Unifametro anuncia nova unidade em Caucaia no primeiro bimestre de 2023

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) contará com mais uma unidade da instituição para o semestre de 2023.1, que será localizada em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, no Shopping Jurema (Av. São Vicente de Paula, número 1). 

A nova unidade chegará ao município oferecendo todas as tecnologias e estrutura que marcam os demais campi da IES, além de ofertar todos os cursos disponíveis, na modalidade Ead, Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Gestão Pública, Gestão de Segurança Pública, Marketing, Pedagogia, Gestão de RH, Serviço Social, entre outros.

Os estudantes ainda poderão desenvolver as atividades práticas nos campi de Fortaleza. A nova unidade oferecerá também cursos de pós-graduação nas áreas de Gestão, Negócios, Saúde, Educação, Tecnologia, Gastronomia, Odontologia, Estética e Direito.

“É sempre uma alegria levar o modelo de ensino da Unifametro para outros lugares do estado. Nesta nova unidade, em Caucaia, estaremos levando o mesmo atendimento e a mesma qualidade de ensino satisfatório que levou a Unifametro a se tornar o segundo melhor centro universitário do Ceará’’, comemora Sandro de Souza, gerente de expansão Ead da Unifametro.

Sobre a Unifametro 

Eleito o segundo melhor centro universitário entre as instituições particulares do Ceará, a Unifametro conta com mais de 30 cursos de graduação e pós-graduação a distância disponíveis para matrícula. Com foco na responsabilidade social, a IES também realiza, por meio do Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social (NERS), programas, projetos, cursos e eventos de extensão direcionados à comunidade. 
Além dos campi de Fortaleza, a instituição também está presente em Maracanaú e Cascavel – uma estrutura completa, com 6 núcleos de atividades e mais de 50 laboratórios. Para mais informações sobre o vestibular, inscrições e financiamento sem juros, consulte o site seja.unifametro.edu.br.

Vitrine tecnológica mostra evolução do melhoramento de milheto

O milheto conquista a cada safra mais importância na agricultura brasileira devido à sua alta adaptabilidade e versatilidade. Com o intuito de aprofundar ainda mais o conhecimento sobre a cultura, uma imersão foi realizada em Campo Grande (MS), no Centro de Pesquisas da Bonamigo ATTO Melhoramento (BAM), a principal empresa de melhoramento de milheto do Brasil e segundo maior banco de germoplasma da cultura no mundo. A BAM preparou uma vitrine tecnológica da cultura, com os materiais comerciais de milheto já com ampla utilização, tais como: os Híbridos Graníferos ADRg 9060 e ADRg 9070, Híbrido Forrageiro Valente ADRf 6010,  Variedade Palhada ADR 300 e Variedade Forrageira SuperMassa ADR 500, além da evolução da pesquisa.

“O milheto é uma cultura muito aderente às necessidades do agricultor brasileiro. Em solos mistos, arenosos, com chuvas irregulares, ou solos com baixa retenção de umidade, o milheto se sobressai em resultados e traz muito menos risco ao produtor”, afirma o melhorista-chefe do programa de melhoramento de milheto da BAM, Luiz Bonamigo.

Em dois dias, mais de 40 pessoas entre agricultores, técnicos, agrônomos, representantes de cooperativas e revendedores acompanharam a apresentação sobre os híbridos e variedades de milheto.

Foram apresentados ainda a completa estrutura do Centro de Pesquisa, como os laboratórios de nematologia e fitopatologia, as dez estufas para cultivo e doutores e mestres que integram a equipe de pesquisa. O centro teve a área ampliada ano passado, sendo que, dos 20 hectares de área total, 12 ha são irrigados, além de ter seis casas de vegetação para estudos com fitopatologia e nematologia.

Diversidade dos híbridos

O engenheiro agrônomo melhorista da BAM, Lucas Souto Bignotto, destaca as principais características do milheto, como a reciclagem de nutrientes, uma produção de boa palhada, combate aos principais nematoides, que é aliado a uma excelente produção de grãos, trazendo renda ao agricultor e sendo uma opção para plantio de segunda safra com um menor risco possível na janela.

