Jornalista André Ítalo Rocha ministra palestra na Unifor

O evento acontece em comemoração ao Dia do Jornalista

No dia 10 de abril, o curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — vai realizar um momento comemorativo ao Dia do Jornalista, data criada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), celebrada em 7 de abril. O evento, que acontecerá às 9h, no auditório A4, vai contar com a participação do  jornalista e escritor André Ítalo Rocha. 

Egresso de Jornalismo da Unifor, André é referência nacional na cobertura de economia e política. No momento, atua como subeditor do Popline, site de negócios do Valor Econômico. Além disso, ganha destaque como escritor pelo lançamento de um livro-reportagem sobre a trajetória da bancada evangélica, que o rendeu a conquista do Prêmio Todavia de Não Ficção, em 2021. 

Na ocasião, o jornalista vai compartilhar com os participantes um pouco da sua longa experiência e trajetória na área, com foco nos segmentos de jornalismo econômico, político e investigativo. Além disso, ele vai debater a atuação jornalística no Ceará e no Brasil, explorando os desafios, avanços e o futuro da profissão. 

* As inscrições serão realizadas no local do evento, valendo certificação como atividades complementares. 

Sobre o palestrante 

Egresso de Jornalismo da Unifor, André Ítalo Rocha trabalha há 14 anos na cobertura de economia e política. Passou pelas redações do Diário do Nordeste e da Agência Estado (a agência de notícias do Estadão) e, no momento, atua como subeditor do Popline, site de negócios do Valor Econômico. É especialista em mercado financeiro pela B3 e em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Em 2021, conquistou o Prêmio Todavia de Não Ficção. 

Serviço

Evento comemorativo ao Dia do Jornalista – Palestra André Ítalo Rocha 
Data: 10 de abril
Horário: 9h
Local: Auditório A4

Mais informações: (85) 3477.3372

Número de bares e restaurantes operando em prejuízo atinge o maior índice desde março de 2023

Pesquisa da Abrasel realizada em março acende sinal de alerta para o setor de bares e restaurantes em 2024. Ainda lutando para se livrar de dívidas acumuladas, 31% das empresas operaram no vermelho em fevereiro – pior índice desde março do ano passado. Além disso, outros 38% dos estabelecimentos trabalharam em equilíbrio e 31% tiveram lucro, o que representa uma queda de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Ainda segundo a pesquisa, três dos principais fatores responsáveis pelo desempenho negativo das empresas que operaram em prejuízo foram a queda das vendas no mês (76%), redução do número de clientes (66%) e custo de alimentos e bebidas (42%).

Quanto a inflação no setor, os estabelecimentos seguem com dificuldades de ajustar os preços do cardápio acima do índice geral: 19% reajustaram o cardápio abaixo da inflação; 35% reajustaram, mas somente para acompanhar a inflação; 37% não conseguiram reajustar os preços e apenas 9% reajustaram acima do índice.

“Os números recentes revelados pela pesquisa são preocupantes para o setor de bares e restaurantes. Com 31% das empresas operando no vermelho, enfrentamos desafios significativos. Em janeiro houve queda nas vendas, com ligeira recuperação em fevereiro por causa do carnaval, mas que não foi percebida como uma retomada pelos estabelecimentos. Além disso, a dificuldade em ajustar os preços do cardápio para recuperar perdas é um desafio adicional, junto com o alto endividamento, já que quase 40% do setor tem dívidas atrasadas”, diz Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

O presidente da Abrasel revela a construção de um plano para resgate do setor, em função dos problemas crônicos que persistem desde a pandemia: “contratamos um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que vai se aprofundar nas causas das dificuldades que o setor vem enfrentando, já propondo caminhos e medidas que podem ser tomadas para resolvê-las de vez. Esperamos poder apresentar estas propostas o mais breve possível às autoridades e à sociedade. Só com o trabalho em conjunto podemos retomar os trilhos”, completa Solmucci.

A pesquisa indicou que 39% das empresas têm dívidas em atraso. Os impostos federais lideram a lista de pagamentos atrasados (72%), seguido de impostos estaduais (50%), empréstimos bancários (37%), encargos trabalhistas/previdenciários (29%), serviços públicos (29%), fornecedores de insumos (24%), taxas municipais (23%), aluguel (18%), fornecedores de equipamentos e serviços (11%), e empregados (5%).

