Cimento Apodi comemora Dia Nacional da Caatinga com programação educativa para alunos em Quixeré/CE

A Cimento Apodi celebrou o Dia Nacional da Caatinga – comemorado nesta sexta-feira (28/4) – com uma programação especial e educativa para 40 alunos das escolas Menino Jesus de Praga e José Joaquim da Silva, de Quixeré/CE.

Os alunos, entre 12 e 15 anos, visitaram o Centro de Educação Ambiental (CEA) Ivens Dias Branco – localizado na fábrica da Cimento Apodi na cidade – com objetivo obter mais informações sobre o único bioma tipicamente brasileiro.

A orientação da atividade ficou a cargo da equipe de Meio Ambiente da fábrica, que mostrou detalhes sobre as 12 estações de conhecimento do CEA, sendo três delas direcionadas à Caatinga (Portal da Caatinga, Cantinho dos Cactos e Passarela da Fauna).

“A atividade levou conhecimento e reflexão sobre a importância do bioma Caatinga e o que pode ser feito para sua conservação – visto que é única floresta 100% brasileira e, de todos os estados em que ocorre, o Ceará é o que possui maior parte de seu território formado por essa vegetação”, explica a coordenadora de Meio Ambiente, Rosineide Matoso.

Sobre o bioma Caatinga
Caatinga é a vegetação que predomina no Nordeste do Brasil e está inserida no contexto do clima semiárido. Os índios, primeiros habitantes da região, a chamavam assim porque no verão, a maioria das plantas perde as folhas, prevalecendo na paisagem a aparência clara e esbranquiçada dos troncos das árvores. Daí o nome Caatinga (caa: mata e tinga: branca), que significa “mata ou floresta branca” no tupi. No inverno, a paisagem muda de esbranquiçada para variados tons de verdes.

A área da Caatinga é de 844.453 Km² (IBGE, 2004) e a totalidade de seus limites encontra-se dentro do território brasileiro – ou seja, seu patrimônio biológico não é encontrado em nenhuma outra região do mundo. Na Caatinga existem aproximadamente 5.311 espécies de plantas e 1.063 espécies de animais catalogadas.


O bioma abrange os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Maranhão e também a faixa norte de Minas Gerais. Faz limite com outros três biomas do país, a Amazônia, a Mata Atlântica e o Cerrado. De todos os estados em que ocorre a Caatinga, o Ceará é o que possui maior parte do seu território formado por esse bioma.

Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.


A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

Dia do profissional de eventos: setor vive retomada gradual e movimenta mais de 50 atividades

No dia 30 de abril é celebrado o dia do profissional de eventos, segmento que envolve um hub setorial de 52 atividades diferentes, movimentando a economia local com geração de emprego e renda. Fazem parte do setor, profissionais que trabalham desde empresas de equipamentos e estruturas de montagens, a serviços de cerimonial, catering e audiovisual, alcançando cadeias produtivas como hospedagem, alimentação, transportes e recreação. Segundo dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), dois a cada 10 empregos criados no Brasil, em 2022, foram gerados pelo segmento e seu hub.  

Em um contexto de retomada das atividades do setor, a presidente do Sindieventos Ceará, Stella Pavan, cita como um dos fatores fundamentais para a continuidade pós-pandemia o suporte do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). “Nós fomos os primeiros a parar e os últimos a voltar às atividades, o que ocasionou uma perda significativa em todos os setores ligados aos eventos. Estamos caminhando para retomar o potencial que tínhamos pré-pandemia”, afirma.

Sobre a importância do setor de eventos para o desenvolvimento econômico do País, Enid Câmara de Vasconcelos, presidente da ABEOC Ceará aponta que “todos os segmentos da economia, todos os setores e todas as atividades precisam dos eventos para promover as suas tecnologias, inovações e os seus produtos”. 

