Estácio Ceará realiza palestra gratuita dedicada ao Dia da Mulher

A programação ocorrerá na Unidade Parangaba com o tema “Somos todas Marias: uma união que fortalece”, a partir das 19h.

Para refletir sobre questões relacionadas à mulher e à luta pela igualdade de gêneros, a Estácio Ceará, Unidade Parangaba, realiza nesta quarta-feira (08), às 19h, evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher com o tema “Somos todas Marias: uma união que fortalece”. A programação gratuita contará com uma roda de conversa sobre vivências pessoais e profissionais em relação às lutas e aos desafios cotidianos das mulheres, no que toca ao reconhecimento social e profissional do seu espaço.

Participam deste momento a psicóloga, especialista em Sexologia e Terapia Sexual, com ênfase nos estudos sobre Mulheres, Conjugalidades e Sexualidade, Sarah Felix Noronha; a presidenta da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB-CE, Ivna Costa; a assistente social, mulher trans de 65 anos e militante do movimento LGBTQIA+, Paula Costa e a atleta paralímpica, atualmente da seleção Brasileira de Handebol, Aline Martins de Sousa.

“Todas Somos Uma”: Campanha da Defensoria vira exposição simultânea em quatro shoppings de Fortaleza

O projeto “Todas Somos Uma”, lançado este ano pela Defensoria Pública do Ceará (DPCE) para enaltecer as trajetórias de 13 mulheres militantes dos direitos humanos, vai virar exposição. As peças apresentarão as homenageadas ao público, que também poderá acessar outros produtos textuais e visuais da iniciativa de forma gratuita.

Isso vai ser possível porque a DPCE firmou parceria com a Ancar Ivanhoe, uma das cinco maiores administradoras de shopping centers do Brasil e que no Ceará tem quatro empreendimentos. A exposição ficará aberta ao público em todos eles, simultânea e gratuitamente, de 8 de março a 31 de março e será atrelada à prestação de serviços da Defensoria, à promoção de ações de educação em direitos e à realização de rodas de conversa e outras atividades.

“Levar o projeto “Todas Somos Uma” aos shoppings é uma forma de visibilizar a história dessas 13 mulheres e aproximar ainda mais a Defensoria das pessoas. Porque é pra elas que a Defensoria existe. O projeto da Defensoria no qual a gente acredita e pelo qual a gente luta todo dia é o da Defensoria perto do povo, atendendo olhando no olho, sentindo a emoção das pessoas estando ao lado delas. É por isso que a exposição não se encerra em si e nós traremos também o serviço da Defensoria pra dentro dos shoppings”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas.

A inauguração da exposição ocorrerá no próximo dia 10 de março, no North Shopping Fortaleza, às 16h, com a presença da defensora geral, de defensoras ligadas à causa feminista e das homenageadas. As obras ficarão abertas à visitação pública até 31/3, em alusão às comemorações do Mês da Mulher. Toda semana, um time de colaboradores, colaboradoras, defensoras e defensores públicos estará em um dos empreendimentos da Ancar no Ceará fazendo atendimento à população, oferecendo orientações jurídicas e distribuindo materiais educativos

“Apoiar projetos que fazem a diferença é um dos pilares da Ancar. Para nós, o protagonismo feminino tem que ser enaltecido e reconhecido. Por isso, ficamos muito felizes em nos unir à Defensoria para levar essas histórias para o público do shopping. Além de trazer a prestação de serviço com informação e o suporte para a comunidade do entorno do empreendimento”, comenta Lia Carvalho, gerente de marketing da Rede Ancar.

