Pequenos negócios: como navegar durante a tempestade

*Odivan Carlos Cargnin

O ano de 2023 recém iniciou e não faltam notícias que assustam os empresários, em especial os pequenos. Juros a 13,75% ao ano que, somado ao spreed (margem de lucro do banco) facilmente supera os 20% ao ano, custos aumentando, crise nas empresas do varejo, bancos quebrando lá fora, demanda caindo. Dá um frio na barriga. Imagino quantos empresários estão perdendo noites de sono, preocupados com o futuro da sua empresa.

O cenário que estamos metidos de fato não é para amadores. Além das condições macroeconômicas adversas, ainda temos o crescente aumento de concorrentes. É para testar a inteligência emocional de qualquer um. 

Mas essa é a vida do empresário brasileiro. Não tem trégua. É assim que o Brasil funciona e já sabemos que reclamar não vai resolver nada. A saída é esfriar a cabeça e pensar em estratégias para superar essa tempestade. Também sabemos que momentos ruins não duram para sempre, assim como os momentos bons. É preciso chegar na praia vivo para poder aproveitar o próximo ciclo de prosperidade.

Neste sentido é que algumas ações já testadas em crises anteriores podem ser novamente implementadas, a fim de garantir a navegação em segurança, enquanto a tempestade passa. Aqui vão algumas lições, que todo empresário deveria estar atento.

1)    Cash is king (o caixa é rei): a pior coisa que existe para um empresário é ficar sem liquidez, popularmente falando, ficar sem dinheiro. Neste momento não existe solução boa. Todas são ruins. Os bancos cobram caríssimo para renegociar dívidas e novas dívidas para capital de giro tem custo exorbitante. Uma empresa sem caixa entra em um ciclo vicioso de destruição rápida de riqueza. Portanto, proteja o caixa, a qualquer custo. E se você não tem um colchão de caixa para esses momentos (a reserva de emergência) lembre-se de fazer quando a tempestade passar. Em breve virá outra tempestade e você vai estar mais preparado. Mas agora, sente em cima do caixa e proteja cada centavo. Renegocie prazos, parcele compromissos existentes. Sempre com muita transparência e sinceridade. Os credores entendem e valorizam posturas éticas.

2)    Controle dos custos e das despesas: aqui é super importante um olhar criterioso. Os custos e despesas que podem ser adiados devem ser deixados para depois. Revise os contratos, geralmente é possível reduzir o escopo e renegociar valores. Mas muito cuidado para não fazer aquela economia burra, que no final do dia não melhora o caixa de forma significativa e impacta fortemente o negócio. Especialmente quando falamos em custos relacionados a pessoas. Temos que economizar, mas precisamos dos times focados e motivados mais do que nunca. Então, cuidado para não dar um tiro no pé. As pessoas são parte da solução. Uma dica importante é buscar ganhos de eficiência dentro da empresa que você ainda não se atentou. Pode ser via revisão de processos internos ou da adoção de novas tecnologias. Hoje em dia existem muitas tecnologias disponíveis que ajudam as empresas a reduzir custos e ganhar eficiência. A contabilidade digital da Razonet, por exemplo, é muito mais barata e eficiente que a contabilidade tradicional. Possui planos de baixo custo e auxilia o pequeno empreendedor nessa jornada. Desafie as pessoas a buscar estas soluções. Como diz o ditado: “nunca desperdice uma crise”. Ela é útil para isso.

3)    Investimentos: as empresas organizadas, que têm caixa, fazem investimentos justamente nesse momento mais conturbado. Elas conseguem acessar capital a custos melhores, pois os bancos ficam seletivos e direcionam os empréstimos para as melhores empresas. Também contratam fornecedores mais baratos, pois as empresas estão com menor demanda. Se esse não for seu caso, o recomendável é segurar todo investimento. A menos que o investimento tenha uma taxa de retorno (TIR) muito acima do custo do dinheiro – ou seja, deve ter uma TIR acima de 30% aa e com risco de execução muito baixo, não vá adiante. No caso do dinheiro da empresa estar curto, então nem pensar em investir, mesmo nos casos de TIR elevada. Essa TIR pode ir embora se a empresa for pega no contrapé e ficar sem dinheiro no meio do caminho.

