ACI e Sindjorce convocam colegas para o Pré-Carnaval das e dos Jornalistas

No dia 27 de janeiro, jornalistas e demais profissionais da imprensa têm um encontro marcado com a folia no Pré-Carnaval dos(as) Jornalistas. A 2ª Edição do Encontro dos Blocos “Imprensa que é Bom” e “Matou a Pau…ta!” começa a partir das 11h e promete agitar o Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), localizada na Rua Floriano Peixoto, 735 – Centro – Fortaleza.

O evento é fruto da parceria entre a ACI e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), contando também com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A atividade marca o lançamento da Campanha Salarial 2024 das e dos Jornalistas do Ceará, cujo tema é “Quem Defende o Jornalismo Valoriza as e os Jornalistas”.

Show com Lana Félix, feijoada e cerveja gelada

Na programação, destaque para o show da talentosa Lana Félix e sua banda, que prometem levar muita música para a festa. Além disso, o Pré-Carnaval dos(as) Jornalistas oferecerá uma deliciosa feijoada, servida gratuitamente, além de cerveja gelada, disponível por um preço camarada.

Homenagens

Neste ano, o encontro de blocos homenageia os grandes jornalistas Déborah Lima e Anderson Sandes, que faleceram no último ano. Ambos foram dirigentes da Associação e do Sindicato, além de possuírem, respectivamente, histórias que se entrelaçam com o surgimento do bloco Matou a Pau..ta! e com a cultura popular.

Convite reforçado

“Os estandartes dos blocos da nossa categoria prometem colorir o Terraço da ACI, proporcionando um ambiente festivo e descontraído para que jornalistas e amantes da comunicação possam se confraternizar e celebrar juntos”, destaca Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce.

Helly Ellery, presidente da ACI e anfitrião da folia, faz o convite: “Não fique de fora dessa festa! Jornalistas e demais profissionais da imprensa são convidados especiais para curtir o nosso Pré-Carnaval, celebrando a informação, a alegria e a união da categoria em grande estilo”.

A entrada é gratuita e a diversão está garantida. Prepare sua fantasia, traga sua energia positiva e venha fazer parte desse grande encontro.

Especialista em direito do consumidor alerta sobre itens abusivos na lista de material escolar

À medida que o início das aulas se aproxima, pais e responsáveis por crianças e adolescentes já se preparam para o próximo período letivo. Durante o processo de matrícula escolar dos filhos, muitos se deparam com itens abusivos na lista de materiais exigidos pelas instituições de ensino. O especialista em direito do consumidor e professor da Wyden, Ricardo Maurício Soares, emite um alerta com o intuito de orientar os consumidores sobre os objetos e/ou quantidades presentes nessas solicitações.

Conforme ressalta o especialista em direito do consumidor, Maurício Ricardo Soares, o material que beneficia a coletividade de alunos como um todo já deve ser considerado na formação do valor da mensalidade. “Os consumidores devem ficar atentos a pedidos deste tipo, pois os mesmos devem ser discriminados em uma planilha que justifique ou baseie eventual reajuste”.

Em relação ao material de limpeza frequentemente presente na lista solicitada pelas escolas, o especialista é claro. “Materiais dessa natureza não podem constar na lista de material escolar, pois, por não estarem entre os itens manipulados pela criança, não podem ser dedicados ao seu uso individual e específico. Mesmo materiais de limpeza não químicos, como algodão e papel higiênico, não podem ser exigidos”, explica Soares.

Além disso, a lista de material escolar não pode incluir itens de consumo, de expediente ou de uso genérico, como papel-ofício, papel higiênico, fita adesiva, cartolina e estêncil. “Como alguns desses materiais são utilizados tanto no dia a dia da instituição de ensino como na atividade do aluno, eles podem ser solicitados, mas devem ter suas atividades previstas no respectivo plano de execução e serem solicitados em quantidade razoável”, esclarece.

Frequentemente, encontramos listas escolares com a exigência de uma marca específica do produto ou até mesmo a indicação exclusiva de uma loja para que pais e responsáveis possam adquiri-los, mas essa ação configura uma prática abusiva, conforme previsto no artigo 6 do Código de Defesa do Consumidor, que trata do direito de liberdade do consumidor.

