Loja do Bem do shopping Iguatemi Bosque prorroga edição da exposição ‘Feito à Mão’ até o dia 28 de fevereiro

Projeto social do Iguatemi Bosque, a Loja do Bem prorroga, até o dia 28 de fevereiro, a exposição ‘Feito à Mão’. Entre os produtos comercializados, na Praça do Artesão do shopping, estão bolsas, vestuário e acessórios. A Loja do Bem foi desenvolvida para que profissionais exponham suas artes, mas também é um projeto que envolve suporte, capacitação e valorização dos produtos.

Inaugurada em 2017, a Loja é um instituto sem fins lucrativos que ao longo dos anos tem sido incansável em divulgar o artesanato do Ceará. 100% da renda arrecadada pela Loja é revertida para os artesãos. Hoje, a iniciativa do shopping ajuda milhares de famílias.

“A vontade de fazer o bem sempre esteve presente no Iguatemi Bosque. Além de atividades gratuitas, buscamos impactar positivamente as pessoas com projetos, ajudando-as. Amor, paz e esperança foram essenciais para o surgimento da primeira edição da Loja do Bem. O projeto teve tanto sucesso e receptividade do público que, quando chegou ao fim, as pessoas já estavam contando com outra edição. Com isso, percebemos que ela não precisava ser uma iniciativa pontual, mas sim permanente. Fizemos com que o bem virasse rotina”, explica a gerente de marketing do Shopping Iguatemi Bosque, Rachel Mendonça.

Com a Loja do Bem, diversas famílias conseguem ter renda própria e visibilidade nacional com os produtos. Além destes, os artesãos realizam o papel primordial de preservar a cultura cearense. “Antes, era apenas um espaço solidário para ONGs e instituições. Hoje, é um canal para artesãos de todo estado, recuperando talentos que estavam sendo esquecidos e que as pessoas terão a oportunidade de conferir de perto na próxima sexta-feira”, destaca.

Serviço

Exposição Feito à Mão

Praça do Artesão, próximo à Itamaraty, piso térreo.

Loja do Bem

Localização: ao lado da Sorveteria 50 sabores, no piso térreo do Shopping

Telefone: (85) 3241-1374

WhatsApp: (85) 99113-3001

E-mail: lojadobem@institutodobemceara.com.br

Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos, das 13h às 21h.

Em expansão, Colégio 7 de Setembro lança unidade no Eusébio

O Colégio 7 de Setembro (C7S) lançou nesta segunda-feira (6) mais uma unidade no município de Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza. Localizada na Avenida José Moraes de Almeida, 2850, próximo ao Condomínio Quintas do Lago, a nova escola tem capacidade para receber 900 estudantes de todos os segmentos, desde o berçário, passando pelo infantil e fundamental, até o 1º ano do Ensino Médio. O evento contou com as presenças do prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, do diretor do Colégio, Henrique Soárez, do diretor de operações da Inspira Rede de Educadores, Rodrigo Piraciaba, do doretor da sede do Eusébio, João Bosco Ribeiro, e do patriarca da família Soáres, fundadora do C7S, o empresário Edinilton Soáres.

De acordo com Henrique Soárez, diretor do C7S, a sede do Eusébio atende a uma demanda de mercado da região. “Muitos pais de alunos nossos que passavam a morar no município queriam manter seus filhos na nossa escola, além daqueles que já residem lá e desejavam matricular suas crianças conosco. Pensando neles e no acolhimento dos estudantes, nós montamos uma estrutura ampla com mais de 4 mil m², 23 salas de aula climatizadas, com modernos equipamentos de suporte pedagógico, espaço maker, laboratório de informática, ginásio de esportes, amplo estacionamento e ampla área verde”, detalhou o gestor.

