Sindicato dos Médicos do Ceará lança novo episódio do podcast MedPlanner

O Sindicato dos Médicos do Ceará lançou, na última semana, o segundo episódio do “MedPlanner”, podcast direcionado para o planejamento do médico. O diretor de Comunicação do Sindicato, Dr. Abaeté Neto recebeu a Head da Corretora Unimed Fortaleza, Maenna Maia, para continuar conversando sobre planejamento financeiro.

Intitulado “Fluxo de caixa e gestão de risco”, o tema debatido pelos profissionais gerou discussão sobre como o médico pode ter melhor controle das entradas e saídas de recursos, além dos principais tipos de seguro que a categoria pode aderir. De acordo com Maenna, a tecnologia é uma grande aliada para o início do planejamento financeiro.

Durante a conversa, a profissional falou sobre a pirâmide de estratégia financeira inteligente. “Quando alguém vai fazer o planejamento pessoal para investir, ele tem um objetivo. Quando se acumula por um objetivo, tem que pensar no imprevisto, porque investimento tem uma relação de dinheiro e horizonte de tempo, e muitas coisas podem acontecer”, explicou.

Confira o episódio na íntegra em https://linktr.ee/Sindicatodosmedicosdoceara

Sobre o Sindicato dos Médicos do Ceará

Fundado em 1941, o Sindicato dos Médicos do Ceará é uma associação de profissionais que trabalha pela valorização da atividade médica e, consequentemente, pela melhoria contínua da saúde no Estado. Em parceria com as demais entidades representativas da categoria, o Sindicato está pautado por atribuições, são elas: reivindicar melhorias nas condições de saúde da população e buscar o fortalecimento do sistema público de saúde; representar os interesses gerais da categoria ou interesses individuais de filiados; celebrar acordos e convenções coletivas de trabalho e suscitar dissídios coletivos; colaborar como órgão técnico consultivo no estudo e solução de problemas relacionados com a categoria; e zelar pelo cumprimento da legislação, acordos e convenções coletivas de trabalho, sentenças normativas e demais institutos que assegurem direitos à categoria.

Shopping Iguatemi Bosque promove sessão de autógrafos com campeões mundiais de bodyboarding

O Shopping Iguatemi Bosque promove, na próxima quinta-feira (8), às 19 horas, na Praça de Convivência Expansão, uma tarde de sessão de autógrafos com os grandes campeões mundiais de bodyboarding Guilherme Tâmega, Isabela Nogueira, Marcus Call Kung, Mariana Nogueira e Roberto Bruno. Os brasileiros serão participantes do Circuito Master Francisco Rosa de bodyboarding, de 9 a 11 de setembro, no Beach Park.

O circuito será em homenagem a Francisco Rosa, atleta pioneiro que ajudou na promoção da modalidade do bodyboarding. Essa edição conta com uma megaestrutura em frente ao mar, atrações musicais, ativações e presença de milhares de pessoas que visitam diariamente o complexo turístico.

O evento conta com cinco categorias: Master, Grand Master, Legend, Grand Legend, Feminino Master e Drop Knee. Ao final do circuito, os vencedores de cada categoria serão anunciados em uma festa de confraternização.

Guilherme Tâmega

Nascido no Rio de Janeiro, é hexacampeão mundial da modalidade. Foi o único a vencer três vezes consecutivas o evento mundial mais famoso do bodyboarding, o Shark Island Challenge, com uma das ondas mais perigosas do mundo. Ele é, também, o atleta de maior sucesso nas competições internacionais de bodyboarding depois que o World Tour foi criado, em 1994.

Mariana Nogueira

Também nascida no Rio de Janeiro, Mariana é uma esportista brasileira de surf na modalidade bodyboarding. Iniciou sua carreira nos anos 1980, influenciada pela irmã Isabela Nogueira. Mariana é tri-campeã mundial, pentacampeã brasileira e hexa campeã estadual. Ela é a atual campeã do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding na categoria Master.

Roberto Bruno

Cearense, Roberto foi cinco vezes campeão brasileiro e nove vezes campeão cearense e vice-campeão do ISA FB. Além de surfista, Roberto é estudante do curso de Direito.

Isabela Nogueira

Ela é campeã internacional do bliss e vice-campeã do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding na categoria Legend. A profissional também é a terceira colocada no mundial de Pipeline, campeã brasileira e bicampeã carioca.

