Rotary Brasil já investiu R$ 380 milhões em projetos de saúde,educação e inclusão no Brasil

O primeiro Rotary Club brasileiro foi fundado no Rio de Janeiro no dia 28 de fevereiro de 1923 e está comemorando 100 anos de atuação no País.  O Rotary é uma rede global de líderes comunitários que trabalham para promover mudanças nas comunidades carentes do mundo todo, e já investiu cerca de US$ 73 milhões – o equivalente a R$ 380 milhões – no Brasil ao longo deste período.

Milhões de vidas já foram impactadas de forma direta pelos esforços da entidade, que se dedica principalmente nas frentes de saúde, educação e inclusão. Atualmente, existem 2.329 clubes distribuídos pelo território nacional, que reúnem um total de quase 50 mil membros e mais 7.840 voluntários, aproximadamente.

Temos muito orgulho do que construímos ao longo destes 100 anos no Brasil, principalmente na área da saúde que é o principal para mantermos a vida, e temos plena convicção de que ainda há muito a ser feito. Mas continuaremos unindo forças para alcançar cada vez mais brasileiros e comunidades que precisam de nossa ajuda: seja para doação de mantimentos em caso de tragédias, seja para lutar contra uma doença, mobilizando organizações de saúde e instituições privadas“, reforça Henrique Vasconcelos, diretor do Rotary Internacional.

A história do Rotary Brasil também será resgatada e contada através do podcast Rotary no Brasil, presente na plataforma do Spotify. Composto por 10 episódios, que serão lançados ao longo da meses de março e abril, o programa irá abordar o empenho da instituição em cada temática, a exemplo da educação básica e alfabetização e da prevenção e tratamento de doenças, trazendo também convidados especiais, que participam ativamente do movimento, para compartilhar vivências dentro do Rotary.  Saiba mais em https://open.spotify.com/show/3UBgT7TKWRmbO0DkfXbrvU.

Atuação do Rotary na saúde brasileira

O Rotary lidera grandes iniciativas na área da saúde, como clínicas itinerantes, centros de doação de sangue e treinamentos para comunidades carentes que não possuem acesso a atendimento médico básico. Uma das causas mais emblemáticas pela qual o Rotary lutou durante esse centenário no Brasil foi a erradicação da poliomielite, incentivando a vacinação a partir de campanhas e seminários, além de estimular a doação pelos clubes e empresas parceiras ao fundo da Pólio Plus.

Mais recentemente, a rede de líderes comunitários atuou de forma efetiva no combate à pandemia de Covid-19. Regionalmente, no Rio Grande do Sul, o Rotary Brasil criou uma iniciativa chamada visão para sempre, que detecta e oferece o tratamento precoce da baixa acuidade visual, o que logo depois se tornou um projeto de lei municipal e atendeu mais de 2.600 crianças entre 2018 e 2019 – o projeto já completou 20 anos de atuação no município de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul. Outro destaque é o Prótese Ocular, que beneficiou cerca de 360 pessoas com próteses oculares modernas e mais duráveis. O programa foi criado em 2018 e é apoiado por um subsídio global da Fundação Rotária, que envolveu ainda o Rotary Club de Covina e o distrito 5300, nos Estados Unidos.

Geração de oportunidades para mulheres e apoio emergencial em tragédias

No Rio de Janeiro, o Rotary Club do Rio de Janeiro patrocinou o projeto Maré de Sabores em 2017, cujo objetivo foi oferecer oficinas de gastronomia a mulheres da região – cerca de 120 foram treinadas e o investimento total no projeto chegou a US$ 74.800. O projeto auxilia as mulheres na busca por uma nova oportunidade de emprego e ainda influencia na retomada dos estudos e na melhora da qualidade de vida delas.

Nos dias de hoje, diante da catástrofe, decorrente das fortes chuvas, que atingiu o litoral paulista, a rede está dando suporte às vítimas em São Sebastião – SP. Exemplos da mobilização da entidade em prol das famílias desabrigadas são a parceria entre o Rotary Club de Castilho-Beira Rio com a mídia local, Polícia Militar, Defesa Civil, entre outros órgãos para arrecadar o máximo de doações, bem como as doações já efetivadas pelo Rotary Club de Ilhabela – a projeção para essa iniciativa é que ela alcance cerca de 70 famílias.

