Setembro amarelo: como a arquitetura pode auxiliar no bem estar mental

A criação de espaços seguros e a promoção da conscientização sobre a saúde mental são passos cruciais na valorização da vida

O nono mês do ano é caracterizado pela Campanha do Setembro Amarelo, criada com o intuito de quebrar tabus, reduzir estigmas, estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. E embora muitas pessoas desconheçam, a arquitetura está diretamente ligada a essa campanha, mostrando que a dinâmica do espaço pode fazer diferença, auxiliando na busca pela recuperação da vontade de viver.

A qualidade de vida do ser humano está relacionada ao tipo de espaço que frequenta. Isso inclui os ambientes usados para trabalho, estudo, passeio e, principalmente, a própria residência. “Uma casa não acolhedora, desorganizada e que não propicia momentos de bem estar, pode trazer um desconforto muito grande”, afirma a arquiteta Germana Lara.

Ela ainda ressalta que um projeto de decoração eficaz é aquele que engloba diversos tipos de conforto, do visual ao mental. Dessa maneira, trabalhar com elementos que proporcionam essa sensação é um caminho certeiro para a obtenção de mais qualidade de vida. “Um design de interiores que seja acolhedor e agradável pode criar um ambiente positivo. Cores, texturas e móveis que promovem uma atmosfera aconchegante e relaxante podem ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade”, completa.

Setembro Amarelo e a arquitetura

Em suma, a casa pode desempenhar um papel importante na construção do bem estar mental, proporcionando um ambiente de apoio, conforto e segurança emocional. É importante que as pessoas reconheçam a importância de cuidar do ambiente em que vivem para promover a saúde mental e o bem-estar.

Os sintomas da depressão incluem o isolamento, o choro frequente, a irritação e a perda de prazer nas atividades que antes agradavam. Por essa razão, ter um jardim onde se possa tomar sol pode fazer muita diferença. “Isso porque a iluminação natural e a presença de plantas contribuem para a ativação de hormônios responsáveis pela disposição e motivação”, finaliza a arquiteta.

Além disso, a neuroarquitetura pode auxiliar na diminuição de sintomas e transtornos através da criação de ambientes mais saudáveis, que podem incentivar hábitos e um estilo de vida mais positivo para que as pessoas não tenham intensificações de questões relacionadas a transtornos mentais e comportamentais.

Fonte: Germana Lara é arquiteta, há mais de 15 anos está à frente do escritório Larc Arquitetura em Belo Horizonte. Sua equipe desenvolve projetos residenciais com objetivo de realizar os desejos e sonhos de seus clientes com excelência, além de projetos comerciais focados no público e propósito das empresas. – @larcarquitetura –

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Pelo quarto ano consecutivo, Emilio Ribas é o laboratório mais lembrado pelos cearenses, aponta pesquisa do DataFolha

O Complexo de Saúde Emilio Ribas é o mais lembrado pelos cearenses quando a referência é laboratório de análises clínicas, de acordo com a pesquisa Anuário do Ceará 2023-2024.

Este é o quarto ano consecutivo que a empresa ocupa a primeira colocação da categoria, que ouviu o público geral e o A/B do estado. O Anuário do Ceará é o mais importante parâmetro do mercado entre as marcas. Além das empresas mais lembradas, o Anuário também contempla rankings sobre educação, cultura, futebol, infraestrutura, administração pública, saúde, entre outros.

Segundo Rachel Petrola, diretora médica do Emilio Ribas, a empresa tem compromisso e foco no cliente, além de estar constantemente investindo em tecnologias. “O reconhecimento do Emilio Ribas pelos cearenses está ligado à excelência e à confiabilidade que a marca traz ao longo de mais de quatro décadas. Somados todos os nossos pilares, firmamos nosso compromisso com a busca pelo melhor que a Medicina pode oferecer”.

Outras Operações no mercado:

Fundado em 1979, o Emilio Ribas atualmente possui um núcleo técnico operacional com equipamentos de última geração. São 19 unidades próprias de atendimento, mais três pontos de drive-thru distribuídos em Fortaleza e na Região Metropolitana. Destaque para a unidade localizada no Shopping Iguatemi Bosque referência em diagnóstico por imagem, oferecendo o que há de mais moderno e avançado em Medicina Diagnóstica por imagem.

Além da atuação nas áreas de medicina diagnóstica laboratorial e por imagem, o complexo de saúde Emilio Ribas oferece também os serviços de consultas médicas e vacinação para o público.

