Carnaval x saúde mental: Apesar da folia, questões emocionais podem ser potencializadas nesse período

Que o carnaval representa festa e alegria, o brasileiro sabe bem. Mas um olhar cuidadoso com a saúde precisa existir nestes próximos dias, como alerta Lorena Soarespsicóloga e COO da Amar.elo Saúde Mental, já que esse é um período caracterizado por alguns excessos, que podem gerar gatilhos para o adoecimento mental, inclusive. 

“Embora não sejam divulgadas pesquisas que mostrem os transtornos mais comuns que surgem neste período do ano, é sabido que há uma procura maior por emergências psiquiátricas durante o carnaval, exatamente por conta dos excessos”, diz Lorena. 

Ela chama a atenção até mesmo para a autocobrança que algumas pessoas fazem sobre si mesmas, obrigando-se a participar de eventos festivos.  “A decisão sobre o que fazer nos dias de folga deve ser individual. Para alguns, é tempo de descansar, para outros, ter um momento com família e amigos, e para outros é se divertir coletivamente. O mais importante é que cada um esteja ciente de que o que promove problemas são os exageros. E é claro que se o indivíduo já tem algum transtorno mental ou dor emocional que pode piorar no carnaval, ele precisa cuidar disso, precisa aprender a prevenir as coisas que são gatilhos, e enxergar antecipadamente o que pode vir a ser um gatilho”, pondera. 

Os exageros que são cometidos no período do carnaval podem gerar gatilhos que potencializam questões emocionais e mentais, tanto para quem já enfrenta algum adoecimento mental, como para quem ainda não foi diagnosticado por um profissional, mas sente alguns sintomas como: tristeza profunda, cansaço excessivo, irritabilidade, falta de concentração, alterações no sono e no apetite, abuso de álcool e drogas, entre outros.

Por uma outra perspectiva, as festas de carnaval também podem ser uma saída para trazer mais alegria e fugir do sentimento de tristeza profunda. “Auxiliando assim no tratamento de saúde mental, estimulando a produção dos hormônios da felicidade que faz bem para todo o funcionamento do corpo, trazendo mais qualidade de vida”, comenta a psicóloga. 

Além de a folia trazer um ponto de atenção em relação ao excesso e a saúde mental, o período também aumenta a vulnerabilidade para contaminação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e o uso exagerado de bebidas alcoólicas, que também intensificam o número de acidentes de trânsito nessa época do ano. Em 2022, foram registradas 106 mortes por acidentes de trânsito no carnaval, um aumento de 18% em relação a 2020. 

Ainda existem outras questões de saúde que devem ser olhadas com atenção, como: a hidratação, o sono, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e outras drogas. “Portanto, para pular o carnaval de maneira saudável devemos olhar com carinho para todos os aspectos da nossa saúde física e mental. Ter uma alimentação balanceada e saudável, beber bastante água, consumir com moderação bebidas alcoólicas, se permitir descansar e usar preservativo se tiver relação sexual, isso tudo parece clichê, mas é de grande valia para o nosso corpo voltar bem para a rotina depois de alguns dias de folia”, finaliza Lorena. 

Parangaba Folia marca os festejos do Carnaval

Bailinhos, concursos de fantasia e muitas brincadeiras dão o ritmo carnavalesco do Parangaba Folia.

A programação prevê também, pintura facial, jogos lúdicos e a presença de personagens temáticos e, claro, brincadeiras ao longo de todo o encontro.

Acompanhe as surpresas preparadas pelo Shopping Parangaba para os pequenos foliões neste fim de semana:

Sábado, 18/02 | Das 17h às 19h

Hora de Brincar, Mix Artes, Pintura Facial e Salão Fashion Mix

Domingo, 19/02 | Das 16h às 18h

Pintura Facial, Salão Fashion Mix, Bailinho de Carnaval, Concurso de fantasia e Personagens temáticos

O Parangaba Folia segue a programação até o final de fevereiro, sempre no sábado (17h às 19h) e domingo (16h às 18h).

Dragão do Mar divulga a programação da semana entre 21 e 26 de fevereiro

 Complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura segue com uma programação repleta de atrações em linguagens diversas, gratuitas e com valores acessíveis. Tem espetáculos cênicos, exposições gratuitas, apresentações musicais, sessões no Planetário e muito mais. Informações adicionais podem ser acessadas no site do Dragão (www.dragaodomar.org.br).

