Anatel libera 5G em mais sete capitais a partir desta segunda

Na próxima segunda-feira (19), mais sete capitais passarão a contar com a faixa 3,5 gigahertz (GHz) do 5G, também conhecida como 5G puro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o lançamento em Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.

A decisão foi aprovada em reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3,5 GHz (Gaispi), liderado pela Anatel. Com a decisão, 22 capitais terão acesso ao 5G puro. Apenas cinco capitais da Região Norte ainda não têm a tecnologia: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém.

O cronograma oficial da Anatel prevê a ativação do 5G puro em todas as capitais até 27 de novembro. A data, no entanto, poderá ser antecipada caso as operadoras consigam concluir a instalação de antenas e de filtros antes desse prazo, e o Gaispi autorize a liberação do sinal.

Parâmetros

Segundo a Anatel, as operadoras Claro, TIM e Vivo, que arremataram as licenças nacionais na faixa 3,5 GHz no leilão realizado no fim de 2021, deverão instalar um número mínimo de antenas 5G em cada capital. Cada operadora deverá ativar pelo menos oito estações em Aracaju, cinco em Boa Vista, 11 em Campo Grande, oito em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís e 11 em Teresina.

Nessa etapa, o edital de licitação prevê a ativação de uma antena 5G para cada 100 mil habitantes. O número de estações subirá conforme o avanço da tecnologia. No interior do país, o sinal do 5G puro será gradualmente ativado até 2029, conforme o cronograma da Anatel.

Chamado de standalone ou SA, o 5G puro oferece velocidade dez vezes maior que o 4G, além de menor tempo de latência (atraso) na resposta a comandos dos usuários. A tecnologia já é oferecida em 15 capitais: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza e Natal.

Adiamentos

Inicialmente, o 5G deveria estar disponível em todas as capitais até 31 de julho. A Anatel, no entanto, adiou o cronograma duas vezes, por causa do atraso na entrega dos filtros que evitam que o 5G interfira em serviços profissionais de satélite. Os gargalos logísticos após a pandemia de covid-19 e a política de lockdowns do governo chinês adiaram a entrega dos equipamentos, importados na maior parte do país asiático.

Para ter acesso à internet móvel do 5G puro, o usuário precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. A maioria dos aparelhos mais novos já vêm habilitados. As operadoras não estão pedindo a troca de chip. Também é preciso estar nos bairros cobertos pelo sinal 5G, que inicialmente está funcionando em áreas escolhidas pelas companhias telefônicas.

(Agência Brasil)

Semana Nacional do Trânsito promove conscientização para um trânsito seguro

Ser um motorista consciente, cauteloso, atento, responsável, que conheça e respeite as leis de trânsito é o ideal para que os índices acidentes no trânsito diminuam no Ceará e no Brasil. Para o presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará, Eliardo Martins, é nas autoescolas que os alunos, além de entender na prática sobre a dinâmica do trânsito, aprendem que o comportamento dele é fundamental não só para evitar multas, mas principalmente acidentes fatais. 

“É uma lógica clara que passamos rotineiramente aos alunos que estão no curso de formação de condutores. Respeitar as regras de trânsito e buscar sempre ser prudente enquanto está dirigindo ou pilotando. Não adianta ser um condutor que entenda de técnicas de direção e de mecânica se ao dirigir ou pilotar ele não respeita os pedestres e ciclistas, se avança o sinal vermelho e não respeita os limites de velocidade da via”, explica Eliardo.

Semana do trânsito

Na Semana Nacional de Trânsito acontece entre os dias 18 e 25 de setembro e busca, através de campanhas, incentivar um trânsito mais seguro. Levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostrou que acidentes de trânsito mataram mais de 5 mil pessoas nas rodovias federais em 2021 e que o número de acidentes cresceu de 63.548, em 2020, para 64.441, no ano passado.

“São números graves e preocupantes, principalmente porque tratam-se de vidas. É possível reverter essa situação pois sabemos que países como a Suécia e o Japão, por exemplo, já amargaram estatísticas tão lamentáveis quanto as nossas e hoje são referências no que diz respeito ao trânsito seguro no mundo. Isso prova que, mesmo a longo prazo, o investimento em educação para o trânsito funciona. 

Em Recife

Em paralelo à Semana Nacional de Trânsito, a diretoria do Sindicato das Autoescolas do Ceará participará do II Encontro Nacional das Autoescolas, promovido pela Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto) que acontece em Recife, nos dias 21 e 22 de setembro. O evento reunirá representantes de Centros de Formação de Condutores (CFC’s) de 20 estados brasileiros. 

A importância do curso teórico/técnico e do curso de prática de direção veicular no processo de ensino aprendizagem estará em pauta no primeiro painel do evento. Na segunda-feira (21), o Sindcfcs também participará de webinar que discutirá a importância das autoescolas do Brasil promoverem ações locais sobre a conscientização para um trânsito mais seguro. O evento será aberto ao público e transmitido ao vivo pelo Youtube da Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto).