Fortaleza Capacita realiza seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor no José Walter

A Prefeitura de Fortaleza realiza, nesta terça-feira (22/08), a partir das 18h, o Seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor no Cuca José Walter. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Sebrae Ceará que, dentro das ações do Programa Fortaleza Capacita, vem realizando seminários, capacitações, consultorias, ações de benchmarking, além de feiras setoriais e grandes encontros para os empreendedores de Fortaleza. A programação é gratuita e aberta aos moradores de toda a cidade.

As ações para os pequenos negócios estão sendo realizadas, prioritariamente, em territórios que fazem parte ou já estão sendo beneficiados pelo Projeto Meu Bairro Empreendedor. “A ideia da Prefeitura é levar para o bairro e adjacências ações voltadas para o empreendedorismo sustentável de pequenos negócios. Estamos ofertando diversas capacitações, consultorias e até feiras multissetoriais nos bairros. A ideia é dar suporte para o aprimoramento dos empreendedores locais”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Programa Fortaleza Capacita
O Programa Fortaleza Capacita é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sebrae Ceará e, desde junho de 2021, já foram qualificados mais de 50 mil empreendedores, tornando-se o maior programa de capacitação para empreendedores do Brasil. A iniciativa pretende qualificar mais de 120 mil empreendedores até dezembro de 2024. Os interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com a SDE pelo telefone 0800 081 4141, pelo WhatsApp (85) 9 8439.4982 (não recebe ligações) ou pelo site Fortaleza Capacita (https://fortalezacapacita.fortaleza.ce.gov.br/)

Projeto Meu Bairro Empreendedor
O Projeto Meu Bairro Empreendedor está sendo implantado nos bairros Messejana, Pirambu, Jangurussu, José Walter, Planalto Ayrton Senna e Parque Santana (Mondubim). A iniciativa já beneficiou os bairros Vila Velha, Bom Jardim e Grande Mucuripe (Vicente Pinzon e Serviluz), levando melhores condições viárias aos principais corredores comerciais dessas comunidades. Além do urbanismo e paisagismo diferenciado, o Meu Bairro Empreendedor conta com a implantação de Centros de Referência do Empreendedor (CREs), espaços voltados para empreendedores locais.

Centec realiza aula inaugural do curso de Energia Solar Fotovoltaica em São Gonçalo do Amarante

O Instituto Centec, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), realiza no próximo dia 28 (segunda-feira), às 9h, a aula inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Energia Solar Fotovoltaica, no Centro Vocacional Técnico (CVTec) São Gonçalo do Amarante.

Esse é o primeiro curso desenvolvido pelo Centec voltado para o setor de energias renováveis. As primeiras turmas somam 45 alunos, distribuídos em três turnos (manhã, tarde e noite), sendo 15 vagas por turno. O curso tem carga horária total de 164 horas/aula e duração de 2 meses. Todos os alunos aprovados recebem certificado.

A iniciativa é fruto de termo de cooperação técnica firmado com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e visa atender a uma demanda crescente de profissionais qualificados para atuar no setor, além de contribuir para a transição energética do estado.

“Com a oferta desse novo curso, pretendemos capacitar esses novos profissionais com as habilidades necessárias para atuar no mercado de energia solar, um segmento que vem se destacando no cenário nacional e atraindo investimentos, em especial, para o nosso estado”, destaca o diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena. 

Sobre o Instituto Centec

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) é uma Organização Social (OS) contratada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), para executar ações no âmbito da educação profissional e tecnológica no Estado.

Sine Municipal oferta 1.386 vagas de trabalho em Fortaleza

O Sine Municipal está disponibilizando 1.386 vagas de trabalho em Fortaleza, incluindo Pessoas com Deficiência (PcD) e reabilitados pelo INSS. Confira a lista das principais oportunidades:

  • Vendedor (259)
  • Promotor de vendas (103)
  • Motorista (29)
  • Lavador de pratos (19)
  • Consultor de vendas (48)
  • Auxiliar de mecânico de autos (15)
  • Auxiliar de cozinha (28)
  • Auxiliar de barman (15)
  • Auxiliar de limpeza (14)
  • Cumim (22)

Vale ressaltar que todas essas oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento.

Atendimento Sine Municipal
A Prefeitura de Fortaleza realiza atendimento presencial em todas as unidades do Sine Municipal, localizadas nos bairros Aldeota, Parquelândia, Otávio Bonfim e Siqueira. Estão sendo disponibilizados os serviços de busca de vagas de emprego e habilitação para o seguro-desemprego. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico também disponibiliza atendimento remoto pelo e-mail sinemunicipal@sde.fortaleza.ce.gov.br, pelo telefone (85) 3105-3712 e pelo WhatsApp (85) 9 8513-4385 (não recebe ligações).