“O que chama a atenção dos agricultores, consultores e equipe técnica que vem nos visitar é a versatilidade de uso que o milheto tem, que vai desde o uso forrageiro, palhada, silagem, pré-secado e produção de grãos, com excelentes resultados em todas essas funções. Outra coisa que atraiu a atenção é a qualidade dos produtos comerciais. No caso do forrageiro, é a qualidade tanto em massa verde quanto uma qualidade bromatológica excelente resultando em mais leite e mais carne para o produtor”, explica Bignotto.

Custo-benefício superior

Luiz Bonamigo explica que as características favoráveis do milheto o colocam como uma cultura diferenciada em relação ao milho e ao sorgo. Ele reforça que o milheto traz segurança, principalmente com os ADRg 9060 e 9070.

“Essa realidade foi apresentada aos visitantes nos dias de campo, mostrando as características básicas do milheto. O desenvolvimento da cultura, o processo de melhoramento, como foi o desenvolvimento dos materiais, o processo de mudança da arquitetura de planta, que antigamente era conhecida somente como cobertura, que é o caso do ADR 300, e como forragem o  ADR 500, e como estamos mudando a arquitetura de planta para produzir muito mais grãos”, explica Bonamigo. 

O melhorista-chefe, entretanto, aponta que é fundamental seguir as recomendações técnicas de manejo da BAM, o que foi reforçado na vitrine. “Enfatizamos em seguir as recomendações do nosso manual técnico, especialmente sobre a época adequada de plantio. E fazendo os devidos tratos culturais, principalmente em relação à fungicida em uma área limpa de erva daninha, os nossos materiais ADRg 9060 e ADRg 9070 têm condições de expressar uma produtividade por volta de 40 sacas por hectare, o que traz excelente rentabilidade”.

Sobre o Grupo ATTO
Com sede em Rondonópolis (MT), o Grupo ATTO é a holding proprietária da ATTO Sementes – antiga Sementes Adriana, líder na produção de sementes de soja no Brasil com 40 anos de história na agricultura nacional. O fundador do grupo, Odílio Balbinotti, chegou ao Mato Grosso em 1980 e, mesmo com os desafios da época, conseguiu produzir sementes de qualidade para uma então nova fronteira agrícola, no município de Alto Garças. Desde 2003 a empresa é presidida por Odilio Balbinotti Filho e, além da semente de soja, passou a produzir sementes de milheto, crotalária, azevém e brachiaria, que plantam mais de 1,5 milhão de hectares no Brasil e mais oito países. Em setembro de 2019, o Grupo lançou a plataforma PlantUP, que vem contribuir com a tomada de decisão do agricultor, alinhada com o propósito de elevar sua competitividade sem o aumento de custos.

Fortaleza tem o maior PIB do Nordeste e o 11º maior do Brasil

Fortaleza é o maior município do Nordeste e o 11º maior do Brasil considerando o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas. Conforme dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB da capital cearense é de R$ 65,16 bi, o equivalente a 39,04% do PIB do Ceará, que é de R$ 166,91 bi. Se forem consideradas apenas as capitais, Fortaleza ocupa a 8ª colocação. Os índices divulgados são referentes ao ano de 2020.

Confira o ranking das maiores PIBs do Brasil por capitais:

1º São Paulo (SP): R$ 748.759.007
2º Rio de Janeiro (RJ): R$ 331.279.902
3º Brasília (DF): R$ 265.847.334
4º Belo Horizonte (MG): R$ 97.509.893
5º Manaus (AM): R$ 91.768.773
6º Curitiba (PR): R$ 88.308.728
7º Porto Alegre (RS): R$ 76.074.563
8º Fortaleza (CE): R$ 65.160.893
9º Salvador (BA): R$ 58.938.115
10º Goiânia (GO): R$ 51.961.311

O estudo mostrou que Fortaleza apresenta uma economia dividida basicamente em serviços, comércio, indústria e administração pública. O segundo município com maior participação no Estado é Maracanaú. Caucaia encerrou o ano de 2020 em terceiro lugar, com uma participação de 4,35%.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, os números divulgados são resultado do trabalho do povo fortalezense, do estímulo ao empreendedorismo e dos investimentos públicos realizados pela Prefeitura de Fortaleza. “Fortaleza tem se destacado economicamente nos últimos anos graças ao trabalho sério e à competência do nosso povo. O poder público tem investido em infraestrutura, educação, acesso à crédito orientado para os pequenos empreendedores e na desburocratização dos serviços. Essa colocação nos incentiva a trabalhar mais e expandir projetos voltados para capacitação e atração de investimentos para a cidade”, afirma.

