Campanha dos 45 anos da Cajuína São Geraldo é premiada em três categorias do Brasil Design Award, em São Paulo

A campanha “O sabor da nossa história”, que celebra os 45 anos da Cajuína São Geraldo, foi premiada no Brasil Design Award, considerada a premiação mais importante do Design no Brasil, promovida pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN). A campanha é assinada pela Acesso Comunicação. O evento aconteceu nesta segunda-feira, 5, em São Paulo.

Em design gráfico, nas categorias cartazes, marca de produto ou serviço e material promocional para ponto de venda, a campanha “O sabor da nossa história”, que marcou os 45 anos da empresa cearense, recebeu o troféu de bronze da premiação.

“Estamos muito felizes com o resultado desse trabalho em conjunto com a Acesso. Estivemos concorrendo com grandes marcas nacionais. Foi um trabalho em que passamos bastante tempo correndo atrás das histórias, tentando dar mais visibilidade aos 45 anos da marca e, depois de um ano do projeto, ainda estamos colhendo bons frutos”, declarou Tiago Caldas, coordenador de marketing da Cajuína São Geraldo.

“Sermos ganhadores de um prêmio dessa relevância é muito importante para a Acesso, porque atesta o talento criativo de todos os nossos profissionais, dirigidos pelo Rodne, e também porque reforça o quanto o planejamento profundo nos ajuda a ser assertivos na criação. Mas credito como mais importante o fato de se colocar os holofotes no mercado local cearense, uma vez que fomos premiados com trabalhos desenvolvidos para uma marca absolutamente regional, que nasceu em Juazeiro do Norte, ganhou o Ceará, entrou em Pernambuco e continua na sua trajetória de crescimento. Isso demonstra o profissionalismo da publicidade feita no Ceará e a evolução das marcas locais”, celebra Ana Celina Bueno, diretora da Acesso Comunicação.

Unifor prorroga inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, prorrogou o prazo de inscrições dos cursos de Mestrado e Doutorado. Agora, os candidatos têm até o dia 12 de dezembro de 2022. O resultado das inscrições deferidas será divulgado no mesmo dia, no site www.unifor.br/ppga.

Estão sendo ofertadas até 30 vagas para o curso de Mestrado e até 10 vagas para o de Doutorado, na área de concentração de Fundamentos e Processos Estratégicos para a Sustentabilidade, com as linhas de pesquisa: Estratégia e Competitividade, Organização e Sociedade, e Operações e Mercados. Os cursos são recomendados pela CAPES – conceito 5.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail secretariapgss@unifor.br, para o qual o candidato deve enviar toda a documentação exigida no edital, dentre elas o formulário eletrônico (acesse aqui) devidamente preenchido. O valor da taxa de inscrição é de R$ 136,00.

Poderão participar da seleção graduados em diversas áreas do conhecimento, e não apenas os de Administração de Empresas, conforme ressalta a coordenadora do PPGA, professora Marina Dantas: “embora o foco seja a administração, o programa é aberto a graduados de cursos como Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Economia, Comércio Exterior, Jornalismo e Publicidade, por exemplo”.

O curso é uma excelente oportunidade para ampliar os conhecimentos e garantir um diferencial no mercado de trabalho. “A matriz curricular é muito bem estruturada o que nos permite vivenciar uma aprendizagem geral a respeito das teorias que envolvem a gestão. O curso agregou de maneira positiva pelas possibilidades de vivenciar a prática docente na universidade como atividade extensionista do curso”, destaca Olga Lessa, egressa do curso de Mestrado em Administração de Empresas da Unifor.

Serviço

Seleção Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas

Inscrições: até 12 de dezembro de 2022, exclusivamente pelo e-mail secretariapgss@unifor.br

Mais informações: (85) 3477.3139 ou (85) 3477.3285

Anamaco lança em Brasília livro que conta a história do setor de varejo de material de construção

Nesta quarta-feira, 07, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) lançará o livro Varejo de Material de Construção: Ontem e Hoje durante a 95ª edição do ENIC |Política & Estratégia – O Futuro da Construção e Sustentabilidade, organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Na obra, como o título deixa claro, é traçado um panorama sobre a situação do varejo de material de construção ao longo da história, desde o seu surgimento até a realização de prognósticos sobre o futuro.

