As dores que impedem o crescimento de empresários brasileiros

Entenda porque a expansão causa tanto medo em empreendedores de todos os tamanhos

Sabemos que empreender no Brasil não é fácil e que o franqueamento de empresas ainda é motivo de medo para muitos empresários, desde o micro até o macro. Insegurança, falta de conhecimento e a instabilidade econômica do país podem ser alguns dos causadores deste receio de expansão, que acomete grande parte do mercado empresarial brasileiro.

Para o economista, especialista em expansão de franquias, mercado de capitais, conselheiro consultivo e CEO da Bumbos – Sales and Services, Fábio Constantino, existem algumas “dores” que bloqueiam o crescimento de empresas franqueadoras e afirma que uma delas está no processo de comercialização de franquias: “As franqueadoras não entendem o processo de vendas, elas acham que é simplesmente só vender franquia, mas não é só isso. Tem que haver todo um estudo e uma preparação maior para expandir seu negócio.”

O especialista aponta que um dos desafios para a tomada de decisão surge durante o processo de investimento inicial: “Há duas opções: Crescer com o investimento próprio, ou de terceiro, que pode ser  pegar uma linha de crédito do banco, mas vai sempre limitar sua capacidade financeira. E o crédito no Brasil acaba sendo muito restritivo”, afirma. Também observa que a dificuldade na comunicação e na promoção dos produtos, afeta a possibilidade de avanço no seu negócio e ressalta: “Sem buscar uma avaliação concreta de possíveis clientes para venda, uma franquia mal sucedida pode frear o aumento de lucro e de produção”.

Fábio aconselha ignorar de forma inteligente os medos que afetam todos os tipos de empresários, ou seja, permitir-lhes arriscar mas de forma precisa, compreendendo todos os cenários possíveis e tendo claro onde se quer chegar, quais caminhos percorrer e como irá conseguir alcançá-lo. Partindo disso, é fundamental contar com o olhar aprofundado, exclusivo aos especialistas do ramo, que pode trazer longevidade, aumento de lucro, melhor qualidade e redução brusca dos custos, para sua empresa. Conseguindo assim, progredir e atingir o sucesso do negócio. 

Sobre Fábio Constantino:

Conselheiro consultivo, com passagens por UNESCO, Banco Bradesco, CAIXA Econômica Federal, Câmara dos Deputados e Blue Angels Investimentos, Fábio teve seu maior case de sucesso pela Face Doctor Franchising.

Lá obteve um crescimento de 34 franquias para 150 no período de um ano, ganhou o Prêmio de Excelência da ABF por dois anos consecutivos, 2022/2023, teve um crescimento em faturamento de 1,4MM para 6,2 MM e reestruturou e implementou todo processo de gestão comercial e expansão. O economista também é responsável pela abertura de 650 agências bancárias, 2.000 lotéricas e 3.000 Correspondentes Bancários, além de ter comercializado e implantado mais de 2.000 franquias a nível nacional.

Sobre a Bumbos Sales & Services:

Outsourcing comercial, é especializada em expansão de negócios, aumento de receita e qualidade através do comércio de franquias. Hoje, se destaca no mercado como uma das principais empresas do segmento.

Empreendimentos da Construtora Colmeia recebem selo Pet Friendly

Iniciativa é modelo para outras cidades que buscam construir comunidades mais inclusivas com políticas públicas para os animais

A cidade de Fortaleza dá mais um passo rumo a uma convivência harmoniosa entre seres humanos e animais de estimação. Em uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Fortaleza, a construtora Colmeia foi certificada com o selo Pet Friendly da Prefeitura. O projeto é liderado pela pasta e pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-estar Animal (Coepa).

Essa certificação é parte integrante de uma série de novas políticas públicas voltadas para melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação na cidade. Os condomínios da Colmeia já contam com espaço adaptado para pets e, como parte do novo compromisso, eles passam também a providenciar saquinhos de lixo para recolher resíduos dos animais, além de uma lixeira exclusiva para o descarte destes resíduos.

“É uma iniciativa que contribui para fortalecer a consciência sobre a importância do bem-estar animal na sociedade, destacando a responsabilidade compartilhada de criar ambientes que respeitem e valorizem a relação entre humanos e animais de estimação”, ressalta o presidente da Colmeia, Otacílio Valente.

