Garis ganham sessão exclusiva no Cine Bom Vizinho, em Sobral/CE

Um total de 100 garis, da Prefeitura de Sobral, tiveram uma manhã bem diferente nesta quinta-feira, 13/7: eles foram os convidados para assistir a uma sessão do filme “Missão Impossível – Acerto de Contas – Parte I” (2023), no Cine Bom Vizinho do Supermercado Pinheiro – bairro Junco. A iniciativa foi resultado de uma parceria da rede Pinheiro com a Prefeitura, como forma de homenagear os profissionais pelos 250 anos do município.

O público foi recepcionado pelo secretário da Conservação e Serviços Públicos, Carlos do Carlisto; pela coordenadora de Limpeza Pública, Deborah Nunes e pelo diretor de Lojas e Outros Negócios do Supermercado Pinheiro, João Bosco Jr. e a gerente de loja, Silvia Regina.

“Ficamos muito felizes em poder proporcionar um momento como esse, sabendo que boa parte desses profissionais nunca foi ao cinema. Essa sessão exclusiva para os garis é nossa forma de abraçar a cidade e celebrar o trabalho desses profissionais tão importantes para a administração. Sobral é uma cidade muito relevante para o grupo e estamos mostrando o afeto a essa terra com uma programação especial pelos seus 250 anos”, avalia Bosco Jr. diretor de Lojas e Outros Negócios do Supermercado Pinheiro.

Sobre o grupo Supermercado Pinheiro
Há 32 anos atendendo ao mercado cearense, o Supermercado Pinheiro é uma das maiores redes varejistas locais.  Mantém um total de 20 lojas, um centro de distribuição, 13 salas de cinema, cinco parques infantis, choperia e um shopping center, nos municípios de Fortaleza, Acaraú, Aquiraz, Aracati (Supermercado Pinheiro e Pinheiro Ofertão), Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maranguape (Pinheiro Ofertão), Sobral, Quixeramobim (Pinheiro Ofertão) e Quixadá.

Eusébio recebe o maior centro comercial da Região

Terrazo Shopping, o maior centro comercial da região do Eusébio, começa a funcionar a partir das 11h do dia 18 de julho. Com um investimento de mais de R$ 300 milhões, o shopping foi construído pela Dasart, com realização da Simpex Incorporações, Grupo Normatel e FCG Participações. Localizado na CE 040 com o Anel Viário, o empreendimento possui uma Área Bruta Locável (ABL) de 32 mil m² em um terreno de 70 mil m², com um variado mix focado em entretenimento e serviços.

Com mais de 190 operações, o Terrazo Shopping oferece diversas opções aos seus visitantes. Dentre os destaques, estão a loja Renner, que trará o Espaço Re, sexta unidade no Brasil com um novo formato de sustentabilidade proposto pela marca para atingir o menor impacto possível ao meio ambiente;  Supermercado Guará, com uma área de 1.400 m²; uma unidade da Greenlife, ocupando uma área de 3.000 m², com quadras de Beach Tennis, espaço para Crossfit e Pilates; uma praça de alimentação com espaço para 27 opções de fast food, rooftop com 600m² com uma vista exuberante e o “Terraço Gourmet”, uma área composta por restaurantes, como: Tio Armênio, Zio Cuccina, Fuji Lounge e Manzo Parrilla, em um ambiente rodeado por um paisagismo e um lago ornamental, que será inaugurado em setembro.

Aço Cearense Logística: nova empresa do Grupo Aço Cearense oferece um novo serviço para o cliente

Para melhorar cada vez mais a experiência do nosso cliente, proporcionando mais agilidade, flexibilidade e segurança, criamos a Aço Cearense Logística, a nova empresa do Grupo Aço Cearense, voltada exclusivamente para o serviço de logística, unificando toda a cadeia de atendimento e atuando em todas as empresas do Grupo.

Para otimizar ainda mais a experiência do cliente e por acreditar no potencial de surpreender o mercado com o nosso jeito de ser e fazer negócio, a Aço Cearense Logística já nasce com a expertise da entrega fracionada e pulverizada para todo o Brasil.  

