Organização financeira: Doutor em finanças ensina como colocar as contas em dia no início do ano

IPVA, IPTU, compra de material escolar, fatura do cartão de crédito. O início do ano é marcado por diversos compromissos financeiros e essas despesas extras podem dificultar a organização financeira de grande parte da população brasileira. 

Para o professor da Wyden e doutor em finanças, Ricardo Galvão, a disciplina é essencial para manter as contas em dia, já que é preciso estabelecer metas, restringir gastos, evitar despesas desnecessárias e, se possível, criar uma reserva de emergência desde o início do ano. 

Mas, se as contas já estão no vermelho, Ricardo Galvão recomenda optar pelo parcelamento: “A pessoa que está inadimplente deve escolher o parcelamento que pesará menos no bolso, mesmo que para isso ela precise dividir o valor em várias vezes. Vale lembrar que o mais importante é resolver a questão do orçamento pessoal e que esta dica não resolverá o problema, apenas ajudará em uma emergência”, pontuou. 

Porém, antes de optar pelo parcelamento, é necessário analisar se aquela é realmente a melhor escolha: “Muitas vezes é mais viável parcelar o IPVA do que a fatura do cartão de crédito. Então, se não for possível quitar todas as obrigações de uma vez, o ideal é analisar quanto pagará de juros ao parcelar cada uma e escolher a opção mais barata”, destacou o docente da Wyden. 

Ricardo Galvão frisou ainda a importância de se planejar considerando a realidade financeira: “Para ter mais conforto, compramos um automóvel mais caro ou uma casa melhor, mas esse conforto se reverte quando, devido às despesas, deixamos de ter atividades de lazer e diminuímos o nosso padrão de consumo. Então, se você está sempre se privando, reveja se vale a pena adquirir novos financiamentos quando os atuais acabarem”, concluiu o professor. 

Shopping Parangaba inicia programação carnavalesca

O Shopping Parangaba, o segundo mais lembrado pelo consumidor cearense, inicia, neste sábado (04), o Parangaba Folia. A atração está preparada para receber crianças de todas as idades, com banda ao vivo, brincadeiras e outras atividades lúdicas que se estendem em todos os fins de semana de fevereiro, findando no dia 26, sempre no espaço carnavalesco montado no piso L2, próximo à Riachuelo.

O gerente de marketing do empreendimento administrado pela Aliansce Sonae e brMalls, Felipe Bahiana, reitera que esta opção de diversão já é tradição. “O Parangaba Folia é uma destas programações que os clientes já desenvolveram uma afeição e esperam ansiosamente. Fato é que em todos os anos o sucesso é garantido”, afirma o gestor.

Em 2023, estão previstas diversas atividades nos finais de semana. Aos sábados, haverá brincadeiras, oficina de artes, pintura facial e salão fashion mix, sempre iniciando às 17 horas e seguindo até às 19. Já aos domingos, o Parangaba Folia inicia, às 16 horas, com bailinho de carnaval, seguido por concurso de fantasias, recreação com personagens carnavalescos, pintura facial e outras.

Lançamento itinerante

Neste primeiro sábado de diversões, o Parangaba Folia iniciará às 16 horas com uma parada de carnaval que acontecerá de modo itinerante nos corredores do shopping. “Neste primeiro dia, levaremos o espírito carnavalesco ao mall, com música e bastante animação”, detalha Felipe Bahiana.

Serviço:

Atração Infantil Parangaba Folia;

Onde: Piso L2, próximo à Riachuelo;

Quando: Todos os finais de semana de fevereiro;

Horários: Sábados – das 17 às 19 horas; Domingos – das 16 às 18 horas;

Entrada Gratuita

CAGED: Fortaleza é a capital do Norte e Nordeste que mais gerou empregos formais em 2022

Entre janeiro e dezembro de 2022, Fortaleza seguiu a trajetória de crescimento dos empregos formais e apresentou um saldo positivo de 37.625 vagas de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (31.01) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Esse número é o primeiro lugar no saldo de empregos gerados nas regiões Norte e Nordeste do Brasil: ficando à frente de Salvador (33.666) e Manaus (30.406).

Fortaleza também se destaca com o maior saldo de empregos entre as capitais do Nordeste: são 684.444 pessoas trabalhando com carteira assinada. “Os dados reforçam que nossa economia vem melhorando gradualmente. Seguiremos trabalhando políticas de capacitação, dialogando com os setores e investindo em iniciativas que favoreçam o ambiente de negócios, estimulando novas oportunidades”, enfatiza o prefeito José Sarto.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, em 2023 a Prefeitura seguirá trabalhando para consolidar conquistas e gerar ainda mais oportunidades. “Esse resultado reflete no dia a dia das pessoas. As nossas unidades do Sine Municipal mostram isso. Diariamente, fruto do fortalecimento e do diálogo com empresas locais, ofertamos vagas de emprego e outros serviços aos trabalhadores”, pontua.

