Estácio inaugura novo modelo de polo universitário em Itapipoca

Instituição aposta em modelo de ensino híbrido e infraestrutura moderna para a prática de cursos semipresenciais

A Estácio, uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil, está escrevendo um novo capítulo na história da educação em Itapipoca, norte do Estado do Ceará. A instituição inaugurou, no dia 14 de maio, um novo modelo de Polo de Ensino Universitário na cidade. Localizado em uma região de fácil acesso, o polo é o primeiro da instituição na região com a oferta de cursos de graduação semipresenciais, e passa a oferecer uma infraestrutura de ponta, com laboratórios de última geração e práticas inovadoras.

“A Estácio tem um trabalho contínuo de monitoramento de oportunidades, sempre visando melhorar instalações e oferecer melhores condições de infraestrutura, segurança, transporte e serviço para seus alunos. O novo polo é um marco para a Estácio no município de Itapipoca e para a sociedade do Estado do Ceará.”, comemora Aroldo Alves, CEO da Estácio.

Para a instituição, que conta com mais de dois mil polos de ensino distribuídos em todo o país, pesquisas e desenvolvimento de metodologias são os fatores necessários para entregar aos estudantes conteúdos de alto padrão para o ensino superior. Além de custos mais acessíveis para os estudantes, os modelos híbridos geram novas experiências de aprendizado com a tecnologia, com diversos ganhos em flexibilidade de horário e redução de deslocamentos.

 “Nos últimos anos, identificamos uma demanda crescente de estudantes que estão optando por um modelo mais flexível. Isso nos levou a criar modelos híbridos para atender a múltiplos perfis.  É uma ferramenta muito interessante, porque pode ser decisiva para a escolha de um aluno para começar agora ou adiar o sonho da graduação. O portfólio de cursos semipresenciais é adequado para pessoas que desejam um nível maior de presencialidade, mas que talvez não tenham tempo ou facilidade de deslocamento diário. A Estácio utiliza múltiplos recursos técnicos para proporcionar aos alunos uma experiência acadêmica diferenciada”, destaca Aroldo.

 No semipresencial da Estácio, o grande segredo é a utilização de uma matriz de ensino comum a todos os modelos de ensino. A partir dessa fonte única de conteúdo, foi possível unir o melhor do mundo presencial e do mundo digital em uma nova metodologia de ensino para o estudante. Na integração entre a experiência de sala de aula e o ensino digital, o aluno garante a experiência presencial no polo de ensino, incluindo laboratórios, além de aulas síncronas e conteúdos nativo digitais com a flexibilidade e conveniência para estudar onde e quando quiser.

 O Polo Universitário de Itapipoca vai oferecer um portfólio com mais de 15 cursos semipresenciais, além de dezenas de opções de cursos em outros formatos com duração entre dois e quatro anos. Entre os cursos de graduação semipresencial mais procurados no país estão as graduações em Enfermagem, Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia.

 Além de usufruir dos laboratórios de informática (TI), práticas dietéticas (Nutrição), práticas corporais (Educação Física e Fisioterapia) e multiquímica (Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e demais cursos de saúde), os alunos poderão contar com uma instituição reconhecida pela excelência acadêmica e compromisso com a ascensão social e a empregabilidade dos alunos. Para os alunos formados, possuir um diploma reconhecido nacionalmente é um grande diferencial no mercado de trabalho.    

 “Nossa instituição é fortemente reconhecida no mercado nacional pela qualidade e modernidade do ensino e por formar profissionais capacitados. Temos também um modelo de ensino nacionalizado. Ou seja, o currículo é o mesmo em todas as regiões do país”, afirma Aroldo.    

 O reconhecimento pelo MEC da excelência no ensino conquistado pela Estácio, é fator responsável por tornar a instituição cada vez mais próxima dos alunos em todo o território nacional. A Instituição mantém um ensino de qualidade superior e disponível em grande escala em todas as metodologias de ensino.

 “O desenvolvimento de um ensino de qualidade exige expertise acumulado, pesquisa contínua, investimentos robustos e profissionais especializados no tema. Na Estácio, este alto investimento é absorvido e diluído. O que nos permite levar um ensino de qualidade, em escala, para milhares de estudantes”, complementa o CEO.

 As inscrições para o vestibular estão abertas e podem ser realizadas diretamente pelo telefone do Polo de ensino (88) 9.9834-5300, pelos telefones 4003-6767 (Regiões Metropolitanas) ou 0800 880 6767 (Demais regiões), no site estacio.br ou presencialmente no Polo de Ensino Universitário da Estácio em Itapipoca, localizado na Avenida José do Patrocínio, 1630, Coqueiro, Itapipoca – CE.

