Pick Up Store: Supermercado Guará oferece opção de compras online e retirada rápida em loja

Nos últimos anos, as compras virtuais foram se tornando uma opção cada vez mais popular entre os consumidores que buscam mais praticidade. Segundo pesquisa da Otadesk em parceria com a Opinion Box, 61% dos brasileiros preferem realizar compras online a se dirigirem às lojas físicas. No entanto, ainda há aqueles resistentes à opção, sobretudo por não ter quem receba as mercadorias em casa. Pensando nos dois perfis de clientes, o Supermercado Guará dispõe das opções retirada na loja e “Pick Up Store”, para quem prefere fazer as compras online e retirá-las na loja, no dia e horário mais convenientes.

Para utilizar o serviço é necessário baixar o aplicativo Guará e selecionar o local da retirada, em qualquer loja do Supermercado ou no espaço Pick Up Store, ao lado da unidade da Aldeota, na Rua Professor Dias da Rocha. O sistema funciona da seguinte maneira: o cliente acessa o aplicativo, assinala a opção “Retirada na Loja” e, logo em seguida, “Pick Up Store”. Após isso, poderá fazer suas compras normalmente e, ao fim, escolher uma data e horário para a retirada dos produtos.

Após finalizar a compra, ele recebe um QR Code único e exclusivo, que utilizará no momento da retirada para a abertura da porta de entrada do espaço e ainda utilizará para acessar os lockers, armários automatizados. As compras são armazenadas conforme a categoria de produtos: os frios, como queijos e carnes, ficam em um armário refrigerado e os produtos secos, como biscoitos e pães, em outro. O processo funciona de modo fácil e prático: o cliente estaciona e retira suas mercadorias com total autonomia.

De acordo com Flávio Figueiredo, diretor do Supermercado Guará, a Pick Up Store permite que mais clientes possam fazer compras online. “Com essa modalidade, damos uma possibilidade para aquele cliente que gosta de fazer suas compras online, mas que não tem quem receba em casa e possa fazer suas compras pelo aplicativo, agendar um horário para retirada, passar lá na Pick Up Store no horário marcado e retirar suas compras, tudo com muita praticidade”, explica.

Aplicativo Guará

Por meio do aplicativo de compras Guará, disponível nas lojas App Store e Google Play, o cliente consegue favoritar produtos, salvar listas de compras e acessar diferentes seções de alimentos. A plataforma atende mais de 80 bairros de Fortaleza, ajudando o cliente a receber compras na própria residência, a pegar no espaço Guará Pick Up Store Aldeota ou ainda a fazer a retirada em uma loja previamente selecionada. No app, o consumidor pode aproveitar as ofertas personalizadas e descontos exclusivos do programa “Sou + Guará”.

17º Cenários do Varejo destaca as tendências e inovações do setor varejista para 2023

O Dinamismo da diversidade e da tecnologia no setor varejista a partir da perspectiva do propósito e da inovação. Este será o tema da 17ª edição do Cenários do Varejo, evento realizado pela CDL de Fortaleza, com apoio da Faculdade CDL e da CDL Jovem, que acontece no dia 09 de março, no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza.

Consolidado no calendário da cidade como uma oportunidade para a troca de ideias e experiências dentro do setor varejista, o evento também é uma oportunidade de o público conhecer mais sobre as tendências e desafios para 2023. As inscrições custam R$ 200 e podem ser feitas a partir desta sexta-feira (03), por meio do site http://cenariosdovarejo.com.br As vagas são limitadas. Entretanto, no dia 1º de fevereiro, os membros do grupo CDL News no Whatsapp podem fazer a pré-inscrição pelo valor de R$ 180. Para quem quiser participar e ter acesso ao desconto, basta acessar o convite: https://bit.ly/3HhxUuH

O Cenários do Varejo faz uma conexão entre Fortaleza e Nova York, uma vez que toda a programação é norteada pelos temas discutidos e apresentados na NRF Big Show, que este ano aconteceu de 15 a 17 de janeiro. Todos os anos, uma comitiva da CDL vai ao evento com o objetivo de ver de perto as principais novidades para apresentá-las aos empresários cearenses. A discussão sobre como a pandemia impactou a relação de compra e venda, tendo como ponto de partida a relação entre a compra e venda presencial e virtual, foi apenas um dos pontos abordados na 113ª NRF e que serão aprofundadas localmente durante o Cenários do Varejo.

