Unifametro patrocina Anatomy Day, evento do Museu de Anatomia e Arte da UFC

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) é um dos patrocinadores do Anatomy Day, evento realizado pelo Museu de Anatomia e Arte da UFC (MUSANART) que aconteceu na última sexta-feira (12), no equipamento. O evento tem como objetivo a divulgação e democratização do conhecimento da anatomia humana e da história dessa ciência para jovens estudantes,  alunos de escolas públicas e privadas do Ceará. 

Em sua sétima edição, o Anatomy Day reunirá alunos e monitores voluntários de graduação dos cursos da saúde da UFC compartilhando seus conhecimentos por meio da exposição de peças reais e/ou plastinadas, monitorias guiadas, pintura artística corporal, comparações entre espécies, experiências sensoriais e visualizações de micrografias histológicas, tudo isso acompanhado por música, animação e descontração. 

Neste ano, a expectativa da organização do evento é receber mais de 3.600 participantes. “Enquanto Unifametro, nós embarcamos de cabeça no Anatomy Day porque compartilhamos do mesmo objetivo da iniciativa que é levar informação para aqueles estudantes que ainda estão em dúvida sobre qual caminho seguir, ou que já têm uma preferência pela área da saúde mas querem optar por uma especialidade. É uma ótima oportunidade também para nós mostrarmos todo o leque de possibilidades que nós temos a oferecer nessa área”, afirma Raphaela Eleutério, gerente de marketing da Unifametro. 

Investimentos para os cursos de saúde da Unifametro

Com mais de 30 cursos de graduação nas modalidades presencial e online, a Unifametro possui três campi em Fortaleza e unidades em Cascavel e Maracanaú – uma estrutura completa, com 6 núcleos de atividades e mais de 50 laboratórios. Também conta com uma unidade EAD em Caucaia, também com aulas presenciais ao longo dos cursos.

“Em 2022,  a Unifametro investiu R$5 milhões em aparelhos de ponta e em infraestrutura para o treinamento dos estudantes dos cursos da área da saúde. Nós adquirimos 2 Plataformas Multidisciplinares 3D que permitem uma imersão do aluno no corpo humano, e um exemplar do Simulador Corpo Inteiro SimMom, uma boneca em tamanho real que simula reações e funções do corpo humano. Além disso, também investimos na infraestrutura e em equipamentos para laboratórios de microscopia, anatomia, consultórios, e em um hospital simulado”, detalha Raphaela.

Três mil pessoas se reúnem em defesa do Sesc e Senac, em Fortaleza

Para dizer não ao PLV 9/23, que tramita no Congresso Nacional, o Sistema Fecomércio Ceará participou do “Dia S”, realizado nesta terça-feira, 16. A mobilização do Sistema CNC, Fecomércios, Sesc, Senac e sindicatos patronais aconteceu em todo País, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o projeto que pretende destinar 5% dos recursos do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para financiar a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

O ato reuniu cerca de 3 mil pessoas no Mercado dos Pinhões, entre colaboradores do Sistema Comércio, alunos, professores, lideranças comunitárias e a sociedade que usufruem e/ou conhecem as ações do Sistema. Na ocasião também foram coletadas assinaturas para o abaixo-assinado contra o desvio de 5% dos recursos do Sesc e do Senac para a Embratur, documento que já conta com 500 mil adesões (disponível em: https://cnc.portaldocomercio.org.br/sousescsenac).

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, participou da mobilização através de vídeo, destacando a importância de todos assinarem o abaixo-assinado, por ser uma forma de mobilizar tanto os senadores quantos os deputados federais. “Porque ganhando no Senado essa matéria volta para a Câmara, e aí sim, na Câmara vamos poder fazer o que não fizemos no primeiro momento, que é votar a matéria negando a retirada dos recursos do Sistema S”, pontuou.

A luta contra o projeto é em defesa do papel fundamental que Sesc e Senac vêm desempenhando para o desenvolvimento do Ceará e do Brasil. Ambos marcam presença na vida das pessoas por meio da cultura, educação, lazer, esporte, turismo social, formação e qualificação profissional. As entidades, que são verdadeiros agentes de transformação social, estão sob ameaça de perda de recursos, que são fundamentais para ampliar esse trabalho que chega a todo Ceará.

