Faculdade desenvolve programa para incentivar a carreira de recém-formados

No ensino superior, os primeiros passos no mercado de trabalho sempre geram momentos de incerteza para os estudantes recém-formados. Nas faculdades de medicina a situação não é diferente. Para apoiar os alunos neste momento importante de definição da carreira, o Instituto de Educação Médica (Idomed) conta com o programa Idomed Carreiras, um focado no desenvolvimento da carreira do jovem médico. 

O objetivo principal da iniciativa é oferecer aos estudantes as ferramentas necessárias para a construção de uma visão empreendedora de sua trajetória profissional, além de desenvolver os principais soft skills, que são as habilidades interpessoais, indispensáveis para a gestão estratégica de suas carreiras. 

Com um olhar ampliado e sistêmico da carreira médica, o programa busca entregar profissionais competentes e conscientes de seu papel social ao mercado de trabalho, que terão o auxílio necessário no início de carreira para atuar com foco no desenvolvimento humanizado.  

Como funciona?

Entre as principais ações estão o Career Day, evento que conta com a participação de grandes empresas da área de saúde com foco na carreira médica, onde são apontados os principais requisitos profissionais exigidos pelo mercado de trabalho na área da Saúde. Outra atividade é o Idomed Talks. Online e inspirado no formato Ted Talks, o encontro tem a participação de profissionais influentes no ramo que compartilham cases e realizam palestras sobre as tendências do mercado.  

Já a Semana das Especialidades é uma ação que envolve profissionais convidados de especialidades diversas que proporciona aos futuros médicos e dentistas conhecerem diferentes áreas de atuação, suas rotinas de trabalho e principais desafios. Também ganha destaque o Programa Embaixador, que conta com a participação de alunos de todas as 17 unidades de Medicina e Odontologia que se tornam representantes do programa nas unidades, facilitando a interlocução com os alunos, professores e gestores. 

Diferencial

Para o diretor nacional dos cursos de medicina do Idomed, Silvio Pessanha Neto, o programa é mais um diferencial para que os alunos identifiquem as especialidades médicas que mais se identificam e invistam na construção de sua carreira de forma ampla, sólida e visionária.  

“Além do ensino de excelência oferecido aos alunos por meio de recursos tecnológicos, como os laboratórios de realidade virtual, equipamentos de última geração e professores titulados e especializados,o IDOMED carreiras auxilia, de forma objetiva, as escolhas a serem feitas pelos estudantes após o término do curso. O programa oferece as ferramentas certas para que os futuros profissionais tenham mais recursos para atuar com segurança, inserir-se no mercado de trabalho e decidir em quais especialidades atuarão.” afirma, Silvio. 

Para Fernanda Vio, gerente nacional de Carreiras e Parcerias do Idomed, o programa é determinante para que os alunos tenham mais facilidade para escolher sua área de atuação. “O estudante tem muitas dúvidas sobre seus próximos passos de carreira e vive uma pressão emocional sobre isso no seu dia a dia. O Idomed Carreiras deixa essa jornada mais fluída e orgânica, através de iniciativas que provoquem autorreflexão e bem-estar aos estudantes”, destaca.   

Move Ceará vai até Iguatu para ouvir setor produtivo do Centro Sul do Estado

Na próxima terça-feira, 17, o Move Ceará chega a Iguatu, na macrorregião Centro Sul, para debater as estratégias prioritárias para o desenvolvimento econômico local. O projeto da Assembleia Legislativa do Ceará e da plataforma Trends CE reúne representantes dos treze municípios da região para ouvir as demandas dos setores produtivos de Agronegócio e Agricultura Familiar, Comércio e Saúde. O encontro irá acontecer no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu, a partir das 10h.

O Centro Sul ocupa uma área de cerca de 11 mil quilômetros quadrados de extensão no Estado, com quase 400 mil habitantes, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) de 2017. Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Orós, Quixelô, Saboeiro e Umari são os municípios que compõem a macrorregião, que reúne grande diversidade de vocações econômicas.