Reforço da mão de obra

Apesar dos desafios enfrentados pelos estabelecimentos, um quarto dos empreendedores pretendem contratar no primeiro semestre do ano (25%); 51% vão manter o quadro de funcionários e apenas 16% devem demitir. A tendência é de que essas novas vagas visam suprir a alta demanda das duas datas mais rentáveis para o setor: Dia dos Namorados e Dia das Mães.

Dados recentes da PNAD – índice do IBGE que mede os empregos formais e informais no país – indicou que, só nos últimos três meses (dez-jan-fev), os bares e restaurantes geraram cerca de 70 mil novos empregos, com crescimento de 1,3% em relação ao trimestre anterior. O resultado está na contramão do índice nacional, que apresentou redução de 0,3% no número de pessoas ocupadas.

Alta no mercado de franquias dita novas formas de atuação das empresas

Recentes dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising, a ABF, mostram que o mercado de franquias tem crescido cada vez mais. Levantamento divulgado esse ano mostra que o setor faturou R$ 260 milhões em 2023, um crescimento nominal de 13,8% em relação a 2022.

Atento a esse mercado, o Grupo Acal dá início ao seu plano de expansão com a inauguração da primeira franquia no mercado da construção do Nordeste. Com marca “Acal Showroom”, a novidade será oficialmente inaugurada em Sobral, no próximo dia 18, em um espaço planejado de 400 m2, já em operação no modelo soft open até o lançamento, oferecendo um mix diferenciado, selecionado para aquele município e demais cidades da região Norte do Estado.

“Este ano celebramos 70 anos e é importante seguirmos atentos ao mercado e inovando, com o objetivo de levar a marca Acal ainda mais longe e, com isso, aproximar as pessoas dos sonhos delas. Esse é o nosso foco e nossa vontade com o plano de expansão que iniciamos com os franqueados de Sobral”, afirma Tiago Cabral, Diretor de Franquias do Grupo Acal.

A Acal

Idealizada por Raimundo Araújo Cabral e Marlene Cabral, em 1954, a Acal se consolidou como uma das principais marcas do segmento de home center no estado. Ao todo, a marca já conta com as seguintes empresas: Acal Home Center, Acal Conceito e Acal Showroom, que ao todo são 10 lojas espalhadas, sendo duas delas Conceitos, sete Home Center e uma Showroom, além de um Centro de Distribuição. A presença da Acal ocorre nos bairros Centro, Aldeota, Messejana, Parangaba, Presidente Kennedy, além de Região Metropolitana, nos municípios de Caucaia e Maracanaú.

Impacte o futuro: com palestras, oficinas e workshops, Unifametro recebe campanha internacional Woman’s Day

O Centro Universitário Fametro (Unifametro), em parceria com o Instituto Atlântico, recebe a campanha internacional Woman’s Day, neste sábado (6), no Campus Carneiro da Cunha, a partir das 9h. O evento, desenvolvido pelo grupo de Desenvolvedores do Google (GDG), acontece durante os meses de março e abril em comemoração ao Dia da Mulher. 

A programação terá palestras, oficinas e workshops. A partir das 9h, no auditório, será desenvolvido o tema Carreira e Desenvolvimento Pessoal, com palestras de Kelly Sãmara de Jesus Mesquita, Nayara Valevskii, Ana Carla Guimarães Aragão Teixeira Cavalcante e Vanessa Dantas.

Na sala 314, será trabalhado o tema “Diversidade e Inclusão”, com palestras de Mariana da Conceição Carneiro Araújo, Vitória Maciel Gurgel Montesuma, Ariana de Oliveira Melo e Bruna Félix. Para finalizar, às 14h30, a palestra de Gisele Pereira dos Santos abordará o tema “Ética e liderança no DevOps”.

Na terceira sala (315), o ponto alto será a tecnologia com o tema “Metodologias Ágeis, UX/UI e Comunidade Tech”, com palestras de Marcela de Moura Andrade Silva, Vaneska Karen de Sousa Silva e Liliana Carrhá. Também nessa sala, Denise Barroso abordará a “Integração de UX, UA, CX e CS”. Para finalizar a programação, Andressa Rodrigues de Morais aborda os desafios e aprendizados da comunidade tech. 

Para garantir um ingresso, basta acessar o site oficial da Eventbrite: https://www.eventbrite.com.br/e/international-womens-day-fortaleza-2024-tickets-840789673547?aff=oddtdtcreator, ou entrar em contato com o GDG para obter mais informações. 