Marcus Call Kung

O atleta trouxe a modalidade ao Brasil e recebeu o prêmio de Personalidade Mundial do Esporte, no Hawaii. Kung tem contribuído até hoje para a nova geração, com uma imagem positiva para o esporte – sendo reconhecido por tornar o bodyboarding brasileiro o melhor do mundo.

Serviço

Sessão de autógrafos – campeões mundiais de bodyboarding

Local: Shopping Iguatemi Bosque – Praça de Convivência da Expansão

Atletas: Guilherme Tâmega, Isabela Nogueira, Marcus Call Kung, Mariana Nogueira e Roberto Bruno

Data: 8 de setembro – Quinta-feira

Horário: 19 horas

Entrada Franca

Quadro com criação de Espedito Seleiro é anunciado como obra tema do Amigos em Ação 2022

A diretoria do Amigos em Ação apresentou em almoço com os conselheiros realizado nesta última-quarta-feira (31/8) a obra de arte tema da campanha de 2022. A beleza estética, a criatividade e o talento do renomado artista cearense Espedito Seleiro, Mestre da Cultura e reconhecido por sua arte em couro, estão contemplados no quadro “Coração Coroado”, criado especialmente para o Amigos em Ação. A obra feita com artesanato em couro e madeira mede 65cm x 138cm e traz a grandeza das técnicas manuais de Espedito Seleiro.

O quadro doado pelo artista para a campanha estará presente na identidade visual de todas as peças da do Amigos em Ação – cartaz, convite, catálogo da exposição, camisas – e será o destaque da 14ª Exposição de Obras de Arte, a ser aberta no dia 17 de novembro, na CDL Fortaleza, e da 19ª edição do tradicional Leilão Filantrópico de Obras de Arte Amigos em Ação, que contarão também com mais de 50 trabalhados de outros artistas cearenses ou radicados no Ceará.

“É uma honra para o Amigos em Ação ter a participação de um cearense ícone da cultura e do artesanato brasileiro, Mestre Espedito Seleiro, que abrilhanta a nossa campanha neste ano de 2022 e elevará ainda mais o nível do que será mostrado para a sociedade por meio da exposição de obras de arte. Aproveito para agradecer à nossa comissão de Curadores do Amigos em Ação, os artistas plásticos Mano Alencar, Totonho Laprovitera e Vando Figueiredo, que nos ajudaram na escolha e na conexão com nosso homenageado”, destaca Germano Belchior, presidente do Amigos em Ação.

Direito e o metaverso: como os escritórios atuam nesta realidade

O metaverso veio para ficar e logo será uma realidade tão presente na vida em sociedade quanto a internet e os celulares são hoje. De modo geral, o termo se refere a um espaço virtual compartilhado, que unifica interações digitais com reais, gerando experiência multissensorial. Pensado para funcionar como um universo paralelo ao nosso e que interage com os espaços físicos, a ideia é que seja possível trabalhar, estudar e até mesmo encontrar com amigos do mundo real.

No Brasil, diversos imbróglios no setor jurídico poderão vir a surgir, principalmente por ser uma tecnologia nova. Desta forma, problemas relacionados à privacidade de informações, propriedade intelectual e até mesmo direito trabalhista deverão se tornar comuns dentro deste novo universo. “A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pode contribuir para resolver questões de privacidade de informações e propriedade intelectual, uma vez que apontará as diretrizes para assuntos como limites legais para uso de informações pessoais que serão coletadas, como linguagem corporal e respostas fisiológicas aos estímulos. Além disso, diante da liberdade que será conferida aos usuários no metaverso através de seus avatares, deve-se entender se o que é criado dentro desse universo digital deve ou, ao menos, pode ser registrado, bem como se esse registro será feito de forma segura, diante dos recentes escândalos de vazamento de dados do Facebook, nome anteriormente dado ao Meta” pontua Dr Rodrigo Jereissati, sócio-diretor e advogado do RA&A Advogados.

As profissões serão reais e irão acontecer lá dentro, gerando novos nichos de mercado, inclusive para o Direito. Hoje já existem sedes de escritórios de advocacia na plataforma, com reuniões imersivas aos clientes, dando uma experiência diferente por meio da realidade 3D. O desafio, agora, é se reinventar. “Se com a internet o desafio foi gerar presença nas redes sociais, como Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn, agora com o metaverso só estar presente não será o bastante. As empresas deverão aprender a encontrar oportunidades no vasto campo de possibilidades que o meio jurídico possui na plataforma”, finaliza Rodrigo.

