Evento internacional discutirá em Fortaleza a partir de segunda as vulnerabilidades territoriais na política sobre drogas

Seminário promovido pela Senad/MJSP e pela União Europeia irá debater intervenção territorial e abordagens multidimensionais na prevenção do envolvimento de grupos vulneráveis nas dinâmicas do tráfico de drogas

A troca de experiências internacionais na prevenção ao envolvimento de grupos vulneráveis nas dinâmicas do tráfico de drogas é o principal objetivo do Seminário “Drogas, vulnerabilidades e territórios urbanos”, que a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad/MJSP) promove em parceria com o Programa de Cooperação entre América Latina, Caribe e União Europeia sobre a política de drogas (COPOLAD III).
O evento será realizado de segunda (24) a quarta (26), no Marina Park, em Fortaleza (CE), vai reunir gestores governamentais e técnicos de países da América Latina, Caribe e Europa, além de membros da academia e sociedade civil. O intuito é contribuir para uma abordagem integral da política de drogas, discutindo e explorando formas de desenvolvimento alternativo e políticas públicas mais humanas e eficazes, focadas nos grupos mais vulneráveis.
A solenidade de abertura, na segunda (24), às 09 horas, terá a participação da secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Marta Machado; da secretária da Proteção Social do Governo de Ceará, Onélia Santana; e da diretora de Administração Pública e Assuntos Sociais da Fundação Internacional Ibero-Americana para as Políticas e Administrações Públicas (FIAPP), da Espanha, Peggy Martinello; entre outras autoridades. O painel de abertura terá moderação de Javier Sagedo, diretor do COPOLAD.
A relevância do evento como espaço de articulação e oportunidade para o reposicionamento do Brasil na discussão mundial sobre a temática de drogas é enfatizada por Marta Machado. “É importante nos basearmos nas melhores práticas internacionais, alinhadas à promoção dos direitos humanos, acesso a direitos e às necessidades das populações mais vulneráveis. Conhecer as experiências de outros países, adaptando-as à realidade local, também permite que nos antecipemos aos desafios inerentes ao enfrentamento de uma questão tão complexa como o tráfico de drogas”, diz a secretária da Senad.
Javier Sagredo reforça a necessidade de substituir a lógica ofensiva de violência com práticas alinhadas aos direitos humanos. “O encontro tem como objetivo repensar as políticas de drogas da América Latina e Caribe buscando soluções inovadoras para a questão, com políticas nas comunidades e com as pessoas que delas vão se beneficiar, ouvindo e valorizando as suas competências, passando de uma lógica de controle territorial para o desenvolvimento de alternativas lícitas”, destaca.
Programação
A secretária da Senad, Marta Machado, participará das sessões “Territorialização, Desenvolvimento e Comunidades Vulneráveis” e “Microtráfico: desafios e respostas efetivas na América Latina e Caribe”. Tamires Sampaio, coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do MJSP, também participará de uma sessão de discussão sobre desafios e respostas ao microtráfico. Este encontro também tem o objetivo de gerar reflexões, recomendações e insumos para o diálogo político do Mecanismo de Coordenação e Cooperação UE-CELAC sobre drogas, tendo em vista sua Reunião de Alto Nível agendada para o mês de agosto na Espanha.
Representantes de outras instituições brasileiras também estarão presentes, além de especialistas de países da América Latina, Caribe e União Europeia, bem como representantes de organismos internacionais como o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e a Global Initiative Against Transnational Organized Crime.
Sessões de discussão e workshops trarão temas como a relação entre as drogas e as populações mais vulneráveis, vida nas ruas, redução de riscos e danos, serviços de atenção, acompanhamento e cuidado, desigualdades de gênero, raça e etnia, inclusão social e econômica, territorialização de políticas públicas, abordagens comunitárias e processos de inclusão econômica.
Os países convidados incluem Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, Bahamas, Barbados, Belize, Jamaica, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Bulgária, Grécia e Portugal.
Sobre o Copolad
O Copolad III é um programa de cooperação internacional que promove o diálogo técnico e a cooperação entre a União Europeia e os países da América Latina e do Caribe sobre políticas de drogas. Financiado pela União Europeia, o programa é liderado pela Fundação Internacional Ibero-Americana para as Políticas e Administrações Públicas (FIIAPP), em consórcio com a Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA) e em colaboração com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA).

