Supermercado Guará realiza a 5ª edição do Super Treino Guará na Aldeota


O Supermercado Guará realizou a 5ª edição do Super Treino Guará. O evento ocorreu no último sábado (15) e contou com a presença de mais de 400 pessoas, entre corredores e fornecedores, com distribuição de kits dos parceiros do Guará, além de degustações durante o evento. A edição também contou com distribuições de prêmios, sessões de massagem e uma ação solidária de arrecadação de alimentos.

O evento teve concentração e saída no Supermercado Guará da Aldeota, comandada por Tio Flavinho Assessoria. A ação solidária rendeu no recebimento de 900kg de alimentos, onde 200kg já foram doados à Federação de Atletismo, que oferece projetos desenvolvidos para crianças carentes, 100kg serão doados a projetos nas quadras externas do Ginásio Paulo Sarasate, e 450Kg para a ação “Cinema da Praça”, uma programação cultural do Instituto Dragão do Mar para a população em situação de rua no entorno do equipamento. O percurso realizado foi de 16km (ida e volta), percorrendo o trajeto no entorno do Cocó, indo até a ponta no Shopping Via Sul e fazendo o retorno pelo mesmo caminho.

“Realizar o Super Treino Guará é uma forma de aproximar os clientes, além de incentivar a prática esportiva e um estilo de vida que resulte em mais saúde.  Também gostamos de realizar as ações de degustação com os parceiros do Guará para mostrar o que a empresa tem a oferecer”, esclarece a analista de marketing do Supermercado Guará, Érica Catunda.

Sobre o Guará

Inaugurado em 2007, o Supermercado Guará conta com nove unidades em Fortaleza e uma no Eusébio, além do aplicativo Guará, que garante o alcance da rede em mais de 80 bairros da capital cearense. A plataforma digital possibilita ao cliente uma nova experiência em compras com o programa de descontos Sou + Guará, com ofertas personalizadas e descontos exclusivos.

Prefeitura e BS Innovation realizam evento sobre incentivos fiscais para o setor de tecnologia

A Prefeitura de Fortaleza e o BS Innovation realizam, nesta quinta-feira (20/04), das 15h às 17h, um evento que irá discutir os incentivos fiscais para o setor de tecnologia, incluindo a redução do ISS para empresas de base tecnológica. O momento será realizado no Hub do BS Innovation, na Aldeota, e contará com a participação de alguns dos principais nomes do setor na programação.

A atividade terá início com a recepção dos sócios do BS, Eduardo Hamdam, Marcus Saraiva e Strauss Nassar. Na sequência, o vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista, fará a abertura do evento, seguido da palestra “Incentivos fiscais para o setor da tecnologia com enfoque na redução do ISS para startups” do secretário da SDE, Rodrigo Nogueira. 
Também será realizada apresentação do case de sucesso da empresa IVIA, com um dos seus fundadores, o empreendedor das áreas de tecnologia, inovação, gestão e relações humanas Márcio Braga. Por fim, haverá um momento para perguntas e respostas com os presentes.
Os interessados deverão se inscrever em formulário online (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSedBZRNkHJYVW0ZTAwF1nvxkSuUxx20ZUtwgzgmveGF1eXrGQ/viewform)

Contexto
O incentivo fiscal que será apresentado na ocasião ocorre a partir da redução do ISSQN, que passa à alíquota de 2%. A redução vale para os serviços que tiverem incremento de arrecadação de 60% no comparativo com o ano anterior.

Recebem o incentivo fiscal os serviços de desenvolvimento e licenciamento de programas de computador, consultoria em tecnologia da informação, tratamento de dados, provedores e serviços de hospedagem na internet e de suporte técnico e manutenção de serviços em TI.

Serviço:
Incentivos fiscais para o setor de tecnologia em Fortaleza
Data: quinta-feira (20/04)
Horário: 15h às 17h
Local: Hub da BS Innovation (avenida Desembargador Moreira, 1300, 1º andar da Torre Sul – Aldeota)

Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Aprendiz é lançada em Brasília/DF

A Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Aprendiz foi lançada no dia 12 de abril, na sede do CIEE em Brasília. O deputado Marco Bertaiolli (PSD/SP) presidiu o evento, ao lado de Humberto Casagrande, CEO do CIEE, e do Superintendente Institucional do CIEE, Rodrigo Dib. A solenidade contou com a participação de 15 deputados federais, além de autoridades e representantes de entidades de classe vinculadas à empregabilidade.

