Crianças produzem curtas de animação sobre meio ambiente, cultura, gastronomia e esporte

Quatro oficinas de Cinema de Animação/Desenho Animado vão ser realizadas em março com estudantes de uma escola e de um projeto social de Fortaleza. São cerca de 40 crianças com idades entre 10 e 15 anos, que pela primeira vez têm a oportunidade de conhecer como se faz um filme de animação e produzir o próprio curta-metragem. 

As oficinas são parte do projeto de formação do 32º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema e foram desenvolvidas em parceria com a CEGÁS, com três oficinas na Escola EEMTI Iracema, no bairro José de Alencar, e a SP Combustíveis, com uma turma na Associação União de Jovens do Vicente Pinzon (UJVP).  O objetivo das oficinas é introduzir a cultura audiovisual desde a infância, através da animação, uma arte que sintetiza numa mesma obra as artes plásticas, a fotografia, a música e a literatura. Por meio da oficina, busca-se despertar a vocação, estimular o desenvolvimento da sociabilidade, a capacidade de planejamento, a criatividade do grupo através dos exercícios práticos e transmitir os conhecimentos teóricos e práticos necessários à realização de um filme de animação. 

O QUE AS CRIANÇAS APRENDEM NA OFICINA

São três dias de atividade em cada oficina, todas elas ministradas pelo professor e cineasta Telmo Carvalho. No primeiro dia, os alunos vão aprender um pouco sobre a história da animação, vão ter conhecimento dos equipamentos básicos utilizados na produção de um filme, vão assistir a curtas-metragens de animação realizados em técnicas variadas e, ainda no primeiro dia de atividade vão aprender a confeccionar brinquedos óticos: flipbook e zootrópio. As três oficinas na escola EEMTI Iracema vão acontecer nos dias 13, 14 e 15 de março. A atividade na União de Jovens do Vicente Pinzon será nos dias 16, 17 e 18. 

No segundo dia os alunos já vão iniciar a realização de um curta-metragem a partir da criação das histórias, dos personagens, cenários e vão começar a produção de quadro a quadro da animação. No terceiro e último dia, vão dar continuidade à animação quadro a quadro e, como resultado, cada turma desenvolverá um vídeo de 1 minuto de duração. Cada participante recebe uma cópia do filme produzido, making of e certificado. 

Nas oficinas realizadas com a CEGÁS na Escola EEMTI Iracema, cada turma produzirá o filme com um tema diferente: Um deles será sobre Meio ambiente/questão climática, outro sobre Gastronomia/Culinária e outro sobre Cultura.

Na oficina realizada com a SP Combustíveis, na União de Jovens do Vicente Pinzon, o foco será esporte, com o tema “A torcida é combustível”. Os participantes vão ser orientados a produzir imagens das torcidas de cada time no estádio, os mascotes interagindo com torcedores, um torcedor abastecendo e comemorando com um frentista. A ideia é criar um storytelling da jornada dos torcedores de Fortaleza, Ceará e Ferroviário, times patrocinados pela SP Combustíveis. 

SUGESTÃO DE PAUTA NAS OFICINAS

Dias 13, 14 e 15/03 (2ª, 3ª 4ª feira) das 8h às 11h – Duas oficinas na Escola EEMTI Iracema (Rua Egídio de Oliveira, 250 – José de Alencar)

Dias 13, 14 e 15/03 (2ª, 3ª e 4ª feira) das 13h às 16h – Uma oficina na Escola EEMTI Iracema (Rua Egídio de Oliveira, 250 – José de Alencar)

Dias 16 e 17/03 (5ª e 6ª feira) das 17h30 às 19h30 – Dois primeiros dias da oficina na Associação União de Jovens do Vicente Pinzon (Rua Nezita Pereira, 263 – Cais do Porto, Fortaleza – CE)

Dia 18/03 (sábado), das 9h às 12h – Terceiro dia da oficina na Associação União de Jovens do Vicente Pinzon (UJVP)

Compartilhe nas redes sociais!