Moda: Shopping Parangaba lança exposição de outono/inverno

Começou uma das temporadas de moda mais marcantes e esperadas pelos fashionistas do mundo todo, inclusive do Ceará: a estação outono/inverno. E, por isso, o Shopping Parangaba traz, a partir desta quinta-feira (06), uma exposição com curadoria feita pelas influencers Mariana Rosas e Dominique Neves, sempre com peças disponíveis nas lojas do empreendimento.

Localizada no Piso L2, próxima à loja Comfort, a exposição mostra como essa estação tão impactante pode ser traduzida para nossa região. De acordo com Mariana Rosas, “na temporada atual de outono/inverno, podemos observar uma diversidade de estilos de modelagem e tecidos, além das tendências de cores. As coleções apresentam peças confeccionadas com tecidos mais nobres e texturizados”, explica.

Já a influencer Dominique Neves, detalha as novas tendências. “O utilitarismo e a alfaiataria ganham ainda mais força quando usadas com as cores da estação. Além disso, couro, trajes corporativos femininos e tricot terão espaço nas vitrines, inclusive aqui no Shopping Parangaba”, afirma.

Mês inteiro de moda

A exposição segue disponível até o final de abril, sempre com entrada gratuita. A mostra conta com mais de 20 lojas participantes, entre moda masculina e feminina, acessórios e calçados. 

Serviço:

Exposição Outono/Inverno Parangaba com curadoria de Mariana Rosas e Dominique Neves    

Data: 06 a 30 de abril  

Local: Piso L2;          

Acesso Gratuito.

Campanha “Abril Laranja” combate e conscientiza sobre a psicofobia 

Com o objetivo de normalizar o cuidado com a saúde mental, neste mês de abril, o tema ganha mais visibilidade graças à campanha do Abril Laranja, que combate a psicofobia, o preconceito contra pessoas que têm transtornos e deficiências mentais. Por isso, a Amar.elo Saúde Mental, startup que leva o bem-estar emocional para o ambiente corporativo, faz o alerta sobre a compreensão do conceito, porque são os preconceitos e estigmas com a saúde mental que afetam a procura por ajuda profissional, impedem o tratamento e até podem levar ao suicídio. 

Desde 2014, a luta contra a psicofobia é uma campanha fixa da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), que tem o intuito de combater o estigma e o preconceito contra as doenças mentais. E assim, no dia 12 de abril, o Ministério da Saúde celebra o Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, trazendo a cada data informações, números e dicas para que a população brasileira reforce o cuidado com a saúde mental.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que o transtorno depressivo já é a segunda causa da perda de dias de trabalho no mundo. Estima-se que pelo menos 10% da população mundial sofra de algum transtorno mental. E até 2030, o custo global desses transtornos pode chegar a US$ 6 trilhões. 

“Portanto, de acordo com os dados conseguimos observar que muitas pessoas sofrem de transtorno mental, então,já passou da hora de normalizar o tema e entender que os preconceitos e os estigmas relacionados à saúde mental têm impactos severos”, comenta Lorena Soares, COO da Amar.elo Saúde Mental. 

Psicofobia dentro das organizações

Muito se fala em alta performance e produtividade, mas pouco se observa como está o profissional que executa essa performance. A psicofobia pode ser um parasita para as empresas, uma vez que desmotiva e adoece. Muitos gestores questionam suas equipes por conta do alto índice de desmotivação pela alta rotatividade.

Mas pouco se leva em consideração a forma como o profissional é gerenciado. As doenças mentais surgem devido a uma somatória de fatores como estresse, ansiedade, preocupação, medo e alta pressão.

“Vale ressaltar que todos nós estamos sujeitos ao adoecimento mental e por isso é necessário entender que seu conceito se refere a um comportamento disfuncional onde se apresentam sintomas ou sinais de desregulação emocional, como: não conseguir se relacionar com as pessoas, alto índice de estresse físico e emocional, violência, aumento dos custos com saúde, entre outros, e isso pode comprometer a rotina de alguma forma”, revela.  