Iguatu e Icó se destacam economicamente na região de planejamento. Iguatu (77%) e Orós (75%) tem maioria da população urbana, enquanto Acopiara (49%), Icó (46%), Catarina (46%), Cariús (44%) e Quixelô (32%) são municípios eminentemente rurais, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Principal cidade do Centro Sul, Iguatu tem PIB de cerca de R$ 1,6 bilhão e ocupa o 11º do ranking de participação no PIB estadual, de acordo com dados do IBGE de 2019. O município tem grande potencial do setor de comércio atacadista. A macrorregião, que participa com 2,56% do PIB total do Ceará, também se destaca pela capacidade produtiva na agropecuária e pela expressiva bacia leiteira.

A agropecuária e a agricultura familiar são as vocações econômicas de maior evidência na macrorregião. Em 2019, Iguatu ocupava o sexto lugar no ranking entre os municípios cearenses com maior participação na agropecuária, . 

O Move Ceará

Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE se dedica à priorização de ações de curto prazo, por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do setor produtivo do Estado, a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense. 

Nesta etapa do projeto, a TrendsCE, a Assembleia Legislativa, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, parceiros e entidades do setor produtivo realizam reuniões para traçar planos e metas capazes de promover resultados de impacto na economia cearense a partir da identificação dos setores prioritários de cada macrorregião percorrida.

Plataforma

Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará está disponível na plataforma Move Ceará (www.movece.com.br), que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

Encontro Move Ceará – Macrorregião Centro Sul

Data: 17 de maio de 2022

Horário: 10h – Agronegócio e Agricultura Familiar

Onde: Auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Iguatu. R. Dr. João Pessoa, 897 – Centro, Iguatu

Informações: coord.move@trendsce.com.br

Universidade realiza semana de palestras com profissionais de Comunicação

Em tempos de fake news e do crescimento de informações nas redes sociais, manter uma comunicação ágil e eficiente passou a ser, mais do que uma necessidade, e sim uma missão. Com essa perspectiva, o Centro Universitário Estácio do Ceará, realiza entre os dias 16 e 20 de maio, a Semana da Comunicação. O evento reúne especialistas do mercado cearense. 

A ideia é que eles debatam com os alunos e o público em geral os desafios do jornalismo, da assessoria de imprensa, do marketing e da publicidade. O encontro anual é organizado pelos graduandos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos um ambiente de aprendizado e compartilhamento de informações.

Entre os temas que serão abordados estão o marketing de influência, assessoria de imprensa em tempos digitais, rotina da produção jornalística na TV, como gerar renda na economia criativa, gestão de crise no marketing digital, dentre outros.

Confira a programação:  

Segunda-feira (16/10)

Palestra: Marketing de Influência
Horário: 8h às 10h
Palestra com Gabriel Lopes
Local: Estácio Centro – Av. Duque de Caxias, 101 – sala A120.

Oficina LinkedIn para jornalistas
Horário: 8h às 19h
Palestra com Helga Rackel
Local: Estácio Centro – Av. Duque de Caxias, 101 – sala A117.

Oficina Design Visual e Linguagem Simples

Horário: 9h às 10h
Palestra com Valdo Costa
Local: Estácio Centro – Av. Duque de Caxias, 101 – sala A105.

Oficina Como gerenciar o caos e se manter criativo sob pressão
Horário: 19h às 20h
Palestra com Karla Queiroz
Local:  Estácio Centro – Av. Duque de Caxias, 101 – sala A121

Oficina Assessoria de Imprensa em tempos digitais

Horário: 19h
Palestra com Mônika Vieira
Local:  Estácio Centro – Av. Duque de Caxias, 101 – sala A119.

Oficina Designer Visual e linguagem simples
Palestra com Valdo Costa
Horário: 19h
Local: Estácio Via Corpvs – Av. Eliseu Uchôa Beco, 600 – sala A105.

