Lula se reúne hoje com Fórum de Governadores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir nesta segunda-feira (9) com o Fórum de Governadores. O pedido de reunião com Lula foi feito ontem a noite.

“O Fórum dos Governadores se reuniu agora à noite e reafirma indignação e repúdio veementes diante dos atos golpistas, terroristas ocorridos em Brasília que afrontam a nossa Constituição, expressa toda a solidariedade e o apoio às medidas tomadas pelo presidente Lula, os demais chefes de Poderes e reafirma seu compromisso em defesa das instituições, colocando à disposição as forças de segurança nos estados para somar no restabelecimento da ordem e da paz”, disse a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) pelo Twitter.

Ainda segundo a governadora, o pedido de reunião incluiu os ministérios competentes e os demais Poderes. “A hora é de se unir em defesa da democracia!”, ressaltou.

A agenda do presidente, nesta segunda-feira, começa as 9h com reunião no Palácio do Planalto com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber. À tarde constam na agenda de Lula telefonemas do primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, e do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, que devem prestar solidariedade a Lula.

(Agência Brasil)

Ano novo, casa nova: Planet Smart City realiza promoção em janeiro

O início de um novo ano é a virada de chave simbólica para muita gente. Entre as decisões tomadas neste período, estão geralmente aquelas que visam melhorias individuais, como ir à academia ou fazer dietas. Nesse espírito, a Planet Smart City oferece condições especiais para quem deseja virar uma outra chave: a da sua casa própria. As residências disponíveis para venda na Smart City Laguna, em São Gonçalo do Amarante, e na Smart City Aquiraz possuem entrada facilitada na compra, com valores promocionais.

Projetadas pelo Centro de Competência da Planet, em Turim, na Itália, as casas apresentam diversos modelos, variando de dois a três quartos. Todos feitos com materiais de alto padrão, e com arquitetura que valoriza a luz e a ventilação naturais, com preços acessíveis.

Além disso, os moradores têm fácil acesso às soluções inteligentes da Planet, como a Gestão Social – um setor que tem como intuito promover uma integração harmoniosa entre os habitantes. “A equipe chega na cidade junto com os primeiros moradores e coloca em ato práticas realmente inovadoras de integração, criando sentimento de pertencimento nas pessoas. Os resultados são incríveis e em pouco tempo vemos uma sociedade vibrante, com membros que participam ativamente, atuando em prol do bem comum”, destaca a cofundadora e CEO da Planet Smart City no Brasil, Susanna Marchionni.

Outra facilidade para quem compra as casas da Planet é o acesso ao Planet App, que funciona como um painel de controle das cidades. Por meio dele os moradores podem acompanhar desde o andamento da obra nas fases iniciais do projeto até ler notícias sobre a cidade, participar de grupos de moradores ou comprar e vender produtos. “Esses dois pontos juntos, fazem das cidades inteligentes da Planet lugares únicos para viver além de morar”, ressalta Marchionni.

Para saber mais sobre a Smart City Laguna, clique aqui.

Para saber mais sobre a Smart City Aquiraz, clique aqui.

Confira quatro dicas para empreender em 2023

Empreender é um sonho comum de muitos brasileiros. Esse é um caminho que pode trazer realização profissional e sucesso financeiro, além disso, acaba sendo um caminho de muitas pessoas que não encontram oportunidades no mercado de trabalho. No entanto, para tirar o sonho do papel e transformar em realidade é preciso seguir alguns passos que garantam a sobrevivência do negócio.

De acordo com o do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma em cada cinco empresas fecha as portas em menos de um ano de operação no Brasil. Por isso, o especialista em Administração Estratégica e professor de gestão da Estácio, Claudimir Matos, lembra que a determinação em busca da realização do sonho de empreender tem que ser muito grande.

“Empreender traz a oportunidade de gerar valor para a sociedade por meio de suas experiências, por meio de suas competências e expectativas formatadas em um modelo de negócio. Mas quem busca mais tempo no empreendedorismo está muito enganado, na verdade, empreender significa dedicar de si mais do que o normal, muito mais do que como um emprego normal, por assim dizer”, destacou.

O professor afirma que vários conceitos podem ser encontrados para definir o que é empreender. Contudo, segundo ele, em poucas palavras pode-se conceituar o “empreender” como iniciar algo novo, enxergar possibilidades que outros não estão vendo, sair da zona de conforto e transformar suas ideias e sonhos em realidade. 

“Além disso, empreender também é organizar, coordenar, ter iniciativa para novos negócios e desenvolver mudanças relacionadas a uma empresa, projeto ou outro empreendimento, tendo a geração de valor como premissa no processo”, disse, alertando ainda para a importância de buscar capacitação, para, desse modo, aumentar as possibilidades do negócio caminhar de forma profissional.