Sobre o RA&A

No ano de 1993, os advogados Manuel Luís da Rocha Neto e Rodrigo Jereissati de Araújo fundaram o Escritório Rocha, Araújo e Arraes – Advogados Associados. Hoje já existem outros sócios, contando com Amanda Arraes Pontes como a gestora da área privada (relações entre particulares) desta sociedade. Eleito um dos 500 escritórios mais admirados do País, com cerca de oito mil ações judiciais sob o seu patrocínio, bem como centenas de processos administrativos, o RA&A é hoje caracterizado como escritório full service – trabalhando com o time em conjunto, integrando, assim, as áreas do Direito.

Exposição ‘Novos Olhares para Monalisa’ encerra dia 24 de setembro com programação especial

Em cartaz na Casa de José de Alencar, a 21ª edição da exposição “Novos Olhares para Monalisa” foi prorrogada até o próximo dia 24 de setembro. Com coleção de Veridiana Brasileiro e curadoria de Andréa Dall’Olio Hiluy, a mostra expositiva conta com patrocínio do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Grupo Marquise e Hapvida. No total, 113 obras de 83 artistas cearenses estão expostas.

Para o encerramento, uma programação especial será disponibilizada ao público mediante inscrição. Iniciando com uma palestra sobre a trajetória das exposições, o momento segue com sorteio de livros e visita mediada. Quem deseja se inscrever, basta acessar o link https://bit.ly/3TV2n7A.

Esta edição também celebra o lançamento do livro e site “Novos Olhares Para Monalisa, Coleção Veridiana Brasileiro”, que torna pública a história e coleção da médica apaixonada por arte, incluindo algumas das releituras de Monalisa. Cerca de 375 obras de 197 artistas cearenses estão contidas no livro.

Confira a programação

10h – Palestra sobre a coleção Novos Olhares Para Monalisa, Coleção Veridiana Brasileiro e a trajetória das suas exposições;

11h – Sorteio de livros Novos Olhares Para Monalisa, Coleção Veridiana Brasileiro;

12h – Visita Mediada;

13h – Encerramento.

Sobre a Exposição Novos Olhares para Monalisa

A primeira edição da exposição “Novos Olhares para Monalisa” aconteceu há 7 anos. A coleção, pertencente à Veridiana Brasileiro, médica cearense, é formada por mais de 600 releituras de artistas cearenses, nacionais e internacionais, que representam a maior parte da coleção, possibilitando, inclusive, um recorte contemporâneo da atividade artística do estado. A partir de 2015, as obras passaram a ser expostas – já são 20 exposições pelo Ceará, com mais de 40 mil visitas na capital e municípios do interior.

Serviço

Exposição Novos Olhares para Monalisa – 21º edição

Local: Casa de José de Alencar, sala Valdelice Girão (Av. Washington Soares, 6055)

Visitação: até 24 de setembro

Inscrição para programação do dia 24: https://bit.ly/3TV2n7A

Horário: Segunda à sexta-feira, de 8h às 17h; aos sábados, de 08h às 12h

Fone: (85) 3366.9276

Acesso gratuito e aberto a todos

Unifametro fecha parceria com Hospital Veterinário para viabilizar estudo de animais de grande porte

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) fechou parceria com o Hospital Veterinário de Equinos Dra. Joilde Gadelha, instituição especializada no cuidado de cavalos, para viabilizar aos estudantes do curso de Medicina Veterinária da IES o estudo prático com animais de grande porte. 

De acordo com João Alison, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unifametro, após fechar a parceria, o centro universitário deu início a construção do Núcleo de Práticas em Equinos no Hospital – complexo que agregará sala de aula, copa, alojamento e banheiros para melhor conforto dos alunos estagiários.

“Um dos principais pilares do ensino na Unifametro é o aprendizado na prática. Essa parceria veio para complementar o aprendizado dos nossos alunos, que já podiam ter uma experiência no atendimento e cuidado de animais de pequeno porte no nosso Centro de Medicina Veterinária, e agora também poderão estender essa experiência para animais de grande porte”, explica João Alison.