4)    Reestruturação financeira: importante ter um fluxo de caixa bem feito para um horizonte de, no mínimo, 5 anos. Esse fluxo deve conter a geração de caixa operacional e os compromissos financeiros. É possível que você identifique a necessidade de refinanciamento (ter que tomar dívida) neste ano ou no ano que vem. Quanto antes você souber disso, muito melhor para buscar as alternativas, com tempo. Se deixar para a hora da necessidade, vai ter que pagar muito mais caro. Importante verificar o custo das dívidas atuais e analisar se não existem alternativas mais baratas no mercado. O fluxo de caixa é a principal arma do empreendedor. Não deixe de usá-la ao máximo.

Como dito, lembre-se que a tempestade passa e logo o mar estará mais tranquilo para navegar. Mas lembre-se também que o mar brasileiro é sempre revolto. Então, é preciso estar permanentemente preparado para a crise, pois ela certamente virá. Lembre-se disso na próxima vez que o mar estiver calmo. E, nesse barulho todo, as oportunidades sempre aparecem. E é aí que o empreendedor faz a diferença. Bora virar o jogo e fazer negócios!

*Odivan Carlos Cargnin é sócio fundador da Razonet Contabilidade Digital

Fecomércio emite nota sobre a cobrança da taxa do lixo

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), atuando em defesa do setor terciário da Capital, entrou com uma ação e um pedido de liminar para suspender a cobrança da Taxa do Lixo em Fortaleza, ao entender que há irregularidades na taxação, como, por exemplo, a falta de uma base de cálculo adequada, tendo como referência a produção de resíduos, além da tarifa cobrada em imóveis e empreendimentos fechados, onde não há produção de lixo.

Na última sexta-feira (28), o juiz Emilio de Medeiros Viana, ao entender que não há urgência no pleito, negou o pedido de liminar, porém o mérito ainda seguirá seu trâmite para ser apreciado. Nos próximos dias, a Fecomércio irá interpor um recurso junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) para que se manifeste à respeito da urgência da medida liminar para que suspenda a cobrança.

Aos 34 setores econômicos por nós representados, garantimos que seguiremos atuando em defesa do desenvolvimento do Estado e do bem-estar social, além de se posicionar de forma veemente contra mais essa cobrança imposta pela Prefeitura de Fortaleza.

FÁBRICA DA CAOA MONTADORA COMEMORA 16 ANOS DE EXISTÊNCIA E A PRODUÇÃO DE 400 MIL VEÍCULO

Neste mês de abril, a fábrica da CAOA Montadora completa 16 anos de atividade na cidade de Anápolis, em Goiás. Inaugurada em 2007, a planta representa um importante passo na estratégia da CAOA no Brasil e já produziu, nesse período, o total de 400 mil veículos, transformando a vida de milhares de colaboradores da região.

A CAOA Montadora nasceu do ideal do seu fundador, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que sempre valorizou a indústria brasileira e acreditava que o “um país só é economicamente independente quando possui uma indústria com capital integralmente nacional e com tecnologia própria. ”

Com investimentos iniciais que ultrapassaram 1,2 bilhões de reais, a planta começou sua produção com a camioneta HR, líder de vendas durante os últimos 15 anos. Das linhas de montagem também saíram importantes veículos que marcaram gerações no Brasil como SUV Tucson, produzido a partir de 2010, que inaugurou o segmento de SUV’s no País e logo se tornou o preferido dos consumidores brasileiros. Somente nos primeiros dez meses de mercado, foram comercializadas 15 mil unidades.