Os números de emprego da juventude no País ainda estão muito aquém das expectativas. Segundo Humberto Casagrande, o Brasil possui 48 milhões de estudantes no Brasil – o que equivale a um quarto da população do País. E somente um milhão de jovens faz estágio ou programa de aprendizagem.  “A participação de todos os deputados dessa frente será de grande valia. Temos a necessidade de aumentar o número de vagas de aprendizes. Esse PL vai ajudar muito a destravar algumas amarras que temos nas conduções das contratações”, destacou o CEO do CIEE.

Na solenidade, o deputado Marco Bertaiolli – presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Aprendiz – falou das expectativas acerca do Programa Jovem Aprendiz e dos próximos passos, após a reunião das assinaturas, regimentalmente colhidas. “Agora, a Frente Parlamentar será oficializada. Vamos iniciar o trabalho e o primeiro passo será colocar em todos os estados brasileiros um parlamentar, coordenando a nossa frente para falar na defesa do programa Jovem Aprendiz, e dizer que este é um processo de formação de cidadãos para abrir as portas para o mercado de trabalho”

Parlamentares presentes

Estiveram presentes os seguintes deputados federais: Marco Bertaiolli, Alex Santana, Luiz Gastão, Amanda Gentil, Camila Jara, Prof. Paulo Fernando, Defensor Stélio Dener, Flavia Morais, Roberto Monteiro, Jadyel Alencar, Benedita da Silva, Sonize Barboza, Erika Kokay, Rogéria Santos, Maria Rosas e Jeferson Rodrigues.

Além dos deputados, também acompanharam a solenidade Vilmar Rocha, presidente do PSD em Goiás, e Julio Cesar Ribeiro, secretário de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal,

Lei da Aprendizagem

A Lei da Aprendizagem busca inserir jovens entre 14 e 24 anos incompletos no mundo do trabalho de maneira segura, e longe da informalidade. O programa é a única medida pública que combate a evasão escolar e o trabalho infantil, uma vez que o adolescente precisa estar estudando, ou ter finalizado o Ensino Médio para se tornar aprendiz.

IEL Ceará lança no dia 27/4 Escola de Gestão e Aceleração de Negócios com palestra do guru da inovação mundial, Hitendra Patel 

Em sintonia com os avanços tecnológicos e as necessidades do mercado, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), dá mais um passo rumo ao futuro e se lança agora como Escola de Gestão e Aceleração de Negócios. Para marcar esse lançamento, realiza no dia 27/4, às 18h30, na Casa da Indústria, a palestra “Liderança inovadora: Desenvolvendo negócios em um mundo de rápidas mudanças”, com Hitendra Patel, referência mundial em inovação e aceleração de negócios. O evento, com inscrições gratuitas, reunirá empresários, executivos e profissionais de diversas áreas num ambiente inovador e tecnológico, onde os participantes terão uma demonstração das mudanças que estão por vir no Instituto.      

Nos últimos anos, o IEL Ceará vem passando por uma série de mudanças para acompanhar a velocidade das transformações do mundo, em especial no que diz respeito à Educação Executiva e Corporativa. Todas essas mudanças estão alicerçadas na digitalização de processos e no investimento em modernas plataformas tecnológicas que não só profissionalizam e otimizam o atendimento do Instituto, como também melhoram a experiência do cliente.   

Um dos destaques deste novo momento do IEL Ceará é a plataforma Mundo IEL, que irá levar para o metaverso as soluções do Instituto, aproximando ainda mais seus clientes do futuro com uma ferramenta que proporciona novas experiências e amplia as possibilidades de interação e aprendizado. 

O metaverso é uma espécie de nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual. Na prática, é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias e é considerado como a evolução da internet. A grande vantagem é justamente a possibilidade de criar experiências mais naturais de interação entre pessoas que não estão fisicamente conectadas. A proposta é que elas – ou, nesse caso, avatares – consigam fazer na plataforma virtual qualquer coisa que já fazem no mundo real. 

