Em 29 de setembro de 1979, rotarianos estrearam no voluntariado quando deram as gotas da vacina oral antipólio a crianças em um posto de saúde em Guadalupe Viejo (Manila), contando com a participação de representantes do Ministério da Saúde das Filipinas.
Iniciou-se o primeiro movimento na luta contra a pólio e a ação eclodia aos poucos mundo afora e em 1985, quando o Rotary International, abraçou literalmente a luta contras a doença, os casos registrados de poliomielite caíram de 350 mil em 1988 para apenas dez casos em 2018.
Em Fortaleza, o ROTARY D-4490, a REPRESE e o LIONS D-LA4, unidos no objetivo de consagrar a erradicação da pólio e recuperar a capacidade vacinal, vão realizar entre os dias 31 de maio e 03 de junho, no posto de saúde municipal Flávio Marcílio, com o aporte da Secretaria Municipal de Saúde e o apoio da Polícia Militar, da Defensoria Pública, do Corpo de Bombeiros e da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza uma campanha contra a paralisia infantil.
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), lança novas oportunidades com a edição 2022 do Programa Corredores Digitais, um Hub de Inovação que promove o desenvolvimento de negócios, do começo à geração de seus resultados.
Com o objetivo de apoiar empreendedores com startups em várias fases de maturidade, o programa leva conteúdo prático de qualidade possibilitamos crescimento, em três jornadas diferentes.
A “Jornada Bora Criar”, feita para pessoas que possuem uma ideia de negócio, mas não sabem como transformá-la em um negócio viável, até 170 startups serão selecionadas.
A “Jornada Bora Crescer”, para quem possui uma startup, mas quer amadurecer o negócio e buscar crescimento, serão selecionadas até 30 startups em fase operacional.
A “Jornada Bora Transformar”, realizada com o programa Clusters Econômico de Inovação, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), voltada para quem possui uma solução e deseja se conectar com demandas reais do mercado através de um dos 57 problemas identificados nas regiões de planejamento do Estado do Ceará, serão selecionadas até 90 startups, com disponibilidade de recursos financeiros por meio 180 bolsas de inovação, e poderão contar com o apoio de 52 pesquisadores para ajudá-los na modelagem das soluções.
Nesta edição, 290 startups serão selecionadas e aceleradas. Os empreendedores interessados deverão inscrever suas startups pelo site (www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais), podendo escolher qual das três jornadas têm mais aderência com a sua startup.
As 290 startups serão selecionadas e, ao longo de seis meses, terão acesso a diversos benefícios, incluindo: capacitação, mentoria, networking, infraestrutura, benefícios de parceiros, serviços como registro de marca no INPI, assessoria jurídica e assessoria contábil. As inscrições seguem até o dia 12 de junho.
O edital
“Há 10 anos o Programa Corredores Digitais apoia ideias que viraram novas tecnologias e modelos de negócios, movimentando a economia no estado. É a prova do quão criativo, inovador e empreendedor é o cearense, e nós estamos aqui para profissionalizar todo este talento”, afirma Gabriella Purcaru, coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Secitece.
O titular da Secitece, Carlos Décimo, reforça que o Programa Corredores Digitais é um dos maiores do país. “Da iniciativa pública, é um dos maiores programas se posicionando atualmente como um Hub na área de acelerar negócios da ideia ao mercado”. As inscrições seguem até o dia 12 de junho e com oportunidade para startups em diferentes estágios de desenvolvimento.
Sobre o Corredores Digitais
O Corredores Digitais é um Hub de Inovação do Governo do Estado do Ceará, realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, que promove o desenvolvimento de negócios do começo à geração de seus resultados. Apoiamos empreendedores com startups em várias fases de maturidade, levamos conteúdo prático de qualidade e atual, possibilitamos conexões. Além de oferecer acesso a benefícios, como: mentorias, vantagens de empresas parceiras, serviços individualizados, capacitação e networking.
Dia 20 de maio comemorou-se o Dia Internacional dos Recursos Humanos (RH). A APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas decidiu homenagear a data com um debate internacional com figuras ilustres de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné e representantes das comunidades lusófonas pelo mundo.
Um dos blocos do evento que aconteceu na Coimbra Business School | ISCAC intitulado de “RH e Social Media: Um Casamento Inesperado?” . O painel juntou Elsa Carvalho (Vice-presidente da APG e Executive Board Member Grupo EGOR), João Morgado – Covilhã (Diretor de Comunicação e Marketing do Alambique do Ouro Hotel), o PhD Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela (CEO da MF Press Global) e Afonso Borges (Criador do Festival Literário do Araxá).