Claudimir lembra que a capacitação permite ao empresário realizar uma série de estudos que vão auxiliar na prosperidade da empresa, como por exemplo, a confecção de um plano de negócio, que ajudará a visualizar a viabilidade do empreendimento mesmo antes que ele aconteça. Além da realização de um estudo de mercado para analisar o público-alvo do negócio, bem como o plano de marketing, que verificará a melhor maneira de se comunicar com o cliente.

“Vale destacar que além das hard skills (formação técnica), também devemos lembrar das chamadas soft skills (habilidades comportamentais) que farão total diferença na condução do negócio. Estamos falando de habilidades de liderança, comunicação, resiliência, inteligência emocional, trabalho em equipe, criatividade e flexibilidade, por exemplo. Um bom entendimento, e um bom desenvolvimento das soft skill com certeza farão a diferença na condução do que chamamos de empreendedorismo” afirmou o professor da Estácio.

E com a chegada de um novo ano, empreender pode estar na lista de desejos de muita gente, por isso o especialista Claudimir Matos preparou quatro dicas para quem quer tirar o projeto do papel em 2023:

1 – Entenda o potencial do mercado digital e como ele pode revolucionar o seu negócio

Muita gente ainda é cética com as possibilidades de expansão do negócio por meio de redes sociais. Ter um perfil nas redes não necessariamente significa trazer mais clientes. Colocar cardápio do restaurante no seu instagram por si só não traz mais venda, isso pode servir como uma parte da estratégia, mas não como estratégia completa. Por isso, a primeira dica é entender como as redes sociais podem alavancar o seu negócio.

2 – Saia da zona de conforto do seu negócio

Tente atrelar mais serviços ao que você oferece. Exemplo: um barbeiro pode trabalhar como consultor na abertura de outras barbearias, pode ensinar em cursos livres novas técnicas do ramo, além de criar a sua própria marca de produtos de beleza. Quanto mais produtos e serviços estiverem relacionados à sua marca, melhor será a possibilidade de geração de renda com a sua marca.

3 – Invista forte no delivery

Essa é uma atuação que explodiu na pandemia e continuará em forte expansão ainda em 2023, muito devido às novas rotinas criadas nos últimos 2 anos. Muitos negócios atualmente, principalmente no ramo da alimentação, já atuam sem a necessidade de pontos físicos abertos ao público. Dark Kitchen é um conceito onde os funcionários de um restaurante preparam refeições exclusivamente para o serviço de delivery, não possuindo loja com mesas e cadeiras. O delivery continuará em alta em 2023.

4 – Pense no cliente

Pense se o que você está fazendo gera algum valor ou faz alguma diferença para quem você quer vender. Grandes marcas fecharam porque não prestaram atenção às mudanças dos hábitos dos seus clientes, influenciados pela modernidade e pela globalização. Entender as expectativas e tratar bem o seu cliente é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Se sua empresa não muda com o mundo ela fica para trás, por isso faça pesquisas frequentemente, se coloque no lugar do cliente, seja receptivo às críticas, interaja com o público e entenda a jornada do consumidor.

Sindipostos-CE lista hábitos que aumentam o consumo de combustível do veículo

São vários os fatores que influenciam e podem fazer o automóvel ”beber” mais combustível, como o projeto em si (aerodinâmica, peso, motor etc), a falta de revisão periódica e os hábitos de quem está ao volante. A forma como o veículo é conduzido pode aumentar em até 25% o consumo de combustível, além de diminuir a vida útil do automóvel. Confira abaixo algumas dicas do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE) para ajudar a economizar e evitar idas constantes ao mecânico.

1. Exigir demais do motor 

Acelerar o carro mais do que o necessário é um comportamento comum entre alguns condutores que insistem na aceleração acima do limite a fim de evitar que o automóvel “morra”. Mas, essa atitude aumenta os giros do motor e podem interferir negativamente na taxa de consumo de combustível.

2. Dirigir com os pneus descalibrados

Andar com os pneus descalibrados diminui a vida útil da peça e intensifica o consumo de combustível do veículo. O atrito do pneu murcho com o piso é ampliado e deixa o carro mais pesado, forçando o motor. A mesma coisa acontece se a direção estiver desalinhada.

3. Deixar o ar-condicionado ligado sempre

O uso contínuo do ar condicionado, especialmente na cidade, eleva muito o consumo de combustível. O equipamento pode aumentar o gasto em mais de 20%, principalmente no verão – ainda mais se você tiver o hábito de ligá-lo quando o veículo estiver muito quente, devido ao sol intenso.