Confira a programação completa: 

Credenciamento – 8:30h às 9h

Auditório (Trilha 1) – Carreira e Desenvolvimento Pessoal

Abertura – 9h

Palestra 1 – 9h20

Kelly Sãmara de Jesus Mesquita

Tema: Estratégias Práticas para Processos Seletivos na Área de Tecnologia

Palestra 2 – 10h

Nayara Valevskii

Tema: Desenvolvendo um PDI Atrativo: Estratégias de carreira para mulheres na TI.

Palestra 3 – 11h

Ana Carla Guimarães Aragão Teixeira Cavalcante

Tema: Quais desafios da liderança feminina em tecnologia em 2024?

Almoço – 12h às 13h

Podcast Agilizem – 13h30

Palestra 4 – 14h30

Vanessa Dantas

Tema: É possível ser uma “impostora” confiante?

Sorteio – 15h30

Encerramento do Evento 16h

Sala 314 (Trilha 2) – Diversidade e Inclusão

Palestra 1 – 9h20

Mariana da Conceição Carneiro Araújo

Tema: Tendências e desafios sobre tecnologias assistivas para pessoas com deficiência em casas inteligentes

Palestra 2 – 10h

Vitória Maciel Gurgel Montesuma

Tema: Quebrando o teto de vidro: Mulheres liderando transformações tecnológicas.

Palestra 3 – 11h

Ariana de Oliveira Melo

Tema: A Potência da Liderança Feminina.

Almoço – 12h às 13h

Palestra 4 – 13h30

Bruna Félix

Tema: Inovação, Tecnologia e Futuros Plurais

Palestra 5 – 14h30

Gisele Pereira dos Santos

Tema: Ética e liderança no DevOps

Sala 315 (Trilha 3 – Metodologias Ágeis, UX/UI e Comunidade Tech

Palestra 

Liliana Carrhá

Tema: Agilidade com propósito: Mulheres liderando projetos de impacto. 

Palestra 1 – 9h20

Marcela de Moura Andrade Silva

Tema: Um convite a Gestão e Metodologias Ágeis

Palestra 2 – 10h

Vaneska Karen de Sousa Silva

Tema: Construindo Equipes Impactantes e Gestão Sólida: Insights de cases da Google

Palestra 3 – 11h

Denise Barroso

Tema: Construindo Experiências de Sucesso: A Integração de UX, UA, CX e CS

Almoço – 12h às 13h

Palestra 4 – 13h30

Andressa Rodrigues de Morais

Tema: Criando uma comunidade tech sem ser tech: desafios e aprendizados.

Especialista capacita empresários a utilizar as redes sociais para impulsionar os negócios

O projeto ‘InstaMaster: Domine as Ferramentas e Conquiste as Redes Sociais’, mentoria criada pela especialista em Marketing Digital e Tecnologia, Patrícia Rebelo, será realizada em formato virtual

Para que um empreendimento possa prosperar, é imprescindível ter um boa gestão das redes sociais. Mas nem sempre, quem está começando, tem a verba para investir numa boa agência de marketing digital ou o conhecimento necessário para fazer ele mesmo a gestão das redes sociais. Visando ajudar os gestores e donos de empresas a colocar a mão na massa, a mentora e comunicadora carioca, Patrícia Rebelo, está lançando o Instamaster, programa de mentoria individual, que irá ajudar os empreendedores a criarem conteúdos para a internet de maneira facilitada, prática e divertida.

Além de fazer com que o empresário perceba a importância das redes sociais, a mentoria tem como objetivo mostrar que é possível adquirir uma destreza virtual com poucas horas de práticas semanais, possibilitando assim uma mudança completa no modus operandi daqueles que desejam transformar o próprio negócio. “Embora muitos empresários não tenham afinidade com as redes sociais, é preciso se dedicar a fazer conteúdo pois a concorrência é muito grande e aqueles que não se atentam ao digital ficam para trás em todos os sentidos”, afirma Patrícia Rebelo, CEO do portal informativo e agência de marketing digital Águas Claras Mídia.

Com foco no Instagram e Facebook, a mentoria permite que o usuário domine todas as ferramentas disponíveis para otimizar a frequência de postagens que, consequentemente, intensifica o ganho de curtidas, seguidores, engajamento e o fluxo de clientes. Após a realização de um diagnóstico completo das redes, os mentorados contam com acompanhamento semanal, onde são incumbidos de tarefas que os ajudarão a programarem postagens em dias alternados para manter o engajamento e captar novos clientes.

A mentoria segue um cronograma estruturado para facilitar a vida daqueles que são inexperientes ou simplesmente não têm paciência para dedicar horas e mais horas da rotina ao instagram. Ao todo, o programa conta com seis encontros, sendo que os quatro primeiros serão semanais e os dois últimos serão realizados de maneira quinzenal. “Apesar de muitos empresários odiarem postar no Instagram, não tem solução. Criança faz o que quer, já o adulto empresário, gostando ou não, precisa aprender a se adequar às redes sociais. Entretanto, vale ressaltar que apenas 4 horas semanais planejando e executando publicações já são o suficiente para contribuir com o crescimento de qualquer marca em solo virtual”, garante Patrícia.

O investimento para o acompanhamento de dois meses é uma parcela única de R$997,00 no PIX à vista, ou parcelada em até 12 vezes de R$99,70. Para se inscrever ou obter mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo link https://bit.ly/3tdavYt.

Sobre Patrícia Rebelo – Tecnóloga de formação, Patrícia Rebelo é moradora de Brasília há mais de 27 anos e fundou o portal de notícias e agência de Marketing Hub, o Águas Claras Mídia, em 2017 e, desde então, já soma mais de 40 mil seguidores nas redes sociais e centenas de empresas atendidas. Formada também em Computer Science pela Elon University (EUA), se especializou em conteúdos para as mídias digitais e atualmente já conta com mais de 300 clientes impulsionados pela sua agência.

Trabalhando com o treinamento de empresas desde 1981, a comunicadora também criou a mentoria Instamaster com o intuito de ajudar empresários a aumentar sua visibilidade no Instagram ao utilizar ferramentas como o Canva, Capcut e Later.

Serviço

Mentoria InstaMaster: Domine as Ferramentas e Conquiste as Redes Sociais com Patrícia Rebelo

Instagram: https://www.instagram.com/aguasclarasmidia/

Site: https://aguasclarasmidia.com.br/

Reforma tributária traz mudanças ao imposto cobrado sobre a herança e doações

A reforma tributária, aprovada no ano de 2023, tem por objetivo simplificar o sistema tributário brasileiro. Para isto, serão substituídos alguns tributos tais como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS pelo imposto único sobre Operações com Bens e Serviços (IBS). Além disso, foram trazidas algumas mudanças no Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

Previsto no artigo 155 da Constituição Federal, assim como nos artigos 33 a 45 do Código Tributário Nacional, o ITCMD é aplicado quando há transferência não onerosa de bens e pago por quem os recebe. Segundo o advogado Raphael Medeiros Adada, do escritório GMP&GC Advogados Associados, as alíquotas são determinadas por cada Estado, subordinados ao teto máximo de 8%.  Em casos de bens imóveis, aplica-se o valor venal para fins de computo do imposto.

“Com a reforma tributária, a principal mudança é a adoção de alíquotas progressivas do ITCMD. Outra mudança significativa é a isenção do imposto sobre transmissões para entidades sem fins lucrativos com relevância pública e social, incluindo-se organizações assistenciais, beneficentes de entidades religiosas, científicas e tecnológicas”, explica Medeiros.

Atualmente a alíquota do ITCMD no Brasil varia de 2% a 8% a ser cobrado pelos Estados. Oito estados adotam a alíquota única tanto para herança quanto para doações, são eles: Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraíba, por exemplo, já adotam o regime progressivo de tributação. E, ainda, há estados que definem alíquotas distintas para o imposto sobre herança e doações.

“Portanto, com a mudança, o ITCMD será progressivo em todo o território nacional e cobrado sobre o valor da herança ou da doação, sendo a alíquota máxima de 8%. Assim, quanto maior for o valor do bem herdado ou doado, maior será a alíquota aplicável e, portanto, maior o valor do imposto”, detalha o advogado. Apesar de alguns estados já adotarem o critério progressivo das alíquotas do ITCMD, com a reforma tributária, este critério passa a ser obrigatório.

Destaque para o fato de que, apesar das mudanças terem sido promulgadas em 2023, para que haja plena eficácia das normas dependem de regulamentação específica por lei complementar federal e lei estadual. “Por isso, é imprescindível que os contribuintes se atentam ao planejamento sucessório e patrimonial, visto que as alterações do ITCMD causarão impacto significativo na transmissão de bens por herança ou doação”, completa Medeiros.

