Rede de Farmácias Santa Branca apresenta crescimento superior ao registrado pelo mercado farmacêutico

A Rede de Farmácias Santa Branca encerrou 2023 com muitos motivos para comemorar. A Rede se destacou no mercado cearense, tornando-se muito mais do que um local para compras de medicamentos e sim uma verdadeira hub de saúde, onde os clientes encontram serviços e produtos relacionados a beleza e bem-estar, além dos consultórios farmacêuticos, que realizam mais de 30 modalidades de exames, com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

E essa preferência do público cearense se reflete nos números. A Rede teve um crescimento médio anual de mais de 23% durante os últimos cinco anos, resultado acima das médias de grandes redes do país, o que firma a Santa Branca, cada vez mais, como uma referência no setor. Atualmente, possui 20 lojas próprias, um centro de distribuição, uma distribuidora e quatro franquias.

Outros números internos também chamam a atenção pelo aumento. Comparando os últimos três meses de 2022 com o mesmo período de 2023, o crescimento em unidades vendidas foi de 7,26%, números acima do mercado farmacêutico, que foi 4,5%. Já em faturamento, a Santa Branca cresceu 9,87%, enquanto o mercado cresceu 9,3%. Os números foram apresentados recentemente, durante o evento PMKT Santa Branca, promovido pela empresa para fornecedores e parceiros.

Importante destacar que somente em 2023, a Rede de Farmácias Santa Branca cresceu 9,87% em relação ao ano anterior, enquanto o mercado farmacêutico cresceu 9,3. Já no acumulado dos últimos três anos, a Santa Branca obteve um crescimento médio de 21,8%.

 “Agradecemos a todos nossos clientes pela preferência. Estamos há 37 anos no mercado, e ser reconhecidos pela excelência dos serviços farmacêuticos e pela qualidade dos atendimentos é motivo de muito orgulho para nós. Temos um compromisso com a saúde e a qualidade de vida da população”, destaca Maurício Filizola.

Mercado farmacêutico

Segundo o Guia da Farmácia, o mercado farmacêutico apresentou um crescimento em unidades vendidas, no período de 2023 em relação 2022, de 4,5%. Para o mesmo período, o crescimento em faturamento foi de 9,3%, projetando o mesmo número para 2024.

Sobre a rede de Farmácias Santa Branca


Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 19 lojas, uma distribuidora, um centro de distribuição e quatro franquias. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em oito municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Laura Paiva e Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.

Com tarifa solidária, ingressos para show de Moisés Loureiro terá doação de alimentos para cozinhas solidárias do MTST

O humorista Moisés Loureiro realizará seu primeiro show de 2024 no dia 13 de janeiro, no Teatro RioMar, às 21h, apresentando uma iniciativa especial, a produção oferece descontos especiais para quem doar 1kg de alimento não perecível no dia da apresentação. Toda a arrecadação de alimentos será destinada às cozinhas solidárias do MTST.

As Cozinhas Solidárias, idealizadas pelo MTST e organizadas de forma independente pelas comunidades, têm como objetivo combater a fome em meio a crise sanitária, social, econômica e política que se alastra principalmente em áreas de risco.

Moisés compartilha sua motivação: “Eu acredito muito na força da mobilização social e da organização civil a partir da convivência com o vizinho, as cozinhas solidárias são um excelente exemplo de como isso tem força e funciona.”

Mais informações sobre as cozinhas podem ser adquiridas no perfil do instagram: https://www.instagram.com/cozinhasolidariace/.

Serviço

Moisés Loureiro em Deixemos de coisa

Onde: Teatro RioMar Fortaleza

Quando Dia 13 de Janeiro de 2024, às 21h

Ingressos de 40$ a 100$ (primeiro lote)

Plateia baixa A: 100$ | 50$ | 60$ (social)

Plateia baixa B: 80$ | 40$ | 50$ (social)

Plateia alta: 80$ | 40$ | 50$ (social)

Tarifa solidária mediante doação de 1kg de alimento

Vendas: https://uhuu.com/evento/ce/fortaleza/moises-loureiro-em-deixemos-de-coisa-12478.