4. Não fazer a manutenção das velas

Esses componentes são úteis para fazer a queima de combustível dentro do motor. Seu desgaste pode afetar o desempenho do automóvel e intensificar o consumo de gasolina. Quando as velas apresentam defeitos, o sistema de combustão se torna irregular, o que dificulta a partida do carro e gera falhas no motor em baixa rotação. O recomendado é que a cada 10 mil km rodados elas sejam inspecionadas por um mecânico especializado e de confiança.

5. Sobrecarregar o veículo

Quanto mais carga o veículo levar, mais gasolina será consumida. Se você está levando alguma coisa no porta-malas sem necessidade, tire-a de lá. Dessa forma, o consumo por quilômetro rodado diminuirá consideravelmente.

6. Não utilizar as marchas corretamente

Engatar marchas baixas em alta rotação aumenta o consumo de gasolina e o mesmo acontece quando forçamos o motor utilizando uma marcha mais alta em baixa velocidade. Portanto, é preciso saber usá-la corretamente para evitar problemas.

7. Acelerar quando o semáforo está amarelo

Um vício muito comum entre condutores é pisar no acelerador ao se aproximar de um semáforo amarelo, para conseguir passar antes que ele fique vermelho. Esse tipo de atitude intensifica o desgaste do sistema de freios e contribui para os custos com gasolina.

Férias na PI é confirmado para janeiro

Neste mês de janeiro, Fortaleza recebe mais uma edição do Festival Férias na PI. Nos dias 14 e 15 de janeiro, grandes nomes da música local e nacional se apresentam no Aterrinho da Praia de Iracema.

O Férias na PI é uma realização do Instituto Iracema e da Prefeitura de Fortaleza, e faz parte do plano de ocupação e requalificação do bairro.

O Férias na PI é um evento já consagrado no calendário da cidade e reúne artistas locais e nacionais. Diversas atrações musicais, entre bandas, cantores e DJs, já passaram pelo palco do evento.

Serviço
Férias na PI
Dias 14 e 15 de janeiro
Horário: 16h30
Local: Aterrinho da Praia de Iracema

Abertura do Ano Judiciário 2023 acontece nesta segunda com evento no Fórum Clóvis Beviláqua

O Poder Judiciário cearense volta às atividades a partir desta segunda-feira (09/01). Na ocasião do retorno, será realizada no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), às 7h30, a Abertura do Ano Judiciário 2023, com a presença da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e dos desembargadores Abelardo Benevides Moraes, vice-presidente do TJCE, e Paulo Airton Albuquerque Filho, o corregedor-geral da Justiça.

Também estarão presentes no evento representantes da Procuradoria Geral de Justiça e da Defensoria Pública do Estado, além de desembargadores (as), juízes (as), servidores (as) e colaboradores (as) do TJCE.

A solenidade contará com uma mensagem de boas-vindas da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira aos servidores, além de hasteamento de bandeiras e apresentações da banda da Polícia Militar e do Coral do TJCE.

Prazos Processuais

Mesmo com o retorno das atividades, os prazos processuais seguem suspensos até o próximo dia 20, conforme prevê o atual Código de Processo Civil (CPC). Durante o período do recesso forense, ficam suspensos os prazos processuais, a publicação de acórdãos, sentenças e decisões, bem como a intimação de partes ou de advogados e a realização de audiências e sessões de julgamento das Câmaras de Direito Público, Direito Privado e Direito Criminal, das Seções, do Órgão Especial e do Tribunal Pleno, com exceção para os casos urgentes previstos em lei.

Neste perído, o Judiciário atuou em regime de plantão, na Capital e nas comarcas do Interior do Estado. O plantão envolveu 18 desembargadores do TJCE e 90 juízes que atuam em Fortaleza, sendo 36 para a área cível e 54 para as demandas criminais, além dos juízes dos seis Núcleos Regionais de Custódia e de Inquéritos do Interior.

REINAUGURAÇÃO

Ainda na segunda-feira (09/01), o Fórum Eliete Lopes Viana da Comarca de Orós ganha nova estrutura para atender à população. A solenidade de reinauguração do prédio ocorrerá às 16h30 e contará com a presença da presidente Maria Nailde Pinheiro Nogueira. No período da noite, a desembargadora recebe o título de cidadã honorária de Orós.

Contribuição do MEI subirá para R$ 66 em fevereiro

A partir de fevereiro, os cerca de 14 milhões de microempreendedores individuais (MEI) registrados no país pagarão R$ 66 para contribuírem com a Previdência Social. O aumento, de 8,91%, segue o reajuste do salário mínimo, que passou de R$ 1.212 no ano passado para R$ 1.320 este ano, conforme estipulado pelo Orçamento.