“Teremos a junção de todos os serviços do IEL Ceará em um ambiente. A nossa plataforma traz uma experiência pioneira para a educação no Ceará com uma proposta totalmente diferenciada, a partir de uma visão disruptiva, que irá trazer muito mais leveza e ludicidade ao aprendizado de novas competências e habilidades cada vez mais demandadas pelas empresas no futuro, que já é hoje. Isso irá ampliar as oportunidades e ampliar muito mais o nosso alcance, atingindo um mercado que ainda não conseguimos atingir sem essa ferramenta”, explica a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes. 

Enquanto Escola de Gestão e Aceleração de Negócios, o IEL Ceará é o braço da Educação Executiva e Corporativa da FIEC. O Instituto atua também no desenvolvimento de carreiras, por meio de diversos programas, como de Estágio, Jovem Aprendiz e Líderes (PDL). Também atua apoiando a Gestão da Inovação nas empresas, por meio de sua área de Inovação e Pesquisas, e no desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras para a indústria, por meio de seu Hub de Inovação.  

Sobre Hitendra Patel 

Hitendra Patel é um pensador e líder global na área de inovação, tendo atuado como “keynote speaker” em inúmeras conferências internacionais e iniciado inúmeros encontros estratégicos (summits) para líderes e executivos de empresas “Fortune 1000”. 

Ele está à frente do IXL – Center for Innovation, Excellence and Leadership, com presença em cinco continentes e sede em Cambridge, Massachusetts (EUA), tendo sido destacado pela Forbes dentre as 20 melhores consultorias americanas na área de inovação, crescimento e modelagem de negócios. Hitendra não só ajudou mais de 200 organizações globais como Amazon, Boeing, LG, Nasa, Walt Disney a inovarem, mas também criou a maior competição global de inovação que integra academia e corporações, a maior aceleradora de startups de impacto social em parceria com a Clinton Foundation e a maior aceleradora de PMEs em parceria com o governo da Colômbia. 

Como professor de inovação, ele tem ministrado cursos para MBAs e programas de educação executiva nas melhores universidades do mundo, além de ter publicado diversos livros na sua área de atuação. 

Hitendra possui um bacharelado em engenharia e ciência da computação (BSSE) pela “Washington University in St. Louis”, é mestre em administração de empresas (MBA) pela “Kellogg School of Management”, e Ph.D. em ciência e engenharia de materiais pela “Iowa State University”.

Serviço: 

Lançamento da Escola de Gestão e Aceleração de Negócios do IEL Ceará 

Palestra: Liderança inovadora – Desenvolvendo negócios em um mundo de rápidas mudanças, com Hitendra Patel (Tradução simultânea) 

Data: 27/4

Horário: 18h30

Local: Casa da Indústria (Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota)

Inscrições* gratuitas AQUI https://conteudo.iel-ce.org.br/lancamento-escoladegestao

*Vagas limitadas   

Brasil é o maior mercado estudantil da América Latina

Com 22,6 milhões de vagas em cursos de graduação oferecidas em 2021 e quase nove milhões de alunos matriculados, o Brasil é hoje o maior mercado estudantil da América Latina. De olho nestes números, divulgados no Censo da Educação Superior 2021 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), universidades estrangeiras realizam trabalhos recorrentes para se apresentar como alternativa de formação superior. É o caso da Bedforshire, universidade do Reino Unido, que enviou um representante ao Brasil pela primeira vez para encontros com estudantes brasileiros.

“Além do potencial número de possíveis alunos, O Brasil impressiona pela maneira de expressar criatividade e paixão em tudo que fazem” fazem. Além disso, o aluno brasileiro é esforçado e interessado”, afirma Liam Stott, recrutador internacional da Bedforshire. Ele esteve no país para participar de ações com estudantes brasileiros. “Hoje a universidade recebe muitos alunos internacionais e a ideia é continuar diversificando. “Há muitos alunos vindos da África e Ásia. Chegou a hora de receber mais alunos do Brasil”, afirma Stott.