O livro, que será distribuído gratuitamente, destaca o surgimento e a importância da Anamaco para o setor no Brasil, dando voz aos lojistas presentes país afora. É importante ressaltar que em razão da forte atuação da entidade junto às autoridades, durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19 as lojas de material de construção permaneceram abertas, respaldadas pelo Decreto Federal nº 10.329 de 28 de abril de 2020.

O presente é retratado com um panorama detalhado do setor, com números e pesquisas produzidas pelo Instituto de Pesquisas Anamaco em parceria com a FGV / IBRE, além de mostrar os principais varejistas de cada estado do Brasil e apresentar aos leitores a importância do Prêmio Anamaco, apontado como o “Oscar” da construção.

Sob a direção comercial de Renata Hernandes, redação de Daniel Balsa, coordenação geral de Geraldo Defalco, presidente da  Anamaco, e colaboração voluntária de Waldir Abreu, ex-superintendente da Anamaco, a obra foi produzida pelo BB Editora em formato 27 x 27 em papel couchê (150 gramas) e capa dura. Possui sete capítulos e 176 páginas e também será disponibilizado de forma gratuita no formato e-book. 

“Retratar o setor de varejo de material de construção por meio de um livro produzido com tanto esmero e seriedade, nos deixa muito orgulhosos e certos de que os leitores terão a oportunidade de conhecer um mercado pujante e que tem cumprido funções sociais importantes. Entre tantos desafios, ajudamos o consumidor a edificar sonhos, a exemplo da construção e/ou da reforma da casa própria. E mais: durante a pandemia de Covid-19 assistimos a um intenso movimento de valorização do lar país fora, algo muito marcante”, pontua Defalco.  

Sobre a Anamaco

Com a missão de compartilhar e contribuir para a valorização da atividade das empresas do comércio de material de construção em todo o país, surge em 1984 a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – Anamaco (www.anamaco.com.br), entidade de classe, sem fins lucrativos, que funciona como interface entre os órgãos governamentais e as 38 Acomacs (associações regionais de comerciantes de material de construção) e três Fecomacs (Federações), demais entidades, fabricantes e comerciantes de material de construção. 

Além de promover benefícios aos associados e diminuir a distância entre as empresas e o setor, a entidade tem estado sempre em busca de discussões em torno de assuntos que possam interferir diretamente na cadeia produtiva do mercado da construção, como questões ligadas à tributação, projetos de lei, aprimoramento de gestão no varejo, entre outras ações encorpadas. É importante ressaltar que a entidade tem 57 anos de fundação de seu sistema associativista.

Um marco na trajetória da Anamaco – Em 22 de abril de 2020, por meio do decreto nº 10.325, a entidade passou a fazer parte do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico de Habitação. E os desafios serão muitos. Apoiar as inovações tecnológicas no setor habitacional e no ambiente construído urbano, acompanhar a implementação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, combater à não conformidade às normas técnicas na fabricação, importação e distribuição de materiais, componentes e sistemas construtivos; a busca pela de harmonização de requisitos, de critérios e de métodos para a avaliação técnica de produtos ou de processos inovadores e de sistemas convencionais no país, estão entre as ações do comitê.

Setor da construção civil prevê crescimento para o próximo ano

Um novo futuro se vislumbra para o setor de materiais de construção, com a inflação recente, chegando a uma alta de 11,2% entre setembro/2021 a agosto de 2022, a cadeia sofreu altas consideráveis, desde o aço, com um aumento elevado em torno de 73% até a os tijolos que aumentaram 22%, junto com o cimento que subiu 13%. Tudo isso ligado ao poder de compra do brasileiro que caiu em 90% das profissões. 

Os dados fazem parte de um levantamento exclusivo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC. Para a elaboração do estudo, foram consideradas as 140 profissões mais representativas do país, que englobam 72% da população no mercado de trabalho. Motoristas de ônibus e faxineiros foram as ocupações que mais perderam poder de compra entre março de 2021 e 2022.