SIMEC CEARÁ visita Região do Cariri para promover novas ações no setor eletrometalmecânico

Nos dias 18 e 19 de setembro, o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC), César Barros, acompanhado dos diretores Pedro Mendonça e Ricard Pereira, reuniram-se com a delegada da região do Cariri, Amélia Linard, onde realizaram visitas, reuniões, cumprindo agenda, para aumentar e fortalecer as ações do setor no interior do Estado.

Em julho deste ano, ao assumir a presidência, César Barros afirmou que um de seus objetivos é expandir e consolidar a atuação das ações do SIMEC na região do Cariri, Jaguaribe e Norte – CE.

“Quanto à interiorização, o SIMEC irá investir em ações nas áreas do Cariri, região Norte e Jaguaribe. Esses esforços serão direcionados para promover o fortalecimento das empresas locais, trazendo a capacitação da força de trabalho, o fortalecimento da nossa central de compras, a certificação da qualidade de produtos, o fomento à inovação e a resolução de outras necessidades específicas do setor”, afirma o presidente César Barros.

Com abrangência na capital e Região Metropolitana, o SIMEC atua proporcionando aos associados capacitação em todos os níveis, principalmente na gestão empresarial e garantindo  o máximo de apoio ao desenvolvimento das empresas do setor, através de projetos para melhorar a eficiência operacional das indústrias, com capacitações em gestão da produção, planejamento de mercado, planejamento para sustentabilidade do negócio, inovação, certificação em qualidade, suporte jurídico, trabalhista e tributário, além de ser um acesso aos programas desenvolvidos pelo sistema FIEC às indústrias do segmento.

Atualmente, o SIMEC reúne mais de 200 empresas, que representam 24% do PIB da indústria de transformação do Estado, gerando mais de 66.892 empregos diretos.

SERVIÇO

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC)

Associação Fortaleza Azul busca profissionais voluntários para atenderem famílias atípicas e carentes de Fortaleza

Estima-se que em todo o mundo cerca de 1 em cada 36 crianças tenha autismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa estimativa representa um valor médio, e a prevalência relatada varia substancialmente. No Brasil, os estudos da condição são escassos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incluiu uma pergunta sobre autismo no questionário da amostra do Censo Demográfico 2022. No entanto, os resultados ainda não estão disponíveis. Ou seja, as dificuldades são inúmeras, mas a vontade de colaborar com a evolução dos autistas é maior e por isso foi criada a Associação Fortaleza Azul (FAZ), que realiza um trabalho de acolhimento e inclusão junto às pessoas autistas e suas famílias. 

Para atender melhor as famílias atípicas e carentes de Fortaleza, a Associação está recebendo novos voluntários para atuarem nas terapias de pessoas com TEA. Os profissionais são: psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e musicoterapeuta. 

A FAZ realiza parcerias com profissionais de saúde, entidades governamentais e empresas e busca realizar ações que levem informações acerca do TEA para a população geral, para que, a partir do conhecimento, possam se conscientizar e diminuir os estigmas sobre as pessoas que possuem a condição. 

Quer ajudar e não sabe como? 

A Associação Fortaleza Azul (FAZ) está arrecadando doações para a realização da 5a edição do Bazar FAZ BEM. Se você tem em casa itens como roupas, calçados, bolsas, acessórios, brinquedos, utensílios domésticos e objetos de decoração em bom estado de conservação, entre em contato com a FAZ e faça sua doação. 

O objetivo da campanha é juntar itens que serão vendidos no Bazar e os valores dos mesmos ajudarão na manutenção e ampliação dos projetos de inclusão para pessoas com autismo desenvolvidos pela instituição, como ações de inclusão, apoio jurídico, terapias e muito mais.

Para saber mais informações sobre o projeto de voluntariado e Bazar, entre em contato com: (85) 98186-4552 (WhatsApp). 

Sobre a FAZ 

A Associação Fortaleza Azul (FAZ) existe desde 2015 e reúne familiares de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para ações de acolhimento, conscientização, informação e inclusão desse público na sociedade. Atualmente, a instituição conta com cerca de 300 famílias associadas. Para fazer parte dessa grande família os interessados devem acessar o site www.faz.org.br e fazer o cadastro de forma gratuita. 

