Orquestra Jacques Klein se apresenta no Teatro São José na segunda-feira

A música clássica é uma forma de arte que pode proporcionar experiências únicas e transformadoras, por esse motivo a orquestra do Instituto de Música Jacques Klein fará uma apresentação gratuita na segunda-feira (10), às 19h, no Teatro São José. O evento será uma oportunidade para os jovens músicos da instituição, que possui foco no desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social por meio do ensino da música,  mostrarem seu talento e também para que o público aprecie a beleza da música clássica.

Com o objetivo de promover acesso à cultura e democratizar a música clássica, os adolescentes e jovens atendidos pelo Instituto de música Jacques Klein, mostrarão ao público um repertório com clássicos como “Rondo da Suite “Abdalazar” – Sobre um tema de H.Purcell, de L.M.Carneiro; “Dragonhunters”, de Richard Meyer; “Heroic Aventure”, de Kenneth Baird e “Finale da Serenata para Cordas”, de P.Tchaikovsky.  A regência é do maestro Luís Maurício Carneiro.

Sobre o Instituto de Música Jacques Klein

O Instituto de Música Jacques Klein atua em bairros de Fortaleza que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), atendendo atualmente crianças a partir dos 04 anos de idade. Através do Programa de Música Jacques Klein (PMJK), oferece atividades musicais, que atualmente atende mais de 400 alunos, desde a iniciação musical até a especialização no instrumento de sua escolha.

Além de manter um acompanhamento social através do Programa Envolver, de Desenvolvimento Humano (PEDH), proporcionando o suporte necessário aos alunos e seus familiares nos núcleos Passaré e Casa José de Alencar (UFC).

O Instituto conta com o patrocínio da Enel Brasil, Gera Maranhão, Servtec, Durametal, SICOOB, SOTREQ, Unilab, ADECE, Ever Green, Mercadinho São Luiz, Granos e, conta ainda, com o apoio do Teatro Municipal São José e SecultFor e com a parceria institucional da Universidade Federal de Fortaleza (UFC), Casa José de Alencar, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Beach Park, Slogan, Escritório de Advocacia Fonteles e Associados, Instituto Raimundo Vieira Cunha e Escritório de Advocacia Clóvis Mapurunga. A produção executiva é da Quitanda Soluções Criativas, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e realização do Ministério da Cultura do Governo Federal e Instituto Jacques Klein.

Para acompanhar as ações que o Instituto de Música Jacques Klein promove, siga-nos nas redes sociais: facebook.com/sou.imjk, https://www.instagram.com/sou.imjk/ e https://www.youtube.com/@souimjk ou nos acompanhe pelo site imjk.org.br/

Para mais informações sobre o Instituto

85 98957-0348 | info@imjk.org.br

Serviço:

Concerto Orquestra Jacques Klein

Data: 10 de abril (segunda-feira)

Local: Teatro São José – R. Rufino de Alencar, 299-327 – Centro

Horário: 19 horas

Acesso gratuito

Além do tradicional, confira receita de ovo de Páscoa de coxinha com peito de frango Tijuca

Em clima de Páscoa, os ovos de chocolate tradicionais com e sem brindes tomam conta dos supermercados de todo o país. Com a crescente demanda de ovos caseiros de colher, outros sabores não convencionais começam a ser comercializados, como os de sushi e até de coxinha, salgado frito recheado com frango e mais popular do Brasil. Para trazer ainda mais sabor, a Tijuca ensina como fazer ovo de Páscoa de coxinha.

MASSA

250g de farinha de trigo

250ml de leite

250ml de caldo de frango

1 colher de sopa de manteiga

sal a gosto

Recheio

1 peito de frango Tijuca cozido e desfiado

1/2 xícara de requeijão cremoso

2 colheres de sopa de extrato de tomate

1 cebola picada

2 dentes de alho picado

1 fio de azeite

Salsinha, pimenta do reino e sal a gosto

Para empanar

1 ovo batido

1/2 de farinha de rosca

Óleo para fritar

Modo de preparo

Comece pela massa da coxinha, colocando a manteiga, o leite e o caldo de frango para ferver. Depois, adicione a farinha de trigo e o sal, mexendo sempre até desgrudar da panela. Desligue o fogo e espere a massa esfriar um pouco, depois amasse e sove em uma bancada enfarinhada até ficar uma massa lisa e compacta. Coloque um pedaço da massa na forma de ovo de Páscoa com 1 cm de espessura e reserve na geladeira por pelo menos 3 horas. Quando a massa estiver firme, passe no ovo batido e depois na farinha de rosca e coloque para fritar em óleo bem quente. 

