Arthur Frota, CEO da TALLOS, visita sede da RD Station em Florianópolis 

Arthur Frota, CEO da TALLOS, startup cearense de tecnologia, esteve na sede da RD Station, localizada em Florianópolis.

Durante a visita, ele participou de reuniões estratégicas com Éric Santos, CEO e fundador da RD Station, para discutir ofertas e o lançamento da TALLOS no RD Summit 2022, maior evento de Marketing, Vendas e Inovação da América Latina, que acontecerá no período de 26 a 28 de outubro de 2022, na capital do estado de Santa Catarina.

A viagem também foi oportunidade para Arthur participar de um evento exclusivo para agências de marketing parceiras da RD Station, onde palestrou sobre o tema Conversational Sales.

Franquia de aparelhos auditivos inicia expansão com valores até 50% abaixo dos praticados no mercado nacional

Com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas de todas as classes a aparelhos auditivos, duas empresárias e profissionais de saúde se uniram para formar a rede de franquias Audição de TODOS. A iniciativa se insere em um segmento do mercado nacional que fatura R$ 1 bilhão de reais ao ano, ainda que 87% dos brasileiros que sofrem com problemas de audição não façam uso de aparelhos que os auxiliem a escutar melhor.

O plano de negócios da Audição de TODOS prevê a inauguração de unidades em diferentes estados do Brasil, aportadas inicialmente com o capital societário do grupo que fundou a empresa, para, em breve, expandir a rede por meio do modelo de franquia por todo o território nacional. Em cada uma das 10 lojas previstas para o primeiro semestre de funcionamento da companhia, serão vendidos aparelhos de audição com valor até 50% menor do que o apresentado pelo restante do mercado. O ticket médio para aparelhos auditivos é de R$ 4.700; e, em geral, cada usuário precisa de duas unidades do modelo usado, além de serviços como assistência e trocas, durante o período de uso.

De acordo com a CEO da Audição de TODOS, Danielle Guieiro, e sua sócia e Luciene Machado, os altos custos atuais distanciam os consumidores do acesso aos aparelhos e ao cuidado com a saúde auditiva. Para oferecer tratamento e condições a um público realmente amplo, além dos preços baixos, as unidades da rede oferecerão facilitação de pagamentos em até 24 vezes. Entre as missões da empresa está promover a popularização dos itens de audição tanto em preços como culturalmente, ampliando as informações sobre a simplicidade no uso – já que os aparelhos são praticamente imperceptíveis atualmente – e ajudando a afastar os estigmas associados à utilização desses itens.

“O uso de óculos para melhorar a visão dos indivíduos é muito comum no Brasil. Por que com o aparelho de audição tem que ser diferente, se ele também cumpre o papel de otimizar um sentido? Nossa missão é acolher a ampla população que precisa de cuidados nessa área, mostrando a todos que o uso de aparelho auditivo deve ser normalizado, precisa ser acessível e que não há mais espaço para preconceitos sobre esse assunto, hoje em dia”, destaca Luciene Machado, fonoaudióloga e sócia da Audição de TODOS.

A criação da rede de franquias é resultado da experiência adquirida pela CEO e por sua sócia, em meio a anos de serviço no setor de saúde, mais especificamente, dentro das clínicas populares da rede AmorSaúde, onde puderam ter acesso direto a quais são as principais demandas da população mais necessitada do Brasil quanto às questões de saúde auditiva. A ideia surgiu em agosto de 2021 e ganhou amplitude a partir do início de 2022, com o fechamento de diversas parcerias de peso econômico. Além disso, a iniciativa recebeu apoio da VLR Incubadora, projeto do Grupo Cartão de TODOS que oferece capacitações, mentorias e suporte logístico a empreendedores que desejam montar um negócio baseado em franchising e que tomam como referência o modelo de acesso popular à saúde e itens essenciais, como o que é promovido pelo Cartão.