Shopping Iguatemi Bosque recebe temporada gratuita do Museu do Videogame Itinerante

Com o objetivo de proporcionar ações interativas e inovadoras, o Shopping Iguatemi Bosque recebe, no período de 7 a 29 de janeiro, o Museu do Videogame Itinerante, um dos maiores eventos de games do país totalmente gratuito e aberto ao público, resgatando cinco décadas de história dos videogames pelo mundo. São mais de 350 consoles de todas as gerações em exposições, dezenas de consoles antigos e atuais para jogar, além de palco de dança, simuladores de corridas, concurso de cosplay, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, realidade virtual e as áreas PlayStation 5, Xbox Series e Nintendo Switch.

De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979, e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Para Wellington Oliveira, superintendente do Shopping Iguatemi Bosque, essa é mais uma oportunidade de oferecer o que há de melhor para a diversão dos clientes. “A chegada do Museu ao shopping faz parte de uma série de programações para toda a família. O Museu conta com uma grande sinergia com o público jovem, contendo também uma parte bastante educativa, com a curadoria de Cleidson Lima. Ou seja, é um espaço para vir com os amigos e a família”, explica.

Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600, Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros.

Além das ilhas de antigos, o Museu do Videogame Itinerante também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos do PlayStation 5, Microsoft Xbox Series e Nintendo Switch. Também é possível pilotar supermáquinas em cockpits que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real. Outra área de destaque será a do PlayStation VR, na qual os visitantes poderão experimentar, gratuitamente, a tecnologia de realidade virtual para os consoles PlayStation.

Um dos momentos mais aguardados será o concurso de cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames.

Para mais informações sobre o Museu do Videogame, basta acessar o endereço: facebook.com/museudovideogameitinerante ou o Instagram @museudovideogameoficial.

Sobre o Museu do Videogame Itinerante

Passou por 18 estados brasileiros e é o primeiro do gênero do país registrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris. Em 2019, foi uma das atrações da London Games Festival, o maior evento de games da Inglaterra.

Serviço

Museu do Videogame Itinerante 2023

Local: Shopping Iguatemi Bosque

Data: 7 a 29 de janeiro

Facebook: facebook.com/museudovideogameitinerante

Instagram: @museudovideogameoficial

Empreendedoras do Programa Nossas Guerreiras participam da 2ª edição da Feira Mulher em Foco

O empreendedorismo feminino estará em foco na 2ª edição da Feira Mulher em Foco, que será realizada nesta terça e quarta-feira (27 e 28/12), das 17h às 21h, no estacionamento da Areninha Murilão, no bairro Messejana. O evento contará com a presença de 17 empreendedoras contempladas pelo Programa Nossas Guerreiras, reunindo trabalhos de gastronomia, moda e artesanato.

O Programa Nossas Guerreiras é realizado por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico como forma de estimular o empreendedorismo feminino por meio de capacitações e concessão de crédito orientado de até R$ 3 mil. Para se inscrever é preciso, primeiro, ter feito o curso “Elaboração de Proposta de Negócios” (nossasguerreiras.fortaleza.ce.gov.br), que é gratuito e tem duração de 8h/a.

No evento, que é gratuito e com acesso livre, o público poderá conferir apresentações musicais e artísticas 100% femininas. A iniciativa faz parte do “Projeto Elas” é uma realização do Sistema Verdes Mares, patrocínio da Assembleia Legislativa do Ceará e com apoio da Prefeitura de Fortaleza.