Em 2011, a CAOA anunciou a entrada em um novo segmento, dando início a produção do caminhão leve HD78. Na sequência, em 2013, foi a vez do IX35 ter suas primeiras unidades produzidas em solo nacional. Com a produção do moderno SUV New Tucson no Brasil a partir de 2016, o País tornou-se o único a comercializar as três gerações da família ao mesmo tempo: o Tucson, o IX35 e o New Tucson. Em 2017, a CAOA Montadora também iniciou a produção do caminhão leve HD80, desenvolvido pelo time de engenheiros da CAOA para ampliar ainda mais os atributos de qualidade, economia, fácil manutenção e excelente custo-benefício do seu antecessor, o HD78.

Grande parte do desenvolvimento desses novos produtos se deu graças à inauguração do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética, em 2016, dentro do Complexo. O Centro é fruto do resultado de um investimento de R$ 130 milhões, viabilizados também com recursos próprios. O local é reconhecido como um dos mais completos da América Latina para o desenvolvimento, homologação e calibração de veículos e motores movidos a gasolina, etanol, diesel, plug-in híbridos, elétricos e híbridos a etanol.

No ano de 2017, a CAOA assinou uma cooperação estratégica com a Chery e deu início a produção dos modernos SUVs da CAOA CHERY. Mais uma vez, a empresa comprovou sua capacidade de produzir veículos altamente qualificados e desejados pelo público brasileiro. Em apenas um ano da parceria, os números de vendas da marca cresceram mais de 130%.

Em novembro de 2020, a CAOA, dando continuidade na expansão da planta, divulgou investimentos de R$ 1,5 bilhão para o desenvolvimento de novos produtos e negócios, direcionados rumo ao processo de eletrificação no País.

Também em 2020, a fachada do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da Montadora recebeu a instalação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), se tornando, então, uma superfície inteligente capaz de produzir energia limpa. A fachada do prédio passou a contar com uma área de cerca de 850m² da solução Sunew GLASS™️, que são filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro, fazendo dessa a maior fachada de vidro com OPV do mundo, e a segunda maior instalação de OPV do planeta.

A fábrica está atualizada com o que há de mais moderno em tecnologia e opera com patamares elevados de qualidade, atendendo aos mais exigentes padrões de produção estabelecidos por seus parceiros globais. A área de Body Shop conta com modernos robôs, enquanto o Paint Shop e o Trim Shop utilizam ferramentas de ponta em todo o processo de pintura e montagem final de cada automóvel, além de todas as unidades passarem pelos mais diversos e rigorosos testes de qualidade antes de chegarem ao consumidor final. A planta também é reconhecida por ser uma das primeiras a produzir carros híbridos no Brasil.

De acordo com Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, Presidente e CEO da CAOA, a fábrica chegou aos 16 anos com uma base muito sólida. “Ela foi a concretização de um sonho ousado que meu pai, Dr. Carlos Alberto, idealizou e, hoje, compete a nós dar continuidade nesse projeto que é desenvolver e produzir em nossa planta um novo carro 100% brasileiro. Meu pai viveu a maior parte de sua vida se dedicando exclusivamente à CAOA e a fábrica fez crescer ainda mais a importância da empresa para o Brasil. Nesses últimos anos, produzimos não somente veículos, mas contribuímos para o crescimento de uma região, melhoramos a vida de várias famílias, capacitamos muitos profissionais e trabalhamos para deixar nossa marca de forma positiva no estado de Goiás e, sem dúvida, nossos colaboradores e parceiros tiveram importante papel nessa história de sucesso que é a CAOA Montadora. Tornamos a empresa mais diversificada, valorizando a inclusão social, além de gerar igualdade de oportunidades para todos. O que construímos até aqui, serviu de alicerce para ações que estamos desenvolvendo hoje e nos orientam para o futuro. A CAOA está pronta para oferecer o que há de melhor e mais moderno para nossos consumidores, resultado disso é o nosso pioneirismo em apresentar uma nova linha totalmente eletrificada e flex para o mercado brasileiro.”