Para 2023 a expectativa é de aquecimento, com as recentes declarações do governo eleito e em transição no momento que desejam reativar a chamada faixa 1 do Programa Casa Minha Vida para atender famílias de menor renda. Técnicos do governo de transição estudam alternativas para reaquecer o setor no país. Dessa forma, políticas para reativar programas de construção e reformas podem surgir nos próximos anos, fazendo com que o setor que não ganha aceleração desde o ano de 2014, possa voltar a respirar.

Esperando esse aquecimento do setor, empresas se reestruturam para um 2023 que se espera desafiador. Um dos exemplos é o Grupo Guarezi de Santa Catarina. A empresa que tem mais de 40 anos no segmento de materiais de construção e sediada na cidade de São José, grande Florianópolis, recorreu à justiça para se reestruturar, manter os seus funcionários e se preparar um cenário melhor no futuro. “A reestruturação tira a empresa de um período que chamamos de ciclo da morte. Ela está trabalhando no limite, quase sem conseguir honrar os compromissos com credores, os colaboradores que são diretamente ligados a empresa, as pessoas indiretas que são influenciadas também, tudo isso com a empresa em dificuldade. A lei vem e ajuda nessa situação, faz um acordo com os credores e dá uma luz no fim do túnel” afirma Jean Cioffi, advogado especialista em Recuperação judicial e CEO do escritório JRCLaw.

As expectativas para 2023 refletem o bom prognóstico para 2022. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a projeção de crescimento do setor foi elevado de 3,5% para 6% em 2022. O número integra o estudo “Desempenho Econômico da Indústria da Construção – terceiro trimestre de 2022”. Para o o CEO da JRCLaw, Jean Cioffi, a estimativa de crescimento do PIB do setor em 6% reforça a relevância da construção para o desenvolvimento sustentável do país. “Novamente os números confirmam nossas expectativas e impressionam pela consistência. Quando o Brasil nos dá condição, respondemos com geração de renda, estabilidade social, melhoria da qualidade de vida das pessoas”, enfatizou Cioffi.

A Lei é a 11.101/2005 e foi em alguns pontos alterada pela Lei 14.112/2020 para ser apoio de empresas que estão com dificuldade financeira. “A Lei tira a empresa que pede a Recuperação judicial de um cenário instável e desconhecido, recebe no mercado o selo de boa pagadora e preocupada com suas dívidas. A Lei da Recuperação Judicial nada mais é que isso, um selo de boa pagadora. A empresa vai entrar em acordo com seus credores, sob a luz da justiça e recorrer a investimentos, fortalecer seu caixa, reestruturar e manter sua função. A empresa que hoje faz isso pensando no futuro, tem muito a ganhar, ainda mais com o mercado aquecendo como estamos vendo”, conclui Cioffi.

Rede Ancar lança campanha especial de Natal com sorteio de Iphones 14

O North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping irão realizar no mês de dezembro a campanha promocional de Natal que busca criar uma sinergia entre o desejo dos consumidores e as expectativas dos lojistas neste período que é bastante movimentado para o comércio.  

A cada R$ 250 em compras, o cliente ganha um número da sorte para concorrer ao sorteio de dois Iphones 14 de 128 gigas. Para aumentar as chances de ganhar o sorteio, a Rede Ancar criou a oportunidade de números da sorte em dobro. De segunda a quinta-feira, todas as compras realizadas neste período, no valor promocional de R$ 250, e cadastradas no aplicativo do shopping, irão ganhar números da sorte em dobro.

A promoção é válida para as compras realizadas a partir do dia 01 de dezembro até o dia 24 de dezembro. Para fazer o resgate do número da sorte é necessário fazer o cadastro dos cupons fiscais no aplicativo do shopping ou comparecer nos stands promocionais localizados nos shoppings. O sorteio será realizado no dia 04 de janeiro pela loteria federal. 

No North Shopping Fortaleza, também acontece a promoção do compre e ganhe, onde acumulando R$ 250,00 em notas de lojas participantes, o cliente pode trocar por um presente da Natura Todo Dia nas fragrâncias amora vermelha e jabuticaba. O brinde é limitado a um por CPF.

