Secretaria da Cultura lança Ciclo Natalino 2023 em Limoeiro do Norte

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), realiza, na próxima terça-feira (19), o lançamento do Ceará Ciclo Natalino 2023 que este ano traz como tema“Chegou, chegou, chegou – Mestre Chico é brincador: no som da gaita pife, celebramos o natal do Ceará!” – em homenagem ao Mestre Chico, maior referência de grupos de bois da região do Vale do Jaguaribe. A solenidade de lançamento será no Memorial do Boi – Sítio Aningas, em Limoeiro do Norte, às 19h, com acesso gratuito.

Na programação, um grande encontro de bois da região do Vale do Jaguaribe irá acontecer para celebrar o Ciclo Natalino 2023, exaltando as manifestações culturais natalinas da região. Além disso, o Boi Pai do Campo da Faceira, do Mestre Chico nosso grande homenageado desta edição, realizar uma apresentação de honra.

14 Mostras Regionais compõem o Ciclo Natalino, são projetos selecionados no XVIII Edital Ceará Ciclo Natalino promovido pela Secult Ceará que ocorrem nas macrorregiões do Estado do Ceará. Os grupos selecionados de cada Mostra se apresentam na XVI Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2023, no dia 06 de janeiro de 2024, data em que se comemora o Dia de Reis no Complexo Estação das Artes.

O Edital constitui-se como uma ação contínua de fomento à valorização de grupos e manifestações culturais natalinas como bois, dramistas, fandangos, lapinhas vivas, pastoris, presépios e reisados.

“O lançamento será um momento de celebração das expressões da cultura tradicional popular do ciclo natalino cearense. Por meio da homenagem ao Mestre Chico, buscamos reafirmar a cultura dos Bois como parte das expressões que constituem o período que se inicia em dezembro e termina no Dia de Reis. Será um momento de celebração do ciclo natalino, de seus folguedos e em especial da trajetória de Mestre Chico e do Boi Pai do Campo da Faceira. A cidade de Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe, é um celeiro de Mestras, Mestres e brincadeiras populares. Um território onde nossas referências culturais se expressam cotidianamente, e no ciclo natalino abrilhantam as festas de fim de ano”, ressalta o professor Hildebrando Maciel Alves, Curador do Ceará Ciclo Natalino 2023.

Homenageado

Nesta edição, o ilustre homenageado é Mestre Chico, reconhecido como Tesouro Vivo do Ceará desde 2005 e considerado uma das maiores referências de grupos de Boi da região do Vale do Jaguaribe, onde reside no município de Limoeiro do Norte. A trajetória do Mestre Chico se confunde com a do grupo comandado por ele, o Boi Pai do Campo da Faceira. Fundado em 1980, por Mestre Chico e Mestre João Caboclo, o coletivo descende do Boi Laranjeira, liderado por Mestre Zé de Terto, do distrito de Flores (Russas). No ano de 2002, Mestre Chico assumiu a liderança do grupo, após o encantamento do Mestre João Caboclo, hoje conta com o grupo adulto e infantil, criado em 2017. Mestre Chico rege esse espetáculo popular como pode, contando principalmente com a ajuda da sua comunidade, Comunidade da Faceira.

Ceará Ciclo Natalino 2023

O Ciclo Natalino 2023 é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com a EnCena Produções e o Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares.

Uma comissão de Pesquisa e Curadoria, formada por representantes da Secult Ceará e da sociedade civil e classificada pelo Processo de Seleção e Formação Simplificada, vai acompanhar as 14 Mostras Regionais e a XVI Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2023. Comissão essa.

SERVIÇO:
Lançamento do Ceará Ciclo Natalino 2023 – “A Noite dos Bois”

Data: 19 de dezembro de 2023

Horário: 19h

Local: Memorial do Boi – Sítio Aningas – Limoeiro do Norte

Acesso gratuito

Projeto Costurando o Futuro entrega 200 peças de roupas para idosos do Lar Torres de Melo

A Prefeitura de Fortaleza distribuirá, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), 200 peças de roupas novas para os idosos do Lar Torres de Melo, na Jacarecanga. A fabricação dos vestidos, camisas e conjuntos especiais para idosos acamados foi realizada pelas beneficiárias do Projeto Costurando o Futuro em alusão ao Natal. “Com essa iniciativa pretendemos induzir que outras pessoas se solidarizem com a causa e também ajude esses idosos que tanto precisam”, pontua o titular da SDE, Rodrigo Nogueira.