Oficina Ecodesign
Palestra com Juliano Pessoa
Horário: 19h
Local: Estácio Via Corpvs – Av. Eliseu Uchôa Beco, 600 – sala A

Terça-feira (17/05)

Oficina Atendimento publicitário: como escalar a sua agência de marketing digital
Palestra com Kilsa Carneiro
Horário: 8h às 10h
Local: Estácio Centro – Av. Duque de Caxias, 101 – sala A117

Entrevista Coletiva – Violência contra jornalistas e os desafios nas eleições 2022
 com Rafael Mesquita e Samira Cunha
Horário: 8h às 10h
Local: SINDJORCE – Joaquim Sá. 545 Dionísio Torres

Ceará Team Design
Palestra com Alysson
Horário: 8h às 9h
Local: Estácio Via Corpvs – Av. Eliseu Uchôa Beco, 600 – sala C102

Projetos Experimentais em Design Gráfico com ex-alunos

Horário: 8h às 10h
Teams

Elaboração de Portfólio
Palestra com Isac Bibiano
Horário: 19h às 21h
Local: Estácio Centro – Av. Duque de Caxias, 101 – sala A104

Oficina de Tráfico Pago

Palestra com Kleber Lucan
Horário: 19h às 21h
Local: Estácio Centro – Av. Duque de Caxias, 101 – sala A119

Roda de Conversa sobre o Documentário “Cercados”
Palestra com Everton Lucas
Horário: 19h às 21h
Local: Estácio Centro – Av. Duque de Caxias, 101 – sala A117

Illustrator com Photoshop
Palestra com Cristian Alves
Horário: 19h às 21h
 Local: Estácio Via Corpvs – Av. Eliseu Uchôa Beco, 600 – sala A205

Projetos Experimentais em Design Gráfico com ex-alunos
Horário: 19h às 21h
Teams

Quarta-feira (18/05)

Ações promocionais e eventos: do planejamento a organização
Palestra com Renato Fontenele
Horário: 8h
Local: Estácio Centro – Av. Duque de Caxias, 101 – sala A120

Roda de Conversa sobre o Documentário “Cercados”

Palestra com Everton Lucas
Horário: 8h às 10h
Local: Estácio Centro – Av. Duque de Caxias, 101 – sala A117

O valor do Design (Precificando um projeto de design)

Palestra com Rafael Galvão
Horário: 8h às 9h
Local:  Estácio Via Corpvs – Av. Eliseu Uchôa Beco, 600 – sala A105

Desafios de uma cidade do Design da Unesco

Palestra com Alberto Gadanha
Horário: 9h às 10h
Local: Estácio Via Corpvs – Av. Eliseu Uchôa Beco, 600 – sala A105

Agências de tráfego pago: modinha ou necessidade?
Palestra com Gil Alisson
Horário: 18h às 19h
Local: Local: Estácio Centro – Av. Duque de Caxias, 101 – sala B104

Rotina de Produção Jornalística na TV
Palestra com Luiz Esteves
Horário: 18h às 19h
Local: Local: Estácio Centro – Av. Duque de Caxias, 101 – sala A119

Desafios de uma cidade do Design da Unesco
Palestra com Alberto Gadanha
Horário: 19h às 20h
Teams

Quinta-feira (19/05)

Oficina de Marketing Digital: tendências do Reels e TikTok com Marina Brandão

Horário: 8h às 9h
Local: Local: Estácio Centro – Av. Duque de Caxias, 101 – sala A117

Como gerar renda na economia criativa

Palestra com Natália Mesquita
Horário: 8h às 9h
Local: Estácio Via Corpvs – Av. Eliseu Uchôa Beco, 600 – sala F46

Como gerar renda na economia criativa
Palestra com Joanice
Horário: 19 às 20h
Local: Local: Local: Estácio Centro – Av. Duque de Caxias, 101 – sala A121