O selo foi instituído pelo decreto N° 15.644, que promove o bem-estar animal para desfrutar da cidade com conforto. Mas a parceria entre a construtora e o poder público com este fim teve início em 2023, com a primeira praça Pet Friendly do Brasil, localizada no Parque Bisão. Parte integrante do parque, o espaço foi estrategicamente equipado para proporcionar uma variedade de atividades para os animais, incluindo pneu, túnel, rampa A, salto simples, gangorra e slalom pet.

“Muita gente vive em condomínios na cidade, e ter o reconhecimento da Prefeitura de Fortaleza sobre nossas práticas de inclusão e convivência dos animais nas nossas áreas comuns é muito importante”, destaca Thiago Duch, Síndico do Condomínio Living Resort.

Aluno PCD de Itarema é o primeiro do Ceará a tirar CNH Especial com moto adaptada 

O autônomo Gabriel Santos, do município de Itarema, litoral do Ceará, perdeu o movimento do braço direito em um acidente quando tinha apenas 15 anos. Desde então, a tão sonhada habilitação para dirigir que a maioria dos jovens tem, foi sendo adiada. Porém, em dezembro de 2023, aos 27 anos, finalmente Gabriel conseguiu realizar o sonho ao tirar a sua CNH Especial, categoria A.

Ele foi o primeiro aluno do Ceará a utilizar a moto adaptada para realizar as aulas de direção e o exame prático do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). “A moto adaptada tem o acelerador invertido e me deixou bem mais confortável e seguro para pilotar e conseguir realizar todos os testes. Estou muito feliz e agradecido por essa conquista. O próximo passo agora é comprar uma moto adaptada para mim”, disse Gabriel.

A moto adaptada foi adquirida pelo Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs) há cinco meses através do projeto Sindacessibilidade, uma iniciativa que visa tornar acessível a formação de condutores que possuem algum tipo de necessidade especial. “A conquista do Gabriel é considerada como um marco para a inclusão no trânsito cearense. O nosso projeto transcende as fronteiras do trânsito e abre as portas para a inclusão, promovendo a igualdade de oportunidades”, explica o presidente do Sindcfcs, Eliardo Martins. 

CNH Especial

A CNH especial é destinada às pessoas com deficiência ou com alguma mobilidade reduzida que impacte diretamente na capacidade de dirigir e/ou pilotar. Eliardo Martins explica que a diferença no processo de retirada da CNH comum para a especial é que o PCD precisa passar por exames médicos, realizados em clínica credenciada ao Detran-CE para avaliação da extensão da deficiência.

Com a autorização do médico, o candidato PCD pode iniciar o processo de habilitação na autoescola credenciada, assim como qualquer outro aspirante a motorista. Quando aprovado nos exames, o campo das observações na CNH Especial do PCD será preenchido com a letra correspondente à adaptação necessária a ele.

Com a autorização para pilotar em mãos, o presidente do Sindicato explica que o cidadão precisará adquirir uma motocicleta adaptada à sua necessidade. “Ele vai aprender a pilotar em uma moto adaptada e só poderá pilotar moto adaptada. Por isso terá que adquirir um veículo em montadoras autorizadas e terá até a possibilidade de conseguir subsídios na compra”, informa Eliardo Martins.

Janeiro seco: profissional explica os benefícios de passar um mês sem beber álcool

Janeiro é conhecido como o mês da renovação e da busca por novos hábitos. Para quem deseja melhorar a saúde, o “Janeiro seco” pode ser uma boa opção. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar uma pausa ao corpo após as celebrações que, muitas vezes, envolvem consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

De acordo com a professora de Nutrição do Centro Universitário Fametro (Unifametro), Roberta Freitas, o “Janeiro seco” pode trazer diversos benefícios para a saúde, tanto a curto quanto a longo prazo. 

“Um dos principais benefícios a curto prazo é a melhor hidratação e menor retenção de líquidos. Com a ausência de álcool no organismo, também temos uma recuperação muscular mais eficiente, proporcionando melhorias notáveis no desempenho”, destaca. 

Em relação aos benefícios a longo prazo, a profissional reforça que são diversos. “Podemos citar a melhora na aparência da pele, qualidade de sono, redução de doenças hepáticas, como a gordura no fígado, bem como de outras que acometem o sistema gastrointestinal, como a esofagite e a gastrite. Outro benefício muito importante é que pode impactar diretamente na melhora da saúde mental”, conclui. 