A entrega das peças de roupas será realizada na segunda-feira (18/12), a partir das 14h, no Lar Torres de Melo. A ação visa contribuir com a autoestima dos idosos que devem realizar sua tradicional festa natalina na quarta-feira (20/12). “Fizemos essas peças com muito amor. Parei o que eu estava fazendo para me dedicar a isso porque é muito importante. Para nós é maravilhoso compartilhar a alegria do Natal com esses idosos, que são puro amor”, contenta-se Janayna Moura, costureira do Projeto.

Serviço:
Doação de 200 peças de roupa para o Lar Torres de Melo
Data: segunda-feira (18/12), 14h
Local: Lar Torres de Melo – Rua Júlio Pinto, 1832 – Jacarecanga
Informações: (85) 9.98739-3052 (WhatsApp – não recebe ligações)

Vivo anuncia parceria com Vale Bonus e aumenta portfólio de benefícios para os clientes

A Vivo anuncia parceria com o grupo CRM&BONUS, empresa de tecnologia e soluções em bonificação e aumenta ainda mais seu portfólio de benefícios. A empresa vai conceder aos seus clientes, Vale Bonus, uma moeda virtual usada exclusivamente pelo aplicativo de mesmo nome. Essas moedas poderão ser trocadas por benefícios em mais de 2500 parceiros da plataforma, de categorias como lojas, restaurantes, lazer e muito mais.

Em janeiro, os clientes que possuem fatura com a Vivo poderão ganhar até R$ 250 em Vale Bonus, todos os meses, de acordo com a sua categoria na Vivo (V, Platinum, Gold, Silver ou Purpura). Para isso, basta realizar o pagamento da fatura Vivo em dia via PIX, débito automático ou cartão de crédito.

“Nosso objetivo é fortalecer, ainda mais, o relacionamento dos nossos clientes com a marca. Por isso buscamos parcerias com players relevantes do mercado, visando sempre proporcionar as melhores experiências. Desta forma enriquecemos nosso ecossistema de benefícios e proporcionamos aos nossos clientes experiências únicas”, afirmou Flávia Carneiro, Diretora de Marketing da Vivo.

Antes mesmo do ano começar os clientes já poderão degustar o benefício: a Vivo está presenteando milhões de clientes com um Vale Bônus de Boas-Vindas para que eles usem-nos nas compras de final de ano e conheçam o benefício. Para começar a usar suas moedas virtuais, é necessário fazer cadastro no aplicativo do Vale Bônus com seu número de celular Vivo. As moedas já estarão disponíveis para os clientes elegíveis.

Para conferir qual a sua categoria e quais os seus benefícios ativos, o cliente deve acessar o App Vivo. Mais informações aqui.

Sobre a Vivo – A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com mais de 112 milhões de acessos (3T23) e tem como propósito “Digitalizar para Aproximar”. A Vivo é um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. Atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B. No segmento móvel, a Vivo tem 98 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (38,6%) no País, de acordo com resultados do balanço trimestral (3T23). Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade. A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo. Ciente de sua responsabilidade de retribuir à sociedade a confiança que recebe na utilização dos seus serviços, a empresa conta com a Fundação Telefônica Vivo. Há 23 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é um dos principais pilares de responsabilidade social no conceito ESG da Vivo. Com foco em educação na escola pública, contribui com o desenvolvimento e inclusão digital de estudantes e educadores por meio de projetos que estimulam novas oportunidades de ensino e aprendizagem.

Sobre a CRM&BONUS

A CRM&BONUS é uma empresa de tecnologia fundada em 2018, especializada em soluções para crescimento de empresas por meio de incentivos positivos. Sua ferramenta de giftback foi adotada por mais de 2.000 grandes marcas. Criada por Alexandre Zolko, Luiz Fernando Dias Guedes e Eduardo Vieira, a companhia conta com um portfólio completo de serviços para relacionamento inteligente com clientes (CRM), como giftback, serviço de whatsapp com marca autenticada, gestão de loja e digitalização de vendedores e ativação de carrinho abandonado. Com um time de quase 300 especialistas, a CRM&BONUS trabalha desde a fidelização até a aquisição de novos clientes por meio da plataforma Vale Bonus para parceiros de varejo e serviços. Está presente em mais de 35.000 pontos de vendas e já alcançou mais de 100 milhões de pessoas (mais da metade da população adulta do país) apenas com sua solução de bonificações. Desde 2021, quando foi avaliada em R$ 1 bilhão, a companhia conta com os fundos Softbank, Riverwood Capital, Igah Ventures e Volpe Capital como acionistas. Para informações detalhadas, confira em https://www.valebonus.com.br e mais em https://www.crmbonus.com.br/ 