São homenageadas no projeto “Todas Somos Uma”: Luma Andrade, a primeira travesti doutora do Brasil; Maria Luíza Fontenele, primeira mulher eleita prefeita de uma capital no Brasil; Nildes Alencar, ex-presidenta do Movimento Feminino pela Anistia; Damiana Bruno, líder do MST; Matilde Ribeiro, primeira ministra da igualdade racial do Brasil; Gabriela Pinna, irmã da Pastoral Carcerária; Katiana Pena, bailarina e presidenta de projeto social no Grande Bom Jardim; Raimunda Tapeba, liderança indígena; Lucinaura Diógenes, presidenta do Instituto Bia Dote, de prevenção ao suicídio; Dina Maria, primeira vaqueira do Ceará; Antônia Araújo, professora e integrante do Movimento Negro Unificado (MNU); e Verônica e Valéria Carvalho, educadoras populares e fundadoras do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec).

Estácio Ceará promove Feira do Empreendedorismo na Unidade Via Corpvs

A programação é gratuita e aberta ao público, das 9h às 20h e segue até a próxima sexta-feira (10).

O Centro Universitário Estácio do Ceará realiza até o dia 10 de março (sexta-feira), a Feira de Empreendedorismo “Universo Empreendedor”, das 9h às 20h, na Unidade Via Corpvs. A programação é gratuita e aberta ao público e ocorre em conjunto com o curso de Administração, por meio do Núcleo Talentos Empreendedores (PROJETE) e com a parceria dos cursos de Marketing e Design de Moda.

“Reunimos 15 empreendedores entre eles alunos, colaboradores e comunidades para que eles possam expor seus produtos e serviços. Durante o evento, também teremos alguns profissionais do mercado falando para os alunos no formato de talk show, levando dicas, experiências e casos de sucesso”, explicou o coordenador do curso de Administração, Heber Moura.

As apresentações de talk show ocorrerão na quarta-feira (08), às 9h e às 19h e na quinta-feira (09), o curso de Moda realizará um desfile com produção dos próprios alunos, a partir das 20h.

“Caravana Aquelas” traz espetáculo, oficinas e vivências usando a arte como instrumento de informação e assistência no combate às violências contra mulheres

O teatro enquanto espaço de conhecimento, de reflexão e, principalmente, de transformações. Foi a partir dessa ideia que o coletivo cearense MANADA Teatro idealizou a “Caravana Aquelas”, iniciativa que reúne artistas, psicóloga, advogada, líder de movimento e assistente social para abordar o elevado número de casos de feminicídio e/ou das mais diversas formas de violências contra mulheres. Com espetáculo, bate-papo, oficinas, palestras e atendimentos gratuitos, a Caravana Aquelas circula em março por três cidades cearenses: Caucaia, de 10 a 13, e Fortaleza, nos dias 24 e 28 de março. Em São Gonçalo do Amarante, a ação aconteceu de 03 a 07 de março. A programação conta com audiodescrição, interpretação em libras e tem acesso gratuito.


Espetáculo “AQUELAS – uma dieta para caber no mundo”

Apresentação do espetáculo “AQUELAS – Uma dieta para caber no mundo” em Caucaia vai ser no dia 10/03, às 19h, na Praça PEC Araturi. Já em Fortaleza, acontece no dia 24/03, às 19h30, no Teatro do Centro Cultural Bom Jardim. No palco, as atrizes Juliana Veras e Monique Cardoso remontam a história de Maria de Bil, santa popular da cidade de Várzea Alegre, no Ceará, assassinada em 1926 pelo seu “companheiro”, que foi transformada em mártir e até hoje é ícone de devoção do povo da região. “Trata-se de uma encenação delicada, mas ao mesmo tempo cruel, que traz esse caleidoscópio das diversas formas de violência de uma sociedade machista”, explica Juliana. 

Dirigido por Murilo Ramos, o espetáculo estreou em 2017. Desde então, já circulou por 17 estados, 37 cidades e foi visto por mais de 7.000 pessoas. E foi justamente a partir dessas apresentações e da relação com o público que o MANADA Teatro sentiu a necessidade de idealizar o “Caravana Aquelas”. “Sentimos que, ao partilharmos as nossas pessoalidades, forças e fragilidades, dores e prazeres, mágoas e afetos, nos colocamos também em um lugar de intimidade com a plateia. Foi nesse espaço profundo de encontro que compreendemos que a arte, o diálogo, o acolhimento e o encaminhamento são ferramentas que contribuem para o combate às violências contra mulheres”, destaca Monique Cardoso. 


