Com laboratório pioneiro em reparos caixa de direção e marcha, Grupo Gerardo Bastos lista os principais defeitos apresentados pelos itens

O Grupo Gerardo Bastos, empresa líder em serviços mecânicos no Ceará, é pioneiro na implantação de dois laboratórios especializados em reparos de caixa de direção e caixa de marcha para caminhões, localizados em sua sede em Maracanaú. Com o auxílio dos laboratórios hidráulicos da Bosch e da ZF, a empresa é capaz de realizar diagnósticos precisos e eficientes reparos para garantir o perfeito funcionamento dos itens e evitar acidentes. 

Segundo o diretor comercial do Grupo Gerardo Bastos, Leonardo Araújo, a caixa de direção e a caixa de marcha são componentes vitais para o funcionamento de um caminhão. Deste modo, é fundamental que os itens estejam sempre em perfeito estado. Ele ressalta que essas peças são responsáveis pelo movimento do veículo e qualquer problema pode acarretar em acidentes graves. 

’’O laboratório de reparos de caixa de direção e caixa de marcha do Grupo Gerardo Bastos conta com equipamentos modernos e técnicos altamente capacitados para realizar diagnósticos precisos e reparos eficientes. Além disso, a empresa utiliza peças originais e de qualidade comprovada, garantindo a durabilidade e segurança das peças reparadas’’, comenta Leonardo. 

Principais problemas das caixas de marcha e direção de um caminhão 

Os principais defeitos identificados nas caixas de direção e marcha são os seguintes: 

  • Vazamentos de óleo;
  • Folgas excessivas;
  • Desgaste nas engrenagens
  • Problemas na bomba hidráulica;
  • Problemas de rolamento;
  • Problemas de sincronismo. 

A equipe técnica do Grupo Gerardo Bastos ressalta a importância da manutenção preventiva para evitar problemas mais graves no futuro. 

Com a implantação desses laboratórios especializados, o Grupo Gerardo Bastos reforça seu compromisso com a excelência no atendimento e na qualidade dos serviços prestados. A empresa continua investindo em tecnologia e capacitação de sua equipe para atender às demandas de seus clientes com eficiência e segurança, consolidando-se como referência no setor.

Funcionamento das Lojas do Centro e Shoppings Centers no período da Páscoa

O feriado da semana santa acontece entre a sexta-feira da paixão, dia 7 de abril até o domingo de páscoa, dia 9. Na sexta-feira, as lojas de rua do Centro, da Avenida Monsenhor Tabosa, dos bairros e os shoppings centers estarão fechadas. Durante o feriado estadual, os shoppings centers disponibilizarão cinemas e praças de alimentação, com o horário alterado.

Entretanto, neste sábado e domingo de páscoa, o comércio vai funcionar normalmente. Lojas de rua do Centro devem abrir de 8h às 17h, a depender da decisão dos comerciantes, e quiosques e lojas dos shoppings terão funcionamento das 10h às 22h.

De acordo com o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, é notável um crescimento de vendas no início do mês de abril, devido ao feriadão, com a expectativa de retorno de até 3%.  

“Considerando também que Fortaleza é um destino turístico do Brasil, Fortaleza vai estar realmente lotada, cheia de turistas, e os shoppings centers e lojas de rua deverão aproveitar com suas promoções e suas ofertas, fazendo com que a gente consiga resultados melhores agora no mês de abril. ”

Salvata Experience reúne 150 profissionais da saúde em evento em Fortaleza

As médicas Kathiane Lustosa, Andreisa Bilhar e Sara Arcanjo estiveram à frente da 3ª edição do Salvata Experience, evento científico que ocorreu no dia 25 de março, no BS Tower, reunindo profissionais da saúde de referência internacional, especialmente ginecologistas e obstetras, urologistas, coloproctologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e radiologistas.

