Queiroz Filho sugere instalação de restaurantes populares nas proximidades de hospitais regionais

Começou a tramitar nesta terça-feira, 18, na Assembleia Legislativa do Ceará, um Projeto de Indicação, de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), que torna obrigatória a instalação de restaurantes populares nas vizinhanças dos hospitais regionais do estado.

“Os hospitais regionais do Ceará atendem um grande número de pacientes que, muitas vezes, são acompanhados por visitantes. Não é incomum essas pessoas enfrentarem dificuldades para encontrar refeições de qualidade e preços acessíveis nas proximidades. Por isso, acredito que a instalação de restaurantes populares nas circunvizinhanças das unidades de saúde irá ajudar a suprir essa demanda”, afirma Queiroz Filho.

De acordo com o Projeto, a gestão dos restaurantes populares ficaria sob a responsabilidade do Governo do Estado, em parceria com empresas privadas ou organizações não governamentais. A localização dos estabelecimentos seria definida com base nas orientações dos hospitais regionais, considerando a acessibilidade e a facilidade de locomoção dos usuários.

Queiroz Filho também argumenta que a iniciativa pode estimular a geração de empregos e a economia local. “O objetivo é proporcionar mais motivação e qualidade de vida para os funcionários e usuários dos hospitais regionais do Ceará, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região”, explica.

Rafa Kalimann usa vestido exclusivo com mais de 1.600 orquídeas negras em 3D em ensaio fotográfico

Em parceria com o Boticário para o lançamento da linha de cuidados corporais noturnos Nativa SPA Orquídea Noire, Rafa Kalimann entregou muita intensidade e sensualidade em ensaio captado pela fotógrafa Mylena Saza (@mylenasaza). A apresentadora teve o look, com mais de 1.600 orquídeas negras em 3D feitas uma a uma à mão, revelado em um ensaio fotográfico exclusivo.

image.png

O vestido é inspirado no ingrediente especial do lançamento de Nativa SPA: a orquídea negra, a flor mais rara dentre as espécies existentes, que chega à linha em uma releitura moderna e noturna trazendo o luxo e a intensidade de sua beleza. “A orquídea negra traz muita sofisticação, e as flores tridimensionais vêm ganhando espaço nos red carpets, sendo uma potente tendência de moda deste ano. Com isso em mente, fomos atrás de nomes renomados da moda que materializasse nosso insight com excelência conectando-o ao lançamento da linha”, explica Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. “Nativa SPA é uma marca que provoca o sentir intensamente, criada para mulheres que buscam viver em sua máxima potência”, encerra.

A peça foi desenvolvida por Victoria Ruiz, renomada estilista venezuelana residente em Londres, com direção criativa do fashion stylist Pedro Sales, responsável por muitos looks icônicos das celebridades. “Inspirado na Flower Skin, compusemos um vestido inédito, repleto de orquídeas negras. As orquídeas foram utilizadas para ressaltar a intensidade, a beleza e os mistérios que existem por trás do desabrochar das flores”, aponta o estilista.

Para Victoria Ruiz foi um desafio criar uma peça diferente mantendo a essência da técnica Flower Skin e da alta costura. “O objetivo era entender o quão longe poderíamos ir com a técnica Flower Skin, em uma nova direção, mas ao mesmo tempo mantendo a essência da técnica na peça. Para mim, as flores são símbolos de beleza, nascimento e esperança. A criação foi um desafio, pois envolveu diversos profissionais e extrapolou os limites do conceito, transformando a técnica em uma peça de roupa usada em uma campanha”. A artista revela que foram 50 horas de produção. “Nesse novo caminho da alta costura, queremos entender de que maneira podemos usar a técnica de diferentes formas, sem perder a originalidade”, encerra.

“É muito especial poder representar a marca usando uma peça exclusiva, feita para mim. Me senti sensual, intensa, fui na máxima potência com ela no corpo”, comenta Rafa Kalimann. A atriz, revela se sentir nutrida por novos estímulos, novas sensações e descobertas, como a recém-revelada aptidão para a dança. Ter ocasiões especiais de toque para o corpo dentro da rotina agitada, com itens essenciais que exaltam a perfumação e hidratação da pele, é algo que ajuda a despertar a sensualidade e o autoconhecimento. “A meu ver, a sensualidade e a intensidade estão no sentir. Quando a gente se sente sexy, apenas somos”, ressalta.