Lorena Soares ainda comenta que é necessário às organizações terem um olhar de atenção com os profissionais, assim implementado políticas internas ligadas à saúde mental do colaborador e criar um ambiente psicologicamente seguro, que surge como uma solução para combater a psicofobia. 

“A ansiedade e o estresse são sintomas comuns dentro do ambiente de trabalho, mas ainda são poucas as organizações que implementam políticas internas ligadas à saúde mental do colaborador. Sendo assim, precisamos normalizar e tratar questões de saúde mental como a mesma seriedade com que tratamos outras questões de saúde, dessa forma seria um bom começo”, comenta a psicóloga.

Como combater

Culturalmente, falar sobre sofrimento psíquico, vulnerabilidade ou transtornos mentais já causa reações de medo e preconceito, e geralmente retraimento social, entre outras consequências. “Portanto, não podemos minimizar o problema dessas pessoas, e ainda tratá-las como se fosse mera vulnerabilidade ou ligá-las com questões de caráter, como se o sujeito adoecido fosse “fraco”, “preguiçoso” ou responsável pelo seu adoecimento”, diz Lorena. 

Vale lembrar que os estereótipos do “louco”, “fraco” e “ incapaz” para pessoas autistas, com problemas de aprendizagem, TDAH, bipolaridade, esquizofrenia, distúrbios de personalidade, ou até mesmo depressão e ansiedade são a forma palpável como a psicofobia se apresenta no dia a dia.

Segundo a psicóloga Lorena Soares, para acabar com a psicofobia é necessário, além de investir na psicoeducação, a construção cultural de ambientes psicologicamente seguros, sejam eles profissionais ou informais,  para que cada vez mais se desfaçam os estigmas relacionados à saúde mental. E também a  construção de espaços de acolhimentos, onde as vulnerabilidades possam ser cuidadas e não escondidas por vergonha ou se tornarem motivadores para exclusão de pessoas de seus cargos e ciclos sociais. 

“Portanto, a luta contra a psicofobia também começa por cada um de nós! Se perceber e ajustar nossos comportamentos e falas são necessários para que possamos vencer essa luta e termos uma sociedade mais emocionalmente segura”, finaliza. 

Saiba mais sobre a Amar.elo Saúde Mental

A Amar.elo Saúde Mental trabalha levando bem-estar emocional para o ambiente corporativo. Criada em setembro de 2021, como fruto da parceria com o Hospital Nosso Lar, a startup tem o objetivo de se tornar uma plataforma de referência no cuidado à saúde mental. Além disso, a startup lançou o seu novo conselho consultivo, formado por profissionais da saúde, RH, gestão corporativa, comunicação e tecnologia, que serão responsáveis por auxiliar na visão de negócios da marca. O site da Amar.Elo pode ser acessado por meio do endereço www.amarelosaudemental.com.br . Para marcar uma consulta, basta entrar no link, clicar na aba que fica ao lado direito da tela e você será conduzido para a página de agendamento.

Unifametro promove Semana do Direito com série de palestras e cursos gratuitos; saiba como se inscrever

O Centro Universitário Fametro (Fametro) é reconhecido por sua excelência na promoção de eventos universitários e, mais uma vez, reafirma sua posição de destaque no cenário acadêmico ao realizar a VII Semana do Direito nos dias 10 e 11 de maio. Com uma programação gratuita que se estenderá das 8h30 às 21h, o evento visa desenvolver competências e habilidades essenciais para uma compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais.

Ao longo dos dois dias, palestras inspiradoras serão ministradas por renomados profissionais da área, incluindo o Ten. Cel. Ricardo Catanho, Del. Francisco Edinaldo Do Vale Cavalcante, Tony Wescley Oliveira e Denise Caetano egressos do Curso de Direito da Unifametro, e a Comissão De Educação Jurídica Da Oab/CE. Além disso, haverá um Mini Curso Sobre Execução Penal, moderado pela advogada Denise Caetano.