O tema principal foi a saúde e a qualidade de vida da mulher, com foco em endometriose, miomas e disfunção do assoalho pélvico. Destaque para a participação dos profissionais Dr. William Kondo, do Centro Avançado de Cirurgia Ginecológica (CEAGIC), ligado ao Hospital Vita Batel e ao Hospital das Nações, de Curitiba; Dr. Luiz Gustavo Brito, presidente da Sociedade Brasileira de Uroginecologia e Assoalho Pélvico, com pós-doutorado em Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva em Harvard Medical School, Brigham and Womens Hospital; e o Dr. Jorge Haddad, chefe do Setor de Uroginecologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC FMUSP).

O evento científico foi promovido pelo Instituto Salvata de Educação, com o apoio da Clínica Salvata, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil), da Rede D´Or São Luiz e da Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (SOCEGO).

Instituto Salvata de Educação

O Instituto Salvata de Educação foi implantado em 2019 e tem como diretoras e sócias as doutoras Kathiane Lustosa, Andreisa Bilhar e Sara Arcanjo, que possuem vasto currículo com atividades acadêmicas e experiências, como professoras e coordenadoras de cursos no Brasil e no mundo. Juntas iniciaram o Instituto Salvata, voltado para a promoção da educação em saúde, com o objetivo de trazer para mais próximo dos profissionais do norte e nordeste conhecimento de ponta e de alto nível científico. A instituição conta com uma ampla rede de professores e colaboradores. As três médicas também são responsáveis pela Clínica Salvata, espaço de referência no cuidado com a saúde e qualidade de vida da mulher, localizada em Fortaleza.

Como utilizar os recursos disponíveis para transformar adversidades em oportunidades?

No livro “(Auto)liderança Antifrágil”, gestor de projetos Victor de Almeida Moreira orienta leitor a ser um profissional criativo, à prova de procrastinação e falta de responsabilidade

Mesmo quando se sabe onde quer chegar e os resultados que deseja alcançar, pode ser difícil estruturar uma jornada real para atingir os próprios objetivos. Foi pensando nisso que o gestor de projetos Victor de Almeida Moreira desenvolveu um conceito (Auto)liderança Antifrágil, que intitula seu primeiro livro.

Publicada pela Editora Gente, a obra é ancorada na metodologia dos 5 A’s – autoconsciência, autorreflexão, autorresponsabilidade, autoignição e autorregulação. Moreira dedica um capítulo a cada definição que, juntas, criam um roteiro executável para tirar do mundo das ideias qualquer objetivo, seja ele pessoal ou profissional.

O grande filósofo chinês Confúcio, comparando a vida humana a uma embarcação em alto-mar,
ensinou que, embora não possamos alterar a direção dos ventos, temos total controle do posicionamento das velas.
Essa foi uma das lições mais presentes em minha vida, quando aprendi que é possível ser criativo ao reposicionar as velas do próprio barco […].
Essa é justamente a ideia da antifragilidade.
((Auto)liderança Antifrágil, pg. 68 – 69)

Obstáculos como o vento em alto-mar sempre vão existir e, assim como os navegantes descobriram maneiras de enfrentar tal adversidade, cada pessoa, ao conhecer a si mesma, poderá gerar soluções cabíveis de acordo com a situação. Segundo o autor, um dos segredos para alcançar o sucesso é constância. “Fazer pouco, mas fazer sempre, pode gerar grandes resultados a longo prazo”, enfatiza.

Formado em Engenharia de Produção, Victor de Almeida Moreira atua como gestor de projetos na MRN, onde lidera o departamento de aquisição e estratégias. Ao longa da carreira, construiu uma sólida experiência na liderança de equipes multidisciplinares e gerenciamento de projetos em empresas como Vale, Deloitte e Anglo American.

FICHA TÉCNICA:
Título: (Auto)liderança Antifrágil
Autor: Victor de Almeida Moreira  
Páginas: 192
ISBN: 978-65-88523-49-0Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 59,90
Link de venda: Amazon

Sobre o autor: Victor de Almeida Moreira é engenheiro de produção, com MBA em Engenharia de Custos e certificações de Project Management Professional® (PMP) e Certified Cost Professional® (CCP). Hoje lidera o departamento de aquisições estratégicas da MRN.

