Move Ceará acolhe demandas em Fortaleza

O Move Ceará realiza encontro, nesta terça-feira (07/06), a partir das 9h, em Fortaleza para debater as principais demandas e ações para o desenvolvimento econômico local. O evento vai acontecer no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa.

Nesse último encontro regional do projeto vai ser contemplada a macrorregião da Grande Fortaleza, composta por 19 municípios. Além do debate na capital cearense, vão ocorrer encontros em Paracuru (08/06) e Aquiraz (09/06).

Em Fortaleza, vão ser discutidas as demandas dos setores de Agronegócio e Agricultura Familiar, Turismo e Economia do Mar, Logística e Tecnologias da Informação (TICs), além de Economia da Moda.

De acordo com a secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa e idealizadora da iniciativa, Luiza Martins, por ser uma região muito extensa e heterogênea, a Grande Fortaleza foi dividida em três encontros, para otimizar os debates.

“O objetivo é ouvir os setores produtivos e fazer um manifesto dessas áreas referente à Grande Fortaleza, para posteriormente unirmos as demandas desses três encontros e produzirmos um manifesto único”, assinalou Luiza Martins.

A Grande Fortaleza ocupa uma área de cerca de sete mil quilômetros quadrados de extensão no Estado e ultrapassa a marca de quatro milhões de habitantes, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) de 2017. Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Luís do Curu, São Gonçalo do Amarante e Trairi são os municípios que compõem a macrorregião, que reúne grande diversidade de vocações econômicas.

A capital Fortaleza é o único município do Nordeste que se encontrava entre os dez maiores Produtos Internos Brutos (PIBs) do Brasil em 2019, com uma participação de 0,91%, o que representava R$ 67,4 bilhões do total do País, de R$ 7,3 trilhões. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda de acordo com levantamento do Ipece realizado em dezembro de 2021, entre os dez municípios com maior participação no PIB do Ceará, sete pertencem à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF): Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Eusébio, Aquiraz e Horizonte.

PROJETO

Resultado da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE se dedica à priorização de ações de curto prazo, por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do setor produtivo do Estado, a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense.

Nesta etapa do projeto, a TrendsCE, a Assembleia Legislativa, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, parceiros e entidades do setor produtivo realizam reuniões para traçar planos e metas capazes de promover resultados de impacto na economia cearense a partir da identificação dos setores prioritários de cada macrorregião percorrida.

Ao longo dos últimos meses, o Move Ceará realizou encontros nos municípios de Crato, Sobral, Camocim, Aracati, Baturité, Canindé, Quixeramobim, Crateús, Tauá, Itapipoca, Guaraciaba do Norte, Limoeiro do Norte e Iguatu. Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará, que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

SERVIÇO

Encontro Move Ceará –  Macrorregião Grande Fortaleza

Data: 7 de junho de 2022

Horário: 9h – Agronegócio e Agricultura Familiar / 10h30 – Turismo e Economia do Mar / 14h – Logística e Tecnologias da Informação (TICs) / 15h – Economia da Moda

Onde: Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa. Avenida Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres – Fortaleza.

Juízes leigos: Judiciário cearense reajusta valor pago por ato homologado

Como forma de incentivo e reconhecimento ao trabalho realizado pelos juízes leigos, a Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) reajustou a remuneração dos profissionais que atuam nas unidades da Capital e do Interior do Estado. O valor passou a ser de R$ 70,00 (antes R$ 65,00) por projeto de sentença ou termo de acordo oriundos de audiência de instrução e julgamento.

Já para projeto de sentença de julgamento antecipado da lide ou de julgamento após audiência de instrução; termo de acordo lavrado em sessão de conciliação; minuta de voto homologada, inclusive em agravo interno; e decisão monocrática no âmbito das Turmas Recursais, o valor passou a R$ 50,00 (antes R$ 45,00).

A iniciativa considera a relevância do trabalho desempenhado por eles para o incremento da produtividade nas unidades judiciárias. Os valores serão pagos em relação aos atos efetivamente praticados a partir do mês de junho. Atuam na Justiça estadual cearense 126 juízes leigos.

Acesse AQUI o documento na íntegra, publicado no Diário da Justiça desta quarta-feira (1º/06).