Classificação: 14 anos

Sobre o artista

Moisés Loureiro é um dos nomes mais requisitados da cena de comédia nacional, com seu perfil de humor rápido e dinâmico que cativa o público de todas as gerações. Comunicador por formação, ator e comediante por vocação, Moisés tem entre seus trabalhos mais populares a série La Casa Du’z Vetin, sua vitória no quadro “Quem Chega Lá”, do Domingão do Faustão, e suas participações no programa Conversa com Bial. Além disso, faz parte do casting do maior canal de comédia do mundo, o Comedy Central, e está em cartaz com seus espetáculos nas principais casas de comédia do país.

Em 2022, Moisés estreou como ator na teledramaturgia da TV Globo com o especial “200 Anos de Independência”, lançou seu primeiro especial de comédia para as plataformas digitais, “Moisés Loureiro – Volume 1”, e iniciou seu primeiro projeto como roteirista para a Netflix, com o show “Isso Não é um Culto”, do comediante Whindersson Nunes. 

Moisés é um dos principais nomes da nova cena de humor do país, com trabalhos dentro do coletivo Vetinflix, passagem pelas principais emissoras do Brasil, atuação e direção em dezenas de espetáculos teatrais, dois longas documentais, além de diversas publicidades e conteúdos no audiovisual.

Dia de Reis: Estação das Artes recebe XVI Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2023 

Com o tema  “Chegou, chegou, chegou – Mestre Chico é brincador”: no som da gaita pife, celebramos o natal do Ceará! – em homenagem ao Mestre Chico, o evento apresenta lapinhas, pastoris, bois, reisados e dramistas. Ao todo, serão 14 grupos do interior e da capital.

No próximo sábado, 06, Dia de Reis, às 9h, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), realiza a XVI Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2023, no Complexo Cultural Estação das Artes. Com acesso gratuito, a programação, voltada para toda a família, segue até às 20h.

A Mostra marca o fim das atividades do Ciclo Natalino 2023, que neste ano traz como tema “Chegou, chegou, chegou – Mestre Chico é brincador”: no som da gaita pife, celebramos o natal do Ceará! – em homenagem ao Mestre Chico, maior referência de grupos de bois da região do Vale do Jaguaribe. 

O edital do Ciclo Natalino 2023 faz parte de uma ação consolidada da política de Patrimônio Cultural para o fomento de bens, produtos e serviços relacionados às manifestações populares do ciclo natalino do Ceará.

“A política de patrimônio precisa preservar e difundir as tradições do nosso estado, valorizando a nossa produção artística e garantindo o acesso continuado à tradição e a vida cultural cearense. A Mostra Estadual do Ciclo Natalino é um excelente momento para isso, tendo também como função social o fomento à economia criativa. São grupos de Tradição e Projeção Folclórica de todas as regiões do Ceará, reunidos em um dia inteiro de celebração e festa”, explica a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

Durante todo o dia, a programação reúne 14 grupos de Tradição e Projeção Folclórica, do interior e da capital cearenses. Grupos esses, selecionados por uma comissão formada por representantes da Secult Ceará e da sociedade civil, por meio de visitas aos eventos natalinos que integraram as Mostras Regionais do XVIII Edital Ceará Ciclo Natalino, nas 14 macrorregiões do Ceará.

Além das apresentações, teremos cortejo com os grupos, exposição de presépios, exposição fotográfica e solenidade de homenagem ao Mestre Chico. 

Ceará Ciclo Natalino 2023

O Ciclo Natalino 2023 é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com a EnCena Produções e o Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares.

Nesse sentido, o Ceará Ciclo Natalino 2023, contou com uma comissão de Curadoria que esteve acompanhando as 14 Mostras Regionais e a XVI Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2023. Comissão essa, classificada no Processo de Seleção e Formação Simplificada, formada por representantes da Secult/CE e da sociedade civil.

Serviço:

XVI Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2023
Data: 06 de janeiro de 2024 – Dia de Reis
Hora: 9h às 20h
Local: Complexo Cultural Estação das Artes
Acesso gratuito.

Chuvas menos intensas permitem colheita de feijão primeira safra 

No início do plantio, cultura enfrentou chuvas intensas causadas pelo El Niño, reduzindo em mais de 20%  a produtividade

O feijão é uma cultura importante no Brasil, com uma área plantada de 2.742 mil hectares e uma estimativa de colher 3.079 milhões de toneladas na safra 2023/24, de acordo com a Companhia Nacional de Habitação (Conab). No entanto, a primeira safra de feijão, que tem seu pico de colheita entre dezembro e março, enfrentou vários desafios devido às mudanças climáticas causadas pelo El Niño, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

As primeiras áreas colhidas têm apresentado rendimento e qualidade dos grãos abaixo do potencial em razão do clima no transcorrer do ciclo. O Paraná, por exemplo,  registrou uma redução de mais de 20% na produtividade.