Serviço
Feira Mulher em Foco
Data: 27 e 28/12 (terça e quarta-feira)
Horário: 17h às 21h
Local: Areninha Murilão (Rua Manuel Castelo Branco, 700 – Messejana)

Clube da Adega do Mercadinhos São Luiz tem descontos de até 50% em vinhos e espumantes nesta semana

Aproveitando o clima de festividades que compõem a programação do final de ano, o Clube da Adega do Mercadinhos São Luiz traz para os clientes diversas ofertas em vinhos e espumantes. Até o dia 31/12, rótulos selecionados estarão com valores promocionais de até 50% em todas as lojas do grupo. 

Fazem parte da seleção com 20% de desconto itens como espumante Casa Perini Moscatel 750ml de R$ 65,90 por R$ 49,90 (24,28%); Espumante Chandon Reserva Brut 750ml de R$ 99 por R$ 74,90 (24,34%); Vinho Frisante Salton Lunae Branco 750ml de R$ 32,90 por R$ 23,90 (27,55%) e Vinho tinto Toro Loco 750ml de R$ 61,90 por R$ 25,96 (25,96%).

Com 30% e 40% de desconto estão rótulos como Vinho tinto Leyda Estate 750ml de R$ 99,90 por R$ 68,90 (31,031%); Vinho tinto Zolla Primitivo 750ml de R$ 289,75 por R$ 199 (31,32%); Espumante TerraNova Moscatel 750ml de R$ 49,90 por R$ 29,90 (40,19%); Vinho branco Veramonte Reserva de R$ 79,90 por R$ 45,90 (42,55%) e Vinho Rosé Marques Casa Concha de R$ 169,90 por R$ 99 (41,73%).

Para a oferta de 50% estão produtos como os vinhos branco e tinto Cava Negra nas uvas Malbec, Merlot, Cabernet Sauvignon, Torrones e Chardonnay 750ml de R$ 69,90 por R$ 34,95; Além dos vinhos tintos Veramonte Colores no valor de R$ 59,90 por R$ 29,95.

Sine Municipal oferta 752 vagas de trabalho em Fortaleza

O Sine Municipal está disponibilizando 752 vagas de trabalho em Fortaleza, incluindo Pessoas com Deficiência (PcD). Confira a lista das principais oportunidades de emprego:

Teleoperador (304)
Vendedor (91)
Garçom (17)
Eletricista (13)
Açougueiro (13)
Auxiliar Administrativo (13)
Assistente de laboratório industrial (10)
Recuperador de crédito (10)
Montador de estruturas metálicas (07)
Técnico de refrigeração (06)

Vale ressaltar que todas essas oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento.

Atendimento Sine Municipal
A Prefeitura de Fortaleza realiza atendimento presencial em todas as unidades do Sine Municipal, localizadas nos bairros Aldeota, Parquelândia, Otávio Bonfim e Siqueira. Estão sendo disponibilizados os serviços de busca de vagas de emprego e habilitação para o seguro-desemprego. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico também disponibiliza atendimento remoto pelo e-mail sinemunicipal@sde.fortaleza.ce.gov.br, pelo telefone (85) 3105-3712 e pelo WhatsApp (85) 9 8513-4385 (não recebe ligações).

Por meio dos canais de atendimento é possível ter acesso a todas as informações necessárias sobre os benefícios ofertados pelo Sine Municipal, consultoria para elaboração de currículo, assim como prazos, documentações e formas de acesso aos serviços on-line. O trabalhador poderá conversar diretamente com um atendente, enviar documentação e realizar o cadastro do seguro-desemprego no sistema. Já o empregador pode contactar o Sine de Fortaleza por meio do WhatsApp (85) 9 8970-3532 (não recebe ligações) para ofertar vagas de trabalho.

Atendimento Sine Fácil
Para quem deseja consultar ou se cadastrar nas vagas de trabalho sem sair de casa, o Sistema Nacional do Emprego (Sine), gerido pelo Governo Federal, oferece o aplicativo Sine Fácil (disponível para Android e iOS). No App, o trabalhador encontra informações sobre benefícios, exigências, valor do salário, localidade e tipo de contratação.

