Luzzco estreia exposição  imersiva inédita sobre a vida e a obra de Ariano Suassuna

Espetáculo O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso estreia dia 14 de abril e foi concebido com a participação do neto de Ariano, João Suassuna

Antes mesmo do espaço Luzzco existir,  o espetáculo imersivo sobre Ariano Suassuna já era um sonho imaginado por seus criadores. “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso” é uma imersão nas origens e coração do poeta, dramaturgo e romancista para percorrer todos os amores que guiaram sua vida e obra” , destaca João Suassuna, neto do homenageado e um dos idealizadores do espetáculo O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso, que estreia no Luzzco, em João Pessoa, no próximo dia 14 de abril.  

O projeto promete conduzir os espectadores a uma viagem pelas raízes da cultura popular brasileira e pela vida e obra de um dos maiores intelectuais do país. A exposição está dividida em cinco atos imersivos, além da introdução. Ato I: Amor pela poesia; Ato II: Amor pela sua aldeia; Ato III: Amor da vida; Ato IV: Amor que contagia e Ato V: Amor imorrível.

O início — João conta que a conversa com o CEO do Luzzco, Jader França, começou antes mesmo da inauguração do espaço físico. “Jader tinha o sonho de fazer algo relacionado ao meu avô, e eu, que vivo Ariano toda a minha vida, também desejava algo diferente de tudo o que já vi”, conta. “Ariano é uma pessoa plural e toda a sua criação artística extremamente diversificada, o maior desafio foi conseguir trazer todas as variadas facetas, é isso o que as pessoas vão encontrar”, explica João.

Conhecido por sua abordagem sensorial, O Luzzco promete uma experiência imersiva e também física. “As pessoas vão passar do riso à reflexão. Ela vai mexer com todos os sentidos: visão, audição, mas também terá paladar, olfato e tato. Os ambientes terão pílulas físicas da vida de Ariano e sua obra, algumas nunca tocadas ou vistas pela população diretamente, como o traje que ele usava e a cadeira que gostava de sentar para ler e contar suas histórias. As pessoas vão ter a oportunidade de ver esse Ariano ser humano também”, revela.

Espetáculo itinerante — O projeto começa pela capital da Paraíba, segue para Pernambuco, onde ele formou família e vai além. “Além dessas duas cidades-estado, temos a intenção de manter o caráter itinerante e rodar o Brasil, inclusive temos convites para fora do país”, conta. O objetivo desse evento vai além do entretenimento. “Queremos manter a coerência de Ariano conosco, levando adiante a sua chama imortal que nos inspira, impulsiona e encanta”, pontua.

O Luzzco se prepara para levar ao público uma experiência única que promete não apenas entreter, mas também emocionar e inspirar. “Meu avô citava Tolstoi ‘Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia’ e a aldeia que Ariano pintou durante toda a sua vida foi a Paraíba, Pernambuco, o Brasil. Sua peça mais popular, O Auto da Compadecida, foi traduzida para inglês, alemão e até polonês. Quem ler ou ver uma adaptação vai compreender porque o ser humano é um sonho independente do tempo e espaço. É muito importante a gente, como brasileiro, valorizar os nossos grandes e esse espetáculo ajuda a levar isso adiante”, completa.

Serviço:
Espetáculo O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso
Quando: dia 14 de abril
Onde: Luzzco (Rua Severino Garcia Galvão, 161, Altiplano, João Pessoa)
A exposição é recomendada para maiores de 10 anos.

CDL Meeting sobre a Reforma Tributária acontece no dia 22 de abril

A CDL de Fortaleza realiza no próximo dia 22 de abril, às 19h, o CDL Meeting com palestra que vai debater sobre o Impacto da Reforma Tributária no Varejo e no Serviço. Na ocasião, a coordenadora de Relações Governamentais e Institucionais da CNDL, Karoline Lima, vai apresentar as principais mudanças que a reforma traz para o setor. O evento é voltado para associados da CDL de Fortaleza e alunos da Faculdade CDL. Para confirmar presença basta entrar em contato com os telefones  (85) 3433.3012 / (85) 3433.3013. As vagas são limitadas. 

A palestra promovida pela CDL de Fortaleza representa uma oportunidade imperdível para que estudantes e associados conheçam as principais mudanças e os impactos gerados pela promulgação dessa reforma no setor de serviços e no varejo. Entre os quais pode-se citar uma redução importante dos preços que são praticados tanto nas compras do varejo quanto na venda ao consumidor final.