TopBus+, serviço de viagem compartilhada sob demanda, celebra 4 Anos em Fortaleza 

Em dezembro, o TopBus+, serviço de viagens compartilhadas sob demanda, celebra quatro anos de atuação. Funcionando como um complemento ao transporte convencional da capital cearense, destaca-se por priorizar a coletividade em benefício da mobilidade urbana e sustentabilidade. Oferecendo atributos valorizados pela população, como conforto, modernidade e, sobretudo, segurança, o serviço busca atender às crescentes demandas por alternativas que alinhem praticidade e qualidade.

Entre as vantagens já conhecidas pelos mais de 162.300 clientes cadastrados, destacam-se a possibilidade de pagamento com vale-transporte e a opção de traçar rotas próprias, sem paradas fixas. Atualmente o TopBus+ atende a 33 bairros da capital cearense, o que corresponde a 80,8km², tornando-se, a cada dia, um formato sustentável, democrático e moderno na oferta de transporte para a população. A proposta do serviço é utilizar recursos naturais de maneira inteligente, além de estimular a coletividade em um serviço seguro e regulamentado que é conveniente não só para o indivíduo, mas também para a cidade.

Em celebração aos 4 anos, na próxima terça-feira (19), a partir das 8h30, o TopBus+  realiza um evento que anuncia novidades relacionadas à frota e novas funcionalidades que chegam para complementar o serviço e você é nosso convidado especial!

PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE 

Em 2023, ano em que celebra 4 anos de existência, o TopBus+ se destacou no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), em parceria com o Ministério do Turismo (MTur). A iniciativa recebeu título de Menção Honrosa na disputa que destaca não apenas iniciativas inspiradoras, mas também aquelas que demonstram um comprometimento sólido com o futuro sustentável do turismo nacional. 


ÁREA DE ATENDIMENTO 

Atualmente o TopBus+ atende a 33 bairros da capital cearense, o que corresponde a 80,8km². Os bairros: Aerolândia, Aeroporto, Aldeota, Amadeu Furtado, Bairro de Fátima, Bairro Ellery, Benfica, Cidade 2000, Cocó, Damas, De Lourdes, Dionisio Torres, Farias Brito, Guararapes, Jardim América, Joaquim Távora, Jóquei Clube, José Bonifácio, Meireles,Monte Castelo, Montese, Papicu, Parangaba, Parquelândia, Praia de Iracema, Praia do Futuro 1, Praia do Futuro 2, Presidente Kennedy, Rodolfo Teófilo, Salinas, São Gerardo, São João do Tauape e Varjota.

SOBRE O TOPBUS+ 

O TopBus+ é um serviço de transporte compartilhado sob demanda, atendendo ao chamado do cliente por meio do aplicativo “TopBus+”, compatível com sistemas Android e iOS. O cliente pode embarcar sozinho ou com acompanhantes, podendo levar até 12 pessoas consigo em uma mesma solicitação de viagem. Caso os demais assentos não sejam ocupados com o pedido do primeiro cliente, outros usuários podem agregar solicitações a este mesmo veículo, visto que outra característica do serviço é a de não ter rotas fixas. Assim, o percurso vai se formando de modo eficiente, conforme parâmetros preestabelecidos pelo próprio sistema, otimizando sempre os embarques e desembarques dos clientes que estão dentro de um mesmo veículo.

Estudantes da rede pública estadual demonstram criatividade e empreendedorismo na Feira de Miniempresas 2023

Alunos de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral participaram do evento promovido pela Junior Achievement Ceará

Mais de 2.300 alunos de 70 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) das cidades de Maracanaú, Eusébio, Aquiraz, Maranguape, Caucaia, Itaitinga, Pacatuba e Guaiúba participaram da Feira de Miniempresas 2023. A 16ª edição do evento aconteceu no North Shopping Fortaleza e Via Sul Shopping.