De acordo com a Belta (Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil), o Reino Unido é o terceiro destino mais procurado por alunos brasileiros para intercâmbio. De acordo com a Associação, isso se deve, principalmente, pelo controle da Covid-19. Outra grande vantagem é a mudança aplicada pelo governo na oferta do visto de permanência. Hoje, o estudante pode ficar no país dois anos após sua graduação. Isso significa a oportunidade de emendar em uma pós-graduação, realizar um estágio, ter emprego na área de formação, finalizar uma pesquisa. “É uma grande chance de conhecer o mercado de trabalho britânico e até permanecer empregado por lá”, afirma Liam. Ele reforça que a Bedforshire faz o encaminhamento e oferece assistência para alunos interessados em estágios e emprego, com suporte de conselheiros. E, durante a universidade é possível trabalhar até 20 horas por semana. “Existem muitas ofertas no Reino Unido e o mercado está em busca de jovens”, reforça Liam.

Bolsas de estudo

Criada em 2006, a Bedforshire possui três campi: Luton, Putridgebury e Bedford, cerca de 20.000 estudantes de mais de 120 países, trabalhando com 40 parceiros acadêmicos no Reino Unido e no exterior, oferecendo programas de graduação e pós-graduação, que são ministrados por especialistas líderes em suas áreas. Os programas de estudo incluem Faculdade de Artes, Tecnologia e Ciências Criativas (computação e sistemas de informações, mídia, arte e design, e ciência), Faculdade de Educação e Esportes (educação física e ciências esportivas), Faculdade da Saúde e Ciência Social (cuidado agudo da saúde, obstetrícia e saúde infantil, e psicologia) e a Universidade de Bedfordshire de Negócios.

Por questões governamentais, nenhuma universidade no Reino Unido oferece bolsas com 100% do valor, salvo casos especiais ou aplicações diferenciadas. Porém, a Bedforshire tem um valor muito competitivo de mensalidade. Além disso, 65% do valor investido nas primeiras taxas viram bônus e a ajuda de custo para estudantes brasileiros chega a £1500 libras, em qualquer curso de graduação e pós-graduação.

Entre os destaques da universidade estão a pós-graduação e as pesquisas que derivam dos cursos. Hoje, a Universidade abriga o Centro Nacional de Pesquisa Cyberstalking, que realizou o primeiro estudo britânico de ciber-perseguição e outras formas de assédio online. Em 2012, ela estabeleceu uma cadeira na UNESCO em novas formas mídias para analisar as tendências no uso de meios eletrônicos, mídias móveis e tecnologias de Internet através da investigação e prática. O Centro também forneceu a base para decisões, planos e programas de treinamento do governo do Reino Unido e órgãos oficiais, incluindo o Conselho Nacional de Chefes de Polícia (NPCC). De natureza interdisciplinar, o Centro conta com a experiência de vários especialistas que trabalham em diferentes áreas, incluindo ciência da computação, psicologia, sociologia e direito.

Além de resultados de pesquisa mensuráveis, o Centro foi chamado para aconselhar os formuladores de políticas e parlamentares, forneceu evidências de especialistas convidados com base no relatório do ECHO ao inquérito do Grupo Parlamentar da União da Justiça (JUPG) sobre a perseguição à reforma da lei e se tornou membro do National Stalking Consortium.

Por que estudar fora?

Além da oportunidade de acessar um ensino reconhecido, conhecer novas culturas e deixar o currículo mais competitivo, Liam Stott apresenta outras vantagens para a escolha de estudar fora do Brasil. Entre elas estão:

·         Experiência

·         Empregabilidade

·         Educação de alto padrão

·         Contato com novas culturas

·         Habilidades interpessoais – um grande diferencial hoje nas empresas

Como a proficiência em inglês é fundamental, Liam orienta buscar aulas e cursos capazes de preparar os alunos antes de encontrar a universidade. “Isso amplia as possibilidades de ser aceito”, finaliza o recrutador.

Startup investida pelo Instituto Atlântico será apresentada no Web Summit Rio 2023, maior conferência de tecnologia do mundo

O Instituto Atlântico estará presente, em maio, no Web Summit Rio 2023, primeira edição no Brasil da conferência de tecnologia e inovação realizada anualmente em Lisboa. Empresas que estão redefinindo a indústria de tecnologia estarão presentes no evento, que deve reunir mais de 15 mil profissionais de tecnologia oriundos de diversos países

No Web Summit Rio 2023, o Instituto Atlântico apresentará o Waving Test, primeira iniciativa de venture builder do Atlântico.  A startup é focada na automação de testes de software. Trata-se de uma plataforma SaaS de automação de testes funcionais que se destaca pela sua simplicidade e facilidade de uso. Com tecnologias de ponta como inteligência artificial e linguagem natural, qualquer integrante do time pode criar seus primeiros cenários de teste em menos de dez minutos, sem a necessidade de conhecimento em programação.