Numa de suas intervenções, o PhD em neurociências, mestre em psicologia, antropólogo e empresário da MF Press Global, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, recordista em lançar pessoas na imprensa, com mais de mil nomes contabilizados, foi conclusivo quando interpelando pela Elsa Carvalho sobre a relação das redes sociais com o RH:
“Estamos a viver um momento delicado, onde temos maiores dificuldades em encontrar um bom profissional. No Brasil, há mão de obra, mas não está bem qualificada e é exigente demais. Em Portugal já não há mão de obra, os profissionais são qualificados, mas acabam por sair do país. E há uma onda de jovens que não querem trabalhar e se dedicam a viver dos subsídios do governo. Quando eu procurei por jornalistas recentemente, alguns candidatos se manifestaram com exigências que me assustaram. Eu peço para minha equipa sempre analisar a rede social e avaliar o narcisismo e em que grau está. Pois quando exacerbado, acarreta em défices que prejudicam no trabalho. Além do que, pode-se analisar as intenções, estilo de vida e traçar um perfil do candidato através do usuário.” foi o comentário do cientista que contou com apoio público em suas palavras.
A empresa do doutor cuida de mais de 50 redes sociais entre elas algumas com mais de 5 milhões de seguidores. A MF Press Global está em 5 países; Brasil, Angola, Portugal, Estados Unidos e Chile para América Latina.
A empresa Ambiental Crato assinou na segunda-feira (23) o contrato de concessão de serviços e esgotamento sanitário com a Prefeitura de Crato, onde serão investidos, ao longo de 35 anos, R$ 250 milhões, dos quais R$ 100 milhões nos primeiros cinco anos. A Ambiental Crato é uma empresa do grupo Aegea, líder em saneamento privado no país.
A concessão resulta de leilão promovido pela Prefeitura de Crato, Caixa e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), compreendendo os serviços na área urbana do município. A Aegea passa, assim, a atuar em 154 cidades, distribuídas em 13 estados, atendendo a mais de 21 milhões de pessoas em todas as regiões do Brasil. No Nordeste, a empresa opera ainda em Timon (MA) e Teresina (PI).
“Esse é um passo importantíssimo para a questão da universalização do esgotamento sanitário. O Crato foi a primeira cidade do Nordeste a iniciar esse procedimento de universalização do esgotamento sanitário, de acordo com o Novo Marco Legal do Saneamento”, destacou o prefeito do município, Zé Ailton. O município de Crato fica localizado na região do Cariri, no Ceará, conhecida como “Oásis do Sertão”, por dispor de um clima que favorece a agropecuária.
Serão realizados investimentos para a implantação de 252 km de redes coletoras e interceptores, substituição de 36 km de rede existente, implantação 1.320 m de emissários, construção de 22 estações elevatórias e 06 estações de tratamento de esgoto. A concessionária também se compromete a atualizar o parque de hidrômetros da cidade.
A Ambiental Crato será responsável pelo esgotamento sanitário e serviços comerciais, que envolvem interação e atendimento ao cliente. Atualmente, 33% do esgoto do Crato é coletado, porém, desse percentual, menos de 3% é tratado. “Em menos de dois anos, 50% do esgoto da cidade será coletado e tratado, sendo devolvido em condições adequadas ao meio ambiente, o que vai contribuir fortemente para a preservação do meio ambiente e turismo do município”, destaca Renee Chaveiro, diretor executivo da Ambiental Crato. “O contrato garante que Crato tenha total capacidade técnica e de investimento para cumprir metas nacionalmente estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que prevê 90% da população atendida com coleta, afastamento e tratamento de esgoto até o ano de 2033”, frisa Carolina Serafim, diretora-presidente da Ambiental Crato.
Renato Medicis, vice-presidente da Aegea no Norte e Nordeste, disse que “O Crato passa a contar com a experiência da Aegea, o maior grupo de saneamento privado do país, que atua com modelo operacional focado em eficiência operacional, capacidade de investimento, cumprimento de metas e olhar social. O saneamento transforma vidas. Entendemos que a infraestrutura deve estar a serviço das pessoas, pois somente assim é possível impactar positivamente a saúde e bem-estar da população. Por isso, além de obras e serviços, buscamos estar próximos das pessoas, seja no atendimento, ações de relacionamento e projetos de responsabilidade social e ambiental”.
A partir da assinatura do contrato, inicia- se o período de operação assistida, que consiste no repasse de informações técnicas. Originalmente prevista para até 180 dias, a operação assistida deve ser realizada em menor período. A Ambiental Crato anunciou que trabalha para antecipar o início da operação, com o objetivo de acelerar a implantação de soluções em saneamento.