Cenário regional e nacional
Do saldo global de empregos gerados no Estado do Ceará (67.011), em 2022, Fortaleza foi o município que mais gerou (1º lugar) e respondeu por 56,14% destas vagas, com saldo de 37.625 empregos. Outros municípios cearenses que também se destacaram no quesito saldo positivo de emprego foram os seguintes: Eusébio, Horizonte, Brejo Santo e Itapipoca .

Em dezembro de 2022, Fortaleza alcançou, dentre as capitais do Brasil, o 16º lugar no saldo de empregos gerados (-1.823). O primeiro colocado em saldo de empregos foi João Pessoa (253) e o segundo Florianópolis (65). Sendo que em estoque de emprego formal Fortaleza (684.444) ocupa o 6º lugar dentre as capitais do Brasil.

No Brasil o saldo foi positivo em 2,038 milhões, decorrente de 22.648.395 admissões e de 20.610.413 desligamentos. O estoque, quantidade total de vínculos celetistas ativos, totalizou 42,7 milhões de trabalhadores, alta de 5% em relação ao número de 2021.

Inscrições para o Mestrado Profissional em Odontologia da Unifor encerram nesta sexta-feira (3)

As inscrições para o Mestrado Profissional em Odontologia da Universidade de Fortaleza (Unifor) encerram nesta sexta-feira (03/02). As vagas são destinadas a profissionais graduados em Odontologia com interesse nas linhas de pesquisa “Estudos Clínicos em Odontologia”, “Propriedades biomecânicas, físico-químicas e biocompatibilidade dos materiais odontológicos” e “Epidemiologia e Políticas Públicas de Saúde”.

O Mestrado Profissional se diferencia do acadêmico por possuir atividade clínica, na qual os alunos executam procedimentos clínicos inovadores, com novos materiais e novas tecnologias, além de desenvolverem produtos técnicos, como a criação de aplicativos e materiais didáticos em mídia, a exemplo de vídeos com orientações para casos de urgência.

“O aluno que almeja ser docente, pode fazer o mestrado e vai ter a formação para a docência. Se o aluno quiser uma atualização clínica sobre novos materiais e novas tecnologias, e não necessariamente ser docente, mas atuar em consultório ou clínica, ele vai ter essa formação. Se o aluno é do serviço público, trabalha em posto de saúde e deseja fazer um estudo sobre políticas públicas para melhorar a atuação dele na equipe de saúde na qual trabalha, o programa de mestrado também capacita esse aluno em relação ao seu dia a dia dentro da prática clínica”, destaca Eduardo Diogo Gurgel Filho, coordenador do Mestrado em Odontologia da Unifor.

Como participar

As inscrições podem ser feitas até amanhã, dia 03 de fevereiro de 2023. O valor da taxa de inscrição é de R$ 136,00. A documentação compilada em arquivo PDF deve ser enviada para o e-mail mpo@unifor.br. Os candidatos devem escrever no campo “assunto”: INSCRIÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ODONTOLOGIA.

O processo seletivo contemplará três etapas. Os candidatos serão submetidos à análise do projeto de pesquisa, à entrevista, no dia 6 de fevereiro de 2023, e à análise do currículo. Os resultados serão divulgados a partir de 9 de fevereiro e a matrícula será realizada entre os dias 14 e 17 do mesmo mês. O início das aulas está previsto para março deste ano.

Unifor promove 2ª edição do Projeto Jovens Cientistas

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado anualmente no dia 11 de fevereiro, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promove a 2ª edição do Projeto Jovens Cientistas no próximo dia 8 de fevereiro das 13h30 às 17h30. O evento tem como público-alvo meninas matriculadas no 8º e no 9º ano do Ensino Fundamental II. 

Serão disponibilizadas 30 vagas e, para participar, é necessário que as meninas estejam acompanhadas por responsáveis. O(a) interessado(a) em trazer suas jovens cientistas deverão realizar inscrição online.

INSCREVA-SE AQUI!

O projeto é uma iniciativa da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) e tem como objetivo estimular o interesse pela atividade científica. Segundo Adriana Rolim, coordenadora de Pesquisa da Unifor e uma das idealizadoras do projeto, a escola e a universidade desempenham papel central em oferecer oportunidades iguais para que meninos e meninas possam acessar a educação em STEM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática) de qualidade.