Jeri e Ibiapaba: Empresas se preparam para o Projeto de Integração de Rotas Turísticas do Ceará

Está em andamento um projeto para integrar as rotas turísticas do Ceará, começando pela união das belezas da Rota das Emoções e da Rota dos Mirantes da Ibiapaba. Primariamente  o objetivo é criar um roteiro turístico que misture praia e serra, unindo o destino âncora de Jericoacoara ao turismo da Rota Mirantes da Ibiapaba, que oferece gastronomia, ecoturismo e experiências únicas.

A integração favorecerá as duas Rotas, aumentando o tempo de permanência dos visitantes e ampliando o número de turistas em outros municípios. Para dar início o projeto, a partir do dia 23 de maio

um grupo de agências de viagens e operadores que atendem à Rota das Emoções fará uma fam tour pelos municípios de Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, São Benedito e Guaraciaba do Norte.

O Escritório Regional do Sebrae/CE na Ibiapaba tem realizado reuniões para destacar a importância dessa integração, além de preparar as empresas para as negociações B2B.

Parte desta preparação foi um Workshop de Mercado com o Consultor e Diretor da Ori Brazil, Rafael Braga. O workshop tratou sobre a  formatação de novos Roteiros dentro do território da Ibiapaba, ampliação dos tipos de tarifas e pacotes oferecidos, e a estruturação de apresentações comerciais das empresas participantes das rodadas de negócios.

Para Rafael, ações como o workshop é um passo importante para que as empresas estejam preparadas para a negociação: “As ações pré-evento tem o objetivo de transmitir aos empreendedores do trade turística da Ibiapaba todo o kno-how necessário para oferecer um destino e experiências ainda mais singulares com esse encontro da experiências de serra e mar.

Projeto institui o Selo Turismo Acessível para incentivar o turismo de inclusão no Ceará

Projeto de lei 603/2023, de autoria da Deputada Marta Gonçalves (PL), institui o “Selo Turismo Acessível”, no âmbito do Estado do Ceará. Segundo a parlamentar, a ideia é tornar os destinos, produtos e serviços turísticos cearenses acessíveis a todos os visitantes, além de promover o turismo acessível. “O incentivo do selo é reunir os atores do setor para que possam compartilhar suas experiências, aprender uns com os outros e colaborar com inovações no ramo da acessibilidade”, explica.


A deputada Marta Gonçalves ressalta que além disso, o Selo deverá promover uma maior conscientização e compreensão da necessidade de acessibilidade em todas as áreas de viagens e turismo em todo o Ceará; apoiar o desenvolvimento e disseminação de boas políticas e práticas de acessibilidade; trabalhar para desenvolver conhecimento e experiência em questões de acessibilidade no campo do turismo cearense; oferecer uma plataforma para quem apoia a acessibilidade no turismo e uma voz representativa
junto de instituições e organizações europeias e nacionais cujas ações têm influência direta no setor do turismo, bem como promover o turismo acessível como forma de combater a discriminação de pessoas com deficiência e promover uma maior inclusão social a nível internacional.


Ela observa que o Turismo, não só no Ceará, mas em outras partes do mundo, carece de muitas disposições de acessibilidades adequadas para a população em geral. “Este é um problema que afeta muitas pessoas tanto no seu dia a dia, como também em situações turísticas. O acesso físico e o acesso à informação muitas vezes não são adequados nos transportes, nos destinos turísticos, nas acomodações e em todos os tipos de locais e atrações. Esta falta de acessibilidade tem um efeito direto e negativo no número de turistas e na qualidade dos destinos e produtos turísticos”, pontua.


“Muitos turistas viajantes têm problemas de acesso, especialmente aqueles com deficiências físicas ou sensoriais, pessoas mais velhas e talvez um pouco mais frágeis, bem como mulheres grávidas, famílias com crianças pequenas e pessoas com problemas de saúde crônicos ou temporários incapacidade. Por isso, defendo um novo olhar para o setor para que os requisitos de acesso dos clientes sejam conhecidos ou compreendidos e que a acessibilidade possa ser uma prática e não exceção no setor do turismo”, acrescenta.


