Inadimplência em condomínios bate recorde e síndicos recorrem ao protesto de dívidas

Número de protestos de cotas condominiais cresceu mais de 200% em cinco anos; medida tem eficácia de 25,2% na recuperação de valores

A inadimplência condominial no Brasil atingiu níveis recordes nos últimos anos, forçando síndicos e administradoras a adotarem medidas mais rigorosas de cobrança, como o protesto em cartório. De acordo com dados do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), o número de protestos por dívidas condominiais saltou de 4.885, em 2020, para 15.320 em 2024, um aumento de mais de 200%.

A tendência de crescimento permanece em 2025: somente no primeiro trimestre, já foram registrados 6.266 protestos de cotas atrasadas. O protesto permite que o débito seja registrado em cartório a partir do primeiro dia útil após o vencimento, sem necessidade de aprovação prévia em assembleia. Para isso, é necessário apresentar a ata de eleição do síndico e a convenção do condomínio.

Em valores, os protestos movimentaram R$ 29,6 milhões em dívidas em 2024, dos quais R$ 7 milhões foram recuperados, resultando em uma taxa de efetividade de 25,2%.

“A inadimplência condominial é um reflexo direto das dificuldades econômicas enfrentadas pelas famílias brasileiras. Na Cerus, acreditamos que a transparência na gestão e a comunicação eficiente com os condôminos são essenciais para minimizar os impactos financeiros e manter a harmonia nos empreendimentos”, afirma Luciano Macedo, CEO do Cerus, instituição financeira especializada em soluções para condomínios.

Para o executivo, a gestão proativa, aliada à tecnologia e à empatia no relacionamento com os moradores, é o caminho para manter a saúde financeira dos empreendimentos diante de um cenário desafiador.

Construtora Colmeia recebe lançamento de livro no Sky Residencial

“Memórias da pele”, de Raimundo Gadelha, tem 40 poemas sobre as marcas do passar dos anos

O Sky Residencial recebe, no dia 5 de junho (quinta-feira), a partir das 17h, o lançamento do livro “Memórias da Pele”, do poeta, escritor e editor paraibano Raimundo Gadelha. O evento faz parte do Sky Experience, projeto desenvolvido pela Construtora Colmeia, responsável pelo empreendimento, e contará com a presença do autor.

Esta é a 28ª obra de Gadelha e conta com 40 poemas que, em sua maioria, remetem ao passado. Cada livro tem, ainda, um corte e uma sutura na capa, feita com fio cirúrgico, remetendo às marcas que o tempo deixa na pele. “O título do livro traduz o fato da pele ser marcada pelo passar dos anos, de ir adquirindo rugas, flacidez, um processo que poderíamos chamar de fadiga de material”, explica o autor.

O livro traz ainda ilustrações desenvolvidas com o uso de Inteligência Artificial (IA) por Michael Czadotz e Gadelha. Os dois solicitaram textos sobre cada poema para a IA que, em seguida, gerou as imagens. “Memórias da pele” já foi lançado em São Paulo e Belém, em dezembro de 2024, com grande aceitação do público.

Os interessados em participar do evento de lançamento devem entrar em contato com o setor comercial da Construtora Colmeia pelo número (85) 99102-9735 para realização de cadastro.

Sky Residencial

O Sky Residencial é o segundo super-prédio residencial de luxo lançado pela Construtora Colmeia e promete ser o segundo mais alto de Fortaleza. O empreendimento terá 57 pavimentos e 170 metros de altura com uma vista privilegiada para a Beira-Mar.

O prédio já está em construção e fica localizado em frente ao Parque Bisão, na Beira Mar. Os apartamentos terão área a partir de 231 metros quadrados, sendo quatro suítes com sacadas, ampla sala de estar/jantar e varanda gourmet, lavabo, hall social privativo, cozinha, área de serviço, quarto e banheiro de serviço. A suíte de casal terá ainda um closet.

Cada apartamento terá direito a quatro vagas de garagem. Serão dois apartamentos por andar com elevadores independentes e codificados. Na área comum o acesso será com reconhecimento facial. No quinquagésimo segundo andar do prédio, haverá um rooftop que permite visão da cidade.