Os próximos 100 anos do Rotary Brasil serão dedicados ao meio ambiente, acesso universal à água e equidade de gênero

O Conselho de Curadores da Fundação Rotária e o Conselho Diretor do Rotary Internacional adicionaram uma nova área de enfoque: apoio ao meio ambiente, sendo esta a sétima frente na qual a entidade irá atuar de forma mais precisa. Esta decisão abre um leque maior de possibilidades para os associados do Rotary promoverem mudanças positivas, aumentando o impacto positivo no mundo. Anteriormente, durante os últimos cinco anos, mais de US$18 milhões em Subsídios Globais da Fundação foram alocados em projetos relacionados ao meio ambiente.

No que tange ao acesso à água potável, instalações de saneamento e recursos de higiene, há mais de 10 anos o Rotary mantém uma parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) em prol desse objetivo. Enquanto o Rotary ativa uma rede global para arrecadar fundos, reunir voluntários e supervisionar as construções, a USAID fornece suporte técnico para projetar e executar as iniciativas, desenvolvendo a capacidade das agências locais para executar a operação e manutenção dos sistemas. Para os próximos anos, a instituição irá concentrar ainda mais esforços a fim de ampliar substancialmente a cobertura mundial do saneamento básico. 

Por fim, o Rotary Brasil tem como uma de suas principais causas sociais do presente e futuro a promoção da equidade de gênero, a partir do empoderamento de meninas. A entidade ativou sua rede de clubes e distritos ao redor de diretrizes específicas para atuar nessa questão, que, em suma, visam impulsionar a realização de atividades que empoderem as meninas, tratando as necessidades e desigualdades que as meninas enfrentam diariamente no mundo todo. Assim, o Rotary criará uma rede de projetos bem-sucedidos, cujo intuito é que uns inspirem aos outros para efetivarem ações com foco na capacitação e autonomia de meninas. 

Os três temas, de acordo com Vasconcelos, não irão substituir, mas sim se somar às frentes que o Rotary já tem como prioridades. “Sabemos que os desafios são grandes, no entanto, nossas conexões e propósitos também têm um potencial gigante de transformação e é a partir disso que continuaremos trabalhando para melhorar milhões de vidas no Brasil e ao redor do mundo”, finaliza o diretor do Rotary Internacional. 

Sobre o Rotary Brasil

O primeiro Rotary Club brasileiro foi fundado no Rio de Janeiro no dia 28 de fevereiro de 1923, e ao longo de seus 100 anos de atuação no Brasil, investiu R$ 380 milhões em ações sociais e impactou positivamente cerca de milhões de vidas. A instituição construiu 2.329 clubes em território nacional e reuniu um total de quase 50 mil associados brasileiros, o que é sua base para promover mudanças nas comunidades carentes do mundo todo, principalmente nas frentes de saúde, educação e inclusão.

Pesquisa indica que consumidores estão mais interessados em produtos personalizados

Após a pandemia, os comportamentos de compra foram reinventados e, atualmente, o cliente assumiu uma postura mais consciente. Esse novo contexto exige que as empresas abram espaço para os processos de inovação. Um deles é a personalização, adequando as características do produto às preferências e necessidades do consumidor. 

Entregar produtos e serviços customizados e exclusivos passou de diferencial competitivo para um item básico no processo de atração, conversão e fidelização de clientes. Uma pesquisa da Dessault Systèmes indica que 83% dos consumidores esperam que os produtos ou serviços se adaptem às suas necessidades em questão de momentos ou horas e estão dispostos a pagar, em média, até 25,3% a mais pela customização. 

Atenta a essa nova tendência, a ibyte vai promover neste sábado (11), o “ibyte Experience”, um evento que vai reunir artistas autorais para personalizar produtos adquiridos em alguma das suas 36 lojas. De 16h às 20h, os consumidores que compraram garrafas e copos térmicos e cases de smartphones desde o dia 1º de fevereiro, vão encontrar artistas locais fazendo desenhos exclusivos. Os agendamentos estão disponíveis através do link: https://conteudo.ibyte.com.br/loja-ibyte-experience.