O Selo


Para o recebimento do Selo Turismo Acessível, caberá as empresas, cumulativamente, adaptar a infraestrutura ao destino sem barreiras, incorporando instalações que permitam o acesso de todos os turistas às áreas da propriedade da empresa sem dificuldades; colocar à disposição dos clientes transportes adaptados que contribuam com a acessibilidade; promover serviços de alta qualidade exercidos por funcionários devidamente capacitados; incentivar atividades, exposições e atrações de modo a permitir a participação inclusiva de todos os clientes; utilizar produtos de marketing, sistemas de reservas, sites e serviços onde constem informações acessíveis a todos usando a comunicação em libras, braile, comunicação alternativa e toda tecnologia assistiva destinada a facilitação do acesso à informação inclusiva.


O Selo Turismo Acessível terá validade de um ano, podendo ser renovado mediante nova avaliação realizada por órgão responsável, que deverá ser a Secretaria de Turismo do Estado, que também deverá proceder à fiscalização das empresas para o fiel cumprimento dos critérios que autorizam a concessão do Selo. Em caso de descumprimento dos critérios que autorizaram a concessão do Selo, o mesmo poderá ser cancelado pelo órgão responsável. Para fins de controle e melhorias dos requisitos para concessão do selo, o Setur poderá firmar convênios com terceiros que já possuem práticas/campanhas voltadas à acessibilidade tais como FECOMERCIO, SEBRAE e SENAC.


A proposta também possibilita que a empresa detentora do Selo “Turismo Acessível” poderá usá-lo na promoção de seus produtos e serviços e também receber outros incentivos, a critério do órgão responsável. Caso aprovado, o projeto deverá ser regulamentado pelo Poder Executivo nos termos do incisivo IV do art. 88 da Constituição do Estado do Ceará.

Marquise Ambiental produz vídeo em homenagem ao Dia do Gari

Em todas as cidades em que a Marquise Ambiental atua prestando serviço de limpeza urbana, os garis interagem com diversos “personagens” no dia a dia do trabalho. Do zelador dos prédios às donas de casa, do cidadão nas ruas e até mesmo crianças, todos eles, de alguma forma fazem parte da limpeza das cidades.

E esse cotidiano foi retratado no vídeo produzido pela Marquise Ambiental para homenagear os garis pelo seu dia, celebrado em 16 de maio. A peça faz parte da campanha “Toda hora é hora de parabenizar” e mostra a perspectiva dos garis em seu cotidiano.

Seja orientando o cidadão a não jogar lixo no chão, interagindo com o zelador dos prédios ou até mesmo recebendo gentilezas das donas de casa e das crianças, o vídeo promove a reflexão sobre o papel de todos na limpeza das cidades. “A melhor forma de parabenizar os garis é ter consciência do seu papel e contribuir com a limpeza da cidade. E não só em maio. Mas todos os dias”, ressalta Paulo Studart, diretor da Marquise Ambiental. 

“Quisemos trazer nesse vídeo que todo dia é dia de parabenizar os garis com atitudes simples, como embalar materiais perfurocortantes adequadamente, obedecer ao calendário de coleta do seu bairro e não jogar lixo nas ruas, por exemplo. É assim que os garis querem enxergar a cidade”, explica Vini Fernandes, gerente de marketing e inteligência social da Marquise Ambiental.

O espírito do filme é traduzido na música “Viva o Dia do Gari”, composta especialmente para a campanha e disponível nas principais plataformas digitais musicais, incentivando todos a fazerem a sua parte.

Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2bn94i3Mr1o.

Créditos:

Música

Intérprete: Bruna Camille Freitas Soares.

Produção: Trilha Sonora Estúdio Gravação e Produção Musicais.

Compositores: Víni Fernandes e Ronaldo Ferreira Pessoa.

Filme

Conceito Criativo: Víni Fernandes e equipe de Marketing do Grupo Marquise.

Roteiro: Víni Fernandes.

Direção: Gabriel Lage.

Sobre a Marquise Ambiental

A Marquise Ambiental opera no setor há 40 anos e é a terceira maior empresa de serviços e soluções ambientais do país, graças a investimentos contínuos em pesquisa, tecnologia, gestão de ponta e qualidade. Hoje atende a uma população de cerca de 14 milhões de pessoas em seis estados brasileiros, com oito mil colaboradores diretos. 