     Em decorrência do feriado de Carnaval, o complexo cultural estará fechado na próxima segunda-feira, dia 20 de fevereiro. Na terça (21) e na quarta (22), os Museus do Dragão abrem com horário de feriado, das 13h às 18h, com último acesso às 17h30, e o Cinema do Dragão abre regularmente, com sessões a partir de 13h40. Vale lembrar que os ingressos do Cinema têm valor promocional às terças (R$ 5,00 a meia e R$ 10,00 a inteira). O centro cultural funcionará normalmente a partir de quinta-feira (23). 

     É recomendado que os visitantes sigam com o calendário vacinal atualizado e preservem o uso de máscara para seguirmos no enfrentamento ao coronavírus.

O Boticário patrocina primeiro espaço para pessoas com deficiência em bloco de carnaval de rua do Rio de Janeiro

Amor foi o tema escolhido pelo Boticário para estar presente nesse carnaval de 2023. Ao longo de fevereiro, a marca vai marcar presença em alguns dos blocos mais importantes e movimentados do Brasil, como Galo da Madrugada, Timbalada e, no Rio de Janeiro, não poderia ser diferente. Em terras cariocas, uma das marcas mais amadas do Brasil vai marcar presença no bloco Sargento Pimenta de forma muito mais inclusiva: com o espaço acessível para pessoas com deficiência no maior bloco de rua da cidade.

A iniciativa, segundo Marcela de Masi – diretora-executiva de Marketing do Grupo Boticário, integra a frente de diversidade, inclusão e equidade do Boticário, um compromisso estabelecido entre a marca e a sociedade. “Hoje, as pessoas com deficiência representam aproximadamente 24% da população brasileira, segundo o IBGE. E, mesmo representando uma parcela grande da população, há uma longa jornada a ser percorrida para garantir que elas sejam incluídas de fato na sociedade. A nossa ideia, ao patrocinar essa iniciativa no carnaval carioca, é que a gente possa usar esse momento de grande visibilidade para trazer uma pauta que é importante o ano inteiro. Acreditamos que essa é uma forma importante de expressar o amor pelo carnaval. Afinal, ele precisa ser para todas as pessoas”, comenta.

Idealizado para oferecer uma estrutura e suporte a diferentes tipos de deficiências: auditiva, visual, física, intelectual e múltipla, o Espaço Acessível do Boticário contará com uma planta de 30 x 14 metros sem obstáculos, garantindo a circulação de pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida, intérprete de Libras, palco elevado para pessoas com baixa estatura, banheiro acessível, rotas reduzidas e rampas de acesso. E, para garantir a diversão de todo mundo, a área vai dar acesso aos acompanhantes e amigos das pessoas com deficiência. O espaço está em meio ao maior bloco de rua do Rio de Janeiro, que é reconhecido pela trilha dos Beatles em ritmo de samba que, neste ano, estima receber 500 mil pessoas.

Criado e produzido pela Digital Social, agência que influencia comunidades, o projeto foi inspirado e cocriado a partir de histórias reais, de pessoas que enfrentam inúmeras barreiras levantadas pela falta de acessibilidade para curtir o carnaval – ao lado da Bendita Produções, responsável pelo bloco Sargento Pimenta, e da W3haus, agência responsável pelas redes sociais do Boticário. “É preciso que os grupos minorizados sejam cada vez mais contemplados e considerados em todos os ambientes. Projetos como esse, com marcas relevantes no cenário nacional, como é o caso do Boticário, proporcionam diálogo e dão protagonismo para quem, muitas vezes, é socialmente invisibilizado. Por isso, teremos influenciadores com diversidade de deficiências participando do espaço e contando suas histórias reais”, conta Thays Almendra, CEO da Digital Social.

“O carnaval é uma grande conversa que mobiliza as redes sociais e impacta a cultura e comportamentos o ano inteiro. O patrocínio do Boticário ao Espaço Acessível gera uma oportunidade para mostrarmos, com a cocriação de conteúdos, que as pessoas com deficiência não falam só sobre suas lutas, mas sobre outros assuntos, como festa, beleza e amor. E essa é uma reivindicação importante dos grupos minorizados”, aponta Larissa Magrisso, VP de Criação e Conteúdo da W3haus.