Constante evolução e preocupação com o Meio Ambiente

Inserida no Distrito Agroindustrial de Anápolis, a CAOA Montadora colabora ativamente com o desenvolvimento econômico regional. A planta emprega mais de 2.100 colaboradores, sendo que, 9 em cada 10 funcionários são moradores da própria região e muitos deles fazem parte do quadro de funcionários desde 2007. Além dos empregos diretos, a Montadora é responsável por cerca de 25.000 indiretos. Ela ocupa uma área de 172 mil m² e tem capacidade para montar 150 mil veículos por ano.

Uma das grandes preocupações sempre foi o cuidado com o meio ambiente e em 2013 a fábrica adotou uma nova tecnologia de membranas para o tratamento dos efluentes que proporciona o total reuso dos efluentes tratados para a irrigação de áreas verdes, nos vasos sanitários, em limpezas de pátio, gerando economia de água potável.

Além disso, a fábrica realiza a captação de água de chuva em 2 lagoas que posteriormente também é utilizada na irrigação dos 113 mil m² de áreas de verdes no entorno das edificações, principalmente nos períodos de seca. Todas estas ações em conjunto com o trabalho de conscientização e educação ambiental dos colaboradores levaram a empresa a reduzir em 50% o consumo de água potável. Isso gerou uma economia que ultrapassa os 500 milhões de litros de água ao longo dos últimos anos. Este programa de gestão de água na fábrica levou a CAOA a receber o Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente em 2018.

A empresa se destaca pela sua forte gestão de resíduos sólidos, priorizando a reciclagem e o aproveitamento energético no seu dia a dia. Adicionalmente, a montadora possui um viveiro em sua unidade, dedicado à produção de mudas nativas utilizadas em projetos de reflorestamento local. Ao longo dos últimos anos, aproximadamente 50 mil mudas foram beneficiadas para o município.

Em 2019, a CAOA Montadora foi certificada na norma ISO 14001:2015, que especifica os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental em empresas, atestando o controle de impactos ambientais e o cumprimento das legislações aplicáveis ao processo de fabricação e montagem de veículos automotores.

Esse ano, em comemoração ao Dia Mundial da Água, a CAOA Montadora adotou uma nascente localizada em uma área vizinha e realizou o plantio de mudas geradas no viveiro da própria Montadora, onde são cultivadas plantas originárias do Cerrado, a fim de proteger a área e aumentar a disponibilidade hídrica da região. Essa ação se refere ao começo de uma nova etapa do projeto SEMEIA, criado pela área de meio ambiente da fábrica, que preza pela recuperação de áreas degradadas próximas às nascentes. O objetivo é a preservação dos remanescentes florestais e dos recursos hídricos, bem como a conquista da conscientização dos colaboradores a respeito do uso dos recursos naturais.

Atualmente são produzidos na planta os modelos CAOA Chery: Tiggo 5x Pro, Tiggo 7 Pro Max Drive e Tiggo 8 Max Drive, além dos novos veículos Híbridos Flex Tiggo5X Pro Hybrid, Tiggo7 Pro Hybrid. Da moderna e versátil linha de produção, também saem os modelos Hyundai: New Tucson e HR.

O Boticário lança kits presenteáveis exclusivos e oferece um presente extra para a sua mãe a partir da plataforma Mais Presente

Em umas das datas mais afetivas do ano, O Boticário preparou uma seleção especial de composições inéditas para presentear quem merece ser prestigiada e cuidada com muito carinho: as mães. São 15 kits presenteáveis que incluem os principais sucessos da marca, em edições limitadas e embalagens especiais, que ainda contam com o Mais Presente Boticário, plataforma para resgate de ofertas e experiências incríveis, pensadas no perfil da data, reforçando o papel da marca-líder na categoria de presenteáveis para uma experiência completa ao consumidor, surpreendendo a mãe duplamente.