Após as 10 unidades consolidadas no Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil, em cidades como Belo Horizonte, São Paulo, Salvador e Curitiba, inicialmente com aporte do grupo empreendedor, os idealizadores da Audição de TODOS pretendem chegar à marca de 300 franquias em funcionamento na rede. Com o alcance deste objetivo, a Audição de TODOS se tornará a maior franquia de aparelhos auditivos do Brasil, com duas vezes mais unidades do que a soma das lojas apresentadas pelos maiores grupos que atuam no setor.

Mercado em expansão

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, no ano de 2022, temos cerca de 500 milhões de pessoas com perda auditiva no mundo. Em 2050, este número deve crescer até chegar a 900 milhões de pessoas com algum grau de perda de audição. Isso significa que, em menos de 30 anos, 1 a cada 10 habitantes do planeta terá algum nível de surdez e, este contingente fica ainda mais volumoso no caso do Brasil, onde 1 a cada 4 pessoas será afetada pela perda auditiva. 

Atenta a esta situação, a Audição de TODOS visa, não só o oferecimento de aparelhos a condições mais acessíveis, mas também a contribuição para a quebra do preconceito que permeia esse assunto, apostando na criação de uma mudança de chave na área dos negócios e uma virada de mesa para os estigmas que ainda rondam essa área da saúde. 

Consultoria Barros desenvolve o planejamento estratégico do Banco do Nordeste para os próximos 10 anos

Até o final de novembro deste ano, a Barros Soluções em Gestão elabora, juntamente com a equipe técnica do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o planejamento estratégico do banco com visão de futuro para os próximos 10 anos: 2023-2032. Com a metodologia da Fundação Dom Cabral, a proposta é contemplar os novos rumos que o BNB precisa seguir para atuar de forma ainda mais efetiva e sustentável no desenvolvimento regional. 

Trata-se de um planejamento colaborativo que ocorre com a participação de gestores e parceiros em eventos, workshops, rodas de conversas e reflexões estratégicas. Dentre as temáticas abordadas, estão também as importantes transformações que o Ceará e o País passam em diferentes áreas como saneamento básico, gás, energia fotovoltaica, energia eólica, cabotagem, hidrogênio verde, entre outras que são diretamente impactadas com a atuação de projetos do BNB. A apresentação do plano deverá ocorrer em dezembro de 2022. 

Diretoria da Acesu participa da Convenção realizada pela ABRAS

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizou nos dias 19 e 20 de setembro, um encontro para debater a temática “Nova Economia Supermercadista”. A diretoria da Associação Cearense de Supermercados (ACESU) esteve presente para representar o setor supermercadista do Estado.

“Estamos cientes do papel disseminador das melhores práticas da Acesu em nosso estado e, por isso, reunimos diretores e associados para esse momento de aprendizado. Foi um evento grandioso que acolheu e informou o segmento supermercadista brasileiro com conteúdo denso e atualizado com expoentes nacionais e internacionais, preparando o setor para os novos tempos da nova economia supermercadista, afirma Antônio Sales, secretário executivo da ACESU.

Além do secretário executivo da ACESU, Antônio Sales, também participaram do evento: Gerardo Albuquerque e Lêda Albuquerque, do Centerbox; Severino Ramalho Neto e Joana Ramalho, do Mercadinhos São Luiz; Honório Pinheiro, Alexandre Pinheiro e Xênia Pinheiro, do Pinheiro Supermercado; Cláudia Novais, do Supermercado Compre Certo; Angélica Albuquerque e Quenes Albuquerque, do Supermercado Compre Max; Adelina Fernandes, do Supermercado São Francisco; Neto Novais e Raquel Novais, do Super do Povo, José Ximenes e Pedro Ximenes, do Frangolândia; Marcos Moreira, da Rede Parceria; Gláubia Albuquerque e Gladis Albuquerque, do Center Box; Franzé Albuquerque, do Super Portugal; Amilton Guedes e Sandra Freire, do Cometa Supermercados; Daniel Moita, do Super Lagoa, dentre outros.

Durante o Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, que passou a integrar o calendário de 14 associações de classe empresarial, foi proposta a elaboração de um plano de ação para a implementação das cinco metas elencadas como prioritárias para o setor e avançar em propostas para os temas do ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança). O presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Economia Paulo Guedes, e o ministro da Cidadania Ronaldo Bento participaram da convenção.