Serviço:
Sky Experience: Lançamento do livro “Memórias da Pele”, de Raimundo Gadelha
Local: Sky Residencial (Rua Arquiteto Emilio Hinko, 200 – Beira Mar)
Data: 05 de junho de 2025
Hora: 17h
Estacionamento gratuito no sobressolo 2

Márcio Atalla é presença confirmada na 17ª edição do Café com RH da Unimed Fortaleza

Com data marcada para o próximo dia 02 de julho, o Café com RH, um dos eventos mais relevantes do setor no Ceará promovido pela Unimed Fortaleza, já tem lista de confirmados para a sua 17ª edição, que acontecerá no Teatro Riomar Fortaleza. 

Com o tema global “O Trabalho em transformação: a era da aprendizagem contínua”, os palestrantes falarão sobre saúde social, multigerações, IA, felicidade e saúde mental nas corporações e comportamento humano, entre outros. 

Confira os nomes confirmados e os temas de cada palestrante:

Márcio Atalla: Experiência do Cuidado: A Saúde e o Bem-Estar Como Transformação no Ambiente de Trabalho

Ben Hur Correia: Produtividade Inteligente: A IA e o Redesenho do Nosso Jeito de Trabalhar

Bianca Vilela: Longevidade e Saúde Social: O Design Inclusivo Integrando Experiência e Propósito nas Organizações

Jessica Gonzales: Update Humano: O Que Precisa Ser Repensado nas Organizações Para Atrair Saúde Mental e Felicidade

Michel Alcoforado: Versão 2025 Disponível para Download: Como Evoluímos e o Que Isso Significa Para Nossos Relacionamentos

Os Mentalistas: Comportamento Humanizados: Extraindo o Melhor do Outro Através de uma Liderança Sustentável

Venda de ingressos: A venda dos ingressos está sendo pelo site https://www.unimedfortaleza.com.br/cafe-com-rh-2025   

Mais sobre a Unimed Fortaleza Fundada em 9 de janeiro de 1978 por 23 médicos que se uniram por meio do cooperativismo, a Unimed Fortaleza integra o Sistema Nacional Unimed. Atualmente, é a 11ª maior singular, em relação às outras Unimeds, em número de beneficiários, com mais de 358 mil clientes e mais de 4 mil médicos cooperados, incluindo pessoas físicas e jurídicas.

A Unimed dispõe de ampla rede credenciada e uma rede própria que conta com o Hospital Unimed, que tem nível máximo de Acreditação Hospitalar na metodologia Qmentum, concedida pela Quality Global Alliance (QGA), sendo o maior hospital do Ceará em número de leitos (330) e o maior do sistema Unimed no Brasil; e com o Hospital Unimed Sul, que possui serviços de emergência pediátrica, internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oncologia pediátrica, além de um centro cirúrgico moderno, com atendimento a cirurgias eletivas. A rede própria conta também com 11 laboratórios, cinco Clínicas Unimed, oito Clínicas de Saúde Integral, além de programas como a Medicina Preventiva.

Com mais de 25 mil cupons cadastrados, Iguatemi Bosque anuncia ganhador de Lexus 0 KM em campanha de Dia das Mães

O Iguatemi Bosque anunciou na última quinta-feira, 29, o grande vencedor da campanha de Dia das Mães. Danilo Oliveira Gondim foi o agraciado e leva para casa um Lexus UX 300H 0 KM, após participar da promoção que movimentou o shopping entre os dias 26 de abril e 25 de maio. Com mais de 25 mil cupons cadastrados e a participação de mais de 300 lojas do shopping, a ação foi um verdadeiro sucesso.

Conforme regulamento, o processo de apuração da promoção foi conduzido pela Caixa Econômica Federal, através do sorteio da Loteria Federal. A divulgação do nome do ganhador foi feita por meio das redes sociais e do site oficial do Iguatemi Bosque.