Pedro Lima, presidente da 3corações, conta sua trajetória de sucesso em almoço da CDL Jovem

O presidente da 3corações, Pedro Lima, participa nesta quarta-feira, 07, do último “Almoço Empresarial” de 2022, evento promovido pela CDL Jovem Fortaleza, presidida por Roberto Júnior.

Em uma troca de ideias e experiências entre os presentes, Lima vai contar sobre sua trajetória de sucesso, além de destacar os desafios e conquistas do grupo do Rio Grande do Norte que, desde 1959, atua no segmento do setor cafeeiro no Brasil e no mundo.

O encontro vai ser realizado no Moleskine Gastrobar (Rua Professor Dias da Rocha, 578 – Meireles).

Programa em Rede de Apoio à Incubação e Aceleração de Startups apresenta startups que participaram de jornada de aceleração 

No dia 08 de dezembro, a partir das 16h, o Programa em Rede de Apoio à Incubação e Aceleração de Startups (PRAIA), vinculado ao Instituto Atlântico, realizará o Demoday 2022 Na ocasião, serão apresentadas as seis startups que participaram da jornada de aceleração do Batch #03, que aconteceu de junho a novembro deste ano.

No Demoday, que é um dia de demonstração, as startups Brainnx, Tidmo, Testcode, Reportfy, MetricDev e Go Gamers apresentarão as soluções desenvolvidas durante o programa de aceleração para o mercado, parceiros e investidores de diferentes modalidades. Durante seis meses de jornada do PRAIA, elas tiveram acesso a conteúdos, mentorias one on one com growth hacker e especialistas, realização de Poc’s (provas de conceito), 300 horas de desenvolvimento técnico, entre outros benefícios, por uma oportunidade de negócio que vai até 7% do equity da startup.

“O Demoday será uma oportunidade de mostrar ao mundo todo o potencial do PRAIA e os resultados obtidos com o nosso trabalho e das startups envolvidas. Esperamos, assim, despertar o interesse de mais startups para quando abrirmos a próxima chamada, em 2023, o #Batch 4.“, afirma o gerente de Inovação e Novos Negócios do Atlântico, Luiz Alves. O Demoday ocorrerá online, com transmissão pelo canal do Instituto Atlântico no Youtube.

O Instituto Atlântico

O Instituto Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia, sem fins lucrativos, desenvolvido para fornecer soluções científicas e tecnológicas. Com mais de 20 anos de atuação, o Atlântico aplica práticas ágeis desde 2008, sendo pioneira e líder no Nordeste neste quesito. Em 2012, foi a 1ª ICT do Nordeste a conquistar o Prêmio FINEP de Inovação. Em 2019, foi considerado, pelo International Telecommunication Union, uma das 10 melhores práticas para construções de ecossistemas de inovação do mundo. Atualmente, possui mais de 750 colaboradores, com índice de satisfação do colaborador em 90%, trust index 96 e índice de satisfação do cliente 83%.

Serviço

Demoday 2022

Data: 08/12/2022 (quinta-feira)

Horário: 16h

Transmissão pelo youtube do Instituto Atlântico

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ibyte inaugura loja em Maracanaú e celebra sucesso de vendas na Black Friday

Referência no mercado de tecnologia e informática, a ibyte inaugura na próxima quinta-feira (08), em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, sua 36ª loja física. O novo ambiente localizado na Rua 47, nº 20,  oferece aos clientes área gamer, assistência técnica multimarcas e espaço para compra online no ibyte.com.br, onde o consumidor poderá comprar produtos com frete grátis e com prazo de entrega em até duas horas para algumas regiões do país.

Com atuação nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Belém e no Distrito Federal, a ibyte vem fortalecendo sua estrutura, com foco em soluções tecnológicas. Na Black Friday, a marca cresceu 20% do faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. Já no digital, o e-commerce dobrou a representatividade nos lucros, com um aumento em 16% das vendas na ação Black ibyte, realizada no mês de novembro.