Palestrantes já confirmados

Consultor com mais de 30 anos de experiência em varejo, Alberto Serrentino será um dos palestrantes da 17ª edição do Cenários do Varejo. Ele, inclusive, esteve na programação da NRF este ano, quando, ao lado Roberto Funari, das Alpargatas, e Giorgio Prado, da Sunglasshut, falou sobre a relevância das lojas físicas e como ela pode estar aliada ao digital. 

Quem também estará no Cenários do Varejo é Regiane Romano, que tem se dedicado à participação em feiras e congressos internacionais com foco na busca por tecnologias emergentes aplicadas ao varejo, aos negócios em geral, cidades inteligentes e Internet das Coisas (IoT). Aperfeiçoou-se em Varejo Internacional pela Universidade de Ohio (USA), em RFID pela Universidade de Arkansas (USA) e em Negócios na Universidade Columbia (USA).

O 17º Cenários do Varejo é uma realização da CDL de Fortaleza, com apoio da CDL Jovem, Faculdade e Unimed. Agradecimentos: Turatti, Mob, Hotel da Villa. Patrocínio: Sistema Verdes Mares.

SERVIÇO

Cenários do Varejo 2023, dia 09 de março, no Teatro Rio Mar Fortaleza

Inscrições: a partir do dia 03 de fevereiro, pelo site http://cenariosdovarejo.com.br/. Valor: R$ 200,00 

Pré-venda: dia 01 de fevereiro, pelo grupo CDL News no Whatsapp: https://bit.ly/3HhxUuH

Valor promocional de pré-venda: R$ 180,00

Mais informações: http://cenariosdovarejo.com.br/ | https://cdlfor.com.br/

Energia sustentável encontra mercado aberto no Ceará

De olho no rápido crescimento da produção de energias renováveis, instituições vão se alinhando com mercado e sociedade para aproveitarem demandas até então raras ou inexistentes por aqui, como é o caso da fonte solar, na geração de eletricidade através de placas fotovoltaicas e, mais recentemente, a do hidrogênio verde, no Pecém, pela EDP Brasil, com o lançamento, em meados de janeiro, de sua nova planta. 

O Programa de Financiamento à Energia (FNE Sol), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por exemplo, prevê créditos da ordem de R$29 milhões em empréstimos para o Ceará em 2023 (R$186 milhões para toda região Nordeste), inclusive para quem não é cliente da instituição. O objetivo com a linha de crédito, é financiar projetos de micro e minigeração distribuída de energia por fontes renováveis.

“Nós fomos pioneiros na criação de linha que financiasse a geração de energia limpa e renovável. O FNE Sol veio nesse contexto, ou seja, financiar toda e qualquer iniciativa que você tenha sobre sustentabilidade, geração de energia e eficiência energética e, no caso do Ceará, o destaque vai para a solar. A liberação é para o financiamento de equipamentos e da instalação deles, com prazo e condições de crédito adequados, subsidiados”, explica Lívio Tonyatt, superintendente estadual do BNB, no Ceará. 

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, quando esteve presente no Ceará para o lançamento da primeira unidade de produção de hidrogênio verde, no Pecém, afirmou: “A agenda de transição energética terá absoluta prioridade na minha gestão à frente do ministério, pela importância deste tema para o desenvolvimento social, econômico e industrial do nosso país”.

Diante das sinalizações frequentes, quem produz energia limpa e a negocia no mercado livre, vem se preparando para o aumento da demanda. Diversos projetos aportaram no Ceará, ano passado, e devem continuar o ritmo em 2023, notadamente no interior do estado.

Um deles vem de Pernambuco, direto para ser instalado em Jaguaruana, município cerca de 200 quilômetros de distância de Fortaleza. Trata-se do Complexo Arapuá (500MWp), do Grupo Kroma Energia, um conjunto de usinas fotovoltaicas que vai demandar investimentos da ordem de R$1,7 bilhão, além de movimentar a geração de 1.500 empregos diretos e 400 indiretos. 