Associação dos Jovens Empresários realiza almoço empresarial com presença de Charles Boris

Nesta quinta-feira, 15, a Associação dos Jovens Empresários (AJE) reuniu convidados e associados em mais uma edição do seu almoço empresarial. O evento, realizado no Ideal Clube, teve como destaque a presença de Charles Boris, CEO do Grupo Lanlink, que compartilhou insights valiosos sobre sua trajetória de 35 anos no mercado, apresentando alguns dos principais cases de sucesso da empresa. 

“Acredito que o destaque deste momento reside na disposição para tentar e aprender com os erros. Isso permite que uma empresa mantenha sua resiliência e se posicione à frente das adversidades”, afirma Charles Boris.

Além da inspiradora palestra de Boris, os participantes puderam desfrutar de um breve discurso do advogado Rafael Albuquerque, sócio da Pinho e Albuquerque Advogados, que abordou o panorama histórico dos impostos no país.

“É sempre de grande importância reunir parceiros empresariais para aprofundar nossos conhecimentos sobre empreendedorismo, especialmente quando podemos contar com a experiência de alguém tão notável como Charles Boris. Expressamos nosso sincero agradecimento a ele por enriquecer ainda mais este momento”, afirmou Tiago Guimarães, Coordenador de Estudo e Pesquisa da AJE Fortaleza.

Sobre a AJE

Fundada em 1989, a Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE)  foi a primeira associação desse tipo no País. É uma instituição apartidária e sem fins lucrativos, que trabalha pelo desenvolvimento socioeconômico do Estado do Ceará. Entre os objetivos da entidade estão disseminar a cultura empreendedora, a capacitação dos empresários e estimular o exercício da cidadania. 

A instituição realiza ações de capacitação, inovação e tecnologia, voltadas para seus associados. Também participa de projetos socioambientais, como o Projeto Pivetes em Ação, em parceria com o Instituto Favelar, e realiza ações ambientais, como o Dia de Limpeza de Praias e o Feirão do Imposto de Renda, que a entidade participa anualmente.

Grupo AYO eleva experiência do cliente com Aliança de Ouro em parceria estratégica e brindes em nova campanha

Em uma iniciativa que demonstra seu compromisso com o bem-estar e a satisfação dos clientes, o Grupo AYO, referência em saúde, anuncia uma parceria com a renomada ótica Aliança de Ouro. A união das duas marcas resulta em uma campanha de marketing imperdível, que oferece brindes exclusivos e descontos especiais para os clientes que aderirem aos planos anuais da academia.

A partir de primeiro de maio, quem adquirir um dos planos anuais da academia – Personal Free Time, AYO Treinamento ou Small Group – e realizar o pagamento com o preço cheio de tabela sem desconto adicional, receberá um óculos de sol esportivo da marca Evolution. O produto é ideal para proteger os olhos durante a prática de exercícios físicos ao ar livre, contribuindo para a segurança e o conforto dos clientes.

A oportunidade de adquirir um óculos de sol esportivo de alta qualidade e aproveitar os benefícios dos planos anuais da AYO é por tempo limitado. A campanha é válida para planos anuais de matrícula, rematrícula ou renovação, enquanto durar o estoque de brindes.

Para facilitar a experiência, as unidades AYO Fitness Club e AYO Training Gym montaram uma vitrine onde os clientes podem realizar suas matrículas e já retirar o brinde. Além disso, a campanha também oferece um voucher de desconto em produtos da loja para as marcas Zen e Arena, parceiras do Grupo AYO.