Moura Dubeux faz sua primeira entrega de 2024: Artiz Meireles

Com 100% de unidades vendidas, empreendimento está localizado em um dos bairros mais agradáveis da cidade

Na quarta-feira (03), o bairro mais valorizado da cidade recebeu a entrega do Artiz, da Moura Dubeux. A solenidade reuniu representantes da empresa e proprietários do edifício, que teve 100% de suas unidades vendidas, mostrando a credibilidade da incorporadora no mercado cearense.

O Artiz, localizado no Meireles, foi pensado para proporcionar sofisticação e charme em uma das áreas mais agradáveis da cidade. Localizado a cerca de 700 metros do aterro da Praia de Iracema, o empreendimento está próximo a uma gama de opções de lazer, cultura, serviços e comércio.  O bom gosto presente em cada detalhe já pode ser visto ao entrar no edifício, que conta com um painel de 36 metros quadrados, assinado pelo artista cearense Vando Figueiredo e instalado no pilotis do edifício.

O empreendimento conta com 40 pavimentos e dois apartamentos por andar (com plantas de 155m² e 188m2), têm quatro suítes, salas de estar e jantar integradas à varanda gourmet, três vagas de garagem cobertas, além de área de lazer completa, já entregue equipada e decorada. A inovação está presente em atributos como wi-fi nas áreas comuns, fechaduras eletrônicas, controles de acesso digitais e espaços para delivery separados.

“Estamos muito orgulhosos por entregar o Artiz. Esse empreendimento tem muito do DNA de nossa empresa, que visa proporcionar satisfação ao cliente, cumprir prazos e dialogar com a cidade. O Artiz é nosso primeiro empreendimento de altíssimo padrão no Meireles, região a qual olhamos com bons olhos e seguiremos investindo”, destaca Fernando Amorim, diretor de Incorporação da Moura Dubeux.

Lazer e sustentabilidade

Pensada para gerar comodidade, a área de lazer do Artiz possui itens como salão gourmet com área de jogos, lounge garden, academia outdoor, piscina adulto aquecida com 18 metros de raia, piscina infantil com fonte interativa, lounge molhado com jacuzzi, salão de festas, brinquedoteca com ateliê, playground, bicicletário e campo com gramado.

O empreendimento tem a Certificação Fator Verde, selo ambiental do município de Fortaleza voltado para construções com o intuito de incentivar o uso de materiais e sistemas construtivos sustentáveis produzidos localmente. O Artiz realiza reuso de águas para fins de aguação e tem parte do consumo de energia das áreas comuns complementado por energia gerada por placas solares. Nos apartamentos, o projeto tem aquecimento de chuveiros a gás, o que evita o consumo de energia, e lixeiras em cada pavimento com espaço para acomodação dos resíduos orgânico e reciclável. O empreendimento também oferece lixeira com facilidade para coleta seletiva e tomadas compartilhadas para carros elétricos.

Mais altíssimo padrão no Meireles

A poucos metros do Artiz, a Moura Dubeux tem outro projeto voltado para o segmento de altíssimo padrão. Com cerca de 70% das unidades vendidas, o Casa Boris reúne luxo, elegância e funcionalidade no coração do Meireles. Localizado num terreno de 5,5 mil m² onde residiu o empresário Bertrand Boris, o empreendimento tem o projeto assinado pelo arquiteto Daniel Arruda, estando apenas a 900 metros da Avenida Beira Mar. As duas torres terão 35 andares com apartamentos de 4 suítes com duas opções de tamanhos: 203,75m², com quatro vagas de garagem, e 163,93 m², com três vagas. Uma prévia da experiência no empreendimento pode ser sentida visitando a Casa MD, que localiza-se na Avenida Rui Barbosa, 901.

Sobre a Moura Dubeux

A Moura Dubeux é líder de mercado na Região Nordeste, atuando há 40 anos de maneira destacada no segmento de edifícios de luxo e alto padrão. Tem forte presença, ainda, no segmento do mercado imobiliário composto por flats, hotéis e resorts (“segunda residência”), voltado aos consumidores de alto padrão. Tendo iniciado suas atividades em Pernambuco, a empresa atua também nos estados de Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Sergipe. No Ceará, a Moura Dubeux já atua há 16 anos no estado e entregou mais de 23 empreendimentos. No momento, conta com oito canteiros de obras em execução simultâneas.

Saiba mais em:

https://www.instagram.com/mouradubeux_oficial/
https://www.linkedin.com/company/mouradubeux/
https://www.youtube.com/user/mouradubeuxtv
https://www.facebook.com/mouradubeuxoficial
Golpes das “centrais falsas” atingem milhares de vítimas do Nubank; saiba como evitar

Especialista em cibersegurança alerta para alto nível das estratégias e ações dos golpistas e dá dicas de como não ser vítima das populares práticas de spoofing

Nos últimos meses, clientes do Nubank, instituição financeira que se tornou a terceira empresa mais valiosa do Brasil, com o valor de mercado atingindo a marca dos US$ 56,48 bilhões, têm enfrentado uma nova ameaça que afeta milhares de pessoas: golpes sofisticados, muito bem executados, por meio de técnicas avançadas de spoofing. Nesse esquema, centrais falsas entram em contato com os usuários, utilizando números de telefone “camuflados”, em busca de ludibriar potenciais vítimas por meio da estratégia golpista.

A técnica de spoofing não é nova, mas sua crescente evolução e a adoção por golpistas profissionais estão chamando a atenção. Os clientes recebem chamadas que parecem legítimas, muitas vezes com identificadores de chamadas que imitam os contatos telefônicos de centrais das instituições financeiras. O profissionalismo adotado pelos golpistas pode enganar até mesmo os mais cautelosos, já que os procedimentos são muito similares aos adotados por grandes marcas.

Daniel Monteiro, especialista em cibersegurança e diretor de Tecnologia da Digital College, destaca que o alto nível das tentativas de golpe desperta a atenção pela riqueza de detalhes técnicos e que, por isso, muitos acabam caindo. “Eu mesmo já recebi inúmeros contatos em nome desse e de outros bancos, de onde nem sou cliente, e me impressionou a veracidade da operação, com lista de espera, elaboração e destreza de quem aplica. Entendo perfeitamente que pessoas mais desavisadas acreditem. O nível dos golpes é elevado”.

O especialista alerta ainda sobre os perigos dessas práticas e fornece orientações essenciais para evitar tornar-se mais uma vítima de procedimentos criminosos. Monteiro destaca a importância de estar sempre atento a sinais de alerta, como solicitações de informações pessoais ou financeiras por telefone ou mensagem, especialmente quando originadas de fontes não verificadas. “É essencial ter toda a cautela possível e evitar ao máximo repassar informações pessoais. Evite, se for para resolver algo com os bancos que você entre em contato direto”, específica.

Como proceder?

Os contatos de pessoas mal intencionadas são frequentes, mas há como adotar medidas de precaução e proteção para evitar ser mais uma vítima dos golpes por spoofing. Daniel Monteiro detalha algumas delas. “O Nubank, ou qualquer outro banco, nunca solicitará informações pessoais ou bancárias por telefone sem prévia verificação; ao receber chamadas inesperadas em nome de bancos desligue imediatamente; nunca, em hipótese alguma, repasse ou mesmo confirme seus dados pessoais ou senhas; banco algum vai ligar ou mandar mensagem oferecendo ofertas tentadoras, promoções, empréstimos, aumentos de limite ou coisas do gênero. Mesmo assim, caso perceba que caiu em um golpe, acione o banco de forma imediata”.

Uma das vertentes dos golpes se dá por mensagem SMS ou mesmo pelo WhatsApp, quando perfis falsos se passam por instituições bancárias buscando contato, solicitando, dentre outras estratégias, atualizações de aplicativos, de contas ou mesmo confirmações de transações. Links são enviados ao cliente para facilitar a fraude. “Esse tipo de ação é comum e acontece diariamente. E só não é pior porque os sistemas de segurança no universo virtual funcionam muito bem, evitando milhares de golpes. Entretanto, muita gente fica vulnerável ao acessar links sem autenticidade e aí se envolve com operações indevidas. A dica é atenção redobrada, com mais cuidado é possível evitar transtornos”, completa Daniel Monteiro.

Hard Rock Cafe Fortaleza lança “Hard Rock Hits” com noites de karaokê todas as sextas e sábados de abril

Para os amantes da música e da emoção de estar sob os holofotes, o palco mais icônico da cidade está preparado para receber o público. O Hard Rock Cafe Fortaleza anuncia o lançamento do “Hard Rock Hits”, uma série de noites de karaokê que ocorrerá todas às sextas e sábados do mês de abril.