Vivências e oficinas


Não por acaso, o projeto contempla uma série de ações justamente para fomentar a troca de ideias e experiências sobre o tema. Ao final da apresentação dos espetáculos, por exemplo, haverá um bate-papo com o público, que vai ter a chance de saber mais informações, curiosidades e referências que nortearam a criação da peça. 

A Caravana também vai realizar a oficina/vivência para mulheres “Vendas e Mordaças”, com Juliana Veras e Monique Cardoso. Com entrada gratuita, a atividade é uma vivência sensorial e afetiva que traz a identidade e a força da mulher, a partir de exercícios inspirados no processo criativo do espetáculo “AQUELAS”, com o objetivo de explorar o conhecimento de si através da outra e do espaço. Em Caucaia, a atividade acontece no dia 13/03, das 15h às 17h, na Escola Novo Destino – ASMOC (aterro sanitário desativado), em parceria com a GNR Fortaleza. Em Fortaleza, vai ser no dia 28/03, das 14h às 17h, Centro cultural Bom Jardim

“A ideia é que, nessa experiência, as participantes possam ampliar a percepção da relação do próprio corpo com o mundo em que elas estão inseridas, que a todo momento impõe vendas e mordaças que as limitam, enquadram e sufocam, mas que precisa ser modificada através de reflexões e ações de ruptura e resistência”, reforça Juliana Veras.


Além disso, o projeto promove palestras e atendimentos gratuitos especialmente voltados para o público feminino. Vão estar presentes nesses encontros a assistente social Allana Morais, a psicóloga Leda Mendes, a advogada Isadora Oliveira e a educadora social Verônica Isidorio. Todas elas fazem parte da Frente de Mulheres do Cariri, movimento importante no enfrentamento às violências contra mulheres, que também presta atendimento às vítimas de qualquer tipo de agressão ou ameaça. Em Caucaia, essa ação acontece no dia 11/03, em dois horários: das 9h às 12h, na Praça PEC Araturi, e das 14h às 17h, no Patronato Santana, em parceria com a Instituto Aço Cearense. Em Fortaleza, é no dia 14/03, das 14h às 17h, no Centro Cultural Bom Jardim

“Juntas, vamos unir nossas potências, tendo a arte como fio condutor, para promover reflexões e levar informações e orientações para essas mulheres que sofrem algum tipo de violência ou conhecem alguém que esteja passando por esse tipo de situação. Tudo com muito acolhimento, a partir desse exercício de troca e escuta”, finaliza Monique Cardoso. 

A Caravana Aquelas em Marabá tem patrocínio do Instituto Aço Cearense e GNR Fortaleza. Produção: Kariri Cultura. Realização: MANADA Teatro e ATO Marketing Cultural.

Crianças produzem curtas de animação sobre meio ambiente, cultura, gastronomia e esporte

Quatro oficinas de Cinema de Animação/Desenho Animado vão ser realizadas em março com estudantes de uma escola e de um projeto social de Fortaleza. São cerca de 40 crianças com idades entre 10 e 15 anos, que pela primeira vez têm a oportunidade de conhecer como se faz um filme de animação e produzir o próprio curta-metragem. 

As oficinas são parte do projeto de formação do 32º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema e foram desenvolvidas em parceria com a CEGÁS, com três oficinas na Escola EEMTI Iracema, no bairro José de Alencar, e a SP Combustíveis, com uma turma na Associação União de Jovens do Vicente Pinzon (UJVP).  O objetivo das oficinas é introduzir a cultura audiovisual desde a infância, através da animação, uma arte que sintetiza numa mesma obra as artes plásticas, a fotografia, a música e a literatura. Por meio da oficina, busca-se despertar a vocação, estimular o desenvolvimento da sociabilidade, a capacidade de planejamento, a criatividade do grupo através dos exercícios práticos e transmitir os conhecimentos teóricos e práticos necessários à realização de um filme de animação. 

