Shopping Benfica recebe selo Pet Friendly, da Prefeitura de Fortaleza

O Shopping Benfica foi outorgado com o Selo Pet Friendly, da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor). Criada em 2021, a iniciativa estimula estabelecimentos comerciais e turísticos a garantir a convivência saudável entre animais de estimação, clientes e colaboradores.

No shopping, os tutores com seus animais são bem-vindos, como é o caso de gatos e cães de pequeno, médio e grande porte, exceto os considerados de guarda, mesmo que estejam de focinheira. Os pets podem circular por todo mall (menos na área da Praça de Alimentação), sendo obrigatório o uso de coleira e guia de condução empunhada por um adolescente ou adulto.

A causa animal, inclusive, é uma das bandeiras que o Shopping Benfica defende ao longo de todo ano, a partir da realização de ações de responsabilidade social. O projeto “Solidariedade Permanente”, que tem como objetivo incentivar os frequentadores a fazerem doações, dos mais variados itens,   contempla instituições que atuam com resgate e adoção de gatos e cães. Os donativos arrecadados no mês de maio, por exemplo, foram para o Abrigo Pichano, localizado no bairro Siqueira, na capital. E em junho, foi a vez da Abrace, que também desenvolve trabalho com animais abandonados.

Outra ação apoiada pelo Shopping Benfica são os bazares, como o realizado em prol do Lar Tin Tin, com a venda de artigos novos e usados de diferentes marcas. O dinheiro arrecadado foi destinado para ajudar nas despesas de um dos mais tradicionais abrigos da cidade, que cuida de cachorros vítimas de violência, doentes e idosos.  Além disso, o Shopping promove diversos eventos de adoção responsável de cães e gatos, como o que aconteceu em parceria com a União Protetora Dos Animais Carentes (UPAC) no dia 20 de agosto deste ano.

De acordo com a Gerente de Marketing e Responsabilidade Social do Shopping Benfica, Camila Garcia, o empreendimento reforça, a partir dessas e de outras iniciativas, a importância do comprometimento, da proteção e da responsabilidade em relação aos animais. “Esses são valores essenciais para a sociedade e que o Shopping Benfica tanto preza nas suas ações. Não por acaso, os pets são muito bem-vindos por aqui, com toda segurança, zelo e carinho, primando sempre pela boa convivência”, pontua.

Foto: Instagram @toyeseusmaninhos

Comissão de Constituição e Justiça se reúne segunda para apreciar 14 projetos

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, segunda-feira, 12, às 14h, no Complexo de Comissões Técnicas, reunião ordinária – de forma híbrida, com participação presencial e remota de deputados – para apreciar 14 projetos de autoria de parlamentares, sendo nove de lei e cinco de indicação.

De autoria do deputado Audic Mota (MDB), serão apreciados os projetos de lei nº 364/2021que dispõe sobre a instituição da política estadual de governança pública e compliance no âmbito da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional; o 428/2021, que trata sobre o funcionamento dos “banheiros família” em shoppings centers, restaurantes, hipermercados, aeroportos e demais locais onde se encontrem instalados, e o 286/2022, que institui o Dia Estadual de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância (AFI) no estado do Ceará, que recebeu a emenda supressiva nº 01/2022, de autoria do deputado Júlio César Filho (PT) , que suprime o artigo 3° do projeto de lei.

Do deputado David Durand (Republicanos), serão votados os PLs nº 89/2021que dispensa o pagamento dos créditos tributários do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no exercício de 2022 relativos aos veículos de titularidade de pessoas físicas e jurídicas afetadas pelas medidas de restrição de funcionamento das atividades no estado do Ceará, e 93/2021que suspende o pagamento de créditos tributários relativos ao IPVA e ICMS até que sejam cessadas todas as medidas restritivas de funcionamento parcial ou total do comércio.

Já o PL nº 451/2021, do deputado Oriel Nunes Filho (PDT), trata sobre remissão e anistia de crédito tributário, parcelamento e prorrogação de prazo de recolhimento referente ao IPVA e taxas relativamente a motocicletas e motonetas nacionais com até 150 (cento e cinquenta) cilindradas, de propriedade de pessoa física.

O nº 483/2021, do deputado André Fernandes (PL), concede direito à gratuidade no transporte coletivo público urbano (passe-livre) para recém-desempregados no estado do Ceará.

Do deputado Delegado Cavalcante (PL), o PL nº 642/2021 dispões sobre o exercício da profissão de investigador profissional no âmbito do estado do Ceará.

E o nº 182/2022, do deputado Fernando Santana (PT), denomina de Francisco de Sousa Brasil a avenida que liga as avenidas Thomaz Osterne e Padre Cícero, construídas pelo Governo do Estado, no município de Crato.

Também serão apreciados pelo colegiado os projetos de indicação nº 52/2022181/2022 e  183/2022, do deputado Bruno Pedrosa (PDT); o 444/2021, do deputado Delegado Cavalcante (PL), e o 457/2021, do deputado André Fernandes (PL).

As matérias aprovadas na CCJR seguirão para apreciação em reunião conjunta das comissões temáticas.

As reuniões das comissões técnicas podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Assembleia (canal 31.1), FM Assembleia (96,7MHz), site e página da AL no Facebook.