Iguatemi Bosque realiza nova edição do momento de oração com Padre Antônio Furtado 


O Shopping Iguatemi Bosque realiza, na noite desta quarta-feira (20), uma nova edição do projeto Momento de Oração. Com início às 19h30 e aberto ao público, o encontro acontece na Praça da Jangadeiro (Piso L1) e reúne clientes, lojistas e funcionários em uma grande cerimônia de comunhão, celebrada pelo Padre Antônio Furtado.

Elirdes Costa, gerente de marketing do Iguatemi Bosque, reforça a importância do evento para o público. “O Momento de Oração é um projeto realizado de forma periódica pelo Iguatemi, com o objetivo de proporcionar a renovação da fé, da espiritualidade e da esperança a todos que estão diariamente conosco. Desejamos que o nosso público continue abraçando esse projeto tão necessário e que tem uma missão incrível”, detalha. 

Serviço

“Momento de Oração” no Shopping Iguatemi Bosque

Quando: 20 de setembro, às 19h30

Onde: Praça da Jangadeiro – Piso L1 (Próximo  ao Pão de Açúcar) 

Entrada gratuita

37º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo terá 120 palestrantes, em Maceió

Refletir sobre questões fundamentais para o setor público brasileiro, como a improbidade administrativa e as alterações legislativas mais recentes, as discussões sobre Saneamento Básico e outras esferas da infraestrutura do país, concursos públicos, combate à corrupção, LGPD e governança nas empresas estatais, entre outras. Esses temas serão abordados durante o 37º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, a ser realizado entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL). O evento, que tem apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB) e de outras instituições ligadas aos Tribunais de Contas, terá mais de 120 palestrantes em 24 painéis e 4 conferências, com o tema central “Desafios da Administração Pública no Mundo Digital”.

Entre os convidados para o Congresso estão Adilson Abreu Dallari, Professor Titular de Direito Administrativo da PUC-SP; Adriana Schier, Presidente do Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA); Alessandra Wegermann, Diretora do Instituto de Direito Administrativo de Alagoas (IDAA); Aline Sueli de Salles Santos, Doutora em Direito pela UNB; e Ana Cláudia Finger, Desembargadora do TJ-PR.

Novidades

O evento deste ano traz novidades, a exemplo de painéis com a participação direta do público, além de oficinas sobre licitações e contratos, cuja nova lei passou a ser obrigatória em 1º de abril de 2023, após uma transição de dois anos.

O Congresso também terá debates sobre sustentabilidade, combate à corrupção, concurso público e o projeto de nacionalização das regras, instrumentos administrativos de proteção de minorias e grupos vulneráveis, governo digital e cidades inteligentes.

Na abertura do Congresso será realizada uma homenagem ao Professor Romeu Felipe Bacellar Filho, titular da Universidade Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, reconhecido como um dos maiores nomes do direito administrativo brasileiro.

Inscrições abertas para novas turmas do Programa Empreendedor Criativo

Estão abertas as inscrições para as novas turmas do Programa Empreendedor Criativo, uma iniciativa da JA Ceará em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social (SPS), e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). As inscrições podem ser realizadas presencialmente até o dia 22 de setembro em um dos sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) localizados em Fortaleza, nos bairros Conjunto Ceará, Jangurussu, José Walter, Aerolândia, São Bernardo, Mucuripe e Parque São José.

O Programa Empreendedor Criativo é direcionado a pessoas a partir dos 15 anos de idade que tenham concluído o ensino fundamental. Com uma carga horária de 100 horas, o projeto pedagógico utiliza a metodologia Aprender-Fazendo, desenvolvida pela JA Ceará, proporcionando uma experiência prática e enriquecedora aos jovens, preparando-os para os desafios do mundo do trabalho.

As aulas acontecerão às terças, quartas e sextas-feiras, nos turnos da manhã (08h30 às 12h) e tarde (13h30 às 17h), abordando cinco módulos: “As Vantagens de Permanecer na Escola”, “Conectado com o Amanhã”, “Habilidades para o Sucesso”, “Introdução ao Mundo dos Negócios” e “Miniempresa”.

Além das turmas em Fortaleza, o Programa Empreendedor Criativo expande sua oferta para outras localidades, com duas turmas na cidade de Irauçuba e uma em Ibiapina, no interior do Ceará, totalizando 200 vagas disponíveis.

A Diretora Executiva da JA Ceará, Ana Lúcia Teixeira, destaca que esta é uma oportunidade valiosa para os jovens adquirirem conhecimentos e habilidades essenciais para o mercado de trabalho. “O Programa Empreendedor Criativo visa não apenas fornecer conhecimentos teóricos, mas também promover o desenvolvimento de habilidades práticas, preparando os participantes para um futuro mais promissor e empreendedor”, explica.