O QUE AS CRIANÇAS APRENDEM NA OFICINA

São três dias de atividade em cada oficina, todas elas ministradas pelo professor e cineasta Telmo Carvalho. No primeiro dia, os alunos vão aprender um pouco sobre a história da animação, vão ter conhecimento dos equipamentos básicos utilizados na produção de um filme, vão assistir a curtas-metragens de animação realizados em técnicas variadas e, ainda no primeiro dia de atividade vão aprender a confeccionar brinquedos óticos: flipbook e zootrópio. As três oficinas na escola EEMTI Iracema vão acontecer nos dias 13, 14 e 15 de março. A atividade na União de Jovens do Vicente Pinzon será nos dias 16, 17 e 18. 

No segundo dia os alunos já vão iniciar a realização de um curta-metragem a partir da criação das histórias, dos personagens, cenários e vão começar a produção de quadro a quadro da animação. No terceiro e último dia, vão dar continuidade à animação quadro a quadro e, como resultado, cada turma desenvolverá um vídeo de 1 minuto de duração. Cada participante recebe uma cópia do filme produzido, making of e certificado. 

Nas oficinas realizadas com a CEGÁS na Escola EEMTI Iracema, cada turma produzirá o filme com um tema diferente: Um deles será sobre Meio ambiente/questão climática, outro sobre Gastronomia/Culinária e outro sobre Cultura.

Na oficina realizada com a SP Combustíveis, na União de Jovens do Vicente Pinzon, o foco será esporte, com o tema “A torcida é combustível”. Os participantes vão ser orientados a produzir imagens das torcidas de cada time no estádio, os mascotes interagindo com torcedores, um torcedor abastecendo e comemorando com um frentista. A ideia é criar um storytelling da jornada dos torcedores de Fortaleza, Ceará e Ferroviário, times patrocinados pela SP Combustíveis. 

SUGESTÃO DE PAUTA NAS OFICINAS

Dias 13, 14 e 15/03 (2ª, 3ª 4ª feira) das 8h às 11h – Duas oficinas na Escola EEMTI Iracema (Rua Egídio de Oliveira, 250 – José de Alencar)

Dias 13, 14 e 15/03 (2ª, 3ª e 4ª feira) das 13h às 16h – Uma oficina na Escola EEMTI Iracema (Rua Egídio de Oliveira, 250 – José de Alencar)

Dias 16 e 17/03 (5ª e 6ª feira) das 17h30 às 19h30 – Dois primeiros dias da oficina na Associação União de Jovens do Vicente Pinzon (Rua Nezita Pereira, 263 – Cais do Porto, Fortaleza – CE)

Dia 18/03 (sábado), das 9h às 12h – Terceiro dia da oficina na Associação União de Jovens do Vicente Pinzon (UJVP)

Mulheres ocupam maior espaço no mercado de tecnologia da informação

A chegada do Dia Internacional da Mulher coloca em pauta a crescente presença feminina em mercados normalmente dominados pelos homens, como é o caso do setor de tecnologia. De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a participação feminina no setor, no Brasil, cresceu 60% nos últimos cinco anos, passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil. 

A ocupação da força de trabalho feminina no mercado de T.I, tem tornado cada vez mais igualitária o exercício de funções ligadas à tecnologia por mulheres. Atualmente, cerca de 36,9% de mulheres ocupam postos de T.I no país, frente a 63,1% homens, segundo estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), relativo a 2020.

