Paixão de Cristo de Eusébio incentiva a inclusão de pessoas com deficiência

A apresentação da Paixão de Cristo 2023, realizada pela Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, o maior espetáculo a céu aberto do Ceará, com 1.500 participantes, além de movimentar toda a cidade, abriu suas portas para a inclusão, com a participação de 18 pessoas com deficiência, que abrilhantaram o espetáculo e mostraram que com oportunidade eles podem se integrar a sociedade.

A bandeira levantada pelo prefeito Acilon Gonçalves e pela primeira-dama e deputada estadual Marta Gonçalves, contou com a participação efetiva do Núcleo Municipal de Apoio aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME), da UEPA e da Sala de Inclusão. “Fiquei muito orgulhosa em ver esse trabalho, que iniciamos há mais de 20 anos, aqui no Eusébio, mostrar seus frutos para o grande público. Temos alunos inclusive na universidade e isso é resultado de um trabalho de estimulação e de integração das famílias”, disse a primeira-dama e deputada Marta Gonçalves.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que foi um momento de grande emoção ver todos os eusebienses participando de alguma forma do espetáculo. “Temos cidadãos de todos os bairros no elenco e na produção. E as pessoas com deficiência mostraram que o céu é o limite para elas, e como a primeira-dama sempre diz, oportunidades podem salvar vidas. É algo que toca meu coração ver essas pessoas se desenvolverem e se integrarem à sociedade”.

Para a diretora do NAMME, Elieuda do Vale, esse é o maior projeto de inclusão do Ceará. “Eles se envolvem, fazem amizade, exercitam cidadania, estão de igual para igual. E temos a questão da equidade, as coisas que eles têm dificuldades são facilitadas para que aconteça a inclusão deles na peça. Para nós que atuamos no NAMME, é um dos maiores projetos de inclusão no município, o que realiza a inclusão de fato. Eles participam dos ensaios e até da confecção dos figurinos. No ano passado foram 8 participantes e neste ano 18. O importante é que eles estavam lá sentindo a integração verdadeira com os demais participantes”, disse.

Participaram do espetáculo as seguintes pessoas com deficiência: Cícero, soldado de Paulo de Tarso (autista); Daniel Lima, soldado de Herodes (surdo); Rafael Bezerra, soldado de Herodes (deficiente Intelectual); Francisco Adriano, soldado de Herodes (surdo); Francisco Alexandre, soldado de Herodes (surdo); Antônio Marcos, soldado de Herodes (Deficiência Intelectual); Felipe, soldado de Herodes (surdo).

E ainda: Mirella, dançarina de Herodes (deficiência intelectual); Daniele Bezerra, dançarina de Herodes (surda); Ana Vitória, dançarina de Herodes (deficiência intelectual); Artur, multidão (deficiência intelectual); Pedro Isaac, multidão (deficiência intelectual); Francisco de Assis, multidão (baixa visão e deficiência intelectual); Jefferson Miranda, arcanjo (trissomia 21/síndrome de Down); Reginaldo, anjinho (trissomia 21/síndrome de Down) e Gleidson (Kaká), milagres (deficiência física).

O espetáculo contou com tradutores de libras ao vivo que traduziram todo o espetáculo. Sala especial para pessoas autistas, com abafadores de som e luzes levemente acesas.

Últimos dias para se inscrever no Curso gratuito de Especialização em Gestão Cultural 

As inscrições para a terceira turma da Especialização em Gestão Cultural, promovida pelo programa Laboratórios Culturais, seguem abertas até dia 13 de abril. O curso gratuito é voltado para gestores do poder público e da iniciativa privada e profissionais técnicos com experiência em gestão na área da Cultura, disponibilizando 70 vagas ao público geral.

A Especialização é composta por 11 disciplinas e as aulas serão ministradas ao longo de dois fins de semana por mês, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, também oferecendo aos gestores e profissionais, com experiência no mercado, uma série de conhecimentos e novas dinâmicas e orientações quanto ao uso de ferramentas de gestão. 