Localizado no município de Aquiraz, o Hospital Veterinário de Equinos Dra. Joilde Gadelha presta atendimentos clínicos e cirúrgicos 24h, oferecendo serviços de internamento e de imagem, como radiografia, ultrassonografia, endoscopia, além de prestar atendimentos em fisioterapia e ozonioterapia. Para os estudantes da Unifametro, o Hospital oferece 8 vagas semestrais para estagiários do curso de Medicina Veterinária. 

Sobre o curso de Medicina Veterinária da Unifametro

Com nota 4 na avaliação do MEC (de 1 a 5), o curso de Medicina Veterinária da Unifametro é ofertado no campus de Fortaleza. A estrutura curricular da graduação objetiva formar um profissional generalista, com sólida formação acadêmica, e com matriz curricular que obedece às Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária. O curso é ofertado na modalidade presencial, nos turnos manhã, tarde e noite, e tem duração de 10 semestres.

Dragão do Mar divulga a programação até domingo (11)

   Até o próximo domingo (11), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura segue com uma programação majoritariamente gratuita ou com valores acessíveis. Além de temporadas iniciadas na última semana, novas temporadas cênicas provenientes da convocatória Cena Ocupa estreiam nesta semana. O Planetário Rubens de Azevedo e a Arena Dragão do Mar seguem com programações gratuitas e o Cinema do Dragão traz mais uma estreia nacional. Mais detalhes sobre essas e outras atrações podem ser conferidos no site (www.dragaodomar.org.br). 

     Alinhado ao mais recente decreto estadual, a apresentação do passaporte sanitário deixa de ser obrigatória, mas o complexo cultural recomenda que os seus visitantes sigam com o calendário vacinal atualizado e preservem o uso de máscara, como forma de dar continuidade à prevenção contra o coronavírus. 

Residência de Criação com Aury Porto

     Até esta terça-feira (6) o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Escola Porto Iracema das Artes seguem com inscrições abertas para a residência de criação “Imagens do Fim do Mundo”, com o ator, diretor e produtor cearense Aury Porto (Mundana Companhia/SP). Os encontros, que acontecerão presencialmente, entre 20 e 30 de setembro de 2022, das 15h às 21h, na Sala de Dança do Porto Dragão, totalizando 60h/a, partirão de notícias da vida pública brasileira dos últimos anos entrelaçadas com trechos do alucinante romance “Os Verdes Abutres da Colina”, de José Alcides Pinto. A residência é aberta a artistas de diferentes áreas do processo criativo teatral (atores, atrizes, diretores, músicos, cenógrafos, figurinistas, iluminadores, contrarregras, cenotécnicos, etc.). As inscrições devem ser feitas no endereço bit.ly/imagens-do-fim. O resultado de inscritos confirmados, por meio de seleção, será divulgado no dia 12 de setembro, no site da Escola. 

Museus 

Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE)

    No próximo sábado (10), a partir das 10h, o artista visual Eduardo Frota e a curadora Jacqueline Medeiros guiarão uma visita pela exposição “DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas”, ocasião em que abordarão o processo de pensamento e realização do projeto, bem como outras questões relacionadas à mostra. Para além do evento, a mostra pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 18h (acesso até 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h (último acesso 18h30). Aos sábados e domingos, às 11h, o público pode participar de visitas mediadas no Museu, sem necessidade de agendamento prévio, bastando que os interessados se apresentem na recepção do Museu e aguardem a formação do grupo.

Museu da Cultura Cearense (MCC)

    Em virtude da manutenção na central de ar-condicionado, o Museu da Cultura Cearense está temporariamente fechado. A data de retorno das atividades no Museu será informada em breve. 

Cinema

    A 423ª cine-semana do Cinema do Dragão traz a estreia do brasileiro ‘A Viagem de Pedro’, de Laís Bodanzky. Os ingressos, R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira), podem ser adquiridos no Ingresso.Com ou na bilheteria física do Cinema. 

Planetário

     O Planetário Rubens de Azevedo mantém sessões gratuitas de quinta a domingo. Aos sábados e domingos, às 17h, o Planetário exibe “ABC do Sistema Solar – Novas Aventuras”. A sessão “A Quinca, o Pititi e o Albireu” é apresentada às quintas e aos sábados e domingos, às 18h. “Até as Fronteiras do Universo” segue exibida às sextas, 18h, e aos sábados e domingos, às 19h, e “A Procura pela Vida. Estamos Sozinhos?” aos sábados e domingos, 20h.