Ao longo da carreira, construiu experiência na liderança de equipes multidisciplinares, mentorias profissionais e desenvolvimento de pessoas e passou por grandes companhias como Vale, Deloitte e Anglo American.

Em alta no país, Curso de Psicologia lidera ranking de matriculados da Unifametro

A busca por formação na área de psicologia aumentou no Brasil nos últimos anos. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), de 2010 para 2021, o número de matrículas aumentou 112,4%. No Centro Universitário Fametro (Unifametro), o aumento na procura pelo curso de psicologia foi de 63% em 2022.

Em um cenário de pandemia, em que a saúde mental das pessoas tem sido afetada de forma significativa, o papel da Psicologia tornou-se ainda mais relevante. Para quem deseja seguir carreira na área, o Centro Universitário Fametro oferece o curso de Psicologia com uma formação completa e abrangente, que visa desenvolver competências e habilidades necessárias para o exercício da profissão. O curso tem duração de cinco anos (dez semestres) e uma carga horária total de 4.000 horas.

Discussões em torno da saúde mental cresceram em todo mundo e inúmeros jovens e adultos, além de buscarem informações mais técnicas sobre suas questões psicológicas, foram em busca de ajuda profissional. “Cresceu também a busca por atendimentos psicológicos nos mais diferentes setores da sociedade, ampliando a valorização da Psicologia nestas diferentes áreas; isso tudo resulta no aumento da quantidade de pessoas interessadas por essa profissão. “, explica José Maia, coordenador do curso de Psicologia da Unifametro.

Nesse contexto de aumento de matrículas na Unifametro, José Maia também destaca a importância de uma formação qualificada de novos profissionais. “Nossos professores são mestres e doutores com vasta experiência profissional, o que facilita o diálogo dos aspectos teóricos com o cotidiano da prática psi. Manter grupos de estudos e extensão e ter acesso a laboratórios de qualidade contribuem diretamente para construção de uma formação responsável, crítica e ética.”, ressalta.

Tráfego pago x orgânico: Qual o melhor?

O marketing digital envolve inúmeros parâmetros e estratégias para fazer a gestão de uma marca na internet. Um desses critérios é o tráfego, que resumidamente, é o conjunto de visitas dos usuários ao seu site. Esse tráfego pode vir de forma natural ou pode ser adquirido investindo dinheiro para que ele aconteça. 

O tráfego orgânico corresponde aos visitantes que chegam até o site, blog ou redes sociais por meio de mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. E tudo isso sem precisar investir em campanhas de anúncios. “Esse alcance orgânico mostra que realmente as pessoas se interessaram pelo serviço, por meio de uma curtida, por exemplo, ou na visualização de um vídeo postado, ou até mesmo por um clique no site”, destaca Daniel Repsold, proprietário das empresas Mark-Se Marcas BH e Agência Natusold, e sócio proprietário das empresas Ginme e System D2x.

Já o tráfego pago, é preciso investir diretamente para que os usuários acessem a página, seja em links patrocinados em buscadores ou posts impulsionados em redes sociais. “Um operador de tráfego pago digital é o responsável pela compra de cliques nos canais pagos, como o Google e Social Ads, e a gestão desse tráfego também é conhecida como gestão de mídia paga”, destaca Daniel. 

Em suma, a diferença entre os dois é que o orgânico gera autoridade com resultados a longo prazo e o tráfego pago gera esses resultados em um prazo menor, quando bem feito. Mas o ideal, de acordo com Daniel, é que ambos sejam trabalhados em conjunto, cada um com seu objetivo bem definido. 

Tráfego orgânico ou tráfego pago?