“O Ceará tem ambiente favorável para negócios, com ótimos pontos de conexão no governo e mercado. Além do espírito empreendedor cearense, o Estado possui uma vocação incrível para energia renovável. Estamos falando de vento e da irradiação solar”, explica Rodrigo Mello, CEO e um dos fundadores da Kroma Energia.

Sine Municipal oferta 1.214 vagas de trabalho em Fortaleza

O Sine Municipal está disponibilizando 1.214 vagas de trabalho em Fortaleza, incluindo Pessoas com Deficiência (PcD). Confira a lista das principais oportunidades de emprego:

Teleoperador (315)
Auxiliar de linha de produção (51)
Segurança de evento (50)
Consultor de vendas (40)
Garçom (34)
Recepcionista (31)
Cumim (23)
Cozinheiro (18)
Assistente administrativo (17)
Atendente (14)

Vale ressaltar que todas essas oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento.

Atendimento Sine Municipal
A Prefeitura de Fortaleza realiza atendimento presencial em todas as unidades do Sine Municipal, localizadas nos bairros Aldeota, Parquelândia, Otávio Bonfim e Siqueira. Estão sendo disponibilizados os serviços de busca de vagas de emprego e habilitação para o seguro-desemprego. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico também disponibiliza atendimento remoto pelo e-mail sinemunicipal@sde.fortaleza.ce.gov.br, pelo telefone (85) 3105-3712 e pelo WhatsApp (85) 9 8513-4385 (não recebe ligações).

Por meio dos canais de atendimento é possível ter acesso a todas as informações necessárias sobre os benefícios ofertados pelo Sine Municipal, consultoria para elaboração de currículo, assim como prazos, documentações e formas de acesso aos serviços on-line. O trabalhador poderá conversar diretamente com um atendente, enviar documentação e realizar o cadastro do seguro-desemprego no sistema. Já o empregador pode contactar o Sine de Fortaleza por meio do WhatsApp (85) 9 8970-3532 (não recebe ligações) para ofertar vagas de trabalho.

Atendimento Sine Fácil
Para quem deseja consultar ou se cadastrar nas vagas de trabalho sem sair de casa, o Sistema Nacional do Emprego (Sine), gerido pelo Governo Federal, oferece o aplicativo Sine Fácil (disponível para Android e iOS). No App, o trabalhador encontra informações sobre benefícios, exigências, valor do salário, localidade e tipo de contratação.

Serviço:
Sine Municipal de Fortaleza
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
E-mail: sinemunicipal@sde.fortaleza.ce.gov.br
Canal do Desenvolvimento Econômico (https://desenvolvimentoeconomico.fortaleza.ce.gov.br/)

Feiras de Pequenos Negócios movimentam economia em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza segue com a realização de Feiras de Pequenos Negócios em vários pontos da cidade. Hoje, 31, as vendas acontecem nos Vapt Vupts Antônio Bezerra e Messejana e nos terminais de ônibus (Siqueira, Papicu, Messejana, Antônio Bezerra, Parangaba, Lagoa e Conjunto Ceará), sempre das 8h às 18h.

O Projeto também conta com seis boxes localizados na Feirinha da Beira-Mar, que contemplam beneficiários dos projetos Costurando o Futuro, Nossas Guerreiras e Feira de Pequenos Negócios. Os boxes funcionam todos os dias, sempre das 17h às 22h. “São espaços na melhor vitrine de Fortaleza, que é a nova Beira-Mar, para ajudar na renda de quem mais precisa”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

As feiras de pequenos negócios têm o objetivo de estimular a geração de emprego e renda para os pequenos empreendedores da cidade. Em funcionamento desde 2014, foram realizadas 2.207 feiras e cadastrados 2.408 artesãos, movimentando mais de R$ 7,5 milhões na economia de Fortaleza.

Os interessados em comercializar produtos nas feiras devem entrar em contato com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) pelo telefone 0800 081 4141. Para realizar o cadastro, basta apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, além da amostra do produto.