     Os ingressos gratuitos para as sessões são distribuídos no dia de cada uma das exibições, por ordem cronológica das sessões, na bilheteria física do Planetário, uma hora antes do início das sessões, sendo a distribuição limitada à ocupação de 45 lugares por sessão.

Teatro Dragão do Mar

     Aos sábados e domingos de setembro, sempre às 20h, a Inquieta Cia traz “Tchau, Amor”, trama que aborda as relações entre quatro pessoas que convivem num bar. Os ingressos custam R$ 15,00 (meia) e R$ 30,00 (inteira) e podem ser adquiridos na Sympla Bileto (https://site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar/) ou na bilheteria do Dragão. Com duração de 50 minutos, a peça tem classificação 12 anos.  

     Também tem teatro infantil. Nos domingos de setembro, a Cia de Teatro Catavento apresentará a releitura de um dos mais belos e famosos clássicos da literatura infantil universal. Em “O Circo da Chapeuzinho Vermelho”, cada personagem é associado a um artista do circo. À venda na Sympla Bileto ou na bilheteria do Dragão, os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 40,00. Com duração de 50 minutos, o espetáculo agrada pessoas de todas as idades.

Cena Ocupa

  Dando continuidade à apresentação de projetos selecionados a partir da convocatória Cena Ocupa, no sábado (10), a atriz e artista circense Sâmia Bittencourt segue, assim como nos demais sábados deste mês, com a temporada de apresentações de “Um tiquinho de nada”, espetáculo que narra a saga da clown Nada para conseguir apresentar números circenses sem o seu fiel parceiro. Os ingressos custam R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira) e estão disponíveis na Sympla Bileto e na bilheteria física do Dragão. Livre, a apresentação tem duração de 50 minutos.

    Outros três espetáculos terão temporada iniciada nesta semana, sempre às 19h30, todos acessíveis em Libras, com ingressos a R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira), à venda na plataforma Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar/) e na bilheteria física do Dragão.

     “Maçã Mordida”, do Teatro Espiral, entra em cartaz às terças de setembro. Com direção de Wesllen Cruz e texto de Alisson Emanoel, Erik Willyam e Cruz, a peça discute questões sociais a partir de uma perspectiva intimista e poética, numa trama que fala sobre mágoas, rejeição, coragem e covardia. As apresentações têm classificação etária de 12 anos e duração média de 70 minutos.
    A partir desta semana, sempre às quartas de setembro, o Coletivo Paralelo traz o espetáculo de teatro e palhaçaria “Pedro, que horas são?”, fazendo uma representação caricaturada do indivíduo contemporâneo que sacrifica sua liberdade em troca de uma suposta qualidade de vida. Livre, a apresentação tem duração média de 50 minutos.
    Também inaugurando temporada nesta semana e seguindo às quintas de setembro, o Coletivo RIDDIMS apresenta “Baculejo”. Os artistas urbanos-caboclos-periféricos abrem seus trabalhos trazendo para a cena movimentos que se moldam no decorrer do tempo espaço, velas, cânticos e discursos políticos que se misturam ao som de suas memórias, num ritual cênico que se propõe a aproximar o sagrado do profano, a periferia do centro, o bom humor da tragédia, assim como as misturas que refletem o Brasil. O espetáculo tem duração média de 40 minutos e classificação etária de 18 anos. 

Arena Dragão do Mar

     No sábado (10), das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar, acontece mais uma feirinha Fuxico no Dragão apresentando os produtos criativos de moda e acessórios, artesanato, decoração e cordel de empreendedores locais. No domingo (11), a partir das 15h, o Brincando e Pintando no Dragão traz brincadeiras e atividades lúdicas para a criançada. Integrando a programação, a partir das 16h, a transartista e arte educadora Georgia Vitrilis ministrará a oficina gratuita “Escuta e Imaginação”, que convida públicos de todas idades a experienciar sonoridades, a escuta e a imaginação. A atividade terá duração média de 60 minutos.

Varanda dos Museus


     No domingo (11), a partir das 16h, na Varanda dos Museus, acontece mais um Dança na Varanda, que neste final de semana convida os amantes da dança a participar do Kizombe-se, projeto da dançarina Priscilla Lima que apresenta e envolve o público na prática livre da zibomba. O acesso é gratuito e livre.