Em Fortaleza, a artista plástica Camilla Lifer (@camillalifer) estará na loja do Shopping Iguatemi Bosque. Já em Recife, a ação vai acontecer na loja do Shopping Recife, com a participação de Camila Brito (@millabrito0). Em Teresina, as artistas Islane e Amanda (@ieme_arts) ficarão responsáveis por dar uma nova cara aos produtos da loja do Teresina Shopping. Em Belém, a Fattività (@fattivita) estará na loja do Shopping Bosque Grão Pará e a Rafa (@comcarinho.rafa) será a artista presente na loja do Partage Shopping Campina, em Campina Grande. 

De acordo com Nelson Gurgel, diretor de marketing da ibyte, permitir ao consumidor escolher algumas características dos produtos é uma forma de atrair um público cada vez mais exigente. “Com consumidores cada vez mais exigentes, colocá-los em primeiro lugar faz com que as marcas ganhem espaço na vida do público, proporcionando experiências diferenciadas e um sentimento de exclusividade”, destaca.

Exclusividade 

Ganhar presente é sempre legal, mas ganhar um presente que realmente é a sua cara traz uma sensação de cuidado, preocupação e conhecimento. Seja ornamental ou cheio de sentidos, os desenhos extrapolam as possibilidades dos catálogos de ilustrações pré-criados e os artistas e clientes têm investido na exclusividade e na originalidade das ilustrações que serão reproduzidas nos produtos, deixando qualquer coisa com cara de “isso foi feito para mim”.

Serviço:

ibyte Experience

11 de março, de 16h às 20h

Lojas participantes:

Fortaleza – Shopping Iguatemi Bosque 

Recife – Shopping Recife

Belém – Shopping Grão Pará

Teresina – Teresina Shopping

Campina Grande – Partage Shopping Campina

Agendamentos: https://conteudo.ibyte.com.br/loja-ibyte-experience.

Grupo Gerardo Bastos promove ação de bem-estar na Praia de Iracema neste sábado, 11

Neste sábado, dia 11, o Grupo Gerardo Bastos, referência em serviços mecânicos no Ceará, promove uma ação de bem-estar na Praia de Iracema com o intuito de incentivar hábitos saudáveis e cuidados com a saúde, além de aproximar a marca de um novo público.

A iniciativa terá início às xxh, próximo às assessorias esportivas na orla da praia. Durante a manhã, quem passar pela tenda da ação receberá uma garrafa de água e frutas, proporcionando um momento mais descontraído. Além disso, o grupo presenteará os participantes com um voucher de higienização, sorteios de brindes e massagens.

“Acreditamos que essa ação é uma oportunidade de aproximar a marca da Gerardo Bastos com novos públicos e pensamos na Praia de Iracema, que é um grande ponto de encontro de diferentes classes e perfis”, explica Ivana Marques, coordenadora de marketing do Grupo Gerardo Bastos.

Com essa iniciativa, a empresa busca mostrar que vai além dos serviços mecânicos, preocupando-se também com o bem-estar e a qualidade de vida dos clientes.

Prefeito José Sarto visita Feira de Pequenos Negócios Nossas Guerreiras no Bom Jardim

Na quarta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, o prefeito José Sarto visitou a Feira de Pequenos Negócios Nossas Guerreiras no Centro de Referência do Empreendedor do Bom Jardim. Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, o evento, que tem o intuito de incentivar a promoção e expansão dos pequenos negócios conduzidos por empreendedoras locais com a participação de 20 expositoras.

O prefeito José Sarto destacou a importância da data. “08 de Março é o dia em que celebramos a luta pela igualdade, pela valorização, pela proteção das mulheres, e essa visita à Feira de Pequenos Negócios Nossas Guerreiras é uma maneira de celebrar com elas, parabenizá-las”, afirmou, acrescentando que o Nossas Guerreiras é uma importante iniciativa de valorização. “O Programa Nossas Guerreiras é referência nacional de política pública para mulheres, tendo capacitado 27 mil mulheres e oferecido crédito orientado para quase sete mil mulheres, contribuindo para a geração de renda delas, que no Nordeste são as principais responsáveis pelo sustento familiar.”

Realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Feira é promovida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico. A ação busca melhorar a interação das empreendedoras do Programas Nossas Guerreiras e do Projeto Costurando o Futuro.

