa identidade cultural. A Band tem o compromisso de revelar essa riqueza às marcas que acreditam no projeto, entregando não apenas entretenimento, mas conteúdo com alma, que enaltece nossas raízes e desperta orgulho”, afirma Cris Grangeiro, presidente do comitê Band Nordeste.

Apoio de grandes marcas

A campanha deste ano conta com o apoio de empresas nacionais como Banco Santander, Hotels.com, Monange, Bombril e Farinha Láctea Nestlé, que reconhecem o poder de engajamento e conexão que os festejos juninos promovem. Ao marcar presença no São João, essas marcas se conectam de forma genuína com o público e reforçam seu compromisso com a cultura brasileira.

Com um trabalho que une jornalismo, entretenimento e estratégia comercial, a Band reafirma o papel da televisão aberta como promotora de experiências culturais e emocionais, que ultrapassam as telas e ganham vida nos arraiais de todo o Nordeste.

North Shopping Jóquei tem programação especial de férias durante o mês de julho

Durante todo o mês de julho, o North Shopping Jóquei realiza uma programação especial e gratuita para as crianças curtirem as férias com muita diversão. Com atrações teatrais e opções de lazer para todas as idades, o shopping se consolida como uma ótima escolha para quem busca entretenimento em família.

A programação começa neste domingo, dia 6, com o espetáculo Como Treinar o seu Dragão, a partir das 17 horas, no palco da praça de alimentação. Já no dia 13, será a vez da criançada se encantar com o teatro de fantoches da Chapeuzinho Vermelho, também às 17h.

No dia 20, o shopping recebe o espetáculo Sonic e a Ameaça de Shadow, e no dia 27, encerrando o mês de férias, o público confere a divertida história dos Três Porquinhos, em mais uma apresentação de teatro de fantoches. Todas as atrações acontecem sempre às 17 horas e são gratuitas.

Além da programação cultural gratuita, o North Shopping Jóquei conta com atrações fixas como a GoBigger, a Vila Trampolim, o Parque Desafio Radical, Loucos por Games, Clubinho do Mar, Parque do Jóquei, entre outras opções que garantem ainda mais opções de lazer para as crianças.

Mais informações: @northshoppingjoquei

Calcinha Preta, Léo Foguete e Brasas do Forró animam o São João de São Gonçalo

Julho começou, mas o clima de São João continua com força total nas cidades do Nordeste — e em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, não é diferente. O município realiza o São João de Todos 2025 nos dias 2 e 3 de julho, com grandes atrações como as bandas Calcinha Preta, Brasas do Forró e o cantor Léo Foguete. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal.

“O São João é tradição, mas também é desenvolvimento econômico. A festa aquece o comércio local, fortalece os empreendedores e gera empregos temporários. Além disso, valoriza a nossa cultura, atrai turistas e reforça o sentimento de pertencimento e identidade do nosso povo. Estamos preparando uma festa bonita, segura e que valoriza a nossa gente”, destaca o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Professor Marcelão.

A programação começa na quarta-feira (2/7), com a Mostra Cultural de Quadrilhas e Grupos Juninos, a partir das 18h, no Ginásio Poliesportivo Waldemar Alcântara. Entre as atrações estão a Banda de Música Aldenor Barbosa, Dança de São Gonçalo, As Nordestinas, Penera o Xerém, Arraiá do Meu Sertão, Junina Girassol, Arraiá do Piancó, Junina Passagem, Flor de Liz, Siupé Junino, Fulô do Vale e Brilho no Olhar.

Além dos shows musicais, o público poderá aproveitar a feira de artesanato, cidade cenográfica, praça de alimentação com comidas e bebidas típicas, entre outros atrativos.

EDITAL JUNINO – Este ano, por meio da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), a Secretaria de Cultura de São Gonçalo do Amarante lançou um edital específico para os grupos juninos, no valor total de R$ 220 mil, dividido entre as categorias Infantil, Adulto e de Apresentação.

Programação do São João de Todos 2025:

2 de julho (quarta-feira)

📍

 Ginásio Poliesportivo Waldemar Alcântara
18h – Mostra Cultural de Quadrilhas e Grupos Juninos

3 de julho (quinta-feira)

📍

 Arena de Eventos da Prejubaca
21h – Shows com Calcinha Preta, Léo Foguete e Brasas do Forró