Como a educação superior se conecta e fortalece a agenda ESG

Para prestar contas à sociedade de sua agenda com 24 compromissos públicos e explorar as diversas formas de as universidades se conectarem ao tema ESG, a Yduqs, um dos maiores grupos educacionais do país, que atende a 1,2 milhão de alunos, irá realizar, no próximo dia 28 de abril, a segunda edição de seu Fórum ESG – uma oportunidade de aprender sobre ESG e de conhecer estratégias, iniciativas e exemplos de vida que tornam tangíveis os impactos positivos da educação sobre a sociedade. O evento terá a participação de executivos da empresa e de convidados externos de renome em suas áreas, e será gratuito. A transmissão será pelo canal da Yduqs no YouTube, a partir das 15h do dia 28.

“A promoção da agenda ESG é um processo, que envolve intencionalidade, colaboração e governança. Nós, do setor de educação, temos o privilégio de atuar em uma área que é puro impacto social positivo, mas com esse privilégio vem a responsabilidade de ampliar o acesso à informação, às melhores práticas. Esse é o objetivo do Fórum. Não só contar como estamos, mas ajudar organizações e indivíduos a se enxergarem nessa agenda e a entender mais profundamente o tema”, explica Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Yduqs e presidente do Instituto Yduqs, o braço social do grupo, que também assina a realização do evento.

A ideia de que a transformação social que a Educação induz acontece, de fato, quando os egressos chegam ao mundo do trabalho serve como tema central do Fórum de 2023. A jornada do ensino médio ao mercado é, no entanto, repleta de desafios, e o evento irá tratar de soluções possíveis para os principais deles – a questão do acesso amplo, o sucesso acadêmico, o suporte na definição de carreira e o papel da tecnologia como ferramenta para docentes e alunos. Para ampliar o debate, o Fórum terá participações especiais de convidados como a deputada federal Tabata Amaral, o educador e filósofo Gabriel Chalita e a presidente do Instituto Península, Heloísa Morel, além de diversos executivos e docentes da Yduqs.

Relatório de Sustentabilidade – O Fórum irá marcar também o lançamento do Relatório de Sustentabilidade da Yduqs referente ao ano de 2022. Este ano, o documento, que é referência no gênero, terá formato de relato integrado, asseguração externa independente e um conjunto mais amplo de indicadores, das metodologias GRI e SASB. Entre as 24 metas definidas em 22, destacam-se a oferta de conteúdos de capacitação ambiental de forma transversal nas instituições do grupo, e que irão atingir 2 milhões de alunos até 2025, diversas ações pioneiras na frente ambiental (como a conclusão do inventário completo de gases de efeito estufa e a geração própria de energia elétrica) e o atendimento a mais de 700 mil pessoas por meio de atividades de extensão e ações do Instituto Yduqs. A Yduqs é uma das poucas organizações do país e a única do setor de Educação a ter o rating A pela MSCI, consultoria referência internacional em práticas ESG.

Serviço

II Fórum ESG Yduqs

Dia 28 de abril, às 15h

Transmissão ao vivo e gratuita pelo canal da Yduqs no YouTube: www.youtube.com/yduqstv

Cerbras expõe novidades na Coverings, maior feira do setor de revestimentos da América do Norte

A  Coverings 2023, maior feira do setor de revestimentos, cerâmicas e pedras naturais da América do Norte, acontece no Orange County Convention Center, em Orlando, nos Estados Unidos, a partir de hoje, dia 18/04. A Cerbras, empresa cearense com mais de 30 anos de experiência no mercado de porcelanatos e revestimentos cerâmicos, é uma das participantes do evento.

O diretor comercial e de marketing da Cerbras, Leonardo Vasconcelos, comentou que durante a feira serão apresentados todo o mix de produtos do portfólio da empresa, principalmente a linha de grandes formatos, além de buscar novas tendências e inspirações para os próximos anos da empresa.

“Somos um dos maiores exportadores do País e esta é uma oportunidade de expandir ainda mais os negócios para outras partes do mundo. A Coverings é uma grande oportunidade para fazer contato com diversas empresas do segmento de porcelanatos, então além de apresentar nossos produtos, buscamos conhecer o que há de mais novo no mercado, para traçarmos as próximas criações e desenvolvimentos para a Cerbras”, conclui.

A conferência deste ano acontece até o dia 21 de abril e conta com a participação de mais de 800 expositores de 30 países. O evento atrai a participação de mais de 20 mil profissionais, entre fabricantes, varejistas, construtores, empreiteiros, além de profissionais da comunicação que fazem a cobertura do evento. 