A empresária do setor de eventos explica que o processo de retomada é diferente para cada tipo de segmento de eventos, sejam eles corporativos, de entretenimento ou social. “Cada um tem sua dinâmica, público e ritmo de retomada. O social e de entretenimento são baseados na pessoa física, já o corporativo na pessoa jurídica, o que o torna mais demorado de retornar, porque são em média de dois a três anos para captar recursos para um congresso, por exemplo”, diz. 

Para Enid, o momento de retomada é uma reconstrução do setor, que ficou paralisado durante a pandemia, perdendo mão de obra qualificada e empreendimentos. “Trata-se da reconstrução de toda uma cadeia produtiva, de vários elos, alguns ficaram pelo meio do caminho, são fornecedores que já não existem mais, empresas que fecharam e não voltaram, profissionais que tiveram que mudar de área”. 

Na comemoração da semana do profissional de eventos, a presidente da ABEOC Ceará aponta que “é crucial um olhar especial, um pacto entre as atividades governamentais, políticas, institucionais e do setor produtivo para que a recuperação seja mais rápida. Somente por meio de fomento, incentivo, editais de patrocínio e apoio vamos retomar verdadeiramente a potencialidade do setor de eventos. Quanto mais o segmento demora a se recuperar, menos empregos são gerados”, diz. 

Centro de Eventos do Ceará

De acordo com dados do principal equipamento para realização de eventos no Estado, em 2019, quando o setor crescia mais de 20% ao ano, o calendário anual contou com 103 eventos realizados no local, sendo 86 corporativos, 10 de entretenimento e sete sociais. Em 2022, já considerando uma retomada, foram 84 eventos, 73 corporativos, 9 de entretenimento e 2 social. Já neste ano de 2023, a pauta conta com 67 eventos, destes, 56 são corporativos, 7 de entretenimento e 4 social.

“A retomada do evento corporativo é mais lenta, vamos recuperar em 2024, 2025 nesse ritmo atual. Por isso é preciso mais atenção, quando se trata de eventos desse tipo, estamos falando de emprego altamente qualificado. Estamos pagando pelo preço de não realizar eventos por fatores como alto custo de fornecedores, uma indústria que ficou parada e não consegue atender às demandas. E não realizar eventos significa menos emprego gerado e menos movimento da economia”, conclui. 

Acal amplia serviços para auxiliar clientes nas obras de reforma ou construção 

A Acal Home Center, marca no segmento de reforma e construção, lança um novo projeto para facilitar a vida dos clientes: o Acal +. Com a nova iniciativa única no segmento, a empresa oferece a possibilidade de contratar serviços de instalação, locação de equipamentos, além de arquitetos para design de pequenos projetos com especificação de produtos.

O objetivo da Acal Home Center é proporcionar uma experiência completa para o cliente, tornando sua visita à loja ainda mais produtiva. Com o Acal+, é possível contratar todos os serviços necessários para a realização de um projeto de reforma ou construção em um só lugar. Assim, o cliente não precisa se preocupar em buscar diferentes fornecedores. Os serviços já estão disponíveis na loja Acal do Centro, localizada na Avenida Tristão Gonçalves, 1074. 

“A equipe de profissionais do Acal+ está preparada para atender as necessidades de cada cliente, oferecendo soluções personalizadas e de alta qualidade. O arquiteto presente na loja, por exemplo, é capaz de projetar e especificar os materiais mais adequados para cada projeto, garantindo a eficiência e a satisfação do cliente”, compartilha Cabral Neto, diretor de negócios do Grupo Acal. 

Com o Acal+, a Acal reafirma seu compromisso em oferecer inovação e qualidade aos seus clientes. A empresa busca sempre estar à frente do mercado, oferecendo soluções completas e personalizadas para cada necessidade.