O WavingTest terá um stand para apresentação da solução, participará do pitch, competição de pitching de startups do Web Summit Rio, com participação das principais startups em estágio inicial do mundo para batalhar no palco. Um pitch é uma apresentação direta e curta, com o objetivo de vender a ideia da startup para um possível investidor. No Web Summit Rio 2023, os fundadores terão a chance de apresentar e aprender com investidores e líderes.

Luiz Alves, gerente de Inovação e Novos Negócios do Atlântico, comemora a seleção do WavingTest para o Web Summit Rio 2023. “Apresentar o WavingTest, em um evento tão importante, é uma grande oportunidade. Daremos visibilidade global a uma solução mais inteligente e simples  que garante uma maior velocidade, cobertura dos testes funcionais, garantindo a entrega de valor das soluções de software. O WavingTest é a próxima geração dos testes automatizados”, afirma Luiz.

O Instituto Atlântico

O Instituto Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia, sem fins lucrativos, desenvolvido para fornecer soluções científicas e tecnológicas. Com 21 anos de atuação, o Atlântico aplica práticas ágeis desde 2008, sendo pioneira e líder no Nordeste neste quesito. Em 2012, foi a 1ª ICT do Nordeste a conquistar o Prêmio FINEP de Inovação. Em 2019, foi considerado, pelo International Telecommunication Union, uma das 10 melhores práticas para construções de ecossistemas de inovação do mundo. Atualmente, possui mais de 750 colaboradores, com índice de satisfação do colaborador em 90%, trust index 96 e índice de satisfação do cliente 83%.

Unifor presta cuidados a animais silvestres resgatados em ação contra o tráfico

O curso de Medicina Veterinária da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, recebeu, por meio de uma parceria com o Instituto Pró-Silvestre, animais silvestres resgatados em uma operação de combate ao tráfico realizada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). No início da manhã do dia 12 de abril, foram entregues no campus da instituição 51 papagaios, que ficarão em quarenta e, após passarem por exames e cuidados, serão devolvidos à natureza. 

Ao todo, foram apreendidos 161 pássaros silvestres e um jabuti, mantidos ilegalmente em cativeiro, no bairro Jangurussu, alguns deles inseridos na lista vermelha da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) por estarem ameaçados de extinção. O crime era praticado por um homem de 41 anos, com vários antecedentes por crimes ambientais. Além da Unifor, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) também recebeu as aves. 

Representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Instituto Pró-Silvestre estiveram na Unifor para entregar os animais silvestres aos cuidados de estudantes e docentes da instituição (Foto: Ares Soares)

Da Unifor, estão diretamente envolvidos na reabilitação desses animais docentes, estudantes do Grupo de Estudo de Animais Silvestres (GEAS), da Liga de Patologia Veterinária e alguns alunos de Iniciação Científica que desenvolvem projetos de pesquisa sobre a área. 

“Recebemos mais de 50 animais para realizar os primeiros cuidados, avaliação, pesagem e alimentação. É muito importante para os estudantes terem essa experiência, porque muitos observam o tráfico de animais na teoria em sala de aula. Ter essa vivência de como os animais são conduzidos; o que tem que ser feito; quais cuidados tem que ter; como organizar uma escala entre eles; e como colaborar um com o outro, será muito importante para a vida acadêmica e profissional deles”, explica a professora Fernanda Menezes, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unifor.

Agora, após uma avaliação mais aprofundada acerca da saúde dos animais, eles serão identificados por meio de números para que seja feito monitoramento diário do desenvolvimento individual dos animais. A ideia, pontua, é monitorar o escore corporal deles, verificando diariamente se estão desidratados, se estão se alimentando e se a quantidade de comida é suficiente. As aves irão permanecer divididas entre adultos e filhotes, no entanto, alguns, que estão em estado grave de saúde e precisando de um cuidado específico, ficarão em observação em outro laboratório. 