PROGRAMAÇÃO

6 de setembro (terça-feira)

19h30 – [Cena Ocupa / Teatro da Terça] Espetáculo “Maçã Mordida, do Teatro Espiral
no Teatro Dragão do Mar
Ingressos: R$ 5,00 (meia) / R$ 10,00 (inteira).
Classificação: 12 anos. Duração: 70 min.


Último dia para inscrições na Residência de Criação Imagens do Fim do Mundo com Aury Porto, fruto de parceria entre CDMAC e Porto Iracema das Artes
De 20 a 30 (exceto domingo), das 15h às 21h, na Sala de Dança do Porto Dragão
25 vagas gratuitas para artistas de diferentes áreas do processo criativo teatral
Inscrições em bit.ly/imagens-do-fim 

7 de setembro (quarta-feira)

19h30 – [Cena Ocupa / Quarta do Circo] Espetáculo “Pedro, que horas são?”, do  Coletivo Paralelo
no Teatro Dragão do Mar
Ingressos: R$ 5,00 (meia) / R$ 10,00 (inteira).
Livre. Duração: 50 min.

8 de setembro (quinta-feira)

18h – A Quinca, o Petiti e o Albireu (sessão infantil)
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito, mediante retirada antecipada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria física do Dragão, a partir das 17h
Limite de 45 lugares por sessão

19h30 – [Cena Ocupa / Quinta com Dança] Espetáculo “Baculejo”, do Coletivo RIDDIMS
no Teatro Dragão do Mar
Ingressos: R$ 5,00 (meia) / R$ 10,00 (inteira).
Classificação: 18 anos. Duração: 40 min.

A partir das 18h – Estreia do filme ‘A Viagem de Pedro’ (Laís Bodanzky)
Ingressos R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira) à venda no site Ingresso.Com e na bilheteria do Dragão

9 de setembro (sexta-feira)

18h –  Até as Fronteiras do Universo (sessão juvenil-adulta)
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito, mediante retirada antecipada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria física do Dragão, a partir das 17h
Limite de 45 lugares por sessão

10 de setembro (sábado)

10h – Percorrer e Conversar – Visita orientada com Eduardo Frota e Jacqueline Medeiros pela exposição ”DESENHOS geometria imperfeita / cavidades dilatadas”.
No Museu de Arte Contemporânea do Ceará – MAC Dragão
Gratuito. Livre. Duração: 120 min.

 
16h às 20h – Fuxico no Dragão
Na Arena Dragão do Mar
Gratuito. Livre

17h – [Cena Ocupa / Teatro Infantil] Espetáculo de teatro infantil “Um tiquinho de nada”, de Sâmia Bittencourt
No Teatro Dragão do Mar
Ingressos R$ 5,00 / R$ 10,00 à venda na Sympla Bileto ou na bilheteria do Dragão. Duração: 50 min. Livre.

17h – ABC do Sistema Solar – Novas Aventuras  (sessão infantil)
18h – A Quinca, O Pititi e o Albireu (sessão infanto juvenil)
19h – Até as Fronteiras do Universo ( sessão juvenil – adulto)
20h – A Procura Pela Vida. Estamos sozinhos? ( sessão juvenil – adulto)
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito, mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria física do Dragão, a partir das 16h
Limite de 45 lugares por sessão

20h – Espetáculo “Tchau, Amor”, da Inquieta Cia.
No Teatro Dragão do Mar
Ingressos R$ 15,00 / R$ 30,00 à venda na Sympla Bileto ou na bilheteria do Dragão. Duração: 50 min. 12 anos.

11 de setembro (domingo)

15h às 18h – Brincando e Pintando no Dragão
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre

16h – Oficina “Escuta e Imaginação”, com Georgia Vitrilis
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre. Duração: 60 min.

16h – [Dança na Varanda] Kizombe-se
Na Varanda dos Museus
Gratuito. Livre. 4 horas. 

17h – Espetáculo “O Circo da Chapeuzinho Vermelho”, da Cia de Teatro Catavento
No Teatro Dragão do Mar
Ingressos R$ 20,00 / R$ 40,00 à venda na Sympla Bileto ou na bilheteria do Dragão. Livre. Duração: 50 min. 