Edgard Corrêa, diretor de suprimentos e logística, e Erike Mendes, gerente de logística, que já fazem parte do Grupo Aço Cearense, farão a gestão das operações com uma equipe dedicada e especializada à análise criteriosa dos processos, utilizando um sistema integrado que garante a segurança na entrega dos produtos.

A nossa cultura tem como base a centricidade no cliente, e é pensando nele que estamos cada vez mais aperfeiçoando as nossas operações por meio da otimização de tecnologias e processos para entregar a melhor experiência e gestão para os clientes. Nesse sentido, a Aço Cearense Logística atuará alinhada à cultura da empresa, aumentando a performance de entrega do Grupo que, atualmente, já movimenta mensalmente mais de 3.400 veículos.

“A criação da Aço Cearense Logística reforça nosso compromisso de oferecer um serviço de excelência aos nossos clientes, trazendo mais sinergia aos processos de entrega do Grupo. Estamos investindo em uma estrutura cada vez mais sólida e em profissionais altamente capacitados, visando potencializar a nossa atuação para crescer e entregar valor aos clientes e à sociedade” afirma Edgard Corrêa, diretor de suprimentos e logística do Grupo Aço Cearense.

Sobre o Grupo Aço Cearense

Há 43 anos no mercado, o Grupo Aço Cearense está em processo de transformação e expansão, fortalecendo o nosso propósito de contribuir para o desenvolvimento do país, fomentando o crescimento dos nossos clientes.

As empresas: Aço Cearense Comercial, Aço Cearense Industrial, Aço Cearense Logística, SINOBRAS e SINOBRAS Florestal estão localizadas no Ceará, Pará e Tocantins, onde contam com equipes especializadas e um sistema integrado que garantem soluções em aço com agilidade, qualidade, preço competitivo, preservação ambiental, comprometimento com a comunidade e com o desenvolvimento econômico e social do país.

O Grupo possui uma capacidade produtiva de 1 milhão de toneladas/ano e está, de forma contínua, investindo nos processos de transformação e crescimento. Atuamos com produtos em aço longos, planos e inox. O Grupo Aço Cearense gera mais de 4 mil empregos diretos e cerca de 40 mil indiretos.

Carreta itinerante da Brahma percorre eventos no Ceará

O Grupo Newlight foi responsável pela montagem da carreta itinerante da Brahma que está percorrendo importantes eventos no estado. Em junho, o veículo fez a sua primeira aparição no município de Maracanaú, durante o maior São João do Planeta. Em julho, o caminhão customizado seguiu para o Crato, onde está presente na Expocrato 2023, e retorna à capital cearense no dia 20 de julho para participar da 30ª edição do Fortal. A iniciativa foi idealizada pela Califórnia, agência especializada em live marketing e marketing 360 graus, e tem o patrocínio da Brahma.

O caminhão de dois andares apresenta um design exclusivo. No térreo, funciona um bar onde são vendidos Chopp Brahma e, no andar superior, foi montado um rooftop com capacidade para até 20 pessoas, proporcionando uma vista privilegiada da área de shows. Com dimensões de 15,30 metros de comprimento, 7,5 metros de profundidade e 7,70 metros de altura, o veículo exigiu três dias de trabalho para ser concluído. O processo de construção envolveu uma equipe de mais de 35 profissionais qualificados do Grupo Newlight, incluindo atendimento, produtores, projetistas, marceneiros, eletricistas, motoristas, pintor, serralheiro e funcionários especializados em estrutura.

São João de Campina Grande

O Grupo Newlight também foi responsável pela montagem do pórtico de entrada do São João de Campina Grande. O evento junino chegou ao fim no início do mês de julho. A iniciativa, patrocinada pela Brahma, faz parte de uma série de ações da marca no Nordeste, visando celebrar uma das principais festas populares do país, o São João.

Sobre o Grupo Newlight
Há 15 anos atuando no mercado de eventos, o Grupo Newlight atua em três diferentes segmentos: estrutura e iluminação; montagem de estandes e cenografia e comunicação visual, além de ter uma participação na Triart Estandes e Eventos, situada em São Paulo. Com uma infraestrutura completa, distribuída em um espaço de 6.000 m², a Newlight conta com metalúrgica, marcenaria e showroom com mobiliários próprios. São quase 90 colaboradores diretos na rede operacional e 50 indiretos. Além disso, a empresa possui frota própria de caminhões, o que garante uma logística organizada e pontual no cumprimento de prazos.