Na plataforma Mais Presente Boticário, quem recebe os kits pode viver experiências que tornam os presentes ainda mais especiais, a partir de uma curadoria nas seguintes categorias de cobertura nacional: cuidados pessoais com desconto em produtos selecionados no e-commerce do Boticário; recordações especiais com produtos personalizados, como canecas, impressões e álbuns de fotos; serviços de beleza, como massagem, corte de cabelo e manicure; cursos de gastronomia e idiomas; e consultoria de estilo e turismo com descontos exclusivos. A disponibilidade depende da região e pode ser verificada a partir do cadastro. E caso ainda a presenteada não queira escolher nada para si, ela ainda pode substituir o presente extra dela por uma doação que o Boticário fará para duas ONGs que apoiam mulheres/mães.

Os kits presenteáveis de edição limitada têm valores que variam entre R$ 64,90 e R$ 349,90 e incluem opções de produtos das categorias de Perfumaria Feminina e Cuidados Corporais. Os destaques em perfumaria ficam para o Kit Presente Dia das Mães L’eau de Lily, com fragrância floral e creme hidratante desodorante para o corpo e para as mãos trazendo toda a delicadeza e a feminilidade clássicas da marca. Já para cuidados com o corpo, o destaque fica por conta do Kit Presente Dia das Mães Nativa SPA Ameixa, com Body Splash e Loção Hidratante para corpo e mãos, que envolve a pele com uma fragrância intensa e torna o presente inesquecível para presentear na data comemorativa.

A gama completa de presentes do Boticário está disponível em todos os canais, lojas físicas, e-commerce e com as revendedoras oficiais da marca. Além disso, as possibilidades de pagamento são muitas, como parcelamento sem juros em até 10 vezes, dependendo do valor de investimento, Pix, WhatsApp Pay, e muitas outras que atendem a diferentes necessidades e bolsos.

AÇÕES NAS LOJAS CONCEITOS DA MARCA

Alinhado ao tema central da campanha deste ano, que aborda o esgotamento materno, as lojas conceito da marca contam com ações exclusivas pensadas em tornar a experiência e a jornada dos consumidores, principalmente das mães, ainda mais especial desde o momento da compra do presente, para isso, contam com intervenções artísticas que promovem uma experiência conceitual e imersiva.


Em 7 de maio, a unidade da Rua dos Pinheiros, em São Paulo, abrirá espaço para mães empreendedoras com o intuito de fomentar a economia materna por meio do Festival de Pinheiros, tradicional evento na região. Os produtos dessas mulheres irão complementar os kits da marca, compondo um presente especial e ainda mais personalizado.

Já as lojas do Shopping Morumbi, também em São Paulo, e do Shopping Pátio Batel, em Curitiba, contarão com um espaço imersivo que convida os consumidores a caminharem por um jardim sensorial, com frases e poéticas visuais, criadas pela artista Verena Smit, que trazem reflexões e provocações sobre a importância da rede de apoio durante toda a jornada na loja. Além disso, a partir de 17 de abril, as três lojas conceito disponibilizarão o Gift Station Kids, espaço com recreador para as crianças, como forma de apoio às mães na hora da compra.

SOBRE O BOTICÁRIO

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil, com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.  *Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022. **Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Cimento Apodi comemora Dia Nacional da Caatinga com programação educativa para alunos em Quixeré/CE

A Cimento Apodi celebrou o Dia Nacional da Caatinga – comemorado nesta sexta-feira (28/4) – com uma programação especial e educativa para 40 alunos das escolas Menino Jesus de Praga e José Joaquim da Silva, de Quixeré/CE.

Os alunos, entre 12 e 15 anos, visitaram o Centro de Educação Ambiental (CEA) Ivens Dias Branco – localizado na fábrica da Cimento Apodi na cidade – com objetivo obter mais informações sobre o único bioma tipicamente brasileiro.

A orientação da atividade ficou a cargo da equipe de Meio Ambiente da fábrica, que mostrou detalhes sobre as 12 estações de conhecimento do CEA, sendo três delas direcionadas à Caatinga (Portal da Caatinga, Cantinho dos Cactos e Passarela da Fauna).

“A atividade levou conhecimento e reflexão sobre a importância do bioma Caatinga e o que pode ser feito para sua conservação – visto que é única floresta 100% brasileira e, de todos os estados em que ocorre, o Ceará é o que possui maior parte de seu território formado por essa vegetação”, explica a coordenadora de Meio Ambiente, Rosineide Matoso.