“Além disso, faremos exame para verificar se estão com alguma parasitose e acompanhamento para ver se detectamos ectoparasitas (piolhos, ácaros e carrapatos). Faremos todo o acompanhamento até eles conseguirem comer sozinhos e estiverem bem para serem devolvidos à natureza. Funcionaremos em regime de escola, com a supervisão do médico veterinário responsável, uma vez que esses animais precisam ser alimentados periodicamente”, explica Fernanda. 

51 papagaios estão sob cuidados médicos na Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

Foco no bem-estar animal  

Organização sem fins lucrativos, o Instituto Pró-Silvestre nasceu para dar apoio aos órgãos ambientais e de segurança pública no combate ao tráfico de animais. Dessa forma, a atuação da instituição visa o resgate, manejo, reabilitação, destinação, pesquisa e conservação da fauna silvestre de Fortaleza. Em 2022, representantes da instituição escolheram o curso de Medicina Veterinária da Unifor como parceiro na reabilitação dos animais sob sua proteção.

“Apoiamos esses órgãos para que eles possam atuar dentro das suas competências, ou seja, após realizarem o resgate e informarem que precisam da nossa ajuda, intermediamos os cuidados, acionando nossa rede de colaboração, da qual fazem parte médicos veterinários, clínicas e universidades, como a Unifor. O objetivo final e a parte mais deseja é o retorto desses animais para a natureza” — presidente do Instituto Pró-Silvestre, Eliziane Holanda

Advogada e Diretora do Instituto Pró-Silvestre, Karine Montenegro, enfatiza a participação positiva de estudantes em ações como essa pelo contato com a fauna silvestre, bem como a ajuda dada aos animais vitimas do tráfico. 

“Desde o início nossa parceria com a Unifor visava ajuda mútua. Em uma operação como essa de tráfico de animais silvestres com 161 vitimas de maus tratos, sem colaboração, ficaria complicado da gente conseguir tratar. Além de importante e essencial para os animais, essa parceria também é importante para os alunos, porque conseguem ter maior aproveitamento com o tratamento real com animais silvestres, tendo a experiência prática para o mercado de trabalho. No entanto, o principal, a meu ver, é a conscientização sobre os malefícios do tráfico, uma das maiores causas da devastação da nossa fauna” — Karine Montenegro, advogada e diretora do Instituto Pró-Silvestre

Egressa da graduação em Medicina Veterinária da Unifor e responsável pelos papagaios que estão sendo cuidados na Universidade, Beatriz Martins é especialista em cuidados com animais silvestres. Ela reforça a importância desse tipo de vivência para a formação profissional dos futuros veterinários.

“Está sendo maravilhoso voltar onde estudei, sempre gostei muito da Unifor, por isso fico feliz de saber que os estudantes estão tendo essa experiência da aproximação com animais silvestres, uma vez que estágios na área não são de tão fácil acesso. Além de entenderem a realidade do tráfico, e acaba que a gente consegue mostrar que não se deve comprar animais ilegalmente e como esse crime machuca esses bichos”Beatriz Martins, médica veterinária 

Combate ao tráfico

Além da fiscalização por parte dos órgãos responsáveis, a denúncia ainda é parte fundamental para coibir o tráfico animal. Walter Feijó, analista ambiental do Ibama e médico veterinário, faz um apelo para que a população se conscientize que animais silvestres não devem estar presos em casa, mas soltos na natureza.

“Qualquer pessoa que perceba que alguém tem em cativeiro um animal silvestre irregular ou que haja indícios de tráfico deve realizar uma denúncia no Ibama, por meio da Linha Verde: 0800 0618080. Também é possível denunciar na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Ao efetuar a denúncia, esses órgãos irão coibir essa prática tão danosa para a fauna silvestre”, reforça ele. 

Interessados em colaborar com a manutenção e o trabalho realizado pelo Instituto Pró-Silvestre, podem contribuir tanto materialmente (ração, produtos, exames, medicamentos) ou financeiramente por meio do PIX institutoprosilvestre@gmail.com. Mais informações no Instagram @institutoprosilvestre

Prefeitura de Fortaleza divulga a programação de abril das Feiras de Pequenos Negócios

A Prefeitura de Fortaleza segue com a realização de Feiras de Pequenos Negócios em vários pontos da cidade. Até 30 de abril, as vendas acontecem nos Vapt Vupts Antônio Bezerra e Messejana e nos terminais de ônibus (Siqueira, Papicu, Messejana, Antônio Bezerra, Parangaba, Lagoa e Conjunto Ceará), sempre das 8h às 18h.

