Joana Rezende apresenta ‘Adega Ciclo dos Sonhos’ na Casacor Ceará 2025

Mais que um local para estar, a adega de Joana Rezende transforma a contemplação em parte da experiência 

Na edição 2025 da CASACOR Ceará, a arquiteta Joana Rezende assina o ambiente “Adega Ciclo dos Sonhos”, um espaço concebido a partir da metáfora dos ciclos dos sonhos semear, cultivar e colher  com foco na introspecção, permanência e tempo. A proposta ganha força na escolha dos materiais e no diálogo entre acabamentos, cores e texturas, resultado de uma articulação precisa entre marcas parceiras. A Dalmóbile Salinas responde pelos móveis planejados do espaço, com soluções que exploram sobriedade e funcionalidade. A mesa de sinuca que vira mesa de jantar da 7Ball possui destaque no ambiente trazendo a multifuncionalidade e apelo contemporâneo, enquanto os móveis da B&S Home reforçam a dimensão sensorial e afetiva da composição. Já os revestimentos da La Vinci se integram ao projeto com paleta alinhada aos tons predominantes cobre, terracota, cinza e madeira contribuindo para a atmosfera de acolhimento e introspecção proposta pela arquiteta.

O ambiente conta ainda com o apoio técnico de outras marcas que agregam valor ao conceito. A Elettromec fornece os eletrodomésticos, integrando tecnologia e estética; a Tintas Coral assina as cores aplicadas no espaço; e a La Vinci Romazi entra com acabamentos que exploram contrastes sutis entre texturas. A presença do artesanato local, por meio da Ceart, ancora o projeto em uma identidade regional, aproximando o espaço da cultura cearense.

O resultado é um ambiente que valoriza a experiência sensorial e a temporalidade, com protagonismo para a escolha precisa dos parceiros e a integração entre arquitetura, design e narrativa. Com 25 m², o ambiente integra sala de jantar e living, preservando o arco original da casa e valorizando as pedras expostas.  “A Adega foi pensada para celebrar conquistas, harmonizar momentos e desfrutar bons vinhos enquanto semeamos, cultivamos e colhemos experiências da vida adulta”, explica Joana Rezende.

Além da adega fixa, o espaço conta com duas adegas climatizadas para 188 garrafas, integradas à marcenaria, reforçando a ideia de encontros compartilhados. Elementos como mesa lateral, tapetes orgânicos e cachepots com plantas completam o projeto, tornando o ambiente um convite a desacelerar, valorizar o tempo e os encontros, e refletir sobre cada etapa do ciclo dos sonhos.

Saiba mais sobre Joana Rezende

Arquiteta formada pela UFBA (2009) com MBA em Construções Sustentáveis (2016). Em 2013, foi uma das sócias fundadoras do Atelier Plural e, entre 2016 e 2017, atuou como professora na Faculdade de Arquitetura da UFBA. Mudou-se de Salvador para o Eusébio em 2018 e, em 2019, ministrou o curso online ZOOM Arquitetura em Detalhes. Seu escritório teve crescimento significativo em 2020, sendo reconhecida em 2022 com o Certificado Top1 pela Confiança Pesquisas. Em 2024, concluiu formação em Perícia e Avaliação de Imóveis e curso de paisagismo biofílico com Guilherme Takeda. Em 2025, integra o elenco de arquitetos da CASACOR Ceará.

ADPEC promove debate entre candidatos à Defensoria Pública Geral do Ceará

Na tarde desta segunda-feira, 29, a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) promoveu o debate entre os candidatos ao cargo de Defensor Público Geral do Estado do Ceará, realizado no Auditório da Sede Administrativa da DPGE e transmitido ao vivo pelo canal da entidade no YouTube.

Mediado pelo jornalista Renato Abreu, o encontro teve cerca de duas horas de duração e contou com a participação de mais de 200 pessoas, que acompanharam tanto de forma presencial quanto online. Os defensores e defensoras públicos também participaram ativamente, enviando perguntas previamente que contribuíram para enriquecer a discussão entre os candidatos.

Estiveram presentes no debate Adriano Leitinho Campos, com o lema “Presença, Acolhimento e Verdade” e membro do Conselho Superior da DPE; Elizabeth das Chagas Sousa, que defende “Por uma Defensoria Presente e Valorizada” e já exerceu o cargo de defensora pública-geral; e, Sâmia Costa Farias, atual defensora pública-geral do Estado e candidata à reeleição com a bandeira “Coragem e Compromisso”. O candidato Weimar Salazar Montoril, titular da 19ª Defensoria Criminal (Vara Única de Audiência de Custódia) de Fortaleza, que apresentou sua candidatura sob o lema “Os defensores em primeiro lugar” não esteve presente.

A presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, destacou a relevância da iniciativa e a oportunidade de aproximação com a categoria. “Esse debate é fundamental para que possamos conhecer os projetos e ideias de cada candidato, fortalecendo a transparência e garantindo que toda a categoria possa participar ativamente desse momento decisivo para o futuro da nossa Defensoria Pública”, afirmou.

A entidade agradeceu a presença dos candidatos e o engajamento dos defensores e defensoras, ressaltando a importância de a Instituição estar unida e atenta a esse processo de escolha que definirá os rumos da Defensoria Pública do Estado.