Secult realiza XVII Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2024 na Estação das Artes

O evento acontecerá no primeiro fim de semana de janeiro de 2025. O Ciclo homenageia o Mestre Cícero Ribeiro e apresenta 16 grupos de lapinhas, pastoris, bois, reisados e dramistas, do interior e da capital

O ano já se inicia inspirado pela cultura popular cearense. Nos dias 04 e 05 de janeiro, sábado e domingo, das 17h às 22h no sábado e das 10h às 15h no domingo, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realiza a etapa final XVII Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2024, no Complexo Cultural Estação das Artes. Com acesso gratuito, a programação é voltada para toda a família e celebra o Dia de Reis.

A Mostra demarca o fim das atividades do Ciclo Natalino 2024, que neste ano traz como tema “Entre Marchas e Benditos: o Natal do Ceará ao Som das Cabaçais” e reúne 16 grupos natalinos cearenses, representando tradições, projeções culturais e a cultura camponesa, incluindo a Banda Cabaçal São José — grupo do homenageado Mestre Cícero Ribeiro. 

Dentre as atividades da Mostra Estadual, destacam-se as apresentações dos grupos selecionados por processo curatorial, com apresentações de grupos de pastoril, bois, reisados, dramistas, lapinhas viva, presépio, fandangos, exposição de presépios, exposição fotográfica “Cine Tradições Natalinas” e feiras de economia criativa, como a Feirinha dos Mestres. 

O Ciclo Natalino 2024 é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com o Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares, produção da EnCena Produções, e apoio cultural do Fórum Cearense de Cultura e Tradicional Popular e Comissão Cearense de Folclore. O edital do Ciclo Natalino 2024 faz parte de uma ação consolidada da política de Patrimônio Cultural para o fomento de formas de expressão, produtos e serviços relacionados às manifestações populares do ciclo natalino do Ceará.

GRUPOS FINALISTAS DA MOSTRA CICLO NATALINO 2024

Entre os dias 13 e 28 de dezembro, 14 mostras regionais aconteceram espalhadas em nove macrorregiões do Ceará. Os grupos foram selecionados por uma comissão de curadoria, que visitava cada uma das mostras. Além disso, cada evento contou com o trabalho de pesquisadoras e pesquisadores que farão coleta de dados para qualificar a política de  cultura tradicional popular. Esses profissionais são selecionados por chamada simplificada e formados pela Secretaria da Cultura do Ceará e pelo Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares, instituição parceira.

Confira aqui os grupos finalistas da XVII Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2024: Banda Cabaçal São José/ Mestre Cícero Ribeiro — Homenageado da Mostra, Boi Ceará (Fortaleza), Boi Coração Valente (Meruoca), Boi Juventude (Fortaleza), Boi Pai do Campo (Limoeiro do Norte), Caretas Bumba Meu Boi (Assaré), Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas (Fortaleza), Pastoril Estrela de Ouro (Canindé), Pastoril Grapel Estrela Luminosa (Fortaleza), Pastoril Mariinha da Ló (Paracuru), Pastoril Nossa Senhora de Fátima (Maracanaú), Pifara Urbana (Fortaleza) e Reisado Boi Coração (Ocara) e outros.

SOBRE O HOMENAGEADO: MESTRE CÍCERO RIBEIRO
Agraciado em 2022 com o título de Tesouro Vivo do Ceará, Mestre Cícero Ribeiro de Missão Velha foi reconhecido por seu vasto conhecimento no repertório das bandas cabaçais, tornando-se um exímio pifeiro, artesão e guardião desta tradição.

ECONOMIA CRIATIVA

Como forma de incentivar e fomentar a economia criativa e a cultura popular, o evento contará com um espaço destinado a três feirinhas de empreendedores locais para a comercialização de produtos de produtores e criadores, artesãos, artistas e agricultores. São elas: Feira da Cultura Negra, Feira da Agricultura Familiar e Feirinha dos Mestres.