Programação das Feiras de Pequenos Negócios
Data: até 31 de janeiro
Funcionamento: segunda-feira a sábado
Horário: 8h às 18h
Terminal Siqueira (Av. General Osório de Paiva, 2955 – Vila Peri)
Terminal Papicu (Rua Pereira de Miranda, 187 – Papicu)
Terminal Messejana (Av. Jornalista Tomaz Coelho, 245 – Messejana)
Terminal Antônio Bezerra (Av. Coronel Carvalho, 3780 – Antônio Bezerra)
Terminal Parangaba (Av. Pedro Ramalho, 130 – Parangaba)
Terminal Lagoa (Rua Gomes Brasil, 555 – Parangaba)
Terminal do Conjunto Ceará (Av. L, 113 – Conjunto Ceará II)
Vapt Vupt Messejana (Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 – Messejana)
Vapt Vupt Antônio Bezerra (Rua Demétrio Menezes, 3751 – Antônio Bezerra)

Boxes da Beira-Mar (Av. Beira Mar, 2800 – Meireles)
Funcionamento: todos os dias, das 17h às 22h

Arbo Intenso, nova fragrância do Boticário, traduz a natureza em seu estado mais puro

Arbo, marca de perfumaria do Boticário conhecida por suas fragrâncias frescas, apresenta o novo Arbo Intenso: fougère verde com nuances amadeiradas, que entrega o frescor em seu estado mais puro e intenso. O lançamento ainda vem com o refil, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade.

Para desenvolver a novidade, o Boticário buscou inspiração na floresta Laurissilva – de onde vem o “segredinho” de Arbo Intenso. Localizada em Portugal, a mata também é conhecida por ser “produtora de água”, uma vez que é úmida, possibilitando que as árvores centenárias que a habitam absorvam a água dos nevoeiros. As notas de madeira molhada combinada com o frescor puro da neblina criam um aroma revigorante e muito fresco.

Arbo acredita que a natureza é o carregador de energia mais potente que existe, uma vez que a conexão com o verde nos permite a desconexão com a tensão da rotina, permitindo relaxamento e reenergização. Pensando nisso, a novidade traz toda essa intensidade em uma borrifada, despertando os sentidos e a vitalidade. Arbo Intenso traz notas verdes amadeiradas, frescor aromático e toque frutal sutil, que traz brilho e equilíbrio com o lado envolvente do sândalo.

O lançamento já está disponível em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, além do aplicativo do Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos via WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

Sustentabilidade
O lançamento faz parte do movimento de ampliação do portfólio de refis do Boticário, iniciado em 2021 com Arbo Forest, primeiro item de perfumaria a disponibilizar a opção em refil para os consumidores. O refil reduz a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente em 89%* e estimula os consumidores a criarem o senso de coletividade na preservação do meio ambiente, além reforçar o compromisso do Grupo Boticário de solucionar 150% dos resíduos gerados até 2030.

A sustentabilidade é uma pauta prioritária para o Grupo Boticário, e a empresa conta também com o maior programa de reciclagem no segmento de beleza, o Boti Recicla. Criado em 2006, apresenta pontos de coleta em todas as lojas da marca para que o consumidor possa descartar suas embalagens vazias de cosméticos – e não somente de produtos da marca! Esses itens são transportados para cooperativas parceiras, onde são feitas a separação e a reciclagem dos materiais para reiniciar seu ciclo na indústria.

Além disso, o grupo promove importantes práticas de sustentabilidade, como: substituição de matérias-primas dos produtos para facilitar o processo de reciclagem; tornar as embalagens mais leves, refiláveis e reaproveitáveis, feitas a partir de matéria-prima renovável; garantir certificações internacionais, como Cruelty Free (PETA) e Leaping Bunny (Cruelty Free International), que comprovam o compromisso da não realização de testes em animais; pensar em maneiras de transportar mais produtos por viagem reduzindo a emissão de CO2; tornar o Boticário a primeira empresa brasileira a usar pele 3D; e desenvolver formulações veganas.

O grupo mantém também a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza,uma organização sem fins lucrativos que atua em prol da conservação da natureza e do desenvolvimento das pessoas ao seu redor. Criada em 1990, é um exemplo pioneiro de investimento na proteção da biodiversidade brasileira, com o entendimento de que, direta ou indiretamente, todos dependem do meio ambiente e devem cuidar dela. A fundação acredita que a conservação da natureza, além da proteção das espécies e dos ecossistemas, é a base para atuar com desafios sociais e econômicos, para gerar bem-estar social e economia forte.

