Exposição Cidadela realiza ação de reflorestamento com doação de 4 mil mudas

A exposição “Cidadela”, sediada na Caixa Cultural Fortaleza, não apenas encantou os espectadores, mas também deixou um legado ambiental significativo. A iniciativa promoveu uma ação de reflorestamento, doando 4 mil mudas para diferentes assentamentos, todos vinculados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

As mudas serão direcionadas ao movimento “Replantar”. Destas, 20 serão reservadas em uma espécie de berçário na Caixa Cultural, onde receberão cuidados especiais. “Essa área funcionará como um viveiro, garantindo que a exposição continue sendo preservada por um tempo, até que uma dessas mudas cresça e seja transferida para a “Caixa Plantar”, onde se transformará em uma árvore”, destaca a artista idealizadora da exposição, Maria Helou.

O projeto “Cidadela” teve como foco o público infantil, proporcionando uma experiência única ao explorar 15 casas-corpos construídas sobre o corpo da artista idealizadora. Na abertura da exposição, os visitantes foram presenteados com papel semente de margarida, incentivando-os a levar para casa. Além disso, foram realizados plantios de sementes para reflorestamento na estufa da Cidadela, reforçando a importância da sustentabilidade para as crianças.

A equipe de monitoria educativa da exposição desempenhou um papel fundamental na conscientização sobre a importância do reflorestamento e do plantio de espécies adaptáveis ao ambiente urbano. A exposição teve como objetivo educar sobre a cultura da sustentabilidade e a prevenção de impactos ambientais, destacando a relevância da redução de resíduos.

A “Cidadela” é composta por miniaturas de casas dispostas em uma pequena fortificação, onde os detalhes de cada objeto ressaltam os valores da cultura de sustentabilidade. Dentro das casas-corpos, existem minimundos, criando a sensação de que dentro do corpo há um portal para acessar diversos universos.

Academia Cearense de Letras e Prefeitura de Fortaleza realizam requalificação da praça da ACL

O evento contará com a presença do prefeito José Sarto e do presidente da ACL, Tales de Sá Cavalcante

Nesta quinta-feira, 11, às 9h30, o prefeito de Fortaleza, José Sarto assina ordem de serviço para a obra de requalificação da Praça da Academia Cearense de Letras (ACL), presidida por Tales de Sá Cavalcante.

Na ocasião será realizado o lançamento da pedra fundamental do anexo do prédio, composto pela réplica do Café Java – antigo local de encontro dos intelectuais da Padaria Espiritual – e a reconstrução do jardim do Palácio da Luz. A obra será executada pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger).

Além do  prefeito de Fortaleza e do presidente da Academia Cearense de Letras,  o lançamento contará com a presença de acadêmicos e demais autoridades.

Serviço:
Lançamento da pedra fundamental do anexo da Academia Cearense de Letras

Data: Quinta-feira (11/01)
Horário: 9h30
Local: Rua do Rosário, 1 – Centro.

Democratizando o consumo de cafés especiais, Go Coffee comercializa 2,5 toneladas de café por mês no Brasil

O Brasil é o maior produtor de café do mundo, com uma área de 2,24 milhões de hectares de produção do grão, totalizando aproximadamente 50,4 milhões de sacas ao ano. Já quando o assunto é consumo, a região Sudeste do país é destaque neste quesito, sendo responsável por 45% do consumo nacional.

Com a alta demanda, microcafeterias ganharam força nas principais capitais do Brasil e, atualmente, estão se espalhando por todas as regiões, principalmente no modelo “to go”. A rede curitibana Go Coffee, grande referência e pioneira no segmento, nasceu na capital paranaense em 2017 e já conta com 225 unidades abertas em mais de 80 cidades brasileiras. Atualmente, a rede comercializa aproximadamente 2,5 toneladas de café ao mês.

