Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico atende no Conjunto Esperança até 14 de abril

Para ampliar as ações de empreendedorismo sustentável, bem como facilitar o acesso da população aos serviços ofertados pelo Sine Municipal, a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza a unidade de Atendimento Móvel do Desenvolvimento Econômico que, mensalmente, percorre os bairros da cidade. Até o dia 14 de abril, a unidade da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) oferta serviços voltados para os empreendedores e trabalhadores do bairro Conjunto Esperança. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na avenida Contorno Sul (na altura da praça do posto de saúde Graciliano Muniz).

No local, a população tem à disposição ações de formalização de negócios; capacitações; consultorias; atendimento ao empreendedor e ao empregador; orientação profissional; busca por vagas de emprego, por meio do Sine Municipal; e acesso a crédito orientado, por meio do Programa Nossas Guerreiras. Além disso, os técnicos da SDE estão disponíveis para elaboração e emissão da declaração anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) e informações sobre programas como Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro.

Após o atendimento no Conjunto Esperança, que foi prorrogado por solicitação da comunidade, o equipamento seguirá para outros bairros, mediante solicitação da população e lideranças. “A ideia é levar todos os serviços de desenvolvimento econômico para todos os bairros de Fortaleza. Já passamos pelos bairros Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Centro, Parque Santa Rosa, Passaré, Pirambu, Messejana, Vicente Pinzón, José Walter e o que temos observado é um fluxo intenso de pessoas buscando os serviços do Desenvolvimento Econômico”, enfatiza o titular da SDE, Rodrigo Nogueira.

Instituto Atlântico promove webinar gratuito sobre transformação digital e inovação nas empresas 

Conforme aumentam as pressões de custo e o corte de orçamentos por empresas americanas, o nearshoring, fusão das palavras nearshore e outsourcing que juntas significam a contratação de uma equipe remota que esteja próxima geograficamente da sede da empresa, tem sido um grande atrativo econômico para negócios em tecnologia. 

Devido ao crescimento dessa estratégia, o Instituto Atlântico promove no dia 11 de abril (terça-feira), às 18h, o webinar gratuito Como a Transformação Digital pode ajudar empresas a competir no mercado internacional. Robert Janssen, CEO da OBr.global, presidente da Assespro RJ – Federação Brasileira de Tecnologia e Vice-presidente da WITSA – World Innovation, Technology and Services; Victor Castro, engenheiro de Software e especialista em transformação digital do Instituto Atlântico; e Carissa Castro, cofundadora e CEO da Logica serão os debatedores do evento online. 

O nearshoring não se limita à contratação de profissionais de países próximos. Na verdade, trata-se de uma procura por empresas em outros países com fuso horário semelhante e compatibilidade cultural para que possíveis barreiras entre empresa e a terceirizada sejam diminuídas. Esse modelo permite a muitos profissionais e instituições brasileiras a oportunidade de trabalhar remotamente para contratantes no Canadá, Estados Unidos e na Europa, por exemplo. Nosso webinar será bem esclarecedor para quem está cogitando se habilitar para essa promissora estratégia de mercado“, afirma Robert Janssen, CEO da OBr.global e parceiro do Instituto Atlântico.

O webinar “Como a Transformação Digital pode ajudar empresas a competir no mercado internacionalserá gratuito, com transmissão via Zoom. Para obter o link, é necessário realizar inscrição por meio do site Eventbrite. Mais informações no site do Instituto Atlântico.

O Instituto Atlântico

O Instituto Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia, sem fins lucrativos, desenvolvido para fornecer soluções científicas e tecnológicas. Com 21 anos de atuação, o Atlântico aplica práticas ágeis desde 2008, sendo pioneira e líder no Nordeste neste quesito. Em 2012, foi a 1ª ICT do Nordeste a conquistar o Prêmio FINEP de Inovação. Em 2019, foi considerado, pelo International Telecommunication Union, uma das 10 melhores práticas para construções de ecossistemas de inovação do mundo. Atualmente, possui mais de 750 colaboradores, com índice de satisfação do colaborador em 90%, trust index 96 e índice de satisfação do cliente 83%. 