Foto: Divulgação Marquise Ambiental

Federação das CDLs do Ceará inicia a Jornada Integração 2023 pelo interior do Estado

Foi dada a largada para a Jornada Integração 2023. O projeto da Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE), será realizado entre os meses de maio a outubro. Com o objetivo de aproximar o setor varejista da comunidade em que está inserida, a Jornada aporta em 83 cidades do Ceará e está dividida em dois eixos, contemplando cursos de “Qualificação Profissional” para gestores e colaboradores e “Soluções de Crédito” com incremento da Rodada de Negócios.

A primeira etapa começou no dia 15 e prossegue até o dia 26 de maio, na Regional Sertão Central, que abrange as cidades de Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Quixadá, Boa Viagem, Madalena, Canindé e Itatira.

Detalhes das ações

Os cursos para gestores oferecem os temas: “O Z da Questão”, uma nova geração de consumo; Economia Circular, consumo consciente; e Social Commerce, vendas nas redes sociais. Já os cursos para colaboradores vão abordar os temas: Prospecção, isso faz parte da função de vendas; Negociação, a base de uma boa venda; e Gerações de Consumo, identificando o perfil do cliente.

Já a Rodada de Negócios vai expor soluções de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que gerem créditos financeiros aos micro e pequenos empresários. A ação acontece em Canindé, Quixadá, Quixeramobim e Boa Viagem, municípios que possuem agências do BNB.

Encerramento das Ações

Ao final das atividades desenvolvidas na Jornada Integração em cada Regional, haverá um evento de encerramento com a participação de lideranças envolvidas e apresentação dos resultados. Além disso, a palestra ‘O Mundo Digital’ trará conhecimento sobre inovações tecnológicas.

“A Jornada da Integração, em mais um ano, vem para integrar cada vez mais o nosso setor varejista cearense, levando também capacitação e crédito para municípios. O nosso público está bem qualificado, nós observamos de maneira muito positiva os colaboradores e empresários. Isso potencializa o crescimento do comércio, dá mais segurança aos empresários. Creio que sairemos deste evento com um aprendizado enorme. E assim, oferecendo recursos diferenciados para o varejo, para o pequeno negócio, assim com certeza teremos resultados melhores”, destaca o Presidente da FCDL-CE, Freitas Cordeiro.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas na própria CDL e, além disso, os participantes dos cursos farão a inscrição com doação de 1kg de alimento não perecível que serão destinados a uma instituição filantrópica dos respectivos municípios.

Parceiros

A Jornada da Integração 2023 é uma realização da Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE), CDLs das Regionais Metropolitana, Sertão Central, Sertão Oeste, Centro Sul, Jaguaribana, Cariri, Norte, Ibiapaba e Inhamuns, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste do Brasil e CDL de Fortaleza, e apoio da Faculdade CDL.

Agenda prevista

Regional Sertão Central – 15 a 26 de maio

Regional Metropolitana – 29 de maio a 23 de junho

Regional Jaguaribana – 22 de junho a 7 de julho

Regional Norte – 10 a 27 de junho

Regional Ibiapaba – 31 de julho a 23 de agosto

Regional Inhamuns – 21 a 31 de agosto

Regional Cariri – 4 a 22 de setembro

Regional Centro Sul – 25 de setembro a 11 de outubro

Regional Sertão Oeste – 16 a 31 de outubro

SERVIÇO

Jornada integração 2023 na Regional Sertão Central: De 15 a 26 de maio. Informações e inscrições para associados das CDLs através do número (85) 99412.9058.

Unimed Nacional desenvolve programa para melhorar gestão da rede de atendimento Unimed

Equilibrar os custos assistenciais, sem prejuízo para a qualidade do atendimento, é um dos principais desafios da saúde suplementar. Em 2022, segundo dados da ANS, o setor registrou um aumento de custos em torno de R$ 8 bilhões em comparação com o ano anterior. Para o presidente da Unimed Nacional, Luiz Paulo Tostes Coimbra, é preciso que o setor busque soluções em conjunto, que visem a sustentabilidade da saúde suplementar. Ele cita como exemplo o Programa de Qualificação da Rede do Sistema Unimed (PQRS).

Sexta maior operadora de saúde do país, a Unimed Nacional atua na gestão assistencial direta de cerca de 2 milhões de clientes de sua carteira, e de mais 2,6 milhões de beneficiários de outras Unimeds, localizados em uma das cidades consideradas sua área de atuação – Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Ilhéus, na Bahia; Luziânia (GO); São Luís (MA); Brasília (DF); São Paulo e ABC (SP).