Sobre a JA Ceará

Fundada em abril de 2005, com sede em Fortaleza, a JA Ceará oferece programas educativos voltados para o empreendedorismo, beneficiando crianças, adolescentes e adultos na capital e em todo Estado. Através de sua tecnologia, busca propiciar uma nova compreensão educacional, incorporando o empreendedorismo ao currículo dos ensinos fundamental e médio.

Maior feira de negócios criativos do Nordeste prepara 6ª edição do evento em João Pessoa

Mais uma edição da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (FINCC) se aproxima com a expectativa de atrair mais de seis mil visitantes durante os três dias do evento. A 6ª edição da FINCC vai receber mais de 400 expositores que terão a oportunidade de mostrar seus talentos em áreas como artesanato, artes cênicas, música, literatura, gastronomia, design, arquitetura, audiovisual, moda, turismo criativo, artes midiáticas e toda a cadeia que envolve produtos criativos.

O evento promete ser uma oportunidade para negócios, networking e conhecimento. Segundo Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae e organizadora da FINCC, a feira busca reunir empreendedores que têm interesse em trocar experiências e projetar seus negócios no cenário local e regional, impulsionando o desenvolvimento do setor na Paraíba. “Esta edição contará com palestras, shows, desfiles de moda, oficinas gastronômicas e rodadas de negócios, além do Fórum Internacional Cidades Criativas. A estimativa é de R$ 1,2 milhões em negócios realizados”, adianta Regina.

Setor em crescimento — A influência da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas (ECIC) no Brasil movimentou mais de R$ 230 bilhões em 2020, correspondendo a 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB). A Paraíba é o único estado do Brasil com duas cidades na Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO: João Pessoa e Campina Grande.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, destacou a importância de um evento deste porte para a Capital. “Das 12 cidades consideradas criativas no Brasil, João Pessoa representa o artesanato e arte popular. A FINCC receberá representantes internacionais que vão participar desse debate, seja sobre artesanato, arte midiática, gastronomia, dentro desse processo de cidade criativa que a capital paraibana também ocupa”, ressalta Cícero.

Oportunidades — Regina Amorim garante que a FINCC proporcionará conhecimento atualizado, oportunidades de networking e negócios para os participantes. “A integração de negócios criativos da região certamente fortalecerá relacionamentos e a governança, transformando a maneira como as empresas são gerenciadas e agregando valor aos produtos e serviços com recursos intangíveis, como criatividade, cultura, conhecimento e tecnologia”, completa a gestora.

Serviço:

Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos

Quando: de 6 a 8 de outubro

Hora: das 16h às 21h

Onde: Espaço Cultural José Lins do Rego

Trote solidário do Instituto Yduqs vai arrecadar absorventes


O Instituto Yduqs promove um trote solidário em apoio à Campanha Adote um Ciclo do Instituto Ela – Instituto Educadoras do Brasil, que deverá acontecer até 30 de outubro com arrecadação de absorventes e coletores menstruais que serão encaminhados para instituições que oferecem apoio às mulheres que enfrentam a pobreza menstrual.

A iniciativa propõe uma ação de integração entre veteranos e calouros nas instituições de ensino superior parceiras que incluem Estácio, Wyden e do Instituto de Educação Médica (IDOMED). Cláudia Romano, presidente do Instituto, enfatiza a importância de abordar a pobreza menstrual com seriedade e que a educação atua como ferramenta transformadora tanto para indivíduos quanto para a sociedade como um todo. 

“Em um país como o nosso, sabemos que as oportunidades não são igualmente distribuídas, especialmente para mulheres. É comum ver mulheres faltando aula ou ao trabalho por não terem acesso a absorventes. Precisamos tirar da invisibilidade questões que permeiam as mulheres na sociedade”, ressalta Cláudia. 

*Barreiras e desigualdades*

Tuca Duarte, idealizadora do Potência Feminina de Paraisópolis, São Paulo, uma das organizações apoiadas pela campanha Adote um Ciclo, reforça a importância da ação. “Muitas vezes as mulheres não têm absorvente e me ligam. Quem puder contribuir e colaborar com este projeto, que é muito favorável para todas as mulheres periféricas, mães solo, que têm que optar entre comprar um absorvente ou um litro de leite, está aqui o meu pedido. Agradeço em nome das mulheres que têm seu absorvente garantido todos os meses e as pessoas que abraçam a causa ajudando a campanha adote um ciclo”, pontua.