COMO ATUA O JUIZ LEIGO

Os juízes leigos atuam sob a supervisão de um juiz togado. Eles podem presidir audiências de instrução e julgamento, além de colher provas e elaborar minuta de sentença a ser homologada pelo magistrado. Também podem estar à frente de sessões de conciliação, desde que atendam à exigência de formação específica estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A função tem caráter público, sem vínculo empregatício ou estatutário, e é temporária. Eles atuam de forma remunerada e recebem por ato homologado.

Quase 50% precisaram ajustar orçamento para não perder plano de saúde
Plano de saúde

Pesquisa da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (Anab) mostra que 47% dos entrevistados tiveram que ajustar o orçamento em 2021 para não perder o plano de saúde. O levantamento, que ouviu mais de mil pessoas em todo o país, revela ainda que 83% das pessoas têm medo de perder o plano. 

A pesquisa foi feita no último mês de abril com 1.012 pessoas, de 16 anos ou mais, responsáveis pelas principais decisões do domicílio. As entrevistas foram realizadas por telefone.

“O medo de perder o acesso [ao plano de saúde] pode ser motivado pelo aumento das taxas de desemprego ao longo da pandemia de covid-19”, destacou o presidente da Anab e idealizador do estudo, Alessandro Acayaba de Toledo.

De acordo com ele, a portabilidade é uma das saídas para quem precisa reduzir o custo com o plano de saúde, mas sem perdê-lo. “É direito do beneficiário. O interesse pela portabilidade aumentou 12,5% de acordo com a ANS [Agência Nacional de Saúde]. Em alguns casos, foi possível reduzir em 40% os custos com a saúde”, ressaltou Toledo.

Segundo o levantamento, entre os que não têm plano de saúde, 83% consideraram que ele é necessário. Dos entrevistados que são usuários exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS), 68% precisaram de algum tipo de atendimento médico em 2021, mas relataram dificuldade no acesso.

Para 88% das pessoas ouvidas, a necessidade de assistência médica permaneceu a mesma ou aumentou durante a pandemia. A pesquisa mostrou ainda que um em cada quatro pessoas disse que precisou buscar mais ajuda médica após o início da pandemia de covid-19.

(Agência Brasil)

Instituto MRV apoia projeto Crie o Impossível

A 4ª edição do Crie o Impossível, evento que convida estudantes de Ensino Médio de escolas públicas a acreditarem e investirem em seu potencial, será, pela primeira vez, transmitido ao vivo em escolas públicas de todo o Brasil para cerca de 100 mil alunos.

O Crie o Impossível 2022 acontece neste dia 3 de junho, das 8h às 12h (horário de Brasília), e será sediado em Porto Alegre (RS), no Estádio Beira-Rio, com a presença de 10 mil alunos da rede pública de ensino. O evento é realizado pela ONG Embaixadores da Educação (www.embaixadoresedu.org), correalizado pelo Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e tem o apoio do Instituto MRV, do Instituto Localiza e da Alicerce Educação.

O evento apresenta 11 palestras de profissionais que trazem representatividade para os estudantes por terem origens semelhantes às deles. Os palestrantes vão compartilhar suas histórias de vida, falando sobre dificuldades, desafios e caminhos possíveis para superação e conquistas.

O Crie o Impossível também incentiva os jovens a participar da jornada Empower, desenvolvida pela ONG, na qual os alunos identificam problemas de suas escolas e comunidades e criam soluções com o poder de mudar seu futuro. Neste ano, os projetos da Empower devem atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e, ao final da jornada, os alunos destaque receberão mais de R$ 10 milhões em bolsas de estudo integrais para aprender inglês, fazer intercâmbio, cursar uma faculdade, entre outros. Escolas públicas interessadas em transmitir o Crie o Impossível para seus alunos podem se inscrever gratuitamente pelo site www.crie impossível.com.br.

Em três edições, o Crie o Impossível alcançou 50 mil estudantes de escolas públicas de 3 mil municípios de todo o Brasil, com 170 mil acessos na edição remota (2020), transmitida pelo canal oficial do TikTok no Brasil e pelo canal da ONG no YouTube. Já estiveram no palco do evento o produtor, diretor de criação e empresário KondZilla; a primeira mulher negra a ocupar uma posição de CEO no Brasil, na Lacoste, Rachel Maia; o rapper Emicida; a executiva do Google Lisiane Lemos; o fundador do jornal “Voz das Comunidades” Rene Silva e a médica e vencedora do BBB 2020 Thelma Assis. Os jovens que entraram para a jornada Empower já receberam mais de R$ 1 milhão em bolsas de estudo integrais.