Serviço
Seminário “Drogas, vulnerabilidades e territórios urbanos”
Dias: 24, 25 e 26 de abril
Horários: a partir das 09h (no dia 24) e a partir das 08h30 (dias 25 e 26)
Local: Marina Park Hotel (Av. Pres. Castelo Branco, 400 – Moura Brasil)

Sesc Ceará promove Semana do Livro Infantil com foco no incentivo à leitura

Com o objetivo de despertar e desenvolver o interesse pela literatura, o Sesc Ceará realiza a Semana do Livro Infantil, de 12 a 28 de abril. A programação vai acontecer em sete unidades, sendo duas em Fortaleza e as demais no Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Sobral e Quixeramobim. A iniciativa também é uma celebração ao Dia Nacional do Livro Infantil, que homenageia o escritor Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril. O evento é gratuito.

Voltada especialmente para o público infanto-juvenil, a Semana do Livro Infantil também é uma forma de incentivar o hábito da leitura, além de estimular a construção do conhecimento. A partir da iniciativa, o Sesc reforça a importância do ato de ler e divulga o papel da biblioteca como instrumento de democratização, por meio de contação de história, exposição, visitas à biblioteca, troca-troca de livros, oficinas, consultas de livros, além de apresentações literárias e artísticas.

Parte da programação é aberta ao público, enquanto algumas apresentações serão realizadas em escolas públicas e na rede Educar Sesc em Fortaleza, Iguatu, Sobral, Crato e Juazeiro. Em Fortaleza, por exemplo, o público poderá conferir oficinas literárias, de pintura e encadernação, de desenho e criação de personagens, além de contação de histórias que acontecerão nas unidades Sesc Fortaleza, Sesc Centro e no Theatro José de Alencar.

No Cariri, haverá contação de histórias, visita mediada à Biblioteca do Sesc Juazeiro; apresentação da peça O casarão dos livros, do grupo K’Os Coletivo, no Teatro Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte; dentre outras ações.

Em Iguatu, as apresentações serão direcionadas aos estudantes das escolas públicas municipais e aos alunos do Educar Sesc. Essas acontecerão nas escolas da cidade e de municípios vizinhos. Já em Sobral, a programação será realizada na Santa Casa, na Unidade do Sesc e no Educar Sesc, além da Biblioteca Itinerante que visitará os municípios vizinhos: Coreaú, Frecheirinha, Santa Quitéria e Hidrolândia.

Na Biblioteca Antônio Conselheiro no Sesc Quixeramobim a programação contará com apresentação cultural, contação de história e espetáculos.

Programação

Sesc Fortaleza

Dia 18/04

8h – Contos que o mar me cantou (Edivaldo Batista) – Pilotis

9h – Oficina de pintura e encadernação (Lucas Teixeira e Mariana Martins) – Sala Sérvulo Esmeraldo

14h – Quem conta um conto aumenta o encanto (Gorette Costa) – Pilotis

15h-Oficina de pintura e encadernação (Lucas Teixeira e Mariana Martins) – Sala Sérvulo Esmeraldo

Dia 19/04

8h – Quem conta um conto aumenta o encanto (Gorette Costa) – Pilotis

9h – Oficina de pintura e encadernação (Lucas Teixeira e Mariana Martins) – Sala Sérvulo Esmeraldo

14h – Varal de histórias (Rebeka Lúcio) – Pilotis

15h-Oficina de pintura e encadernação (Lucas Teixeira e Mariana Martins) – Sala Sérvulo Esmeraldo

Dia 20/04

8h – Curta o conto (Mônica Rodrigues) – Pilotis

9h – Oficina de pintura e encadernação (Lucas Teixeira e Mariana Martins) – Sala Sérvulo Esmeraldo

14h – Curta o conto (Mônica Rodrigues) – Pilotis

15h – Oficina de pintura e encadernação (Lucas Teixeira e Mariana Martins) – Sala Sérvulo Esmeraldo.