Prefeitura de Fortaleza realiza 2ª Semana do Trabalhador em alusão ao 1º de maio

A Prefeitura de Fortaleza realiza, a partir desta segunda-feira, 1º de maio, uma série de ações em alusão ao Dia do Trabalhador. Nesta semana, além do atendimento em todas as unidades fixas do Sine Municipal (Otávio Bonfim, Parquelândia, Siqueira e Aldeota), com a tradicional intermediação de mão de obra entre empregador e o trabalhador, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) realiza eventos em toda a cidade, com programação diversificada para trabalhadores e empreendedores.
Para iniciar as atividades, nesta segunda-feira (01/05), o Sine Municipal Aldeota realiza atendimento aos trabalhadores de Fortaleza. Das 8h às 13h a unidade referência do Sine ofertará atendimento com oferta de vagas de emprego, orientação profissional, realização de processos seletivos e inscrições para o Programa Nossas Guerreiras. Haverá, também, inscrições presenciais para 1.015 vagas de cursos profissionalizantes oferecidas pelo Programa Fortaleza + Futuro. 
De terça-feira (02/05) à sexta (05/05) os terminais de ônibus de Fortaleza (Siqueira, Papicu, Messejana, Antônio Bezerra, Parangaba, Lagoa e Conjunto Ceará), recebem, das 8h às 18h, uma programação especial das Feiras de Pequenos Negócios com a participação de 200 beneficiários dos programas Nossas Guerreiras e Costurando o Futuro. No mesmo período, a Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico realizará atendimento aos trabalhadores e empreendedores na Praça do Ferreira, sempre das 8h às 17h, com todos os serviços da SDE. 
Na quarta-feira (03/05), às 15h, o Cuca Barra do Ceará receberá o 9º ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro. A iniciativa segue a lógica de coworking, ou seja, um espaço compartilhado gratuito voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social. O ateliê contará com uma oficina de bordado e disponibilizará máquinas profissionais do tipo: reta, overloque, galoneira, bordado e máquina de corte. O Cineclube Cuca Barra também receberá um aulão, das 13h às 17h, com beneficiárias do Nossas Guerreiras. 
Na quinta-feira (04/05), às 10h30, a Prefeitura entrega 1.100 certificados aos estudantes concludentes dos cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. A iniciativa será realizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A cerimônia será realizada no Teatro Municipal São José, no Centro. Toda a programação é gratuita e está sujeita à alterações. 

Fortaleza lidera geração de empregos no Norte e Nordeste em março

A cidade de Fortaleza registrou crescimento na geração de empregos formais com carteira assinada, alcançando um saldo de 3.178 postos, entre admissões (27.199) e desligamentos (24.021). O número expressivo foi puxado pelos setores de serviços (2.711) e comércio (370). Os dados foram divulgados na quinta-feira (27/04) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, e são referentes ao mês de março de 2023.

A capital cearense segue no 1º lugar em estoque de vagas (665.917) e em 1º lugar no saldo de empregos gerados nas regiões Norte e Nordeste. O segundo colocado em saldo de empregos foi Salvador (2.762) e o terceiro Maceió (2.146). Do saldo global de empregos gerados no Estado do Ceará (4.745), a capital foi o município que mais gerou (1º lugar) empregos, e respondeu por 66,9% destas vagas, destacam-se a geração de oportunidades nos municípios de Horizonte (265), Caucaia (261), Eusébio (244) e Abaiara (232).

“Isso demonstra, mais uma vez, que a política pública do prefeito José Sarto, que é de apostar no pequeno empreendedor – que gera sete em cada 10 empregos – e apostar em qualificação profissional e crédito orientado vem dando muito certo. É sempre um orgulho acompanhar o destaque da nossa cidade na geração de emprego e na criação de novas empresas. Por isso Fortaleza é o maior PIB do Nordeste”, pontua o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) consideram os trabalhadores com carteira assinada, isto é, não incluem os informais.

No mês de maio, Clube de Leitura da Rede Memorial Fortaleza discute sobre Amor e Luto

O Clube Tanato, grupo de estudos da Rede Memorial Fortaleza, no próximo mês de maio deve discutir o livro Amor e Perda – as raízes do luto e suas complicações, da escritora Colin Murray Parkes. Para dar início as primeiras discussões do livro e esclarecer informações sobre o clube de leitura, o instagram do Clube Tanato deve realizar no dia 04 de maio uma live em seu instagram. 