Promulgada no final de dezembro de 2023, após 30 anos de discussões no Congresso, a reforma tributária tem como principal novidade a unificação dos impostos sobre o consumo em um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), sendo um para os impostos estaduais e outro para os federais. Além disso, os impostos passarão a ser cobrados no destino final, onde o bem ou serviço será consumido, e não mais na origem, o que contribui para combater a chamada guerra fiscal, nome dado à disputa entre os estados para que empresas se instalem em seus territórios, mediante a oferta de incentivo fiscais.

Sobre Karoline Lima

Com mais de 10 anos de atuação na área de relações institucionais e governamentais, Karoline Lima é advogada – especialista em Relações Institucionais e Governamentais na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – Sistema CNDL. Ela é também especialista em Economia e Gestão e Relações Governamentais pela FGV Brasília. Tendo iniciado no terceiro setor e atuado no setor público, atualmente, Karoline representa o setor privado em matérias legislativas no âmbito das Câmaras Legislativas Municipais, Assembleias Legislativas Estaduais, Congresso Nacional e Poder Executivo Federal.

SERVIÇO: 

CDL Meeting – Palestra sobre o impacto da Reforma Tributária no Serviço e no Varejo
Dia 22 de abril, às 19h

Palestrante: Karoline Lima, coordenadora de Relações Governamentais e Institucionais da CNDL. 

A Academia Cearense de Letras realiza palestra em homenagem ao aniversário de Fortaleza

Nesta quarta-feira, 10, às 18 horas, a Academia Cearense de Letras (ACL) promoverá um evento em comemoração aos 298 anos de Fortaleza. A celebração vai acontecer na sede da ACL, localizada na Rua do Rosário, 1, no Centro.

A palestra, intitulada “Fortaleza: da pequena vila a grande metrópole”, será proferida pelo professor Artur Bruno, membro da ACL, assessor de Assuntos Municipais do Governo do Ceará e sócio do Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico. O evento contará ainda com a participação do General Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, presidente do Instituto do Ceará, e do presidente da Academia Cearense de Letras, Tales de Sá Cavalcante.

“Este será um importante momento para refletir sobre a história de Fortaleza, seu desenvolvimento e transformações ao longo dos séculos. Também será uma oportunidade para refletirmos sobre o passado, presente e futuro de nossa capital”, afirma Tales de Sá Cavalcante.

Problemas de cegueira podem ser evitados em grande parte dos casos; confira algumas dicas

Recente levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo 500 mil cegas e 6 milhões com baixa visão. Esse levantamento se torna ainda mais alarmante quando levado em consideração mundialmente, onde, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 40 e 45 milhões de pessoas são cegas.

Para combater e prevenir os casos de cegueira foi criado o Abril Marrom, que tem como objetivos conscientizar sobre a prevenção e combate às diversas espécies de cegueira. Segundo o médico Giuliano Veras, grande parte dos casos poderia ser evitada com alguns cuidados. “Os sintomas para cada pessoa podem variar, pode ocorrer do paciente ter visão embaçada, perda do campo amplo de visão, distorção de formas, entre outros. Nesses casos, a prevenção de problemas é o melhor caminho, adotando costumes saudáveis para o dia a dia”, afirma.

Entre os cuidados que podem ser adotados, a proteção dos olhos por meio de óculos se torna peça chave, seguido por uma alimentação saudável. O estabelecimento de um limite para o uso de dispositivos eletrônicos e evitar cigarro também somam para esse cuidado. “Para além desses pontos, vale registrar que nada substitui a ida ao oftalmologista para prescrever o tratamento mais adequado”, reforça Giuliano.

Conheça a tradição da família Morandin, que produz lares mais aconchegantes através da argila

Na família, a história do trabalho em cerâmica tem mais de 80 anos. O bisavô de José Luiz Morandin veio da Itália no final do século XIX para trabalhar na lavoura. Anos depois, iniciou a tradição ao trabalhar em uma olaria. Seguindo o mesmo caminho, o Avô João e posteriormente, Sr. Alceu, pai de José, também começou no ramo.

Em 1964, Alceu fundou uma pequena empresa de cerâmica, a Cerâmica Delta, que produzia telhas de barro, localizada em em Vargem Grande do Sul. O filho, em 1968, aos 15 anos, estimulado pela família, deu sequência ao amor pelo barro e pela arte de transformar argila em cerâmica. Morandin afirma que seu pai o ensinou que deveria “ser tão bom quanto o melhor” e foi nisto que ele se baseou para traçar sua trajetória e chegar onde está atualmente. Em 1981, surgiu a Cerâmica Morandin e em 1992 a Barro-Forte Indústria Cerâmica, que dá nome ao Studio Morandin. Em 2001, surgiu a Morandin Ferro e Aço e em 2014, nasceu a Morandin Industrial e Comercial Ltda.