Simpósio Internacional de Psicanálise da Unifor celebra os 100 anos do texto “O Eu e o Isso” de Freud

Segundo as professoras do curso de Psicologia da Unifor, Sabrina Matos e Juçara Mapurunga, a programação do Simpósio foi pensada no sentido de abrigar questionamentos acerca da atualidade da obra centenária, mas também possibilitando transitar por temas relevantes e suas conexões com a invenção freudiana. 

“O repertório das mesas-redondas, dos palestrantes, da edição especial do projeto ‘A psicanálise vai ao cinema’ assim como as apresentações artísticas foi tecido elencando as mais diversas narrativas e suas ancoragens conceituais do dispositivo inaugurado por Sigmund Freud”, acrescentam as docentes.

“O Eu e o Isso” é considerado um dos principais trabalhos teóricos de Freud, obra na qual o mestre vienense faz a mais detalhada exposição da estrutura e do funcionamento da psique, lançando a hipótese da divisão em três partes: ID, EGO e SUPEREGO.

A primeira edição do Simpósio de Psicanálise da Unifor aconteceu em 2019, homenageando o texto centenário de Freud intitulado “Deve-se ensinar psicanálise nas universidades?” e recebeu mais de 1.200 inscritos.

Serviço

Simpósio Internacional de Psicanálise

Data: 11 a 13 de abril de 2023

Horário: confira na programação

Local: Auditório da Biblioteca da Unifor ((Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz)

Inscrições aqui

Feira de Estágios e Empregos oferece mais de 200 oportunidades

Acontece nos dias 11 e 12 de abril, de 8h às 11h, nas unidades da Bezerra de Menezes e Dunas, respectivamente, mais uma edição da Feira de Empregabilidade do UniFanor Wyden. Neste ano, serão ofertadas mais de 200 vagas em parceria com grandes empresas. 

Para Daniella Araújo, Coordenadora de Relacionamento do UniFanor Wyden, o objetivo da ação é dar oportunidade aos alunos e egressos de conhecer as tendências do cenário atual e de receber orientação de carreira para o desenvolvimento profissional. “ Com isso, ampliamos as possibilidades dos alunos de inserção no mercado de trabalho. Além de oportunizar a interação com as empresas que disponibilizam as melhores oportunidades de estágio e emprego.” comenta Araújo. 

Poderão participar alunos, ex-alunos, estudantes de outras instituições e, também, profissionais que buscam recolocação no mercado de trabalho. Para ter acesso às vagas, basta comparecer nos dias e horários dos respectivos campus em Fortaleza. Na terça-feira (11), o evento acontece na unidade da Bezerra de Menezes, localizado na Av. Bezerra de Menezes, número 1277, bairro São Gerardo. Já na quarta-feira (12), a ação será realizada na unidade Dunas, na Rua Antônio Gomes Guimarães, número 150, bairro Papicu. 

Durante o evento, será possível conhecer as carreiras que estão em evidência, ficar por dentro das tendências em processo seletivo e conferir empregos em empresas parceiras como CIEE, IEL, SUPER ESTÁGIOS, Conecta Estágios, Rede cidadã, SINE IDT, Link Estágios, RH Beach Park, Isbeth entre outras.

Confira a programação de abril das Feiras de Pequenos Negócios em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza segue com a realização de Feiras de Pequenos Negócios em vários pontos da cidade. Até 30 de abril, as vendas acontecem nos Vapt Vupts Antônio Bezerra e Messejana e nos terminais de ônibus (Siqueira, Papicu, Messejana, Antônio Bezerra, Parangaba, Lagoa e Conjunto Ceará), sempre das 8h às 18h.

O Projeto também conta com seis boxes localizados na Feirinha da Beira Mar, que também contemplam beneficiários dos Programas Costurando o Futuro e Nossas Guerreiras. Os boxes funcionam todos os dias, sempre das 17h às 22h. “São espaços na melhor vitrine de Fortaleza, que é a nova Beira Mar, para ajudar na renda de quem mais precisa”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

As feiras de pequenos negócios têm o objetivo de estimular a geração de emprego e renda para os pequenos empreendedores da cidade. Em funcionamento desde 2014, foram realizadas 2.513 feiras e cadastrados 2.435 artesãos, movimentando mais de R$ 7,9 milhões na economia de Fortaleza.