A expositora Nataly Silva comemorou os benefícios proporcionados pelo Programa. “Com o recurso que eu peguei, eu pude impulsionar o meu negócio, comprar mais insumos. Investi todo o dinheiro que recebi e já estou tendo retorno. Eu cresci e pretendo crescer mais, porque as oportunidades estão sendo dadas pela Prefeitura,” contou, acrescentando que além de capacitação e crédito orientado, está fazendo bom proveito dos espaços disponibilizados pela Prefeitura para exposição em freiras na Beira-Mar e nos terminais de ônibus.

Também expondo no evento, a fisioterapeuta dermatofuncional Karina Soriano encontrou no Nossas Guerreiras a chance para se desenvolver como cosmetóloga. Com o crédito orientado, pode investir em profissionalização para fabricar cosméticos naturais e em insumos para produzi-los. “Hoje eu vendo a nível nacional, faço revenda dos meus cosméticos pra outras mulheres empreendedoras, e quero crescer ainda mais,” determina.

Prefeitura participa da Auê Feira Criativa na Praça das Flores neste sábado e domingo (11 e 12/03)

A Prefeitura de Fortaleza participa, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), da Auê Feira Criativa, que será realizada neste sábado e domingo (11 e 12/03), das 16h às 22h, na Praça das Flores, no Aldeota. 
A SDE contará com 15 estandes, sendo um institucional, oito do Programa Nossas Guerreiras, quatro do Programa Feiras de Pequenos Negócios e três do Projeto Costurando o Futuro. A ideia é dar visibilidade aos projetos e ações realizadas pela área do Desenvolvimento Econômico.

O evento contará com atividades sobre gastronomia, moda, design, música, lazer e artesanato. A edição também terá a participação de atrações musicais locais e atrações infantis. A Feira acontece a céu aberto e toda a programação é gratuita.

Auê Feira Criativa
A Auê Feira Criativa é realizada desde 2018, valorizando o empreendedor local, fomentando o design cearense e propondo um conceito de acesso à cidade e empoderamento artístico e cultural. Com mais de 40 pessoas envolvidas na organização e cerca de dois mil visitantes por dia, a Auê Feira Criativa movimenta cerca de R$ 500 mil por edição e já faz parte do calendário de eventos da capital. Já são mais de 30 feiras realizadas desde a primeira edição.

Serviço:
Auê Feira Criativa
Data: 11 e 12/03 (sábado e domingo)
Horário: 16h às 22h
Local: Praça das Flores (Avenida Desembargador Moreira – Aldeota)
Mais informações pelo Instagram @auefeira

Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico atende trabalhadores e empreendedores do Conjunto Esperança até 17 de março

Para ampliar as ações de empreendedorismo sustentável, bem como facilitar o acesso da população aos serviços ofertados pelo Sine Municipal, a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza a unidade de Atendimento Móvel do Desenvolvimento Econômico que, mensalmente, percorre os bairros da cidade. Até o dia 17 de março, a unidade da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) oferta serviços voltados para os empreendedores e trabalhadores do bairro Conjunto Esperança, no território da Regional 10. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Av. Contorno Sul (na altura da praça do posto de saúde Graciliano Muniz).

No local, a população tem à disposição ações de formalização de negócios; capacitações; consultorias; atendimento ao empreendedor e ao empregador; orientação profissional; busca por vagas de emprego, por meio do Sine Municipal; e acesso a crédito orientado, por meio do Programa Nossas Guerreiras. Além disso, os técnicos da SDE estão disponíveis para elaboração e emissão da declaração anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) e informações sobre programas como Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro.

Após o atendimento no Conjunto Esperança, o equipamento seguirá para outros bairros, mediante solicitação da comunidade e lideranças. “A ideia é levar todos os serviços de desenvolvimento econômico para todos os bairros de Fortaleza. Já passamos pelos bairros Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Parque Santa Rosa, Passaré, Pirambu, Messejana, Vicente Pinzón, José Walter e o que temos observado é um fluxo intenso de pessoas buscando os serviços do Desenvolvimento Econômico”, enfatiza o titular da SDE, Rodrigo Nogueira.