Frota de carros elétricos no Ceará cresce 179% no primeiro trimestre de 2024

A frota de carros elétricos aumentou quase três vezes no Ceará entre março de 2022 a março de
2024, segundo os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Com isso, o Ceará alcança a
terceira maior frota de veículos elétricos no Nordeste. De acordo com o levantamento, são mais de
5200 veículos eletrificados rodando no estado, onde 72% estão registrados apenas na capital,
Fortaleza.
Os números levam em conta também os modelos híbridos, que possuem outros combustíveis além
da eletricidade para a propulsão de seus motores. A pesquisa comprova o pleno crescimento da
procura por esse tipo de automóvel, que ainda representa apenas 0,14% da frota total do estado.
Porém, condições especiais de financiamento têm mudado esse cenário rapidamente.
De olho nesse público, instituições financeiras estão fomentando o desenvolvimento sustentável e
incentivando a adesão de meios de transporte movidos a energia limpa através de linhas de crédito
exclusiva para veículos híbridos e elétricos. É o caso do Sicredi, instituição financeira cooperativa
bastante procurada para esse tipo de negócio.
“O governo tem oferecido incentivos fiscais e benefícios para a compra de carros elétricos,
tornando-os mais acessíveis e atraentes para os consumidores. As pessoas estão cada vez mais
preocupadas com a sustentabilidade e o impacto ambiental dos veículos movidos a combustíveis
fósseis, o que tem impulsionado a procura por veículos elétricos mais limpos e sustentáveis”, explica
Ana Paula Vieira, Assessora de Ciclo de Crédito da Central Sicredi Nordeste.
Para a especialista, os avanços na tecnologia dos carros elétricos, como maior autonomia, tem levado
a uma maior confiança por parte dos consumidores, estimulando o aumento nas vendas e
financiamentos desses veículos. Ela aponta ainda para a redução de custos com um veículo
eletrificado. “A longo prazo, os carros elétricos podem custar menos para manter do que os veículos
tradicionais a combustão, devido à menor manutenção e custo mais baixo de energia”, acrescenta.
Na hora de fazer a transição de modelo de veículo, o motorista tem buscado prioritariamente taxas
de juros competitivas em seus financiamentos, o que resulta em condições mais favoráveis para os
que desejam adquirir um carro elétrico. “Por ser uma instituição financeira cooperativa, o Sicredi
pode ter processos de análise de crédito mais flexíveis e acessíveis, facilitando a obtenção de
financiamento para a compra de um carro elétrico”, garante Ana Paula Vieira.
Símbolos de consumo consciente, os carros elétricos oferecem benefícios significativos, incluindo
zero emissões de poluentes, menor dependência de combustíveis fósseis, custos operacionais mais
baixos devido à menor manutenção e energia mais barata, além de um desempenho suave e
silencioso. Incentivos fiscais e tecnologia avançada também tornam sua adoção mais atraente. Esses
fatores combinados têm se tornado uma escolha sustentável e econômica cada vez mais para muitos
consumidores cearenses.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus
associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que
valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do
negócio. Com foco no desenvolvimento regional, a Central atende, suporta e apoia as cooperativas
filiadas nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas,
Sergipe e Bahia. Com mais de 2.700 agências em todo o país, o Sicredi está presente fisicamente em
todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções
financeiras e não financeiras.
Joel Cavalcanti
Analista de Comunicação – Pauta Comunicação

II Congresso Gestão Jurídica do Nordeste terá palestra sobre Comunicação Jurídica com Natália Dias

O II Congresso Gestão Jurídica do Nordeste, que acontecerá entre os dias 19 a 21 de junho, em Fortaleza, terá uma palestra com Natália Dias sobre “Soft skills com foco em comunicação jurídica”. O momento, que acontecerá no teatro do Shopping Riomar Fortaleza, promete ser um ponto alto do evento, reunindo profissionais do direito e entusiastas da área para um bate-papo enriquecedor sobre as habilidades interpessoais essenciais para o sucesso na advocacia.

Natália Dias é uma profissional com vasta experiência em comunicação jurídica. Ela é Founding Partner e anfitriã do podcast “Manda pro Jurídico”. Além disso, Natália compartilha conhecimento como professora e palestrante.

Na palestra, Natália Dias abordará a importância da comunicação para os profissionais jurídicos. Ela falará sobre as principais habilidades que um advogado precisa ter para se comunicar de forma eficaz com seus clientes, colegas de trabalho e juízes. A palestrante também dará dicas práticas de como melhorar a comunicação jurídica no dia a dia.

“O tema da palestra é de grande relevância para os profissionais. A comunicação é uma habilidade essencial para o sucesso na carreira jurídica, e os advogados que dominam essa habilidade são mais propensos a alcançar seus objetivos”, explica Camila Tabatinga, organizadora do Congresso.

Sobre o Congresso de Gestão Jurídica do Nordeste

A segunda edição do Congresso de Gestão Jurídica do Nordeste, promovido pela empresa especializada em Consultoria e Eventos Jurídicos – Lawe, será realizada entre os dias 19 a 21 de junho no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza. Mais informações podem ser adquiridas no https://www.gestaojuridicanordeste.com.br/.

Falência: 5 coisas que podem salvar a sua empresa


Segundo o Serasa Experian, apenas em fevereiro deste ano, cerca de 80 empresas faliram no Brasil e outras 169 entraram com pedidos de recuperação judicial durante o mesmo período. Esse “boom” de falências chama a atenção para alguns pontos muito importantes em comum que geram efeitos negativos nas empresas e que, atualmente, têm se tornado cada vez mais comuns, explica o advogado, especialista em direito empresarial, Sérvio Vieira.