Shopping Benfica: Horário de funcionamento no último final de semana do ano

De segunda a sexta-feira desta semana (26 a 30 de dezembro), o horário de funcionamento do Shopping Benfica (Av. Carapinima, 2200 – Benfica) será normal, das 10h às 22h, tanto as lojas, box e quiosques quanto a Praça de Alimentação. Nestes dias, a abertura da bilheteria dos Cinemas Benfica será às 12h45, encerrando-se às 20h15.

Já no dia 31, o empreendimento funcionará das 9h às 18h. E no dia 1º de janeiro de 2023, apenas os Cinemas Benfica abrirão. Neste dia, os frequentadores poderão estacionar seus veículos nos pátios: interno; externos na rua Tereza Cristina e Pátio de Motos, na av. 13 de maio, a partir das 13h.

Dessa forma, o Shopping Benfica funcionará nos seguintes horários:

Dias 26 a 30 de dezembro – segunda a sexta

Locas, box, quiosques, Praça de Alimentação e entretenimento: 10h às 22h

Dia 31 – sábado

Lojas, box, quiosques, praça de alimentação e entretenimento: 9h às 18h

Cinemas Benfica: fechados

Dia 1º de janeiro de 2023 – domingo

Lojas, box, quiosques e praça de alimentação: fechados

Cinemas Benfica: 14h15 (bilheteria)

Estacionamento: pátios: interno; externos na rua Tereza Cristina e o de motos, na av. 13 de Maio: 13h às 23h.

MRV&CO recebe reconhecimento no Innovation Awards 2023 por programa de intraempreendedorismo


O grupo MRV&CO, formado pelas empresas MRV, Sensia, Luggo, Urba e Resia, acaba de ser reconhecido pelo Innovation Awards 2023, premiação promovida pela GROW Plus – aceleradora de startups e gestora de investimentos. O reconhecimento veio devido ao programa de intraempreendedoríssimo da holding, o Inova.

Hoje mais de 400 funcionários estão envolvidos com algum projeto do programa de ideias Inova MRV. Por meio da plataforma AEVO Innovate os grupos de quatro a seis colaboradores de diferentes departamentos podem inscrever suas ideias, que visam solucionar questões existentes dentro da empresa. A companhia disponibiliza a essas pessoas quatro horas semanais para se dedicarem ao desenvolvimento de suas ideias.

Segundo Felipe Reis, gestor de Inovação do grupo, a atitude empreendedora é uma necessidade cada vez mais evidente no comportamento dos funcionários de qualquer empresa. “Não é para menos que temos como valor na companhia: inovar para transformar. Acreditamos nisso, e apoiamos o ecossistema de inovação dentro e fora da companhia. Os valores empreendedores são importantes para as empresas crescerem mais competitivas e terem um nível de desempenho maior”, fala o executivo.

Sobre o programa

O Inova MRV conta com uma jornada de quatro etapas: envio da ideia, desenvolvimento, pitch e plano de implantação. Com dinâmica de gamificação, todos os grupos selecionados são premiados com ‘MRV Coins’, moedas digitais de caráter simbólico, que podem ser trocados por prêmios disponíveis na plataforma. Os grupos finalistas são reconhecidos com base no retorno financeiro das soluções que desenvolveram e que foram implementadas. Os prêmios, somados, podem chegar a até R$ 1,5 milhão por desafio.

“Um programa como o Inova tem um propósito muito maior do que apenas o retorno financeiro. Ele é um mecanismo que dá liberdade criativa para os funcionários, sem julgamento, sem distinção de gênero ou posição hierárquica, dando protagonismo para quem de fato gera resultado para a companhia. Ouvir, dar espaço, e reconhecer quem promove essa mudança do lado de dentro, é o primeiro passo para evitar que sejamos pegos de surpresa por quem está do lado de fora. Acreditamos muito neste projeto e estamos muito felizes com este reconhecimento”, completa Felipe Reis.