Sobre o bioma Caatinga
Caatinga é a vegetação que predomina no Nordeste do Brasil e está inserida no contexto do clima semiárido. Os índios, primeiros habitantes da região, a chamavam assim porque no verão, a maioria das plantas perde as folhas, prevalecendo na paisagem a aparência clara e esbranquiçada dos troncos das árvores. Daí o nome Caatinga (caa: mata e tinga: branca), que significa “mata ou floresta branca” no tupi. No inverno, a paisagem muda de esbranquiçada para variados tons de verdes.

A área da Caatinga é de 844.453 Km² (IBGE, 2004) e a totalidade de seus limites encontra-se dentro do território brasileiro – ou seja, seu patrimônio biológico não é encontrado em nenhuma outra região do mundo. Na Caatinga existem aproximadamente 5.311 espécies de plantas e 1.063 espécies de animais catalogadas.


O bioma abrange os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Maranhão e também a faixa norte de Minas Gerais. Faz limite com outros três biomas do país, a Amazônia, a Mata Atlântica e o Cerrado. De todos os estados em que ocorre a Caatinga, o Ceará é o que possui maior parte do seu território formado por esse bioma.

Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.


A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

Dia do profissional de eventos: setor vive retomada gradual e movimenta mais de 50 atividades

No dia 30 de abril é celebrado o dia do profissional de eventos, segmento que envolve um hub setorial de 52 atividades diferentes, movimentando a economia local com geração de emprego e renda. Fazem parte do setor, profissionais que trabalham desde empresas de equipamentos e estruturas de montagens, a serviços de cerimonial, catering e audiovisual, alcançando cadeias produtivas como hospedagem, alimentação, transportes e recreação. Segundo dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), dois a cada 10 empregos criados no Brasil, em 2022, foram gerados pelo segmento e seu hub.  

Em um contexto de retomada das atividades do setor, a presidente do Sindieventos Ceará, Stella Pavan, cita como um dos fatores fundamentais para a continuidade pós-pandemia o suporte do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). “Nós fomos os primeiros a parar e os últimos a voltar às atividades, o que ocasionou uma perda significativa em todos os setores ligados aos eventos. Estamos caminhando para retomar o potencial que tínhamos pré-pandemia”, afirma.

Sobre a importância do setor de eventos para o desenvolvimento econômico do País, Enid Câmara de Vasconcelos, presidente da ABEOC Ceará aponta que “todos os segmentos da economia, todos os setores e todas as atividades precisam dos eventos para promover as suas tecnologias, inovações e os seus produtos”. 

A empresária do setor de eventos explica que o processo de retomada é diferente para cada tipo de segmento de eventos, sejam eles corporativos, de entretenimento ou social. “Cada um tem sua dinâmica, público e ritmo de retomada. O social e de entretenimento são baseados na pessoa física, já o corporativo na pessoa jurídica, o que o torna mais demorado de retornar, porque são em média de dois a três anos para captar recursos para um congresso, por exemplo”, diz. 

Para Enid, o momento de retomada é uma reconstrução do setor, que ficou paralisado durante a pandemia, perdendo mão de obra qualificada e empreendimentos. “Trata-se da reconstrução de toda uma cadeia produtiva, de vários elos, alguns ficaram pelo meio do caminho, são fornecedores que já não existem mais, empresas que fecharam e não voltaram, profissionais que tiveram que mudar de área”. 

Na comemoração da semana do profissional de eventos, a presidente da ABEOC Ceará aponta que “é crucial um olhar especial, um pacto entre as atividades governamentais, políticas, institucionais e do setor produtivo para que a recuperação seja mais rápida. Somente por meio de fomento, incentivo, editais de patrocínio e apoio vamos retomar verdadeiramente a potencialidade do setor de eventos. Quanto mais o segmento demora a se recuperar, menos empregos são gerados”, diz. 