Férias em Fortaleza: Iara Pamella, Donaleda, Onze:20 e Falcão animam o fim de semana

A comemoração dos 85 anos do Mercado dos Pinhões abre a programação do Férias em Fortaleza deste fim de semana. Na sexta-feira (14/07), a partir das 18h30, a edição especial do Sons do Mercado traz show da cantora Iara Pamella, referência do forró romântico, apresentação de quadrilha infantil Meu Dengo e o grupo Samba Mix.

No sábado (15/07), o Anfiteatro da Beira-Mar recebe, a partir das 18h, o Luau da Juventude com as bandas Onze:20 e Donaleda, e no domingo (16/07), a partir das 18h, shows dos humoristas Titela e Falcão.

Realizado pela Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais da Cultura (Secultfor), Juventude (Sejuv) e Turismo (Setfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), o festival promove, durante todo o mês de julho, atividades gratuitas em diversos espaços da cidade.

Outras programações

No sábado (15/07), a partir das 9h, a cantora Cris Malagueta anima o Projeto Praia Acessível, na Praia dos Crush. 

Ainda pela manhã, das 9h às 12h, a Cidade da Criança recebe a edição especial do Projeto Vem Brincar Fortaleza, com apresentações do Grupo Pacote de Biscoito e da quadrilha infantil Meu Dengo.

Também no sábado (15/07), a partir das 18h, o Giro Cultural especial de Férias ocupa o Lago Jacarey, com apresentações do grupo Aquarela Entretenimento, do cantor Luciano Joymmir e da banda tbt do forró. 

Já o Parque Rachel de Queiroz, às 18h, recebe o show infantil da Tia Samila, seguido da cantora Janaína Silva, com o melhor do forró regional.

No domingo (16/07), os cantores Bruno Paz e Juliete Moreno são as atrações do projeto Pôr do Sol, na Avenida Beira-Mar, a partir das 16h30.

Centro Cultural Belchior

Na programação do Centro Cultural Belchior (CCBel), o Projeto “Depois das Seis” recebe na sexta-feira (14/07), o cantor Zé da Zefa. Para a edição do “Na Calçada” de sábado (15/07), a partir das 18h30, a atração será a Banda Cascabulho, de Recife. O equipamento é administrado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). 

A mudança da rotina nas férias é um verdadeiro desafio para crianças autistas e suas famílias

As férias escolares representam um período de descanso e diversão para muitas famílias, mas para aquelas que têm crianças autistas, essa mudança na rotina pode ser um desafio. A interrupção das atividades regulares, a falta de estrutura e a sensação de imprevisibilidade podem impactar negativamente o bem-estar e o desenvolvimento dessas crianças.

De acordo com Daniela Botelho, presidente da Associação Fortaleza Azul (FAZ) e mãe de autista, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em sua maioria, dependem de rotinas estruturadas para se sentirem seguras e confortáveis. A transição para as férias pode causar ansiedade, dificuldades de adaptação e até mesmo regressão em habilidades conquistadas.

No período das férias é comum as atividades e terapias, que fazem parte da rotina dessas crianças, serem interrompidas por conta de viagens, por exemplo. Isso inclui a terapia ocupacional, a fonoaudiologia, a psicoterapia e até mesmo a escola, onde elas têm contato com professores e colegas que as entendem e fornecem um ambiente inclusivo.

“Quando isso acontecer, é fundamental que os pais e cuidadores de crianças autistas sejam apoiados e tenham recursos disponíveis para ajudar a minimizar os impactos da mudança na rotina durante as férias. É importante lembrar que cada criança é única e tem suas necessidades específicas. Portanto, as estratégias de suporte devem ser adaptadas a cada caso”, lembra Daniele Botelho.