Novos juízes do TJCE conhecem funcionamento da Corregedoria-Geral

A Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará promoveu, nesta segunda-feira, 22, momento de recepção dos 14 juízes recém-empossados para apresentar o funcionamento da unidade e acolher os novos magistrados cearenses. Eles foram recebidos pela corregedora-geral, desembargadora Maria Edna Martins, pelos juízes corregedores auxiliares, pela diretora-geral da Corregedoria, Fernanda Monteiro, e servidores.

No encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as rotinas de fiscalização e orientação. “A Corregedoria tem uma importância muito grande na vida dos magistrados, por causa das atribuições deles, que devem estar sempre de acordo com as orientações tanto do CNJ [Conselho Nacional de Justiça], como do Tribunal de Justiça. Então, é muito importante eles terem esse contato, até para saberem que a Corregedoria é para o juiz”, disse a desembargadora Edna Martins.

A fiscalização judicial (varas e juizados) foi apresentada pelos juízes corregedores auxiliares Agenor Studart Neto, Ana Kayrena da Silva Freitas, Felipe Augusto Rola Pergentino Maia e Giancarlo Antoniazzi Achutti, que são responsáveis por grupos de comarcas, conforme as 14 Zonas Judiciárias do Ceará. “Temos instrumentos de fiscalização, como as inspeções, mas temos instrumentos de ação pedagógica também. Antes de cobrar, a Corregedoria precisa auxiliar”, disse Felipe Maia.

“Estamos aqui para ajudar e mostrar como funcionam nossas atividades e serviços. Então, sintam-se acolhidos”, afirmou a juíza Ana Kayrena.

O juiz corregedor Gúcio Carvalho Coelho, responsável pelo serviço extrajudicial (cartórios) em todo o Estado, explicou que cabe aos magistrados a fiscalização direta das unidades cartorárias, porque são corregedores permanentes. Em relação ao cuidado na função, o magistrado destacou que “o juiz precisa ser comedido, ter conduta proba, autocontenção e capacidade de ver o que ele está passando de mensagem para a sociedade.”

Além das apresentações dos magistrados, eles ficaram sabendo como funcionam as Gerências Administrativa, Judicial e Extrajudicial, o Núcleo de Governança e o Protocolo da Corregedoria.

Para a juíza Ana Paula Hessmann Gonzalez, que atuará na Comarca de Jaguaretama, “essa interlocução entre a Corregedoria e os magistrados permite demonstrar, de início, o que se espera de nós e facilita muito o nosso trabalho e o da Corregedoria também. Então, todos saem ganhando. A gente consegue entender exatamente o que é preciso fazer para cumprir as metas e seguir a linha que está se propondo”. Ela e os outros 13 novos juízes foram empossados no dia 12 deste mês, pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Eles prosseguem o Curso de Formação Inicial antes de começar a atuar. Em março, terão módulo específico da Corregedoria. Após a conclusão dessa etapa, em meados de abril, seguem para as unidades de trabalho. Até lá, as comarcas contarão com juízes em respondência, designados pela Presidência do TJCE.

Guanabara renova contrato com Wesley Safadão para novas ações 

Com foco nas próximas ações de marketing, a Guanabara renovou contrato com o cantor Wesley Safadão como garoto propaganda da marca. Após o sucesso do hit “Pega o Guanabara”, que soma mais de 118 milhões de visualizações no YouTube, a empresa deverá investir em novas campanhas com o artista.

“Para 2024, estamos fortalecendo todos os pilares que fazem a marca Guanabara ser reconhecida como referência no segmento de transporte rodoviário. Para isso, além de unificar as marcas do grupo, reforçar toda a nossa frota, nossa estrutura, serviços como e-commerce e marketing digital, vamos desenvolver campanhas com o Wesley Safadão, pois é uma parceria que tem dado muito certo”, adianta Rodrigo Mont’Alverne, gerente de marketing da Guanabara.  

Sobre a Guanabara

A Expresso Guanabara nasceu em agosto de 1992. Com sede em Fortaleza e atuação de Norte a Sul, a empresa interliga as principais capitais e cidades do país, chegando a mais de duas mil opções de destinos para seus passageiros. A busca pela excelência técnica, o elevado grau de comprometimento com seus funcionários e a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes renderam a Guanabara por duas vezes o título de melhor empresa de ônibus do Brasil, em 2013 e 2022, no Prêmio Maiores & Melhores do Transporte.