Os interessados em comercializar produtos nas feiras devem entrar em contato com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) pelo telefone 0800 081 4141. Para realizar o cadastro, basta apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, além da amostra do produto.

Serviço:
Programação das Feiras de Pequenos Negócios
Data: até 30 de abril de 2023

Funcionamento: segunda à sábado
Horário: 8h às 18h
Terminal Siqueira (Av. General Osório de Paiva, 2955 – Vila Peri)
Terminal Papicu (Rua Pereira de Miranda, 187 – Papicu)
Terminal Messejana (Av. Jornalista Tomaz Coelho, 245 – Messejana)
Terminal Antônio Bezerra (Av. Coronel Carvalho, 3780 – Antônio Bezerra)
Terminal Parangaba (Av. Pedro Ramalho, 130 – Parangaba)
Terminal Lagoa (Rua Gomes Brasil, 555 – Parangaba)
Terminal do Conjunto Ceará (Av. L, 113 – Conjunto Ceará II)
Vapt Vupt Messejana (Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 – Messejana)
Vapt Vupt Antônio Bezerra (Rua Demétrio Menezes, 3751 – Antônio Bezerra)

Funcionamento: todos os dias
Horário: 17h às 22h
Feirinha da Beira-Mar (avenida Beira-Mar, 2800)

Posto de atendimento do CIEE tem novo endereço em Fortaleza

Para ampliar o atendimento aos jovens cearenses, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE passou por uma mudança importante em Fortaleza. Desde segunda-feira, dia 3 de abril, o posto de atendimento da capital passou a funcionar em um novo endereço. O serviço já está sendo feito no posto do Centro de Convivência Universitário (CCU) da UNIFOR, localizado na Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h. 

Entre os serviços ofertados estão o cadastro de estudantes; oferta de vagas para os programas de estágio e aprendizagem; CIEE ONE, área especializada em planejar, elaborar e executar processos de seleção de maneira personalizada e customizada para empresas que estão buscando novos talentos; acesso à plataforma CIEE Saber Virtual, com 82 cursos on-line gratuitos e o Inclui CIEE, programa de diversidade e inclusão da instituição. 

Empresas, estudantes e instituições de ensino terão mais conforto e praticidade para aproveitar os serviços oferecidos pelo CIEE. O cadastro e demais serviços podem ser realizados também pelo portal CIEE www.ciee.org.br e pelo telefone 3003-2433 (o custo é de uma ligação local em qualquer região do País, mesmo que solicite o DDD). 

CIEE 59 anos – Transformando vidas, construindo futuros

Desde sua fundação, há mais de 59 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Educação para o trânsito é responsável por redução de mortes na malha viária no Brasil

Pesquisa do Instituto Nacional de Segurança Viária (INSR) revelou queda no número de mortes no trânsito no Brasil entre os anos de 2000 e 2022. Segundo o Instituto, em 2000, o número de mortes foi de 39.913. Dois anos depois o número caiu para 26.997, representando uma redução de 32,4% no período. O presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs), Eliardo Martins, atribui a redução a um reforço maior na educação para o trânsito.

“A educação é a base para a construção de uma cultura de segurança no trânsito e é essencial para mudar comportamentos e atitudes que colocam vidas em risco. Os resultados positivos comprovam e mostram que devemos investir ainda mais no caminho da educação para o trânsito e as autoescolas, através de seus instrutores, são as grandes responsáveis por esse processo”, afirma o presidente.

CNH

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o número de carteiras de habilitação válidas no Brasil cresceu 38% na última década, somando ao todo mais de 78 milhões de condutores habilitados em todo o país, um número muito acima da população do País.