Para solicitar atendimento no seu bairro basta contactar a SDE pelo Canal do Desenvolvimento Econômico (https://desenvolvimentoeconomico.fortaleza.ce.gov.br/

Serviço:
Unidade de Atendimento Móvel do Desenvolvimento Econômico
Período: até 17 de março de 2023
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Local: Av. Contorno Sul (na altura da praça do posto de saúde Graciliano Muniz) – Conjunto Esperança

Sarto anuncia 3.915 vagas do Programa Fortaleza + Futuro para cursos profissionalizantes em parceria com o Senai/CE

O prefeito José Sarto assinou, nesta terça-feira (07/03), o termo de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai/CE), que ofertará 3.915 vagas para cursos profissionalizantes. Coordenada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, a iniciativa possibilitará a formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho pelo acesso a 39 cursos em eixos variados como: gastronomia, gestão, tecnologia e moda.

Os cursos serão gratuitos, com carga horária entre 16h/a e 160h/a, financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Poderão participar os fortalezenses acima de 16 anos.

“Temos um portfólio bem variado de cursos e já concluímos a primeira turma que capacitou cerca de 4 mil pessoas. Em média, 45% já saem encaminhadas para o mercado de trabalho, ou então seguem para o empreendedorismo. Este é um momento muito alegre, não apenas pela parceria com o Sistema Fiec, mas também por proporcionar ao fortalezense uma capacitação focada principalmente na juventude e nas mulheres chefes de família”, destacou Sarto.

De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico, Rodrigo Nogueira, somando os programas Fortaleza + Futuro e Fortaleza Capacita, até o final da gestão serão mais de 12 mil pessoas com formação, com possibilidade de ampliação conforme a demanda. “Hoje, nós capacitamos mais que todas as capitais brasileiras, em termos absolutos. Grande parte delas já sai empregada, justamente porque fazemos a ligação com as vagas pelo Sine Municipal”, explicou.

Por sua vez, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, da qual faz parte o Senai, ressaltou que a parceria com a Prefeitura de Fortaleza não apenas traz conhecimento, mas muda a vida das pessoas. “Elas podem iniciar um novo negócio e crescer, indo além de aprender a vender, mas entendendo como cuidar de uma empresa. Esta é uma grande oportunidade que a Prefeitura oferece em diferentes áreas”, declarou.

Inscrições
Os interessados devem aguardar a divulgação da programação mensal dos cursos e apresentar RG, CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Além da documentação, é necessário seguir alguns requisitos que mudam de acordo com o curso escolhido.

As inscrições para o mês de abril poderão ser feitas online, a partir do dia 20/03, pela plataforma Mais Futuro (https://maisfuturo.sde.fortaleza.ce.gov.br/) e também na sede da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), bem como nas unidades do Sine Municipal (Aldeota, Otávio Bonfim, Parquelândia, Siqueira) ou na Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico, sempre no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os interessados também podem entrar em contato com a SDE pelo telefone 0800 222 3656 ou pelo e-mail maisfuturo@sde.fortaleza.ce.gov.br

Geração de empregos
Em recorde histórico, Fortaleza se tornou a 1ª capital do Norte/Nordeste em vagas formais de trabalho, com saldo positivo de 37.625 novos trabalhos, conforme dados do balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. Por meio de investimentos no pequeno empreendedor, criação de programas para capacitação e acompanhamento, sobretudo de pessoas em situação de vulnerabilidade, além do diálogo permanente com os setores econômicos, os dados evidenciam que as políticas públicas da Prefeitura de Fortaleza, como o Fortaleza + Futuro, vem dando resultados positivos.

Além disso, Fortaleza, atualmente o maior PIB do Nordeste, também é a cidade que lidera as regiões Norte e Nordeste com maior geração de empregos com carteira assinada. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), na Capital cearense, 7.5% das pessoas que buscam emprego estão desempregadas. No Ceará o número é 7.8% e a média nacional é 7.9%. Atualmente, esta é a menor taxa de desocupação do Norte e Nordeste.

Saiba mais
O Programa Fortaleza + Futuro começou no dia 28 de março de 2022. Com capacitações gratuitas de carga horária entre 16h/a e 400h/a, presenciais ou on-line, tem como intuito promover o acesso a mais de 9 mil vagas até 2024. A iniciativa é financiada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O Boticário apresenta Match Science Crescimento, linha capilar focada na saúde do couro cabeludo

Para diversos brasileiros, as mudanças capilares são determinantes na autoestima, sejam elas decididas por escolha própria ou fatores externos, como oscilações hormonais e psicológicas ou até mesmo em movimentos lunares. Ao entender esses pontos e as demandas dos consumidores, o Boticário apresenta a linha O Boticário Match Science Crescimento, com ativos desenvolvidos em laboratório para tratamentos eficazes, oferecendo fórmulas inovadoras de alta performance para resultados comprovados cientificamente, que entrega 50% mais crescimento e três vezes menos queda.