Esse foi o caso do produtor rural e engenheiro agrônomo Felipe Dalazoana, que colheu o feijão nas últimas semanas de dezembro em sua propriedade em Ivaí, no Centro-Sul do Paraná. Ele contou que o início da safra foi difícil por causa das chuvas intensas, mas que na colheita o clima colaborou e a umidade dos grãos estava entre 14% e 15%.

Dalazoana explicou que o feijão é uma cultura sensível que precisa de chuvas para se desenvolver bem, especialmente na fase inicial, mas para colher é preciso que os grãos estejam com baixa umidade.

A umidade dos grãos é um aspecto importante que afeta o seu valor e a sua qualidade no mercado. Para determinar os percentuais, Felipe utiliza um aparelho medidor de umidade, que indica o quanto de água está presente nos grãos. Assim, ele pode decidir o melhor momento para realizar a colheita, evitando perdas ou danos aos produtos.

Buscando sempre aprimorar a qualidade de seu produto, Felipe conta com a parceria da Loc Solution, empresa que fornece os medidores de umidade da marca Motomco, para monitorar a evolução de sua safra. “Com o medidor, eu posso esperar o momento certo de colher, ou seja, quando o grão está próximo a 14% de umidade”.

Além do feijão, o produtor rural também cultiva outros grãos em sua propriedade, como soja, trigo e milho, para os quais também utiliza o medidor da Motomco, pois sabe que a umidade é um fator determinante para a qualidade e a rentabilidade  da safra. “Desde que comecei a usar o medidor, consigo colher no ponto ideal e garantir um produto melhor e mais valorizado”, afirma Felipe Dalazoana.

Paraná – O feijão é uma cultura importante, pois além de ser uma fonte de renda, ele também contribui para a rotação de culturas e a fertilização do solo. O Paraná é o maior produtor nacional de feijão, com 25% da produção nacional, totalizando quase 800 mil toneladas em cerca de 460 mil hectares.

Roney Smolareck, engenheiro agrônomo da Loc Solution, empresa detentora da marca Motomco de medidores de umidade, recomenda que os produtores identificam o teor de umidade dos grãos em todas as etapas do processo produtivo: desde a colheita, secagem, armazenamento até a  comercialização. “É essencial para avaliar o valor comercial do grão”, afirma.

Segundo ele, os grãos devem ser colhidos logo após atingirem a maturidade fisiológica, isto é, quando sua matéria seca atingir o peso máximo. “Colher o grão com a umidade recomendada pelo Mapa ( Ministério da Agricultura e Abastecimento) diminui gastos com secagem e favorece uma armazenagem sem riscos de contaminação”.

Outras Regiões – Saiba como está o plantio de feijão em outras regiões brasileiras. De acordo com a Conab, na BA, a região Oeste apresenta condições menos restritivas para a implantação e o desenvolvimento inicial das lavouras. No Centro-Sul, aguarda-se chuvas mais regulares para avançar no plantio e no replantio. No entanto, na região Centro-Norte, a situação é de restrição hídrica mais severa, inclusive com perda de lavouras.

Em GO, as chuvas têm sido favoráveis, principalmente às lavouras de sequeiro que estavam em floração e enchimento de grãos. Algumas áreas pontuais iniciaram as operações de dessecação para a colheita.

Em SC, as primeiras lavouras estão sendo colhidas. As chuvas menos intensas permitiram as operações de plantio e colheita, além da realização dos tratos culturais.

Em SP, a colheita está finalizada. No RS, a colheita foi iniciada no Planalto Médio e no Alto Uruguai. Observa-se que o rendimento e qualidade dos grãos estão dentro do esperado. No Planalto Superior, as operações de plantio se intensificaram, favorecidas pelo clima mais estável

Loc Solution: A Loc Solution é uma empresa com sede em Curitiba (PR), detentora da marca Motomco de medidores de umidade de grãos. A empresa fabrica, comercializa e aluga os equipamentos, sendo referência em várias regiões agrícolas do País. De origem canadense, a marca Motomco é líder nacional no segmento de medidores de umidade de grãos. Mais informações motomco.com.br

Foto: Banco de imagens Freepik