“Estamos em constante evolução e queremos celebrar a abertura de mais uma loja em uma região que é destaque de crescimento social e econômico no Estado. Estamos todos empenhados nesta inauguração que traz para o público de Maracanaú uma loja moderna e funcional”, destacou o diretor de marketing da ibyte, Nelson Gurgel.

Sobre a ibyte
Com 22 anos de atuação, a ibyte é uma empresa especializada em tecnologia, com atuação nas regiões Norte, Nordeste e no Distrito Federal. Ao todo são 36 lojas físicas distribuídas entre os estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Belém e Brasília.

Fundada no início do desenvolvimento do mercado de informática no país, a ibyte possui forte atuação no varejo e atacado. No Ceará, é pioneira com fábrica própria de computadores e notebooks e começou a produzir seus equipamentos após uma longa experiência em comercialização no setor de tecnologia.

A marca oferece aos clientes a opção de comprar seus produtos com mais comodidade no ibyte.com.br onde disponibiliza cerca de 3500 itens vendidos e entregues em todo o Brasil; no app ibyte (https://linktr.ee/appibyte)  e na Central de Vendas 4020-5000.

Profissional alerta para cuidados com instalação de luzes natalinas

Com a chegada do mês de dezembro, a correria para deixar a casa decorada com a clássica iluminação de Natal vira prioridade. Colocar pisca-piscas ao redor de portas, janelas, em árvores e plantas de jardim é um grande ritual natalino. No entanto, é preciso tomar cuidado quanto à instalação desse equipamento, e o olhar precisa ser redobrado para as tomadas, fios e o local escolhido.

De acordo com Thaislane Oliveira, engenheira eletricista e consultora de vendas do Grupo Carmehil, é indicado que as lâmpadas fiquem acesas durante seis horas por dia. “Para evitar qualquer eventualidade, na hora de dormir é aconselhado desligá-las”, explica. Já em relação ao material que deve ser utilizado para prender os fios nas árvores, nas janelas e nas portas, é importante se atentar em não colocar a árvore em alguma superfície metálica. Para o uso em janelas e portas, a profissional ressalta que é indicado evitar itens de alumínio ou metal, sendo mais recomendado clipes de plásticos.

O local de escolha é bastante importante. Segundo Thaislane, é preciso observar se ele está próximo de superfícies que podem facilitar a propagação de incêndio, como sofás, camas ou cortinas. “Sempre que for utilizar em lugares que irão levar chuvas, deve-se utilizar pisca-piscas próprios para não ocorrer nenhum acidente”, reforça a engenheira.

”Se o local onde for colocar os piscas não tiver vários pontos para ligar os seus enfeites, não use plugues, ‘T’ ou extensões. Caso não tenha outra maneira, utilizar um filtro de linha para maior segurança é o mais indicado”, complementa.

Shopping Del Paseo recebe posto do Hemoce

Em ação inédita, o Shopping Del Paseo recebe posto de coleta do Centro de Hematologia do Ceará (Hemoce). No local, médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem recebem voluntários para doação de sangue e cadastro de medula óssea. O espaço fica no Piso L3, com funcionamento de segunda a sábado, de 10h às 21h, e aos domingos, de 12h às 19h.

Para a doação de sangue, é necessário marcar horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br, ou pelos telefones (85) 3101.2305 e (85) 99681.7597 (WhatsApp). No ato da doação, pede-se que a pessoa esteja saudável, bem alimentada, com peso acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e portar documento oficial com foto. Menores de idade precisam apresentar termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsáveis.

A iniciativa, Hemoce Perto de Você, do novo posto é uma parceria do Hemoce com o Instituto Pró-Hemoce e tem com intuito ampliar o banco de sangue do estado e facilitar o acesso da população aos locais de doação.

Serviço: Posto de coleta do Hemoce no Shopping Del Paseo. Funcionamento: segunda a sábado, de 10h às 21h, e aos domingos, de 12h às 19h. Local: Piso L3 (Avenida Santos Dumont, 3131, Aldeota). Informações: (85) 3456.5500, @delpaseo e shoppingdelpaseo.com.br.