Com conceito criativo e filme de campanha criados pela GUT Agency, a marca apresenta a ciência e inovação que há por trás de O Boticário Match Science Crescimento, convidando a todos para conhecerem os ativos únicos que agem diretamente no bulbo capilar, como óleo de rícino e Baicapil®, presentes em toda a linha para o crescimento saudável dos cabelos. Segundo Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, a novidade chega para entrar na rotina dos consumidores como um aliado essencial para manter a saúde dos fios em dia.

“Com o lançamento de Match Science Crescimento, fomos entender as preocupações que as pessoas têm sobre as interferências que podem afetar o crescimento dos fios. A partir disso, vimos a oportunidade de levar um convite, a fim de apresentar a ciência e inovação da nossa linha, que entrega resultados imediatos de crescimento saudável, em qualquer que seja o fator externo ou atenção”, comenta a executiva.

Para Dolores de Pauli, Diretora de Grupo de Contas da GUT São Paulo, a campanha tem, como intuito principal, explorar, ampliar e carregar o diálogo sobre as diversas formas de cuidados com os cabelos, exaltando que ativos essenciais podem compor uma rotina com resultados de sucesso. “Por meio de social listening nas redes sociais, mapeamos o comportamento real da consumidora – muito preocupada com as mudanças no calendário – e, a partir disso, conseguimos evidenciar os benefícios de O Boticário Match Science Crescimento com uso combinado e olhar cuidadoso”, comenta Dolores.

O vídeo produzido pela UltraVioleta será veiculado nas redes sociais oficiais do Boticário. Confira a campanha na íntegra. Com a frente de PR liderada pela PROS e a curadoria de influenciadores contratados realizada pela Publination, a marca conta ainda com um time de influenciadores composto por nomes, como a empresária, escritora e criadora de conteúdo, Bruna Vieira.

LAB DO CRESCIMENTO: ATIVAÇÃO EM SÃO PAULO ABRE SALÃO DE BELEZA DA MARCA EM EXPERIÊNCIA EXCLUSIVA E GRATUITA

Para marcar o lançamento da linha, a marca criou a experiência Lab Crescimento. Entre os dias 13 e 16 de março, o salão House of Beauty, localizado no Boticário Lab, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, o expert da marca em cabelos, Ricky dos Anjos, e as cabelereiras Luísa Galvão e Cecília Macedo vão receber o público para uma rotina completa de haircare – com testagem dos produtos e do corte.

Sobre O Boticário               
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

 Sobre a GUT São Paulo

A GUT é mais que uma agência de publicidade. É um espaço que respira criatividade, inovação e vontade de se comunicar com propósito. Fundada em 2019 pelos publicitários Anselmo Ramos e Gastón Bigio, a GUT é focada na criação e execução de campanhas arrojadas, com forte potencial de viralizar e gerar conversas. Entre seus principais clientes, estão Porto Seguro, Mercado Livre, Mercado Pago, Skol, Nestlé, Quinto Andar, entre muitos outros.

Sedentarismo altera o funcionamento todos os sistemas do organismo e causa doenças graves; saiba o que fazer

Com o aumento do uso da tecnologia e a falta da prática regular de exercícios físicos, o sedentarismo tornou-se um problema crescente na sociedade moderna. No entanto, muitos ainda não estão cientes dos graves efeitos negativos que o estilo de vida sedentário pode levar à saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 47% dos brasileiros são considerados fisicamente inativos, ou seja, não praticam atividades físicas suficientes para manter a saúde. Com a instauração da pandemia de COVID-19, vários hábitos sedentários se fortaleceram, já que a população precisou ficar mais tempo em casa durante o isolamento social. 

Para o Coordenador técnico do Grupo AYO, Julio César, as pessoas devem se conscientizar dos graves problemas gerados pela condição sedentária.

’’O sedentarismo é um problema sério, que afeta não apenas a aparência física das pessoas, mas também o funcionamento de todos os sistemas do organismo. A falta de atividade física regular pode levar a uma série de doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade. É importante que as pessoas entendam a importância da atividade física regular e que adotem um estilo de vida mais ativo para garantir uma boa saúde em longo prazo.”, comenta.