Sobre a Cerbras

Com mais de 30 anos investindo em profissionalismo e qualidade, o que já lhe rendeu certificações internacionais voltadas ao sistema de gestão e produtos, a Cerbras firma-se como uma indústria de excelência, genuinamente cearense, referência no mercado de cerâmicas e porcelanatos, figurando entre as maiores do país.

A Cerbras é a única empresa do Norte e Nordeste a produzir uma linha com grandes formatos de porcelanato. A nova linha de produção da marca desenvolve porcelanatos nos tamanhos 94,5 × 94,5 cm, 1,20 × 1,20 cm e 60 × 1,20 cm.

No segmento ambiental, a Cerbras adota diversas ações sustentáveis, como coleta seletiva e reciclagem, uso de energia solar, reuso de água tratada, monitoramento da qualidade do ar, sistema de tratamento sanitário doméstico e industrial e reaproveitamento de ar quente, além de ser a pioneira na utilização do Biogás em seu processo de produção.

Período de chuvas e os cuidados nos condomínios

Desde o início do ano, o Ceará já tem registrado um volume de chuvas acima da média histórica para o período, o que alerta para a necessidade de cuidados redobrados nos condomínios, especialmente nas áreas comuns e nas estruturas de acesso aos prédios.

Diante desse cenário, é importante que os síndicos estejam preparados para orientar os moradores sobre as medidas de segurança que devem ser adotadas nesse período, além de verificar as condições das instalações do condomínio para evitar acidentes, como examinar as condições dos telhados, ralos, calhas, e outros equipamentos que possam estar comprometidos pela chuva, além de realizar limpeza e manutenção preventiva nas áreas comuns, como escadas e corredores, e acionar profissionais especializados em caso de necessidade.

É importante ressaltar que a competência do condomínio é garantir a manutenção das áreas comuns e das instalações que são de uso coletivo. Já os condôminos são responsáveis pela manutenção e conservação das unidades privativas.

Adotar medidas de segurança durante o período de chuvas é fundamental para garantir a integridade física dos moradores e evitar prejuízos materiais. Portanto, é recomendável que os síndicos promovam campanhas de conscientização e orientação para todos os moradores, além de manterem-se atentos a possíveis sinais de problemas nas áreas comuns do condomínio.

Sobre a Adconce
Em abril de 2014, nasce a ADCONCE – Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Ceará. Essa organização surgiu da necessidade de assistir as empresas do ramo, de forma que o setor se desenvolvesse com profissionalismo, compromisso ético e qualidade. A Associação é peça estratégica para profissionalizar um segmento que tem importância na economia e no cotidiano de milhares de pessoas.

NM2Business: edição “Especial Fundadores” acontece dia 25 de abril, em Fortaleza

Os empreendedores de Fortaleza e região terão a oportunidade de se inspirar e aprender com grandes nomes do mundo empresarial na edição “Especial Fundadores” do evento NM2Business – Nosso Meio to Business, que acontece na próxima terça-feira, 25 de abril, no auditório do BS Design, e promete trazer conteúdos relevantes e cases de sucesso compartilhados por fundadores de organizações que deram muito certo.

Entre os palestrantes confirmados estão Beto Studart (Grupo BSPAR), Fernando Rodrigues (Grupo Makro Engenharia), Carlo Porro (Agrícola Famosa), Antônio José de Freitas Melo (Normatel), Carolina Bichucher (McDonald’s Fortaleza), Renan e Renata Aguiar (San Paolo Gelato), entre outros nomes. 

Tamires Soares Brito, responsável pela organização do NM2Business e diretora executiva do Nosso Meio, compartilha sua satisfação com o resultado do último evento e a expectativa para a edição especial. “Queremos que os participantes aprendam e se inspirem com os fundadores convidados. Estamos animados para essa nova edição do evento e estamos trabalhando para que seja mais um sucesso.”

A programação do NM2Business – Especial Fundadores terá início às 8h com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial. Ao longo do dia, os palestrantes vão compartilhar suas experiências e conhecimentos em painéis temáticos. Fundadores com experiência em diversos mercados compartilharão suas experiências em segmentos como construção e incorporação, varejo, produção e exportação de frutas, movimentação de cargas, gelato italiano, entre outros.

O evento também contará com um intervalo para almoço, proporcionando oportunidades de networking e interação entre os participantes.