O Projeto também conta com seis boxes localizados na Feirinha da Beira Mar, que também contemplam beneficiários dos Programas Costurando o Futuro e Nossas Guerreiras. Os boxes funcionam todos os dias, sempre das 17h às 22h. “São espaços na melhor vitrine de Fortaleza, que é a nova Beira Mar, para ajudar na renda de quem mais precisa”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

As feiras de pequenos negócios têm o objetivo de estimular a geração de emprego e renda para os pequenos empreendedores da cidade. Em funcionamento desde 2014, foram realizadas 2.513 feiras e cadastrados 2.435 artesãos, movimentando mais de R$ 7,9 milhões na economia de Fortaleza.

Os interessados em comercializar produtos nas feiras devem entrar em contato com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) pelo telefone 0800 081 4141. Para realizar o cadastro, basta apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, além da amostra do produto.

Serviço:
Programação das Feiras de Pequenos Negócios
Data: até 30 de abril de 2023

Funcionamento: segunda a sábado
Horário: 8h às 18h
Terminal Siqueira (Av. General Osório de Paiva, 2955 – Vila Peri)
Terminal Papicu (Rua Pereira de Miranda, 187 – Papicu)
Terminal Messejana (Av. Jornalista Tomaz Coelho, 245 – Messejana)
Terminal Antônio Bezerra (Av. Coronel Carvalho, 3780 – Antônio Bezerra)
Terminal Parangaba (Av. Pedro Ramalho, 130 – Parangaba)
Terminal Lagoa (Rua Gomes Brasil, 555 – Parangaba)
Terminal do Conjunto Ceará (Av. L, 113 – Conjunto Ceará II)
Vapt Vupt Messejana (Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 – Messejana)
Vapt Vupt Antônio Bezerra (Rua Demétrio Menezes, 3751 – Antônio Bezerra)

Funcionamento: todos os dias
Horário: 17h às 22h
Feirinha da Beira-Mar (avenida Beira-Mar, 2800)

Espetáculos de teatro, dança e música nesta quinta-feira no Teatro Dorian Sampaio, em Maracanaú

Com espetáculos de teatro, dança e música, termina nesta quinta-feira, 20 de abril, a temporada do projeto de Ocupação do Teatro Dorian Sampaio, com programação gratuita a partir das 18 horas. No palco, Arreios Cia. de Dança, de Trairi, com o espetáculo “Caiçara, entre linhas e redes”, grupo Desequilibradoz, de Maracanaú, com “A princesa e o sapo”, CorpoMudança, companhia de dança do Instituto Katiana Pena, de Fortaleza, apresentando “D’Kebrada – Memórias de um Território” e, para encerrar, show musical com o Grupo Marimbas de Maracanaú. Voltada prioritariamente para escolas, a programação é aberta ao público em geral e o acesso é gratuito.

O projeto é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Parceria: Prefeitura Municipal de Maracanaú, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Produção Marco Zero. Produção Executiva: Cinco Elementos Produções. Agradecimento: Enel.

Fundado há 18 anos, o Dorian Sampaio, equipamento da Secretaria de Cultura e Turismo de Maracanaú, é hoje um dos teatros mais novos e bem estruturados da Região Metropolitana de Fortaleza, com capacidade para 380 pessoas na plateia.

OS ESPETÁCULOS DO DIA 20 DE ABRIL

Arreios Cia. De Dança em “Caiçara, entre linhas e redes” – O mar é um convite à contemplação, à pesca, à festa e à reza. Mar de corpos mestiços, caiçaras, afro-indígenas cearenses, casa de Iemanjá, a grande mãe genitora. Mar de sentidos profundos, de ondas efêmeras que levantam, descem, avançam e recuam, anunciam e revelam, escondem e mostram. Mar que oferta e retira, que presenteia, mas que exige reverência. Mar adentro… Beira-mar… Mar de amares, amores e margens. Território que flui, conflui e gera. Lugar das travessias, dos encontros e das sagradas transformações. Traz o vento desse mar caiçara, traz a folia! Chama Odoyá para nos visitar caiçara, traz a mãe dos peixes! Arrasta a rede e festeja a tua esperança caiçara, traz a benção e a proteção dos encantados! Traz teu landuá, reparte com a gente caiçara!