Estabelecer uma nova rotina adaptada ao período de férias, manter atividades estruturadas, como passeios, brincadeiras e interações sociais, e oferecer apoio emocional podem ajudar a tornar a transição mais tranquila para a criança autista e sua família. “É importante fazer um planejamento antecipado e ter uma conversa clara com a criança”, alerta Daniele.

Em caso de dúvidas, é importante que a família busque ajuda especializada para garantir que as crianças autistas tenham um ambiente seguro, estimulante e inclusivo. Além disso, é fundamental que a sociedade se sensibilize e compreenda as necessidades das crianças autistas e de suas famílias durante esse período. “A inclusão e o respeito são fundamentais para que essas crianças possam aproveitar as suas férias de forma adequada, sem barreiras e estigmas. É direito delas”, frisa a presidente da Fundação Fortaleza Azul. 

A psicóloga Talita Costa destaca que as férias podem ter impacto significativo, sejam eles negativos ou positivos. “Crianças que estão dentro do Espectro do Autismo podem ter dificuldades com a mudança na rotina e com a adaptação a novos ambientes e situações. É importante que as famílias e terapeutas se preparem com antecedência, criando uma nova rotina e estabelecendo previsibilidade para a criança autista. Essa previsão pode ser feita com recursos visuais como quadro de rotina dos passeios, história social sobre as férias e calendário”.

Segundo a psicopedagoga Isla Silva, é importante levar em consideração as necessidades individuais da criança ao planejar atividades e passeios durante as férias. “As férias podem ser uma experiência positiva para pessoas autistas e suas famílias, com planejamento e atenção às necessidades individuais”.

Networking e tecnologia marcam a realização do Protekseg Talk

Networking e tecnologia foram as palavras de ordem no evento corporativo Protekseg Talk, organizado pela Protekseg Tecnologia em Segurança, realizado nesta terça-feira (dia 11), no escritório da Alphaways XP, no BS Design, em Fortaleza. Com a presença de clientes da Protekseg, gestores de algumas das maiores empresas cearenses da atualidade, o encontro teve espaço para troca de ideias e conhecimentos, em um ambiente bastante amistoso. Um dos destaques da noite foi a palestra do consultor de empresas Ismael Kolling, que compartilhou suas experiências e exemplos inspiradores no mundo corporativo.

“Há muito tempo queríamos fazer um evento como este, reunindo clientes, colaboradores e amigos para conversar e trocar ideias e experiências. Convidamos também o Ismael Kolling, que é uma referência no varejo, em instalar negócios e em gestão empresarial, para compartilhar suas histórias. Agradecemos a todos os participantes”, avaliou Tiago Oliveira, fundador da Protekseg. “Eventos como esse acontecem com frequência aqui no escritório, mas receber amigos e um público tão qualificado como este é uma alegria para nós”, reforçou Davi Júnior, da Alphaways XP, anfitrião do evento.

Palestra
Em sua palestra sobre gestão empresarial, feita em linguagem descontraída, com muito espaço para interações com os participantes, Ismael Kolling contou, entre outros cases, como ajudou a formar empresas varejistas de tecnologia, tendo sido um dos primeiros a comercializar produtos da Apple no Brasil. “Nenhum modelo de gestão é perfeito, porque nem todos se encaixam em todas as empresas. Mas é possível se basear em algumas práticas, que funcionam, para melhorar os resultados”, ensinou o palestrante. “É importante aprender com alguns princípios que as startups adotam, como a criação de grupos multidisciplinares de trabalho para resolver problemas específicos, fazer testes antes de modificar a estrutura das operações, adotar indicadores e métricas e ter bem definido o desenho dos processos”, detalhou.

Soluções
Também foram apresentadas aos participantes algumas das soluções em segurança oferecidas pela Protekseg, que abrangem controles de acesso facial, monitoramento por câmeras (CFTV), drones guiados por Inteligência Artificial e locação de equipamentos. “Conseguimos atravessar bem e superar a fase da pandemia e estamos em busca das mais avançadas tecnologias para segurança, atendendo às necessidades dos nossos clientes”, disse Tiago Oliveira.