Os ingressos para o NM2Business – Especial Fundadores estão disponíveis no Sympla, através do link (bityli.com/fjkA4) até 21 de abril. 

Programação:

8h às 8h30 – Credenciamento 

8h30 às 9h – Abertura

9h às 10h – Beto Studart (BSPAR)

10h às 11h – Fernando Rodrigues (Makro Engenharia)

11h às 12h – Renan e Renata (San Paolo)

12h30 às 14h – Intervalo almoço 

14h às 15h – Antônio José de Freitas Melo (Normatel)

15h às 16h – Painel Sucessores

Intervalo – 16h às 16h30

16h30 às 17h30 – Carlo Porro (Agrícola Famosa)

17h30 às 18h30 – Palestra de fechamento

18h30 às 19h30 – Encerramento

Serviço

NM2 Business – Especial Fundadores

Data: 25 de abril, terça-feira

Onde: BS Design (Av. Desembargador Moreira, 1300, Torre Norte, Aldeota, Fortaleza-CE)

Ingressos e programação completa: Sympla (bityli.com/fjkA4).

Redes sociais: @nm2business | @nossomeio.ceContato: (85) 99979.0003

Seminário aborda monitoramento
de tartarugas marinhas em Aquiraz

A Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico, Educacional e Difusão
da Cultura de Aquiraz (Apremace), com apoio institucional da Prefeitura de Aquiraz, realizou
nesta segunda-feira, 17, no Centro Comunitário da Praia do Presídio, o I Seminário
Multidisciplinar sobre Cuidados e Monitoramento de Tartarugas Marinha no Litoral de Aquiraz.
O evento contou com a participação da Deputada Marta Gonçalves. A Apremace é uma
entidade sem fins lucrativos, que tem realizado o monitoramento de tartarugas marinhas do
litoral do município, tendo mapeado 51 ninhos. Nesta terça-feira, as 17 horas, acontecerá a
soltura de tartarugas encerrando o evento.
O presidente da entidade, Mariano Pereira, destaca que o Seminário tem como objetivo
informar e atualizar a população local sobre os trabalhos realizados com os animais marinhos
na região, de forma a ampliar a rede de colaboradores e capacitá-los para as situações de
encalhe ou desova. “Hoje estamos gerenciando e monitorando as tartarugas no litoral de
Aquiraz, da foz do Pacoti até o Batoque. Temos 51 ninhos de tartarugas mapeados, e alguns
estão prestes a desovar. Além da Prefeitura, a Apremace conta com outros parceiros, como o
Sebrae, Aquasis, Tamar, Ibama, SEMA, Marquise, entre outros órgãos”, comenta.
O prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves, destacou que o evento é um momento importante
para o município, sendo o primeiro do gênero no Estado. “Aquiraz partiu na frente com esse
seminário, que trará a troca de experiencias e a capacitação para que o gerenciamento e
monitoramento das tartarugas marinhas cada vez mais seja ampliada.” Ele destacou o trabalho
da Apremace que vem realizando o trabalho de monitoramento 24 horas em Aquiraz.
O prefeito destacou ainda que Aquiraz vem crescendo no âmbito imobiliário, mas não tem
descuidado do zelo com o meio ambiente. “Esse trabalho que realizamos junto com a
Apremace queremos que possa levar conscientização para as pessoas, por isso que neste ano
vamos fazer diferente, pois levaremos escolas e a sociedade, de forma organizada, para
conhecer esse trabalho de monitoramento e a desova dos ninhos”, pontuou.
O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Aquiraz, Humberto Bezerra, também se
pronunciou, destacando as ações realizadas pela Prefeitura visando o desenvolvimento
sustentável do município, sempre priorizando a preservação ambiental de suas áreas
litorâneas.
A deputada Marta Gonçalves ressaltou a importância desse trabalho para a preservação das
tartarugas marinhas e disse que Aquiraz dá exemplo para que outros municípios litorâneos
tenham também suas entidades de monitoramento de tartarugas marinhas. “o litoral do Ceará
é propício para a desova das tartarugas e é preciso termos esse trabalho estendido para todo
estado para a preservação da espécie”, ressaltou.
A APREMACE vem desde fevereiro de 2022, registrando e fazendo o trabalho de geolocalização
como ações do projeto Amigos do Mar, juntamente com a população local (pescadores,
barraqueiros, bugueiros) e turistas, com apoio institucional da Secretaria de Meio Ambiente e
Desenvolvimento Urbano e DEMUTRAN de Aquiraz, para garantir a conservação das tartarugas
marinhas no litoral de Aquiraz. Atualmente já foram registradas em 2022, mais de 36 desovas
das tartarugas, e o acompanhamento da soltura de mais de 3.000 filhotes de tartarugas no
litoral, somente em 2022.
O Seminário, que contou com troca de experiencias, capacitações e palestras será encerrando
nesta terça-feira, as 17 horas, quando está prevista a soltura de tartarugas de ninhos que estão
sendo monitorados pela APREMACE, o momento será acompanhado pelo prefeito Bruno
Gonçalves e pela Deputada Marta Gonçalves e demais autoridades municipais, estaduais.
SERVIÇO
Mais Informações: APREMACE: (085) 9.8967.0864/ (085) 9. 8644.4739
Site: http://www.apremace.org.br
Email: apremace.osc.aquiraz@gmail.com