Gestão de crise no Marketing Digital
Palestra com Laura Bandeira
Horário: 19h às 20h
Local: Local: Local: Estácio Centro – Av. Duque de Caxias, 101 – sala A120

Case de Design: Quando o visual e o conceito andam juntos
Palestra com Thiago Baldu
Horário: 19h às 20h
Teams

Sexta-feira (20/05)

Rotina corrida? Nunca mais! Ferramentas práticas de Gestão do Tempo
Palestra com Davi
Horário: 8h às 9h
Teams

O marketing por trás do e-commerce
Palestra com Flávio Soares
Horário: 8h às 10h
Teams

Roda de Conversa – Jornalismo Literário: o diálogo entre objetividade jornalística e a subjetividade do repórter autor
Palestra com Camila Janine
Horário: 8h às 10h30
Local: Local: Local: Local: Estácio Centro – Av. Duque de Caxias, 101 – sala A117

Projeto de Redesign de Frota dos Ônibus da Cidade de Fortaleza
Horário: 8h
Local: Estácio Via Corpvs – Av. Eliseu Uchôa Beco, 600 – sala A105

Estratégias das campanhas publicitárias das lojas Ponto da Moda Palestra com Caroline Andrade
Horário: 19h às 20h
Teams

Como gerar renda na economia criativa
Palestra com Nathalia Mesquita
Horário:18h30
Teams

Semana da Cerveja tem rótulos locais e nacionais com descontos de 50% no Mercadinhos São Luiz

A semana começou com ofertas nas lojas do Mercadinhos São Luiz. Desta segunda (16), até o domingo (22), a rede de supermercados traz a Semana da Cerveja para os clientes com opções de rótulos locais, nacionais e descontos de 50%. 

Entre os produtos estão: Cerveja 1906 Reserva Especial 330ml de R$ 11,35 por R$ 5,68; Cerveja Baden 600ml Cristal de R$ 13,99 por R$ 7,00; Cerveja Capitosa Lagoa Redonda 500ml de R$ 22,00 por R$ 11,00;  Cerveja Ekaut 275ml Premium Lager de R$ 5,85 por R$ 2,93; Cerveja Estrella Galicia 355ml de R$ 6,99 por R$ 3,50; Cerveja La Birra 500ml Oatmeal de R$ 20,85 por R$ 10,43; Cerveja Matarelo 500ml Barley Wine de R$ 26,95 por R$ 13,48, e entre outros.

As ofertas poderão ser encontradas em todas as lojas do Mercadinhos São Luiz de Fortaleza, Eusébio e Juazeiro do Norte até domingo (22), válidas enquanto durarem os estoques. Confira os endereços: https://www.mercadinhossaoluiz.com.br/Institucional/lojas

Formação em Artes Cênicas abre inscrições novas para cursos gratuitos em maio

Programa de Formação em Artes Cênicas, do Teatro da Boca Rica, abre inscrições gratuitas para cursos com certificação profissional, entre os dias 20 e 29 de maio. As aulas serão realizadas no formato híbrido, sendo dois cursos presenciais e dois cursos com aulas on-line. Os temas são Teatro de Boneco, Patrimônio Cultural, Viabilidade em Projetos Culturais e Trajes da Cena: figurino e adereço. As inscrições gratuitas são por meio do Sympla, com links disponíveis no perfil do Teatro da Boca Rica, no Instagram.

Experimento Cênico: Teatro de Boneco – Ópera Moacir Cena 7, com os especialistas Omar Rocha e Carlos César, será em Jaguaribe, começando no dia 20 e indo até 29 de maio. Já os cursos avançados com formato on-line são Economia criativa em artes cênicas, com Paulo Benevides, e Patrimônio Cultural e Artes Cênicas, com Vinicius Franco, ambos com primeiras aulas no dia 23. O Experimento Cênico Trajes da Cena: figurino e adereço, com Ricardo Bessa, será presencial, em Fortaleza, com data a ser confirmada.