Esse aumento das falências e recuperações judiciais de empresas tem muita relação, claro, com a economia do país, mas mais que isso, ela diz respeito à forma como as empresas lidam com esse fator negativo. Alguns erros que anteriormente geravam um pequeno impacto, agora passaram a causar um grande impacto”, explica.

Qual a diferença entre a falência e a recuperação judicial?

A falência é o estágio final do “fim” de uma empresa. Ela envolve a liquidação de ativos para pagar credores e o encerramento das atividades do negócio.

Por outro lado, a recuperação judicial é um processo legal que permite à empresa em dificuldades financeiras graves reorganizar suas dívidas e continuar operando sob supervisão judicial. É um mecanismo que ajuda a evitar a falência. 

5 dicas que ajudam a evitar a falência de empresas:

01 – Gestão Financeira: “Mantenha um controle rigoroso das finanças da empresa, monitorando o fluxo de caixa, reduzindo custos e buscando fontes de financiamento. Uma boa gestão financeira ajuda não só a prevenir desequilíbrios, mas a identificá-los com antecedência para tomar medidas”, explica Sérgio Vieira.

02 – Diversificação: “Evite depender de um único cliente ou mercado, diversifique a sua base de clientes e busque expandir seu negócio para novos segmentos ou regiões”.

03 – Inovação e Adaptação: “Esteja sempre atento às mudanças no mercado e às novas tecnologias, se manter relevante e competitivo pode fazer a diferença em momentos de crise, trazendo a credibilidade da marca, mesmo com as dificuldades financeiras”.

04 – Investimentos: “Priorize sempre a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e ofereça um atendimento excepcional ao cliente. Isso constrói uma reputação sólida e fideliza clientes, o que gera um suporte a mais durante momentos de dificuldades”.

05 – Recuperação Judicial: “Sim, a recuperação judicial é um caminho viável de impedir a falência da empresa, para isso, busque um advogado empresarial com experiência nesse tipo de processo para realizar os trâmites necessários e conseguir o suporte legal para a recuperação da empresa”, explica Sérgio Vieira.

Sobre Sérgio Vieira

Sergio Rodrigo Russo Vieira, nascido em São Paulo em junho de 1983 conclui o curso de Direito em 2006 na Universidade Salvador, formou sua carreira em um dos maiores escritórios de advocacia do país, possui experiência em direito empresarial, causas complexas e de alto valor agregado.

Brisanet recebe financiamento do BNDES de R$ 146 milhões para ampliar serviços 5G

Brisanet recebe financiamento do BNDES de R$ 146 milhões para ampliar serviços 5G

Telecom vai usar os recursos na cobertura da tecnologia 5G/FWA em comunidades periféricas da Grande Fortaleza

A Brisanet, líder em provimento de serviços de internet e telecomunicações na região Nordeste, deu um passo a mais na sua trajetória de expansão e compromisso com a inclusão digital. Isso porque, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, através do Comitê de Crédito e Operações, autorizou a concessão de crédito à companhia no valor global de R$ 146,1 milhões, provenientes do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), no âmbito do Programa BNDES FUST.

Os recursos levantados serão direcionados para a ampliação, aplicação e aperfeiçoamento das redes e serviços de telecomunicações, assim como para a pesquisa e implementação de novas tecnologias de conexão, com foco especial na tecnologia 5G/FWA. Essas iniciativas têm como objetivo primordial a redução das disparidades regionais e o estímulo ao progresso econômico, social e tecnológico.

O projeto inclui 95 torres de telecomunicações e 95 ERBs (Estações Rádio Base) para a expansão da cobertura do Serviço Móvel Pessoal (SMP), através da propagação do sinal 5G, alcançando mais de 200 mil pessoas em 168 localidades de comunidades nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape, todas localizadas no estado do Ceará. Além disso, o projeto contempla a instalação de 50.000 modens FWA (Fixed Wireless Access), que permitem fornecer banda larga sem utilização de fios, usando links de rádio entre uma torre de celular e o domicílio do cliente.

Para Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, com essa novidade a empresa reafirma o seu compromisso em fornecer acesso à internet de qualidade a todas as localidades, independente da sua localização geográfica. “A inclusão digital sempre foi nosso maior propósito e o principal motivador da ascensão da Brisanet. Há mais de 25 anos, temos investido no Nordeste por enxergar o potencial e as oportunidades que essa região nos oferece. Agora, com o apoio dos recursos do FUST, estamos determinados a ir ainda mais longe, ajudando a levar, com inovação e tecnologia, conectividade onde ela é mais necessária. Este é apenas o primeiro projeto nessa parceria. Contamos com esse relevante apoio do Programa BNDES FUST para continuar e multiplicar esse impacto por todo Nordeste e Centro-Oeste do Brasil”, afirma.