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO
Encerrando as atividades do Ceará Ciclo Natalino 2024, no dia 11 de janeiro (sábado), das 13h30 às 19h, o Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura receberá o Seminário de Avaliação e Planejamento. O evento contará com a apresentação do relatório final, a sistematização das ações realizadas e um diálogo entre a sociedade civil e a Secult sobre o processo do Ciclo Natalino. Trata-se de uma ação voltada à escuta ativa e à participação social de brincantes, grupos participantes e realizadores das mostras regionais, visando qualificar as políticas públicas para as culturas populares.

SERVIÇO:

XVII Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2024

Data: 04 e 05 de janeiro, sábado e domingo

Horário: Dia 04 (sábado) – 17h às 22h | Dia 05 (domingo) – 10h às 15h

Local: Complexo Cultural Estação das Artes

Gratuito e aberto ao público, sujeito a lotação do espaço.

Seminário de Avaliação e Planejamento do Ciclo Natalino

Data: 11 de janeiro, sábado
Horário: 13h às 19h
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar 

Vídeos curtos, interação e dados. As tendências do marketing para 2025!

O marketing, a comunicação e as relações públicas das marcas estão em constante evolução, e entender as pessoas é o ponto de partida para estratégias realmente eficazes em um mercado cada vez mais competitivo, como afirma o RP Digital e estrategista de influência, Janiel Kempers.

“Ficar de olho nas tendências é importante para continuar relevante no mercado, criar uma estratégia de comunicação é muito sobre entender as pessoas, e para isso, é preciso se manter atualizado”.

“Ao acompanhar as novidades, conseguimos criar estratégias mais certeiras que realmente conectam com o público. Se adaptar às mudanças e usar as tendências a favor da marca ajuda a engajar, atrair e manter os clientes de maneira eficiente”, explica.

4 tendências do marketing para 2025:

1. Vídeos curtos como protagonistas
“Os vídeos curtos, como reels, shorts e TikToks, continuam em alta e devem ter ainda mais protagonismo este ano. Neles, o grande desafio é captar a atenção de um público que está sempre fazendo várias coisas ao mesmo tempo em apenas 60 segundos, ou menos, por outro lado, esse tipo de conteúdo tem um grande potencial de engajamento e segmentação”;

2. Interação
“Ninguém mais quer ser um expectador passivo que apenas recebe e consomem conteúdos, cada vez mais as pessoas estão buscando se conectar de verdade. Lives e eventos virtuais interativos ganharão ainda mais espaço, permitindo maior conexão e humanização”;

3. Dados
“Foi-se o tempo em que você demorava muito para entender o que o seu público quer, hoje as métricas são quase instantâneas e dizem, cada vez mais, quer souber entender os dados e usá-los na sua estratégia com certeza terá um diferencial”;

4. Conteúdo gerado pelo usuário (UGC)
“Ainda na linha de conexão com o público, vale a pena dar mais protagonismo aos consumidores/cliente, seja criando conteúdos que promovem marcas de forma orgânica e genuína, nada engaja mais do que histórias reais”, afirma Kempers.

Sobre Janiel Kempers

Antonio Janiel Lima dos Santos, mais conhecido como Janiel Kempers (Santa Luzia do Paruá, 1996), é jornalista, publicitário, escritor e especialista em mercado digital. Atualmente, atua como RP digital da MF Press Global, destacando-se por sua experiência com mentoria e por ser o nome por trás de dezenas de personalidades com milhares de seguidores nas redes sociais. Kempers possui um histórico de trabalho com políticos, artistas e profissionais de diversos segmentos, combinando sua expertise em comunicação com estratégias digitais avançadas. Sua trajetória inclui passagens por veículos de grande relevância, como RECORD TV (2013-2019), Revista ISTOÉ (2023), Portal iG e Jornal O Dia (2024).

Reconhecido por sua atuação na análise política, destacou-se durante as eleições presidenciais de 2022 como comentarista convidado na Jovem Pan News e em diversos veículos nacionais e internacionais. Kempers teve suas análises publicadas no Le Monde Diplomatique, Correio Braziliense e Diário de Pernambuco, além de participações em emissoras como TV A Crítica e TV Gazeta. Em 2024, voltou à Jovem Pan News, abordando temas relevantes como os impactos da inteligência artificial e as mudanças nas políticas de anúncios do Google durante as eleições municipais.