Em 2022, o Colégio 7 de Setembro foi incorporado à Inspira Rede de Educadores que tem como propósito ampliar o número de instituições de ensino no Brasil que oferecem educação de qualidade. “Nossa base e os nossos valores pedagógicos e educacionais permanecem os mesmos da fundação, em 1935, mas com o suporte da Inspira para impulsionar ainda mais nossa educação setembrina, ancorada nos pilares da formação intelectual, humana, emocional e de caráter”, afirmou Henrique. 

Respeito ao legado pedagógico é uma marca da Inspira, que neste ano incorporou três novas escolas – a escola bilíngue paulista, Global Me, a Maranhense Crescimento e o colégio Interação Vozes Ativas, de Palmas – e deve inaugurar pelo menos outras duas novas expansões neste primeiro semestre. 

“As famílias reconhecem a qualidade de ensino das instituições presentes na Inspira. Nós oferecemos o suporte necessário para que elas possam expandir o número de alunos, mas sem perder esse caráter de excelência”, declarou André Aguiar, fundador da Inspira Rede de Educadores.

Com a construção da nova escola mais de 61 pessoas, entre professores e funcionários,  foram contratadas para atender os novos estudantes. Durante o período de obra, foram empregadas mais de 75 pessoas, entre funcionários e prestadores de serviços locais, e todos os materiais usados no edifício foram adquiridos na região.

Sobre o Colégio 7 de Setembro
Com 87 anos de tradição e dedicação à formação dos cearenses, o Colégio 7 de Setembro é conhecido pela promoção de uma educação com valores sólidos, em parceria com os pais, e pela preparação de crianças e jovens não só para os estudos, mas também para os desafios da vida. Do berçário ao pré-universitário, a instituição também conta com uma estrutura completa no Centro e na Aldeota. Para informações sobre matrícula e a base pedagógica da escola, acesse o site c7s.com.br.

Associação Fortaleza Azul (FAZ) leva crianças e adolescentes autistas para o Museu da Fotografia Fortaleza 

Cerca de 10 jovens da Associação Fortaleza Azul (FAZ) participaram, na tarde do último sábado (4), de atividades no Museu da Fotografia Fortaleza (MFF). A agenda faz parte do Programa de Acessibilidade do equipamento, que recebe, com agendamento prévio, grupos de diversas instituições.

Para as crianças e adolescentes da FAZ, o educativo do MFF preparou uma programação especial, que iniciou pela visitação guiada das exposições O OLHAR NÃO VÊ. O OLHAR ENXERGA, NÃO DANIFIQUE OS SINAIS e ESTRANHAMENTO, de curadoria de Diógenes Moura, que ocupam o térreo, primeiro e o segundo andar do equipamento. Em seguida, o grupo participou de oficinas de câmera obscura e câmera de papel.

Renata Fernandes, Tesoureira da FAZ e mãe de autista, destacou: “Essa foi uma oportunidade ímpar para as nossas crianças e adolescentes. Promover a inclusão favorece a quebra de preconceitos sociais, bem como estimula a aprendizagem de modo mais colaborativo. Além do mais, nossos meninos e meninas especiais passam a se sentir acolhidos e motivados a desenvolver seu potencial ao máximo”. 

O acesso ao Museu da Fotografia de Fortaleza é gratuito e funciona de terça a domingo, das 12h às 17h. 

Unifor lança programa para fortalecer a internacionalização da Pós-graduação

Com o objetivo de fortalecer o processo de internacionalização do seu Programa de Pós-graduação, a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, lança o Programa Conexões Internacionais. Por meio da iniciativa, serão realizadas palestras mensais, de fevereiro a junho, em diferentes áreas do conhecimento, ministradas por pesquisadores estrangeiros que trabalham em parceria com professores dos programas de pós-graduação e mestrados profissionais da Unifor. O primeiro evento acontece nesta sexta-feira, 10 de fevereiro.

“Esse programa vai promover uma maior comunicação com toda a comunidade acadêmica e a sociedade sobre o que estamos fazendo e avançando no âmbito da internacionalização. Tudo isso dá um upgrade e abre muitas possibilidades para nossos alunos, reforçando a excelência da nossa instituição”, afirma Christina Praça, diretora da Pós-graduação da Unifor.