A Feira proporcionou aos estudantes a oportunidade de comercializar os produtos desenvolvidos por eles ao longo do 2º semestre de 2023, como parte da disciplina Jovem Empreendedor II. Entre os itens disponíveis estavam canetas personalizadas, chaveiros de resina, velas, aromatizadores de ambiente, hidratantes, luminárias, sabonetes artesanais, detergente, porta acessório, copos térmicos, bolsas de garrafa pet, gloss labial, entre outros.

A iniciativa não se limitou apenas aos participantes do Jovem Empreendedor II, pois 132 jovens do programa Empreendedor Criativo também se envolveram na Feira. Esse programa, realizado em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social do Ceará (SPS) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), oferece oportunidades de aprendizado prático sobre empreendedorismo para jovens a partir dos 15 anos que tenham concluído o ensino fundamental.

A Feira de Miniempresas é uma iniciativa da Junior Achievement Ceará e marca a fase final da trilha formativa do Jovem Empreendedor II, uma unidade curricular eletiva oferecida através de uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) para os alunos das EEMTI’s. Durante essa etapa, os estudantes criam uma empresa, desenvolvendo um plano de negócio baseado em conceitos reais de contabilidade, produção, administração e marketing adquiridos ao longo das aulas.

Sobre a JA Ceará

Fundada em abril de 2005, com sede em Fortaleza, a JA Ceará oferece programas educativos voltados para o empreendedorismo, beneficiando crianças, adolescentes e adultos na capital e em todo Estado. Através de sua tecnologia, busca propiciar uma nova compreensão educacional, incorporando o empreendedorismo ao currículo dos ensinos fundamental e médio.

Luiz Gastão inaugura nova unidade do Sesc em Tabuleiro do Norte 

Sistema Fecomécio amplia presença em todo Vale do Jaguaribe 

O Vale do Jaguaribe recebeu a nova unidade do Sesc, que fica localizada na cidade de Tabuleiro do Norte. O espaço, inaugurado neste sábado, 16, funcionará como clube de lazer, mas já com previsão de novas atividades que serão incluídas ao longo do ano. 

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-CE, deputado federal Luiz Gastão, esse momento representa o início de muita prosperidade para todos. “A partir de agora teremos um olhar mais próximo e permanente, não só para Tabuleiro, mas para toda a Região do Vale do Jaguaribe. As ações do Sistema Fecomércio chegam para proporcionar mais qualidade de vida, oportunidades e capacitação contribuindo, assim, com o desenvolvimento de toda Região”. 

A unidade funcionará aos finais de semana e feriados, das 08h às 16h20. De forma gradual, em 2024, outras atividades serão adicionadas, como aulas de esporte, dentre eles, futsal, futebol, artes marciais, hidroginástica e natação. Também estão previstas a construção de quadras de beach tennis e de vôlei. 

Para ter acesso a nova unidade é preciso garantir a Credencial Sesc que pode ser adquirida na própria unidade ou no site do Sesc Ceará. Para quem é trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo ou é dependente, a credencial é gratuita. 

Cercar de 1500 pessoas prestigiaram o evento, entre diretores da Fecomércio-CE, conselheiros do Sesc e Senac, autoridades locais, colaboradores do Sistema e moradores de todo Vale do Jaguaribe. 

Precision Optical Transceivers anuncia mudança de marca para Precision Optical Technologies

A empresa global de soluções ópticas se reposiciona no mercado com uma nova marca acompanhando o crescimento do mercado global de telecomunicações.

A Precision OT, uma empresa global de soluções para redes ópticas, empresa matriz da cearense FonNet Networks, anunciou sua decisão estratégica de se reposicionar no mercado com uma nova marca: Precision Optical Technologies, Inc. A mudança reflete a evolução dos seus serviços e soluções, que agora abrangem não apenas transceptores ópticos, mas também um conjunto completo de soluções para redes ópticas.

O rebranding marca o crescimento da empresa, reforçando sua posição como fornecedora líder de soluções de alta qualidade e engenharia personalizada. A empresa também revelou um novo logotipo corporativo, que representa sua visão de futuro e inovação.

O mercado global de telecomunicações estima um crescimento de US$ 48,74 bilhões até 2032, conforme relatado pela Spherical Insights. A Precision Optical Technologies e seu rebranding posicionam positivamente a empresa para ser capaz de fornecer soluções de ponta a ponta, o que, para alguns é um dos maiores desafios que as operadoras de rede podem encontrar.