Entre as ações da FGB, está a manutenção de duas áreas protegidas na Mata Atlântica e no Cerrado – os dois biomas mais ameaçados do Brasil –, sendo um espaço equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Uma dessas áreas é a Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba (PR), aberta ao turismo: a área proporciona aos visitantes uma imersão na Mata Atlântica.

Sobre O Boticário 

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada** do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

Fetrans recebe em fevereiro projetos socioambientais para o 20º Prêmio Melhoria Qualidade do Ar

As empresas do setor de transporte do Ceará, Piauí e Maranhão inscritas na edição comemorativa de 20 anos do Prêmio Melhoria da Qualidade (PMQA), promovido pela Federação dos Transportes (Fetrans) em conjunto com o Sest Senat, devem ficar atentas ao cronograma da premiação, que será realizada em de junho, em Fortaleza. O prazo para a submissão dos projetos acontecerá durante todo o mês de fevereiro. As empresas podem acessar o edital pelo site da Federação (fetrans.org.br). 

Neste ano, a premiação celebrará a longevidade e a parceria com as empresas participantes que, ao longo de duas décadas, têm aderido às propostas e aos objetivos do Prêmio, e evoluído junto com ele para contribuir de maneira cada vez mais eficaz para a sustentabilidade do setor.


Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o PMQA buscar atender às mais atuais demandas sociais, ambientais e econômicas do Transporte, do País e do mundo, promovendo ações transversais e o engajamento de todos os stakeholders em torno do respeito ao meio ambiente e à preservação do planeta.  

Desde a última edição, o Prêmio possibilita a participação de todos os modais do transporte (rodoviário, aéreo, ferroviário, metroviário, dutoviário e hidroviário). Foi a primeira vez que uma premiação do setor de transportes passou a contemplar todos os modais. Ao todo, concorreram 49 empresas. Para a 20ª edição, também estão sendo preparadas novidades.


Prêmio Melhoria Qualidade do Ar


Criado em 2002, o PMQA já premiou mais de 280 projetos de empresas do setor de transportes pelas ações de responsabilidade socioambiental e homenageou mais de 40 personalidades e instituições já com o Troféu Destaque Ambiental.

O PMQA é uma das ações da Fetrans promovidas através do Programa Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, que é desenvolvido e promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte) e executado regionalmente pela Fetrans. 

Desde 2007, o Despoluir realiza atividades práticas, que visam a solucionar os impactos ambientais advindos do transporte. Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,4 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.

Sobre o Despoluir


O Programa Despoluir, ao longo dos seus 15 anos, realizou mais de 3,6  milhões  de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. Os ganhos para o setor são percebidos desde a redução do consumo do diesel dos veículos – implicando a diminuição de poluição e de custos – até a melhoria das condições de saúde dos profissionais do transporte, passando pelo acesso a informações técnicas voltadas ao meio ambiente.

Estudantes e docente da Unifametro têm trabalhos científicos publicados em evento internacional

Os estudantes do curso de Administração do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas do Centro Universitário Fametro (Unifametro), Maria Daiane Lima, Adahil José Sales, Maynara Gomes, Leydinara Santos, Maria Tamires da Costa, com colaboração do coordenador da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria da Unifametro (COOPEM), Lucas de Souza, tiveram seus trabalhos científicos publicados no XXIV ENGEMA 2022 – Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. O evento anual realizado em novembro de 2022, reuniu a comunidade científica de todo o mundo.

Realizado pela Universidade de São Paulo (USP), com o apoio da Fundação Instituto de Administração (FIA), o ENGEMA é um evento acadêmico que propicia o intercâmbio e a discussão da produção científico-tecnológica desenvolvida na temática da Gestão da Sustentabilidade Ecológica e Socioeconômica, envolvendo contribuições do Brasil e de países do exterior. 

Ao publicar os artigos, os estudantes da Unifametro, juntamente com a colaboração do professor Lucas, contribuíram com trabalhos de pesquisa nas seguintes temáticas: “Liderança feminina e suas habilidades na Gestão Empresarial: o caso de uma instituição de ensino superior cearense”; “Satisfação dos colaboradores sobre o trabalho home office: estudo de caso de uma distribuidora de energia elétrica de Fortaleza-CE”; e “A Gamificação como ferramenta no desenvolvimento de pessoas, sob a ótica da literatura”.