Para o recheio, refogue a cebola e o alho no azeite até ficar transparente, adicione o frango desfiado Tijuca e misture. Coloque também o extrato de tomate, requeijão e temperos a gosto. Misture tudo e desligue o fogo. Agora basta rechear as massas já fritas e secas com o recheio, podendo fazer coxinhas pequenas com a massa e o frango que sobrou para decorar. Além de adicionar outros elementos, como cream cheese, requeijão e cebolinha em cima.

Sobre a Tijuca Alimentos

Empresa cearense com mais de 50 anos de atuação na produção e comercialização de ovos, frangos e queijos no Ceará, Piauí e Maranhão, a Tijuca Alimentos tem como propósito trabalhar para a satisfação de seus clientes. Atualmente, é a única empresa cearense do segmento com abatedouro próprio e, além disso, dispõe de sedes em Fortaleza, Cascavel e Beberibe, onde mantém uma moderna fábrica de rações. Na logística, dispõe de frota própria para transporte dos produtos, garantindo qualidade até chegar à mesa dos clientes.

Defensoria Pública do Ceará estará de plantão durante todo o feriado da Semana Santa

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) estabeleceu por meio da Portaria nº1271/2023 ponto facultativo aos defensores públicos, servidores, colaboradores e estagiários da instituição em todo o expediente do dia 6 de abril, feriado forense alusivo à quinta-feira da Semana Santa. No dia 7 de abril, data alusiva à Sexta-feira da Paixão, também será feriado na Instituição.

No entanto, entre os dias 6 a 9 de abril, defensores públicos atuantes em todo o Estado trabalharão em esquema de plantão para atender os casos mais urgentes relacionados às áreas de infância e juventude, saúde e criminal.

Em Fortaleza, o plantão para ocorrências criminais será de 8 horas às 14 horas em todos os dias do feriado, incluindo o sábado (08/03) e o domingo (09/02). As equipes estarão no Centro de Fortaleza, no prédio onde antigamente funcionava a Decap. Já as demandas cíveis e de saúde – ambas apenas em caráter de urgência – serão acolhidas das 12 horas às 18 horas, com as equipes atuando a partir da sede administrativa da DPCE (avenida Pinto Bandeira, 1111), no bairro Luciano Cavalcante.

No Interior, os plantões serão das 8 horas às 14 horas todos os dias. Contudo, o horário poderá se estender caso as audiências de custódia tenham demanda expressiva e ultrapassem esse horário, pois as equipes acolherão tanto questões cíveis (apenas urgências) quanto criminais.

Serviço:

EM FORTALEZA – DEMANDAS DE URGÊNCIA AREA CIVEL

Horário: 12h às 18h.

Sede da Defensoria Pública Geral sala do Núcleo do Idoso I

Av. Pinto Bandeira nº 1111- Luciano Cavalcante

Tel.: (85) 9.8400-5997 (somente whatsapp)

EM FORTALEZA – DEMANDAS DE URGÊNCIA AREA CRIMINAL

Horário: 08h às 14h

Vara Privativa de Audiências de Custódia,

Rua conselheiro Tristão, 188, Centro, Fortaleza-CE.

