Na Bienal, a leitura não começa apenas na página – ela salta da tela, da projeção ou do fone de ouvido. A XV Bienal do Livro do Ceará conta com uma variedade de atrações literárias, culturais e tecnológicas para os visitantes até domingo, 13 de abril.
Múltiplos recursos tecnológicos despertam interesse em visitantes para interagirem e consumirem o acervo literário e cultural que a Bienal oferece. Sejam óculos de realidade aumentada, vídeo-games, projeções e, a novidade desta XV Bienal do livro do Ceará, totens Busca Livros. Este último, proporciona uma busca ágil por título, autor, editora, localização de estandes e serviços do evento que têm despertado a atenção do público. Localizados em cinco pontos estratégicos, os totens ajudam os visitantes, editoras e vendedores.
O estudante João Miguel comenta. “É tanto estande e tanta opção de livro que a gente nem sabe como começar, então o Busca Livros ajuda muito e agiliza na hora de encontrar os livros”. Na Feira do Livro são 188 estandes, mais de 400 editoras representadas pelas 39 livrarias e 17 distribuidoras de livros, ultrapassando duzentas toneladas de livros. O totem funciona como uma ponte para encontrar livros, editoras, autores, estandes e localização dentro do Centro de Eventos.
O uso de tecnologia somada à literatura resulta em uma dupla funcional e divertida. Seja pela criação de comunidades de leitores nos espaços digitais, propaganda, divulgação ou até mesmo jogos. A tecnologia veio para jogar junto com a literatura. Há tecnologia presente em toda a bienal, o que auxilia uma parcela grande dos visitantes – especialmente os mais jovens – que usufruem seja escaneando um QR CODE para ouvir um trecho do livro ou para fazer a compra no PIX de maneira ágil e fácil.
A verdade é que a literatura deixou de ser exclusiva dos livros e, hoje, está também em plataformas digitais, como TikTok, podcasts, Youtube e outros. A tecnologia se junta com a cultura, geram redes e agem como catalisadoras da literatura. Graças à tecnologia, o alcance de público da Bienal se torna maior e pode impulsionar ainda mais para atrair visitantes que adentram no gigante acervo cultural presente no maior evento literário do Norte e Nordeste do País.
Em depoimento, a coordenadora geral da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, Maura Isidório disse: “A tecnologia possui ferramentas necessárias para a maior comodidade das nossas leitoras e leitores dentro da Bienal do Livro como forma de comunicar melhor, organizar, localizar e incluir. Ela joga no mesmo time que a gente, então ajuda bastante”, pontuou a coordenadora, que enxerga a tecnologia como uma extensão natural do evento, além de servir como acessibilidade para pessoas, oferecendo maneiras diferentes de consumir literatura, como audiobooks e até mesmo podcasts.
XV Bienal Internacional do Livro do Ceará
Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras — Mulheres, resistência e literatura”, a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará tem como foco principal debater a presença de mulheres na linguagem artística. O evento conta com curadoria de quatro importantes nomes: Sarah Diva Ipiranga, Amara Moira, nina rizzi e Trudruá Dorrico.
Gratuita, a programação acontece dos dias 4 a 13 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, com atividades como palestras e shows, além da famosa feira do livro. Para saber o que está previsto para cada dia, basta acessar o site oficial (bienaldolivro.culura.ce.gov.br) ou o Instagram (@bienaldolivroce).
A Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.
Serviço:
Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares
Gratuito e aberto ao público
Programação no site: https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br