De acordo com Lucas, a publicação de trabalhos científicos em um evento como o ENGEMA, considerado pioneiro no Brasil na discussão socioambiental, antecessor à Rio 92, é um grande feito para ele e para a carreira acadêmica dos estudantes do curso de Administração do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas da Unifametro. “Isso tudo mostra não só o potencial dos nossos alunos, mas nos coloca como centro de referência em pesquisa a nível nacional e internacional nas temáticas da Gestão Empresarial e Sustentabilidade”, ressaltou o docente.

Segunda edição do festival ID:Rio valoriza a moda, o empreendedorismo e a música do Rio de Janeiro com extensa programação gratuita

Criado em 2021 por Helena Silveira e Cláudio Silveira, responsáveis pelo tradicional DFB Festival (CE), o ID:Rio tem como missão atuar diretamente em prol do impulsionamento da energia criativa do trade da moda do estado do Rio de Janeiro. Entre as novidades de sua segunda edição, a maior foi a ampliação de sua programação, 100% gratuita, que antes era baseada em Niterói e, neste ano, contemplou também a capital do Estado.

O festival ID:Rio 22/23 é apresentado pela Enel, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, sendo composto por atividades de estímulo direto ao empreendedorismo de toda a cadeia produtiva da moda fluminense.

Trazendo um novo conceito de festival de moda a partir de uma proposta multiplataforma, o ID:Rio concluiu sua segunda edição com êxito, movimentando o setor de moda do Rio de Janeiro. Realizado na cidade de Niterói, o evento promoveu, durante os dias 26 e 29 de janeiro, uma extensa programação de palestras, apresentações musicais, oficinas e desfiles inéditos. 

“O ID:Rio esteve de braços abertos recebendo o público em diversas atividades presenciais. Nosso evento teve como objetivo fomentar o empreendedorismo, incentivando o trade de moda local e regional, promovendo a geração de renda e a economia criativa. Ele veio para mostrar que nós temos uma enorme possibilidade de fazer mais pelo trade da moda carioca e o melhor: fazer diferente e de maneira especial, sempre. Está sendo e continuará sendo um momento fantástico para a cidade de Niterói, assim como para o estado do Rio de Janeiro. O festival foi um grande sucesso e estamos ansiosos para uma nova edição”, destaca Claudio Silveira, idealizador do ID:Rio. 

Desfiles

No primeiro dia, o evento recebeu desfiles da Rua dos Biquínis, Beepfit e Energia Enel. Já no segundo, o ID:Rio contou com os desfiles “IED Rio apresenta Erica Rosa”, “Shopping Plaza Collab apresenta Sacada + Oh, Boy! + Lizie + Track&Field” e “CCM”. A passarela do ID:Rio Festival recebeu os últimos desfiles desta edição que, mais uma vez, fez história ao destacar o protagonismo da moda carioca. No sábado, o público conferiu o trabalho da Dress To, marca carioca de roupas femininas que conta com a essência da mulher atual em cada modelo; o talento dos alunos da Firjan SENAI Espaço da Moda, direto de Nova Friburgo, e, finalizando, o conceito das marcas Marju, destaque na moda carioca pelas peças handmade atemporais e sustentáveis, com o upcycling exclusivo da KITECOAT. 

Shows

O palco do ID:Rio recebeu uma multidão de fãs para noites históricas. Na quinta-feira, 26, Fernando Rosa trouxe toda a energia da clássica disco music e do soul. Na sexta, o encerramento da noite ficou por conta da banda Melim, que com uma mistura de ritmos, animou o público com sucessos atuais e do início da carreira. Já no sábado, o ruivão Nando Reis trouxe um repertório recheado de hits que fizeram o público cantar do início ao fim. A retirada dos convites gratuitos para os shows foi realizada mediante inscrições via Sympla, com posto de distribuição no Shopping Plaza, em Niterói.

Talks

Com correalização do Caderno Ela, as talks, realizadas de forma presencial e transmitidas online pelo canal ID:Rio Festival, no YouTube (https://www.youtube.com/@idriofestival), fizetam com que o público tivesse acesso a temas atuais nas discussões sobre estratégias, diversidade, negócios e empreendedorismo. No primeiro dia, a apresentadora e atriz Luana Xavier abordou o tema “Diversidade, inclusão e poder de influência na moda e na TV”. Para o segundo talk da quinta-feira, a diretora criativa e CEO da Dress To, Thatiana Amorim, e a sócia-diretora criativa da Zâmbia Brand Acessórios, Vívian Ramos, falaram sobre como o digital alavanca o negócio, em pequenas marcas como a Zâmbia ou em consolidadas, como a Dress To, que saiu de Niterói para o mundo.