Algumas escolas também impõem a condição de que o material escolar seja adquirido no próprio estabelecimento, inserindo na mensalidade uma taxa de material escolar. Contudo, esta também é considerada uma prática abusiva. “É obrigação da escola fornecer as listas aos alunos, permitindo que os pais ou responsáveis possam pesquisar preços e escolher o local onde irão adquirir esses produtos”, conclui Ricardo Maurício Soares.

Mercadinhos São Luiz realiza tradicional “Festa dos Fornecedores” com mais de 700 convidados

Entre os homenageados, Beto Studart e Ana Maria Studart receberam o troféu “Amigo da Casa”

Nesta quinta-feira, 18, o Grupo São Luiz realizou mais uma edição da “Festa dos Fornecedores”, uma tradição que celebra as parcerias e reconhece os destaques do ano. O evento, que ocorreu no La Maison, no Salão Cidade, contou com a presença de 700 convidados, entre colaboradores, fornecedores e parceiros especiais.

O presidente Severino Ramalho Neto e o vice-presidente Fernando Ramalho receberam os convidados apresentando o balanço de 2023 e anunciando a expansão da empresa para este ano, que prevê a abertura de sete novas lojas, entre as bandeiras Mercadão e Mercadinhos.

O ápice da noite foi alcançado durante a homenagem a Seu João Melo, o fundador da empresa que completaria 90 anos no ano passado. “Estamos aqui para agradecer a cada um de vocês pela parceria, por mais um ano juntos trabalhando pelo nosso crescimento mútuo. É fundamental ter pessoas comprometidas e que acreditam na nossa missão. Seu João Melo deixou um legado pelo qual trabalhamos todos os dias para perpetuar”, destacou Severino.

Durante o evento, houve uma retrospectiva sobre os acontecimentos de 2023, com ênfase nos projetos Festival Costume Gourmet e o Festival Costume Saudável. O sucesso da Black Friday 2023 também foi ressaltado, com um vídeo que ofereceu uma perspectiva dos bastidores dessa campanha histórica, ressaltando o trabalho conjunto realizado pelo time.

Premiações especiais e ineditismo

A premiação do ano de 2023 foi o ponto alto da noite, com entrega dos troféus Fornecedor do Ano, Vendedor do Ano, Comprador do Ano, Troféu Gente (categoria inédita), e os troféus João Melo e Amigo da Casa. Conheça os premiados:

Fornecedor do Ano: P&G e Ibiapina, Agrivale

Vendedor do Ano: Jorge Ivan (J.A) e Jéssica Nóbrega de Abreu (HortiFamília)

Comprador do Ano: Lucas Gomes (Comprador Iniciante) e Liduina Amorim (Comprador Sênior)

Troféu Gente: Mariana Crisóstomo (Fornecedor parceiro área RH)

Troféu João Melo: Márcio Falcão

Amigo da Casa: Beto Studart e Ana Maria Studart.

A “Festa dos Fornecedores” reforçou a cultura de gratidão e parceria do Mercadinhos São Luiz, celebrando os laços que unem colaboradores, fornecedores e amigos da casa. 2023 foi o melhor ano da nossa trajetória até aqui, e nós queremos que 2024 seja tão incrível quanto. A empresa continua focada em crescimento, inovação e, acima de tudo, no legado deixado por Seu João Melo”, agradece Severino Neto.

Veja como acompanhar o andamento da sua ação na justiça e quais canais utilizar

Quando o assunto é ter um processo na Justiça é comum que as pessoas tenham dúvidas  sobre como acompanhar o seu caso. Lidar com essa aflição pode ser mais fácil quando se tem acesso às informações, acompanhando cada passo do andamento do processo. Pensando nisso, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) separou alguns serviços que podem ajudar na hora de consultar as demandas judiciais. 