“Desde 2011, a Precision Optical Technologies está comprometida em fornecer aos nossos clientes os melhores produtos e serviços para implantar arquiteturas de rede eficazes e eficientes – disse David Halladay, Presidente e CEO da Precision Optical Technologies. Marcio Cachapuz, Diretor de Desenvolvimento de Mercado da FonNet Networks afirma que, desde que a FonNet se tornou subsidiária da Precision Optical Technologies, em 2014, a empresa cearense, que já era líder no mercado nacional, tem ampliado seu catálogo. “Com o novo posicionamento da Precision Optical Technologies, estamos ampliando nossa capacidade de oferecer soluções ópticas inovadoras e personalizadas para nossos clientes no Brasil. Temos orgulho de fazer parte de uma empresa que é líder mundial em tecnologia de redes ópticas. Esse rebranding representa uma grande oportunidade para a FonNet crescer e se consolidar como uma referência no mercado nacional não só de transceivers, mas também de um conjunto de soluções ópticas”, afirma.

SECULT LANÇA CICLO NATALINO 2023 EM LIMOEIRO DO NORTE

“Este ano o Ciclo Natalino homenageia Mestre Chico, maior referência de grupos de bois do Vale do Jaguaribe. A programação reunirá um grande encontro de bois da região, com acesso gratuito.”

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE), realiza na próxima terça-feira, 19, o lançamento do Ceará Ciclo Natalino 2023 que este ano traz como tema“Chegou, chegou, chegou – Mestre Chico é brincador: no som da gaita pife, celebramos o natal do Ceará!” – em homenagem ao Mestre Chico, maior referência de grupos de bois da região do Vale do Jaguaribe. A solenidade de lançamento acontece no Memorial do Boi – Sítio Aningas, em Limoeiro do Norte, às 19h, com acesso gratuito.

Na programação, um grande encontro de bois da região do Vale do Jaguaribe acontece para celebrar o Ciclo Natalino 2023, exaltando as manifestações culturais natalinas da região. Além disso, o Boi Pai do Campo da Faceira, do Mestre Chico, nosso grande homenageado desta edição, realizará uma apresentação de honra.

14 Mostras Regionais compõem o Ciclo Natalino, são projetos selecionados no XVIII Edital Ceará Ciclo Natalino, promovido pela SECULT-CE, que ocorrem nas macrorregiões do Estado do Ceará. Os grupos selecionados de cada Mostra se apresentarão na XVI Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2023, no dia 06 de janeiro de 2024, data em que se comemora o Dia de Reis, no Complexo Estação das Artes.

O Edital constitui-se como uma ação contínua de fomento à valorização de grupos e manifestações culturais natalinas como: bois, dramistas, fandangos, lapinhas vivas, pastoris, presépios e reisados.

“O lançamento será um momento de celebração das expressões da cultura tradicional popular do ciclo natalino cearense. Por meio da homenagem ao Mestre Chico, buscamos reafirmar a cultura dos Bois como parte das expressões que constituem o período que se inicia em dezembro e termina no Dia de Reis. Será um momento de celebração do ciclo natalino, de seus folguedos e em especial da trajetória de Mestre Chico e do Boi Pai do Campo da Faceira. A cidade de Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe, é um celeiro de Mestras, Mestres e brincadeiras populares. Um território onde nossas referências culturais se expressam cotidianamente, e no ciclo natalino abrilhantam as festas de fim de ano”, ressalta o professor Hildebrando Maciel Alves, Curador do Ceará Ciclo Natalino 2023.

Homenageado

Nesta edição, o ilustre homenageado é Mestre Chico, reconhecido como “Mestre da Cultura do Ceará” desde 2005. Considerado uma das maiores referências de grupos de Boi da região do Vale do Jaguaribe, onde reside no município de Limoeiro do Norte. A trajetória do Mestre Chico se confunde com a do grupo comandado por ele, o Boi Pai do Campo da Faceira. Fundado em 1980, por Mestre Chico e Mestre João Caboclo, o coletivo descende do Boi Laranjeira, liderado por Mestre Zé de Terto, do distrito de Flores (Russas).  No ano de 2002, Mestre Chico assumiu a liderança do grupo, após o encantamento do Mestre João Caboclo. Hoje conta com o grupo adulto e infantil, criado em 2017. Mestre Chico rege esse espetáculo popular como pode, contando principalmente com a ajuda da sua comunidade, a Comunidade da Faceira.