Há 6 anos, José Luiz e sua família decidiram iniciar a produção de revestimentos rústicos, conhecido no mercado pelo nome de “bricks”, eles trazem o charme e a personalidade das tradicionais construções européias, com um toque de sofisticação contemporâneo. Fugindo dos padrões do mercado, a Studio Morandin utiliza argilas naturais brasileiras de várias regiões. Por isso, os tons, cores e texturas são únicos e chegam carregados de história e personalidade, oferecendo um visual exclusivo a seus ambientes.

Além de ser uma empresa que cumpre seu papel social de criar empregos e gerar impostos, para Morandin, “a cerâmica também traz o prazer de se expressar através daquilo que é produzido, pois cada peça é única e exclusiva”. A vontade de José Luiz é que a tradição já presente entre os filhos, também perdure para seus netos e bisnetos, e para que isso aconteça, é fundamental, entre tantos detalhes, que haja muito cuidado com o meio ambiente. Por isso, o combustível utilizado no forno para a queima é de origem vegetal e utiliza aproveitamento de madeira descartada e madeira de reflorestamento renovável na forma de cavaco, e contribui, assim, para redução de danos ao meio ambiente.

Serviço: http://studiomorandin.com.br/

https://www.instagram.com/studiomorandin/
Acordos celebrados pela AGU vão agilizar repasse de R$ 143 milhões para educação de municípios cearenses

AAdvocacia-Geral da União (AGU) celebrou acordos com quatro municípios cearenses para extinguir ações em que se discutia o pagamento de verbas do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). As conciliações já foram homologadas pelo Poder Judiciário e vão possibilitar o repasse de mais de R$ 143 milhões para serem aplicados exclusivamente na educação dos municípios de Acaraú, Moraújo, Santana do Acaraú e Tururu, localizados no noroeste do Ceará. 

Os acordos foram celebrados após a União e os municípios cearenses chegarem a um entendimento sobre os valores devidos a título de recálculo do valor mínimo anual por aluno (VMAA). “O direito dos municípios à complementação dos recursos do Fundef já havia sido reconhecido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas os processos envolvendo os cálculos dos valores devidos ainda corriam na Justiça. Após celebração, os acordos foram devidamente homologados pela Justiça e serão inscritos em precatórios para pagamento”, explica a advogada da União Hamanda Rafaela Vidal de Negreiros, do Núcleo Estratégico da Coordenação-Regional de Negociação da Procuradoria-Regional da União da 5ª Região (PRU5).

O pagamento será realizado em três parcelas, sendo 40% no primeiro ano, 30% no segundo e os 30% restantes no terceiro. O município de Acaraú receberá R$ 82,6 milhões; Moraújo, R$ 14,2 milhões; o de Santana do Acaraú, R$ 22,5 milhões; e o de Tururu, R$ 23,9 milhões.

Pelos termos dos acordos, os municípios se comprometem a aplicar todo o valor que será recebido exclusivamente em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental público e na valorização do magistério. Do valor total, 60% serão destinados aos profissionais do magistério, inclusive aposentados e pensionistas, na forma de abono, vedada a incorporação na remuneração, na aposentadoria ou na pensão; e elaborarem um plano detalhando a aplicação dos recursos.

Categoria

Educação e Pesquisa

Circo Americano promove ´Semana Maluca´ com oportunidade em dose dupla

O Circo Americano, sucesso absoluto de público, está realizando a campanha Semana Maluca. Na compra de um ingresso (entrada inteira), a segunda pessoa entra grátis se apresentar na bilheteria do circo o print da divulgação ´Semana Maluca´ publicado no Instagram, na página do Circo Americano. A promoção vai até este domingo (14) em todas as sessões.

O Circo Americano está localizado na Avenida Washington Soares, em frente ao Centro de Eventos do Ceará. Os ingressos custam entre R$ 50 e R$ 168 e estão disponíveis no site www.circoamericano.com.br. Para quem optar pela compra presencial, os ingressos também podem ser adquiridos sem taxa na Bilheteria do Circo.

A promoção não é cumulativa e é válida para compras na bilheteria física do Circo ou On-line para todos os setores.