Educar Sesc 1

Dia 17/04

8h – Abertura da Exposição “A casa” e “A casa azul” da Fundação Casa Grande com quadros de desenhos e pinturas realizadas pelas crianças da fundação. A exposição fica aberta para visitação do público da escola por 20 dias.

8h, 10h e 14h – Contos que o mar me cantou (Edivaldo Batista)

16h – Assim me contaram, assim contarei (Mônica Rodrigues)

Dia 18/04

8h, 10h, 14h, 16h –  Três histórias (Gal Saldanha)

Dia 19/04

8h, 10h – Contos que o mar me cantou (Edivaldo Batista)

14h e 16h – Curta o conto (Mônica Rodrigues)

Dia 20/04

8h, 10h, 14h e 16h – Varal de Histórias (Rebeka Lucio)

Sesc Centro

Dia 15/04

Local: Theatro José de Alencar

09h às 10h: Oficina Literária – Louise Pedraça

09h às 10h: Oficina de desenho e criação de personagens – Lara Nicolau e Pâmela de Castro

09h às 10h: Baú de histórias – Rebeka Lúcio

10h às 10:30h – Contação de Histórias: O Tesouro – Aquarela Entretenimento

10:30h às 11h – Contação de Histórias: Quem conta um conto, aumenta o encanto – Gorette Costa

Dia 17/04

Local: Biblioteca Sesc Centro

09h e 14h: Contação de Histórias: Era uma vez… – Rebeka Lúcio

10h e 15h: Oficina: Empoderamento feminino nos livros infantis – Rebeka Lúcio

Dia 18/04

Local: Biblioteca Sesc Centro

09h às 10h: Contação de Histórias: Te conto um canto e te canto um conto

– Mônica Rodrigues

10h às 11h: Oficina de Desenho e Criação de Personagens – Lara Nicolau e Pâmela de Castro

Dia 19/04

Local: Biblioteca Sesc Centro

09h às 10h: Contação de Histórias: Quem conta um conto, aumenta o encanto – Gorette Costa

10h às 11h: Oficina Literária – Louise Pedraça

Sesc Crato

Dia 17/04

09h – Lançamento do Cordel: “Brincadeiras de Infância: do passado ao presente, a pedagogia do brincar” da autora Fátima Teles.

Local: Escola 08 de Março

15h – Contação de História com o Grupo Cia Luz do Conto com o trabalho: Roda de Contos Tradicionais + Biblioteca Itinerante

Local: EEIEF Prof Álvaro Rodrigues Madeira

Dia 18/04

09h – Contação de História com a Artista Bette Gomes com o trabalho: Nessa Mala tem histórias + Biblioteca Itinerante

Local: Escola José Bizerra de Britto (Ponta da Serra)

15h – Exposição Millôr Fernandes + Biblioteca Itinerante

Local: Escola Maria Pia Brígido

Dia 19/04

09h – Contação de História com a Artista Elisabete Pacheco e o trabalho: Histórias que habitam em mim

Local: Educar Sesc Crato

15h – Contação de História com o Grupo Encantados e o trabalho: Contos Encantados do Cariri

Local: Educar Sesc Crato

Dia 20/04

09h – Exposição Millôr Fernandes + Biblioteca Itinerante

Local: Escola Circulo Operário

15h – Oficina “Construindo minha História” ministrada por Mayrlly Araujo e Yuri Gomes

Local: Biblioteca da Fundação Casa Grande

Sesc Juazeiro do Norte

Dia 17/04

09h – Exposição literária em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e personagens do sítio do Picapau amarelo (Emília e Visconde)