Diante de tantos conhecimentos compartilhados, os participantes fizeram uma avaliação positiva do evento. “Gostei muito da palestra, com linguagem bastante acessível, e do formato da reunião, com esse bate-papo entre os participantes. Essa proximidade e essa troca de experiências é muito importante”, avaliou o advogado Fábio Timbó, síndico da Torre Empresarial Del Paseo. “É sempre bom falar de gestão, que é a grande tendência. Hoje, não é sobre as empresas venderem um produto ou serviço, mas sim proporcionarem uma experiência. E isso gera engajamento,não só do cliente, mas do colaborador também”, observou Valéria Mota, gerente executiva de seleção da MRH Gestão de Pessoas e Serviços.

Com o sucesso do evento, Tiago Oliveira projeta que novas edições vão acontecer, a cada três meses. “Nosso objetivo foi atingido: queríamos um evento informal, com muito espaço para os gestores interagirem, trocarem informações e experiências. Muitos representantes das empresas não se conheciam, e tiveram a oportunidade de se aproximar, gerando novos contatos e, quem sabe, novos negócios”, projetou Tiago Oliveira, fundador da Protekseg.

Sobre a Protekseg
Com sede em Fortaleza, a Protekseg Tecnologia em Segurança desenvolve projetos de segurança com tecnologia avançada, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade por meio de parcerias com empresas líderes mundiais. Com uma equipe formada pelos maiores especialistas do mercado, a Protekseg é referência em soluções de tecnologia para segurança, destacando-se pela inovação e excelência em seus produtos e serviços.

Referência em soluções para segurança e saúde no trabalho, Grupo Prollabor alcança mais de 3,5 milhões de vidas atendidas 

O Grupo Prollabor, consultoria líder em soluções de saúde ocupacional e segurança do trabalho, celebra mais de duas décadas de excelência no mercado com conquistas importantes e novos projetos. Com foco em oferecer qualidade e aprimorar o ambiente de trabalho, a Prollabor alcançou a marca de mais de 5.000 empresas clientes e mais de 3,5 milhões de vidas atendidas a partir da sua rede de produtos e serviços. A empresa cearense já ofereceu serviços em 15 estados brasileiros. 

“A jornada da Prollabor começou com um propósito claro de fornecer serviços de saúde ocupacional e tornou-se pioneira em Fortaleza ao introduzir o conceito de oferecer uma ampla gama de exames especializados e tratamentos para trabalhadores em um único espaço. Hoje, conseguimos oferecer um suporte abrangente às empresas que conseguem encontrar todas as soluções em um só lugar”, destaca Solânia Leite, diretora do Grupo Prollabor.

Como empresa comprometida com a inovação, a Prollabor expandiu seu leque de soluções para englobar Gestão da Qualidade, Segurança no Trabalho, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Assistencial, Eventos, Workshops e Treinamentos. Essa evolução resultou na formação do Grupo Prollabor, aproveitando sua vasta experiência e impulsionando mudanças positivas. 

Foco em ESG

Atualmente, a empresa tem reforçado sua atuação em soluções voltadas ao ESG (Environmental, Social and Governance). Um passo importante nessa jornada acontece no dia 28 de julho com o primeiro “Start ESG”, evento promovido pelo Grupo Prollabor focado no conceito sustentável. O encontro traz à Fortaleza o palestrante e parceiro Roberto Roche, conceituado especialista em ESG, expert em QSMS-RS, Sustentabilidade e Gestão de Riscos.  

“O Grupo Prollabor mantém seu compromisso de aprimorar o DNA dos negócios, permitindo o crescimento das empresas e a promoção de uma vida mais saudável para quem faz parte delas. Ao fornecer soluções de excelência e abraçar a inovação, a Prollabor prepara seus clientes para o futuro”, conclui Solânia Leite, diretora do Grupo Prollabor.

Em decisão inédita na Justiça, juíza utiliza Netflix, Uber e iFood para localizar devedor


Em uma decisão sem precedentes, a Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro utilizou uma estratégia inovadora na busca por um devedor insolvente. A juíza responsável pelo caso determinou a expedição de ofícios para os aplicativos Netflix, Uber e iFood com a intenção de obter informações como o endereço de cadastro e o nome do proprietário do cartão de crédito registrado nessas plataformas. Acredita-se que esses dados possam levar à descoberta do paradeiro de um devedor suspeito de utilizar “laranjas” para ocultar bens.