“Com esse propósito, a 2ª edição do Projeto Jovens Cientistas da Unifor tem como objetivo estimular o interesse das meninas em disciplinas de STEM e comemorar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”, acrescenta.

Na primeira edição do projeto, realizada no dia 13 de outubro de 2022, 30 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de realizar atividades de ciência e tecnologia nos laboratórios vinculados ao CCS e no Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin).

Programação

Ao longo da tarde, as meninas poderão participar de atividades como extração de DNA e microscopia. Enquanto isso, seus/suas acompanhantes farão uma visita guiada ao Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade.

Por meio do projeto, “as jovens cientistas vão poder extrair o seu próprio DNA, molécula presente em todos os seres vivos a qual armazena as informações que conferem as características de cada organismo”, explica Louhanna Teixeira, professora e pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular e do Desenvolvimento do Nubex.

Morre Glória Maria: que papel os seguros poderiam ter na vida da família de pessoas famosas que são provedoras de seus lares?

Morreu nesta quinta-feira (02) a jornalista Glória Maria, aos 73 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela própria Rede Globo em nota e também pelos seus canais de notícias.

A causa da morte não foi divulgada, mas informações extraoficiais dão conta de que ela teve metástase, tendo em vista que foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2019.

Além do tamanho impacto da notícia no jornalismo brasileiro, muito se fala sobre em que situação pode ficar a família de pessoas que, como ela, devem ser provedoras, pilar de um lar.

O corretor Thiago Sena, lamentou a morte de Glória e relembrou que nesses casos os seguros podem ter um papel de conforto para quem fica.

Segundo ele, na época em que descobriu o câncer, caso tivesse um seguro de doenças graves, a idade dela permitiria que ela recebesse essa cobertura – em vida – além de cobertura de internações, por parte da maioria das seguradoras que levam essa assistência até os 70 anos de idade do segurado. Thiago citou também que algumas seguradoras podem estender essa cobertura até os 80 anos em casos de seguro de doenças graves. O de internação tem limite até 70 anos em todas as seguradoras.

“Mas pela idade que tinha quando descobriu o câncer, Glória teria a cobertura em caso de contrato com a maioria das seguradoras. Além de que, caso tivesse seguro de vida, com a notícia triste da morte, a família receberia os valores agora”, completou.

Outro assunto relembrado pelo profissional foi a questão do inventário. Glória deixa duas herdeiras adolescentes, de 15 e 14 anos de idade. Conforme ele, a depender do tamanho do patrimônio dela, a família precisa comprometer de 15% a 20% desse valor, líquido, para resolver os trâmites desse processo, caso ela não tenha seguro de vida.

Thiago insistiu na tecla da importância de um seguro de vida, lembrando também do caso do ator Paulo Gustavo, que foi vítima da Covid-19. Nesse caso, o patrimônio do artista foi muito comprometido, porque na perspectiva de se tratar com os melhores equipamentos, a família estava gastando quase R$ 50 mil por dia com a sua internação.

“No caso do Paulo, esse gasto estava além dos procedimentos custeados pelo plano de saúde, tinha também essa busca pelos melhores aparelhos e profissionais que tentaram de toda forma salvar ele. Mediante o tempo que ele ficou internado, imaginem o quanto teria sido aliviador para ele um seguro de internação, que tem um teto de R$ 3 mil”, relembrou.

Outro caso citado por Thiago é o do ex-piloto alemão Michael Schumacher, que está há muito tempo acamado por conta de um acidente sofrido enquanto esquiava. A família já teve que desembolsar alguns milhões nesse tratamento e o mais grave, segundo relembra Thiago, é que o ex-piloto parou de produzir e hoje o dinheiro apenas sai e não tem reposição.

Sobre Thiago Sena
Thiago Sena é corretor de seguros e sócio da empresa AddGroup, que é um conjunto de soluções financeiras e tecnológicas para atender profissionais da área de planejamento financeiro, seguros e investimentos. Com mais de 12 anos de experiência no mercado, Thiago acumulas títulos como o de pós-graduação em gestão estratégica de pessoas, especialista em Marketing Digital, Tráfego e Lançamentos, Especialista em Mentoria pela Fundação Getúlio Vargas e membro da MDRT, que é uma organização composta pelos melhores profissionais do mundo dos seguros de vida/pessoas. Thiago também é fundador da corretora Grupo Sena e dos cursos Trilha do Corretor e O Alvo em Seguros de Vida com alunos em todo Brasil e Portugal.