Eliomar Martins defende que tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é imprescindível para aprender técnicas de direção e pilotagem, direitos, deveres, entender sobre as vias e, acima de tudo, sobre respeito e segurança. “Infelizmente muitas pessoas ainda insistem em dirigir e/ou pilotar sem a habilitação, o que é um grande risco para todos que compartilham as vias. Esperamos que as pessoas ganhem cada vez mais consciência de que a CNH não é só um documento legal, mas principalmente um garantidor de que o condutor tem capacidade e conhecimento para dirigir com segurança e respeita as leis de trânsito”, finaliza Eliardo.  

 Em Fortaleza

Em Fortaleza, o cenário de redução das mortes não é diferente. De acordo com levantamento da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), o número de mortes no trânsito vem caindo desde 2014. Ao todo, a redução foi de mais de 58% em Fortaleza.

Eliardo Martins destaca que, em Fortaleza, além do investimento na educação para o trânsito focado em desenvolver hábitos seguros e conscientes nos motoristas, principalmente para os cidadãos que tiram pela primeira vez a CNH, a parceria com os órgãos de trânsito e com a Prefeitura de Fortaleza que tem reforçado e adotado políticas de redução de tráfego, ações de educação, fiscalização, engenharia de tráfego e comunicação. “Tudo contribui para os resultados positivos”, finaliza Eliardo.

A importância da gestão de risco para os negócios

Um bom planejamento é essencial para administrar uma empresa, isso porque conhecer o mercado, ter um preparo financeiro e alinhar os objetivos e metas a serem conquistados auxiliam o empreendedor rumo ao sucesso da organização. O que muitos empreendedores acabam deixando em segundo plano é o mapeamento de riscos, deixando de prever as incertezas que a empresa pode enfrentar com o passar dos anos. De acordo com dados do Ministério da Economia, mais de 1,4 milhão de negócios formais foram fechados em 2021.

O advogado Rander Madeira, especialista em Direito Empresarial, explica que a gestão de risco procura identificar, analisar e preparar a empresa para quaisquer imprevistos a que ela esteja submetida. “Essa área de gerenciamento identifica a probabilidade e os impactos causados por possíveis imprevistos que venham a acontecer, sejam eles negativos ou positivos, de qualquer escala ou natureza. O objetivo dessa técnica é alcançar melhores resultados ao fim de todos projetos”, enfatiza. 

Os riscos são eventos que têm uma causa e geram consequências. Apesar de passarem a ideia de algo negativo, existem riscos que não geram prejuízos, mas sim a perda de uma oportunidade de ganhos. “Caso o impacto seja positivo, fala-se que esse evento é uma oportunidade. Assim, uma empresa tem a oportunidade de ganhar um cliente, por exemplo. Por sua vez, quando o impacto é negativo, fala-se que esse evento é um risco. Assim, uma empresa que não paga salário tem um risco de ser processada e isso lhe gera um passivo trabalhista”, destaca Rander. 

Qual é a importância da gestão de riscos?

  • Evita e minimiza perdas;
  • Garante o compliance interno e externo;
  • Aumenta a produtividade e agilidade dos times;
  • Zela pela segurança dos colaboradores.

Além disso, a gestão de riscos é um processo que deve ser encarado de forma cíclica, ou seja, é um trabalho contínuo. “Para ter uma gestão mais efetiva dos riscos do negócio é preciso organizar o ambiente, identificar, mensurar e responder os perigos”, conclui o advogado. 

Fonte: Rander Madeira, advogado (@randermadeira)

RINO celebra 60 anos com rebranding e nova sede

A escultura artística de um rinoceronte em tamanho real em frente à nova sede da agora que atende pelo nome RINO & PARTNERS já anuncia o clima de renovação – ou melhor, “rinovação”, termo adotado pela agência para celebrar o momento: adesivado com os símbolos arquitetônicos da capital paulista, ele marca a mudança da antiga agência RINO COM da Avenida 9 de Julho, uma das principais da capital e icônica casa por onde permaneceu por mais de vinte anos, para um novo espaço que introduz a narrativa de arte e design de 600m² no Pacaembu, em São Paulo, para comemorar seis décadas de muito trabalho, boas histórias, propagandas marcantes e novidades para muitos anos mais. Com o conceito “rinovar”, a agência continua se reinventando constantemente. Para Fernando Piccinini, vice-presidente de criação da RINO & PARTNERS, “é uma agência nova com 60 anos de experiência”.