“Ficamos muito felizes em ver o engajamento dos nossos clientes em mais uma campanha de sucesso. Presentear com um carro como o Lexus UX 300H é uma forma de retribuir o carinho e a preferência de quem escolhe o Iguatemi Bosque para viver momentos especiais”, destaca Wellington Oliveira, superintendente do Iguatemi Bosque.

Feira FAMA 2025 chega à Irauçuba impulsionando a economia local

O evento itinerante da FEMICRO-CE celebra cultura, artesanato e empreendedorismo, fomentando o desenvolvimento em diversas cidades cearenses

A Feira FAMA inicia sua jornada de 2025 em Irauçuba, marcando a primeira vez que o evento passa pela cidade. Conhecida por seu forte potencial na agricultura familiar e pecuária, Irauçuba receberá o evento itinerante da Femicro Ceará de 6 a 8 de junho de 2025, na Praça do Palácio Verde (Praça da Prefeitura).

Realizada há 34 anos em Fortaleza, a FAMA tem se consolidado em seu formato itinerante desde 2023, conectando cultura e diversos segmentos do empreendedorismo em uma verdadeira rede de oportunidades. Com a temática “De todo canto pra toda gente”, a feira reforça seu compromisso com o microempreendedorismo, articulando parcerias estratégicas com entidades da indústria, comércio e serviços.

“A Feira FAMA é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento local. Nosso objetivo é oportunizar microempreendedores de todo o Ceará, gerando movimento e aquecendo a economia nas cidades e regiões vizinhas por onde passamos”, destaca a presidente da Femicro Ceará, Dalvani Mota. “Estamos muito felizes em levar a FAMA para Irauçuba pela primeira vez. Acreditamos que o evento será um grande sucesso, impulsionando a economia local e valorizando os talentos da região. É gratificante ver como a feira tem se tornado um ponto de encontro para o empreendedorismo e a cultura cearense”, completa a idealizadora do evento.

Além dos expositores de diversos segmentos, a estrutura do evento em Irauçuba contará com uma programação gratuita e diversificada, que inclui oficinas, aulas-show de gastronomia, desfiles de moda, apresentações musicais e culturais. Tudo foi pensado para valorizar as particularidades e talentos do município. A Feira FAMA é uma realização da Femicro Ceará, com co-realização do Sebrae Ceará e apoio institucional do Sistema Fecomércio Ceará (Sesc e Senac), do Sesi Ceará e da Prefeitura de Irauçuba. O evento conta com patrocínio do Banco do Nordeste (BNB). Depois de Irauçuba, a FAMA 2025 seguirá para outras cidades cearenses, incluindo a maior edição em Fortaleza:

– Fortaleza: 15 a 20 de julho de 2025
– Cascavel: 29 a 31 de agosto de 2025
– Sobral: 3 a 5 de outubro de 2025
– Redenção: 28 a 30 de novembro de 2025

Serviço:
Feira FAMA 2025 – Edição Irauçuba
Quando: 06, 07 e 08 de junho de 2025
Horário: 18h às 22h
Local: Praça do Palácio Verde (Praça da Prefeitura)
Entrada: Gratuita e aberta ao público em geral
Instagram oficial: @feirafamaoficial
Mais informações: (88) 9.9913-2828 (WhatsApp)

Apaixonados vão às compras: 68% dos brasileiros devem celebrar o Dia dos Namorados


Perfumes e cosméticos lideram as intenções de presente, enquanto collab entre AmericaNews Beauty e Mita aposta no luxo e na criação de memórias com a campanha para o Dia dos Namorados.

Com a chegada do Dia dos Namorados, os brasileiros já demonstram entusiasmo para celebrar a data com estilo, afeto e presentes marcantes. De acordo com a pesquisa realizada pela Globo em parceria com o PiniOn, 68% dos entrevistados pretendem comemorar a data este ano. A amostra ouviu mil pessoas e destacou as principais intenções de compra dos consumidores.