Por meio dos canais de atendimento é possível ter acesso a todas as informações necessárias sobre os benefícios ofertados pelo Sine Municipal, consultoria para elaboração de currículo, assim como prazos, documentações e formas de acesso aos serviços on-line. O trabalhador poderá conversar diretamente com um atendente, enviar documentação e realizar o cadastro do seguro-desemprego no sistema. Já o empregador pode contactar o Sine de Fortaleza por meio do WhatsApp (85) 9 8970-3532 (não recebe ligações) para ofertar vagas de trabalho.

Atendimento Sine Fácil
Para quem deseja consultar ou se cadastrar nas vagas de trabalho sem sair de casa, o Sistema Nacional do Emprego (Sine), gerido pelo Governo Federal, oferece o aplicativo Sine Fácil (disponível para Android e iOS). No App, o trabalhador encontra informações sobre benefícios, exigências, valor do salário, localidade e tipo de contratação.

No Vila Velha, Sarto entrega Meu Bairro Empreendedor e assina ordem de serviço para urbanização da Comunidade do Inferninho

O prefeito José Sarto entregou, nesta segunda-feira (21/08), as obras do projeto Meu Bairro Empreendedor no bairro Vila Velha. Na ocasião, o gestor municipal também assinou a ordem de serviço para a urbanização de cinco vias na Comunidade do Inferninho. Como destacou o prefeito, as obras são importantes para movimentar a economia local, gerando mais emprego e renda para os moradores da região.

“Este projeto representa o incentivo ao empreendedorismo local. O Meu Bairro Empreendedor vai melhorar a economia, pois aqui tem saneamento, drenagem, iluminação, pavimentação no intertravado e melhoria da qualidade de vida. É saúde, urbanização e comércio, tudo isso andando junto. É por iniciativas assim que Fortaleza lidera o ranking de geração de empregos e o PIB nas regiões Norte e Nordeste”, celebrou Sarto.

As intervenções realizadas pelo Meu Bairro Empreendedor foram responsáveis pela urbanização da Av. Mozart Pinheiro de Lucena, com a construção de pavimentação em intertravado, calçadas acessíveis, passagens elevadas para pedestres, além de mobiliários urbanos como lixeiras, bancos, mesas de xadrez e jardineiras. O local também passou a contar com 22 quiosques, divididos em quatro unidades cada. No total, 88 unidades foram entregues para permissionários poderem comercializar no local.

Participe do Panorama de Marketing e Vendas 2023, evento online e gratuito  

Trabalhar com marketing envolve buscar referências o tempo todo, seja para conhecer estratégias ou saber o que os concorrentes estão fazendo. E para falar sobre o assunto, no dia 29 de agosto, a partir das 13h30, será realizado o Panoramas de Marketing e Vendas 2023. O evento é gratuito, será acessível em libras, acontecerá de forma virtual e contará com a participação de líderes e especialistas do setor que darão dicas sobre suas expertises. 

A exemplo está Arthur Frota, CEO e fundador da TALLOS, que falará sobre “Conversational”, comentando sobre essa modalidade de comércio online na qual os consumidores podem interagir em tempo real. “A prática do conversational cresceu na pandemia, quando grande parte das empresas tiveram que fechar as portas. Assim, as pessoas foram para casa e as relações de compra e venda tiveram que migrar para os canais digitais. Com isso, as organizações tiveram que buscar uma saída, então começaram a utilizar os aplicativos de mensagens para apresentar produtos, prestar atendimento, realizar promoções e fechar vendas. Essa é a bola da vez”, afirma Arthur que em agosto de 2022 deu um importante passo para a TALLOS consolidar sua posição no mercado brasileiro ao concretizar sua aquisição pela RD Station.  

O evento Panoramas de Marketing e Vendas 2023 é realizado pela  RD Station, líder em software de marketing e vendas voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas, e irá revelar os dados das principais tendências de Marketing e Vendas no Brasil. 

Os participantes do encontro terão acesso aos relatórios do Panorama de Marketing 2023 e ao Panorama de Vendas 2023 e poderão usar os dados das pesquisas para inspirar suas ações. Além disso, terão acesso a outro material abordando o tema estratégias e tendências para times de vendas, dicas práticas dos especialistas da RD Station e acesso gratuito a cursos da RD University.

