FCDL e SPC Brasil divulgam dados de inadimplência no Ceará entre os meses de dezembro de 2022 e fevereiro deste ano

O crescimento da inadimplência no Ceará, em comparação anual, superou o aumento observado no País, como um todo, durante os meses de dezembro de 2022, janeiro e fevereiro de 2023. Depois de uma queda forte em janeiro (-3,5%), os índices voltaram a subir em fevereiro, atingindo a marca de 3,4%. Já em dezembro, era de 1,7%. Já a variação mensal no País foi: 0,7% (dezembro), 0,6% (janeiro) e 0,5% (fevereiro).  Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará e SPC Brasil, divulgada na edição de março do Radar do Varejo Cearense.  

De acordo com Freitas Cordeiro, presidente da FCDL, o aumento da inadimplência ocorreu por dois fatores. O primeiro se dá em razão da expansão do crédito acima da média nacional ao longo dos últimos anos. “No Ceará, o crescimento nominal do saldo de crédito a Pessoas Físicas em 2022, na comparação com 2021, foi de 18,8%. O crescimento real do saldo de crédito a pessoas físicas em 2022 no Estado foi de 13,2%. Com isso, aumenta-se a base de incidência da inadimplência”, destaca. 

Já o segundo motivo está relacionado ao baixo ritmo de crescimento econômico do Ceará em relação ao resto do País. E o crescimento econômico mais baixo impacta diretamente na situação do consumidor.

A pesquisa também mostra que o volume de crédito nas mãos de pessoas físicas e jurídicas do Ceará aumentou. Trata-se de um crescimento acima da média nacional, conforme pontuado anteriormente pelo presidente da FCDL. Ou seja, houve uma forte expansão do volume de empréstimos e financiamentos no Estado, ampliando a base da inadimplência. E são justamente as dívidas com o setor bancário que apresentam a maior participação no volume total de dívidas.

Esta edição do Radar do Varejo Cearense, que é uma publicação mensal com os principais dados econômicos do Estado, traz ainda dados do Produto Interno Bruto do Ceará, que vem crescendo, mas a um ritmo menor do que o verificado na média nacional. Na comparação entre os três primeiros trimestres de 2022 e o mesmo período de 2021, o PIB cearense avançou 1,4%. Já na comparação entre o terceiro trimestre de 2022 e o trimestre imediatamente anterior, o avanço foi de 0,1%.

O levantamento completo está disponível no site da FCDL-CE: https://bit.ly/3T9VvDc 

Jogo Aberto da Band Ceará completa 1 ano de programação esportiva 

A versão cearense do programa esportivo Jogo Aberto completa um ano de programação esportiva, na Band, canal 20.1. Apresentado pela jornalista Ana Cláudia Andrade, o programa vai ao ar a partir do meio-dia apresentando ao público os melhores conteúdos do futebol e do esporte amador cearense. O repórter Pedro Pinheiro é responsável pela maioria das reportagens locais, que várias vezes ganham projeção na versão nacional da emissora.

Além das reportagens, Ana Cláudia sempre recebe no estúdio da emissora convidados (jornalistas e esportistas), que aprofundam os temas mais importantes do esporte cearense e fazem também a melhor resenha de futebol da TV cearense.

Na edição especial do aniversário de 1 ano, o convidado especial foi o jornalista Mário Kemps, o Kempão (@kempao). O convidado fez uma análise das semifinais do Campeonato Cearense de Futebol, que teve dois jogos neste domingo (12/03): Iguatu 1 x 1 Ceará e Ferroviário 1 x 1 Fortaleza. A decisão sobre quem vai pra final do campeonato estadual será no próximo fim de semana com os jogos de volta.

Quem também participou do programa foi o diretor geral da Band, no Ceará, Carlo Bastos. No estúdio do programa, o gestor informou que as negociações para que a Band seja a emissora oficial para a transmissão dos jogos da série B do Campeonato Brasileiro estão muito avançadas. “Estive em contato com o diretor nacional de Esportes da Band, Denis Gavazzi. Eu diria que já temos 99,9% de acerto e esperamos que essa confirmação seja dada em breve”, afirmou.