A JORNADA DE INCLUSÃO DO BOTICÁRIO

O Boticário conta com uma agenda robusta de ESG, assim como o Grupo Boticário e suas demais marcas. Essa é a primeira de uma série de ações planejadas para 2023, conectando entregas com compromissos assumidos pela empresa e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

#AMORPELOCARNAVAL

Além da iniciativa inédita no bloco Sargento Pimenta, no Rio de Janeiro, o Boticário está presente no carnaval de outras cidades, como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. As ativações acontecem, principalmente, em blocos de rua com trios elétricos exclusivos da marca, que reforçam o conceito #AmorPeloCarnaval. Além do Parada da Folia, espaço na concentração dos blocos, que oferece serviço de make express, experimentação de produtos e câmera 360º para produção de conteúdo – a disponibilidade depende da praça ativada. Entre os eventos, destaque para CarnaUOL, Casa Comigo e Gambiarra, em São Paulo; Então Brilha, em Belo Horizonte; Galo da Madrugada, em Recife; Bloco do Patusco, em Olinda; e Bloco Timbalada, em Salvador. A marca também se uniu à Quem Disse, Berenice? para uma ativação que reforça o phygital como território proprietário. O projeto FOL.IA, assinado pela Druid, utiliza a Inteligência Artificial (IA) para criar um banco de inspirações de makes exclusivas para os consumidores, considerando tendências mapeadas a partir de percepções nas redes sociais das duas marcas.

SERVIÇO | Carnaval Acessível do Boticário

Para participar: a partir do dia 16 de fevereiro, os interessados podem realizar seu pré-cadastro na landing page da ação: https://www.carnavalparatodomundo.com/

Quem pode se cadastrar: pessoas com deficiência auditiva, visual, física, intelectual ou múltipla e seus acompanhantes.

Ponto de encontro para acesso ao bloco: Bossa Nova Mall. Endereço: Av. Alm. Silvio de Noronha, 365 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil, com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.  

Carnaval com Happy Hour: Cervejaria Turatti tem chopes a partir de R$ 3,99 durante o Feriadão em todas as unidades

Alegria, folia e cerveja são algumas das palavras que fazem parte do repertório do brasileiro no Carnaval.  Para unir ainda mais as pessoas na atmosfera carnavalesca, as quatro unidades da Cervejaria Turatti nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, e nos bairros Varjota e Cambeba, estão com as promoções do Happy Beer valendo desde a última, 17, até a Quarta-feira de Cinzas, 22.

Com mais de 15 rótulos de chopes especiais a partir de R$ 3,99, faz parte do Happy Beer também petiscos deliciosos para harmonizar com as bebidas da Cervejaria Turatti, como pastéis de queijo, coxinha de frango defumada e tiras de frango. As promoções estão em vigor nas quatro unidades no feriadão das 15h às 19h e no sábado das 11h às 17h. 

Sobre a Cervejaria Turatti

A Cervejaria Turatti é referência no ramo de rótulos artesanais e também conta com cardápio especializado de Pit Smoker, American BBQ e Parrilla. O Grupo possui, atualmente, quatro casas em Fortaleza, localizadas nos bairros Varjota e Cambeba e nos shoppings RioMar Kennedy e RioMar Fortaleza, com funcionamento em todos os dias da semana, a partir das 11h.

Somos Um apresenta nova marca

A Somos Um, articuladora de negócios de impacto no Ceará, acaba de lançar, oficialmente, sua nova identidade visual. Com uma linguagem mais coesa, moderna, digital e que reforça o propósito de sua atuação na geração de oportunidades e redução das desigualdades por meio dos negócios de impacto, a nova marca traz a assinatura da agência Mosaico. Os elementos principais que compõem o logotipo foram mantidos, ganhando cores mais vibrantes. Eles representam os diferentes atores do ecossistema de impacto e partem da simbologia da conexão e da unidade entre eles, como forma de pensarem juntos e caminharem de mãos dadas em busca do desenvolvimento de seus negócios e territórios.