No livro escolhido para o mês de maio, os membros do clube devem esperar discussões sobre a correlação de amor e luto, e como esses sentimentos são faces da mesma moeda, não é possível sentir o primeiro sem correr o risco de deparar com o segundo. 

Durante a live no dia 04, conduzida pela psicanalista e coordenadora do Clube, Natália Pinto, os interessados em participar da oficina de leitura terão a oportunidade de se inscrever e tirar dúvidas sobre o livro e os encontros.

Sobre o Clube Tanato

O Clube Tanato é um projeto de iniciativa do Memorial Funeral Home e tem o intuito de falar abertamente sobre a vida, a morte e o morrer de uma forma leve e livre de tabus, ajudando as pessoas a ressignificarem o olhar sobre a consciência da finitude. Já foram impactadas milhares pessoas, entre cientistas, especialistas e comunidade. 

Serviço:

Clube Tanato

Quando: 04/05 às 18h

Onde: Instagram do Clube (@clubetanato) – https://www.instagram.com/clubetanato/

Leitura de maio: Amor e Perda – as raízes do luto e suas complicações

Inscrições gratuitas

Projeto Crescer, da CoBAP, capacita mulheres de baixa renda em Maracanaú a empreenderem com doces e salgados

A CoBAP, empresa que fabrica embalagens de papel ondulado, com sede em Maracanaú, está realizando o projeto Crescer, que tem como objetivo capacitar mulheres de baixa renda da região a produzirem doces e salgados para complementar a renda familiar. A iniciativa é uma parceria com o Centro de Convivência Pólo ABC Timbó, onde as aulas são ministradas todas as quintas-feiras, à tarde, por voluntárias da comunidade.

Uma das participantes do projeto é Josi Martins, de 48 anos. Ela perdeu o emprego durante a pandemia de Covid-19 e viu no Crescer uma oportunidade de recomeçar. “Eu sempre gostei de cozinhar, mas nunca tinha pensado em empreender. Com as aulas e o incentivo das minhas colegas de aula, eu comecei a fazer tortas e salgados para vender. Hoje, já tenho clientes que fazem encomendas semanais, o que garante o sustento da minha família”, conta Josi.

O projeto Crescer não só ensina as técnicas de produção de doces e salgados, mas também orienta mulheres como administrar o próprio negócio, desde o controle financeiro até a divulgação dos produtos nas redes sociais. “É muito gratificante ver as participantes crescendo não só como empreendedoras, mas como pessoas. O projeto tem transformado vidas”, afirma uma das voluntárias do Crescer.

De acordo com Agna Santos, coordenadora de Gente e Gestão e Sustentabilidade, o Projeto Crescer é um exemplo de como iniciativas sociais têm o poder de gerar impacto positivo e mudanças significativas na vida das mulheres, proporcionando novas oportunidades e perspectivas de futuro. Ela destaca a importância de valorizar e apoiar ações como essa não só em Maracanaú, mas em todo o estado do Ceará. “Projetos como o Crescer são fundamentais para promover a inclusão social e econômica das mulheres. É gratificante ver os resultados  positivos na vida das participantes e de suas famílias”, afirma Agna.

CoBAP

A CoBAP atende empresas dos setores de alimentos industrializados e in-natura, calçados, vestuário, eletroeletrônicos, construção civil, bebidas e refrigerantes, saneantes e todo aquele que demandar embalagens ecológicas de qualidade industrial.

Colaborando ativamente para a estabilidade dos agentes recicladores e elevação de suas rendas familiares, através do centro de coleta e reciclagem de papelão, a CoBAP mostra com atitude o cumprimento de seus compromissos sócio-ambientais.