“Temos um novo nome: somos agora RINO & PARTNERS. Partners porque somos mais do que nunca a soma de variadas inteligências e skills. Uma agência de alta performance em todos os mundos e mídias, com um diferencial que pouquíssimas agências têm: um big data de seis décadas, o que faz da gente uma espécie de “Google” de soluções do mercado publicitário. Tudo isso em uma nova e inspiradora casa com ares de galeria de arte. Na prática, o nome nasce da ideia de atender com ainda mais qualidade e amplitude todas as necessidades de nossos clientes, sem que precisem recorrer a outras empresas”, diz Rino Ferrari Filho, presidente da agência.

A RINO & PARTNERS é uma das agências de publicidade mais longevas do país e 100% nacional, que completou 60 anos de fundação. Seus pilares se sustentam na ética, tradição, confiança, conhecimento e inovação, além da expertise em soluções e em segmentos. Atende clientes que são fiéis e duradouros e acumulou ao longo dos anos inúmeros cases de sucesso, relevantes, que colaboraram diretamente para a construção da história da propaganda brasileira, além de acompanhar os principais momentos de evolução da comunicação no país.

“Sabemos que os clientes se identificam com nosso jeito de trabalhar. Ao longo desses anos nos tornamos uma “construtora de marcas” e o maior exemplo disso foi a BIC, atendida pela RINO por 36 anos”, avalia Esdras Maciel, vice-presidente executivo. A agência foi uma das responsáveis por lançar a marca Heinz no Brasil, ajudou a dar voz institucional à Gerdau, e foi a responsável pela campanha da Bienal do Livro de 2022 “Todo mundo sai melhor do que entrou”, sucesso absoluto da que foi considerada “a Bienal das Bienais”; a Zoetis também foi uma conta atendida pela RINO por 57 anos – a segunda história mais longeva de relacionamento entre agência e cliente em propaganda”, conta Fernando.  A campanha “SP PRA TODOS” foi a maior campanha de turismo de São Paulo e a RINO fez todo o planejamento e execução – um dos maiores investimentos em turismo feito pelo Convention & Visitors Bureau com o apoio da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas.

Há 25 anos, Rino Ferrari Filho, presidente; Esdras José Maciel, vice-presidente executivo e Fernando Piccinini, vice-presidente de criação, assumiram a sociedade da agência. Mauricio Noznica Penessor, diretor de planejamento, está há 16 anos no corpo diretivo. Durante seis décadas, a RINO COM atendeu em torno de 200 marcas e 1.200 funcionários já passaram pela agência ao longo de sua história. Rino Ferrari, pai de Ferrari Filho, fundou a agência em 1962. “Existe uma hereditariedade, uma sucessão exitosa que participa da propaganda, além de ser conselheiro do Conar (como representante da ABAP), diretor do Sindicato das Agência de Propaganda de São Paulo e representa a Fenapro no CENP, o que mostra a credibilidade da agência”, comenta o vice-presidente de criação da agência.

“Meu pai fundou a agência quando eu tinha 6 anos. Vivo isso desde que nasci. Adoro saber um pouco de tudo e com a generalidade da profissão, aprendemos muito com os clientes. Herdei um trabalho muito grande, aprendi muito rápido com todos eles, especialmente com meu pai e com o Esdras. Foram desafios imensos, passamos por várias crises do país e também vivemos os tempos áureos da propaganda: fazíamos conceitos perenes, temas que duram até hoje. Esse imediatismo e brevidade da comunicação atual nos provoca e procuramos conciliar a nossa experiência com essa modernidade, com raciocínio inteligente, que promova construção de marca. Para mim, vou ficar muito feliz em seguir a tradição da agência. Temos experiência, espírito de luta, esforço, dedicação, disciplina”, constata Rino Ferrari Filho.