Local: Escola Educar SESC – Juazeiro do Norte

Dia 18/04

08h – História dali, contos do mundo

Local: Teatro SESC Patativa do Assaré – Juazeiro do Norte

9h – Visita mediada à Biblioteca SESC Juazeiro

9h – Espetáculo O Casarão dos Livros

Local: Escola Educar SESC- Juazeiro do Norte

10h30 – Troca – troca de livros (Escola Educar SESC Juazeiro)

14h – Espetáculo La Moringa

Local: Escola Educar SESC- Juazeiro do Norte

15h30 – Troca- troca de livros (Escola Educar SESC Juazeiro)

14h – Lançamento do cordel: Romance do Pavão Misterioso 100 anos depois

Local: Orfanato Jesus, Maria e José

15h – Lendas AfricanasArtista/Grupo: Cia Luz do Conto

Local: Orfanato Jesus, Maria e José

Dia 19/04

09h e 14h – Oficina de arte – utilizando materiais reciclados

Local: Escola Educar SESC Juazeiro

08h30 – Espetáculo O casarão dos livros

Local: Teatro SESC Patativa do Assaré – Juazeiro do Norte

09h30 – Visita mediada à Biblioteca SESC Juazeiro

14h – Espetáculo La Moringa

Local: Teatro SESC Patativa do Assaré – Juazeiro do Norte

15h – Visita mediada à Biblioteca SESC Juazeiro

Dia 20/04

14h – Apresentação Nessa mala tem história

Local: SOBEF – Barbalha

15h – Biblioteca Itinerante – (Consultas ao acervo e empréstimos de livros)

Local: SOBEF – Barbalha

Sesc Iguatu

Dia 12/04

08h – Apresentação Contos Populares do Brasil – Beth Gomes

Local: Município de Jucás (CEI Adalberto Fernandes Luna)

08h – Consulta de livros infantis da Biblioteca do Sesc Iguatu

Local: Município de Jucás (CEI Adalberto Fernandes Luna)

14h – Apresentação Contos Populares do Brasil – Beth Gomes

Local: Escola Municipal de Iguatu (Escola João Paulo)

14h – Consulta de livros infantis da Biblioteca do Sesc Iguatu

Local: Escola Municipal de Iguatu (Escola João Paulo)

Dia 13/04

08h – Apresentação Contos Populares do Brasil – Beth Gomes

Local: Município de Quixelô (Escola Pública Municipal)

08h – Consulta de livros infantis da Biblioteca do Sesc Iguatu

Local: Município de Quixelô (Escola Pública Municipal)

14h – Apresentação Contos Populares do Brasil – Beth Gomes

Local: Município de Solonópole (Escola Pública Municipal)

14h – Consulta de livros infantis da Biblioteca do Sesc Iguatu

Local: Município de Solonópole (Escola Pública Municipal)

Dia 14/04

08h, 14h – Apresentação Contos Populares do Brasil – Beth Gomes

Local: Ginásio poliesportivo Sesc Iguatu

08h, 14h – Consulta de livros infantis da Biblioteca do Sesc Iguatu

Local: Ginásio poliesportivo Sesc Iguatu

Dia 17/04

08h – Apresentação Recontando Histórias – Grupo Recontar

Local: Município de Iguatu (Escola pública municipal)

08h – Consulta de livros infantis da Biblioteca do Sesc Iguatu

Local: Município de Iguatu (Escola pública municipal)

14h – Apresentação Recontando Histórias – Grupo Recontar

Local: Município de Orós (Escola pública municipal)

14h – Consulta de livros infantis da Biblioteca do Sesc Iguatu

Local: Município de Orós (Escola pública municipal)

Dia 18/04

08h – Apresentação Recontando Histórias – Grupo Recontar

Local: Município de Várzea Alegre (Escola pública municipal)

08h – Consulta de livros infantis da Biblioteca do Sesc Iguatu

Local: Município de Várzea Alegre (Escola pública municipal)