A partir desta semana, das 16h às 18h30, os clientes são convidados para uma tarde cheia de energia e talento no Hard Rock Cafe Fortaleza. Qualquer pessoa pode se tornar a estrela do palco, pois não há taxa de entrada para acessar o local. Com um repertório que abrange músicas internacionais e nacionais, desde os clássicos do rock até os hits pop mais recentes, o público tem total liberdade para escolher a música que mais combina com eles e mostrar todo o seu talento.

No sábado, o público pode chegar cedo para garantir seu tempo no palco antes do início da apresentação da banda Conduta Positiva, que se apresenta no happy hour às 17h30. Para garantir a participação, os interessados devem realizar uma inscrição prévia e preparar seu repertório com antecedência.

“Decidimos criar o ‘Hard Rock Hits’ para proporcionar uma experiência única aos nossos clientes, onde eles possam não apenas desfrutar da atmosfera vibrante do Hard Rock Cafe Fortaleza, mas também ter a oportunidade de serem as estrelas do palco. Queremos oferecer um espaço onde tanto os profissionais quanto os entusiastas da música possam se reunir, se divertir e compartilhar sua paixão pela música com todos que estiverem presentes. É mais do que um karaokê comum; é sobre criar memórias e conectar-se através da música”, conta Magno Hipólito, gerente geral do Hard Rock Cafe.

SERVIÇO
Hard Rock Hits – Karaokê no Hard Rock Cafe Fortaleza

Quando: Todas as sextas-feiras e sábados
Horário: 16h às 18h30
Local: Hard Rock Cafe Fortaleza, RioMar Fortaleza, Piso E1
Participação gratuita

Mercado Imobiliário de Fortaleza registra aumento de 33% no volume de vendas nos dois primeiros meses do ano

O Sinduscon Ceará revela resultados promissores em sua última pesquisa sobre o mercado imobiliário de Fortaleza e Região Metropolitana, destacando um crescimento significativo no volume de vendas nos dois primeiros meses de 2024. Em parceria com o Senai e a Brain Inteligência Estratégica, a Comissão de Pesquisas apresentou dados que refletem uma tendência de aquecimento no setor.

De acordo com a pesquisa, no acumulado de janeiro e fevereiro de 2024, foram comercializadas 2.260 unidades residenciais em Fortaleza e Região Metropolitana, contra 1.609 no mesmo período de 2023. Um crescimento de 33% no volume de vendas.

Se fizermos o recorte apenas para Fortaleza, temos um crescimento de 24% do número de unidades vendidas. Foram comercializadas 1.432 unidades nos dois primeiros meses do ano. Já em 2023, foram vendidas 1.089 nos meses de janeiro e fevereiro.

No mês de fevereiro de 2024, foram lançados 6 empreendimentos, sendo 5 em Fortaleza e um na Região Metropolitana. Em Fortaleza, até fevereiro deste ano já foram lançados 9 empreendimentos, contra dois lançados nos dois primeiros meses de 2023. 

No acumulado de janeiro e fevereiro, os lançamentos do mercado imobiliário de Fortaleza e Região Metropolitana alcançaram  o Valor Geral de Vendas na ordem de R$ 1,06 bi.

Fevereiro terminou com 12.495 imóveis de estoque. Sendo 8.733 unidades residenciais em Fortaleza e 3.762 na Região Metropolitana

O preço médio do metro quadrado em Fortaleza, nos imóveis residenciais verticais (sem incluir os de padrão econômico), aumentou 11% com relação a fevereiro de 2023. Este ano, o metro quadrado alcançou uma média de R$ 11.324

De acordo com o presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, essa pesquisa é fundamental para orientar os investidores e profissionais do setor sobre as tendências e oportunidades no mercado imobiliário local.

PANORAMA DO SETOR

Atualmente, a indústria da construção civil gera mais 74.185 empregos formais no Ceará. A expectativa é continuar ampliando as oportunidades de trabalho e geração de renda para os cearenses. O mercado imobiliário aguarda lançamentos de empreendimentos na ordem de R$ 4,5 bilhões e a expectativa é alcançar a marca de R$ 4,4 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV), em 2024.

SOBRE O SINDUSCON-CE

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE) é uma entidade que representa os interesses das empresas do setor da construção civil no estado do Ceará. Atua promovendo ações que visam o desenvolvimento sustentável da indústria da construção e da sociedade cearense como um todo.