Em comemoração ao Dia Internacional do Profissional de Recursos Humanos, a Unifametro esteve presente em evento realizado na última sexta (20) pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, na cobertura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A ABRH reuniu gestores de RH de grandes empresas do estado e demais instituições parceiras no evento, com culminância no lançamento da 9ª edição do CearáRH, Congresso de Gestão de Pessoas, com realização em outubro, de forma presencial.
Roberta Mapurunga, coordenadora dos cursos de Gestão da Unifametro, Tereza Furtado, co-founder na startup Vem Cá Mulher e docente da Unifametro e Janete Bezerra, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos Ceará (ABRH/CE), marcaram presença no evento, acompanhados, ainda, por Kássia Sales, coordenadora de empregabilidade do Instituto JCPM, Maria Reinald, gerente de Desenvolvimento Organizacional do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), e Antenor Tenório, assessor da Diretoria Executiva do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).
Em tempo:
Anteriormente, o Dia Internacional do Profissional de RH era comemorado em 3 de junho na América Latina, mas muitos países da Europa não adotavam a data – para buscar uma comemoração internacional unificada, a Federação Europeia de RH e todos os outros continentes acordaram a mudança da data para o dia 20 de maio. —
Nesta quinta-feira (26/05), o Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Estácio do Ceará (NPJ), estará na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, para atender de forma gratuita as demandas da população. Os alunos do curso de Direito estarão disponíveis para o atendimento das questões jurídicas das 8h às 12h. Para esta ação, a Estácio Ceará disponibiliza o ônibus, que irá sair da Unidade Centro, localizada na Av. Duque de Caxias, 100, às 8h.
O “NPJ na Praça” é uma oportunidade para os alunos de Direito, colocarem em prática seus conhecimentos teóricos, atuando ainda em uma causa social. A coordenadora do NPJ Centro, Liegina Fonseca, explica que após o primeiro atendimento é feita uma triagem para selecionar as causas aptas, e a partir daí, a equipe do Núcleo agendará a data para que o solicitante seja assistido pela equipe apresentando a documentação necessária. “Nosso atendimento vai de uma simples orientação jurídica à demandas judiciais mais complexas, dependendo do caso em análise. O nosso objetivo é proporcionar uma experiência para nossos estagiários, onde estarão lapidando a prática jurídica e contribuindo para sociedade”, explica.
Dentre os assuntos que podem ser tratados estão as áreas de direito da família e do consumidor, sucessões, reparação de danos, obrigação de fazer, dentre outros. A assistência jurídica é garantida pela Defensoria Pública no Ceará desde 1997. Todas as pessoas que estão em vulnerabilidade socioeconômica têm direito a esse atendimento, precisando apenas se dirigir a algum dos núcleos de atuação para cada tipo de caso. Nos Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJs), o atendimento é feito por alunos do 7º ao 10º semestre do curso de Direito, orientados por professores e defensores públicos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3293-4257.
SERVIÇO Centro Universitário oferece atendimento jurídico gratuito na Praça do Ferreira Data: 26 de maio (quinta-feira) Horário: 8h às 12h Local: Praça do Ferreira – Centro de Fortaleza A Estácio Ceará Unidade Centro irá disponibilizar um ônibus gratuito, na Av. Duque de Caxias, 100 – Saída: 8h.
A Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h desta terça-feira (24), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. O pagamento será creditado para um total de 3.383.969, mas só será realizado no dia 31 de maio. O valor total é de R$ 6,3 milhões.
Segundo o governo federal, o montante será destinado a contribuintes que têm prioridade legal, sendo 226.934 idosos acima de 80 anos, 2.305.412 entre 60 e 79 anos, 149.016 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 702.607 cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além disso, o lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores.
Para conferir se está contemplado neste primeiro lote, deve-se acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página apresenta as orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte também já pode retificar o documento.
A Receita Federal também tem aplicativo disponível para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases do órgão informações sobre liberação das restituições do IR e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração. Caso o crédito não seja realizado por algum motivo, como conta desativada, os valores ainda ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB). Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição no prazo de um ano, deverá pedir novamente o pagamento.
A partir deste ano, a declaração permite indicar a chave Pix do tipo CPF para receber a restituição. O CPF deve ser do titular da declaração. Outra opção é indicar diretamente a conta bancária, mas a lista é limitada às instituições que fazem parte da rede arrecadadora de receitas federais.
O calendário de restituição do IRPF 2022 prevê o pagamento em cinco lotes, entre maio e setembro. Os próximos lotes já têm data de pagamento: 30 de junho (2º lote), 29 de julho (3º lote), 31 de agosto (4º lote) e 30 de setembro (5º lote).