A decisão de investir em uma estratégia de marketing digital focada em tráfego orgânico ou tráfego pago deverá levar em consideração aspectos como: objetivo, custo-benefício, urgência de resultados e recursos disponíveis. “Os dois se complementam, ou seja, resultados melhores serão alcançados se a sua empresa realizar investimentos nos dois tipos”, frisa o CEO da Agência Natusold.

Além disso, é  preciso pensar a longo prazo desde o início das atividades, pois o tráfego orgânico trará resultados a partir de determinado momento. Ao mesmo tempo, para fazer as vendas aumentarem, o tráfego pago é capaz de alavancar a empresa já nas primeiras semanas. “Essas estratégias quando aplicadas de maneira  certa, complementam uma à outra. Também, a diversidade de tráfego é boa para o site, o que faz com que o orgânico melhore também”, conclui Repsold.

Fonte: Daniel Repsold, proprietário das empresas Mark-Se Marcas BH e Agência Natusold, e sócio proprietário das empresas Ginme e System D2. – @agencia.natusold | @marksemarcasbh –

Queiroz Filho sugere custeamento da energia elétrica do Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar

Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará um Projeto de Indicação, de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), que sugere ao Governo do Estado o custeamento da energia elétrica dos pacientes atendidos pelo Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD).

“Atualmente, a administração estadual cede os equipamentos, pertencentes ao Hospital Infantil Albert Sabin e Hospital Geral Waldemar de Alcântara, para atender domiciliarmente crianças e adultos que são contemplados pelo programa.

Acontece que muitas famílias não conseguem custear o alto valor da energia, sem poder interromper o tratamento que é necessário para a manutenção da vida”, explica Queiroz Filho.

Segundo o parlamentar, a maioria dos pacientes atendidos apresenta doenças neuromusculares progressivas e são
acompanhados periodicamente, durante e após saírem do hospital, por pediatras, cirurgiões pediátricos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos.

“O intuito é não apenas dar mais dignidade e tranquilidade financeira àqueles que são atendidos pelo programa, mas também trazer mais visibilidade a esse tema que, infelizmente, ainda é desconhecido de muitos da nossa sociedade”, concluiu o autor do Projeto.

Senador Pompeu realiza espetáculo “A Inigualável Paixão de Jesus Cristo” apresentado pelas ruas do município

A encenação da morte e ressurreição de Jesus Cristo tornou-se referência para o município de Senador Pompeu, em que marca as festividades do ciclo religioso pascal, tão aguardado o ano todo pela população. E mesmo em um momento delicado em que a cidade está passando, por conta das fortes chuvas que devastaram a região, o espetáculo tem o intuito de confortar e abraçar a população através da arte e da cultura.

O espetáculo cênico que narra o calvário de Jesus Cristo, é um projeto idealizado por Terezinha Matos, produzido pela Fundação Santa Terezinha, e chega à sua 13ª edição no município. Este ano, o projeto acontece no dia 07 (sexta-feira santa), a partir das 16h30, com início na Igreja Matriz da cidade, percorrendo as ruas dos bairros Centro e Caracará, encerrando nos arredores da antiga Estação Ferroviária, hoje sede da Fundação Santa Terezinha.

O Espetáculo – A Inigualável Paixão de Jesus Cristo

É dividido em 15 Estações e 20 Cenas que emocionam e fazem a plateia voltar no tempo. Começando com a Chegada Triunfal de Roma, Anunciação de Jesus, Samaritana do Poço, Endemoniado, Tentação de Jesus, Apedrejamento, Sermão da Montanha, Santa Ceia, Conspiração de Judas, Monte das Oliveiras, Traição de Judas, Arrependimento e Morte de Judas, Jesus diante de Caifás, Bacanal de Herodes, Jesus diante de Pilatos, Martírio de Jesus, a Crucificação e a Ressurreição de Cristo.