14h – Apresentação Recontando Histórias – Grupo Recontar

Local: Município de Cedro (Escola pública municipal)

14h – Consulta de livros infantis da Biblioteca do Sesc Iguatu

Local: Município de Cedro (Escola pública municipal)

08h, 14h – Oficina de Literatura de Cordel

Local: Biblioteca Pública Municipal de Iguatu Dr. Matos Peixoto

Dia 19/04

08h – Apresentação Recontando Histórias – Grupo Recontar

Local: Município de Mombaça (Escola pública municipal)

08h – Consulta de livros infantis da Biblioteca do Sesc Iguatu

Local: Município de Mombaça (Escola pública municipal)

14h – Apresentação Recontando Histórias – Grupo Recontar

Local: Município de Catarina (Escola pública municipal)

14h – Consulta de livros infantis da Biblioteca do Sesc Iguatu

Local: Município de Catarina (Escola pública municipal)

Sesc Sobral

Dia 13/04

9h – Performance poética: Atividade literária com a temática Semana do livro na Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Local: Santa Casa

Dia 18/04

14h às 17h – Performance poética em comemoração à semana do livro seguida de atividade literária.

Local: Unidade Sesc Centro – Sobral

Dia 19/04

16h às 17h – Performance poética seguindo a temática do dia dos povos indígenas além de apresentação das lendas como gênero literário

Local: Unidade Sesc Centro – Sobral

Dia 20/04

15h – Biblioteca itinerante com contação de histórias na Estação da Juventude do bairro Recanto II

Local: Recanto II

Dia 25/04

Contação de história – Rebeka Lúcio

9h – Coreaú (CEI Professora Maria Zilmar de Menezes Albuquerque)

15h – Frecheirinha (Creche Inês Edite Pontes)

Dia 25/04

Biblioteca Itinerante

10h – Coreaú

16h – Frecheirinha

Dia 26/04

Contação de história – Rebeka Lúcio

9h – Santa Quitéria (CEI Geracina Lobo de Mesquita)

15h – Hidrolândia (EMEF Adail Freitas Marinho)

Dia 26/04

Biblioteca Itinerante

10h – Santa Quitéria

16h – Hidrolândia

Dia 27/04

9h – Performance poética: Atividade literária com a temática do dia dos povos indígenas na Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Local: Santa Casa

Dia 28/04

15h – Contação de histórias no Projeto Semear

Local: Sinhá Saboia

Sobral

24 a 28/04

Fábulas

Local: Biblioteca Escola Educar Sesc /Sobral-CE

Data: de 2023

Quixeramobim

Dia 17/04

08h e 14h – Banda Carambola

Dia 18/04

08h e 14h – Contação de histórias  e oficina literária,  O Ratinho e a Lua
(25 vagas)

09h – Espetáculo Bafafá – Grupo Circo Muamba

Local: Madalena/CE

Dia 19/04

08h e 14h – Chocolate com Histórias
(25 vagas)

09h – Espetáculo Bafafá – Grupo Circo Muamba

Local: Quixadá/CE

Dia 20/04

08h e 14h – Espetáculo O Fantástico Mundo das Histórias de Reis

09h – Espetáculo Bafafá – Grupo Circo Muamba

Local: Quixeramobim/CE

24/04 a 28/04 
08h e 14h – A magia da leitura vai às escolas — Festa do Livro Itinerante nas escolas por meio de agendamento

 Foto: Divulgação/Sesc

Indicadores financeiros: qual a importância para o seu negócio?

Planejar e organizar financeiramente faz parte da estrutura que constitui todas as fases de crescimento e amadurecimento no competitivo ambiente dos negócios. Os indicadores financeiros são mecanismos que auxiliam a acompanhar os resultados e a planejar a evolução da empresa. É através deles que o gestor e os investidores conseguem verificar com clareza se um negócio vale a pena ou não.