Ceará Ciclo Natalino 2023

É uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE), em parceria com a EnCena Produções e o Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares, sendo responsável pelas atribuições referentes ao planejamento, acompanhamento e execução das ações que serão realizadas durante toda execução do Edital.

Uma Comissão de Curadoria acompanhando as 14 Mostras Regionais e a XVI Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2023. Comissão essa, classificada no Processo de Seleção e Formação Simplificada, e que é formada por representantes da SECULT-CE e da sociedade civil.

SERVIÇO:

Lançamento do Ceará Ciclo Natalino 2023 – “A Noite dos Bois”

Data: 19/12

Horário: 19h

Local: Memorial do Boi – Sítio Aningas – Limoeiro do Norte

Acesso gratuito

Cesta básica, combustível, serviços: o que muda com reforma tributária

Aprovada na sexta-feira (15) após 30 anos de discussão, a reforma tributária simplificará a tributação sobre o consumo e provocará mudança na vida dos brasileiros na hora de comprar produtos e serviços.

Cesta básica, remédios, combustíveis, serviços de internet em streaming, os produtos são diversos. Com uma longa lista de exceções e de alíquotas especiais, o novo sistema tributário terá impactos variados conforme o setor da economia. Paralelamente, pela primeira vez na história, haverá medidas que garantam a progressividade na tributação de alguns tipos de patrimônio, como veículos, e na transmissão de heranças.

Ao longo do próximo ano, o Congresso terá de votar leis complementares para regulamentar a reforma tributária. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, os projetos serão enviados nas primeiras semanas de 2024.

Também no próximo ano, o governo poderá dar início à reforma do Imposto de Renda, com mudanças como a taxação de dividendos (parcela de lucros das empresas distribuídos aos acionistas). Nesse caso, porém, as mudanças ocorrerão por meio de projeto de lei, com quórum menor de votação.

Confira como a reforma tributária mudará o dia a dia do consumidor:

Cesta básica

Um dos itens que mais gerou polêmica na reforma foi a tributação da cesta básica. O Senado havia criado duas listas de produtos. A primeira com a cesta básica nacional, destinada ao enfrentamento da fome. Essa cesta terá alíquota zero e poderá ter os itens regionalizados por lei complementar.

Os senadores haviam criado uma segunda lista, chamada de cesta básica estendida, com alíquota reduzida para 40% da alíquota-padrão e mecanismo de cashback (devolução parcial de tributos) a famílias de baixa renda. O relator da reforma na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), no entanto, retirou essa lista, sob o argumento de que boa parte dos alimentos é beneficiada pela alíquota reduzida para insumos agropecuários.

O impacto final sobre os preços, no entanto, ainda é desconhecido. No fim de junho, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apresentou um relatório segundo o qual a cesta básica poderia subir 59,83% em média com a redação anterior da reforma tributária, que reduzia pela metade a alíquota do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) dual.

O estudo, no entanto, foi contestado por economistas, parlamentares e membros do próprio governo. Na época, o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, disse que o novo sistema baratearia a cesta básica. O relator da reforma na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), apresentou um estudo do Banco Mundial, segundo o qual a carga tributária sobre a cesta básica cairia 1,7%, em média, com a alíquota de IVA dual reduzida em 50%.

A disparidade nas estimativas ocorre porque atualmente muitos produtos da cesta básica são tributados em cascata, com os tributos incidindo sobre o preço na etapa anterior da cadeia, antes de chegarem aos supermercados. A isenção atual de tributos federais sobre os produtos da cesta barateia os produtos por um lado, mas por outro lado impede o aproveitamento de créditos tributários, devoluções de tributos pagos nas etapas anteriores da cadeia produtiva.

No sistema de IVA dual, a devolução dos créditos tributários, segundo o governo, compensaria a cobrança de impostos. A alíquota do IVA dual só será definida após a reforma tributária. O relatório da Abras usou uma alíquota de IVA de 12,5%, pouco menos da metade da provável alíquota cheia de 27,5% estimada por economistas, para justificar um eventual encarecimento da cesta básica.

O novo redutor de 60% e a futura alíquota zero deverão baratear os produtos da cesta básica, mas o cálculo sobre o impacto final só poderá ser feito quando a reforma tributária entrar em vigor. Itens mais industrializados, com cadeia produtiva mais longa, deverão ter redução maior de preços. Alimentos in natura ou pouco processados deverão ter leve redução ou até leve aumento porque terão poucos créditos tributários.