A encenação dura, em média, 120min, conta com cerca de 100 artistas de Senador Pompeu e convidados, e atrai um público estimado entre 1.500 a 2.000 pessoas. Contribuindo para a manutenção, valorização, reconhecimento e salvaguarda das manifestações tradicionais e populares do ciclo religioso. O espetáculo “A Inigualável Paixão de Jesus Cristo” é uma ação de valorização da cultura tradicional popular, que possibilita troca de experiências, formação, compromisso social, acessibilidade e inclusão, fruição artística, fomento à economia da cultura local. Nesse sentido, reiteramos a importância do apoio da Secretaria da Cultura do Ceará para a realização desse grandioso espetáculo para o município e região.

Sobre a Idealizadora: Terezinha Matos

Empresária e presidente da Fundação Santa Terezinha, que é quem faz a produção do espetáculo e está sediada na antiga Estação Ferroviária de Senador Pompeu.

Enquanto presidente da produtora tem a responsabilidade de cumprir um papel de grande relevância para educação, arte e cultura na região. A Fundação Santa Terezinha atua há 15 anos com arte e cultura para crianças e jovens do Sertão Central, precisamente em Senador Pompeu e região, onde está localizada. Possui grande reconhecimento por promover ações de formação e fruição aos jovens pompeuenses, nas áreas de Audiovisual, Capoeira, Danças Folclóricas, Esporte, Gestão e Patrimônio Cultural, Música e Teatro.

Grau Educacional lança Faculdade EAD com cursos mais procurados do Brasil

Maior rede brasileira de ensino técnico e profissionalizante, o grupo Grau Educacional lança mais um segmento educacional: a Faculdade Grau. O mais novo integrante do grupo pernambucano já é realidade. A Faculdade Grau entra para o mercado com ensino EAD com alguns dos cursos superiores mais procurados do Brasil: administração, pedagogia, e em breve, engenharia de produção.

Júlio Borba, especialista em educação, explica a importância de uma graduação nos tempos atuais. “Um curso superior pode valer muito na vida das pessoas, pois o aprofundamento nos conhecimentos permite adquirir novas e diferentes formas de buscar soluções, analisar e tomar decisões mais complexas. Desta forma, ao investir na continuidade dos estudos, a pessoa constrói pontes que ampliam as possibilidades de atuação profissional, a formação de redes de relacionamentos mais conceituadas e também passa a adquirir habilidade”, disse.

Com mais de 100 polos espalhados pelo Brasil, a Faculdade Grau já está aberta com matrículas abertas. Os interessados poderão acessar o site https://www.faculdadegrau.com para obter mais informações.

Mesmo com o ensino a distância, o novo projeto chega com diferencial no mercado. A faculdade terá um apoio físico nos 110 polos espalhados por todo território brasileiro. “Já nascemos grandes e preparados para atender nossos alunos da melhor forma possível e prepará-los para o mercado de trabalho, seguindo a vocação da empresa há mais de uma década. Toda estrutura física dos mais de 110 polos em funcionamento no Brasil, a expertise em coordenação de projetos acadêmicos de qualidade e a experiência de atendimento das unidades será utilizada para a Faculdade Grau”, disse Sandro Prado, um dos responsáveis pelo novo segmento.

Ainda de acordo com ele, o aluno terá acesso a toda estrutura dos nossos polos, como biblioteca, rede WiFi gratuita, atendimento presencial nos polos, além de contar com tutores treinados para esclarecer quaisquer dúvidas dos discentes.

“Mesmo a distância o aluno mantém-se perto e sempre estará em contato com o seu professor ou, se preferir, poderá assistir às aulas onde e quando quiser, já que elas ficam gravadas no ambiente virtual de aprendizagem. Com o uso de metodologias ativas o aluno estará em constante aprendizado para desenvolver as habilidades que serão fundamentais para o seu desenvolvimento”, disse Mestre em administração.

Ensino médio técnico

Já a outra novidade do grupo pernambucano está prevista para integrar o ramo educacional no segundo semestre de 2023. Em breve, o ensino médio técnico será divulgado com mais detalhes.