Em 2023, a Guanabara deu um grande passo rumo à expansão da operação pelo país. As empresas do setor rodoviário Real Expresso, Rápido Federal, UTIL, Viação Sampaio e Brisa passaram a adotar uma única identidade corporativa e hoje também fazem parte da marca Guanabara. São mais de 400 veículos de última geração, sintonizados com tecnologias de ponta em mecânica, design e conforto. Saiba mais em https://www.viajeguanabara.com.br/.

Mulheres em puerpério podem contar com cuidados de home care; especialista comenta

Em um avanço significativo para a saúde materna, os cuidados de home care agora se destacam como uma opção essencial para mulheres em período de puerpério. Especialmente desenhado para atender às necessidades específicas das mães, esse serviço proporciona assistência médica e emocional no conforto do lar.

“O puerpério, também conhecido como pós-parto, é um período delicado que abrange as primeiras seis semanas após o parto. Durante esse tempo, as mães passam por ajustes físicos e emocionais significativos. O home care surge como uma resposta inovadora para oferecer suporte personalizado durante essa fase crucial”, pontua a Dra. Lara Santiago, médica da família e diretora da Kefi Saúde, empresa de Home Care no Ceará.

A Dra. destaca ainda a importância desses cuidados. “O puerpério é uma fase única, onde as mães precisam de atenção especial. A transição para o ambiente familiar, com suporte médico e emocional, pode contribuir significativamente para o bem-estar físico e mental da mulher”, afirma.

Os serviços de home care para puerpério incluem visitas regulares de enfermeiros especializados, monitoramento pós-parto, orientação sobre cuidados com o recém-nascido e apoio psicológico. Essa abordagem personalizada não apenas acelera a recuperação física, mas também proporciona um ambiente mais tranquilo e acolhedor para a nova mãe.

Além disso, o home care facilita a conciliação dos cuidados pós-parto com a rotina da casa, promovendo uma transição suave para a maternidade. “A possibilidade de receber cuidados de qualidade no próprio lar é um benefício imensurável. Permite que as mães se concentrem no seu processo de recuperação e no estabelecimento de vínculos saudáveis com o bebê”, afirma a Dra. Lara.

A incorporação de serviços de home care no acompanhamento pós-parto destaca a evolução contínua na prestação de cuidados de saúde centrados no paciente. Essa abordagem inovadora não apenas respeita as necessidades individuais das mulheres em puerpério, mas também promove uma transição mais suave para essa fase única da vida.

Sobre a Kefi Saúde  

A Kefi Saúde é uma empresa especializada em serviços de Home Care, dedicada a fornecer cuidados de saúde abrangentes e personalizados no conforto do lar. Com uma equipe altamente capacitada e uma abordagem centrada no paciente, a empresa se destaca no setor de cuidados domiciliares, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida.

Grupo e Instituto Aço Cearense levam colaboradores e crianças ao SANA 2024

A primeira parte do Sana 2024 está agendada para acontecer nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, no Centro de Eventos do Ceará, reunindo cantores, dubladores, rappers, arenas e salas temáticas, kpop, cosplayers e muito mais. E para apoiar a diversidade cultural e proporcionar a inclusão, o Grupo Aço Cearense, por meio do Instituto Aço Cearense, fez uma parceria com a Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB) e essa iniciativa disponibilizará mais de 700 ingressos para  colaboradores do Grupo e seu filhos e também para crianças atendidas pelo Instituto. 

Além disso, no dia 28, a vice-presidente comercial e financeira do Grupo Aço Cearense, Aline Ferreira, será homenageada e receberá o título de “Gestora que apoia e celebra o GeekAção”, projeto que desempenha um papel crucial ao levar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social para o evento. Em 2023, mais de 25 mil crianças e jovens foram ao Sana por meio do projeto Geek Ação. Em 2024, a expectativa é que mais de 20 mil pessoas sejam beneficiadas com o projeto apenas na primeira parte do Sana 2024.

Sobre o Sana

O evento foi criado pela Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), e ocorre desde 2001, voltado para o público que gosta de filmes, seriados, animes, cosplays, games e quadrinhos. O Sana é atualmente o maior evento geek do Norte/ Nordeste e reuniu mais de 175.000 pessoas nos 3 eventos de 2023: Sana parte 1, parte 2 e o E-sports. 

Investir em tecnologia ainda é visto como “gasto” no varejo brasileiro, afirma especialista

A maior e mais tradicional feira de varejo do mundo, a NRF (National Retail Federation), que ocorre anualmente em Nova York, foi realizada entre os dias 14 e 16 de janeiro, apresentando mais de 450 palestrantes aos mais de 40 mil participantes em sua 114ª edição. Com muitos cases e insights do setor, o evento é responsável por ditar as principais tendências para o ano, além de apresentar novas tecnologias disruptivas.