Os eventos são gratuitos e têm como público-alvo alunos e professores da pós-graduação, graduação, pesquisadores e demais interessados nos temas. Os encontros ocorrerão sempre das 12h30 às 13h30, no bloco B e terão formato híbrido (presencial e on-line síncrono). 

Com o Programa Conexões Internacionais a Unifor tem como objetivos ainda:

  • apresentar o estado da arte de pesquisas sobre temas relevantes e atuais desenvolvidas por meio de parcerias estabelecidas entre especialistas/pesquisadores internacionais e professores dos Programas de Pós-Graduação da Unifor em diferentes áreas;
  • ampliar e fortalecer as parcerias internacionais dos cursos da Pós-Graduação da Unifor com pesquisadores e instituições internacionais, apresentando aos alunos, professores e demais participantes as possibilidades de estudos, pesquisas, intercâmbios e participação em projetos no exterior;
  • ampliar o engajamento da Pós-Graduação Unifor (stricto sensu e lato sensu) em torno das parcerias internacionais;
  • oportunizar a participação de alunos de pós-graduação, graduação, pesquisadores, pessoas da comunidade e demais interessados nas sessões mensais do Programa;
  • fortalecer networking para a realização de projetos e produção científica com os parceiros internacionais;
  • reforçar a comunicação interpessoal e científica em inglês (língua oficial do evento).

Primeiro encontro

Dando início às atividades do Programa Conexões Internacionais, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Mestrado e Doutorado) e o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem abrem inscrições para o primeiro encontro que acontecerá no dia 10 de fevereiro de 2023, às 12h30, na sala B03. 

TJCE dá prosseguimento a concurso para nomear analistas judiciários: pessoas com deficiência aprovadas são convocadas para avaliação médica

Convocadas para avaliação médica, nesta quarta-feira (08/02), pessoas com deficiência aprovadas no concurso público para analista da Área Judiciária do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), deverão ser providas neste certame. Os candidatos serão avaliados por equipe multiprofissional, na Clínica da Cidade, localizada na Avenida Barão de Studart, 1182, em Fortaleza.

Clique AQUI para conferir os nomes, publicados no Diário da Justiça do dia 31 de janeiro. O candidato deverá se apresentar com 30 minutos de antecedência ao horário da avaliação. Somente será atendido no dia, horário e local de convocação, que será enviado a cada pessoa, por e-mail. Não será permitida a entrada de acompanhantes nem haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado, para justificar o atraso ou a ausência.

Os documentos que deverão ser apresentados no dia avaliação são: identidade original; laudo médico (original ou cópia autenticada) expedido no prazo de até 12 meses anteriores, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID; a provável causa da deficiência, contendo a assinatura e o carimbo do número do CRM do médico responsável por sua emissão; e apresentação dos exames necessários para comprovação da deficiência declarada.

Os recursos referentes ao resultado da avaliação deverão ser interpostos no prazo de dois dias úteis subsequentes à publicação do referido edital, exclusivamente por meio do site da Fundação Carlos Chagas, de acordo com as instruções constantes na página do concurso público.

SOBRE O CONCURSO
Aberto em 2022, o concurso ofertou 16 vagas para Analista Judiciário (Ciências da Computação), 10 para Oficial de Justiça e 25 para Analista Judiciário (Área Judiciária). O certame também serve para formação de cadastro reserva do TJCE, com lotação para Capital e Interior. A prova objetiva foi realizada no dia 19 de junho do ano passado.

No Rio de Janeiro, Lula lança programa para reduzir filas do SUS

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, lançaram ontem, 06, no Rio de Janeiro um programa para reduzir filas de cirurgias eletivas, exames e consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão destinados inicialmente R$ 200 milhões.