“O objetivo é levar formação avançada para cidades onde não existem ainda pós-graduações em artes. É muito gratificante ampliar territorialmente a abrangência do projeto. Passamos por Fortaleza, Russas, Sobral, também em formato on-line para várias cidades das macrorregiões envolvidas, que inclui, agora, Jaguaribe”, ressalta Rejane Reinaldo, coordenadora do Programa de Formação em Artes Cênicas nas Macrorregiões do Ceará.

São, no total, 24 meses de execução da formação profissional, com 12 cursos avançados, 6 residências artísticas e 4 experimentos cênicos, com temas como treinamento da mente, corpo e voz do ator, dança, música, canto, dramaturgia, cena contemporânea, teatro de bonecos e cenário. A formação conta com 28 professores criadores do Brasil, de estados como Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Acre, e de países como Argentina, Chile/Venezuela, França, Itália, Portugal, e com 1.200 vagas abertas em todo o Ceará.

Quem é quem

A realização do Programa de Formação em Artes Cênicas é do Governo Federal, Funarte, do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), e da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica.


Sobre os cursos

1. Experimento Cênico: Teatro de Boneco, com Omar Rocha e Carlos César
Local: Jaguaribe
Dias: 20 a 29 de maio de 2022
Horário: 13h às 17h e/ou 18h às 22h. 

Omar Rocha – Circo Tupiniquim. Ator, diretor, bonequeiro, reconhecido por décadas de trabalho na área, historiador e bacharel em Direito, é também especialista em Gestão de Produtos e Serviços Culturais pela UECE. É o criador dos bonecos do programa humorístico de sátira policial: “Nas Garras da Patrulha”. Estudou teatro no Colégio de Direção Teatral e tem especialização em arte dramática, na Academia Russa de Artes Teatrais (GITIS).

Carlos César – Ator, bonequeiro, cenógrafo, artista plástico e construtor de bonecos. Participou das gravações do programa Nas Garras da Patrulha da TV Diário, como ator manipulador dos bonecos. Construção de 10.000 bonecos de mamulengo, para Secretaria de Educação do Estado. Confeccionou o cenário de Os Ikis e os bonecos para Todo camburão tem um pouco de Navio Negreiro, Grupo De Nóis De Teatro, 2019, além da boneca gigante do espetáculo Ainda Vivas, do mesmo grupo.

2. Economia criativa em artes cênicas, com Paulo Benevides

Formato: on-line
Datas: 23 a 27 de maio de 2022.
Horário: 13h às 17h e/ou 18h às 22h. 

Paulo Benevides – Com Paulo Benevides, economista, professor e especialista em mercado cultural desde 2000. É diretor da Propono Consultoria Cultural, especializada em projetos da economia criativa.

3. Patrimônio Cultural e Artes Cênicas, com Vinicius Franco

Formato: on-line
Datas: 23 a 27 de maio de 2022
Horário: 13h às 17h e/ou 18h às 22h 

Vinicius Franco – Doutorando em Arqueologia no Museu Nacional (UFRJ). Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Arqueologia, SAB, e da Society of American Archaeology, SAA. Diretor do Teatro da Boca Rica em diversas gestões quando foi presidente e tesoureiro desde 1996. Gestor e Produtor Cultural, na década de 1990 foi aluno do grupo de Teatro Aprendizes de Dionísios, da Escola Técnica (atual IFCE). Entre os anos de 1999 e 2001 fez parte do Coral do Nucepec, núcleo vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). De 1998 a 2000 estudou dança flamenca com Graça Martins. Produziu espetáculos de teatro no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e na Paraíba.