Prefeito Sarto anuncia ampliação do Programa Fortaleza Capacita

O prefeito de Fortaleza José Sarto anunciou, na manhã desta terça-feira (04/04), em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a ampliação do programa Fortaleza Capacita. A iniciativa já qualificou mais de 39 mil fortalezenses e, com a ampliação do programa, o número de beneficiados chegará a 120 mil até 2024. O novo contrato vai ser assinado em breve, em parceria com o Sebrae. Serão ofertados ainda mais cursos e também serão promovidos seminários e feiras de empreendedorismo nos bairros da Capital.

Durante a Live, o prefeito fez um balanço de diversas ações voltadas à geração de emprego e renda na cidade, a partir de investimentos em turismo e infraestrutura, passando por ações de capacitação, fomento ao empreendedorismo e parcerias com a iniciativa privada.

De acordo com ele, Fortaleza é a 1ª economia do Nordeste, com o maior PIB da região pelo terceiro ano consecutivo. Além disso, a Capital tem a menor taxa de desemprego, e gerou 37 mil vagas de trabalho apenas no último ano.

“Nós somos a capital que mais capacita no Brasil, por isso Fortaleza lidera o PIB do Nordeste. Além de capacitar, temos um excelente ambiente de negócios, célere e desburocratizado”, explicou o prefeito. Dentre as ações, ele destacou capacitações e parcerias para geração de emprego.

Entre elas, foi apontado o programa Nossas Guerreiras, que já beneficiou 7,2 mil mulheres, com um investimento de R$ 21 milhões. Sarto relembrou o caso da design de sobrancelhas Adriana Félix, que foi beneficiada pelo programa e atualmente está capacitando mais profissionais para trabalhar em seu empreendimento.

O gestor comentou ainda sobre o programa Meu Bairro Empreendedor, iniciado no Bom Jardim, que atualmente está sendo ampliado para outros nove bairros. O programa consiste em ações de urbanização para valorizar áreas de comércio e serviços na região.

“Essa ação muda toda a lógica do bairro. Visitei recentemente a Avenida Mozart Lucena e o polo de moda do Jóquei Clube para verificar o que podemos fazer na infraestrutura dessas regiões, para aquecer ainda mais a economia nesses bairros”, reforçou.

Outro destaque foi o projeto Costurando o Futuro, que fornece máquinas de costura em ateliês localizados em oito bairros para fabricação e comercialização de peças por moradores das localidades. Sarto também lembrou do programa Fortaleza + Futuro, em parceria com o Senai e com o Senac, que tem como meta capacitar 9 mil pessoas.

Turismo
Durante a transmissão, o prefeito também destacou a importância do turismo para o crescimento da economia, trazendo os resultados dos últimos grandes eventos da cidade.

De acordo com o Observatório do Turismo, o Réveillon de Fortaleza 2023 gerou uma receita de R$ 3,4 bilhões para a economia da cidade. Mais de 186 mil vagas de empregos formais e informais foram criadas. O gasto médio de cada turista durante o período de estadia foi de R$ 4.479,82. A Capital recebeu quase 550 mil visitantes no período entre 15 de dezembro a 15 de janeiro.

“Nós tivemos dois dias de festa, e pela primeira vez os artistas foram contratados pela iniciativa privada. Foram mais de 6 milhões investidos dos empreendedores diretamente para os artistas contratados, reduzindo os gastos da rede pública”, explicou o Prefeito.

No Carnaval, o impacto estimado na economia foi de R$ 312 milhões. Mais de 114 mil turistas vieram a Fortaleza. O gasto médio de cada turista foi de R$ 2.732,04 durante todo o período de estadia.

Sarto também trouxe também novidades em relação ao aniversário de Fortaleza. Ao longo da próxima semana, serão anunciadas as atrações da festa que celebrará os 297 anos da Capital, no dia 13 de abril. “Estamos preparando uma festa super bacana, à altura do que a cidade merece”, ressaltou.