Para apresentar a nova marca, a organização repaginou todas as redes sociais, material gráfico e site institucional. A mudança marca o avanço e o amadurecimento da Somos Um, destacando sua posição como ponto de apoio e orientação para empreendedores sociais e como uma das principais fomentadoras do ecossistema de impacto socioambiental positivo no Ceará e no Brasil. “O conceito da nova marca é um reflexo do que significa a Somos Um: um espaço de encontros e conexões, daqueles que contribuem para criar um mundo melhor, buscam aproximar o futuro do presente e refletir sobre os próximos desafios que o planeta e a sociedade devem enfrentar, sempre acreditando no caminho do empreendedorismo social”, reflete Ticiana Rolim, investidora social e presidente da Somos Um.

Unifor funciona neste sábado para o atendimento aos pré-selecionados no programa de bolsas filantrópicas

O prazo para a conclusão do processo seletivo do Programa Super Bolsas Filantrópicas, da Fundação Edson Queiroz, termina no próximo dia 24 de fevereiro. Os pré-selecionados que estejam com dúvidas ou alguma dificuldade nos próximos passos podem vir até a Unifor, onde poderão realizar todas as etapas para finalizarem a seleção. A instituição funcionará neste sábado de Carnaval, das 8h às 12h, e também na Quarta-feira de Cinzas, das 12h às 18h. 

Os atendimentos estão acontecendo no setor Sucesso do Aluno, do térreo da Reitoria. No local, o candidato pode imprimir, digitalizar e fazer o upload da documentação, a  inserção de notas do Enem e dos processos seletivos anteriores da Unifor, a realização da prova online (redação) e a matrícula no curso para o qual se inscreveu.

Se liga nos próximos passos, prepare sua documentação e garanta sua bolsa para estudar na melhor universidade particular do Norte e Nordeste!

1) Processo seletivo para ingresso na Unifor

  • Alunos da Unifor pré-aprovados no Programa Super Bolsas Filantrópicas precisam apenas enviar sua documentação comprobatória pelo endereço www.unifor.br/cebas.
  • Estudantes de outras instituições de ensino superior pré-aprovados no programa devem realizar a transferência para Unifor e remeter documentação online.
  • Candidatos com ensino médio completo e pré-aprovados na seleção também devem enviar documentação comprobatória, mas precisam seguir o processo seletivo da Unifor, a partir da inscrição: 1) Notas do Enem de edições entre 2009 e 2022 (a pontuação precisa ser igual ou superior a 450, sem que nenhuma prova tenha sido zerada); 2) Notas de vestibulares anteriores da Unifor, de 2017 a 2021; ou 3) Realização  de redação online.

Observação: os candidatos que tenham optado por cursos de graduação a distância, devem realizar a matrícula até o dia 17 de fevereiro, podendo iniciar as aulas já no dia seguinte. Aqueles que se matricularem a partir de 18 de fevereiro iniciarão as aulas em abril. Os candidatos que escolheram cursos de graduação presencial têm até o dia 03 de março para realizar o processo seletivo e até o dia 08 de março para efetuar a matrícula.

2) Remessa de documentos 

Todos os pré-selecionados deverão fazer o upload da documentação comprobatória até o dia 24 de fevereiro de 2023 por meio do link www.unifor.br/cebas

Importante! A organização recomenda que o envio de arquivos online seja feito com antecedência, e não nos últimos dias, para evitar sobrecarga no sistema. Os documentos precisam ser enviados em uma única remessa, não sendo possível adicionar novos arquivos. A documentação incompleta pode levar ao indeferimento da inscrição. A lista de documentos exigida está disponível no anexo II do edital.

Links dos processos seletivos 

Para candidatos que optaram por graduações a distância (EAD):

Para candidatos que optaram por graduações presenciais, os links são:

Prefeitura e Senac entregam 705 certificados para concludentes do Programa Fortaleza + Futuro

A Prefeitura de Fortaleza e o Sistema Fecomércio entregaram, nesta sexta-feira (17/02), 705 certificados aos estudantes concludentes de 35 turmas em cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O programa conta com 125 turmas em aulas presenciais nas duas unidades do Senac no Centro e Aldeota. Como destacou o prefeito José Sarto, o objetivo do Fortaleza + Futuro é beneficiar aproximadamente 9 mil estudantes, que terão acesso à qualificação profissional em onze eixos: meio ambiente; saúde, idiomas, gastronomia e produção de alimentos; produção cultural; design e vestuário; informação e comunicação; tecnologia da informação e gestão.