E esse crescimento já é uma realidade em muitas organizações. Na Hostweb, empresa especializada em Data Center e localizada em Fortaleza, por exemplo, as mulheres já compõem cerca de 20% do quadro de colaboradores. “Estamos observando o crescimento da presença das mulheres nos cursos de tecnologia e automaticamente elas estão sendo inseridas nas vagas disponíveis nas empresas. Na Hostweb, do ano passado até os dias atuais, tivemos um aumento de 50% no quadro de mulheres. A expectativa é que esse número cresça ainda mais até o final de 2023”, comenta Alyne Deyse, coordenadora de Recursos Humanos.

Sobre a Hostweb Data Center

Com quase 30 anos de experiência em T.I, possui expertise em oferecer soluções de Data Center e Cloud, ajudando empresas a viverem uma verdadeira transformação digital, por meio da migração para plataformas em nuvem. Seu principal objetivo é ver seus parceiros de negócios crescerem, com o desenvolvimento de estratégias que otimizem suas eficiências operacionais e aumentem os níveis de produtividade e disponibilidade. Os data centers da Hostweb possuem uma localização privilegiada em relação a operadores de backbone nacionais e internacionais. Ao longo dos anos, a empresa vem trabalhando incessantemente na manutenção de um time de profissionais de excelência, que viabilizam o oferecimento dos melhores serviços e experiência para seus clientes.

Com investimento de R$ 250 milhões, Diageo inaugura nova fábrica no Ceará apostando em inovação e sustentabilidade

A Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas como Ypióca, Johnnie Walker e Tanqueray, inaugurou na última segunda-feira, 6 de março, uma nova fábrica de produção e envasamento de líquidos no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará.

Com aproximadamente 90 mil m², com 23 mil m² de área construída, a unidade de Itaitinga é três vezes maior que unidade anterior da Diageo em Fortaleza, e tem capacidade atual para produzir 12 milhões de caixas de nove litros por ano. Fruto de um investimento de R$ 250 milhões, a planta foi construída em conformidade com o plano “Sociedade 2030: Espírito do Progresso” da Diageo, que estabelece ambiciosos padrões de qualidade socioambiental.

“Em Itaitinga, contamos com várias iniciativas sustentáveis na fábrica, de energia solar a envio zero de resíduos a aterros sanitários, além de contarmos com projetos que impactam positivamente comunidades que estão no nosso entorno. O resultado é uma das fábricas de cachaça mais modernas e sustentáveis em operação no Brasil”, destaca Paula Lindenberg, presidente da Diageo Brasil. “Também temos muito orgulho do nosso papel de gerador de empregos diretos e indiretos no estado. Atualmente, a planta emprega mais de 400 pessoas, sendo 41% mulheres.”

Entre os vários diferenciais de sustentabilidade da fábrica está utilização de energia solar e iluminação natural e de LED para todo complexo industrial e uso de equipamentos de movimentação logística com baterias de lítio, movidos à energia solar. São 1.826 painéis solares instalados hoje na fábrica, com capacidade para gerar 931,26 kWp. A energia economizada é capaz de abastecer quase 800 lares, tomando como base o consumo médio residencial no Brasil (EPE 2022). Além disso, o uso de lâmpadas LED em 100% do site gera economia de 35% no consumo de energia frente a lâmpadas convencionais e sem gerar resíduos não recicláveis.

SUSTENTABILIDADE 360

· Caldeira movida a partir de combustível biometano gerado no aterro sanitário de Itaitinga. O biometano tem emissões atmosféricas praticamente nulas e não gera resíduos em sua queima como combustível, além de que seu poder calorífico melhora a eficiência dos equipamentos.

· Lavadora de garrafas das mais modernas do mundo, com capacidade para gerar cerca de 60% de economia no consumo de água frente a modelos anteriores.

· Sistema de reuso de efluente sanitário para descarga nos vasos sanitários e reuso de efluente industrial para retorno aos equipamentos produtivos, contanto com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estação de Tratamento de Água (ETA).

· Centrais de ar nas áreas climatizadas do complexo industrial. Modelo com menor consumo de energia.

· Envio zero de resíduos para aterros sanitários.