“As novas tecnologias estão impactando diretamente o campo jurídico, trazendo possibilidades inovadoras. Essa decisão da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro demonstra uma adaptação inteligente para rastrear informações cruciais relacionadas a endereços e dados de cartões de crédito. Isso pode se tornar uma ferramenta eficaz na identificação de devedores que tentam ocultar seus bens por meio de terceiros. É um passo importante para garantir a justiça financeira e evitar que indivíduos insolventes escapem de suas obrigações legais”, destaca Carolina Barreto, advogada da CB Advogados. 

Segundo a advogada, essa decisão também está repercutindo na justiça comum, o que indica que os devedores em situações semelhantes poderão ficar sem saída em breve. “Nesse contexto, é essencial contar com o apoio de uma advocacia especializada para lidar com questões jurídicas complexas”, conclui.

Assembleia e UECE realizam reunião virtual com municípios dos litorais leste, oeste e norte para discutir projeto de capacitação de mulheres rendeiras

A Assembleia Legislativa do estado do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégico, e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizaram hoje, 13, pela manhã, uma reunião virtual, por meio da plataforma Zoom, com primeiras-damas, secretários de educação, turismo e assistência social de municípios dos Litorais Leste, Oeste e Norte. O objetivo foi sensibilizar os participantes sobre o projeto de empregabilidade e capacitação de Mulheres Rendeiras, fruto de uma parceria entre a UECE e o poder legislativo estadual. O projeto abrangerá ao todo 18 municípios, quando serão treinadas 720 mulheres, distribuídas em 18 turmas de 40 vagas, em um curso de 160 horas, que será ministrado em quatro módulos de 40 horas. Os recursos para a realização do projeto serão da ordem de R$ 1,1 milhão, oriundos do Governo Federal, por meio do PRONATEC.

A proposta contemplará a participação dos seguintes municípios: Aquiraz, Cascaval, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, no Litoral Leste e Paracuru, Pasraípaba, Trairi, Amontada e Itapipoca, no Litoral Oeste, além de Itarema, Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Chaval, Camocim e Barroquinha no Litoral Norte. Segundo a secretária executiva do Conselho, Luiza Martins, a capacitação terá como público alvo mulheres que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA), as jovens consideradas nem-nem (as que não estudam e não trabalham) e as beneficiárias do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e do Programa de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos, de modo a criar oportunidade de formação profissional em artesanias para esses grupos. “A nossa previsão é iniciar o curso em setembro. “Essa capacitação é também uma iniciativa de combate à fome, diagnóstico territorial e inclusão das mulheres”, explica.

O artesanato cearense movimenta uma economia de grande atividade no estado. O turismo atrelado à grande rede de artesãos gera emprego e renda para aqueles que trabalham diretamente e indiretamente no ramo, além de promover a imagem cultural do Ceará no mundo. As peças usadas pelas rendeiras cearenses usando a almofada, linha, bilros e tecido são responsáveis pelo sustento de famílias inteiras. Luiza ressalta que as pessoas que trabalham com atividades ligadas ao artesanato local dispõem de poucas condições de inserção na economia ativa, seja pelas dificuldades inerentes à construção da cadeia produtiva até a identificação de mercados consumidores, seja porque é uma população com baixa escolaridade. “Nossa ideia, ao final da capacitação, é propor a criação de uma escola de artesania para o estado do Ceará”, adianta.

Dentre as disciplinas que estão sendo pensadas para o curso, constam design, modelagem/desenho, práticas motivacionais, precificação/gestão e marketing, além de aulas prática. Durante a reunião, foi solicitado que os municípios realizassem uma seleção prévia das alunas que poderão participar da capacitação. Um dos requisitos para participação no curso é ter a escolaridade mínima do ensino fundamental incompleto. A contrapartida dos municípios será o transporte das alunas, as salas de aula e a indicação de um coordenador local, que acompanhará todo o desenvolvimento da capacitação e será remunerado pelo projeto.