As pessoas sedentárias têm mais riscos para desenvolver inúmeras enfermidades, incluindo doenças vasculares, diabetes, respiratórias, muscular, hipertensão arterial, dentre outras. Nesse contexto, a prática regular de atividade física se torna um artifício importante para a manutenção da saúde.

“O sedentarismo é uma bomba-relógio para a saúde do nosso corpo. Quando ficamos muito tempo sem atividade física, nossos sistemas corporais começam a trabalhar de forma ineficiente, o que pode levar a uma série de problemas de saúde”, explica Júlio. 

Atividades que podem ajudar a começar novos hábitos

Existem diversas atividades físicas que podem ajudar a combater o sedentarismo e promover uma vida mais ativa. Algumas opções incluem:

  • Caminhada
  • Corrida
  • Dança
  • Pilates
  • Musculação

Júlio destaca a importância da quantidade adequada de atividade física para alcançar bons resultados. Ele recomenda uma duração mínima de 50 minutos de atividade moderada por semana, ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana. Além disso, é fundamental realizar exercícios de 2 a 3 vezes por semana em dias alternados.

Lembre-se de que é importante escolher uma atividade que seja adequada ao seu nível de condicionamento físico e que seja praticada com regularidade, para que possa trazer benefícios significativos para a sua saúde.

Em nova individual no Dragão do Mar, o fotógrafo e documentarista Celso Oliveira revela conexão estética e afetiva com o mar

  Via Museu da Cultura Cearense (MCC), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre, nesta quinta-feira (9), a partir das 18h, mais uma exposição gratuita, projeto contemplado no XII Edital Ceará de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará). Em cartaz na Varanda dos Museus, “Amar o mar é Viver”, do fotógrafo e documentarista Celso Oliveira, apresenta 30 fotografias impressas em papel algodão fine art, registros produzidos pelo artista em suas andanças por cidades do litoral brasileiro que enfatizam a sua relação de afetividade com o mar e convidam os visitantes a uma reflexão sobre a urgente necessidade de preservação dos oceanos. Os trabalhos dialogam com textos poéticos escritos pela jornalista Tuty Osório. A mostra pode ser visitada diariamente, das 9h às 21h, até 10 de maio deste ano, com acesso gratuito. 

    Com extensa obra voltada para a relação entre ser humano e a natureza, nesta exposição, em particular, o mar é protagonista. “Quando eu morrer voltarei para buscar os instantes que não vivi junto do mar de todos os cantos do mundo, amo com um amor mais forte e mais profundo aquela praia extasiada e nua onde me uni ao mar, ao vento e à lua”. Inspirado pelos versos de Sophia de Mello Breyner, que expressam em palavras uma comunhão de intensidade e delicadeza com o mar, e pelas suas próprias vivências e pesquisas, o fotógrafo enfatiza a relação de Fortaleza com o mar, uma relação que, ao longo dos anos, vai se remodelando, ajustada aos modelos econômicos e aos costumes cosmopolitas.

     Ancorado nas pesquisas sobre a história da costa litorânea, o fotógrafo investiga como o mar atravessa a história e a memória social de Fortaleza, enfatizando desde a recente valorização do litoral, como espaço de lazer, e como meio de subsistência.

     Para a assessora do Museu da Cultura Cearense, Valéria Laena: “assim como os versos Juvenal Galeno, ‘minha jangada de vela que ventos queres levar?’, também as fotografias de Celso Oliveira nos convidam a pensar na terra e no mar, nos cuidados que precisamos ter com a natureza em torno do mar, na atenção que urge darmos aos povos do mar, enfim, a mirar este mar tropical além das belas imagens, como o fotógrafo artista e documentalista o faz”.

     “Amar o Mar é Viver! é uma proposta de fruição estética e conexão afetiva com o mar, objeto de fascínio desde a Antiguidade. Seja na simbologia antiga, representando o perigo do desconhecido, personificado em monstros e sereias, seja na simbologia mais recente, representando o fluxo do inconsciente na visão de Jung, o mar figura entre os temas clássicos das linguagens artísticas. Lançar novos olhares sobre ele é um desafio, que busco com a ânsia de potencializar a vida e a criação a partir desse encontro com a beleza e o afeto”, afirma o artista/curador.