Carlo Bastos acredita que o fechamento do acordo com a detentora dos direitos de transmissão será muito bom para a emissora no estado do Ceará. “Temos um time de peso na competição que é daqui, o Ceará. E esperamos transmitir os jogos que garantirão o retorno do Alvinegro Cearense para a elite do futebol brasileiro.

Durante o programa local, os apresentadores nacionais da atração, Renata Fan e o ex-jogador Denilson, enviaram vídeos de congratulações pelo programa, que vem se consolidando no horário e conquistando boa audiência. O Jogo Aberto, versão local, vai ao ar, sempre ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 12 às 12h30.

Prefeitura de Fortaleza participa da Auê Feira Criativa na Praça das Flores

A Prefeitura de Fortaleza participou da Auê Feira Criativa, realizada neste final de semana (11 e 12/03), na Praça das Flores, no bairro Aldeota. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico contou com 15 estandes, sendo 1 institucional, 8 do Programa Nossas Guerreiras, 4 do Programa Feiras de Pequenos Negócios e 3 do Projeto Costurando o Futuro.

As integrantes dos Projetos da SDE são mulheres empreendedoras da periferia e não pagam para expor seus produtos. Tudo é articulado e acompanhado pelo corpo técnico da SDE. Os locais são cedidos pela organização do evento, que é feito com o apoio da Regional 2.

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico sede mesas, toalhas padronizadas, coletes de identificação e todo material de divulgação dos projetos, além de dar apoio institucional na divulgação da feira. As mulheres que participam do evento são escolhidas por meio de sorteio.

Zefirelli lança promoção exclusiva para compras no site oficial 

A Zefirelli, brand de referência em moda masculina, preparou uma oferta exclusiva para as compras feitas no site oficial da marca. A campanha garante descontos progressivos: quanto mais compra, mais se economiza no final. Nas compras acima de R$ 300, o cliente garante 10% de desconto sobre as peças. Nas compras acima de R$ 450, são 15%. Nas compras acima de R$ 600, o desconto chega a 20%. 

Todos os produtos disponíveis no site www.zefirelli.com.br estão participando da promoção, entre blusas, camisas, calças, acessórios e muito mais. A promoção é por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. 

Além do e-commerce, a Zefirelli está presente nos melhores shoppings de Fortaleza e disponível para compras pelo WhatsApp (85) 98622.1800 ou pelo Instagram @zefirellionline.

Experiência do cliente: loja do futuro é a aposta do comércio para conquistar e fidelizar consumidores
Valorizar a experiência do cliente tem sido, nos últimos tempos, a grande estratégia do varejo para alavancar vendas, conquistar clientes novos e manter os fiéis consumidores. O tema foi destaque, inclusive, na edição deste ano da New Retail Federation (NRF), a maior feira do setor no mundo, realizada em janeiro em Nova Iorque. Juntando o varejo físico e um bom customer experience, portanto, a principal aposta do setor agora são as lojas físicas do futuro. A loja do futuro consiste em uma nova forma de interagir com os clientes, usufruindo principalmente de tecnologias e inovações do setor varejista. Ela promove uma fácil operação e uma estética agradável e intuitiva, com o objetivo de explorar amplas funcionalidades diariamente, como checkout mobile, sugestão de compra, conciliador automático de cartões, omnicanalidade, prateleira infinita e troca nacional.  Para ilustrar a importância de uma jornada de compra bem sucedida, como a idealizada nessa estratégia, os números: segundo pesquisa da empresa americana de comunicação New Voice Media, 58% dos consumidores afirmam que não voltam a consumir de uma empresa na qual tiveram uma experiência negativa, enquanto que 69% disseram que recomendariam uma marca após uma boa experiência. Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV), aposta em ferramentas como vitrines virtuais em 3D, totens interativos que dão autonomia ao consumidor e experiências de compra que estimulam todos os sentidos do público como alguns recursos que devem fazer parte deste modelo de loja.  “Construímos, no ano passado, um modelo de Loja do Futuro em parceria com o shopping Mega Polo Moda, em São Paulo, e obtivemos bons resultados de recepção por parte de lojistas e consumidores. Exploramos exposições com estímulos olfativos e sonoros, além de recursos avançados em ERP e PDV para uma gestão mais inteligente desses negócios, que proporcione crescimento efetivo”, aponta o executivo.  Ainda ao explorar o conceito de Loja do Futuro, no modelo implementado no evento, foi utilizado o sistema de ERP da VarejOnline. Uma plataforma de gestão completa é crucial para o bom desempenho das estratégias do varejo 4.0. É preciso que ele contemple ações como gatilhos para aumento das vendas, gestão de crescimento e estoque, possibilidade de integração com API e muito mais. “Estamos felizes em expandir o conceito de Loja do Futuro e acreditamos que, em breve, essas práticas farão parte do dia a dia do varejista e serão o padrão esperado pelos consumidores de uma loja física. Queremos ampliar essa discussão e apoiar nossos clientes nessa transformação”, conclui o CEO.
Sobre a VarejOnlineA VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente muito mais eficiente e lucrativa. A empresa desenvolveu uma ferramenta de ERP completa para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos. Especialista em tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer soluções integradas via API. Entre os clientes estão: Grupo L’occitane, Sestini, Petland, entre outros.
Trote solidário da Estácio Ceará promove doação de sangue