De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) apontam que três em cada dez microempreendedores individuais (MEI) encerram suas atividades em até cinco anos de funcionamento, mesmo sendo negócios com tributação simples (o Boleto MEI), além de ser possível parcelar o MEI atrasado. Devido a essas informações, é importante ressaltar que mesmo sendo um pequeno ou médio negócio, o planejamento financeiro continua sendo essencial para a sobrevivência das instituições.

Robson Evangelista, Consultor em Gestão Financeira Empresarial, destaca que é por meio desses informativos que é possível descobrir se uma empresa é lucrativa ou não, se tem margem de lucro alta ou ganha no volume, se está muito ou pouco endividada, além de várias outras informações de mesma relevância.”Com esses dados em mãos, um gestor consegue tomar decisões assertivas e além disso, os investidores calculam se é viável investir no negócio”, diz. 

Principais indicadores financeiros

  • Margem Bruta;
  • Margem EBITDA;
  • Margem Líquida;
  • Margem De Contribuição;
  • Fluxo de caixa;
  • Ticket Médio;
  • Retorno Sobre Investimentos (ROI);
  • Custos fixos;
  • Ponto de equilíbrio.

Também é possível tomar decisões importantes, como investir na expansão do negócio ou enxugar custos e despesas são mais assertivas se tomadas com base em indicadores. “Além do mais, ajuda o dirigente a controlar a empresa, sobretudo nas questões rotineiras, os indicadores financeiros servem também para planejar melhorias”, conclui o consultor em gestão financeira empresarial.

Fonte: Robson Evangelista – Consultor em Gestão Financeira Empresarial, com mais de 15 anos de experiência, atuando nas áreas Administrativa, Financeira e Controladoria em empresas de vários segmentos. Formado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Fiscal e Tributária e Finanças. – @robsonjse –

Foto: Fonte – Internet

Kroma e Semace reúnem população de Jaguaruana em audiência pública

A Kroma Energia, empresa responsável pelo projeto do Complexo Solar Arapuá, em parceria com a Superintendência do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMACE), apresentou à população do município de Jaguaruana, nesta quinta-feira (20), o projeto do Complexo Arapuá. O evento foi na forma de uma Audiência Pública, onde foram apresentados Estudo e Relatório de Impacto Ambiental.

O encontro aconteceu das 10h às 12h, na Câmara Municipal de Jaguaruana, e reuniu representantes do legislativo e executivo do município, além de técnicos da Semace e da Kroma.

“Agradeço à população que veio conhecer nosso projeto, a partir de nossa parceria com a prefeitura de Jaguaruana, que sempre nos recebeu muito bem, desde o momento da concepção e da apresentação do que seria o projeto”, afirma Felipe Godoy, Gerente de Geração da Kroma Energia.

Quase mil hectares

A cidade de Jaguaruana foi escolhida pela companhia pernambucana para receber um total de oito usinas fotovoltaicas. Após instaladas, as placas solares passam a ocupar aproximadamente cerca de 900 hectares, correspondendo, em tamanho, à área de mais de 1200 campos de futebol. Sendo deferido, o projeto recebe a licença para instalação.

 “É importante parabenizar a empresa Kroma Energia por vir para Jaguaruana, o que fortalece o empreendedorismo e emprego, movimentando nossa economia”, comemora José Elias de Oliveira, prefeito da cidade.

Segundo o cronograma da empresa, os trabalhos de construção têm início no início do segundo semestre de 2023. A entrega da primeira fase deve acontecer em meados de 2024 e a segunda em 2025. Há expectativas de gerar ao longo do processo de construção, instalação e manutenção, cerca de 1.500 empregos diretos e 400 indiretos.

Prioridade federal

O Complexo Arapuá, que tem potencial para gerar 500MWp, recentemente, no dia 20 de março, foi enquadrado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), na forma do art. 2º, § 1º, inciso III, do Decreto nº 8.874, como prioritário. Os investimentos da Kroma Energia, para esta obra, giram em torno de R$ 1,7 bilhão.