4. Trajes da Cena: figurino e adereço, com Ricardo Bessa

Formato: presencial, em Fortaleza
Em junho (a confirmar)

Ricardo Bessa – Designer de Figurinos, diretor e dramaturgo. Doutorando em Teatro (Universidade de São Paulo) pesquisando sobre trajes de quadrilhas. Dirigiu, entre outros, os espetáculos “Cheia de Garbo” (2014) e “O velório de mamãe” (2017). Assinou figurinos de diversas montagens teatrais como A mãe, A palavra progresso na boca de minha mãe soava terrivelmente falsa, Um corpo que trai. A história de Peixe Grande, A coragem de ser negro e do filme O sonho de Inacim. Fundou as companhias “Cia das Artes Cínicas” e Cia Ribalta de Teatro. Foi coordenador de teatro da Universidade de Fortaleza e professor em diversas instituições de ensino. Atualmente é professor do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza e do Centro Universitário Ateneu.

Realização: Governo Federal, Funarte, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica. Produção: Fundação Nacional de Artes, Funarte. Apoio institucional: Instituto de Estudos de Teatro da Universidade Sorbonne Nouvelle  (França), Laboratório Teatral Permanente Teatro Studio Attrice / Non (Itália), Centro de Teatro e Canto de Palermo (Itália), da Companhia Espaço, Corpo, Metáfora – Laboratório cênico itinerante, Teatro Acción (Argentina), Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal do Acre – UFAC, Prefeitura Municipal de Jaguaribe / Secretaria de Educação e Cultura; Prefeitura Municipal de Russas / Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte de Russas, Prefeitura Municipal de Sobral / Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer / Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA, Prefeitura Municipal de Fortaleza / Secretaria da Cultura / Teatro São José e Secretaria da Cultura do estado do Ceará / Teatro José de Alencar / Teatro Carlos Câmara/  Instituto Dragão do Mar / Porto Iracema das Artes.

SERVIÇO

Formação em Artes Cênicas, do Teatro da Boca Rica, aulas a partir do dia 20 de maio, link de inscrições disponíveis na bio do perfil @teatrodabocarica.

Universidade promove Feira de Saúde com serviços gratuitos nesta terça-feira

O público terá orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, doações de preservativos para homens e mulheres e vacinação

O Centro Universitário Estácio do Ceará, em parceria com a Secretaria de Saúde de Fortaleza, realiza nesta terça-feira (17/05), a partir das 9h, uma Feira de Saúde com mais de 10 serviços gratuitos.  A comunidade terá acesso a orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e doença celíaca, doações de preservativos para homens e mulheres, atendimento fisioterapêutico e orientações aos indivíduos atletas com lesões pós treinos e às mulheres com mastectomia, além da apresentação do projeto Capacete ELMO utilizado nos atendimentos graves de COVID pela Escola de Saúde Pública, dentre outros.  A ação faz parte da programação do XIX Encontro de Pesquisa e da Jornada Científica da Clínica do curso de Fisioterapia. 

“A iniciativa reforça nossa missão de prestar atendimento de qualidade para a população de Fortaleza e do entorno de nossas unidades. A Feira de Saúde é um encontro dos alunos com empresas e instituições e, por meio dela, queremos proporcionar ao nosso aluno um momento de crescimento.  Nosso objetivo é aliar a teoria à prática”, explica a coordenadora do curso de Fisioterapia da Estácio Ceará, Rosiane Freire. 

Na oportunidade, a população adulta, incluindo visitantes, professores, alunos e funcionários podem se vacinar contra sarampo, hepatite, febre amarela e antitetânica. 

Programação da Feira de Saúde

Para a abertura da Feira de Saúde, sobe ao palco, às 11h30, o músico David Valente. O artista toca com os pés e apresenta a força de todos aqueles que possuem alguma limitação física, mas que não o impede de crescer profissional e encontrar seu lugar na arte.

Em sua XIX edição, o Encontro de Pesquisa  traz a reflexão das novas perspectivas dos tratamentos fisioterapêuticos. Foram convidados profissionais da área da Fisioterapia para falar de diversos temas como atendimento ao paciente crítico, uso do capacete Elmo, utilização da Circulação Extracorpórea para melhorar os quadros pulmonares graves, fisioterapia nos pacientes na área da mastologia. A programação também  oferece workshop para o treino prático dos alunos  profissionais que irão participar do evento. 