Centenas de calouros iniciaram neste semestre sua jornada rumo à conquista de um diploma universitário e a Estácio Ceará quer proporcionar um aprendizado que pode e deve ser cada vez mais ampliado, a solidariedade. Entre os dias 14 e 16 de março, nas Unidades Via Corpvs, Centro e Parangaba, será realizada a Campanha Trote Solidário em parceria com o Hemoce, das 9h às 20h. O objetivo da ação é a doação de sangue entre os membros da comunidade acadêmica, especialmente os estudantes.

Os contatos para agendamento podem ser realizados pelos telefones (85) 3101.2305 ou pelo Whatsapp 99681-7597. É importante saber o que é necessário para estar apto à doação. Entre os requisitos estão: ter mais de 50kg; ter entre 16 e 69 anos (jovens menores de 18 devem estar acompanhados dos responsáveis legais e   idosos interessados devem ter feito uma primeira doação antes de completar 61 anos) ;estar bem alimentado no dia da doação; apresentar documento pessoal com foto; estar saudável, ter tomado todas as doses da vacina contra Covid-19, há ao menos 7 dias.

“Queremos chamar a atenção de nossos alunos para esta ação tão importante para a sociedade e abastecer o hemocentro com diferentes tipos sanguíneos, para ajudar na manutenção dos estoques”, explica o reitor da Estácio Ceará, Josué Viana.


SERVIÇO:

Trote solidário da Estácio Ceará promove doação de sangue

Data: 14 de março – Unidade Centro
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 101 – Centro

Data: 15 de março – Unidade Parangaba
Endereço: Av. Senador Fernandes Távora, 137 – Jóquei Clube

Data: 16 de março – Unidade Via Corpvs
Endereço: Eliseu Uchôa Beco, 600 – Patriolino Ribeiro
Horário para os três dias de ação: das 9h às 20h. 

Mega-Sena acumula e prêmio para próximo sorteio é de R$ 16 milhões

A Caixa informou que ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.572 da Mega-Sena, sorteadas no último sábado, 11.

O prêmio acumulado para o próximo sorteio, previsto para terça-feira, 14, é de R$ 16 milhões.  

As dezenas sorteadas foram 03, 07, 15, 22, 24 e 50.

Os 101 apostadores que acertaram a quina vão receber R$ 30.374, cada.

Para o próximo sorteio, as apostas podem ser realizadas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

(Agência Brasil)

Prorrogado por mais dois anos concurso de juiz para Tribunal de Justiça do Ceará

Candidatos que foram aprovados em concurso público de juiz substituto para o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) agora têm uma nova chance de serem convocados. Isso porque, na tarde da última quinta-feira, 09, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça decidiu, durante sessão, prorrogar por mais dois anos o prazo de validade do concurso realizado em 2018. O novo prazo passa a ser contabilizado a partir de 8 de maio de 2023.