No entanto, nem tudo que é apresentado na feira chega ao Brasil com a mesma força que em outros países, como Estados Unidos e China. O porquê disso, para o especialista no setor e head de vendas da Nexaas, Andrei Dias, é o pragmatismo brasileiro ao enxergar a tecnologia como complexa e cara demais.

Trazendo mais uma vez a experiência do cliente como foco dos negócios, a NRF 2024 traz a Inteligência Artificial como grande aliada para a proporção de uma jornada mais valiosa. E, enquanto grandes marcas brasileiras já trataram de implementar a tecnologia em seus negócios desde o ano passado, tanto em lojas físicas como online, médias e pequenas empresas vêem este presente como algo distante, ressalta Andrei.

“No Brasil, naturalmente já sofremos um delay quanto às tendências do varejo mundial, como é o caso dos caixas de autoatendimento, que chegaram aqui muito mais tarde do que na Europa e nos Estados Unidos. Agora, o que vejo é, mais uma vez, o receio de médios e pequenos empresários do setor com a IA, mesmo havendo diversas alternativas de serviços por um custo acessível, principalmente proporcionadas por startups. Devemos olhar isso como um investimento, não uma despesa.”

Capaz de sugerir com mais precisão produtos que possam ser do gosto do consumidor, com base em machine learning, a IA se popularizou com força no ano passado, por meio de chatbots responsivos. No varejo, tanto no online quanto no físico, a tecnologia tem o poder de encaminhar aos consumidores produtos que eles possam gostar, adotando estratégias omnichannel.

“Já existem lojas com sensores de IA nas vitrines, que captam o produto que o cliente está olhando e depois mandam uma mensagem no e-mail oferecendo cupom de desconto da peça, oferecendo experiências multicanais com assertividade e aumentando as chances de retenção de consumidores”, afirma o especialista.

Apesar de acreditar que o Brasil ainda precisa ultrapassar seus medos com investimentos no varejo, Andrei é esperançoso. Ele acredita que estamos num momento de transformação, e que, em breve, o delay que sofremos quanto às tendências se encurtará. “Este será um ano interessante para o varejo brasileiro, mais estável, acredito eu, e com mais ousadia por parte dos empresários.”

Sobre a Nexaas

A Nexaas é uma Retail Tech, especialista em inovação para o varejo, nascida em 2018, parte integrante de um sólido grupo de investimentos em Soluções Digitais, Software B2B, Software B2C, Software de E-Commerce, Inteligência Artificial, entre outros, que busca crescimento sustentável acelerado e geração de valor por meio da inovação contínua.

Maior projeto nacional de conscientização do autismo começa turnê pelo país  

Projeto artístico e arquitetônico de conscientização sobre autismo de grande sucesso em 2022, a Casa dos Sentidos retomou sua programação com novidades em uma turnê nacional. Expressando os sentimentos e vivências de crianças e adolescentes com autismo em um ambiente que reproduz uma casa, a experiência imersiva ganhou novos tons, com a participação de novos artistas e ainda maior alcance, passando por diversas cidades brasileiras. Em 2023, o projeto circulou, com uma versão pocket, pelas cidades de Monte Mor (SP), Catalão (GO) e Ponta Grossa. Agora, inicia sua turnê oficial, com a versão completa, que passará por quatro cidades: Campinas (SP), Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Paulo (SP).

A instalação surgiu como uma forma de traduzir em expressões artísticas os sentimentos e vivências das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), usando como símbolo o espaço de uma casa para representar essas impressões. “Cada um vê o mundo à sua maneira e as pessoas com TEA enxergam e interpretam a realidade de uma forma ainda mais individual. A proposta da curadoria é oferecer uma experiência inédita que fala sobre inclusão social por meio da arte. Tudo de forma sensorial e lúdica”, conta Giuzy de Luca, curadora do projeto.

Assim, a arte promove a inclusão, aceitação e conhecimento desta condição, que teve um aumento de 15% nos casos diagnosticados nos últimos dois anos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. “Como mais uma parte desse conjunto e projeto, a arte é o elo de ligação no campo expressivo que aproxima os sentidos e a inclusão”, comenta a pesquisadora Jocian Machado Bueno.