De acordo com o sócio fundador da Go Coffee, André Henning, o modelo de negócio da empresa segue bases internacionais, a partir de estudos de cafeterias americanas e europeias. “Quando a marca surgiu em Curitiba, não tínhamos um café 100% ‘to go’ na cidade, sem nada de louça ou qualquer incentivo para consumir no local”, conta. A primeira loja, localizada no bairro Batel, contou com um projeto de apenas 25m², com cardápio autoral de bebidas e ambiente instagramável, um formato pioneiro no país. “Nos concretizamos a cafeteria mais cool do Brasil”, comemora.

A expansão da marca teve início seis meses depois com a inauguração de duas novas lojas próprias, também na capital paranaense. Em seguida, foi dado início ao processo de franchising, já com possibilidade de lojas maiores, permitindo à marca oferecer também snacks e petiscos de criações licenciadas para acompanhar o café. “Não expandimos através de uma empresa terceira, mas sim de forma interna. Criamos um modelo de background que desse certo, para só depois dar início ao processo de franchising”, diz Caio Nardes, sócio e CFO da Go Coffee. “Nosso grande diferencial é, com certeza, a não cobrança de royalties”, complementa.

Formato de negócio

Na Go Coffee, o franqueado paga a taxa de franquia para ter o direito de uso de marca, mas não possui qualquer vínculo de mensalidade. A empresa funciona como uma fábrica distribuidora de insumos e produtos, com produção de doces e desenvolvimento de bases para bebidas. “Somos uma das únicas empresas do Brasil que desenvolveu os próprios xaropes e itens de consumo. E isso oferece segurança ao franqueado, porque ele sabe que do Rio Grande do Sul ao Ceará todos estarão com o mesmo muffin, o mesmo cookie e as mesmas bebidas padronizadas”, aponta André Henning.

Além disso, a Go Coffee se compromete em contrato a repassar aos franqueados mercadorias com valor inferior a praticada no mercado. “Comprando mais barato, a lucratividade do franqueado aumenta. E se ele vende mais, eu também vendo mais. Assim conseguimos fomentar uma rede sustentável e de economia circular”, explica.

Entre os destaques do cardápio da Go Coffee estão os famosos frappes, com destaque para o Caramel, à base de creme ou café, bastante caramelo e finalizado com chantilly. Já na parte de bebidas quentes, a rede oferece diversas opções diferentes, que vão desde o tradicional Espresso até o Camelotto, preparado com espresso, leite vaporizado e calda de caramelo, e o Chocomallow, à base de chocolate quente cremoso e marshmallow maçaricado.

Para mais informações sobre a Go Coffee, confira o perfil oficial da rede no Instagram (@gocoffeebrasil) ou acesse o site https://gocoffee.com.br/.

DOC Trattoria & Wine Bar estreia o exclusivo Happy Wine 

O lançamento acontece no dia 18 de janeiro e as cinco máquinas italianas que servem 40 rótulos de vinhos em taça e champanheria são a combinação perfeita para o momento 

O exclusivo Happy Wine é o happy hour do DOC, que será lançado no dia 18 de janeiro, no ambiente encantador do Wine Bar. Logo na chegada, o cliente sente o fascínio e a hospitalidade italiana, recepcionado com um “benvenuto”, que é um mimo por conta da casa. O Happy Wine do DOC tem como atração principal as cinco máquinas italianas exclusivas que servem 40 rótulos de vinhos em taça, e a novidade da champanheria que, com as borbulhas, completam a proposta e combinam com essa atmosfera.

“As cinco máquinas italianas especializadas em armazenamento de garrafas que não permitem a entrada de oxigênio, até mesmo durante a retirada de vinho, conservam a qualidade da bebida”, explica Luca Lunghi, sócio-proprietário do restaurante.

No cardápio do Happy Wine, o cliente também pode desfrutar de uma proposta gastronômica e diversos drinques autorais pensados exclusivamente para o momento. Além disso, o DOC Trattoria & Wine Bar criou uma programação musical diferenciada que combina perfeitamente com o ambiente, trazendo elegância e animação.