SOBRE A BRISANET

Com 25 anos de mercado, a Brisanet é sediada em Pereiro (CE) e atua como provedora de internet banda larga, operadora móvel (4G/5G), streaming de música, tv por assinatura e telefonia fixa. De acordo com a Anatel, a telecom é líder em market share de banda larga fixa na região Nordeste. A Brisanet promove inclusão social e tecnológica e, atualmente, já atende em 158 cidades e nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), totalizando mais de 1,3 milhão de assinantes em banda larga fixa com uma infraestrutura de rede própria. A empresa é listada na B3 e possui licença da Anatel para operar com a tecnologia 5G no espectro de 3,5 GHz (Nordeste e Centro-Oeste) e 2,3 GHz (Nordeste).

No mês de conscientização sobre o glaucoma, especialista alerta sobre mitos e verdades desse problema ocular silencioso

Embora entre 1 e 2% da população mundial conviva com o glaucoma, essa doença ainda é desconhecida por muitos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais da metade dos casos de cegueira causados por esse problema poderiam ser evitados e tratados. Devido à natureza assintomática, muitos casos são diagnosticados somente em fases avançadas, levando, assim, à cegueira.

Nesse sentido, campanhas como o Maio Verde, de prevenção e combate ao glaucoma, são necessárias para reforçar a importância dos exames regulares. O médico oftalmologista Giuliano Veras, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, alerta que o diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para controlar e evitar a evolução da doença.

“Muita gente desconhece, mas é uma doença extremamente perigosa. O seu maior problema é que é uma doença totalmente silenciosa. Para você ter uma ideia, até que você sinta algum problema de visão que te leve à percepção de procurar um oftalmologista, você já perdeu mais ou menos 50% do seu nervo óptico. É uma doença que a gente tem que trabalhar na prevenção dela”, afirma.

O glaucoma é caracterizado por uma neuropatia óptica, uma alteração no nervo, ocasionando lesões permanentes nas fibras do nervo óptico devido à pressão intraocular. Ainda não se sabe exatamente o que provoca o glaucoma, mas comumente a pressão ocular ocorre devido ao mau funcionamento ou bloqueio do canal de drenagem do humor aquoso, líquido produzido continuamente. Há alguns fatores de risco para o glaucoma, entre eles: hipertensão ocular, miopia elevada, hereditariedade e idade avançada.

Giuliano Veras reforça que somente com o oftalmologista é possível detectar as alterações que levam ao diagnóstico de glaucoma, mas há alguns sintomas que podem ser observados, como dor intensa ao redor dos olhos, dor de cabeça, visão embaçada, náusea e vômito, além de vermelhidão nos olhos. No entanto, em 80% dos casos, o glaucoma não apresenta esses sintomas no início da doença.

Caso venha a ser detectada alguma alteração do nervo na consulta, vai ser solicitada uma série de exames para poder confirmar ou não o diagnóstico. E, a partir daí, vai ser estabelecido o tratamento. Felizmente, a grande maioria dos glaucomas conseguem ser controlados apenas com o uso de colírios. Para os casos mais avançados, existem inúmeros procedimentos cirúrgicos. O tratamento de uma forma mais geral é feito através do uso de medicações, que são feitas a vida toda. É importante reforçar que mesmo que não tenha nenhum sintoma, o tratamento, uso de medicamentos e colírios deve ser feito”, acrescenta.

Conheça MITOS e VERDADES

Verdades:

  • Pode afetar pessoas mais novas;
  • Quanto maior a idade, maior a probabilidade de desenvolver;
  • A pessoa com glaucoma possivelmente usará colírios para o resto da vida;
  • Glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no mundo;
  • É uma doença hereditária.
    Mitos:
  • A cirurgia de glaucoma recupera totalmente a visão de pacientes cegos;
  • Quem enxerga bem, não tem glaucoma;
  • Ocorre somente por causa da pressão alta no olho;
    Sobre o Dr. Giuliano Veras
    Médico oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Dr. Giuliano
    Veras conta com mais de 18 anos de experiência. Formado pela Universidade Federal da
    Paraíba, Giuliano também fez Residência Médica na Fundação Altino Ventura/Hope e na
    Fundação Leiria de Andrade, além de treinamento especializado no Hospital Oftalmológico
    de Sorocaba. Ele também é Membro da Sociedade Cearense de Oftalmologia e da Sociedade
    Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa, sendo também Chefe da Equipe de Transplante
    do Centro Cearense de Oftalmologia (CCO/CLDO).