AYO Training Gym recebe grandes evento em seu Rooftop nesse final de semana

O rooftop da AYO Training Gym vem se destacando como um novo ponto para eventos e palestras, oferecendo conforto, elegância e uma vista única para a Beira-Mar de Fortaleza. No último final de semana, o espaço recebeu os eventos da Associação de Jovens Empresários e do Instituto Povo do Mar, respectivamente. 

Durante os eventos, os participantes tiveram a oportunidade de desfrutar de aulas de yoga, bike e fitdance ministradas pelos profissionais da AYO TG. 

“Construímos um espaço incrível que está aberto para abrigar os melhores eventos. Conseguimos oferecer conforto e bem-estar para os participantes’’, comenta a CEO do Grupo AYO, Sasha Reeves. 

Com isso, o rooftop da AYO Training Gym se consolida como um espaço de destaque para eventos corporativos e sociais, proporcionando uma experiência única para todos os participantes. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com Yana Dias através do  85 98211-2826.

Endividamento cai e atinge menor nível desde dezembro de 2020

A Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-CE), através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), para o bimestre março/abril de 2023, revela que 70,6% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida, retornando ao patamar observado para o período anterior à Pandemia Covid 19, sendo o menor nível desde dezembro de 2020, quando a taxa foi de 65,2%.  

O índice apresentou redução de 4,8 pontos percentuais quando comparado com o último bimestre encerrado em fevereiro, de 75,4%, e abaixo do observado no mesmo período do ano passado (76,5%). 

A proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso teve leve diminuição de 0,1 ponto percentual, passando de 22,2%, no bimestre janeiro/fevereiro, para 22,1% no atual período. As dificuldades em honrar os compromissos financeiros afetam mais as mulheres (23,0% dos entrevistados desse grupo afirmaram possuir contas em atraso), os consumidores do estrato com idade acima dos 35 anos (25,1%) e da classe com renda familiar mensal acima de dez salários-mínimos (32,0%). 

O tempo médio de atraso é de 72 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é a necessidade de se adiar o pagamento, para uso dos recursos em outras finalidades, com 47,0% das respostas. O segundo motivo mais mencionado é o desequilíbrio financeiro, citado por 46,3% dos entrevistados, seguido da contestação das obrigações (5,5%) e da perda de prazo por esquecimento (4,6%). 

Comprometimento da renda 

O consumidor de Fortaleza está comprometendo, em média, 40,5% da renda familiar com o pagamento das dívidas, percentual 1,9 pontos abaixo do observado no bimestre janeiro/fevereiro (42,4%) e abaixo do verificado no mesmo bimestre do ano passado (43,3%), sinalizando uma tendência de melhora do indicador que atingiu o seu pico no segundo semestre de 2022. 

Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: cartões de crédito, citados por 78,1% dos entrevistados; financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 14,0%; empréstimos pessoais, com 8,3%; carnês e crediários, com 3,9%; e cheque especial, com 1,4%. 

A pesquisa mostra que são os gastos correntes os principais responsáveis pelo endividamento, com destaque para a compra de alimentos a prazo (citado por 57,9% dos consumidores entrevistados), o pagamento de aluguel residencial (18,1%), o custeio da educação (13,6%) e a cobertura de despesas de saúde (9,7%). O valor médio das dívidas é de R$ 1.624, com prazo médio de oito meses. 