O primeiro ato de um processo judicial é a petição inicial. Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante à Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para análise do direito. Esse procedimento é realizado pela Defensoria nos Núcleos de Atendimento e Petição Inicial, localizados tanto na capital como no interior do Estado, nos Juizados Especiais, nas unidades descentralizadas localizadas nos bairros João XXIII, Mucuripe e Bom Jardim, nas unidades descentralizadas na Assembleia Legislativa, nos Vapt Vupt (Centro, Antônio Bezerra e Messejana), além dos diversos núcleos especializados da instituição (saúde, moradia, defeitos humanos, infância, defesa da mulher, consumidor). Ou seja, dependendo da natureza do caso, um defensor ou defensora leva até o Juízo competente a questão. 

Assim, no site da Defensoria, há uma área reservada com as listas das principais ações que tem origem na instituição e lista toda a documentação necessária para dar entrada em cada caso. Basta acessar o link

https://www.defensoria.ce.def.br/informacoes-ao-cidadao/quais-documentos-levar/ . 

Também é possível entrar em contato com o “Alô Defensoria”, uma central de atendimento que oferece para a população cearense informações gerais sobre os locais de atendimento, a documentação necessária para dar entrada em cada caso, a fase do processo judicial já em andamento. A chamada é gratuita, basta discar o número 129.

De acordo com a defensora pública e assessora de relacionamento ao cidadão da Defensoria, Aline Pinho, a Defensoria está sempre aprimorando novas formas de chegar com a informação ao cidadão. “As pessoas já podem buscar as informações básicas nesses canais de atendimento, sem precisar se deslocar. Mas também temos atendimento presencial para tira-dúvidas em todos os nossos núcleos”, destaca a assessora. 

Ela explica que, depois que se dá entrada na ação judicial, a pessoa recebe um número do processo e as informações sobre como deve acompanhar o processo, que é distribuído (de forma livre – por sorteio) para alguma vara competente àquele tema. “Para os casos de processos que já estão em tramitação na Justiça, o assistido tem direito de receber um número e tem acesso a visualizar toda a ação. É uma forma de dar transparência e, em caso de dúvidas, ele pode ser orientado de como está sendo conduzido pelo defensor/ defensora. Por exemplo,  se ele tem uma demanda que tramita para uma Vara de Família, é indicado que ele busque atendimento nas Defensorias de Família no Fórum da cidade para esclarecimentos. Mas ele pode acompanhar o passo a passo da ação de casa pelo site, com o número do processo e senha”

Quando o processo é distribuído para a respectiva vara, a pessoa pode buscar o atendimento da Defensoria para ter acesso ao número do processo e a senha de acesso aos Portais do Tribunal de Justiça que são o e-SAJ (https://esaj.tjce.jus.br) e o PJe (https://pje.tjce.jus.br) para consultá-lo. 

Outra ferramenta de consulta é a Central de Atendimento Judicial (CAJ), serviço do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará que tem o propósito de fornecer informações sobre processos, além de outros serviços. Para utilizá-lo basta ligar para o número (85)3108.2000 ou enviar e-mail para  cajfortaleza@tjce.jus.br

Caso o assistido tenha alguma dificuldade com os canais de atendimento ou acesso a internet escasso, ele pode se direcionar a DPCE no seu município e buscar as devidas orientações. 

Importante a ressalva que sempre que mudar de endereço, telefone e ou tiver qualquer atualização da situação do que foi pedido no processo, a pessoa deve se dirigir ao núcleo onde tramita o processo (Defensorias que atuam nas Varas, no Fórum da cidade) para promover essa atualização. 

“Além de tudo isso, a instituição oferece a Ouvidoria, um canal de comunicação entre a população e a Defensoria Pública, recebendo sugestões, reclamações, denúncias, críticas, elogios, adotando as providências pertinentes, bem como esclarecendo dúvidas sobre os serviços prestados pela Defensoria Pública à população”, complementa Aline Pinho.

Iguatemi Bosque realiza meet and greet gratuito com personagem do Mundo Bita

O Mundo Bita, sucesso consolidado no YouTube e nas redes sociais com animação voltada para o público infantil, terá mais uma programação especial no shopping Iguatemi Bosque. Agora, além do Parque Mundo Bita com diversas atrações para as famílias como a maior roda gigante indoor do Brasil, e o mega tobogã, disponível até o dia 25 de fevereiro, o personagem principal do Mundo Bita fará vários momentos de “meet and greet” com o público, com oportunidade de conhecer o bigodudo favorito das crianças e registrar o momento em fotos.