Iate Clube promove programação musical no final de semana com DJs de renome da capital

Com boa música e sunset extraordinário, o Iate Clube proporciona vista privilegiada aos frequentadores, clima exclusivo e diferenciado para os finais de semana de fevereiro. Com grandes nomes da cena eletrônica de Fortaleza, o espaço se torna mais uma opção para quem procura uma experiência de alto padrão na cidade.

Para o primeiro final de semana de fevereiro, o DJ Eduardo Valença abre a casa ao som de sua pick-up na sexta-feira (03). A dupla Le Vines e os DJs Fiuza e Pedro Garcia fazem o sunset de sábado (4). Para encerrar o final de semana, o Iate recebe em seu palco o samba da cantora Larissa Leite e o DJ Thiago Camargo.

De acordo com o Comodoro do Iate Clube, Pompeu Vasconcelos, as atrações embalam os sócios, convidados e frequentadores do restaurante que desfrutam de uma das vistas mais bonitas do Ceará. ’’Estamos trabalhando para tornar o Iate Clube no mais alto padrão do Ceará. O espaço conta com esporte, música de qualidade e culinária de alto calibre comandada pela renomada Chef de cozinha Camila Campelo, que já passou pelo Beach Park e Carbone’’, indica Pompeu.

Para curtir as atrações musicais, é preciso pagar couvert artístico, no valor de R$ 20 (nas quintas e sextas-feiras) e R$ 25 (nos sábados e domingos). O cardápio do restaurante pode ser consultado de forma online através do link https://cardapio.bravawine.com.br/carta-iateclubefortaleza/.

Confira as atrações

  • Sexta (03/02) : Eduardo Valença 17h às 21h
  • Sábado (04/02) : DJ fiúza 13h às 16h / Lê Vines 16h às 19h / Pedro Garcia 19h às 21h
  • Domingo (05/02): Larissa Leite 13h às 16h e Thiago Camargo 16h às 19h

Serviço: Programação musical do Iate Clube
Onde: Iate Clube (Av. Vicente de Castro, 4813 – Cais do Porto)

Shopping Iguatemi Bosque prepara muita folia para os pequenos com Bloquinho de Carnaval em fevereiro

O Shopping Iguatemi Bosque preparou uma programação especial para animar os pequenos foliões no mês de fevereiro. No sábado (4) e domingo (5), a Praça de Convivência da Expansão do shopping será tomada por alegria, cores, enfeites e muita diversão, a partir das 17h. O Bloquinho segue nos dias 11, 12, 18, 19, 20, 21, 25 e 26 de fevereiro.

’’Pensamos com muito carinho em uma programação lúdica e divertida, na qual as crianças poderão se divertir e pular o nosso bloquinho com muita música e dança. Convidamos toda a família a vir curtir momentos de lazer em um ambiente animado e com atrações gratuitas”, destaca Rachel Mendonça, Gerente de Marketing do Shopping Iguatemi Fortaleza.

Confira abaixo a agenda completa do Bloquinho Iguatemi Bosque:

4 de fevereiro: 

– Bloquinho da Alegria

– Oficina de Máscaras (Emílio Ribas – Projeto Cachola)

– Camarim de Maquiagem e Cabelo (Estrela Beauty)


5 de fevereiro: 

– Brinca Folia

– Oficina de Máscaras (Emílio Ribas – Projeto Cachola)

– Camarim de Maquiagem e Cabelo (Estrela Beauty)

11 de fevereiro:

– Folia no Bosque

– Camarim de Maquiagem e Cabelo (Estrela Beauty)

12 de fevereiro:

– Super Bloquinhos

– Camarim de Maquiagem e Cabelo (Estrela Beauty)

18 de fevereiro

– Folia em alto mar

– Personagens e concurso de fantasia

19 de fevereiro

– Bloquinho Sai do Chão

– Personagens e concurso de fantasia

20 de fevereiro

– Bloco Gente Miúda

– Personagens e concurso de fantasia

21 de fevereiro

– Mamãe eu Quero

– Personagens e concurso de fantasia

Ressaca do Bloquinho

25 de fevereiro

– Me leva mamãe

– Camarim de Maquiagem e Cabelo (Estrela Beauty)

26 de fevereiro

– Turma da Alegria

– Camarim de Maquiagem e Cabelo (Estrela Beauty)

Serviço

Bloquinho de Carnaval

Local: Praça de Convivência da Expansão

Horário: 17h às 19h

Gratuito