Interior – De 8h às 14h

Região do Cariri – Em Juazeiro 

1º NÚCLEO REGIONAL DE CUSTODIA E DE INQUÉRITO DE JUAZEIRO DO NORTE
Endereço: Rua Manoel Miguel dos Santos, 130 – Lagoa Seca, Juazeiro do Norte
Telefone de contato da Defensoria (88) 98832-3179/ (88)9.8868-0834 (somente whatsapp)

Região Centro Sul – Em Iguatu

2º NÚCLEO REGIONAL DE CUSTODIA E DE INQUÉRITO DE IGUATU-CE
Endereço: RUA José Amaro, sn, Bugi
Telefone de contato (88) 98881.8884/88 9800-4182 (somente whatsapp)

Região Vale do Jaguaribe – Ibicuitinga-CE

03 º Núcleo Regional de Custódia e Inquérito

Fórum da Comarca de Ibicuitinga
Telefone de contato no plantão (88)36951722

Região Metropolitana de Fortaleza – Em Caucaia

4º Núcleo Regional de Custódia e Inquérito
Fórum da Comarca de Caucaia

Rua Sérvulo Braga Moreira, S/N, – Pabussu
TELEFONE DE CONTATO DA DEFENSORIA (85) 3194-5068

Região Norte – Em Sobral

5º NÚCLEO REGIONAL DE CUSTODIA E DE INQUÉRITO DE SOBRAL
Endereço: Av. Monsenhor Aloísio Pinto, 1300 – Dom Expedito
Email: sobral.5nci@tjce.jus.br
Contato: (85) 3108-1592 (WhatsApp – inativo para ligações)

TELEFONES DE CONTATO NO PLANTÃO (88) 9 9261-6701/ (88) 3695.1700

Região dos Inhamuns – Em Crateús

06 º Núcleo Regional de Custódia e Inquérito – Em Crateús-CE

Fórum da Comarca de Crateús

Endereço: Rua Jonas Gomes de Freitas, S/N – Campo Velho
TELEFONE DE CONTATO DA DEFENSORIA (88) 9.94239577 (somente whatsapp)

Judiciário cearense publica relação de equipe que atuará no Juizado do Torcedor nos próximos dois anos

O quadro de integrantes da Comissão Permanente dos Plantões do Juizado do Torcedor e de Grandes Eventos na Comarca de Fortaleza foi atualizado para o biênio 2023/2025. Ao todo, quatro magistrados titulares, dois suplentes e seis servidores foram designados pela Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua para compor a equipe.

Conforme a Portaria nº 315/2023, publicada no Diário da Justiça do dia 31 de março, os juízes José Krentel Ferreira Filho, José Maria dos Santos Sales, Paulo de Tarso Pires Nogueira e Roberto Soares Bulcão Coutinho seguem como titulares. Os suplentes são os magistrados Antônio Teixeira de Sousa e José Mauro Lima Feitosa.

A Comissão conta ainda com seis servidores: Fábio de Assis de Girão Serra e Celso Luís de Sousa Girão Júnior (técnicos judiciários); Maria Irisangela Carvalho de Araújo (auxiliar judiciária); Glauber Herbert Maurício Maia, Márcia Brito Uchôa e José Edmilson Silva de Paula (oficiais de Justiça).

SAIBA MAIS

Os plantões do Juizado do Torcedor e de Grandes Eventos são realizados em regime de revezamento para contribuir com a promoção da segurança e da cultura de paz nos dias de jogos futebolísticos. O serviço existe desde 2012 e funciona dentro dos estádios, durante as competições esportivas, ou em outro local em que haja grande aglomeração de pessoas. O atendimento ocorre em casos de menor potencial ofensivo e menos complexos, previstos no Estatuto do Torcedor e na Lei dos Juizados Especiais.

Grau Educacional lança Faculdade EAD com cursos mais procurados do Brasil

Maior rede brasileira de ensino técnico e profissionalizante, o grupo Grau Educacional lança mais um segmento educacional: a Faculdade Grau. O mais novo integrante do grupo pernambucano já é realidade. A Faculdade Grau entra para o mercado com ensino EAD com alguns dos cursos superiores mais procurados do Brasil: administração, pedagogia, e em breve, engenharia de produção.

Júlio Borba, especialista em educação, explica a importância de uma graduação nos tempos atuais. “Um curso superior pode valer muito na vida das pessoas, pois o aprofundamento nos conhecimentos permite adquirir novas e diferentes formas de buscar soluções, analisar e tomar decisões mais complexas. Desta forma, ao investir na continuidade dos estudos, a pessoa constrói pontes que ampliam as possibilidades de atuação profissional, a formação de redes de relacionamentos mais conceituadas e também passa a adquirir habilidade”, disse.