A ação acontecerá de forma gratuita nos dias 20, 21, 27 e 28 de janeiro, na Praça do Artista da Expansão, próximo à loja Zara, com três sessões por dia nos horários de 16h, 17h e 18h. Para retirar o ingresso, o cliente deverá baixar o aplicativo do Iguatemi Bosque, clicar em I’Club, fazer o seu cadastro, resgatar o cupom da sessão escolhida e apresentar o ingresso digital 30 minutos antes da sessão para troca da pulseira.

“Essa atração é uma oportunidade de proporcionar um momento único para as crianças, que terão a oportunidade de ver, de pertinho, o seu personagem favorito do Mundo Bita”, destaca Elirdes Costa, gerente de marketing do Iguatemi Bosque.

SERVIÇO:

Sessão de Fotos com personagem

Local: Praça do Artista (Expansão) – Shopping Iguatemi Bosque

Horário das sessões: 16h|17h|18h

EVENTO GRATUITO

Sobre o Mundo Bita

O Mundo Bita é uma animação brasileira voltada para o público infantil, da produtora Mr. Plot. O projeto completou 10 anos em 2021 e, hoje, já conta com 13 milhões de inscritos no YouTube e mais de 6 bilhões de visualizações nas plataformas em que está presente. O personagem principal, um simpático apresentador de circo com inconfundível bigode laranja, surgiu despretensiosamente a partir de um desenho do músico e designer pernambucano Chaps Melo para a decoração do quarto da sua filha.

Grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Ivete Sangalo e Alceu Valença, fizeram parcerias com a produtora. Em 2018, a animação Mundo Bita foi indicada ao Grammy Latino, na categoria de Melhor Álbum Infantil Latino, com o disco “Bita e a Natureza”.

Sobre o Iguatemi Bosque

O Shopping Iguatemi Bosque tem 41 anos de existência. Empresa do grupo JCC – Jereissati Centros Comerciais, que também controla shopping centers em Belém (PA) e Campo Grande (MS), o Iguatemi Bosque traz números bastante positivos. São mais de 450 lojas e quiosques que reúnem o mais completo mix de compras, lazer, gastronomia e serviços de Fortaleza em mais de 90 mil metros quadrados. Distribuídos por corredores amplos e projetados para o melhor aproveitamento da iluminação natural, fazer um passeio pelo Iguatemi é experimentar conforto, comodidade e aproveitar o que a vida tem de melhor. Saiba mais em www.iguatemifortaleza.com.br.

Médico alerta sobre cuidados que a população deve ter ao inalar fumaça

A exposição à fumaça durante um incêndio pode representar riscos à saúde, pois a fumaça contém partículas finas e gases tóxicos. O médico e diretor clínico do Grupo SiM, Raphael Cunha, reforça algumas medidas que você pode tomar para se proteger da fumaça durante um incêndio:
 

– Mantenha-se atualizado sobre as informações de incêndios na sua área por meio de fontes confiáveis, como autoridades locais ou serviços de emergência;

– Caso tenha um purificador de ar em casa, utilize-o para filtrar as partículas finas da fumaça;

– Evite sair de casa e praticar atividades ao ar livre durante um incêndio para reduzir a exposição à fumaça;

– Se precisar sair de casa, use uma máscara facial N95 ou equivalente para ajudar a filtrar as partículas presentes na fumaça;

– Evite acender velas, fumar dentro de casa ou cozinhar em fogões a gás durante um incêndio, pois essas atividades podem aumentar a poluição do ar interno.
 

É preciso usar máscara dentro de casa nessa situação?
 

O médico orienta que o uso de máscara dentro de casa durante um incêndio pode ser útil para ajudar a filtrar as partículas finas presentes na fumaça. “Máscaras faciais são eficazes para reter partículas pequenas. Essas máscaras podem ser encontradas em lojas de equipamentos de segurança ou farmácias. Se a fumaça estiver entrando em sua residência e você não puder sair de casa, usar uma máscara pode oferecer alguma proteção”, esclarece o profissional.
 