A Comissão científica convidou Dr. Juan Alberto Mejia, cirurgião cardíaco, chefe do serviço de Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana e coordenador clínico do Instituto CYTCOR em Fortaleza, que irá falar sobre Transplante cardíaco e o trabalho da equipe multiprofissional, ressaltando o trabalho do fisioterapeuta.

Juan Mejia é autoridade na cardiologia nacional e mundial, por sua vasta experiência em transplantes cardíacos e corações artificiais. O profissional representa toda uma história de sucesso de pacientes que se beneficiaram com procedimentos cardiovasculares como cirurgias de transplante cardíaco, troca de válvulas e revascularização do miocárdio.

SERVIÇO

Universidade promove Feira de Saúde com serviços gratuitos nesta quarta-feira

Data: 17/05 (terça-feira) 

Horário: 9h

Endereço: Rua Eliseu Uchôa Beco, 600 – Patriolino Ribeiro

Programação gratuita e aberta ao público

Shopping Iguatemi Bosque agita final de semana com a 6ª edição do Estilinho

O Shopping Iguatemi realizou, neste último final de semana, a 6ª edição do Estilinho, evento de moda infantil que movimenta a capital cearense. Em um palco instalado na Praça de Convivência da Expansão do Shopping, diversas crianças de 6 meses a 14 anos desfilaram com figurinos de seis lojas de moda infantil.

As marcas foram divididas em dois dias. No sábado, desfilaram Puket, Laliló, Coisas Di Maria e Crocs. Já no domingo, Bibi e Milon. O evento aconteceu a partir das 14h no sábado e às 16h no domingo, na Praça de Convivência da Expansão.

De acordo com o superintendente do Iguatemi Bosque, Wellington Oliveira, a moda, principalmente a infantil, ganha cada vez mais notoriedade na indústria têxtil e, consequentemente, a atenção dos consumidores. “Percebemos a necessidade de estimular anualmente as marcas a participarem de ações como o Estilinho. A 6ª edição prova que estamos no caminho certo, utilizando as estratégias corretas para estimular a relação e aproximação entre clientes e lojistas”, ressalta.

Dia Mundial da Abelha: especialista explica cuidados necessários para criar abelhas em casa

Comumente produzido em zonas rurais, a apicultura (criação de abelhas) começa também a ganhar espaços nas zonas urbanas, criadas principalmente dentro de casa, seja em quintal ou até em apartamentos. Para isso existem algumas regras estabelecidas por lei, como a necessidade da abelha ser de uma espécie que não possua ferrão.

Segundo a médica veterinária, Louise Santos, o primeiro passo é saber se no município que o interessado reside, a legislação municipal permite a prática da apicultura. Uma vez que para a autorização ser concedida, precisa-se escolher as espécies.

“As mais indicadas são as abelhas da espécie Melipona, porque elas não possuem ferrão. Já as abelhas do gênero Apis, que são as abelhas que produzem ferrão, até produzem uma quantidade maior de mel, mas podem machucar a pessoa que deseja criar e gerar um desconforto entre os vizinhos”, explica Louise Santos.

A especialista informa que a produção de mel não necessita de investimento elevado. “As abelhas são autossuficientes, o que significa que elas são muito bem desenvolvidas no sentido de execução de tarefas, cada uma sabe exatamente qual tarefa deve ser executada. É esse instinto social que as tornam muito eficientes nas práticas das tarefas a serem executadas dentro da colmeia. O trabalho do apicultor é proteger a colmeia e realizar a extração do mel quando ele estiver pronto”, destaca Louise Santos, que também é professora da Faculdade UniFTC Itabuna.