“Vamos promover um evento para integração e imersão nas temáticas que envolvem o Direito no cenário atual”, explica a coordenadora, Juliana Wayss. 

Confira a programação completa

Quarta-feira, 10:

Horário: 08h30 – 10h

Palestra: Caso Kiss: Tópicos Jurídicos e Técnicos de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

Palestrante: Ten. Cel. Ricardo Catanho.

Local: Auditório Do Campus Carneiro Da Cunha, 1º Andar

Horário: 14h às 17h Mini Curso Sobre Execução Penal

Facilitadora: Denise Caetano

Local: sala 207 (bloco a do campus carneiro da cunha)

Horário: 19h30 – 21h

Palestra: A Atividade de Inteligência no Enfrentamento ao Fenômeno Das Facções Criminosas

Palestrante: Del. Francisco Edinaldo Do Vale Cavalcante

local: Auditório Do Campus Carneiro Da Cunha, 1º Andar

Quinta-feira, 11

Horário: 08h30 às 10h

Palestra: Advocacia sem fronteiras: como me tornei advogado em portugal

Palestrante: Tony Wescley Oliveira

Local: Auditório Do Campus Carneiro Da Cunha, 1º Andar

Horário: 10h30 às 12h / 14h às 17h

Atividade: Apresentação dos trabalhos

Local: As salas serão divulgadas oportunamente

Horário: 19h às 21h

Palestra: OAB vai à faculdade: ética profissional, prerrogativas da advocacia,

valorização da mulher advogada e combate à violência contra a mulher

Palestrante: Comissão de educação jurídica da OAB/CE

Local: Auditório do campus Carneiro da Cunha, 1º andar

Inscrições: https://doity.com.br/semana-do-direito-unifametro#registration

Sobre o curso de Direito da Unifametro

Com nota 4 na avaliação do MEC (de 1 a 5), o curso é ofertado nos campus Fortaleza, Cascavel e Maracanaú. A estrutura curricular da graduação em Direito da Unifametro irá proporcionar a uma sólida formação generalista e humanística. O curso é ofertado na modalidade presencial, nos turnos manhã e noite, e tem duração de 10 semestres.

Com laboratório pioneiro em reparos caixa de direção e marcha, Grupo Gerardo Bastos lista os principais defeitos apresentados pelos itens

O Grupo Gerardo Bastos, empresa líder em serviços mecânicos no Ceará, é pioneiro na implantação de dois laboratórios especializados em reparos de caixa de direção e caixa de marcha para caminhões, localizados em sua sede em Maracanaú. Com o auxílio dos laboratórios hidráulicos da Bosch e da ZF, a empresa é capaz de realizar diagnósticos precisos e eficientes reparos para garantir o perfeito funcionamento dos itens e evitar acidentes. 

Segundo o diretor comercial do Grupo Gerardo Bastos, Leonardo Araújo, a caixa de direção e a caixa de marcha são componentes vitais para o funcionamento de um caminhão. Deste modo, é fundamental que os itens estejam sempre em perfeito estado. Ele ressalta que essas peças são responsáveis pelo movimento do veículo e qualquer problema pode acarretar em acidentes graves. 

’’O laboratório de reparos de caixa de direção e caixa de marcha do Grupo Gerardo Bastos conta com equipamentos modernos e técnicos altamente capacitados para realizar diagnósticos precisos e reparos eficientes. Além disso, a empresa utiliza peças originais e de qualidade comprovada, garantindo a durabilidade e segurança das peças reparadas’’, comenta Leonardo. 

Principais problemas das caixas de marcha e direção de um caminhão 

Os principais defeitos identificados nas caixas de direção e marcha são os seguintes: 

  • Vazamentos de óleo;
  • Folgas excessivas;
  • Desgaste nas engrenagens
  • Problemas na bomba hidráulica;
  • Problemas de rolamento;
  • Problemas de sincronismo. 

A equipe técnica do Grupo Gerardo Bastos ressalta a importância da manutenção preventiva para evitar problemas mais graves no futuro. 