Outros projetos:

· Tecendo o Futuro – O programa Tecendo o Futuro já acolheu mais de 150 mulheres do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF) no Ceará desde 2019. Tudo começou com 30 internas recebendo capacitação em artesanato com palha de carnaúba. Hoje, são 55 assistidas pela iniciativa. O fluxo de atividades realizadas no projeto se divide em três pilares: programa de formação humana, produção artigos de palha e atendimento individual de coaching.

· Projeto Águas – No fim de 2022, foi concluída a II etapa do Águas da Diageo em Serra Verde, distrito de Redenção, Ceará, com a entrega de 3.214 m3 de água potável por ano para consumo e cultivo a quase 200 pessoas. A I etapa do projeto impactou cerca de 500 moradores da comunidade de Manoel Dias, também em Redenção, com a entrega de 5452 m3 de água potável por ano em meados de 2022.

· Na Real – O Na Real é um programa que tem como objetivo promover o não consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos. A sensibilização é realizada por meio de uma peça de teatro interpretada por três jovens e apresentada para estudantes. O projeto foi lançado no Brasil em 2019 e já impactou mais de 400 mil alunos brasileiros, sendo mais de 100 mil somente no Ceará.

· Learning For Life – O Learning For Life é um programa que promove a formação de bartenders de forma gratuita. A iniciativa é direcionada para pessoas maiores de 18 anos em situação de vulnerabilidade e tem como objetivo capacitar profissionais e aumentar as chances de empregabilidade dos participantes. No Brasil desde 2000, o programa já formou mais de 24 mil pessoas.

Sobre a Diageo

A Diageo é líder global em bebidas alcoólicas com uma excelente coleção de marcas, incluindo Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff, Ypióca, Baileys, Don Julio, Guinness, entre outras. A Diageo é uma empresa global cujos produtos são vendidos em mais de 180 países em todo o mundo. A empresa está listada na Bolsa de Valores de Londres (DGE) e na Bolsa de Valores de Nova York (DOE). Para obter mais informações sobre a Diageo, nossas pessoas, nossas marcas e desempenho, visite-nos em www.diageo.com. Visite o recurso global de consumo responsável da Diageo, www.DRINKiQ.com, para obter informações, iniciativas e maneiras de compartilhar as melhores práticas. Siga-nos no Twitter e Instagram para obter notícias e informações sobre a Diageo: @Diageo_News e @Diageo.

Prefeitura de Fortaleza realiza programação especial em alusão ao Dia da Mulher

A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), uma programação especial alusiva ao Dia da Mulher. Nesta quarta (08/03), o Centro de Referência do Empreendedor (CRE) do Bom Jardim (Rua Oscar Araripe, 1030) recebe, das 8h às 17h, atividades gratuitas e abertas ao público feminino.

A programação conta com capacitações para mulheres empreendedoras – ou que desejem empreender – e oferta de crédito orientado de até R$ 3 mil através do Programa Nossas Guerreiras. O ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro ofertará oficinas de corte, costura e bordado.

No estacionamento do CRE, será realizada uma feira de pequenos negócios com beneficiárias do Programa Nossas Guerreiras e Costurando o Futuro. A SDE disponibilizará o cadastro para cursos gerenciais (Programa Fortaleza Capacita) e cursos profissionais (Programa Fortaleza + Futuro), além de ações de empregabilidade para mulheres através de serviços do Sine Municipal de Fortaleza.

Dando continuidade às atividades alusivas à Semana da Mulher, a SDE realizará aulões do Programa Nossas Guerreiras na quarta e quinta-feira (08 e 09/03), das 8h às 11h30, no Teatro São José (Rua Rufino de Alencar, 299). A ideia é qualificar cerca de 300 mulheres com o curso Elaboração de Proposta de Negócios, com 8h/a. As inscrições podem ser feitas no local do curso.

WhatsApp Image 2023-03-08 at 07.08.48.jpeg