Serviço
Espetáculo Circo Americano
Sexta-feira: 20h30
Sábado e domingo 16h, 18h e 20h30
Avenida Washington Soares, em frente ao Centro de Eventos do Ceará
Garanta seu Ingresso
www.circoamericano.com.br
Bilheteria do Circo (SEM TAXA)

Prefeitura de Fortaleza faz a entrega de 80 carrinhos do Projeto Meu Carrinho Empreendedor

A Prefeitura de Fortaleza realiza, nesta quarta-feira, 10, a partir das 9h30, no Ginásio Aécio de Borba, a entrega de 80 carrinhos de churrasco, pipoca, tapioca e batata-frita do Projeto Meu Carrinho Empreendedor. Os ambulantes beneficiados foram selecionados através de edital de chamada pública e receberão os equipamentos padronizados para o fomento do seu pequeno negócio.

Os habilitados pela chamada pública já participaram de capacitações técnicas e gerenciais gratuitas, com temas como: Gestão do Negócio, Boas Práticas de Alimentação, Saúde e Segurança no Trabalho (12 h/a). Todos os ambulantes já estão formalizados como Microempreendedores Individuais, que é uma das exigências para o edital de seleção.

Serviço:
Entrega 80 carrinhos do Projeto Meu Carrinho Empreendedor
Data: 10/04 (quarta-feira), às 9h30

Local: Ginásio Aécio de Borba (Rua Paulino Nogueira, 95 – Benfica)
Informações: 0800 081 4141 (SDE)

Acal Home Center realiza o “Liquida Acal”com descontos de até 70%

Com o objetivo de facilitar o acesso aos sonhos de quem deseja reformar, a Acal Home Center realiza o “Liquida Acal” em todas as lojas da marca. Cada unidade, exceto Caucaia que já conta com um outlet, contará com uma tenda onde estarão dispostos produtos promocionais, com até 70% de desconto, em alusão às comemorações de 70 anos da Acal. Ao todo, são mais de mil opções disponíveis para os clientes, com destaque para tintas, pias e porcelanato, entre outros. A campanha tem como objetivo zerar os produtos em estoque, antes da chegada dos lançamentos anunciados na Expo-Revestir, cuja previsão de chegada para compor o mix é o mês de maio.

Para mais informações sobre os endereços das unidades, basta acessar o link: https://www.acalhomecenter.com.br/institucional/nossas-lojas

Horizonte recebe selo Município sem Racismo

Município é um dos cinco no Ceará a receber destaque por compromisso com a equidade racial

O Município de Horizonte foi um dos cinco no Ceará a receber o Selo Município sem Racismo, certificação pertencente à campanha Ceará sem Racismo, do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir). 

Este reconhecimento destacou Horizonte por seu compromisso com a equidade racial e pelas ações implementadas para fortalecer e valorizar a população negra, as comunidades quilombolas, os povos de terreiro e os ciganos.

Dentro do município, há a Comunidade Quilombola de Alto Alegre, localizada no distrito de Queimadas. Reconhecida pela Fundação Palmares, uma entidade ligada ao governo federal que cuida das políticas públicas para os povos quilombolas, ela é uma das 50 comunidades quilombolas reconhecidas do Ceará. A partir disso, a Associação dos Remanescentes Quilombolas de Alto Alegre (ARQUA), em parceria com diversas instâncias governamentais, desenvolve vários trabalhos junto à comunidade do Alto Alegre, trazendo benefícios aos moradores da região.

Jeisylanne da Silva Costa, 20 anos, moradora da comunidade, destacou a importância do selo para o município. “Durante muito tempo, a luta e a dor da nossa comunidade foi ignorada, mas nós sempre existimos e resistimos. Ter uma gestão que se preocupa se estamos sendo ouvidos e vistos é um reconhecimento de que a nossa luta não foi em vão”, disse ela. 

A dedicação à garantia dos direitos e à valorização dos povos negros e a comunidade quilombola tem sido uma prioridade fundamental no município. Este reconhecimento não só reflete o firme compromisso com a igualdade racial, mas também reforça a dedicação em construir uma comunidade mais justa e inclusiva.

“Temos trabalhado de forma intersetorial, com políticas públicas efetivas, ouvindo, compreendendo e valorizando as nossas raízes, a nossa comunidade Quilombola de Alto Alegre. O trabalho continua, porque essa luta é diária, mas, estamos muito felizes pelo reconhecimento”, afirmou o prefeito Nezinho Farias. 

A solenidade de entrega do selo, que aconteceu na última quarta-feira (3), contou com a presença da vice-governadora, Jade Romero, da deputada estadual Jô Farias, da Secretária da Igualdade Racial do Ceará Zelma Madeira e outras autoridades. Representando o município de Horizonte, estiveram presentes, além de Nezinho, a Secretária de Educação Cássia Enéas; a Secretária de Assistência, Igualdade e Desenvolvimento Social Ana Paula Cristóvão; e representantes da comunidade Quilombola de Horizonte.