@acesuoficial
https://acesu.com.br/

Doe de Coração realiza palestra e homenageia profissionais nesta terça

Nesta terça-feira, 27 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A campanha Doe de Coração 2022, da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor), realizará duas atividades especiais em alusão à data.

Uma será a palestra com a Dra. Denissa Mesquita, médica-cirurgiã do setor de Transplantes do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, e do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Estado. A partir das 9h30, no auditório do bloco H, na Unifor, a médica falará sobre “Os desafios do transplante pediátrico pós-pandemia da Covid-19”.

Logo em seguida, médicos, profissionais de saúde e docentes da Unifor serão homenageados por seus trabalhos desenvolvidos na área de transplantes de órgão e tecido no Ceará. Um deles será o médico nefrologista Dr. João Evangelista Batista Júnior (in memoriam), um dos pioneiros na realização do primeiro transplante de órgão no Ceará e nas regiões Norte e Nordeste.

Também receberão homenagem a Central Central Estadual de Transplantes do Ceará e os coordenadores desta e outras edições da campanha: Dra. Elodie Hyppolito, Dra. Janaína Ramalho, Dra.Polianna Lemos, Dr. Geraldo Bezerra Júnior e Dr. Flávio Ibiapina.

Transplante pediátrico

Dentre os assuntos que serão abordados na palestra desta terça (27), estão a importância do transplante pediátrico e seus desafios no Ceará e no Brasil, como é feito o procedimento em crianças e o seu prognóstico e as dificuldades que a pandemia trouxe à pediatria no Estado.

“O transplante é uma cirurgia que pode ter sangramento, então a criança não aguenta muito devido ao peso, tamanho. Você tem que ter mais cuidado para não ter nenhum sangramento. Além disso, a maioria dos transplantes pediátricos são intervivos nas crianças pequenas. Embora a cirurgia do doador seja com uma morbimortalidade muito pequena, você está operando um paciente que não está doente, então o cuidado ainda é maior. São duas cirurgias em uma só, em dois pacientes”, explica Dra. Denissa sobre a complexidade do procedimento em crianças.

Segundo o último relatório anual de transplantes no Brasil da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a gravidade da pandemia da Covid-19 impactou de forma negativa a área de transplante pediátrico no Brasil, em 2020. No entanto, os dados mostram uma tendência à recuperação em 2021. Considerando todos os tipos de transplantes de órgãos sólidos, em 2021 foram transplantadas 583 crianças, 17% a mais que em 2020 (486) e similar a 2019 (584).

Conforme dados da ABTO, o Ceará realizou no ano passado 16 transplantes renais em crianças, 10 de fígado e 4 de medula óssea. Neste ano, de acordo com o IntegraSUS, sistema de transparência da Secretaria da Saúde do Estado, já são 39 transplantes pediátricos de órgãos e tecidos feitos até agosto.

Doe de Coração

Para Dra. Denissa Freitas, a campanha da Fundação Edson Queiroz impacta positivamente o cenário de transplantes do Estado ao promover ações para informar, conscientizar e mobilizar as pessoas sobre a importância de ser doador de órgãos e tecidos.

“A Doe de Coração realmente é uma campanha que impacta positivamente. Todo ano, nós vemos os números de doações crescerem em setembro, outubro, de forma assim impressionante, só mesmo por causa da campanha que mexe com a população, que estimula a doar, instrui sobre o que é a doação. Há pessoas que têm muito preconceito, não entendem, e tudo que a gente não entende, a gente não faz, não procura. Então, é muito importante essa divulgação para a população”, ressalta a médica.

Assim como os transplantes pediátricos necessitam de alta complexidade e equipe qualificada para sua realização, também são os procedimentos que envolvem receptores adultos. O Ceará é referência em transplantes de órgãos e tecidos e segue em recuperação na prestação desse serviço para população pós-pandemia.

A campanha Doe de Coração 2022 iniciou no último dia 5 de setembro e desde então, segue com diversas ações de promoção à doação de órgãos e tecidos. O encerramento será na quinta-feira (29), com a palestra “Os efeitos das vacinas contra Covid-19 nos transplantados”, que será ministrada pela Dra. Tainá Freitas, professora adjunta de Nefrologia da UFC.