Assim como no ano passado, perfumes e cosméticos seguem como os favoritos, representando 25% das escolhas. Em seguida, aparecem roupas (21%) e chocolates ou doces (20%), ambos com crescimento em relação a 2024. Flores (11%) e café da manhã (9%) completam o ranking.

Atenta a esse movimento do mercado e ao desejo dos consumidores por experiências mais significativas, a AmericaNews Beauty anuncia uma collab especial com a marca Mita. Juntas, elas lançam a campanha “Amor que Marca”, uma celebração ao amor que une elegância, afeto e sofisticação. A proposta vai além do presente: trata-se de eternizar momentos e criar memórias com significado.

A campanha será realizada de 2 a 15 de junho, com uma mecânica que reforça o valor agregado da ação: nas compras acima de R$699, os clientes ganham uma exclusiva tag de mala em couro da Mita; um brinde que simboliza a ideia de marcar momentos e histórias com elegância. A promoção é válida para todas as lojas físicas e também no e-commerce da marca.

Para Germana Mara, gerente executiva de marketing da AmericaNews Beauty, a campanha é um reflexo da filosofia da marca.“Acreditamos que o verdadeiro luxo está nos detalhes e nas emoções que despertamos. A campanha ‘Amor que Marca’ é uma forma de reforçar nosso compromisso com o consumidor, oferecendo mais do que um presente, proporcionando uma experiência que emociona, valoriza o cuidado e transforma momentos simples em memórias duradouras.”, afirma. 

Além do mimo, em datas selecionadas, as lojas da marca oferecerão uma experiência especial aos clientes, com coquetel personalizado, serviço exclusivo e petit fours, criando um ambiente acolhedor e inesquecível para os casais apaixonados.

Sobre AmericaNews Beauty

Com mais de 30 anos de mercado, a AmericaNews Beauty é uma empresa especialista em varejo de perfumes e cosméticos importados. Sendo a maior perfumaria do Nordeste e Norte, a empresa já soma 13 lojas em quatro estados (Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Pará), além de mais uma loja online para todo o Brasil. Comprometida em oferecer uma ampla variedade de marcas e produtos de alta qualidade para seus clientes em todo o Brasil, a AN Beauty continua a definir os padrões da indústria.

Brasil precisa de uma política urgente e robusta para educação técnica e profissionalizante, aponta pesquisa

_Levantamento nacional reforça a necessidade de políticas públicas voltadas à formação técnica; instituições privadas especializadas estão prontas para colaborar com o poder público_

Uma pesquisa inédita, encomendada pela BrasilTEC – Associação Fórum Nacional das Mantenedoras de Instituições de Educação Profissional e Tecnológica – e realizada pela AtlasIntel, revelou que 83,8% da população brasileira acredita que o governo federal deve oferecer cursos técnicos e profissionalizantes a todos os estudantes da rede pública. O estudo, realizado entre os dias 10 e 15 de abril de 2025, traz dados relevantes e confirma uma percepção amplamente compartilhada: a formação técnica é vista como o caminho mais direto para o trabalho, a renda e o empreendedorismo.

“A pesquisa reforça o que já percebemos nas salas de aula e nas empresas: o ensino técnico e o livre são importantes, desejados e têm impacto direto na vida das pessoas e na economia. O setor privado pode e deve ser parte da solução. Estamos prontos para contribuir”, afirma Cleonice Rehem, presidente da BrasilTEC.

Segundo o estudo, a população entende que o ensino técnico traz benefícios concretos: maior empregabilidade, autonomia financeira, estímulo ao empreendedorismo e inclusão social. Um artigo recente sobre o tema aponta que um investimento de R$ 4 bilhões seria suficiente para capacitar 1,5 milhão de brasileiros, com impacto estimado de 2,32% no PIB, de acordo com dados do Insper (2024).

A urgência também é reforçada por dados do setor produtivo. Uma pesquisa da ManpowerGroup revelou que 81% das empresas no Brasil enfrentam dificuldades para preencher vagas de nível técnico por falta de profissionais qualificados. A formação técnica surge, portanto, como resposta direta ao apagão de mão de obra que ameaça a competitividade nacional.