Com a implantação desses laboratórios especializados, o Grupo Gerardo Bastos reforça seu compromisso com a excelência no atendimento e na qualidade dos serviços prestados. A empresa continua investindo em tecnologia e capacitação de sua equipe para atender às demandas de seus clientes com eficiência e segurança, consolidando-se como referência no setor.

Funcionamento das Lojas do Centro e Shoppings Centers no período da Páscoa

O feriado da semana santa acontece entre a sexta-feira da paixão, dia 7 de abril até o domingo de páscoa, dia 9. Na sexta-feira, as lojas de rua do Centro, da Avenida Monsenhor Tabosa, dos bairros e os shoppings centers estarão fechadas. Durante o feriado estadual, os shoppings centers disponibilizarão cinemas e praças de alimentação, com o horário alterado.

Entretanto, neste sábado e domingo de páscoa, o comércio vai funcionar normalmente. Lojas de rua do Centro devem abrir de 8h às 17h, a depender da decisão dos comerciantes, e quiosques e lojas dos shoppings terão funcionamento das 10h às 22h.

De acordo com o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, é notável um crescimento de vendas no início do mês de abril, devido ao feriadão, com a expectativa de retorno de até 3%.  

“Considerando também que Fortaleza é um destino turístico do Brasil, Fortaleza vai estar realmente lotada, cheia de turistas, e os shoppings centers e lojas de rua deverão aproveitar com suas promoções e suas ofertas, fazendo com que a gente consiga resultados melhores agora no mês de abril. ”

Salvata Experience reúne 150 profissionais da saúde em evento em Fortaleza

As médicas Kathiane Lustosa, Andreisa Bilhar e Sara Arcanjo estiveram à frente da 3ª edição do Salvata Experience, evento científico que ocorreu no dia 25 de março, no BS Tower, reunindo profissionais da saúde de referência internacional, especialmente ginecologistas e obstetras, urologistas, coloproctologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e radiologistas.

O tema principal foi a saúde e a qualidade de vida da mulher, com foco em endometriose, miomas e disfunção do assoalho pélvico. Destaque para a participação dos profissionais Dr. William Kondo, do Centro Avançado de Cirurgia Ginecológica (CEAGIC), ligado ao Hospital Vita Batel e ao Hospital das Nações, de Curitiba; Dr. Luiz Gustavo Brito, presidente da Sociedade Brasileira de Uroginecologia e Assoalho Pélvico, com pós-doutorado em Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva em Harvard Medical School, Brigham and Womens Hospital; e o Dr. Jorge Haddad, chefe do Setor de Uroginecologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC FMUSP).

O evento científico foi promovido pelo Instituto Salvata de Educação, com o apoio da Clínica Salvata, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil), da Rede D´Or São Luiz e da Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (SOCEGO).

Instituto Salvata de Educação

O Instituto Salvata de Educação foi implantado em 2019 e tem como diretoras e sócias as doutoras Kathiane Lustosa, Andreisa Bilhar e Sara Arcanjo, que possuem vasto currículo com atividades acadêmicas e experiências, como professoras e coordenadoras de cursos no Brasil e no mundo. Juntas iniciaram o Instituto Salvata, voltado para a promoção da educação em saúde, com o objetivo de trazer para mais próximo dos profissionais do norte e nordeste conhecimento de ponta e de alto nível científico. A instituição conta com uma ampla rede de professores e colaboradores. As três médicas também são responsáveis pela Clínica Salvata, espaço de referência no cuidado com a saúde e qualidade de vida da mulher, localizada em Fortaleza.

Como utilizar os recursos disponíveis para transformar adversidades em oportunidades?

No livro “(Auto)liderança Antifrágil”, gestor de projetos Victor de Almeida Moreira orienta leitor a ser um profissional criativo, à prova de procrastinação e falta de responsabilidade

Mesmo quando se sabe onde quer chegar e os resultados que deseja alcançar, pode ser difícil estruturar uma jornada real para atingir os próprios objetivos. Foi pensando nisso que o gestor de projetos Victor de Almeida Moreira desenvolveu um conceito (Auto)liderança Antifrágil, que intitula seu primeiro livro.