Inadimplência potencial  

A taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos, teve aumento de 2,0 pontos percentuais, atingindo o patamar de 11,1% no bimestre março/abril. O índice também mostra piora com relação ao mesmo período de 2022, quando foi mensurado em 10,5%. 

O perfil do consumidor inadimplente mostra preponderância do grupo de consumidores do sexo feminino (inadimplência potencial de 12,1%), do grupo com idade acima dos 35 anos (13,7%) e do estrato com renda familiar mensal inferior a cinco salários-mínimos (11,7%). 

Orçamento familiar 

A pesquisa ainda revela que 79,9% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. Dos entrevistados, 10,5% informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos e 9,6% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos. 

A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, listam-se:  

  • A falta de orçamento e controle dos gastos, com 56,1% das respostas; 
  • As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 19,6%; 
  • O aumento dos gastos considerados essenciais, com 16,7%; 
  • Redução dos rendimentos, com 14,4%; 
  • Desemprego, com 12,8%; e 
  • Gastos imprevistos, com 11,5%; 
Restaurante Mangue Azul oferece jantar que leva os clientes a uma viagem pelo mar, serra e sertão do Ceará

O Restaurante Mangue Azul apresenta uma experiência de sabores em seu novo menu. Os clientes vão ser levados para um passeio pelo mar, serra e sertão do Ceará com um menu de quatro tempos nos jantares de segunda a quarta-feira. Por R$ 150 por pessoa ou R$ 210 com duas taças de vinho para harmonizar, os clientes podem desfrutar de uma culinária criativa e de alta qualidade que valoriza os insumos locais e a geração de empregos na região.

O menu começa com um amuse-bouche à escolha do chefe, seguido de entradas deliciosas, como o ovo caipira com cogumelos e molho de cogumelo porcini, e o atum com tangerina, tapioca suflada e pó de alga nori. Outra opção é o rigatoni de lula com molho carbonara à base de queijo curado, ovo de galinha caipira e bacon artesanal.

Entre as opções de pratos principais, destacam-se o peixe do dia com vegetais verdes grelhados, picles de Alga e molho beurre blanc com bottarga, e o carré de cordeiro na brasa com baião de dois com fava e maionese de salsa. Também estão disponíveis pratos com polvo, camarão e barriga de porco cozida a baixa temperatura.

Para a sobremesa, os clientes podem escolher entre opções como o Entremet com Chocolate Moa 45%, diplomata de coco, gel de frutas amarelas e crumble de coco queimado ou a Pavlova com compota de frutas vermelhas e catuaba, gelato de chocolate branco da casa e morangos frescos.

Sustentabilidade

Com mais de 40 colaboradores em sua operação, o Mangue Azul se destaca não apenas pela qualidade de sua cozinha, mas também pelo compromisso com a comunidade e com a sustentabilidade. A nova Experiência Mangue Azul é uma maneira de fortalecer esses valores, levando aos clientes uma experiência gastronômica única e saborosa.

“São 14 produtores cearenses que abastecem o nosso restaurante. Desde cogumelos de Guaramiranga, queijo do Limoeiro do Norte, peixes e frutos do mar do Mucuripe, em Fortaleza, ao cordeiro de Quixadá e às algas de Flecheiras. Conseguimos, assim, movimentar mais insumos do Ceará, incentivando os produtores locais e, com isso, mais geração de emprego e renda. Essa é a essência da Experiência Mangue Azul”, afirma o chef André Bichucher, proprietário da casa.

A Experiência Mangue Azul é uma oportunidade única de conhecer a culinária do Ceará e valorizar os produtores e empreendedores locais. O restaurante Mangue Azul prova que é possível ter uma gastronomia de qualidade sem abrir mão dos valores éticos e sustentáveis que são tão importantes para a região.

Melhor Experiência Gastronômica

O Restaurante Mangue Azul tem sido reconhecido pela crítica especializada e pelo público em geral. Pelo segundo ano consecutivo, a casa foi eleita a melhor em Experiência Gastronômica de Fortaleza durante a 6ª edição do prêmio Melhores Sabores da Cidade, promovido pela jornalista cearense Izakeline Ribeiro, especializada em gastronomia.

Serviço

Restaurante Mangue Azul
Rua Professor Dias da Rocha, 987 – Aldeota, Fortaleza – CE, 60150-160
Menu da Experiência Mangue Azul
Jantar:
Segunda a quarta-feira: 19h às 23h30
Preço: R$ 150 por pessoa e R$ 210 com harmonização
*Cozinha encerra 1h antes