Sobre MRV&CO

A MRV&CO é uma plataforma de soluções habitacionais composta por cinco empresas que tem como objetivo oferecer as melhores opções de moradia que se adaptem ao momento de vida e necessidades de seus clientes. Seja com a aquisição de apartamentos prontos ou na planta por meio da MRV ou de Sensia, pela compra de um terreno em loteamentos completamente urbanizados pela Urba, ou mesmo alugando imóveis especialmente pensados, com inúmeros serviços, oferecidos pela startup Luggo de forma totalmente digital e sem burocracia. A MRV&CO atua em diferentes nichos do mercado imobiliário, trazendo propostas distintas e complementares para o mercado nacional. Além disso, a plataforma habitacional se completa com a empresa Resia, voltada para o mercado de moradia norte-americano, fazendo o intercâmbio de tecnologias e consolidando o grupo internacionalmente.

Práticas ESG vem ganhando um espaço cada vez maior nas corporações

Cada vez mais, o conceito ESG, que reúne as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança, vem ganhando força nas empresas. Se antes se restringia a círculos especializados, atualmente é um termo amplamente usado nas corporações e está diretamente relacionado aos lucros, mostrando que não é uma tendência passageira.

Segundo pesquisa do Global Consumer Insights Pulse Survey, realizada pela PWC, metade dos consumidores do mundo buscam se relacionar com marcas que aplicam as práticas ESG. No Brasil, 39% dos consumidores estão mais atentos aos fatores ambientais, já 49% se preocupam com fatores sociais, como apoio aos direitos humanos e diversidade, e 55% consideram mais relevantes os fatores de governança, entre eles ética e transparência.

O termo ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance e foi criado em 2004 em uma publicação Who Cares Wins, do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial. Os critérios estão relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais.

O Ceará conta com organizações que se destacam nessa prática. Entre elas está a Rede de Farmácias Santa Branca, que vem fazendo ações relacionadas a ESG há mais de dez anos, embora tenha fundado seu setor de ESG este ano. “O objetivo do novo setor é cuidar das nossas atividades para que possamos impactar positivamente os nossos colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes, a comunidade próxima e o planeta como um todo. Para isso, adotamos ações para diminuir os impactos no meio ambiente, contribuir para o desenvolvimento da nossa comunidade e ter sempre ética e transparência nas nossas ações e relações”, destaca Lora Almeida, gestora de ESG e Projetos na Rede de Farmácias Santa Branca.

A rede de farmácias está se preparando para inaugurar em abril uma Usina de Energia Solar. “Com ela, a Santa Branca vai operar todas as suas lojas e a sede somente com energia limpa”, destaca Maurício Filizola, diretor da Confederação Nacional do Comércio e Presidente da Rede de Farmácias Santa Branca. “Para 2023 também queremos promover mais ações voltadas para a comunidade, com novos serviços gratuitos e atividades de conscientização de temas relacionados à saúde e bem-estar físico e emocional”, contou Maurício Filizola.

Uma das primeiras ações e que continua em andamento é o projeto “Descartômetro”, em que a rede de farmácia recebe medicamentos vencidos dos clientes e os descarta da forma correta, com menos impacto para o meio ambiente. Outro projeto é o Cãomunidade, que oferece água e ração para animais de rua que frequentam o entorno de algumas das lojas. Destaque também para a Ecobag Santa Branca, com artes feitas por artistas cearenses com foco nos ecossistemas que são poluídos pelo homem. “A ecobag evita o uso de até 1.000 sacolas plásticas. Até agosto deste ano, foram vendidas 2568 unidades”, explica Lora Almeida.

A Santa Branca também contribui com várias instituições cearenses que têm um trabalho essencial na vida daqueles que mais necessitam, seja no âmbito social ou de saúde, entre eles a Associação Peter Pan, Hospital SOPAI, Instituto Vida Videira, Instituto Promover e ONG Unidos pelos Animais. “Este ano conseguimos implantar a reciclagem na nossa sede e também abolimos o uso do copo plástico descartável dentro da empresa, inclusive nas lojas, oferecendo outras opções recicláveis e presenteando nossos funcionários com uma garrafinha de água reutilizável”, frisa Lora Almeida.

Sobre a rede de Farmácias Santa Branca

Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 19 lojas, uma distribuidora e um centro de distribuição. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em oito municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Laura Paiva e Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.