Para ter acesso aos recursos, cada estado deverá apresentar um plano de ação, que deve fixar as prioridades conforme a realidade local. Nesse primeiro momento, o foco estará na redução das filas de cirurgias eletivas, principalmente abdominais, ortopédicas e oftalmológicas. Posteriormente, o esforço estará voltado para os exames e as consultas de especialistas.

Segundo Nísia Trindade, em alguns locais, já existem políticas de redução das filas com resultados positivos. “Alguns estados têm planejamentos avançados. A situação do Brasil é muito desigual”, ponderou a ministra Nísia. Ela explicou ainda que cada plano incluirá metas pactuadas com o Ministério da Saúde.

Em seu discurso, Lula avaliou que o acesso a médicos especialistas é um realidade distante da população mais pobre. “Ele até tem acesso ao centro de saúde para fazer a primeira consulta. Mas quando o médico pede para ele visitar um outro especialista, ele espera oito meses, nove meses, um ano. Às vezes morre sem ter o atendimento”, disse o presidente.”Nem todo mundo pode pagar um oftalmologista. Parece uma coisa muito distante do pobre”, acrescentou.

Lula também fez uma analogia com o Brasil Sorridente, programa criado em 2003 durante o seu primeiro governo.

“Eu viajava muito o país e a coisa que mais me deixava triste era ver uma pessoa sem nenhum dente ou faltando quatro, cinco dentes na boca. A pessoa não conseguia mais sorrir sem colocar a mão na boca. Eu achava que era preciso transformar a questão odontológica em uma questão de saúde pública. Era impressionante não ter odontologia nos planos públicos de saúde”.

Super Centro Carioca

O lançamento do programa ocorreu juntamente com a inauguração do Super Centro Carioca de Saúde (foto), no bairro de Benfica, na zona norte da capital fluminense. Desde outubro do ano passado, o local já vinha realizando atendimentos em diversas áreas como angiologia, cardiologia, neurologia, dermatologia, ginecologia, ortopedia e urologia, entre outras.

Agora, a estrutura conta também com serviços de exames, incluindo endoscopia, colonoscopia e ressonância magnética, e um centro para diagnósticos e tratamentos oftalmológicos.

A prefeitura do Rio de Janeiro trabalha com a meta de zerar a fila de cirurgias oculares do município até junho. No segundo semestre, o Super Centro Carioca de Saúde passaria a atender moradores de outros municípios fluminenses. Estima-se que há 16 mil pessoas no estado aguardando para fazer alguma cirurgia no olho, metade delas na capital.

(Agência Brasil)

Liberação do crédito rural alcança R$ 222,8 bilhões em sete meses do atual plano safra

O montante do desembolso do crédito rural chegou a R$ 222,8 bilhões no Plano Safra 2022/23, no período de julho/2022 até janeiro/2023. Os financiamentos de custeio tiveram aplicação de R$ 136,6 bilhões. Já as contratações das linhas de investimentos totalizaram quase R$ 60 bilhões, as operações de comercialização atingiram R$ 15,6 bilhões e a industrialização, R$ 10,8 bilhões.

De acordo com a análise da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foram realizados 1.234.957 contratos no período de sete meses, sendo 891,7 mil no Pronaf e 150, 6 mil no Pronamp.

Os valores contratados pelos pequenos e pelos médios produtores foram, respectivamente, de R$ 36,8 bilhões no Pronaf e de R$ 36,3 bilhões no Pronamp, em todas as finalidades (custeio, investimento, comercialização e industrialização).

Os valores apresentados são provisórios e foram extraídos, no dia 3 deste mês, do Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro (Sicor/BCB), que registra as operações de crédito informadas pelas instituições financeiras autorizadas a operar em crédito rural.

Dependendo da data de consulta no Sicor ou no Painel Temático de Crédito Rural do Observatório da Agropecuária Brasileira, podem ser observadas variações na magnitude dos dados disponibilizados ao longo dos trinta dias seguintes ao último mês do período considerado.

Confira aqui a programação dos recursos equalizáveis, por programas e por instituição financeira.