*Ensino técnico no Brasil*

Considerada uma das maiores redes de ensino técnico do Brasil, o Grau Técnico e o Grau Profissionalizante têm foco na empregabilidade desde o primeiro dia de aula, com cursos nas áreas de saúde, gestão, manutenção, tecnologia da informação, estética, gastronomia, entre outras. Além das aulas teóricas e práticas, os estudantes têm acesso a programas de estágio, parcerias com empresas e orientação de carreira.

“Essas modalidades de ensino transformam realidades. São uma via rápida para o mercado de trabalho, com dignidade e perspectiva de crescimento. Como instituição de ensino, temos as ferramentas e a experiência para ampliar o alcance dessa transformação em parceria com o setor público”, destaca Ruy Porto Carreiro, diretor do Grupo Grau Educacional.

Diante desse cenário, a instituição tem reforçado seu compromisso com a educação profissional e se coloca como parceira estratégica do poder público na implementação de políticas de expansão do ensino técnico no país. Com ampla capilaridade nacional, estrutura moderna e programas alinhados às demandas do mercado, o Grau Educacional tem se mostrado pronto para colaborar na qualificação de milhões de brasileiros.

Semana da Enfermagem no Grau Técnico Centro destaca protagonismo e bem-estar dos profissionais da área

Com uma programação intensa e repleta de conteúdos relevantes, o Grau Técnico Centro, em Fortaleza,  realizou com sucesso a 5ª Semana da Enfermagem. O evento, que teve início no dia 27 de maio, reuniu alunos, professores e profissionais da área para uma série de palestras, oficinas e atividades práticas que promoveram conhecimento, troca de experiências e valorização da profissão.

A abertura contou com a palestra “Empreendedorismo na Enfermagem”, que trouxe importantes reflexões sobre o protagonismo e as novas possibilidades de atuação para o profissional de enfermagem no cenário atual.

Ao longo da semana, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos em temas como assistência ao paciente diabético, mercado de trabalho, saúde mental, síndrome de burnout e primeiros socorros. Um dos destaques foi a Feira de Nutrição, que abordou a importância da alimentação para a saúde e o desempenho dos profissionais da área.

Para a coordenação do Grau Técnico Centro, o evento cumpriu plenamente sua proposta de reforçar a importância da formação contínua e do cuidado com quem cuida. “A Semana da Enfermagem é mais do que um momento de aprendizado, é uma celebração da dedicação, da empatia e da ciência que envolvem essa profissão. É nosso compromisso oferecer um espaço de troca, acolhimento e crescimento para nossos alunos e para a comunidade da enfermagem”, destacou a organização.

Quanto os artistas ganham quando você ouve uma música na internet?

O mercado musical está aquecido, e as plataformas de streaming se tornaram o principal meio de consumo de música atualmente, no entanto, os valores pagos aos artistas por reproduções online pode ser bem diferente do que você imagina.

“Muita gente pensa que os artistas ganham fortunas com streaming, mas a realidade é um pouco diferente, o streaming é uma ferramenta de divulgação, não necessariamente a maior fonte de receita”, explica o especialista em distribuição digital e CEO da LUJO NETWORK, Jeff Nuno.

Quanto um artista ganha por stream?
Os artistas recebem entre US$ 0,003 e US$ 0,008 por cada stream, dependendo da plataforma. Isso significa que para ganhar US$ 1.000, uma música precisaria ser ouvida entre 125 mil e 333 mil vezes.

“O valor varia conforme a plataforma, o tempo de execução e até mesmo a localização dos ouvintes”, acrescenta Jeff.

A importância do streaming e da distribuição digital
Apesar disso, estar presente no streaming é fundamental para qualquer artista que deseja ampliar seu alcance.

“O streaming funciona como uma grande vitrine para novos talentos e uma maneira de manter os fãs engajados. Se bem trabalhado, pode impulsionar outras fontes de renda”, destaca.

Para maximizar o potencial dessas plataformas, uma boa distribuição digital é indispensável.