Avanços na legislação

A discussão sobre a pobreza menstrual chegou ao Congresso Nacional por meio de uma iniciativa popular. O pleito foi transformado em Lei Ordinária que instituiu o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, além de determinar que as cestas básicas entregues no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional contenham, como item essencial, o absorvente higiênico feminino. Douglas Galiazzo, professor de Direitos Humanos da Estácio, reforça que a questão é ampla e envolve, além das necessidades da vida privada, o desenvolvimento social, a educação e a participação das mulheres no mercado de trabalho. 

“Diante de tantas violações que as mulheres continuam sofrendo em um mundo machista, atividades como esta, desenvolvidas pelo Instituto Yduqs, elevam a responsabilidade e o compromisso da organização que acredita na formação humanizada dos futuros profissionais, independentemente da área em que estejam se preparando. Assegurar a dignidade das mulheres é o compromisso importante para a promoção dos direitos humanos”, diz o professor.

Como contribuir?

O Instituto Yduqs convida estudantes e professores da Estácio, Wyden e IDOMED, e toda a população cearense a fazer doações que poderão ser entregues em um dos campi de segunda a sexta, das 8h às 19h. Nas unidades da Estácio, nos seguintes endereços: Av. Duque de Caxias, 101, Centro; Rua Eliseu Uchôa Beco 600, Patriolino Ribeiro; e Av. Senador Fernandes Távora, 137,Jóquei Clube. Já no UniFanor Wyden, a doação poderá ser realizada no NAP (Núcleo de Apoio ao Professor) nas sedes Dunas e Bezerra de Menezes, nos endereços: Rua Antônio Gomes Guimarães, 150, Papicu e Av. Bezerra de Menezes, 1277, no São Gerardo. No interior do Ceará, as doações podem acontecer nas unidades de Iguatu, na Rua Ianne Silva Alexandre, 502; em Canindé, na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, KM 306, BR 020; e em Quixadá, na Av. Jesus Maria José, SN, Quadra 40, Lote 100, Jardim dos Monólitos.

Seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor é realizado no bairro Messejana

A Prefeitura de Fortaleza realiza, hoje (19/09), a partir das 15h30, o 10º Seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor na Escola Municipal Angélica Gurgel, no bairro Messejana. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Sebrae Ceará que, dentro das ações do Programa Fortaleza Capacita, vem realizando seminários, capacitações, consultorias, ações de benchmarking, além de feiras setoriais e grandes encontros para os empreendedores de Fortaleza. A programação é gratuita e aberta aos moradores.

As ações para os pequenos negócios estão sendo realizadas, prioritariamente, em territórios que fazem parte ou já estão sendo beneficiados pelo Projeto Meu Bairro Empreendedor. “A ideia da Prefeitura é levar para o bairro e adjacências ações voltadas para o empreendedorismo sustentável de pequenos negócios. Estamos ofertando diversas capacitações, consultorias e até feiras multissetoriais nos bairros. A ideia é dar suporte para o aprimoramento dos empreendedores locais”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Programa Fortaleza Capacita
O Programa Fortaleza Capacita é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sebrae Ceará e, desde junho de 2021, já foram qualificados mais de 53 mil empreendedores, tornando-se o maior programa de capacitação para empreendedores do Brasil. A iniciativa pretende qualificar mais de 120 mil empreendedores até dezembro de 2024. Os interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com a SDE pelo telefone 0800 081 4141, pelo WhatsApp (85) 9 8439.4982 (não recebe ligações) ou pelo site Fortaleza Capacita.

Projeto Meu Bairro Empreendedor
O Projeto Meu Bairro Empreendedor está sendo implantado nos bairros Messejana, Pirambu, Jangurussu, José Walter, Planalto Ayrton Senna e Parque Santana (Mondubim). A iniciativa já beneficiou os bairros Vila Velha, Bom Jardim e Grande Mucuripe (Vicente Pinzon e Serviluz), levando melhores condições viárias aos principais corredores comerciais dessas comunidades. Além do urbanismo e paisagismo diferenciado, o Meu Bairro Empreendedor conta com a implantação de Centros de Referência do Empreendedor (CREs), espaços voltados para empreendedores locais.

Serviço
Fortaleza Capacita – Seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor
Data: quinta-feira (19/09)
Horário: 15h30
Local: Escola Municipal Angélica Gurgel (Rua Pergentino Maia, 375 – Messejana)