Quais os riscos a fumaça traz para a saúde?
 

A exposição à fumaça durante um incêndio pode representar vários riscos para a saúde devido aos componentes tóxicos presentes nela. Alguns dos principais riscos incluem:

– A fumaça contém partículas finas que podem ser inaladas profundamente nos pulmões, causando irritação e inflamação. Isso pode agravar condições respiratórias existentes, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);

– A queima de materiais durante um incêndio pode liberar gases tóxicos, como monóxido de carbono (CO), dióxido de nitrogênio (NO2) e compostos orgânicos voláteis (COVs). A inalação desses gases pode ter efeitos adversos na saúde, incluindo problemas respiratórios, tonturas e, em casos graves, envenenamento por monóxido de carbono;

– A fumaça pode causar irritação nos olhos, garganta e vias respiratórias, levando a sintomas como coceira, queimação e tosse;

– A exposição à fumaça pode agravar condições cardiovasculares, aumentando o risco de ataques cardíacos e outros problemas relacionados ao coração;

– A exposição prolongada à fumaça pode ter efeitos a longo prazo na saúde respiratória e cardiovascular. Estudos mostraram que pessoas expostas a incêndios florestais a longo prazo podem ter maior incidência de doenças respiratórias crônicas;

– Crianças, idosos e pessoas com condições de saúde pré-existentes são mais vulneráveis aos efeitos adversos da exposição à fumaça.

“É fundamental tomar medidas para minimizar a exposição à fumaça durante um incêndio, seguir as orientações das autoridades locais e procurar atendimento médico se surgirem sintomas de saúde, especialmente dificuldades respiratórias, tonturas ou outros problemas relacionados à exposição à fumaça”, destaca o médico.
 

O que fazer para aliviar os sintomas provocados pela fumaça?
 

Se você estiver com irritação no rosto, olhos e tosse devido à exposição à fumaça durante um incêndio, existem algumas medidas que podem ajudar a aliviar esses sintomas, como:
 

– Beba bastante água para manter-se hidratado, o que pode ajudar a aliviar a irritação na garganta;

– Evite coçar os olhos, pois isso pode piorar a irritação. Lave suavemente com água fria se necessário.

– Se estiver com os olhos secos ou irritados, colírios lubrificantes sem conservantes podem proporcionar alívio temporário.

– Se os sintomas persistirem ou piorarem, é aconselhável procurar atendimento médico. Isso é especialmente importante para pessoas com condições de saúde pré-existentes.
 

“Lembre-se de que estas são medidas para aliviar sintomas leves. Se você estiver enfrentando dificuldades respiratórias graves, tonturas, ou outros sintomas preocupantes, procure ajuda médica imediatamente. Em situações de emergência, siga as orientações das autoridades locais”, finaliza Raphael Cunha.

Sobre a Clínica SiM

O Grupo SiMCo é uma plataforma de saúde acessível para todos os públicos, possui 23 clínicas com operação 100% própria nos estados do CE, PE, PA e BA, com mais de 32 mil pacientes atendidos por mês e possui mais de 700 médicos e dentistas parceiros. Atende mais de 30 especialidades, entre elas: cardiologia, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, fonoaudiologia, ginecologia, pediatria, entre outros.

Para saber mais sobre a Clínica SIM, ligue para o 0800 357 6060 (Central de Atendimento) ou acesse o site para conferir os endereços das unidades:

MRV organiza palestra sobre  conscientização da dengue para seus colaboradores 

Ação acontece em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza

Com o início da quadra chuvosa, os focos de dengue tendem a ter um aumento significativo. De acordo com o Boletim Epidemiológico de 2023, foram notificados 13.515 casos suspeitos de dengue em Fortaleza. Visando uma maior conscientização sobre o assunto, a MRV, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, organiza, nesta segunda-feira, 22, palestra com profissionais para capacitar seus colaboradores sobre os cuidados com a dengue, dentro e fora das obras. A atividade acontece no empreendimento Recanto das Palmeiras, no bairro Jangurussu, às 7h. 