“Depois de duas edições em Belo Horizonte [MG], a experiência da edição remota do Crie o Impossível nos deu a certeza de que o evento precisava continuar sendo transmitido nacionalmente, pois tivemos um engajamento muito forte pelas redes. Em 2020, alcançamos cidades muito pequenas e afastadas dos centros urbanos, onde as oportunidades são poucas. Soubemos de histórias como a do Samuel, que descobriu o evento quando procurou na internet por ‘oportunidades para estudantes de escolas públicas’. Começamos o projeto da ONG com uma turma de 40 alunos e nos sentimos realizados por, hoje, impactarmos todo o Brasil como agentes de transformação social. Nossa missão é impulsionar alunos de escolas públicas a se tornarem empreendedores e protagonistas, fazendo com que esses cases de sucesso sejam regra e não exceção”, comenta Guilhermina Abreu, cofundadora e CEO do Embaixadores da Educação.

O Diretor-Superintendente do Sebrae, André Vanoni de Godoy, também acredita no potencial do evento para gerar transformação na vida de milhares de estudantes. “A importância do Crie o Impossível está em mostrar que o Impossível pode ser um limite ou pode ser um ponto de partida. E criar o impossível é uma escolha, não um destino”, afirma.

Histórias do Crie o Impossível

Participante da 3ª edição do Crie o Impossível, Priscila Brito, aluna da Escola Estadual Santo Antônio na cidade de Miraí (MG), investigou os motivos da evasão escolar na instituição. Ao descobrir que muitos alunos não conseguiam entregar as atividades escolares porque não tinham a ajuda dos pais, descobriu também que esses pais eram analfabetos. Assim, ela criou o projeto de alfabetização de adultos Unidos Educação Miraí, realizado em parceria com a prefeitura da cidade, que impactou mais de 2 mil pessoas. Ela também foi finalista no Prêmio Prudential Espírito Comunitário e recebeu uma homenagem no telão na 5ª avenida em Nova York.

Camili Rodrigues Lyrio, ex-aluna da Escola Estadual Apparicio Silva Rillo, em São Borja (RS), também focou em soluções para evitar a evasão escolar. Quando ela participou da 3ª edição do Crie o Impossível, mais de 50% dos alunos da escola já haviam deixado de comparecer às aulas online. Em sua pesquisa, Camili descobriu que, além da falta de motivação, muitos deles também o faziam por terem que trabalhar e ajudar a sustentar a própria casa. Por isso ela criou o projeto Segure a Minha Mão com duas frentes de atuação: 1) arrecadação de cestas básicas para ajudar as famílias dos alunos em vulnerabilidade social e 2) gincanas colaborativas durante as aulas remotas como forma de engajar os estudantes. “A mentoria do programa Empower foi uma peça-chave para estruturar o projeto, que era algo novo para mim”, conta. O projeto foi realizado tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio e, ao final, 80% dos alunos mostravam frequência nas aulas. Hoje, Camili cursa duas faculdades, Administração na Faculdade Arnaldo, com bolsa integral oferecida pelo Embaixadores da Educação, e Ciências Sociais na Universidade Federal do Pampa.

A aluna do Colégio Estadual Sisinio Ribeiro Silva, em Lindo Horizonte, município de Anage (BA), Ivanede Santos, esteve na 3ª edição do Crie o Impossível e, em sua jornada, identificou que muitos dos seus colegas de turma não pretendiam prestar vestibular porque não tinham informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela descobriu que entrar numa universidade era uma realidade distante para eles. Seu projeto consistiu, portanto, em apresentar e explicar como o Enem funciona. Com esse projeto, Ivanede impactou 300 jovens e ganhou uma bolsa integral de Ensino Superior em Administração. “Essa oportunidade transformou minha vida, por eu ser uma estudante de escola pública e moradora da zona rural. Abriu muitas portas pra mim”

Embaixadores da Educação

A ONG por trás do Crie o Impossível atua orientando escolas e alunos para criar conexões e oportunidades para os estudantes, para as instituições públicas de ensino e para a comunidade, promovendo a transformação social. O Embaixadores da Educação foi fundado em 2013 por um grupo de jovens egressos de escolas públicas de Belo Horizonte (MG) que haviam se conhecido enquanto alunos do projeto social Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). Nascida como um coletivo, a ONG foi formalizada em 2017, tendo impactado, ao longo desses anos, 50 mil alunos de escolas públicas em todo o Brasil com serviços 100% gratuitos.