Para desenvolver a Casa, a Montenegro Produções realizou um extenso processo de pesquisa, a partir de vivências com crianças autistas. Essa etapa foi toda acompanhada por profissionais formados em psicologia, pedagogia, psicomotricidade, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Houve ainda apoio da Tismoo, primeira startup de medicina e testes genéticos para autismo, e do The Muotri Lab (da Universidade de San Diego, Estados Unidos), que investiga os mecanismos fundamentais para o desenvolvimento do cérebro e de transtornos como o autismo.

Na sequência, entraram as parcerias entre artistas e arquitetos no desenvolvimento da experiência imersiva. A equipe ainda continua desenvolvendo uma linha de pesquisa paralelamente ao projeto artístico, que será levada à Universidade de San Diego (EUA) com embasamento técnico.

Artistas e espaços

O conceito da casa para criar os cenários artísticos simboliza um lugar seguro e receptivo. “É o espaço do acolhimento e do afeto e, assim sendo, pode continuar essencialmente simples. A Casa dos Sentidos tem essa medida exata, toda alicerçada na arte para provocar diversas sensações a cada cômodo”, explica Carolina Montenegro, diretora da Montenegro Produções Culturais e da Guanabara Produções Culturais. 

A imersão da Casa dos Sentidos engloba toda uma vivência sensorial, em ambientes desenvolvidos por artistas, arquitetos e designers renomados. Inovando o projeto, uma nova artista entra em cena: Aline Provensi, que também é psicóloga e autista, assina o espaço do Banheiro. “Esse cômodo, para mim, sempre foi motivo de desconforto sensorial, apesar de ter todo o potencial de ser um local de conforto e lúdico. Tenho muita dificuldade com tomar banho, escovar os dentes e tudo o que envolve essas tarefas básicas. Mas eu amo água e então decidi focar nesse elemento”, explica Aline. 

Outra grande novidade da segunda edição do projeto é o Cérebro. O espaço é assinado pela artista convidada Daniélle Carazzai e pelo arquiteto Givago Ferentz, que criaram uma estrutura com dados de pesquisa e referenciais sobre diagnóstico autista. Assim, surge um novo ambiente acolhedor e educativo na Casa dos Sentidos, que será a “porta de entrada” para que as pessoas compreendam parte do universo autista de forma lúdico-didática, por meio de uma interação única que vai mesclar dados científicos e brincadeiras. A artista Bruna Alcantara assina a Sala de Jantar, trabalhando conceitos como memória afetiva. Bruno Romã foi o responsável pela Cozinha, que propões uma interação sensorial. O Quarto foi trabalhado por Marcella Callado, que resgata o universo infantil dos sonhos. 

Turnê nacional e internacional

Com dois projetos, um oficial e outro com uma versão pocket, a Casa dos Sentidos tem uma agenda extensa, que começou no mês de outubro de 2023, com a versão adaptada, e segue durante o ano de 2024. A mostra passou por em Monte Mor (SP) e Catalão (GO), nos últimos meses de outubro e novembro, e por Ponta Grossa (PR), nos últimos meses de novembro e dezembro.

Já a mostra oficial, com a casa completa, começa a circular pelo Brasil no próimo dia 30 janeiro, em Campinas (SP), no Campinas Shopping, podendo ser visitada até 23 de fevereiro. Na sequência, as cidades de Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Paulo (SP) recebem a Casa dos Sentidos. Para completar, no segundo semestre de 2024, o projeto romperá fronteiras, indo para os Estados Unidos e Portugal.

  • Campinas (SP): de 30 de janeiro a 23 de fevereiro de 2024 – Local: Campinas Shopping
  • Curitiba (PR): de 29 de março a 21 de abril de 2024 – Local: Shopping Mueller
  • Brasília (DF): de 10 a 30 de maio de 2024 – Local: Biblioteca Nacional
  • São Paulo (SP): data e local serão confirmados nos próximos dias

A Casa dos Sentidos é uma produção e idealização da Guanabara Produções Culturais com apoio da Montenegro Produções Culturais por meio de Lei de Incentivo à Cultura, com Patrocínio Master John Deere. Realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto conta ainda com patrocínio da TetraPak, Sideral Linhas Aéreas, Da Magrinha, On Petro Combustíveis, S&C, Grupo Barigui, Aker Solutions, Metalus, Magnetron e Ravato; e apoio da Revista Autismo, Tismoo e Água & Vida. Para mais informações sobre a 2ª Casa dos Sentidos, acesse o site www.acasadossentidos.com.br.