Como o core business da cooperativa são planos de saúde para grandes empresas nacionais e multinacionais espalhadas pelo território nacional, aproximadamente 1,3 milhão dos seus clientes também são atendidos por outras Unimeds.

Essa troca de atendimento que há entre o Sistema Unimed é chamada Intercâmbio Nacional. E para garantir que os clientes da Unimed Nacional tenham um padrão de qualidade assistencial em todas as Unimeds que buscarem por atendimento, desenvolveu o PQRS – Programa de Qualificação de Rede para o Sistema Unimed.

O objetivo do programa é compartilhar os dados assistenciais dos clientes da cooperativa nacional e, em parceria com as Unimeds, propor a adequação/otimização dos custos e o aprimoramento da qualidade do atendimento.

Luiz Paulo enfatiza que as iniciativas são pensadas caso a caso, considerando a realidade de cada Unimed e que são questões pertinentes ao setor saúde. Por isso, ele acredita que a abrangência do Sistema Unimed ajude com que o programa tenha reflexos no setor, de uma forma geral. “O objetivo final do PQRS é justamente melhorar a gestão da saúde suplementar, e pretendemos usar a força do cooperativismo para isso”, afirma o presidente.

Para 2023, após implementação e consolidação no ano passado, a expectativa é de que se dê um novo passo, adotando soluções disruptivas e bonificando as cooperativas que cumprirem os índices de performance estabelecidos. “O PQRS veio para fortalecer a sustentabilidade do Sistema Unimed, por meio de uma análise criteriosa de cenário e buscando, em conjunto, estabelecer iniciativas que promovam a eficácia assistencial para os clientes.”, ressalta Luiz Paulo.

Ovos enriquecidos com selênio: Entenda os benefícios e saiba a diferença do ovo comum

Caipira ou branco? Considerado um superalimento por nutricionistas e médicos, o ovo tem mais de 50 nutrientes entre proteínas, aminoácidos, vitaminas e sais minerais. Nos últimos anos, a avicultura vem desenvolvendo formas de agregar ainda mais valor nutricional ao ovo, como a adição do selênio. A zootecnista Rebeca Horn Vasconcelos, da Tijuca Alimentos, explica os principais benefícios do consumo dos ovos com o mineral.

“O processo de enriquecimento dos ovos com selênio começa nos laboratórios da fazenda, onde vai ser definida a alimentação da galinha poedeira, que consegue passar para o ovo esse aumento do selênio. A potencialização desse mineral contribui para a melhora da saúde e do bem-estar das pessoas, já que o selênio auxilia na prevenção de doenças degenerativas, no Alzheimer e em doenças cardiovasculares. ”, explica Rebeca Horn.

O selênio atua também no combate aos radicais livres que surgem espontaneamente durante o processo de metabolização do corpo. Apesar de comum a formação deles, em situações de doença e/ou estresse, esses radicais tendem a aumentar e podem causar alterações no envelhecimento e funcionamento das células e até inflamações.

Além disso, o produto é uma das fontes de proteína mais acessíveis para a maioria dos brasileiros e o modo de preparo um dos mais fáceis. “Também existe a vantagem de não ter restrição de consumo pela maior parte da população, exceto para alérgicos ou intolerantes aos componentes dos ovos”, destaca a especialista.

Sobre a Tijuca Alimentos

Empresa cearense com mais de 50 anos de atuação na produção e comercialização de ovos, frangos e queijos no Ceará, Piauí e Maranhão, a Tijuca Alimentos tem como propósito trabalhar para a satisfação de seus clientes. Atualmente, é a única empresa cearense do segmento com abatedouro próprio e, além disso, dispõe de sedes em Fortaleza, Cascavel e Beberibe, onde mantém uma moderna fábrica de rações. Na logística, possui frota própria para transporte dos produtos, garantindo qualidade até chegar à mesa dos clientes.