Com mais de 100 polos espalhados pelo Brasil, a Faculdade Grau já está aberta com matrículas abertas. Os interessados poderão acessar o site https://www.faculdadegrau.com para obter mais informações.

Mesmo com o ensino a distância, o novo projeto chega com diferencial no mercado. A faculdade terá um apoio físico nos 110 polos espalhados por todo território brasileiro. “Já nascemos grandes e preparados para atender nossos alunos da melhor forma possível e prepará-los para o mercado de trabalho, seguindo a vocação da empresa há mais de uma década. Toda estrutura física dos mais de 110 polos em funcionamento no Brasil, a expertise em coordenação de projetos acadêmicos de qualidade e a experiência de atendimento das unidades será utilizada para a Faculdade Grau”, disse Sandro Prado, um dos responsáveis pelo novo segmento.

Ainda de acordo com ele, o aluno terá acesso a toda estrutura dos nossos polos, como biblioteca, rede WiFi gratuita, atendimento presencial nos polos, além de contar com tutores treinados para esclarecer quaisquer dúvidas dos discentes.

“Mesmo a distância o aluno mantém-se perto e sempre estará em contato com o seu professor ou, se preferir, poderá assistir às aulas onde e quando quiser, já que elas ficam gravadas no ambiente virtual de aprendizagem. Com o uso de metodologias ativas o aluno estará em constante aprendizado para desenvolver as habilidades que serão fundamentais para o seu desenvolvimento”, disse Mestre em administração.

Ensino médio técnico

Já a outra novidade do grupo pernambucano está prevista para integrar o ramo educacional no segundo semestre de 2023. Em breve, o ensino médio técnico será divulgado com mais detalhes.

Grau Técnico:
Maior rede de ensino técnico particular do País, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional. Com mais 120 unidades, presente nas cinco regiões do País, o Grau Educacional oferece mais de 60 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. Saiba mais em www.grautecnico.com.br.

Grau Profissionalizante:
A franquia Grau Profissionalizante (antiga Nível A) foi fundada em 2015. “A escola da sua profissão”, como é conhecida, possui completa estrutura voltada para a qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho e, com oito unidades, oferece mais de 30 cursos profissionalizantes, rápidos e práticos, como bombeiro civil, cuidador de idosos, eletricista predial, gastronomia, informática, manutenção de smartphones, mecânica de carros e de motos, e refrigeração, entre outras. Veja mais informações no site www.graup.com.br.

Representantes da Unifametro se reúnem com secretário de Saúde de Maracanaú

Representantes da Faculdade Unifametro Maracanaú, uma instituição de ensino de referência no Ceará, se reuniram com Wagner Souza Gomes, secretário de Saúde de Maracanaú, na manhã desta quinta-feira (30) para discutir possíveis projetos em parceria. A reunião contou com a presença da reitora Denise Maciel, da professora Aline Gurgel, coordenadora do curso de Enfermagem da Unifametro Maracanaú, e Ismael Frota, gerente do Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde de Maracanaú – NUMEPS.

Durante o encontro, a reitora apresentou o trabalho realizado nas unidades da Unifametro e colocou o Campus Maracanaú à disposição para futuros projetos. O secretário mostrou interesse em visitar a instituição de ensino nesta segunda-feira (03/04) para conhecer de perto suas instalações e dialogar sobre possíveis ações conjuntas.

“Ficamos muito felizes com a reunião. Foi uma conversa produtiva e estamos confiantes de que renderá bons resultados. A visita de Wagner à Unifametro será importante para o alinhamento de projetos futuros”, destacou Denise Maciel, reitora da Unifametro.

Saúde da mulher: Abril Roxo alerta para os cuidados e prevenção da adenomiose uteriana

A doença pode atingir uma em cada 10 mulheres no mundo e é caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio na camada muscular do útero

Mais conhecida, a endometriose é uma doença caracterizada pela presença de tecido endometrial (que recobre a parte interna do útero, responsável pela menstruação) fora do útero. Quando esse tecido cresce no miométrio (camada muscular intermediária da parede uterina), ocorre a adenomiose, doença que pode impactar em vários aspectos a vida da mulher, especialmente na fertilidade.