Para as escolas parceiras, o Embaixadores da Educação oferece participação em uma rede de gestores de todo o Brasil, acesso prioritário aos programas da ONG e a chance de se destacar no ranking de escolas que transformam positivamente a sua realidade. Para os alunos, a ONG realiza anualmente o evento Crie o Impossível e a jornada Empower de apoio ao desenvolvimento de projetos educacionais criados pelos estudantes.

Plataforma Empower

Durante a jornada Empower, os estudantes têm acesso a uma plataforma homônima que auxilia na identificação de problemas na escola/comunidade e na criação de soluções. Na plataforma são apresentadas uma série de desafios que podem ser a realidade da escola, como professores desestimulados, participação da família, bullying e discriminação, segurança, falta de recursos e evasão escolar. Uma vez identificado o problema, o aluno pode organizar suas ideias na plataforma e convidar os colegas para trabalharem no projeto, dividindo tarefas e definindo prazos de entrega para sua conclusão.

Dia Livre de Impostos (DLI) aumenta movimento no shopping em 50% e vendas em lojas de rua em até 40%

A 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) de Fortaleza na última quinta-feira, dia 02 de junho, proporcionou um bom incremento nas vendas de mais de 200 lojas participantes localizadas nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy e nas ruas de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. Isso, tendo em vista que cada lojista arcou com os custos da taxação, que não foram repassados aos consumidores neste dia, o que possibilitou oferecer produtos com até 70% de desconto.

De acordo com levantamento parcial dos lojistas, houve um aumento de 50% no fluxo de clientes nos shoppings RioMar e tivemos diversas lojas de rua com impacto de 20% a 40% nas vendas, se comparado a um dia sem o DLI. Os feedbacks dos lojistas participantes foram bastante positivos, segundo o presidente da CDL Jovem de Fortaleza, Roberto Leite Júnior.

“Tivemos retorno de lojistas parabenizando pela ação e informando que tiveram lojas que venderam 10 vezes mais, outra que vendeu em um dia correspondente a 8 dias. Estabelecimento que teve o melhor dia de vendas do ano, ganhando do Natal e batendo recorde histórico de maior venda em um dia em uma única loja. Então, tivemos excelentes resultados relacionados ao que nós injetamos na economia. Superou as nossas expectativas”, completa.

Desde 2003, o Dia Livre de Impostos (DLI), campanha encabeçada pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem, acontece nas principais capitais do País. Não é uma campanha contrária ao tributo, mas contra o Brasil ser um dos países de maior arrecadação no mundo e um dos que menos devolve para a sociedade.

Iceland – A Terra do Gelo promove ação especial para Semana dos Namorados

Para celebrar o amor de uma maneira diferente, a Iceland – A Terra do Gelo realiza uma ação especial. Dos dias 06 a 12 de junho, acontece a “Love Week Iceland”, que traz toda a experiência congelante do ambiente a -15°C, com uma decoração temática do Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12. 

Durante o período, o casal ganhará duas bebidas de cortesias: um chocolate quente e um IceShot (com ou sem álcool). “Queremos proporcionar todo o romantismo do Dia dos Namorados, mas com a experiência singular da Iceland. Esperamos que todos gostem e aproveitem nossa ação”, comenta Amanda Gurgel, gerente de Marketing da Iceland.

Para conhecer mais sobre a Iceland – A Terra do Gelo, basta acessar o Instagram (@icelandfortaleza). 