A experiência é ainda mais enriquecida pela presença do renomado sommelier italiano Marco Ferrari, responsável por orientar os clientes na escolha dos melhores vinhos para acompanhar os pratos assinados pelo chef italiano Simone Brunelli, que concentra prêmios gastronômicos por todo o globo.

Para o sócio-proprietário, Lissandro Turatti, a proposta trazida com o empreendimento ocupa um papel tão importante quanto a gastronomia da casa. “Existe uma preocupação nossa de apresentar ao cliente a melhor experiência de vinhos no Estado. E é por isso que a frase dentro do nosso Wine Bar é Wine Experience, porque é realmente uma experiência com vinhos”, salienta.

Happy Wine

Todos os vinhos em taça de 120 ml contam com 15% de desconto, além disso, os drinks e as entradas especiais da casa também possuem descontos. E é neste ambiente exclusivo, com atmosfera refinada, que é o cenário perfeito para encontrar os amigos e desfrutar de uma boa música ao vivo. O Happy Wine do DOC Trattoria & Wine Bar funciona de segunda a sábado, das 15h às 19h.

Serviço: Lançamento Happy Wine

  • Data: 18 de janeiro de 2023
  • Horário: 17h
  • Endereço: Rua Ana Bilhar, 1173 – Varjota
  • Instagram: @doctrattoriaewinebar
  • Site: doctrattoriaewinebar.com.br
Fortaleza ganhará condomínio de luxo que será o segundo maior da Capital

Projeto da construtora Colmeia, o Sky será localizado na Beira Mar, em frente à Praça Bisão.

Fortaleza irá ganhar um condomínio residencial de luxo que promete ser o segundo mais alto da capital cearense. O Sky terá 52 pavimentos e 165 metros de altura com uma vista privilegiada para o mar de Iracema. “Será um prédio tão icônico e moderno quanto o One, primeiro mais alto do Estado com 46 apartamentos, sendo um por andar, com previsão de entrega para esse primeiro semestre. Estamos aplicando o que existe de melhor nas obras”, adianta o CEO da construtora, Otacílio Valente.

O prédio já está em construção e fica localizado em frente ao Parque Bisão, onde fica um dos maiores cartões postais da cidade do Ceará, a orla da Beira Mar. De acordo com Otacílio, o projeto arquitetônico é de autoria do arquiteto Daniel Arruda, um profissional de vanguarda, responsável pelo projeto da maior parte dos arranha-céus da cidade. Já o paisagismo fica por conta de Benedito Abbud, um dos mais renomados do País e ambientação do Racine Mourão. A previsão de entrega é para 2026.

Os apartamentos terão área a partir de 231 metros quadrados, sendo quatro suítes com sacadas, ampla sala de estar/jantar e varanda, lavabo, estar íntimo, hall social privativo, copa, cozinha, área de serviço, dois quartos e um banheiro de serviço. A suíte de casal terá ainda um amplo closet. Cada apartamento terá direito a quatro vagas de garagem. Serão dois apartamentos por andar – com hall privativo, elevadores independentes e codificados. Na área comum o acesso será com reconhecimento facial.

No quinquagésimo segundo andar desse prédio, haverá um rooftop que permite visão da cidade em 360 graus. O novo empreendimento segue o modelo que se tornou uma tendência, ampliando a gama de áreas comuns dos novos imóveis, buscando atrair o público interessado em novas oportunidades de lazer e mais conforto.

Feiras de Pequenos Negócios em Fortaleza: confira programação até dia 31 de janeiro

A Prefeitura de Fortaleza segue com a realização de Feiras de Pequenos Negócios em várias regiões da cidade. Até 31 de janeiro, as vendas de pequenos empreendedores cadastrados no Projeto estão sendo realizadas nos terminais de ônibus (Siqueira, Papicu, Messejana, Antônio Bezerra, Parangaba, Lagoa e Conjunto Ceará), sempre das 8h às 18h.