Os interessados devem se inscrever no link https://encurtador.com.br/lsDOP . 

Em Fortaleza, o Congresso Brasileiro de Oftalmologia debate o uso da tecnologia na prevenção e tratamento de doenças oculares 

Fortaleza recebe entre 23 e 26 de agosto o 67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, o maior do gênero na América Latina. O encontro acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, com a participação de médicos especialistas, profissionais e pesquisadores. As discussões vão permear os campos da prevenção e do tratamento de doenças oculares, a partir de novos métodos científicos e do incremento da tecnologia. 

A programação contempla 716 palestrantes e são esperados mais de 3 mil congressistas. De acordo com o oftalmologista Milton Ruiz Alves, presidente do Congresso, o CBO 2023 é de extrema importância para o desenvolvimento da especialidade e também para a melhoria da saúde da população.

“O evento serve como ponto de colaboração, compartilhamento de conhecimento e inspiração, nos impulsionando em direção a avanços que aprimorarão a assistência em saúde e a qualidade de vida dos pacientes. À medida que nos reunimos anualmente, antecipamos discussões pertinentes e conexões que colaboram com o futuro da oftalmologia”, avalia.

Inovação no atendimento

O avanço da tecnologia aplicada à saúde ocular será o destaque desta edição do evento. Para Abrahão da Rocha Lucena, que também preside o CBO 2023, o uso da inovação nos tratamentos oftalmológicos no Brasil tem sido impactante e está transformando a forma como são abordadas as condições visuais. 

“Os avanços da ciência e da pesquisa têm nos possibilitado alcançar diagnósticos cada vez mais precisos, além de oferecer terapias inovadoras, o que tem proporcionado melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes. Estamos testemunhando um emocionante capítulo na história da oftalmologia, onde a sinergia entre a perícia médica e as ferramentas tecnológicas está abrindo novas fronteiras de tratamento e cura”, declara.

Para o também oftalmologista Newton Andrade Júnior, outro organizador do evento, o tempo é de transformação no Brasil. Segundo ele, com o advento de equipamentos de diagnóstico avançado, técnicas cirúrgicas minimamente invasivas e soluções digitais personalizadas, os oftalmologistas estão na vanguarda da medicina. Entusiasmado com a nova realidade, ele conclui: “o futuro da nossa especialidade promete ser ainda mais revolucionário com a integração da inteligência artificial e da telemedicina, por exemplo. Abordaremos tudo isso e muito mais em único lugar: o 67º Congresso do CBO”.

Atividades paralelas

Ao lado das discussões técnicas e científicas, o CBO 2023 será palco de outras ações que prometem impactar a capital do Ceará. No dia 23 de agosto, acontecerá a corrida “Visão no Esporte”: ação que tem o objetivo de ressaltar a importância da atividade física para a saúde física e mental, bem como sua relação com a saúde ocular. Na oportunidade, oftalmologistas e público em geral poderão se unir em percursos de três ou seis quilômetros, e ainda concorrer a prêmios.

As inscrições para o evento estão encerradas, respeitando o limite de 500 atletas. Cada inscrito doou à organização da corrida uma lata de leite em pó de 400 gramas, que será encaminhada ao Instituto Primeira Infância (Iprede), de Fortaleza. A caminhada conta com patrocínio da Johnson & Johnson e apoio da Essilor, Sociedade Cearense de Oftalmologia, Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia, Cooperativa dos Oftalmologistas do Ceará, Unimed Ceará e Indaiá.

Ainda na mesma semana, nos dias 24 e 25 de agosto, outra iniciativa de cunho social será liderada pelos oftalmologistas participantes do evento. Cerca de mil crianças serão submetidas a atendimentos oftalmológicos na ação “Pequenos Olhares”. O intuito é identificar problemas que afetam o desempenho escolar dos estudantes da rede pública no Ceará. 

Todas as crianças que serão atendidas foram triadas por meio do apoio institucional do Ministério Público do Estado do Ceará. A ação é promovida em colaboração entre o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a Sociedade Cearense de Oftalmologia e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica.

“A saúde ocular, embora seja essencial ao bem-estar físico e social das crianças e adolescentes, acaba não sendo uma prioridade para as famílias. Problemas de visão, como miopia e astigmatismo, revelam impactos diretos às rotinas escolares, sobretudo nas diversas atividades relacionadas à leitura. É preciso pensar estratégias que possam ampliar o acesso dessas crianças a uma cadeia de cuidados no setor público, para que o desempenho escolar dos menores não seja comprometido”, explica Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO.