Publicada pela Editora Gente, a obra é ancorada na metodologia dos 5 A’s – autoconsciência, autorreflexão, autorresponsabilidade, autoignição e autorregulação. Moreira dedica um capítulo a cada definição que, juntas, criam um roteiro executável para tirar do mundo das ideias qualquer objetivo, seja ele pessoal ou profissional.

O grande filósofo chinês Confúcio, comparando a vida humana a uma embarcação em alto-mar,
ensinou que, embora não possamos alterar a direção dos ventos, temos total controle do posicionamento das velas.
Essa foi uma das lições mais presentes em minha vida, quando aprendi que é possível ser criativo ao reposicionar as velas do próprio barco […].
Essa é justamente a ideia da antifragilidade.
((Auto)liderança Antifrágil, pg. 68 – 69)

Obstáculos como o vento em alto-mar sempre vão existir e, assim como os navegantes descobriram maneiras de enfrentar tal adversidade, cada pessoa, ao conhecer a si mesma, poderá gerar soluções cabíveis de acordo com a situação. Segundo o autor, um dos segredos para alcançar o sucesso é constância. “Fazer pouco, mas fazer sempre, pode gerar grandes resultados a longo prazo”, enfatiza.

Formado em Engenharia de Produção, Victor de Almeida Moreira atua como gestor de projetos na MRN, onde lidera o departamento de aquisição e estratégias. Ao longa da carreira, construiu uma sólida experiência na liderança de equipes multidisciplinares e gerenciamento de projetos em empresas como Vale, Deloitte e Anglo American.

FICHA TÉCNICA:
Título: (Auto)liderança Antifrágil
Autor: Victor de Almeida Moreira  
Páginas: 192
ISBN: 978-65-88523-49-0Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 59,90
Link de venda: Amazon

Sobre o autor: Victor de Almeida Moreira é engenheiro de produção, com MBA em Engenharia de Custos e certificações de Project Management Professional® (PMP) e Certified Cost Professional® (CCP). Hoje lidera o departamento de aquisições estratégicas da MRN.

Ao longo da carreira, construiu experiência na liderança de equipes multidisciplinares, mentorias profissionais e desenvolvimento de pessoas e passou por grandes companhias como Vale, Deloitte e Anglo American.

Em alta no país, Curso de Psicologia lidera ranking de matriculados da Unifametro

A busca por formação na área de psicologia aumentou no Brasil nos últimos anos. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), de 2010 para 2021, o número de matrículas aumentou 112,4%. No Centro Universitário Fametro (Unifametro), o aumento na procura pelo curso de psicologia foi de 63% em 2022.

Em um cenário de pandemia, em que a saúde mental das pessoas tem sido afetada de forma significativa, o papel da Psicologia tornou-se ainda mais relevante. Para quem deseja seguir carreira na área, o Centro Universitário Fametro oferece o curso de Psicologia com uma formação completa e abrangente, que visa desenvolver competências e habilidades necessárias para o exercício da profissão. O curso tem duração de cinco anos (dez semestres) e uma carga horária total de 4.000 horas.

Discussões em torno da saúde mental cresceram em todo mundo e inúmeros jovens e adultos, além de buscarem informações mais técnicas sobre suas questões psicológicas, foram em busca de ajuda profissional. “Cresceu também a busca por atendimentos psicológicos nos mais diferentes setores da sociedade, ampliando a valorização da Psicologia nestas diferentes áreas; isso tudo resulta no aumento da quantidade de pessoas interessadas por essa profissão. “, explica José Maia, coordenador do curso de Psicologia da Unifametro.

Nesse contexto de aumento de matrículas na Unifametro, José Maia também destaca a importância de uma formação qualificada de novos profissionais. “Nossos professores são mestres e doutores com vasta experiência profissional, o que facilita o diálogo dos aspectos teóricos com o cotidiano da prática psi. Manter grupos de estudos e extensão e ter acesso a laboratórios de qualidade contribuem diretamente para construção de uma formação responsável, crítica e ética.”, ressalta.