“Com este programa, e todos os outros oferecidos pela SDE, temos obtido avanços significativos na qualificação e capacitação dos jovens em Fortaleza. Já são cerca de 4 mil jovens que já passaram pelos cursos, e o objetivo é qualificar 9 mil até 2024. Esta mão de obra qualificada é um dos motivos da nossa cidade, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), liderar a criação de novos empregos no Norte-Nordeste”, informou Sarto.

O titular da SDE, Rodrigo Nogueira, também celebrou os bons resultados econômicos e de criação de novos postos de trabalho em Fortaleza. “Não estamos apenas liderando no Norte-Nordeste, mas também batendo os nossos próprios recordes. Em 2021 criamos mais empregos quando comparado a 2020 e, agora, criamos ainda mais em 2022. Além disso, temos realizado estudos sobre os nossos programas de qualificação, e percebemos que cerca de 30% dos concludentes já terminam a capacitação empregados. Dos outros 60%, vários também já começam a empreender e empregar outras pessoas”, revelou o secretário.

Ovo de codorna: saiba os benefícios nutricionais deste super alimento

Muito usado na alimentação dos brasileiros como petiscos, lanchinhos de praia e para compor saladas, o ovo de codorna é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, podendo ajudar na saúde de quem consome regularmente. A Flaubenia Maia, da Tijuca Alimentos, empresa considerada uma das maiores produtoras de ovos do Ceará, explica que eles podem até mesmo auxiliar no emagrecimento por causa da fácil digestão e absorção de nutrientes, além de ajudar na produção de massa magra. 

“O pequeno alimento que pesa entre 10 e 12 gramas, tem valores nutricionais maiores que do ovo de galinha se comparado às quantidades de vitaminas B1, B2 e A, além dos altos níveis de cálcio, fósforo e potássio. Se a gente continuar a comparar o ovo de codorna ao de galinha, o de codorna ainda tem 13% de proteína contra os 11% do ovo de galinha”, afirma Flaubenia Maia, Engenheira de Alimentos da Tijuca Alimentos.

Ovos de codorna são conhecidos entre especialistas por apresentarem uma boa dose do “bom colesterol” e nenhuma do mau colesterol. Dentre outras vantagens, estão o aumento de hemoglobina, ajudando no combate a anemia, melhora na memória, regulação do sistema nervoso e o aumento da capacidade mental. O pequeno ovo pode também melhorar a aparência da pele para aumentar a viçosidade da mesma e fortalecer os cabelos.

Sobre a Tijuca Alimentos

Empresa cearense com mais de 50 anos de atuação na produção e comercialização de ovos, frangos e queijos no Ceará, Piauí e Maranhão, a Tijuca Alimentos tem como propósito trabalhar para a satisfação de seus clientes. Atualmente, é a única empresa cearense do segmento com abatedouro próprio e, além disso, dispõe de sedes em Fortaleza, Cascavel e Beberibe, onde mantém uma moderna fábrica de rações. Na logística, dispõe de frota própria para transporte dos produtos, garantindo qualidade até chegar à mesa dos clientes.

Casa da Tia Léa apresenta campanha de Carnaval que exalta mensagens de amor, sustentabilidade e respeito

Denominada de “Carnaval dos Valores”, a celebração do Carnaval da Casa da Tia Léa tem como proposta trabalhar ações e atitudes que levam as crianças às alas do amor, da sustentabilidade e do respeito. Marchinhas tradicionais foram adaptadas com mensagens de gentileza, paz e amor, para motivar as crianças a cantar e brincar a partir das novas letras produzidas. 

De acordo com Ronaldo Mendes, Diretor de Marketing da escola, a iniciativa é uma forma de brincar com as crianças e, ao mesmo tempo, transmitir e ensinar assuntos tão importantes em nossas relações no dia a dia. “Algumas das músicas que vamos trabalhar são marchinhas clássicas como ‘Me Dá um Dinheiro Aí’ e ‘Ala La Ô’, que foram remodeladas por nossa equipe pedagógica com novos significados. As crianças vão se divertir e as canções serão internalizadas de uma forma natural por elas, com a possibilidade de serem transmitidas para os pais e colegas, espalhando essas boas palavras para além da escola”, explica.  As famílias também foram estimuladas a produzirem fantasias sustentáveis e criativas para o dia do evento.