Centro de Eventos do Ceará

De acordo com dados do principal equipamento para realização de eventos no Estado, em 2019, quando o setor crescia mais de 20% ao ano, o calendário anual contou com 103 eventos realizados no local, sendo 86 corporativos, 10 de entretenimento e sete sociais. Em 2022, já considerando uma retomada, foram 84 eventos, 73 corporativos, 9 de entretenimento e 2 social. Já neste ano de 2023, a pauta conta com 67 eventos, destes, 56 são corporativos, 7 de entretenimento e 4 social.

“A retomada do evento corporativo é mais lenta, vamos recuperar em 2024, 2025 nesse ritmo atual. Por isso é preciso mais atenção, quando se trata de eventos desse tipo, estamos falando de emprego altamente qualificado. Estamos pagando pelo preço de não realizar eventos por fatores como alto custo de fornecedores, uma indústria que ficou parada e não consegue atender às demandas. E não realizar eventos significa menos emprego gerado e menos movimento da economia”, conclui. 

Acal amplia serviços para auxiliar clientes nas obras de reforma ou construção 

A Acal Home Center, marca no segmento de reforma e construção, lança um novo projeto para facilitar a vida dos clientes: o Acal +. Com a nova iniciativa única no segmento, a empresa oferece a possibilidade de contratar serviços de instalação, locação de equipamentos, além de arquitetos para design de pequenos projetos com especificação de produtos.

O objetivo da Acal Home Center é proporcionar uma experiência completa para o cliente, tornando sua visita à loja ainda mais produtiva. Com o Acal+, é possível contratar todos os serviços necessários para a realização de um projeto de reforma ou construção em um só lugar. Assim, o cliente não precisa se preocupar em buscar diferentes fornecedores. Os serviços já estão disponíveis na loja Acal do Centro, localizada na Avenida Tristão Gonçalves, 1074. 

“A equipe de profissionais do Acal+ está preparada para atender as necessidades de cada cliente, oferecendo soluções personalizadas e de alta qualidade. O arquiteto presente na loja, por exemplo, é capaz de projetar e especificar os materiais mais adequados para cada projeto, garantindo a eficiência e a satisfação do cliente”, compartilha Cabral Neto, diretor de negócios do Grupo Acal. 

Com o Acal+, a Acal reafirma seu compromisso em oferecer inovação e qualidade aos seus clientes. A empresa busca sempre estar à frente do mercado, oferecendo soluções completas e personalizadas para cada necessidade.

Prefeitura de Fortaleza realiza 2ª Semana do Trabalhador em alusão ao 1º de maio

A Prefeitura de Fortaleza realiza, a partir desta segunda-feira, 1º de maio, uma série de ações em alusão ao Dia do Trabalhador. Nesta semana, além do atendimento em todas as unidades fixas do Sine Municipal (Otávio Bonfim, Parquelândia, Siqueira e Aldeota), com a tradicional intermediação de mão de obra entre empregador e o trabalhador, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) realiza eventos em toda a cidade, com programação diversificada para trabalhadores e empreendedores.
Para iniciar as atividades, nesta segunda-feira (01/05), o Sine Municipal Aldeota realiza atendimento aos trabalhadores de Fortaleza. Das 8h às 13h a unidade referência do Sine ofertará atendimento com oferta de vagas de emprego, orientação profissional, realização de processos seletivos e inscrições para o Programa Nossas Guerreiras. Haverá, também, inscrições presenciais para 1.015 vagas de cursos profissionalizantes oferecidas pelo Programa Fortaleza + Futuro. 
De terça-feira (02/05) à sexta (05/05) os terminais de ônibus de Fortaleza (Siqueira, Papicu, Messejana, Antônio Bezerra, Parangaba, Lagoa e Conjunto Ceará), recebem, das 8h às 18h, uma programação especial das Feiras de Pequenos Negócios com a participação de 200 beneficiários dos programas Nossas Guerreiras e Costurando o Futuro. No mesmo período, a Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico realizará atendimento aos trabalhadores e empreendedores na Praça do Ferreira, sempre das 8h às 17h, com todos os serviços da SDE. 
Na quarta-feira (03/05), às 15h, o Cuca Barra do Ceará receberá o 9º ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro. A iniciativa segue a lógica de coworking, ou seja, um espaço compartilhado gratuito voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social. O ateliê contará com uma oficina de bordado e disponibilizará máquinas profissionais do tipo: reta, overloque, galoneira, bordado e máquina de corte. O Cineclube Cuca Barra também receberá um aulão, das 13h às 17h, com beneficiárias do Nossas Guerreiras. 
Na quinta-feira (04/05), às 10h30, a Prefeitura entrega 1.100 certificados aos estudantes concludentes dos cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. A iniciativa será realizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A cerimônia será realizada no Teatro Municipal São José, no Centro. Toda a programação é gratuita e está sujeita à alterações. 