Tráfego pago x orgânico: Qual o melhor?

O marketing digital envolve inúmeros parâmetros e estratégias para fazer a gestão de uma marca na internet. Um desses critérios é o tráfego, que resumidamente, é o conjunto de visitas dos usuários ao seu site. Esse tráfego pode vir de forma natural ou pode ser adquirido investindo dinheiro para que ele aconteça. 

O tráfego orgânico corresponde aos visitantes que chegam até o site, blog ou redes sociais por meio de mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. E tudo isso sem precisar investir em campanhas de anúncios. “Esse alcance orgânico mostra que realmente as pessoas se interessaram pelo serviço, por meio de uma curtida, por exemplo, ou na visualização de um vídeo postado, ou até mesmo por um clique no site”, destaca Daniel Repsold, proprietário das empresas Mark-Se Marcas BH e Agência Natusold, e sócio proprietário das empresas Ginme e System D2x.

Já o tráfego pago, é preciso investir diretamente para que os usuários acessem a página, seja em links patrocinados em buscadores ou posts impulsionados em redes sociais. “Um operador de tráfego pago digital é o responsável pela compra de cliques nos canais pagos, como o Google e Social Ads, e a gestão desse tráfego também é conhecida como gestão de mídia paga”, destaca Daniel. 

Em suma, a diferença entre os dois é que o orgânico gera autoridade com resultados a longo prazo e o tráfego pago gera esses resultados em um prazo menor, quando bem feito. Mas o ideal, de acordo com Daniel, é que ambos sejam trabalhados em conjunto, cada um com seu objetivo bem definido. 

Tráfego orgânico ou tráfego pago?

A decisão de investir em uma estratégia de marketing digital focada em tráfego orgânico ou tráfego pago deverá levar em consideração aspectos como: objetivo, custo-benefício, urgência de resultados e recursos disponíveis. “Os dois se complementam, ou seja, resultados melhores serão alcançados se a sua empresa realizar investimentos nos dois tipos”, frisa o CEO da Agência Natusold.

Além disso, é  preciso pensar a longo prazo desde o início das atividades, pois o tráfego orgânico trará resultados a partir de determinado momento. Ao mesmo tempo, para fazer as vendas aumentarem, o tráfego pago é capaz de alavancar a empresa já nas primeiras semanas. “Essas estratégias quando aplicadas de maneira  certa, complementam uma à outra. Também, a diversidade de tráfego é boa para o site, o que faz com que o orgânico melhore também”, conclui Repsold.

Fonte: Daniel Repsold, proprietário das empresas Mark-Se Marcas BH e Agência Natusold, e sócio proprietário das empresas Ginme e System D2. – @agencia.natusold | @marksemarcasbh –

Queiroz Filho sugere custeamento da energia elétrica do Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar

Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará um Projeto de Indicação, de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), que sugere ao Governo do Estado o custeamento da energia elétrica dos pacientes atendidos pelo Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD).

“Atualmente, a administração estadual cede os equipamentos, pertencentes ao Hospital Infantil Albert Sabin e Hospital Geral Waldemar de Alcântara, para atender domiciliarmente crianças e adultos que são contemplados pelo programa.

Acontece que muitas famílias não conseguem custear o alto valor da energia, sem poder interromper o tratamento que é necessário para a manutenção da vida”, explica Queiroz Filho.

Segundo o parlamentar, a maioria dos pacientes atendidos apresenta doenças neuromusculares progressivas e são
acompanhados periodicamente, durante e após saírem do hospital, por pediatras, cirurgiões pediátricos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos.

“O intuito é não apenas dar mais dignidade e tranquilidade financeira àqueles que são atendidos pelo programa, mas também trazer mais visibilidade a esse tema que, infelizmente, ainda é desconhecido de muitos da nossa sociedade”, concluiu o autor do Projeto.