17h – Sessão ABC do Sistema Solar – Novas Aventuras (sessão infantil)
18h – A Quinca, O Pititi e o Albireu (sessão infantil)
19h – Até as Fronteiras do Universo (sessão juvenil-adulta)
20h – A Procura pela Vida – Estamos Sozinhos?
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito, mediante retirada de ingressos (até dois por pessoa) na bilheteria física do Dragão, a partir das 16h
Limite de 45 lugares por sessão

20h – Espetáculo “Tchau, Amor”, da Inquieta Cia.
No Teatro Dragão do Mar
Ingressos R$ 15,00 / R$ 30,00 à venda na Sympla Bileto ou na bilheteria do Dragão. Duração: 50 min. 12 anos.

Cinema do Dragão

Sessões de terça a domingo, das 14h às 22h

Museu da Cultura Cearense

Exposição “Vaqueiros”, com curadoria de Margarita Hernandez e “Bestiário Nordestino”, com curadoria de Rafael Limaverde e Marquinhos Abu
De terça a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h (com acesso até as 18h30)
Acesso gratuito. Livre

Museu de Arte Contemporânea do Ceará

Exposição “DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas”, de Eduardo Frota. Curadoria de Jacqueline Medeiros.
De terça a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h (com acesso até as 18h30). Visitas mediadas aos sábados e domingos, às 11h.
Acesso gratuito. Livre

Dia Mundial da Alfabetização: programa da Estácio já ensinou mais de 800 jovens e adultos a ler e escrever

Para aqueles que não desenvolveram a habilidade de ler e escrever durante os primeiros anos de vida, esse pode ser um obstáculo a enfrentar no dia a dia da vida adulta. Pegar um ônibus, ler uma receita médica, ir ao banco ou enviar uma mensagem por aplicativo no celular se torna bem mais difícil. No Dia Mundial da Alfabetização, que ocorre nesta quinta-feira (08), os olhos se voltam para os índices de analfabetismo no país, ainda considerados elevados.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) feita pelo IBGE em 2019 apontam que 6,6% da população brasileira com 15 anos de idade ou mais não sabem ler ou escrever, e que a maior concentração dessas pessoas vive no Nordeste (13,9%). 

O motorista Alberto Alexandre de Bento, de 44 anos, fazia parte desse grupo, mas motivado pela perspectiva de adquirir mais conhecimento, participou da turma de 2022.1 do Programa de Alfabetização e Letramento da Estácio e relata que hoje em dia já consegue compreender melhor o mundo ao seu redor por meio da leitura.

Durante quatro meses, ele frequentou aulas de escrita, leitura e interpretação de texto ministradas pelos alunos do cursos de Licenciatura da instituição, sempre com orientação e acompanhamento dos docentes. Além disso, também teve orientação sobre como resolver problemas matemáticos simples e utilizar as redes sociais de forma simples e criteriosa. 

“As professoras da turma são muito dedicadas e empenhadas em nos ensinar, por isso conseguimos aprender de forma fácil e todo dia evoluímos. Hoje em dia, já consigo ler placas na rua e escrever mais do que apenas o meu nome”, declara. Em julho, ele recebeu seu diploma do projeto e celebrou a conquista. 

Para a pedagoga Jeanne Maciel, coordenadora do projeto em Natal, o programa de letramento traz benefícios mútuos: enquanto favorece a comunidade ao redor da faculdade, também faz com que os alunos de cursos como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática consigam enriquecer seus currículos e aprender na prática como é o trabalho em sala de aula. 

“A alfabetização de jovens e adultos é enriquecedora, e esse projeto é muito importante porque nos permite ajudar a devolver a cidadania e autonomia daqueles que, por diversos motivos, não puderam ser alfabetizados na infância. Cada caso que temos contato é único e é gratificante ver de perto a diferença que o programa faz na vida dos alunos”, conta a professora.

Sobre o projeto

O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos da Estácio faz parte de um projeto nacional da instituição de ensino superior em parceria com o Instituto YDUQS e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja iniciativa busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania.

Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Estácio explica que o projeto tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo. “Mais de 800 pessoas já passaram pelo programa e a cada edição implementamos a ação em novas unidades de ensino. Transformar vidas, é isso que a gente faz por aqui”, comenta.