Neuropsicóloga orienta sobre como abordar assuntos sensíveis com as crianças e os adolescentes

Falar sobre temas sensíveis com as crianças e os adolescentes pode ser um desafio diário para pais, professores e responsáveis. Por isso, de acordo com a neuropsicóloga e diretora do Neuropsicocentro, Silviane Andrade, é importante saber como abordá-los para que eles compreendam e lidem da melhor forma possível com as suas emoções que, muitas vezes, são desconhecidas e iniciais. 

A especialista orienta que, antes de tudo, procure-se estabelecer um diálogo em momentos de calma para que não aumente a ansiedade das crianças ou adolescentes. “A conversa deve ter o intuito de acalmar e tirar qualquer nervosismo que cause mais medo e terror. Você pode sondar para saber o que o seu filho está sabendo e permitir que ele fale tudo que está sentindo”, aponta, destacando que é fundamental passar para os menores uma relação de confiança para que eles se sintam à vontade em tirar dúvidas ou contar algo que viu de diferente na escola ou na rede de amigos. 

Sobre as questões relacionadas à violência nas escolas, Silviane aconselha que os pais conduzam com algumas observações. “Informe que dentro das escolas existem profissionais treinados para fazer a segurança e que essas notícias podem até ser fake News. Oriente que a criança tente se afastar quando os colegas estiverem falando sobre o assunto e que sempre que tiver dúvida pergunte à mamãe ou ao papai, pois teremos mais informações corretas para passar para eles”, declara. Além disso, a neuropsicóloga afirma que vale falar que “hoje a polícia tem meios de acompanhar as redes sociais e descobrir de quais computadores saem as notícias e já prender o suspeito”. 

É importante, de acordo com Silviane Andrade, dialogar com os menores dados reais e manter uma comunicação diária com cuidado e atenção. Confira mais algumas dicas da neuropsicóloga: 

– Entender quais informações a criança está sabendo vai ajudar ao pai ou a mãe a conduzir a conversa sem causar ainda mais temor;

– Verificar o que o filho está consumindo de informação e quais as fontes contribui na regulação do acesso a fake news ou de conteúdos inadequados; 

– Passar segurança de que as autoridades e as escolas estão tomando as providências necessárias para garantir um ambiente seguro;  

– Escutar com atenção o que os pequenos têm a dizer sobre o que estão sentindo, para que eles saibam que os pais se importam verdadeiramente e se sintam acolhidos; 

Cartilha Segurança nas Escolas

O Governo do Ceará lançou, por meio das secretarias da Segurança Pública e Defesa Social e da Educação, a cartilha de orientações para a prevenção e combate da violência dentro do ambiente escolar. No documento, estão presentes orientações como: o aumento de controle ao acesso nas escolas; em caso de suspeita sobre planejamento de ato violento, fica recomendado ligar para contato 181 ou encaminhar prints para o WhatsApp (85) 3103-0181 – contato criado para diretamente para esse tipo de denúncia; verificar a veracidade das informações recebidas, entre outras orientações. 

Confira o material no link : https://www.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/230413-CartSegEsc_v2.pdf 

Fortaleza lidera geração de empregos no Norte e Nordeste, diz CAGED

A cidade de Fortaleza registrou crescimento na geração de empregos formais com carteira assinada, alcançando um saldo de 3.178 postos, entre admissões (27.199) e desligamentos (24.021). O número expressivo foi puxado pelos setores de serviços (2.711) e comércio (370). Os dados foram divulgados na quinta-feira (27/04) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, e são referentes ao mês de março de 2023.
A capital cearense segue no 1º lugar em estoque de vagas (665.917) e em 1º lugar no saldo de empregos gerados nas regiões Norte e Nordeste. O segundo colocado em saldo de empregos foi Salvador (2.762) e o terceiro Maceió (2.146). Do saldo global de empregos gerados no Estado do Ceará (4.745), a capital foi o município que mais gerou (1º lugar) empregos, e respondeu por 66,9% destas vagas, destacam-se a geração de oportunidades nos municípios de Horizonte (265), Caucaia (261), Eusébio (244) e Abaiara (232).
“Isso demonstra, mais uma vez, que a política pública do prefeito José Sarto, que é de apostar no pequeno empreendedor – que gera sete em cada 10 empregos – e apostar em qualificação profissional e crédito orientado vem dando muito certo. É sempre um orgulho acompanhar o destaque da nossa cidade na geração de emprego e na criação de novas empresas. Por isso Fortaleza é o maior PIB do Nordeste”, pontua o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados consideram os trabalhadores com carteira assinada, isto é, não incluem os informais.