A ação também conta com seis boxes localizados na Feirinha da Beira-Mar, que contemplam beneficiários dos projetos Costurando o Futuro, Nossas Guerreiras e Feira de Pequenos Negócios. Os espaços funcionam todos os dias, das 17h às 22h. “São espaços na melhor vitrine de Fortaleza para ajudar na renda de quem mais precisa”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

As feiras de pequenos negócios têm o objetivo de estimular a geração de emprego e renda para os pequenos empreendedores da cidade. Em funcionamento desde 2014, foram realizadas 3.467 feiras e cadastrados 2.581 pequenos empreendedores, movimentando mais de R$ 9 milhões na economia de Fortaleza.

Os interessados em comercializar produtos nas feiras devem entrar em contato com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) pelo telefone 0800 081 4141. Para realizar o cadastro, basta apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, além da amostra do produto que será comercializado. 

Programação das Feiras de Pequenos Negócios
Data: até 31 de janeiro de 2024

Circo Americano chega em Fortaleza pela primeira vez para uma super temporada de Verão

A partir de 12 de janeiro o respeitável público do Ceará vai se encantar com um Espetáculo Internacional que tem surpreendido milhares de pessoas por onde passa: números de tirar o fôlego, atrações de várias partes do mundo e uma estrutura gigantesca desembarcaram na Avenida Washington Soares, em frente ao Centro de Eventos do Ceará, para uma estadia de magia, diversão e adrenalina.

O espetáculo conta com a atração imperdível do incrível Homem-Bala e muitas outras surpresas. A tenda do circo tem capacidade para 1.900 pessoas por sessão e a equipe circense espera receber cerca de 172 mil pessoas ao longo da temporada na capital cearense.

Em turnê pela América Latina desde 2021, o Circo Americano traz para o Brasil uma proposta inovadora que une música, dança, teatro, manobras radicais e diversos efeitos especiais, tudo dentro de uma tenda de alto padrão que conta com ar-condicionado e equipamentos de última geração para proporcionar ao público o máximo de conforto para a imersão no mundo de fantasia. Compõem a estrutura cerca de 800 toneladas de equipamentos, 40 carretas para transporte e 200 profissionais envolvidos, entre artistas, técnicos, diretores, profissionais de montagem e outros colaboradores. 

O Circo Americano – projeto que tem origem na França, Estados Unidos e Brasil – destaca-se por ser um dos mais novos e modernos circos da atualidade e faz parte de um grupo composto por outros cinco grandes circos em turnê pela América Latina. Hoje, na 6ª geração, o grupo tem como propósito manter viva a magia e a cultura do circo ao redor do mundo. 

A temporada terá estreia na sexta-feira (12), às 20h30, seguida de espetáculos diários durante a alta estação. Os ingressos custam entre R$ 35 e R$ 150 e estão disponíveis no site www.circoamericano.com.br. Para quem optar pela compra presencial, os ingressos também podem ser adquiridos sem taxa na bilheteria do Circo.

Serviço 

Circo Americano – Brazil Tour 2024 

Estreia 12 de Janeiro, às 20h30 

• Programação: 

Segunda a Sexta-feira – 20h30. 

Sábado, Domingo e feriados – com sessões às 16h00, 18h00 e 20h30. 

• Espetáculo com 2h de duração e 15 minutos de intervalo. 

• Classificação indicativa: Livre. 

Ingressos disponíveis em www.circoamericano.com.br ou na bilheteria presencial sem taxa. Todas as informações estão disponíveis no Instagram @circoamericanooficial ou no site.

Instituto Centec oferece Cursos para Indústria de Games

O Instituto Centec anuncia a oferta de dois cursos destinados aos entusiastas da indústria de games e jogos. Com duração de 20 horas cada, os cursos visam proporcionar aos participantes uma imersão nos fundamentos essenciais para o desenvolvimento de jogos digitais.