Uma em cada dez mulheres no mundo, em idade reprodutiva, podem sofrer com essa doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Estima-se que, somente no Brasil, 150.000 casos sejam registrados anualmente. Não existe uma causa específica bem estabelecida, mas se sabe a influência genética e epigenética associada. Apesar de as vezes não apresentar sintomas, a doença costuma causar sangramento uterino anormal e provocar dores muito fortes. Essa é uma das principais causas de sangramento anormal e faz parte das doenças que devem ser investigadas quando isso acontece.

A médica e diretora técnica da Clínica Salvata, Kathiane Lustosa, afirma que os sintomas mais frequentes da adenomiose são menstruação abundante e forte dor pélvica, principalmente, durante o ciclo menstrual. “Outros sinais menos frequentes são sangramento fora do período menstrual, dor durante a relação sexual, cólicas menstruais fortes, útero aumentado e dolorido”, complementa a médica. Mas os sintomas costumam melhorar ou até mesmo desaparecer após a menopausa, quando os níveis de estrogênio da mulher diminuem naturalmente.

Tanto a endometriose quanto a adenomiose podem ocorrer em qualquer fase da vida reprodutiva da mulher, da adolescência até a perimenopausa, mas como existe ainda um atraso diagnóstico de 7 – 10 anos, frequentemente ela é identificada em mulheres na faixa etária dos 30 e 40 anos. O diagnóstico pode ser realizado por meio de exame clínico, ultrassonografia transvaginal, ressonância magnética ou histeroscopia. Se necessário, o médico ainda pode solicitar uma biópsia endometrial para descartar outras doenças que causam sangramento.

Caso a paciente esteja assintomática, não tenha interesse em engravidar e esteja perto da menopausa, não é necessário tratar. Já para aquelas que sofrem com os sintomas, o tratamento, na maioria dos casos, é realizado com anti-inflamatórios, hormônios ou cirurgia. “Não existe uma regra, cada paciente precisa ser avaliada, levantando-se em conta seu histórico médico, gravidade dos sintomas e expectativas reprodutivas”, enfatiza a Dra. Kathiane Lustosa. “A cura definitiva seria a histerectomia (remoção do útero), mas neste caso vários fatores precisam ser considerados, principalmente a idade da paciente, a dor que ela sente e se ainda tem interesse em ter filhos”, explica a médica.

Saiba mais sobre a Clínica Salvata
Localizada em Fortaleza, a Clínica Salvata é referência no cuidado com a saúde e qualidade de vida da mulher. Com as médicas Andreisa Bilhar, Kathiane Lustosa e Sara Arcanjo à frente, a clínica é especializada em cuidar da mulher de forma multidisciplinar, contando com profissionais de diversas áreas de atuação e oferecendo consultas médicas e nutricionais, exames de imagem e fisioterapia pélvica. Com um cuidado especial para as mulheres que sofrem com doenças como endometriose, incontinência urinária, prolapsos vaginais e miomas uterinos.

Revista Themis recebe trabalhos científicos para publicação

Revista Themis, periódico científico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), avaliada pela Capes no estrato A3 nas áreas de Direito, Ciências Ambientais, História e Interdisciplinar, recebe, em fluxo contínuo, artigos para avaliação e publicação em suas edições subsequentes.

A publicação semestral aceita artigos dentro de sua linha editorial, abrangendo temáticas de “Justiça, Gestão Pública, Direitos Humanos, Educação e Políticas Públicas” submetendo-os à avaliação pelo sistema duplo cego (double blinder review).

Autoras e autores interessados(as) em submeter seus trabalhos inéditos deverão, inicialmente, cadastrar-se regularmente no sistema da própria Revista. (Clique aqui para se cadastrar)

As regras para submissão de trabalhos originais à revista podem ser acessadas na aba submissões.

Os artigos aprovados para publicação em edições que se encontrem no prelo, com os nomes dos(as) autore(as) e coautores(as) são divulgados previamente no site da Esmec e da própria Revista Themis.