Abertas as inscrições para o Vestibular Unificado de Medicina do Instituto de Educação Médica (IDOMED)

As instituições do Instituto de Educação Médica (IDOMED) estão com inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina para entrada no segundo semestre de 2023. Serão oferecidas 581 vagas e os candidatos podem optar por ingressar nas instituições das cidades de Canindé/CE, Iguatu/CE, Juazeiro do Norte/CE, Alagoinhas/BA, Angra dos Reis/RJ, Juazeiro/BA, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ, Teresina/PI, Jaraguá do Sul/SC, Ji-Paraná/RO. 

O processo seletivo será realizado pela Empresa de Concursos Rio de Janeiro (Econrio) e os interessados podem acessar o Edital pelo site https://www.idomed.com.br e realizar a inscrição até o dia 6 de junho pelo site econ.rio.br/idomedvest23-2.

Os candidatos poderão concorrer realizando o vestibular 2023.2, que será realizado em vários municípios, visando dar mais opções aos candidatos; aplicando o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de anos anteriores (válidas as notas de 2016 a 2020) e, também, via certificação internacional (IB/ABITUR). Nestes dois últimos casos, o candidato deverá manifestar esse interesse no ato da inscrição, até 17 de maio. Para os que optarem por concorrer às vagas pela nota do ENEM, o resultado dos aprovados será publicado em 26 de maio (após 18h) e as matrículas devem ser efetuadas nos dias 29 e 30 do mesmo mês. 

Já para os que realizarem o vestibular, as provas serão realizadas no dia 18 de junho e o candidato terá acesso às informações no Cartão de Confirmação de Inscrição. O vestibular será constituído de prova objetiva com 60 questões sobre disciplinas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, além de uma redação. O resultado será divulgado no dia 29 de junho e a matrícula dos convocados será entre os dias 03 e 05 de julho.

Segundo Silvio Pessanha, diretor nacional dos cursos de Medicina do IDOMED, o objetivo é dar maior comodidade aos candidatos, otimizando o tempo e a aplicabilidade da prova. “Oferecemos aos candidatos a possibilidade de escolher entre várias cidades, de diversas regiões, com um único processo seletivo. Por isso, as centenas de alunos que ingressarão no curso de medicina terão a oportunidade de se formar em uma instituição renomada, com foco no desenvolvimento humanizado do futuro médico, por meio de recursos tecnológicos, como os laboratórios e equipamentos que possibilitam um profissional qualificado que atenderá às necessidades da população brasileira”, destaca Pessanha. 

No ato da inscrição, os candidatos poderão escolher entre as 12 Instituições de Ensino Superior que participam do processo seletivo. Caso a pontuação não permita a entrada na preferida, o candidato poderá optar por outra unidade, conforme regramento em Edital.  

Como será realizado o IDOMED Vest 2023.2?

O IDOMED Vest – Vestibular Unificado de Medicina será realizado de forma presencial, no dia 18 de junho e terá 4h30min de duração, com início às 9h – horário de Brasília. Os 17 locais de prova serão nos seguintes municípios: Alagoinhas (BA), Angra dos Reis (RJ), Brasília (DF), Canindé (CE), Florianópolis (SC), Iguatu (CE), Jaraguá do Sul (SC), Ji-Paraná (RO), Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE), Juazeiro (BA), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

O participante deve manter a posse do documento original com fotografia (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte ou RNE) usado na identificação no momento da inscrição, pois o mesmo será solicitado mais de uma vez pelo fiscal, no dia da realização da prova.