O curso de “Tecnologias de Jogos para a Inovação” irá destacar a importância da inovação por meio dos games, demonstrando como eles podem ser ferramentas valiosas para aprimorar atividades e alcançar metas em projetos diversos. Enquanto o curso de “Criação de Personagem para Games” irá concentrar-se no processo criativo de desenvolvimento de personagens para os jogos atuais.

As aulas serão ministradas pelo especialista em games, Daniel Gulart que ressalta a necessidade de sensibilização para a indústria de jogos no Ceará e expressa seu desejo de ampliar sua presença em todo o estado. Ele destaca o papel central do Centec como articulador nesse projeto, afirmando que é “adequado, justo e honesto” que a instituição assuma essa posição.

Os interessados podem se inscrever nos cursos por meio do site do Centec Academy: ead.centec.org.br. As aulas estão programadas para começar no dia 15 de janeiro.

Novo modelo de seguro obrigatório (DPVAT) pode não cobrir assistência médica

Projeto de lei prevê volta da cobrança do DPVAT, mas com exclusão de cobertura de despesas de assistência médica e suplementar (DAMS), fazendo o seguro automóvel imprescindível à população

Desde janeiro de 2021, o seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) deixou de ser cobrado anualmente pelos proprietários de veículos (carros e motos). O valor era pago juntamente com a primeira parcela ou na cota única do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Na mesma época, passou a ser operado por um modelo emergencial pela Caixa Econômica Federal através da lei n° 14.544 que previa cobertura de sinistros ocorridos apenas até 31 de dezembro de 2023. Mas recentemente, em novembro, a Caixa anunciou a falta de recursos e a impossibilidade de indenização de acidentes ocorridos após o dia 14 daquele mesmo mês. Suspendendo o pagamento e tornando o fundo com recursos limitados e sem previsão de retorno. Portanto, as pessoas que sofreram acidente a partir do dia 15/11 serão indenizadas, mas devem esperar as definições do governo federal sobre a volta da cobrança do DPVAT.

Agora, um novo Projeto de Lei de n°233/2023 visa retomar a cobrança a partir deste mês, janeiro de 2024. mas ainda em trâmite na Câmara ainda não foi votado. Segundo especialistas, mesmo com aprovação, a depender das definições finais e da regulamentação do PL, possivelmente não dará tempo para o pagamento ocorrer ainda neste ano. E, de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), a volta custaria pelo menos o total de R$3,5 bilhões para conseguir manter a cobertura de indenizações às vitimas. 

Novo modelo DPVAT e o seguro automóvel

Segundo o PL o novo modelo do DPVAT mudaria de nome para Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) e uma das principais mudanças é a exclusão de cobertura de despesas de assistência médica e suplementar (DAMS), ficando mantido somente as indenizações referentes a casos de morte e invalidez permanente das vítimas. De acordo com André Moreno, diretor Regional SP Centro Norte da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do país, sem DPVAT e ainda assim, mesmo com o retorno, a falta de cobertura com despesas médicas faz com que a adesão ao seguro automóvel seja ainda mais imprescindível. “Mesmo quando ainda estava disponível, até sem a cobrança, o brasileiro já constava com uma proteção muito pequena com o DPVAT. Com a provável volta do seguro obrigatório, caso sofra um acidente e cause danos a terceiros, poderá ter que desembolsar um valor alto para cobrir as despesas médicas e hospitalares, além de eventual invalidez permanente ou morte, e isso pode ser amenizado se ele tiver um seguro automóvel contratado com coberturas de terceiros, principalmente a cobertura de Danos Corporais, que traz uma excelente relação custo x benefício. Também em um seguro de automóvel é possível contratar a cobertura de Danos Materiais, que não estão previstos no seguro obrigatório.”, aponta. 

André Moreno fala ainda que no mercado segurador há várias opções de produtos que o segurado pode definir junto ao seu corretor. “A cobertura pode ser personalizada, de acordo com as preferências do segurado e que somente o corretor, junto ao seu cliente, conseguem definir exatamente o que incluir e o que considerar nessa apólice”, fala. Além disso, o diretor explica ainda que o DPVAT cobre somente até R$ 2.700 em despesas médicas de vítimas de acidentes de trânsito e indenizações por morte e invalidez de até R$ 13.500. E que com um seguro automóvel a apólice com cobertura de danos a terceiros podem ser avaliadas e analisadas com parâmetros muito superiores.