Restaurante Illa Mare renova cardápio com pratos que combinam terra, mar e sertão em sabores autênticos

Prestes a completar dois anos como referência em experiência de alta gastronomia ambientada numa estrutura única na Beira Mar de Fortaleza, o Restaurante Illa Mare renova o cardápio com uma diversidade de pratos que enaltecem os sabores autênticos do Brasil. Com a temática “Terra, Mar e Sertão”, o novo menu assinado pelo chef Rafael Martins estará disponível a partir desta quarta-feira (17).

Sem perder a essência que o consolidou como um dos principais restaurantes de frutos do mar da região, o Illa Mare acrescenta o regionalismo de uma forma especial. “Estamos iniciando um novo momento gastronômico, sem perder nossa principal característica que é o encontro do mar com a terra. Nossa ideia foi trazer uma cozinha técnica e contemporânea para enobrecer pratos e combinações que valorizam cada vez mais a gastronomia nacional”, destaca o chef Rafael.

Novidades

Dentre os destaques do novo cardápio, está o Mugunza de Frutos do Mar, releitura do tradicional prato sertanejo, que traz canjica de milho, charque, lagosta, polvo, lula e camarão; o Frango de Leite, releitura sertaneja de um prato tipicamente francês, uma iguaria de carne macia e suculenta, acompanhada de polenta, trazendo sentimento de nostalgia.

O restaurante conta com opções de massas frescas e produzidas de maneira artesanal, como a Lasanha de Camarão e Ravioli de Pato ao Molho de Queijo de Cabra. Já a Parrilla especializada em frutos do mar – uma das únicas do Brasil do gênero – segue como um dos principais diferenciais, com evidência para a variedade de peixes, lagosta e também de cortes de carnes nobres.

Hospitalidade e inovação 

O sócio do grupo, André Carvalho, destaca a importância da atualização do menu do restaurante. “O Illa Mare já é um ponto turístico de Fortaleza e essa nova proposta gastronômica surge como um presente para o público formado tanto por cearenses quanto por turistas. Nosso chef fez questão de ouvir muitos pedidos e de atender a demandas que consolidaram os sabores do nosso menu”, reforça.

Além do cardápio sofisticado, o Illa Mare também aposta numa hospitalidade cada vez mais exclusiva, resultando em um serviço que prima pela excelência em garantir momentos únicos.

O restaurante Illa Mare abre diariamente e funciona sem pausa do almoço até o jantar. As reservas podem ser realizadas através do link: https://www.illamare.com.br/

Serviço

Restaurante Illa Mare

Endereço: Av. Beira Mar, 3821 – Meireles, Fortaleza – CE

Horário de funcionamento: De segunda a domingo, de 12h às 00h

Instagram: @restauranteillamare

Manter os exames oftalmológicos em dia ajuda a detectar precocemente o câncer ocular

De rara ocorrência, o câncer ocular pode surgir com a disseminação de células malignas nos tecidos do olho e, com o acelerado desenvolvimento dessas células, um tumor é formado. Em muitos casos, o surgimento desse tumor está associado a câncer em outras partes do corpo, como pulmão, mama e próstata, espalhando a doença por meio da corrente sanguínea e chegando até as estruturas oculares, incluindo aí córnea, retina e nervo óptico, por exemplo.

Geralmente o câncer no olho não apresenta sintomas, principalmente em suas fases iniciais. “A partir desse cenário, a detecção precoce por meio de exames oftalmológicos regulares é crítica para um tratamento bem-sucedido, com altas chances de cura”, afirma Giuliano Veras, médico oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). 

Em estágios mais avançados, o câncer ocular tem sinais característicos como dor local, manchas pretas ou escuras na íris, flashes de luz, sombras e manchas na visão, mudança na forma ou tamanho da pupila, e perda de parte ou totalidade da visão. “Em crianças, há uma maneira simples de detectar o problema: basta observar os olhos em fotos feitas com flash. Aparecem manchas brancas na íris, ao invés de vermelhas, que é o normal”, pontua Veras.

Entre os exames que detectam a doença, além dos de rotina, estão o mapeamento de retina e gonioscopia, que avalia a drenagem de humor aquoso dentro do olho. O humor aquoso é responsável por regular a pressão interna do olho. “A visita anual ao oftalmologista é essencial para a boa saúde da visão tanto de adultos como de crianças, independente de uso de óculos ou não. O corpo nem sempre dá sinais de que algo está errado e uma ida ao médico é capaz de identificar qualquer problema, por mínimo que seja”, reforça o médico.