No segundo dia de programação, o público teve acesso aos temas: “O que é ser sustentável hoje – como a indústria de energia pode ajudar a moda e vice-versa”, comandado por Márcia Massotti, diretora de sustentabilidade da Enel Brasil, e Ana Luiza Nigri, head de Criação e Comunicação do Projeto Fio. Para o segundo talk, André Carvalhal, escritor e CEO da agência 3, e Isabel Braga Teixeira, fundadora & CEO da Closet BoBags, abordaram o tema “Upcycling: como se muda uma indústria?”.

O sábado de ID:Rio 2023 agitou a agenda carioca com a programação multicultural do festival que reúne a cadeia criativa de moda, entretenimento e empreendedorismo. Pelo terceiro dia seguido, quem abriu o evento foram os talks com temas que agregam e fazem a diferença no trade. Taciana Abreu, head de sustentabilidade do Grupo SOMA, e Renata Abranchs, CEO da marca homônima de consultoria de branding para moda, levaram ao público toda a sua bagagem sobre as tendências e ferramentas digitais em 2023. Os ingressos foram adquiridos gratuitamente por meio do Sympla.

Niterói Solidária

Mais de 2 toneladas de alimentos não-perecíveis foram arrecadados durante o festival. Eles serão doados integralmente ao projeto Niterói Solidária, projeto essencial que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade. 

Somos Empreendedoras

O ID:Rio recebeu o grupo Somos Empreendedoras, formado por mulheres que têm como objetivo promover um ambiente sinérgico de valorização das integrantes, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Impulsionadas pelo lema de que “juntas somos mais fortes”, elas estimulam a troca de experiências e vivências como forma de crescimento e desenvolvimento de todas, cada uma em sua atividade profissional. Além disso, as integrantes também têm como missão contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil e, sobretudo, na cidade de Niterói.

Programação na capital

Já entre 30 de janeiro e 25 de fevereiro, o festival cruzou a ponte para ocupar a Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio de Janeiro, onde apresentou uma exposição colaborativa, em parceria com a Enel Brasil, reunindo 10 looks confeccionados sob os preceitos do upcycling, a partir do reuso inteligente de insumos e fardamentos descartados. A sede da BPE também serviu como cenário para uma série de podcasts semanais, que serão divulgados durante todo o mês de fevereiro, acompanhando a exposição e abordando temas ligados à sustentabilidade, ao empreendedorismo e à inovação.

Multidisciplinar e 100% gratuito, o ID:Rio voltou-se para profissionais de toda a cadeia produtiva da moda, novos empreendedores e alunos de estilismo, moda, design, administração, marketing e áreas afins.

Por apenas 24h a Estácio vai conceder condições especiais para ingresso na graduação

Os candidatos interessados terão apenas 24h para realizar a inscrição para ingresso no ensino superior. Na ação, que terminará às 23h59 do dia 30 de janeiro, é possível encontrar cursos com mensalidades de R$149,00 ao mês, até o final da graduação, além de duas mensalidades pagas. Para saber mais sobre os formatos de ensino, condições e os cursos disponíveis na campanha basta acessar o regulamento no site estacio.br ou ligar para 4003-6767 (Regiões Metropolitanas) ou 0800 880 6767 (Demais regiões).

Com mais de 50 anos, a Estácio é uma instituição reconhecida pela qualidade do ensino e infraestrutura de ponta. Com um corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas, a instituição oferece um portfólio completo de cursos em diversos formatos de ensino e tem um compromisso com a ascensão social e a empregabilidade dos alunos.

A Estácio Ceará possui um portfólio de cursos bem amplo e diferentes formatos de ensino, como Presencial; Semipresencial; Flex; e Ensino Digital (100% EaD). Dentre os cursos ofertados estão Direito, Odontologia, Veterinária, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Administração, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharias, Turismo, Design de Moda, Estética e Cosmética, entre outros.