Remédios

O texto aprovado prevê a alíquota reduzida em 60% para medicamentos e produtos de cuidados básicos à saúde menstrual. O Senado incluiu na lista de alíquota reduzida produtos de nutrição enteral e parenteral, que previnem ou tratam complicações da desnutrição.

Segundo especialistas, a reforma não deverá trazer grandes impactos sobre o preço dos medicamentos. Isso ocorre por dois motivos. Primeiramente, os medicamentos genéricos estão submetidos a uma legislação específica. Além disso, a Lei 10.047, de 2000, estabelece um regime tributário especial a medicamentos listados pelo Ministério da Saúde.

O Senado também incluiu na isenção de IVA a compra de medicamentos e dispositivos médicos pela administração pública e por entidades de assistência social sem fins lucrativos. A Câmara dos Deputados tinha zerado a alíquota para medicamentos usados para o tratamento de doenças graves, como câncer.

Combustíveis

A reforma tributária estabelece um regime de tratamento diferenciado para combustíveis e lubrificantes. O IVA dual, com alíquota única em todo o território nacional e variando conforme o tipo de produto, será cobrado apenas uma vez na cadeia produtiva, no refino ou na importação. A mudança segue uma reforma proposta em 1992.

Durante a tramitação no Senado, no entanto, foi incluída a possibilidade de cobrança do Imposto Seletivo, tributo sobre produtos que gerem danos à saúde e ao meio ambiente, sobre combustíveis e petróleo (para a extração de petróleo e de minérios, haveria alíquota de 1%). Durante a votação na Câmara nesta sexta-feira, o PSOL tentou elevar essa alíquota, mas os deputados derrubaram o destaque.

Segundo o Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), o imposto seletivo deve gerar R$ 9 bilhões em arrecadação, considerando apenas a exploração de petróleo, sem os demais minérios.

Segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o regime diferenciado levará a uma forte alta do preço final aos consumidores. Especialistas, no entanto, afirmam que o impacto é incerto porque muitos pontos do regime diferenciado para os combustíveis serão definidos por lei complementar e a reforma prevê a possibilidade de concessão de créditos tributários. Além disso, o impacto só será conhecido após a definição da alíquota cheia do IVA dual.

Veículos

A cobrança de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) passará a incidir sobre veículos aquáticos e aéreos, como jatos, helicópteros, iates e jet ski. A reforma também estabelece que o imposto passará a ser progressivo conforme o impacto ambiental do veículo. Veículos movidos a combustíveis fósseis pagam mais. Veículos movidos a etanol, biodiesel e biogás e os carros elétricos pagarão menos IPVA.

O Senado acatou uma emenda da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) e incluiu a compra de automóveis por taxistas e pessoas com deficiência e autismo entre os itens com alíquota zero. O benefício existe atualmente e seria extinto com a reforma tributária.

Em julho, durante a primeira votação na Câmara, os deputados criaram uma lista de exceção para evitar a cobrança sobre veículos usados para a agricultura e para serviços. A relação abrange os seguintes tipos de veículos: aeronaves agrícolas e certificadas para prestar serviços aéreos a terceiros; embarcações de pessoa jurídica com outorga de serviços de transporte aquaviário; embarcações de pessoa física ou jurídica que pratique pesca industrial, artesanal, científica ou de subsistência; plataformas que se locomovam na água sem reboques (como navio-sonda ou navio-plataforma); e tratores e máquinas agrícolas.

No Senado, a prorrogação, até 2032, de um incentivo para montadoras das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste elevou as tensões. Na primeira votação, em julho, a Câmara havia derrubado a prorrogação desse incentivo. Na primeira versão do relatório no Senado, o incentivo foi prorrogado apenas para a produção de carros elétricos, mas a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa estendeu o benefício a montadoras de veículos movidos a biodiesel e a veículos híbridos movidos a biodiesel e a gasolina.

Isso gerou mal-estar entre os governadores do Sul e do Sudeste, que alegaram desigualdade de condições com as montadoras instaladas nas duas regiões. Na sexta-feira, o relator Aguinaldo Ribeiro concordou em manter o benefício no texto-base, mas destacar esse ponto. Diferentemente da primeira votação na Câmara, onde o incentivo obteve 307 votos, um a menos que os 308 necessários, os deputados mantiveram o benefício por 341 votos a favor, 153 contra e quatro abstenções.

(Agência Brasil)