Desequilibradoz em “A princesa e o sapo” – Inspirado na obra dos irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm Grimm), “A princesa e o sapo” é uma viagem que nos convida a transpor a barreira entre o real e o imaginário, adentrando no universo lúdico que será construído a partir do diálogo dos narradores com o público O Grupo Desequilibradoz de forma cômica, traz um espetáculo interativo e dinâmico que a partir de elementos simples, transforma a narrativa em cena, tornando o espaço cênico um lugar onde tudo é possível, até sonhar independente de idade.

CorpoMudança em “D’Kebrada – Memórias de um Território” – É na quebrada do bairro que a gente cria a nossa dança. Ela nos dá inspiração. E dessa quebrada urbana periférica queremos revelar as origens que remetem à vinda do campo de nossas famílias e à morada local marcada por um cenário de açudes, carnaúbas, coqueiros, olhos d’água e a paz de nossos primórdios. Diante dela, como diante de um espelho, zarpamos rumo a nossa memória, onde nasce nossa história. Nosso giro se dá no sentido de conectar os tempos idos, os vividos e os vindouros, intercruzando gerações distintas que se encontram na mesma região compartilhada. Porque estamos convictos de que somos o que a memória não nos deixa esquecer, porque uma vez refletida em nós, ela, a memória, faz erguer nosso olhar, que se projeta do corpo para um vasto horizonte de expectativa.

Marimbas de Maracanaú – O Curso de Iniciação Musical Infantil surgiu do trabalho com música instrumental desenvolvido a partir de 1996 pelos professores Rogério Correia e Sandro George, no Município de Maracanaú, Ceará. Em 2003 passou a ter o formato de uma orquestra de percussão e a chamar-se Grupo Marimbas. Seus principais instrumentos: marimba, xilofone, vibrafone e glockenspiel, e com eles o Grupo Marimbas de Percussão Sinfônica realiza apresentações variadas com um repertório de arranjos-releituras próprias, caminhando com liberdade entre a música popular, a música contemporânea e erudita.

PROGRAMAÇÃO – DIA 20/04

18h – Arreios Cia. de Dança (Trairi). Espetáculo: Caiçara, entre linhas e redes

18h30 – Grupo Desequilibradoz (Maracanaú). Espetáculo: A princesa e o sapo

19h30 – CorpoMudança (Fortaleza). Espetáculo: D’Kebrada, Memórias de um Território

20h30 – Grupo Marimbas de Maracanaú (Maracanaú)


SERVIÇO

Ocupação do Teatro Dorian Sampaio – Entre 28 de março e 20 de abril de 2023 em Maracanaú, Ceará. Endereço: Centro Cultural Dorian Sampaio (Rua Edson Queiroz, 5, bairro Colônia Antônio Justa). Instagram: @ocupacaoteatrodoriansampaio. Informações: (88) 99970-1973.

Faec promove doação de cestas básicas para vítimas das chuvas de Senador Pompeu e Milhã

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), realizou, nesta terça-feira (18), a entrega de 600 cestas básicas para moradores e produtores rurais atingidos pelas chuvas nos municípios de Senador Pompeu e Milhã.

A ação foi dividida em duas partes, primeiro foi realizada a entrega dos kits em Senador Pompeu, no Centro Social Urbano (CSU), e posteriormente em Milhã. A dação das cestas básicas foi um compromisso do presidente da Faec, Amílcar Silveira, com os produtores rurais atingidos.

Participaram da entrega a presidente do Sindicato Rural de Senador Pompeu, Elizabeth Medeiros, e representantes das prefeituras municipais.

Chuvas

No final de março, a Prefeitura de Senador Pompeu decretou estado de calamidade após as chuvas, e fez um apelo para que a população de alguns distritos deixasse suas casas diante do risco de arrombamento de dois açudes.

Em Milhã, que também decretou situação de emergência e estado de calamidade pública em decorrência das chuvas, cerca de 500 famílias ficaram desabrigadas por conta das enchentes.  Casas e comércios foram destruídos com a força das águas.