É a realidade de vários produtos de seguradoras parceiras da rede. Por exemplo o produto da Bradesco Seguros Assistência Auto Total garante ao segurado o pagamento da indenização em caso de acidentes involuntários de trânsito que causem danos a terceiros. inicluindo Danos Materiais e Danos Corporais de R$ 100 mil cada e até danos morais em um valor de R$ 5 mil e com a facilidade de contar com parcelas fixas de 10 parcelamentod de R$ 86 no ano, independente do modelo do veículo e do perfil do cliente.

Sobre a Lojacorr: A Lojacorr é a maior rede de Corretoras de Seguros do Brasil. O seu modelo de negócios disruptivo conecta corretoras de seguros a mais de 40 companhias seguradoras por meio de sua plataforma digital, oferecendo acesso a um amplo portfólio de produtos e soluções, suporte operacional, comercial e estratégico. Entre as soluções, a Lojacorr oferece acesso a seguros de todos os ramos, campanhas, formação, sistema de gestão, central de negócios, acesso via multicálculo, eventos exclusivos, aprendizagem prática com auxílio de Unidades, Assessoria Backoffice, Assessoria Jurídica, entre outras. Fundada em 1996, a empresa se dedica a oferecer os melhores recursos em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, por meio de 60 Unidades, a Lojacorr possui cerca de 500 mil segurados, assistidos por mais de 6 mil profissionais em suas corretoras de seguros, que atuam em mais de 4.500 municípios. Tendo como sede em São Paulo (SP) e sede administrativa em São José dos Pinhais (PR), a empresa conta também com 300 colaboradores (sede e unidades). A Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul, é certificada pelo Great Place to Work e acelerada pela Endeavor

Mais de 70% dos brasileiros não realizam exames de de check-up

O ano novo também é sinônimo de cuidados globais com a saúde da mente e do corpo. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 70,6% dos brasileiros não procuram médicos para realizar exames preventivos de rotina. Por isso, para que 2024 comece de forma tranquila, especialistas na área da saúde alertam constantemente para a importância da realização de exames de rotina e check-up como importantes aliados para a garantia de bem-estar, prevenção e tratamento de eventuais doenças que podem ser identificadas. Isso porque o check-up atua de forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo, por exemplo.

Para a professora e médica Edmércia Holanda, do Instituto de Educação Médica (IDOMED), priorizar como meta a saúde plena no início do ano requer a realização de exames clínicos de rotina. “Corresponde a uma atitude assertiva que promove o acompanhamento das condições de saúde por intermédio do profissional médico”, pontua. Ela explica ainda que, a princípio, todas as pessoas deveriam checar, pelo menos uma vez por ano, como está a saúde. “E os principais grupos que devem efetivamente ter acompanhamento são aqueles que têm divergências nos marcadores clínicos”, alerta, sinalizando para os grupos de risco.

A médica também orienta que a periodicidade para fazer exames clínicos está diretamente relacionada às condições peculiares dos grupos mais propensos ou afetados, como pessoas que têm problemas cardíacos ou outras comorbidades. Ela completa também que é preciso levar em consideração “as circunstâncias relativas à faixa etária”, observa. Além disso, ressalta que “é importante que as pessoas se valham dessa perspectiva para trabalharem mais intensamente pela sua qualidade de vida”.

Para uma boa saúde física e também mental ao longo do ano, é recomendável prudência e bom senso. É necessário, portanto, “levar em consideração as recomendações médicas, conforme as peculiaridades de cada indivíduo. Realizar atividades físicas e manter uma alimentação saudável são fatores que contribuem com uma maior qualidade de vida e, consequentemente, um ano com mais harmonia na saúde”, conclui.