Investimento em especialização aumenta salário dos profissionais no mercado    

O sonho de conseguir um diploma e ingressar no mercado de trabalho é uma meta na vida de milhões de pessoas no Brasil. Porém, após a formação e colocação no mercado, é necessário pensar na especialização para se diferenciar em um ambiente competitivo e profissional. Com esse cenário, a Estácio lança mais de trinta novos cursos de pós-graduação em diversas áreas para quem precisa se especializar. Os cursos abrangem áreas como Direito, Saúde, Educação, Gestão, Engenharia e Tecnologia.     

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa que afirma que profissionais com pós-graduação possuem salário acima de 4 mil. O valor do salário para profissionais com especialização pode exceder 150% a 255% em comparação com a média de trabalhadores que possuem apenas graduação. A diferença é ainda maior para mestrados e doutorados, quando comparados à especialização.    

Dentre as opções oferecidas, a pós-graduação em “Cidades Inteligentes” se destaca por formar profissionais diferenciados e seguros que envolvem a regeneração de áreas urbanas existentes, bem como a criação de grandes novos assentamentos, tendo um grande impacto positivo nos diversos sistemas ambientais, sociais e econômicos que sustentam o planeta. Este é um mercado que cresce cada vez mais, principalmente no planejamento de cidades inteligentes por meio da ótica do desenvolvimento sustentável, oferecendo diversas possibilidades de atuação, tanto no setor público quanto privado, em áreas como planejamento urbano, empresas, pesquisa e ensino. O curso tem uma duração de 12 meses na modalidade digital (EAD).     

Oscar Ariza, gestor nacional da Pós-Graduação de Exatas e Engenharias da Estácio, afirma que o curso é uma iniciativa pioneira que visa capacitar profissionais para enfrentar os desafios contemporâneos relacionados ao desenvolvimento urbano sustentável. “Com o crescimento acelerado das áreas urbanas e os desafios crescentes que surgem a partir desse contexto, é fundamental contar com profissionais capacitados e especializados na gestão urbana, planejamento eficiente, mobilidade e acessibilidade, além de conhecer as tecnologias avançadas aplicadas ao trânsito e ao desenvolvimento de cidades inteligentes”, diz Ariza.  

No campo da educação, a pós em “Neurociência Aplicada à Psicomotricidade” inova os conhecimentos para potencializar habilidades motoras e cognitivas na aprendizagem. O curso busca aperfeiçoar estratégias e interligar vertentes pedagógicas, psicomotoras e de saúde. Atualmente, diversas empresas almejam profissionais com conhecimentos relacionados à neurociência, área que tem conquistado cada vez mais espaço.     

“O curso tem por objetivo geral analisar os pressupostos teórico-científicos da Neurociência aplicada à Psicomotricidade. A proposta é desenvolver a criticidade, dialogar com os conceitos práticos e teóricos e interligar a vertente pedagógica, a psicomotora e a da saúde, buscando a atuação efetiva e participativa nas áreas que tangem a neurociência e a psicomotricidade”, diz Denise Candal, gestora nacional de Pós-Graduação Digital da Estácio. 

Dentre os novos cursos disponíveis no portfólio, destacam-se: Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Redes de Telecomunicações; Biotecnologia; Docência e Gestão na Educação a Distância; Gestão Estratégica Escolar; Design de Mobiliário; MBA em Gestão da Qualidade; MBA em Gestão de Franquias; Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos; Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente; MBA em ESG: Gestão e Investimentos; Desenvolvimento Full Stack; Direito Eletrônico; Docência da Educação Ambiental para a Cidadania e Sustentabilidade; entre outros. Ao todo, são mais de 240 opções em cursos de pós-graduação. Para conhecer todo o portifólio de cursos, acesse estacio.br ou entre em contato pelos telefones 4003-6767 (Regiões Metropolitanas) ou 0800 880 6767 (Demais regiões).  

Informações sobre os cursos e o ingresso nas Unidades podem ser obtidas pelos telefones (85) 3293-4218 (Centro), (85) 3270-6759 (Via Corpus) e (85) 3194-9628 (Parangaba), ou também pelo site.    

Junior Achievement Ceará capacita professores da rede pública em educação empreendedora

A Junior Achievement Ceará, em parceria com suas empresas mantenedoras e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE), está realizando a capacitação dos professores que irão ministrar a disciplina eletiva “Jovem Empreendedor II”. Esta iniciativa tem o objetivo de promover a formação completa sobre a metodologia que será aplicada e fornecer subsídios aos educadores para orientarem os alunos das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) do Estado do Ceará sobre a trilha empreendedora ofertada neste semestre.