Programação

27/09 (terça-feira)

  • Homenagem aos profissionais de saúde do serviço de Transplantes de Órgãos e Tecidos do Ceará
  • Palestra “Os desafios do transplante pediátrico pós-pandemia da Covid-19”
    Palestrante: Dra. Denissa Mesquita, Médica-Cirurgiã do Setor de Transplantes do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e do Hospital Albert Sabin
    Horário: 9h30
    Local: Auditório do Bloco H – Unifor

29/09 (quarta-feira)

  • Palestra “Os efeitos das vacinas contra Covid-19 nos transplantados”
    Palestrante: Drª Tainá Veras de Sandes Freitas, Médica Nefrologista do Serviço de Transplante Renal do Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
    Horário: 9h30
    Local: Auditório A-4 (Bloco da Pós-Unifor)
Convênio da CONFAZ exige emissão de documentos fiscais para transferências bancárias

Como já é de conhecimento, os fiscos federal, estadual e municipal possuem sistemas cada vez mais eficientes para controle das transações bancárias de empresas, sejam por meio das vendas com cartões de crédito e débito, transferências bancárias e PIX. 

Mariana Brito, advogada tributarista da VBB Empresarial, explica que esse controle vem por meio do convênio do ICMS 50/2022, onde o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) enfatizou a obrigatoriedade da emissão de documento fiscal. 

“De acordo com a cláusula segunda, a emissão do comprovante de transação ou intermediação de vendas ou serviços efetuada com cartões de débito, crédito, de loja (private label), transferência de recursos, transações eletrônicas do Sistema de Pagamento Instantâneo (PIX) e demais instrumentos de pagamento eletrônico devem estar vinculados ao documento fiscal emitido na operação ou prestação respectiva, conforme disposto na legislação pertinente”, explica a advogada. 

Tudo isso faz parte do projeto que a Receita Federal tem de fiscalização, mensuração e acompanhamento da variação patrimonial, financeira e econômica dos contribuintes.

Como ficar preparado? 

Para aqueles que operam com pix e que recebem regularmente aquele valor do cliente, mas não têm registro desse valor, contabilidade e/ou nota fiscal, devem ficar atentos, pois a Receita, provavelmente, vai solicitar o retroativo de todas essas transações. 

Para que as empresas não tenham nenhum problema, é recomendada maior atenção para emissão de documentos fiscais que acobertem as operações de vendas de sua empresa e o contato imediato com os bancos e instituições responsáveis.  

Sugerimos uma conversa com Mariana Brito, advogada tributarista da VBB Empresarial, para mais detalhes sobre esse novo convênio.

Santander abre inscrições para Programa de Trainee

O Santander Brasil abre nesta semana as inscrições para seu Programa de Trainee 2023. Até 10 de outubro, universitários e recém-formados de qualquer curso poderão se candidatar às vagas pelo portal do Banco – www.santander.com.br/carreiras/programas

São vagas para atuação em São Paulo, capital, nas áreas centrais do Banco, como Tecnologia & Operações, Riscos, Finanças, Sustentabilidade, Corporate, Pessoas, empresas coligadas, entre outras. O programa tem duração de 12 meses e inclui job rotation, ou seja, vivência em diversas áreas de acordo com a necessidade de cada negócio. Durante este tempo, o trainee receberá mentoria com executivos que darão apoio na formação da carreira. Para aqueles que se destacarem, será oferecido um intercâmbio para uma experiência internacional.

O processo de seleção está dividido em quatro etapas: inscrições, avaliação do perfil, dinâmica de grupo e entrevistas. Para isso, é necessário ter formação universitária entre dezembro de 2019 e dezembro deste ano e estar disponível para trabalhar e viajar para qualquer estado. Conhecimento do idioma inglês avançado e experiência profissional anterior serão considerados diferenciais. O início do trabalho será em janeiro de 2023.