“Ter uma estratégia de distribuição eficiente significa garantir que sua música chegue ao maior número possível de ouvintes, em diferentes mercados e playlists. Isso, sem dúvidas, faz toda a diferença para um artista independente”, conclui Jeff Nuno.

— 

Sobre Jeff Nuno 

Jeff Nuno é especialista e pioneiro em negócios no mercado digital no Brasil, graduado em música e MKT. O empresário mergulhou de cabeça no mercado do streaming e desde o final de 2018, ele passou a gerenciar seus próprios  negócios de distribuição digital e expandiu sua área de atuação com escritórios na Espanha, Brasil e Estados Unidos. Atualmente, é uma referência no mercado, dividindo o sucesso com seus clientes que são: artistas, gravadoras e personalidades influentes no mundo digital. Atualmente, Jeff Nuno é dono da Lujo Network.

Terrazo Shopping entra no clima do São João com programação especial durante todo o mês de junho

Arraiá do Terrazo terá cidade cenográfica, comidas típicas, quadrilhas, forró e atividades para toda a família

O mês de junho será de muita animação no Terrazo Shopping, no Eusébio. O centro de compras e lazer se transforma em um verdadeiro arraial com o Arraiá do Terrazo Shopping, que acontece durante todo o mês com uma programação gratuita voltada à cultura, gastronomia e tradição nordestina. Será montado um espaço temático que inclui cidade cenográfica, barracas de comidas típicas, apresentações culturais e oficinas infantis.

A programação começa oficialmente neste sábado (31), às 19h, com o evento de lançamento do Terrazo Junino, que contará com shows de Fabiano Brandão, Carlinhos Marinho e banda, além da escolha das Rainhas e Princesas adultas e infantis do arraial, em parceria com a União Junina do Ceará.

Ao longo do mês, o público poderá conferir apresentações de quadrilhas juninas, como a Cordapés, Raízes Nordestinas, Cai Cai Balão, Junina ABL, Zé Moringa e outras, sempre a partir das 19h. Os finais de semana também contarão com música ao vivo, trazendo artistas como Samuel Sampaio, Renne Lourenço e Mathias do Acordeon, com repertório de forró pé de serra para animar o público.

As crianças têm espaço garantido na festa com o Arraiá Kids, oficinas temáticas e recreações especiais. Entre as atividades estão a oficina de maçã do amor com confeitos coloridos (07/06), customização de chapéu de palha (14/06), pipoca gourmet (21/06) e o camarim fashion junino (28/06), sempre a partir das 17h.

Programação completa do Arraiá do Terrazo Shopping

Lançamento do Terrazo Junino
Data: 31 de maio (sábado), às 19h
Atrações: Fabiano Brandão, Carlinhos Marinho e banda
Escolha das Rainhas e Princesas adultas e infantis (União Junina do Ceará)


Apresentações musicais (sempre às 18h)
08/06 – Samuel Sampaio (voz e sanfona)
15/06 – Renne Lourenço (trio pé de serra)
22/06 – Samuel Sampaio (voz e sanfona)
29/06 – Mathias do Acordeon (trio pé de serra)


Apresentações de Quadrilhas Juninas (sempre às 19h)
07/06 – Folia na Roça
08/06 – Junina Cordapés
14/06 – Junina ABL
15/06 – Junina Raio de Sol (infantil)
21/06 – Cai Cai Balão (infantil)
22/06 – Raízes Nordestinas
28/06 – Zé Moringa (infantil)
29/06 – Zé Moringa


Arraiá Kids + Oficinas Juninas (sempre às 17h)
07/06 – Oficina de Maçã do Amor com confeitos coloridos
14/06 – Oficina de Customização de Chapéu de Palha + jogos juninos
21/06 – Oficina de Pipoca Gourmet
28/06 – Camarim Fashion Junino + jogos juninos

Serviço
Arraiá do Terrazo Shopping
Praça principal de eventos – Terrazo Shopping (Av. dos Jardins, 864 – Coaçu, Eusébio/CE)
De 31 de maio a 29 de junho
Entrada gratuita
Mais informações: @terrazoshopping