O programa de formação teve início na última quarta-feira (16), no Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação do Ceará (FormaCE), localizado no bairro XXIII, em Fortaleza, e na Crede 01, em Maracanaú, com a participação dos professores das Credes 01, 02, 07, 08 e 09.

Com uma carga horária inicial de 08 horas, o programa foca em aspectos práticos por meio do módulo Miniempresa. Através de uma abordagem integral, a JA Ceará não apenas desenvolve a metodologia e os conteúdos dos programas, mas também elabora manuais de aplicação e planos de aula detalhados. Além disso, a equipe de suporte e monitoria estará disponível para acompanhar os professores, assegurando que o conhecimento seja transmitido de forma eficaz aos alunos.

Ao todo, cerca de 208 docentes serão capacitados, até o dia 25 de agosto, na metodologia desenvolvida pela JA Ceará. Alunos interessados em participar da disciplina “Jovem Empreendedor II” ainda têm a oportunidade de se matricular. A inscrição é simples: basta procurar a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral em que já estão matriculados e manifestar o interesse na disciplina.

Sobre a JA Ceará
Fundada em abril de 2005, com sede em Fortaleza, a JA Ceará oferece programas educativos voltados para o empreendedorismo, beneficiando crianças, adolescentes e adultos na capital e em todo Estado. Através de sua tecnologia, busca propiciar uma nova compreensão educacional, incorporando o empreendedorismo ao currículo dos ensinos fundamental e médio.

FCDL e SPC Brasil divulgam Indicador de Inadimplência no Ceará referente ao mês de julho

Dados do Indicador de Inadimplência divulgados pelo SPC Brasil e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL CE) no “Radar do Comércio Cearense” mostram que o número de negativados no Ceará cresceu 16,89% em julho de 2023, em relação ao mesmo mês do ano anterior. 

Na comparação mensal, isto é, entre julho e o mês anterior, o número de negativados cresceu 5,63% no Estado. Já o valor médio devido por cada negativado foi estimado em R$ 3.450,49. 

Segundo Freitas Cordeiro, presidente da FCDL CE, ainda não é possível identificar uma tendência de desaceleração da inadimplência, que registra altas taxas de crescimento do número de negativados desde o início de 2021.

Fatores como a queda da renda média observada ao longo do último ano ajudam a explicar esse movimento. “Nesse sentido, os dados mais recentes do mercado de trabalho, que mostram queda do desemprego e uma gradativa recuperação da renda, chegam como boas notícias”, destaca. 

A abertura dos dados de negativação no Ceará mostra um crescimento do número de dívidas com atraso de até 90 dias. Conforme consta no Indicador de Inadimplência, o percentual de consumidores nessa faixa de atraso passou de 10% em junho de 2023 para 15% em julho. Na outra ponta, 18,7% dos negativados têm dívidas com atraso entre 4 e 5 anos. 

O Radar do Varejo Cearense é uma publicação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará que reúne os principais dados da economia estadual. A ideia, conforme explica Freitas Cordeiro, é reunir e analisar indicadores relevantes para que empresários do setor varejista possam balizar suas ações embasadas em fontes dignas de credibilidade. 

Nesta edição com os dados de julho, por exemplo, o presidente da entidade destaca que supermercados e hipermercados puxaram o índice de crescimento para o patamar de 7,1%. 

“Outro indicador positivo diz respeito à queda do desemprego, que irá impactar de imediato no aumento do poder aquisitivo do consumidor, resultando em maior volume de vendas. No Ceará, a taxa de desemprego caiu de 9,6% para 8,6%, puxando a renda média para R$ 2.000,00”, reforça. 

Para conferir esta edição, é só acessar o site: fcdlce.org.br  

Sessão solene na Assembleia celebra Dia do Vaqueiro nesta segunda

Uma sessão solene em homenagem ao Dia do Vaqueiro acontece nesta segunda, 21, às 13h30, no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará. O evento ocorre a partir de requerimento do deputado estadual Almir Bié, subscrito pelos deputados estaduais De Assis Diniz, Dra. Silvana, Stuart Castro, Danniel Oliveira, Leonardo Pinheiro e Simão Pedro.

Segundo De Assis, que também é historiador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, Pecuária e Pesca, “o vaqueiro é a mão forte e amiga, ícone maior do sertão. Seu aboio é um canto de amor pela sua terra, seus animais e sua gente. Toda a vida da fazenda se articula ao redor do seu trabalho. A sessão é uma demonstração de respeito à nossa cultura”.