Fortaleza lidera geração de empregos no Norte e Nordeste em março

A cidade de Fortaleza registrou crescimento na geração de empregos formais com carteira assinada, alcançando um saldo de 3.178 postos, entre admissões (27.199) e desligamentos (24.021). O número expressivo foi puxado pelos setores de serviços (2.711) e comércio (370). Os dados foram divulgados na quinta-feira (27/04) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, e são referentes ao mês de março de 2023.

A capital cearense segue no 1º lugar em estoque de vagas (665.917) e em 1º lugar no saldo de empregos gerados nas regiões Norte e Nordeste. O segundo colocado em saldo de empregos foi Salvador (2.762) e o terceiro Maceió (2.146). Do saldo global de empregos gerados no Estado do Ceará (4.745), a capital foi o município que mais gerou (1º lugar) empregos, e respondeu por 66,9% destas vagas, destacam-se a geração de oportunidades nos municípios de Horizonte (265), Caucaia (261), Eusébio (244) e Abaiara (232).

“Isso demonstra, mais uma vez, que a política pública do prefeito José Sarto, que é de apostar no pequeno empreendedor – que gera sete em cada 10 empregos – e apostar em qualificação profissional e crédito orientado vem dando muito certo. É sempre um orgulho acompanhar o destaque da nossa cidade na geração de emprego e na criação de novas empresas. Por isso Fortaleza é o maior PIB do Nordeste”, pontua o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) consideram os trabalhadores com carteira assinada, isto é, não incluem os informais.

No mês de maio, Clube de Leitura da Rede Memorial Fortaleza discute sobre Amor e Luto

O Clube Tanato, grupo de estudos da Rede Memorial Fortaleza, no próximo mês de maio deve discutir o livro Amor e Perda – as raízes do luto e suas complicações, da escritora Colin Murray Parkes. Para dar início as primeiras discussões do livro e esclarecer informações sobre o clube de leitura, o instagram do Clube Tanato deve realizar no dia 04 de maio uma live em seu instagram. 

No livro escolhido para o mês de maio, os membros do clube devem esperar discussões sobre a correlação de amor e luto, e como esses sentimentos são faces da mesma moeda, não é possível sentir o primeiro sem correr o risco de deparar com o segundo. 

Durante a live no dia 04, conduzida pela psicanalista e coordenadora do Clube, Natália Pinto, os interessados em participar da oficina de leitura terão a oportunidade de se inscrever e tirar dúvidas sobre o livro e os encontros.

Sobre o Clube Tanato

O Clube Tanato é um projeto de iniciativa do Memorial Funeral Home e tem o intuito de falar abertamente sobre a vida, a morte e o morrer de uma forma leve e livre de tabus, ajudando as pessoas a ressignificarem o olhar sobre a consciência da finitude. Já foram impactadas milhares pessoas, entre cientistas, especialistas e comunidade. 

Serviço:

Clube Tanato

Quando: 04/05 às 18h

Onde: Instagram do Clube (@clubetanato) – https://www.instagram.com/clubetanato/

Leitura de maio: Amor e Perda – as raízes do luto e suas complicações

Inscrições gratuitas