“Buscamos perfis diversos e por isso não restringimos o programa a cursos específicos. Queremos atrair mentes criativas e ousadas que tragam cada vez mais inovação a nossa operação e que contribuam para nossa missão: construir a melhor empresa de consumo do Brasil”, explica Elita Ariaz, vice-presidente de Pessoas do Santander Brasil.

Os benefícios incluem salário de R$ 8 mil, vale alimentação, refeição e transporte, auxílio creche / babá, Bônus (atrelado à performance) + Participação nos Lucros e Resultados (PLR), assistência médica e odontológica e previdência privada.

Instituto Unimed Fortaleza realiza primeiro passeio ciclístico cultural aberto ao público

Com o objetivo de promover o incentivo à Cultura por meio do sistema de mobilidade urbana, o Instituto Unimed Fortaleza, com patrocínio da Unimed Fortaleza, realizou neste domingo, 25, um passeio ciclístico cultural, no Parque do Cocó. A iniciativa faz parte das ações do projeto BicicletARTE, que irá presentear o “Bicicletar” com 30 bicicletas e 5 estações pintadas por 10 artistas urbanos, ampliando ainda mais a vivência cultural entre a cidade e aqueles que utilizam o sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza. 

A programação teve início às 6h30, com a concentração para o passeio ciclístico, que contou com um circuito guiado saindo do Parque do Cocó, percorrendo alguns espaços públicos, passando por manifestações artísticas. Durante o evento também teve ponto de hidratação, atividades infantis e apresentação das primeiras 10 obras do BicicletARTE, com a presença dos artistas responsáveis pelas intervenções artísticas. Após o passeio ciclístico, as bicicletas pintadas ficaram disponíveis para uso da população por meio do app do Bicicletar.

As outras 20 bicicletas pintadas pelos artistas selecionados no BicicletARTE, ficarão expostas no Museu da Imagem e do Som do Ceará – Av Barão de Studart, 410 – Aldeota, do dia 28 deste mês de setembro até o dia 16 de outubro. Após o período de exposição, o Sistema Bicicletar receberá as obras para a utilização de toda a população fortalezense, que poderá circular com as bicicletas pela cidade.  

O BicicletARTE é uma realização do Instituto Unimed Fortaleza, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Unimed Fortaleza, apoio da Prefeitura de Fortaleza e da Serttel. A curadoria e avaliação técnica estão sob os cuidados do Acidum Project e a produção pela Ato Marketing Cultural.

Em sua primeira edição, o BicicletARTE reúne a pintura dos seguintes artistas selecionados: Alexsandra Ribeiro, Amanda Nunes, Concha Arte, Jyubee, Jr Zapata, Marta Brizeno, Miguel Naturê, Neto Sousa, Pirata Hemfil e Rafael Limaverde.

Trabalhando desde 2013 com arte urbana e realizando pesquisas sobre o uso do grafite nos espaços das cidades, Miguel Naturê realizou a pintura de três bicicletas, retratando a diáspora negra da África até o Nordeste e sua ressignificação e resistência no estado.

“Andar de bicicleta proporciona uma outra relação com a cidade. Acho muito importante e louvável a iniciativa da Unimed Fortaleza em estimular e desenvolver essa visão do nosso meio que temos ao andar de bike – que, agora, se tornou uma obra pintada por um artista”, avalia Miguel.

Bicicletar

É um sistema de compartilhamento de bicicletas em parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e Unimed Fortaleza, operado pela Serttel. As bicicletas compartilhadas do Bicicletar oferecem uma opção de transporte sustentável e não poluente e estão disponíveis em estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Atualmente, são em torno de 200 estações espalhadas por Fortaleza. Já foram mais de 5 milhões de viagens realizadas, evitando assim mais de 442 toneladas de gás carbônico na atmosfera.

SERVIÇO:

Exposição BicicletARTE

Mostra de 20 bikes pintadas por 10 artistas  integrantes do projeto.

De 28/9 a 16/10, das 13h às 20h.

Museu da Imagem e do Som – MIS – Av. Av Barão de Studart, 410

Gratuito.

Mais informações: https://www.unimedfortaleza.com.br/bicicletarte