Entre os principais temas, os agentes explicam todo o ciclo de formação e desenvolvimento do mosquito, os cuidados nas obras, como não deixar materiais de EPI’s que podem causar água empoçada, os cuidados que vão do ambiente de trabalho à comunidade, além de auxiliar com tira dúvidas e roda de conversa.   

“Esse é um projeto que acontece anualmente para nossos colaboradores e agora em parceria com a Secretaria Municipal de Fortaleza, esse tema ganha um grande reforço. Prezamos muito pelo o cuidado de cada pessoa que faz a MRV acontecer. Os cuidados não são apenas focados aqui nas obras, mas também são levados para casa e repercutidos por toda a comunidade, aumentando, assim, o nosso compromisso em combater o aumento dessa doença”, afirma Nicole Murta, engenheira civil da MRV.

Skyler Lifewear dá dicas de estilo para usar nos bloquinhos de pré-carnaval

Comprometida com a excelência em qualidade e estilo atemporal, a Skyler Lifewear apresenta uma nova proposta na campanha “Back to Basics”. A linha Everyday oferece descontos diversos e uma versatilidade de peças exclusivas com dicas para usar nos bloquinhos de pré-carnaval em Fortaleza.

A gerente de produto da Skyler Lifewear, Ingrid Batista, destaca como as composições podem ser feitas. “Combinar camisetas e bermudas é uma excelente escolha para curtir a folia, proporcionando um visual simples, mas certeiro. A marca oferece uma variedade de camisetas, tanto estampadas quanto lisas, atendendo a diversos estilos. No que diz respeito às bermudas, estão disponíveis em modelos jeans, microfibra e algodão”, esclarece.

Outra sugestão da Skyler é apostar nas cores durante os blocos. As bermudas, por exemplo, estão disponíveis em diversas opções de cores, como azul, amarelo e branco. “As camisas estampadas estão em alta, sendo uma tendência para o Carnaval. Com um toque de verão, essas peças são ideais para compor um visual descontraído, adicionando um toque de elegância à folia”, ressalta a gerente

É importante também se atentar aos calçados. “Nos bloquinhos, normalmente as pessoas passam longas horas em pé, por isso, é essencial investir em tênis e sapatos confortáveis para curtir a folia. A Skyler traz também uma seleção ideal para esses momentos, como sapatos, sneakers e sandálias”, finaliza Ingrid.

Sobre a Skyler

Marca referência nacional no mercado de moda masculina, a Skyler está presente em 10 estados do país com mais de 60 lojas operadas por meio do sistema de franquias. Criada e dirigida por Antônio Guerra e Emílio Guerra, a marca preza por inovação e atualização constantes a partir do desenvolvimento de peças que valorizam conforto, estilo e personalidade.

Artes visuais, música e audiovisual: confira os detalhes dos minimundos da Exposição Cidadela

Concebida como um espaço de liberdade, a Exposição Cidadela oferece ao público a oportunidade de explorar suas subjetividades, destacando-se como uma representação em miniatura de uma cidade que promove os valores de pluralidade, inclusão e cultura sustentável. O objetivo da proposta está na ideia de explorar o corpo como um ambiente de convívio com a diversidade. Realizada na Caixa Cultural Fortaleza, a exposição ultrapassou a marca de 10 mil visitantes.

A complexidade da exposição abre espaço para narrativas que transcendem diversas linguagens artísticas, com destaque para as artes visuais, música e audiovisual. As obras ganham vida por meio de movimentos, utilizando técnicas de teatro de animação, arte eletrônica, construção de autômatos, e a combinação de literatura e musicalidades, resultando em uma rica interseção de linguagens artísticas.

“A configuração espacial da Cidadela é meticulosamente construída, entrelaçando bambu e metal para formar estruturas inspiradas nos movimentos das raízes e na solidez das montanhas. Estas estruturas não apenas servem como suporte para as moradias, mas também fluem no cenário como água, criando um percurso concêntrico para a visitação. Essas estruturas, que evocam raízes e montanhas, proporcionam proteção e conexão entre as casas”, destaca a artista idealizadora, Maria Helou.