“Viva e cheia de gás”, como diz Fernando Piccinini, a agência segue inovadora, criativa e funcional com um time de profissionais comprometido, leal, engajado e com alta capacidade de entrega para posicionar marcas, estreitar relacionamentos, criar pensando em eficiência, monitorar resultados e redirecionar constantemente o plano tático, com a confiança e reputação de uma agência com tantas décadas de experiência. “Continuamos trabalhando 360 graus. Entendendo as novas mídias e os processos de modernidade”.

A RINO & PARTNERS é a única agência brasileira integrante da principal rede de agências independentes ICOM – International Communications Agency Network (www.icomagencies.com), oferecendo serviços de comunicação em mais de 60 países. Uma operação multilocal gerida no país de origem, sem subordinação a nenhuma matriz, cobrindo mais de 90% do mercado mundial.

Em 2023, seu tradicional pôster estampa um clima festivo, de mais esperança e de luz – nova e colorida para o Brasil. “Não tem um elemento que não faça parte da arquitetura paulistana. São 22 símbolos de São Paulo impressos nessa composição gráfica, que resultou em um trabalho de grande impacto, com explosão de cores”, diz Fernando Piccinini. Na obra, assinada por Helio de Oliveira, figuram o MASP, o COPAN, o Instituto Tomie Othake, entre outros.

A nova sede da RINO & PARTNERS brinca com o conceito de #rinovação a partir da essência. “Temos uma semiótica muito legal. Por que esta casa? Para revelar o melhor de nós, essa essência, esse mergulho na nossa raiz. Um momento novo que é permanente”, adiciona Fernando. Também, será um espaço para as mais diversas manifestações artísticas e culturais e os sócios preveem um calendário de eventos para 2023, com exposição de obras de arte, fotos, instalações, além de encontros, saraus e reuniões. “Uma agência de comunicação deve ser a ponta da lança de diversas ações para abrirmos a casa, usando a parte cultural para se colocar nas questões da comunicação como um todo, como debate, palestra e voz”, finaliza Mauricio Noznica Penessor, diretor de planejamento.

Centro Universitário em Fortaleza oferece graduação com preço fixo até o final do curso

A Estácio Ceará está com inscrições abertas para seus diversos cursos de graduação, e com uma campanha especial para quem optar pela metodologia semipresencial: quem se matricular até o dia 20 de abril terá todas as suas mensalidades, até o fim do curso, com o valor base de R$ 299. Com o benefício, o valor base não sofre alteração ao longo dos semestres, o que garante ao candidato que o reajuste anual, vinculado exclusivamente à inflação e custos operacionais, seja mínimo, possibilitando uma previsibilidade de custo até a conclusão da graduação.

Mais detalhes sobre inscrições nos cursos e o ingresso nas Unidades podem ser obtidas pelos telefones (85) 3293-4218 (Centro), (85) 3270-6759 (Via Corpus) e (85) 3194-9628 (Parangaba), ou também pelo site estacio.br.

O formato semipresencial da Estácio possui uma metodologia criada para conectar a expertise do ensino presencial com a inteligência do digital, tornando a sala de aula mais interativa e colaborativa. Neste formato, o aluno cursa disciplinas presenciais, garantindo assim, a experiência presencial em aulas no campus, incluindo laboratórios, até duas vezes por semana, além de estudar em disciplinas ofertadas por meio da plataforma de ensino digital.

A Estácio Ceará possui um portfólio de cursos amplo e com diferentes formatos de ensino, e oferece em Fortaleza as graduações em Odontologia, Medicina Veterinária, Psicologia, Enfermagem, Direito, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Estética e Cosmética, Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Engenharias Civil, Produção, Elétrica e Mecânica, além dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências da Computação, Rede de Computadores.

Presente em 24 estados e no Distrito Federal por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o ensino digital, a Estácio oferece cursos de graduação em diferentes metodologias de ensino, pós-graduação e cursos de extensão. A instituição aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado, e seus currículos são alinhados às necessidades do mercado de trabalho.