“A Especialização em Gestão Cultural é uma capacitação fundamental para manter o setor cultural e criativo preparado para novos desafios. É um curso que vai dar sustentação e consistência aos trabalhos que vêm sendo feitos na área cultural e para futuras oportunidades no campo da cultura do nosso estado”, pontua Ingrid Ferreira, diretora dos Laboratórios Culturais e CEO da Quitanda Soluções Criativas.

As inscrições podem ser feitas no formulário disponível no site www.laboratoriosculturais.com

Luciano Freitas, Nath Quarteto e renomados DJs agitam a programação mais exclusiva de Fortaleza no Iate Clube

Além de um momento de descanso, o feriadão é também um ótimo momento para confraternizar, aproveitar sunsets e noites exclusivas regadas a boa música e gastronomia na companhia de familiares e amigos. Nesse contexto, o Iate Clube de Fortaleza, point de diversão e música de qualidade que une experiências de alto padrão na cidade, preparou um line up de atrações que contemplará todo o final de semana. Confira a programação completa!

O agito começa na quinta-feira, com sunset embalado pelo repertório exclusivo de voz e violão do cantor Jota. Na sexta-feira, o DJ Luciano Freitas, que comandará a vibe positiva de sócios e convidados a partir das 18 horas. Nath Quarteto, Eduardo Valença e Thiago Camargo feat. Eddi Sax sobem ao palco na marina do Iate no sábado (8) em uma maratona de apresentações que começa a partir das 13h e vai até às 22h. 

Encerrando o final de semana, a cantora Paula Lopes fará seu show com participação do artista Pilho, a partir das 13h. O DJ Pedro Garcia encerra a noite embalando o público com suas batidas eletrizantes, que irão agitar a festa das 16h às 19h. 

Além dessas atrações, o clube oferece um espaço com piscina e vários brinquedos para as crianças, além dos passeios de canoas havaianas. O couvert de quinta a sexta-feira é a partir de R$ 20 e no sábado e domingo é R$25.

Serviço

Feriadão Iate Clube Fortaleza

Quando: 6 a 9 de abril de 2023

Onde: Iate Clube Fortaleza (Av. Vicente de Castro, 4813 – Cais do Porto, Fortaleza)

Mais informações: https://www.instagram.com/iateclubefortaleza.oficial/

Supermercados esperam crescimento de 15% no consumo para a Páscoa 2023

Nessa período de Páscoa, os supermercados brasileiros já estão preparados para oferecer aos clientes uma grande variedade de opções para atender a todos os gostos e bolsos. De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), a variedade será a marca da Páscoa em 2023.

Segundo os supermercadistas, os destaques da categoria para o almoço são peixes em geral e bacalhau, que devem ser muito procurados pelos consumidores. Entre os produtos mais procurados estão Ovos de chocolate de 100g a 521g (20%), mini-ovos, coelhos de chocolate e barras de 60g a 101g (25,1%) e bombons (26,7%). Outros itens que devem impulsionar o consumo em volume no período são colomba pascal de chocolate (14,4%) e colomba pascal de frutas cristalizadas (23,8%).

Para o almoço, os destaques da categoria são peixes em geral (19,6%), bacalhau (18,9%), ovos de galinha (17,3%), batata (15,4%), azeitona (14,4%), azeite (14,3%). Na cesta de bebidas, o consumo deve ser puxado por cerveja (23,7%), vinho importado (20,6%), suco (19,3%), refrigerante (18,7%) e vinho nacional (17.7%). 

Os consumidores devem se preparar para preços médios mais altos este ano. De acordo com a ABRAS, os ovos de chocolate e as bebidas devem ficar, em média, 13% a 18% mais altos do que no ano passado, enquanto os alimentos devem ter um aumento de 17%.

“A Páscoa é o momento em que as famílias buscam produtos de maior qualidade, como pescados, bacalhau, azeites, vinhos, cervejas e os tradicionais chocolates, tanto em barras quanto em ovos de chocolate para consumo ou presentear”, compartilha Nidovando Pinheiro, presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu).

Os supermercadistas também observaram que a maior demanda pelos produtos ocorre na semana que antecede a Páscoa, com um aumento de 50% na comercialização. Portanto, este é o momento ideal para aproveitar a oportunidade e apostar na comercialização dos itens sazonais para tornar a loja ainda mais atrativa para os consumidores.