O reajuste valerá apenas para os boletos com vencimento a partir de 20 de fevereiro. A cota deste mês, que vence em 20 de janeiro, continuará a ser paga pelo valor antigo, de R$ 60,60.

Para os MEI caminhoneiros, que contribuem mais para a Previdência Social, a contribuição passará de R$ 145,44 para R$ 158,40.

Os valores levam em conta a provável edição de uma medida provisória, nos próximos dias, que eleve o salário mínimo para R$ 1.320. Até agora, o salário mínimo para 2023 está fixado em R$ 1.302, conforme medida provisória editada pelo governo anterior em meados de dezembro.

Na sexta-feira (6), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o salário mínimo “vai ser pago normalmente” ao ser perguntado sobre a edição da medida provisória que fixará o valor em R$ 1.320.

Recolhimento

Profissionais autônomos com regime tributário e previdenciário simplificado, os microempreendedores individuais recolhem 5% do salário mínimo por mês para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os MEI caminheiros contribuem com 12% do salário mínimo.

O restante da contribuição mensal varia conforme o ramo de atuação. Os trabalhadores que exercem atividades ligadas ao comércio e à indústria pagam R$ 1 a mais referente ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), administrado pelo estado onde mora. Os profissionais que executam serviços recolhem R$ 5 a mais de Imposto sobre Serviços (ISS), administrado pelo município onde habita.

Ao contribuírem para o INSS, os microempreendedores individuais passam a ter direito à aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte. Além disso, a Receita Federal fornece um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) aos MEI, que podem emitir notas fiscais e obter crédito com condições especiais.

O boleto mensal do Documento de Arrecadação Simplificada do MEI (DAS-MEI) pode ser gerado no Portal do Empreendedor. As parcelas vencem no dia 20 de cada mês.

(Agência Brasil)

Sodexo lança programa de combate ao desperdício de alimentos

Com 60% de seu negócio ligado à alimentação e atendendo milhões de consumidores em todo o mundo diariamente, a Sodexo On-site lança no Brasil o WasteWatch, um programa global que promove a gestão integrada de resíduos, perdas e sobras de alimentos em suas operações. Pautado nos pilares “processo, equipamento, tecnologia e conscientização”, a iniciativa permite que as equipes Sodexo On-site capturem rápida e facilmente dados de resíduos de alimentos, trazendo a análise necessária para entender a quantidade que está sendo desperdiçada ou não aproveitada, os motivos e as melhorias que podem ser aplicadas.

Em operação em mais de 2.500 unidades de 26 países, o WasteWatch está sendo implantado no Brasil, reforçando o processo existente, e tem por objetivo contribuir com a meta da companhia de reduzir, até 2025, em 50% o volume de sobras e perdas de alimentos em nossos estabelecimentos. Marina Prevedello, gerente da Plataforma Food da Sodexo On-site Brasil conta que, mais do que cumprir uma meta, a Sodexo quer fazer o que é certo. “Por meio da gestão de dados por painéis de controle online fornecidos pelo sistema da Sodexo, podemos implementar mudanças operacionais e comportamentais direcionadas para ajudar a reduzir o desperdício e, principalmente, fazer o melhor uso dos nossos recursos. Uma medida urgente e necessária em toda cadeia do mercado de foodservice”, destaca a executiva.

Resultados globais apontam que desde 2019 a iniciativa já permitiu economizar 48.000 toneladas de emissões de carbono e evitou o desperdício de cerca de 7.000 toneladas de alimentos – o equivalente a quase 12.700.000 refeições. Desde setembro deste ano, o WasteWatch passou a ser implementado em todos os restaurantes da companhia no Brasil, que desde maio de 2022 avalia os resultados do projeto piloto, realizado em sete unidades, entre clientes e escritórios da companhia. Após três meses do início dessa fase, o exercício já aponta uma redução média de 20% das taxas de geração de resíduos, sobras e desperdícios. A expectativa é que até final de 2023, todas as mais de duas mil unidades da companhia estejam operando com o sistema de mensuração e que o País contribua com a meta geral da Sodexo, de reduzir 50% do desperdício em suas operações até 2025.

Para medir os níveis de geração de perdas, sobras, resíduos e desperdícios, o sistema envolve uma pesagem rigorosa dos itens utilizados diariamente na produção das cozinhas da Sodexo. Depois de tudo pronto, inicia-se o processo de monitorar a geração de resíduos como cascas, talos, sementes, por exemplo, permitindo aos chefes e cozinheiros colocarem em prática estratégias de como aproveitar os ingredientes de forma integral. Também acontece a avaliação daquilo que não pode ser aproveitado para consumo, mas pode ser direcionado para compostagem ou biodigestores – sobras dos pratos e do que foi para a área de exposição e não pode mais ser aproveitado.