Sobre a Iceland- A Terra do Gelo  

A Iceland – A Terra do Gelo traz uma experiência congelante em pleno Ceará, com um ambiente temático completo com paredes, esculturas feitas de gelo cristalino e selfie points em gelo, em temperaturas que podem chegar até a – 15º graus Celsius, com cenários lúdicos inspirados nas regiões mais frias do mundo. A atração está montada no piso L2 do shopping RioMar Fortaleza e funciona todos os dias, com sessões das 13 horas às 21 horas. Ao todo são 30 toneladas de gelo que garantem um frio polar e mantém intactas as diversas esculturas produzidas por escultores especializados.

Arraiá do Querer Bem: Mercadinhos São Luiz monta barraquinhas com comidas típicas

Iniciando o mês junino repleto de muita tradição e comidas típicas, o Mercadinhos São Luiz realiza o Arraiá do Querer Bem durante todo o mês para os clientes. Os produtos que são a cara do São João já estão presentes nas lojas, como bolos típicos, milho, pipoca e outros.  

As lojas da Oliveira Paiva, Edilson Brasil, Miguel Dias, Cambeba, Santos Dumont e Eusébio receberam as barraquinhas de São João, recheadas de produtos típicos, com funcionamento de segunda a sábado, das 15h às 21h. Compondo o cardápio, estão: pratinho junino – creme e vatapá por R$ 20,00; bolos de milho, macaxeira e pé de moleque (fatia), por R$ 6,00; canjica – 1kg, por R$ 53,00; pamonha – 210g, por R$ 6,00; cocada – 100g, por R$ 5,00; queijadinha – 100g, por R$ 5,90 e mugunzá por R$ 6,00. 

A programação contará ainda com a presença surpresa de sanfoneiros ao longo da semana, garantindo a trilha sonora das festividades. Confira o endereço da loja mais próxima no link

Idomed Canindé sedia capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização no SUS

Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé.

Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica.

A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que outras capacitações devem acontecer em breve. “Esta foi a primeira de muitas formações para os profissionais do município que estamos programando para oferecer”, finaliza Iael que, paralelamente, ministra treinamento de primeiros socorros para os professores da educação infantil de Canindé, junto com a coordenadora de curso, professora Nely Marjollie Guanabara.

Shoppings do Grupo Ancar no Ceará avançam na reciclagem de resíduos no primeiro trimestre

Há exatos 50 anos, foi instituído o Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir da Conferência de Estocolmo, na Suécia. A vida sustentável, em harmonia com a natureza, é o foco das ações deste ano em todo o planeta, por meio da campanha #UmaSóTerra. E os shopping centers do Grupo Ancar Ivanhoe no Ceará – North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping – contribuem com este objetivo, por meio do projeto Sustentabilidade Transforma, que atua na  preservação e na restauração de recursos naturais, com destaque para a reciclagem. No primeiro trimestre deste ano, os quatro equipamentos alcançaram a expressiva marca de quase 97 toneladas de resíduos reciclados, 38% a mais que no mesmo período do ano passado. Lembrando que a taxa de reciclagem no país, é de apenas 3%*.

Já o óleo de cozinha, altamente poluidor para rios e lagoas, teve em 2021, 191 litros encaminhados para a reciclagem pelos centros de compra. Esse material é recolhido nas praças de alimentação dos shoppings e, após processos de reciclagem, é transformado em barras de sabão e velas aromatizadas em parceria com a Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável (Remes), fortalecendo assim iniciativas de apoio a mulheres empreendedoras de Fortaleza. Outra ação relevante é a coleta de pilhas e baterias, cápsulas de café, e até bitucas de cigarro que iriam para o lixo comum e, graças à iniciativa dos shoppings do Grupo Ancar Ivanhoe, são destinados corretamente aos locais de reaproveitamento.

Além de reduzir a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário, o Sustentabilidade Transforma trabalha para diminuir a emissão de carbono na atmosfera gerado no transporte do material até os aterros, além de economia de água e energia.

“Nosso papel, enquanto uma grande rede, é estarmos atentos para o futuro de todos. Precisamos implantar e incentivar atividades que tenham impacto real e de médio e longo prazo. Queremos mostrar que as nossas ações vão refletir nas próximas gerações e nos recursos naturais. As iniciativas dos shoppings do Grupo Ancar Ivanhoe mostram o quanto acreditamos que juntos, podemos ser agentes de mudança positiva para toda a sociedade”, comentou Carlos de Júlio, superintendente regional da Ancar Ivanhoe.