Com miniaturas de casas dispostas em formato concêntrico, a exposição coloca em destaque os detalhes singulares de cada obra, ressaltando os valores de diversidade, alteridade, inclusão e cultura sustentável. Dentro dessas casas-corpos, encontramos minúsculos mundos, criando a sensação de que o interior do corpo é um portal para acessar diversos universos.

“O percurso de visitação é cuidadosamente guiado pelos sons da água, do vento, dos passos na terra e do crepitar do fogo, criando uma experiência sensorial única. É importante cultivar e desenvolver o pensamento crítico desde a infância, destacando o potencial transformador da arte e da educação para romper com padrões enraizados na sociedade”, acrescenta Maria.

Frango ou galinha: especialista explica diferenças na hora do preparo

Alguns chamam de frango, outros de galinha, e existem até dúvidas e discussões se são o mesmo tipo de ave ou não. A verdade é que poucas pessoas sabem as diferenças entre uma galinha e um frango . No entanto, a resposta está nas linhagens distintas dos dois animais. “Os frangos são aves específicas para o corte, enquanto as galinhas são poedeiras, ou seja, usadas com a finalidade de produzir ovos”, explica doutor Valdecy, médico veterinário da Tijuca Alimentos.

As galinhas são fêmeas adultas, geralmente mais maduras entre um ano e meio e dois anos, com carne mais firme e sabor mais robusto. Por outro lado, os frangos, que podem ser fêmeas ou machos, têm uma idade que varia de 40 à 45 dias, são aves de carne mais mole, textura suave e sabor delicado, e por isso o objetivo final dessa espécie nas granjas é o abate para consumo. E observando essas nuances, também é possível compreender como isso impacta diretamente na escolha do preparo.

Resumindo as diferenças entre essas duas espécies, nas granjas, as galinhas são criadas com o único intuito de colocar ovos, enquanto os frangos não desempenham essa função de produzir, apenas existem para corte e abate.

E quando o assunto são os modos de preparo de ambas as aves, é necessário se atentar a algumas questões. “A escolha entre frango e galinha vai além do sabor. Considerar a idade das aves e adaptar o método de preparo é fundamental para garantir uma experiência gastronômica satisfatória”, ressalta o veterinário.

Preparo

No universo da culinária, a escolha entre frango e galinha pode parecer trivial, mas os detalhes fazem toda a diferença no resultado final do prato. Afinal, existem particularidades notáveis que impactam o preparo e o sabor.

Cor

Frango: apresenta uma carne mais clara, geralmente branca, devido à rápida maturação e menor quantidade de atividade muscular.

Galinha: a carne é tipicamente mais escura, podendo variar de tons de rosa a amarelo, devido ao maior tempo de exercício e desenvolvimento muscular.

Consistência

Frango: possui carne mais macia e suculenta. É ideal para grelhados, assados rápidos e preparações mais leves.

Galinha: tem a carne mais firme, tornando-a uma escolha excelente para pratos cozidos lentamente, ensopados e assados longos.

Dicas de receitas

Frango: marinar o frango em ervas frescas e limão realça seu sabor delicado. Cozinhe rapidamente para manter a suculência.

Galinha: use técnicas de cozimento lento, como assados em panela ou cozimento em caldo para realçar a riqueza de sua carne.

Ao escolher entre frango e galinha, é preciso levar em consideração o perfil de sabor desejado e o método de cozimento planejado. Ambas as opções oferecem experiências gastronômicas únicas, proporcionando uma variedade de pratos para todos os gostos.

Sobre a Tijuca Alimentos

Empresa cearense com mais de 50 anos de atuação na produção e comercialização de ovos, frangos e queijos no Ceará, no Piauí e no Maranhão, a Tijuca Alimentos tem como propósito trabalhar para a satisfação de seus clientes. Atualmente, é a única empresa cearense do segmento com abatedouro próprio e, além disso, dispõe de sedes em Fortaleza, Cascavel, Tianguá, Iguatu e Beberibe, onde mantém uma moderna fábrica de rações. Na logística, possui frota própria para o transporte dos produtos, garantindo qualidade até chegar à mesa dos clientes.