A prorrogação do certame foi submetida à avaliação dos desembargadores do Órgão Especial e aprovada à unanimidade, tendo em vista os dois anos de distanciamento social, provocado pela pandemia da Covid-19. Entre 2020 e 2022, o TJCE empossou 82 juízes que assumiram as funções nas varas das comarcas da Capital e Interior do Estado.

“Essa medida é muito importante, pois para aumentarmos a produtividade da Justiça estadual nos próximos anos precisamos também ampliar o número de magistrados atuando no Judiciário. Além disso, está em andamento o concurso público para contratação de 50 novos servidores”, informou o presidente do Tribunal, desembargador Abelardo Benevides Moraes, que presidiu a sessão do Órgão Especial.

Shopping Del Paseo ganha programação alusiva ao Dia Mundial do Rim 

Com o intuito de conscientizar a população sobre a Doença Renal Crônica, a Fundação do Rim realiza, no dia 14 de março (terça-feira), ação no Shopping Del Paseo. A instituição monta espaço no Piso L1, de 10h às 18h, com acesso gratuito. A iniciativa é em alusão ao Dia Mundial do Rim, comemorado neste mês de março. 

Na ocasião, o público tem à disposição atividades como aferição de pressão, teste de glicemia, e avaliações nutricional e com médicos nefrologistas. Também são entregues panfletos informativos sobre a importância da prevenção da Doença Renal Crônica.

Para reforçar a necessidade de conhecer a enfermidade e difundir informação, a Fundação do Rim realiza a iniciativa anualmente no Ceará. A campanha envolve comunidade, profissionais de saúde e formadores de políticas em saúde pública em torno de diversos pontos, como a adoção de hábitos saudáveis, melhor qualidade de vida dos pacientes renais e suas famílias, e incentivo à melhor condução da doença renal crônica e sua prevenção.

Estácio lança série de cursos online gratuitos sobre diversidade 

A Estácio, uma das maiores e mais diversas Instituições de Ensino do Brasil, reuniu um time de especialistas em temas de Diversidade para criar a série Brilhantes, com cursos gratuitos inéditos sobre o tema. Brilhantes – pioneira no setor de educação superior – será uma plataforma da diversidade com linguagem jovial e bem leve. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Yduqs e prevê cinco temporadas, separadas por temas, com 8 episódios cada uma, levantando debates sobre Machismo, Racismo, LGBTQIAP+, Etarismo e Capacitismo. As inscrições para a primeira temporada, chamada de Estrelas da Revolução, serão abertas a partir de 8 de março e os episódios vão estrear no dia 20. Para celebrar o mês das mulheres, o primeiro tema é bastante relevante: o machismo estrutural, que contará com um debate sobre gênero e as relações sociais. Mais informações e inscrições gratuitas por meio do link: www.estrelasdarevolucao.estacio.br

Paralelamente ao lançamento da primeira temporada, Estrelas da Revolução, as unidades da Estácio com oferta do curso de Direito terão plantão de tira-dúvidas, sobre direitos ligados à aplicação da lei Maria da Penha, entre outros temas, durante todo o mês de março. Todos os alunos da Estácio também farão parte de um projeto focado nesse tema. E em parceria com a L’Oréal Paris, o episódio de número 5 abordará o tema assédio e, além do conteúdo da Estácio, será disponibilizado um link para um curso rápido de assédio na prática. 

Elaborado como um curso para ser maratonado como série, o conteúdo tem uma linguagem bem próxima dos jovens, onde os convidados irão explorar suas temáticas, trazendo uma abordagem pessoal e contextualização histórica e consequências sociais.

Todas as temporadas vão possuir aproximadamente 8 episódios que seguem a narrativa do curso e abordarão temas relacionados ao assunto central, trazendo ainda indicações para que o público possa aprofundar seu conhecimento, sugestões de comportamento e formas para mudarmos esse cenário. O curso ficará disponível para download na versão podcast. Vale enfatizar que todos os participantes que concluírem a série Brilhantes vão ganhar um certificado. 