Espaços e programas sustentáveis

Cada um dos quatro shoppings do Grupo Ancar possui local destinado ao projeto Sustentabilidade Transforma, com exposições temáticas, distribuição de velas, sabão e mudas de plantas, e recolhimento de materiais como papelão, metais, plásticos e óleo. Além disso, os shoppings  periodicamente investem em iluminação em LED, fazem parcerias com instituições ligadas às comunidades do entorno onde estão instalados, realizam treinamento de colaboradores e lojistas e campanhas de conscientização em seus espaços.

No North Shopping Fortaleza, esse movimento em prol da sustentabilidade ultrapassou as fronteiras do shopping e chegou à comunidade, por meio do projeto Raízes do Nortão, que produz adubo para hortas a partir das sobras de alimentos da praça de alimentação. Já foram implantadas hortas em instituições de apoio a idosos, condomínios e escolas públicas próximas do shopping. Cerca de 200 famílias são beneficiadas entre mais de 40 espécies de frutas, legumes, verduras e hortaliças. A produção é direcionada para os colaboradores, lojistas e o entorno do shopping. Em 2021, foram recicladas cerca de 11 toneladas de resíduos orgânicos.

*dados ABRELPE

10ª edição da corrida Pé na Carreira está com inscrições abertas

A partir desta segunda-feira, 06, estão abertas as inscrições para o 10º Pé na Carreira e a terceira edição do “Chinela, Menino!”, tradicionais corridas que contam com participantes fantasiados, apresentações de humor e brincadeiras. Após três anos sem a realização, por conta da pandemia da Covid-19, o evento disponibilizará em 2022 cerca de 4.500 inscrições, divididas nas duas categorias: adulto (4 mil) e infantil (500). 

Na categoria infantil, Chinela, Menino!, a corrida será realizada no dia 30 de julho, pela manhã, no Complexo Cultural Estação das Artes Belchior, Centro de Fortaleza. Já a prova adulta, 10 ª edição do Pé na Carreira, acontecerá no dia 31 de julho, pela manhã, também no Complexo Cultural Estação das Artes Belchior, Centro de Fortaleza, e terá percursos de 4 km e 8 km.

Para o idealizador e diretor do projeto, Fernando Elpídio, além do humor e a irreverência do povo cearense, a competição é mais um estímulo à prática esportiva, promoção da qualidade de vida e o bem-estar. “O Pé na Carreira é mais que corrida de rua, é alegria, criatividade, molecagem e um jeitinho de praticar esporte que só o povo cearense sabe, além de promover a prática do esporte entre adultos e crianças”, conclui Elpídio. 

Fernando também ressalta que, a prova pretende mobilizar 500 crianças de 01 a 15 anos, sendo que 10% das vagas, 100 inscrições, serão destinadas para projetos sociais esportivos que trabalham com crianças carentes. 

Serviço:

Corrida Pé na Carreira e Chinela, Menino!

Data: 30 e 31 de julho

Local: Complexo Estação das Artes, Centro de Fortaleza

Inscrições: novaletra.com.br/penacarreira

Sobre a corrida

O projeto esportivo e cultural Pé na Carreira nasceu em 2009. A proposta seria integrar a prática esportiva com o típico humor cearense. Das categorias temáticas ao som da largada dos atletas, a vaia cearense, o Pé na Carreira sempre ofereceu uma experiência única para atletas, público espectador, apoiadores e imprensa. O projeto também recebeu atenção especial da imprensa cearense e nacional. A cada edição um novo tema. “Ó o mêi!”, “Cearense Cidadão do Mundo”, “Luiz Gonzaga 100 anos”, “Alegria, o incrível mundo do circo”, “Brincadeiras de criança” foram alguns dos temas de maior destaque do projeto. Na sua oitava edição, o Pé na Carreira lançou o “Chinela, Menino”, categoria especial para os atletas mirins. Ao longo nove edições foram mais 30.000 (trinta mil) atletas participando da competição, que promove em Fortaleza uma corrida de rua diferente, onde milhares de corredores, profissionais e amadores, turistas e cearenses se encontram numa grande festa esportiva, irreverente e de forte identificação com a cultura local.