Ciência e marketing juntos: estudo fala sobre neuroanatomia como veículo estratégico

O estudo “Neuroanatomia como veículo estratégico em marketing” foi escrito pelo professor PhD Fabiano de Abreu Agrela em parceria com a MBA em Negócios Interativos, Jennifer de Paula e o professor Eduardo Antônio de Sousa Campos.

O estudo teve como objetivo discutir a estratégia em marketing sob o olhar da neuroanatomia. “Discute-se a importância dos neurotransmissores da felicidade, em especial, a dopamina, sendo o neurotransmissor mais fácil de modular com técnicas de marketing”, diz trecho do estudo.

 Como acontece a utilização da neuroanatomia?

Segundo o estudo, conhecer o funcionamento de determinadas áreas do cérebro e como os hábitos são formados, eleva as chances de sucesso.

Conforme os estudiosos, o conhecimento do cérebro e o mapeamento de personalidades por meio dos transtornos é significativo.

“É possível conseguir resultados promissores com a tríade: preço baixo, justo e alto. Também é considerado 4 fatores de interação com o consumidor: interatividade, experimentação, conexão e recompensa”, revelaram.

Segundo os autores, o conjunto deste estudo vai ao cerne da estratégia do consumidor. O estudo concluiu que em neuromarketing é possível controlar resultados por meio de conhecimentos em neuroanatomia e que a partir do uso de sensações como a da liberação de dopamina, torna-se um marketing com qualidade e eficácia. 

No Setembro Amarelo, Expo CIEE Virtual debate a saúde mental dos jovens

A Expo CIEE Virtual, um dos maiores eventos estudantis da América Latina, abrigará dentro do evento on-line o Lab CIEE, espaço que contará com palestras, entre elas, uma série de encontros para conversar com jovens e adolescentes a respeito de saúde mental.

Segundo enquete da Unicef realizada com 7,7 mil adolescentes e jovens do Brasil, metade dos respondentes sentiram necessidade de buscar ajuda em relação à sua saúde mental. O resultado, publicado em maio deste ano, também apontou que muitos desconhecem serviços de apoio.

Na abertura do evento, no dia 12/09, às 9h, Luis Vabo Jr, fundador da Vabo23 Educação, professor da Link School of Business e empreendedor Endeavor, fala a respeito do poder da People Skills no futuro do trabalho. Já no dia 14/09, às 09h, o juiz de Direito, Haroldo Dutra Dias, comanda um bate-papo a respeito de habilidades socioemocionais. Por fim, no dia 15/09, às 09h, a head de D&I, da Gupy Tamara da Silva Costa, leva o tema “Propósito” para a feira. Todas as palestras contam com certificado de participação e eles serão enviados automaticamente para os participantes que acompanharam ao menos 60% da palestra.

Inscrições

A edição deste ano já conta com mais de 30 mil inscritos e os interessados devem realizar a inscrição gratuita no portal: https://www.expociee.com.br/. Com o intuito de preservar a saúde dos visitantes e democratizar o acesso de jovens de todo País, o evento seguirá, pelo terceiro ano consecutivo,  em formato virtual.

Serviço

12/09, às 9h

O poder das People Skills no futuro do trabalho

Luis Vabo Jr.

14/09, às 9h

Habilidades Socioemocionais

Haroldo Dutra Dias

15/09, às 9h

Faça com propósito, faça de propósito

Tamara Braga da Silva Costa

Expositores da 3º Expo CIEE Virtual

Patrocinador Diamante

Bradesco

Patrocinador Ouro

Cruzeiro do Sul

Sicoob

Cosan

Apoiador Prata

Galena

Mahle

Fundação Santo André

Instituto World Oportunity

Rocketseat

Parceiro de Mídia

Catraca Livre

Folha de S. Paulo

Expo CIEE

A Expo CIEE é a maior feira estudantil da América Latina focada na educação, capacitação, orientação e direcionamento profissional do público jovem, que ocorre desde 1997, na cidade de São Paulo. O evento tem como objetivo promover em único espaço um encontro entre empresas e instituições de ensino, que visam a juventude brasileira como o futuro do país, proporcionando a troca de informações que direcionam e ampliam a visão dos jovens acerca da formação e do crescimento profissional, além de promover entretenimento gratuito ao público.

Acompanhe a Expo CIEE: https://www.expociee.com.br/