Entre o gênero de abelhas Melipona, as mais recomendadas para criação dentro de casa são: uruçu (Melipona scutellaris), tiúba (Melipona fasciculata), jandaíra (Melipona subnitida), uruçu-cinzenta (Melipona manaosensis), mandaçaia (Melipona quadrifasciata anthidioides) jataí (Tetragonisca angustula).

Dia Mundial da Abelha – O Dia Mundial das Abelhas foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2017 e é comemorado todo dia 20 de maio desde 2018. O dia escolhido foi uma homenagem ao esloveno Anton Janša, nascido em 1734 e considerado o pioneiro da apicultura moderna.

Cartilha – Os interessados em saber mais sobre abelhas, podem pesquisar nesta cartilha da Empresa Brasileira de de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), empresa pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/166288/1/CriacaoAbelhaSemFerrao.pdf).

Pré-candidatos já podem começar a fazer vaquinhas virtuais

Desde o último domingo,15, que pré-candidatos às eleições deste ano podem fazer campanhas de financiamento coletivo pela internet, visando arrecadar recursos para a campanha, as chamadas vaquinhas on-line ou crowdfunding. A regra vale para pré-candidatos a todos os cargos em disputa em 2022: presidente da República, governador, senador, deputado federal, estadual ou distrital.

É a terceira vez que esse tipo de arrecadação é permitido em eleições, sendo regulado por uma resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de 2019. A norma proíbe o uso de moedas virtuais para o recebimento de doações financeiras.

O texto prevê que as doações de pessoas físicas e de recursos próprios somente poderão ser realizadas, inclusive pela internet, por intermédio de “instituições que promovam técnicas e serviços de financiamento coletivo por meio de sítios da internet, aplicativos eletrônicos e outros recursos similares”.

Assim, as vaquinhas virtuais podem ser feitas na internet ou em aplicativos, desde que sejam controladas por empresas especializadas no tipo de serviço e que estejam credenciadas pelo TSE. Segundo o tribunal, até o momento 12 empresas estão credenciadas para isso, 11 com cadastro incompleto e duas com a documentação em análise. Conforme resolução, cada doador precisa ser identificado, com o nome completo e o número de CPF, e as empresas também devem registrar o valor das quantias doadas individualmente, a forma de pagamento e as datas das respectivas doações. Elas têm de manter no site uma lista de atualização com a identificação de todos os doadores, e também precisam identificar os pré-candidatos beneficiários, com indicação de CNPJ ou CPF, e a eleição a que se refere.

Os recursos que não tiverem a origem identificada não poderão ser usados por partidos políticos e candidatas ou candidatos, e serão transferidos ao Tesouro Nacional por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União). Se o pré-candidato não efetivar a candidatura, a verba recolhida será devolvida a cada doador pela empresa que fez a arrecadação.

Segundo a resolução, “as doações financeiras de valor igual ou superior a R$ 1.064,10 só poderão ser realizadas mediante transferência eletrônica entre as contas bancárias da doadora ou do doador e da beneficiária ou do beneficiário da doação ou cheque cruzado e nominal”.

notícias.r7.com

EMPRESA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA CHEGA À FORTALEZA

A Companhia Brasileira de Governança é a mais nova empresa que chega ao mercado cearense. Comprometida com o desenvolvimento das organizações brasileiras, a partir do acesso a soluções inovadoras, simples e que geram resultados satisfatórios, a companhia ainda é pautada nas práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança. Seu evento de lançamento será no próximo dia 24, às 18h no BS Design, com uma calorosa recepção para convidados.

Esse novo modelo empresarial que chega à capital cearense, permite que as organizações atinjam seus objetivos, tomem decisões formais, controlem os riscos e garantam a conformidade. “Acreditamos e trabalhamos para promover um mundo melhor, por isso integramos em nossas soluções práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS”, afirma o Diretor de Relações Institucionais e Expansão de Negócios, Renato Monteiro.

Serviço:

Companhia Brasileira de Governança
Av. Desembargador Moreira, 1300, sala 711, torre norte – BS DESIGN