“Inserir a discussão sobre Diversidade e Inclusão nas instituições de ensino é de grande importância para promover o diálogo e a reflexão colocando uma lente de aumento sobre questões que afetam a sociedade. O que se propõe com este projeto é dar ferramentas que possibilitem à população romper barreiras socioculturais e ciclos de violência e discriminação por meio da educação. E torna-se mais inovador a adoção de uma linguagem audiovisual contemporânea para trazer para comunidade acadêmica e para a sociedade temas delicados que permeiam o nosso dia a dia”, afirma Giowana Cambrone, consultora de Diversidade e Inclusão da Estácio. 

O objetivo inicial da série Brilhantes foi levar este conhecimento para os alunos da instituição, prepará-los para o mercado, mas também para a vida como um todo. Posteriormente, a Estácio entendeu que um conteúdo potente como esse deveria ser aberto a todo o público de forma gratuita, afinal conhecimento sobre diversidade deveria ser disseminado o máximo possível, criando uma sociedade mais justa e respeitosa. 

“Muitas marcas têm interesse em se aproximar do tema Diversidade e a Estácio – como uma instituição de educação que sempre prezou pela democratização do ensino e, consequentemente, pela inclusão – tem a missão de educar o público para esse movimento. Convidamos personalidades e estudiosos do assunto para nos ajudar a levar a mensagem para todo o Brasil de forma gratuita. Acreditamos na potência e relevância do assunto para preparar nossos alunos não apenas para o mercado de trabalho, mas principalmente para a vida”, explica Renata Tasca, gerente de marketing da Estácio.  

De acordo com a pesquisa “Global Consumer Pulse” da Accenture Strategy, 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida. Eles dispensam marcas que preferem se manter neutras. O estudo falou com 30 mil consumidores ao redor do mundo, sendo 1.564 brasileiros. Os dados mostram que as marcas que informam ao público sobre seus propósitos, demonstram comprometimentos com causas e se colocam no mundo para além de seus produtos têm mais chance de atrair consumidores e influenciar decisões de compra. 

“Por meio da parceria com o Instituto Yduqs, nosso curso será pioneiro em quebrar alguns paradigmas da sociedade e a primeira temporada visa empoderar as mulheres de todas as camadas sociais, além de deixá-las mais antenadas no que diz respeito aos seus direitos. Há mais de 50 anos, a Estácio promove inclusão e a diversidade faz parte do seu DNA, transformando vidas e contribuindo, junto com o Instituto Yduqs, com um mundo mais igualitário”, enfatiza Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Estácio.    

Marcando o lançamento da série Brilhantes, a primeira temporada Estrelas da Revolução traz o machismo estrutural para o centro do debate. A temporada aborda o Feminismo e sua origem, ressaltando a importância do movimento e a sua necessidade nas relações sociais. Classe, raça e gênero também entram no foco, com informações sobre as camadas mais profundas e plurais da sociedade, mostrando a diferença entre sexualidade e gênero. Além disso, este módulo do curso aborda questões jurídicas, como gênero e a Justiça; feminicídio; e violência de gênero. A desigualdade no mercado de trabalho também é lembrada, mostrando a importância do empoderamento feminino e da representatividade. 

A temporada Estrelas da revolução contará com um time de influenciadores, estudiosos do tema e profissionais de vários setores, como Luana Xavier, atriz, produtora e ativista; Alexandra Gurgel, empreendedora, escritora e produtora de conteúdos em prol da causa da autoaceitação das mulheres; Bielo Pereira, apresentadora, empresária e bigênere; Vilma Piedade, professora, escritora e autora do livro- conceito “Dororidade”; Jaqueline Gomes, psicóloga, professora universitária e ativista; Giowana Cambrone, advogada, professora de Direito de Família e mestranda em Políticas Pública de Formação Humana pela UERJ; Leonardo Peçanha, especialista em gênero e sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da UERJ; Vanessa Berner, professora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ; Maíra Fernandes, advogada criminalista e professora; Lu Rufino dos Santos, advogada, Miss Cadeirante, porta-bandeira e conselheira Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência no RJ; Fabio Oliveira, filósofo, professor e escritor; e Thaís Ferreira, ativista comunitária, atual vereadora do Rio, especialista em políticas para mulheres e infância.