O programa ainda traz impactos relevantes de cunho social como a diminuição importante na geração de resíduos e de perdas de alimentos, com a correta destinação para o que for possível ser aproveitado, e climático, visando o menor consumo de recursos naturais e de geração de gases de efeito estufa. A executiva complementa ainda que a Sodexo é a primeira empresa de serviços de alimentação, no âmbito global, com um objetivo de redução de emissões de carbono em consonância com o Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. “Somos o primeiro grupo do setor a vincular seu investimento às ações de combate ao desperdício de alimentos”.

Com ações como o WasteWatch aliadas às demais tecnologias e inovações da companhia como a Cozinha Inteligente, o Restaurante 4.0, os serviços de gestão de resíduos, hortas urbanas, a doação de excedentes para entidades que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, entre outras, Marina conclui destacando que a Sodexo, desde da sua fundação, busca melhorar o dia a dia das pessoas, comunidades e planeta fazendo o que é certo e exercendo seu papel como líder em serviços de alimentação para aplicar diversas iniciativas que contribuem com a sustentabilidade e impactam positivamente as regiões em que atua, visando mudar o cenário de desperdício de alimentos ao realizar o manejo adequado dos resíduos.

SOBRE A SODEXO ON-SITE BRASIL

Com 56 anos de expertise em todo o mundo – mais de 40 anos só no Brasil –, a Sodexo On-site Brasil é líder em serviços de qualidade de vida, oferecendo uma ampla gama de soluções integradas que contribuem para o bem-estar e eficiência de diversas organizações e instituições em todo o País. Sustentada pelos valores espírito de equipe, espírito de serviço e espírito de progresso, a trajetória da Sodexo é marcada pelo propósito de melhorar o dia a dia das pessoas em todos os sentidos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de alimentação e facilities management, responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação.

Práticas ESG garantem, pelo 7º ano seguido, MRV na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3

A MRV, uma empresa do grupo MRV&CO, foi novamente selecionada para integrar a 18ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3). Com participação há sete anos consecutivos, em 2023 a companhia conseguiu melhorar seu Score em 11 pontos percentuais em comparação a lista divulgada em 2022.

A nova carteira vale entre os meses de janeiro a dezembro de 2023 e reúne 70 ações de empresas de 37 setores da economia. Neste ano, o número de companhias participantes passa a ser superior ao anterior, com a inclusão de mais 23 instituições.

O ISE B3 é conhecido por ser um indicador de desempenho de práticas ESG das companhias listadas na B3, assim, empresas com forte comprometimento em ações Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa são reconhecidas. Além disso, o indicador ajuda os investidores a tomarem suas decisões e a priorizarem companhias que realmente estão preocupadas com questões de sustentabilidade em seus negócios, ou seja, as que realmente estão trabalhando para um desenvolvimento mais sustentável no longo prazo.

“Para nós é muito significativo sermos reconhecidos mais uma vez neste índice que é tão importante para o desenvolvimento das organizações que investem em práticas voltadas ao ESG. Existe um grande empenho de toda a companhia para elevar o número e o nível de todas as ações de sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa. Ver o nosso nome novamente na lista confirma o nosso propósito e nos mostra que estamos no caminho certo”, afirma Raphael Lafetá, diretor executivo de Relações Institucionais e de Sustentabilidade da MRV.

A MRV, também faz parte da Iniciativa Brasileira do Pacto Global da ONU, desde 2016, e é uma das empresas apoiadoras institucionais.   A iniciativa tem como objetivo mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção de medidas ESG tendo como base os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Sobre a MRV

Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. Atuando em mais de 165 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal é considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria.

Shopping Del Paseo oferece descontos de até 70% no mês de janeiro 

O Shopping Del Paseo inicia o ano de 2023 com ofertas exclusivas de até 70% de desconto nas lojas participantes ao longo do mês de janeiro. Os descontos são oferecidos em operações dos segmentos de moda e acessórios, como as marcas Produção, Havaianas e Luciana Rangel. 

“Principalmente neste período de férias, o shopping se torna muito visado pelas suas atrações para o público familiar e infantil. Para além disso, queremos aumentar o fluxo de visitação dos clientes oferecendo diversas outras oportunidades de produtos com desconto, algo que também aquece  tradicionalmente a economia nesse período”, explica o Superintendente do Shopping Del Paseo, Eizon Said.